12 setembro 2015

Lei inclui a visão monocular na Política Estadual da Pessoa com Deficiência

Lei nº 15.576/2015 é de autoria do deputado Beto Accioly (Foto: Roberto Soares/Alepe)

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa (PDT), promulgou nessa sexta-feira (11) o projeto de lei que inclui a Visão Monocular na Política Estadual da Pessoa com Deficiência. A Lei nº 15.576/2015 é de autoria do deputado Beto Accioly (SD) e foi publicada no Diário Oficial deste sábado (12).

A visão monocular limita a noção de profundidade e reduz o campo periférico, sendo causas mais comuns os traumas oculares, glaucoma e doenças congênitas. As pessoas com o problema apresentam uma série de dificuldades.

“Reconhecer a visão monocular como deficiência era um sonho antigo de milhares de pernambucanos. Dialogamos, apresentamos a proposta e hoje podemos celebramos esse grande momento na história da inclusão social no Estado. Agora sim fizemos justiça a essas pessoas”, comemora Beto Accioly.

Campus Delmiro Gouveia da UFAL sedia II Encontro Nacional de História do Sertão de 13 a 16 de outubro


Convidamos estudantes, educadores, artistas e demais integrantes da sociedade civil para participarem do II Encontro Nacional de História do Sertão (II ENHS), promovido pelo curso de História Licenciatura da UFAL/Campus do Sertão, localizado na cidade de Delmiro Gouveia\AL.

Entre os dias 13 e 16 de outubro de 2015, nosso evento contará com conferências, mesas-redondas, minicursos, simpósios temáticos, oficinas pedagógicas de história e apresentações culturais. As inscrições e normas encontram-se no link do evento: https://2enhs2015.wix.com/ufal#!inscricoes/cl6m e na nossa página do facebook: https://www.facebook.com/encontronacionaldehistoriadosertao. Lembrando que os 20 primeiros professores de escola pública que se inscreverem (comprovando seu oficio) terão inscrição gratuita!

Trazendo como título “Sertão: memórias, identidades e territórios” o evento se coloca como um espaço aberto às discussões epistemológicas e teórico-metodológicas sobre as relações de nossa sociedade contemporânea com a história e a memória, reconfigurando identidades e territorialidades a partir do sertão nordestino como objeto e produtor de saberes históricos.

Petrolândia: Igreja Verbo da Vida apresenta o filme "À Prova de Fogo" no Cine Love, no próximo sábado (19)

Informações: Verbo da Vida

Jatobá: CRI sedia 2ª Copa Elias Bezerra da Silva de Jiu Jitsu neste domingo (13)



Reprodução Facebook Thiago Ebbers


Jatobá: Divulgada a lista de candidaturas homologadas a conselheiros tutelares do município


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no uso das atribuições, com fundamento na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei Municipal Nº 157/2003, de 27 de junho de 2003, resolve:

Art. 1º- Homologa e Publica a lista pré-definida dos candidatos que pleiteiam uma vaga á Conselheiro Tutelar do município de Jatobá-PE, conforme edital nº 001/2015;

Art. 2º-Esta homologação e Publicação entra em vigor na data da publicação;

Lista de Candidatos
Margaret Andrade
RG  Nº 1012169 SSP/PE
Rafaela Priscila Alexandre de Lima
RG  Nº 8243031 SDS/PE
Maria Orismidia Santos
RG  Nº 3711043 SDS/PE
Edemir Cícero Lopes
RG  Nº 5877187 SDS/PE
Jedeilda Araújo Lima Nunes
RG  Nº 6115203 SSP/PE
AlteaneEuba Ferraz Lima
RG  Nº 6437044 SDS/PE
Maria Alcione Eloina Ferreira Barros
RG  Nº 4569201 SSP/PE
Raimundo da Silva Neto
RG  Nº 52159337-2SSP/SP
Ananeide Ramos Andrade da Silva Barros
RG  Nº 3410927 SSP/PB
Amanda Alves de Souza
RG  Nº 7135133 SDS/PE
Sonia Maria Dantas
RG  Nº 3452787 SSP/PE
Jonas Gomes de Lima
RG  Nº 6976971 SDS/PE

OBS.: O CMDDCA de Jatobá-PE salienta que a lista acima divulgada poderá sofrer alteração através de determinação da Promotoria Pública, após análise e comprovação de veracidade dos documentos comprobatórios dos candidatos ao pleito.

Maria Luiza Pereira
Presidente do CMDDCA

Concurso da Prefeitura de Floresta: Provas para Técnico em Radiologia estão suspensas; demais cargos têm provas neste domingo (13)


A pedido do Conselho Regional de Técnico em Radiologia - CRTR - 15ª Região-PE, e por decisão do juiz Bernardo Monteiro Ferraz, da 38º Vara Federal de Serra Talhada, ficam suspensas as provas apenas para quem vai prestar concurso para vaga de Técnico em Radiologia, tendo em vista a solicitação para que sejam reavaliados os vencimentos e a carga horária para tal função e seja feita a retificação do edital. As provas para demais cargos previstos no edital cumprirão a data de 13 de setembro de 2015.

A Prefeitura Municipal de Floresta e a CONPASS - (Concursos Públicos e Assessorias) agradecem a compreensão de todos e comunica que em breve serão informadas novas datas para realização das provas para a função de Técnico em Radiologia. Caso algum candidato sinta-se prejudicado com a decisão, poderá resgatar o valor pago na inscrição.

Blog: O Povo com a Notícia

Confira a relação de locais de provas
MUNICÍPIO DE FLORESTA 
DATA: 13/09/2015 - HORA: 08:30 às 11:30 (Manhã) 

LOCAL:  COLÉGIO DIOCESANO DE FLORESTA 
Endereço: Av. Dep. Audomar Ferraz, s/n – Centro – Floresta-PE
CARGOS
S01 – ANALISTA DE PLAN., ORÇ. E GESTÃO 
S02 – ANALISTA DE SISTEMAS 
S03 – ARQUITETO 
S04 – ASSISTENTE SOCIAL 
S05 – BIBLIOTECÁRIO 
S06 – BIOMÉDICO 
S07 – BIOQUÍMICO 
S08 – CIRURGIÃO BUCOMAXILO-FACIAL 
S09 – CIRURGIÃO DENTISTA – ENDODONTISTA 
S10 – CIR. DENTISTA – ODONTOPEDIATRA 
S11 – CIRURGIÃO DENTISTA – PROTESISTA 
S12 – DENTISTA 
S13 – EDUCADOR FÍSICO 
S14 – ENFERMEIRO 
S16 – ENGENHEIRO AMBIENTAL 
S17 – ENGENHEIRO CIVIL 
S20 – FONOAUDIÓLOGO 
S33 – MÉDICO PEDIATRA 
S34 – MÉDICO PLANTONISTA 
S38 – NUTRICIONISTA 
S41 – TURISMÓLOGO 

Jatobá: Desfile cívico é apresentado com o tema “Inteligências Múltiplas”


Foto: Ascom PMJ

A Prefeitura Municipal de Jatobá, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, realizou no dia 07 de setembro de 2015 o Desfile Cívico do Município de Jatobá. No palanque estavam presentes: Excelentíssimo Senhor Prefeito Robson Leandro, Vice-Prefeito Itomar varjão, Vereadores: Paulo Daltro, Eraldo e Mardônio, Assessores de Gabinete: Givonaldo Sandes e Jackson Barbosa, Secretária de Educação Edjane Souza, Secretária de Assistência Social Aparecida Barbosa, Secretário de Administração Tácito Leite, Secretário de Infraestrutura José Guido, Agente de Desenvolvimento do Município/Sebrae Priscila Sandes, Presidente do PSL Evangelista, representante da Igrejas Evangélicas de Jatobá, do MISMA e ASCIAEJ o Pastor Natanael Junior, Napoleão Leandro, pai do Prefeito e ex-vereador, Coordenadora do Programas Educacionais Solange França, Diretora da EREMI Regina Celi, e os cerimonialistas Professor Gilson e Rosimeire.

O desfile cívico do município de Jatobá para o ano de 2015 teve como tema central “Inteligências Múltiplas”. A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte americano Howard Gardner.

As inteligências são: lógica, linguística, Intrapessoal, naturalista, espacial, musical, interpessoal e corporal.

As escolas municipais e estaduais EREMI e Pankararus abrilhantaram o desfile apresentando na avenida as temáticas supramencionadas.

O desfile iniciou-se com o pelotão de honra composto pelas alunas da Escola de Referência e Ensino Médio de Itaparica EREMI com as bandeiras do Brasil, Pernambuco e Jatobá seguida pela Escola Ayrton Senna da Silva que levou para avenida o tema: 20 anos de dedicação à educação do seu filho, por isso estamos em festa! Apresentaram uma viagem no tempo trazendo à memória gestores, coordenadores/as, professoras/es, funcionários, ex-alunos. Tratou do lúdico e encerrou o desfile com os parabéns à escola em carro alegórico.

Contamos com a presença das bandas da Volta do Moxotó “Fanfarra Municipal Vicente de Meneses”, a da Escola 1º de Julho, da cidade de Petrolândia e a banda de Itacuruba, ambas, encantaram a todos com suas performances.

>CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DO DESFILE.

As escolas Municipais Djanira, Municipal, Ita Costa, Núcleo Pé de Serra e Beira Rio, apresentaram as seguintes inteligências:

MEC vai lançar programa para incluir ensino de ética nas escolas


O Ministério da Educação (MEC) vai lançar um programa para incluir a ética na formação educativa das escolas do país. A informação é do ministro Renato Janine, que fez ontem (11) a conferência magna “A ética é o que nos faz falta” no Encontro Internacional Educação 360, que vai até amanhã na Escola Sesc Ensino Médio, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade.

Durante dois dias, serão discutidas questões atuais e os rumos da educação, com conferências magnas, mesas de debate e estudos de caso. Participam do evento convidados internacionais, educadores, gestores, estudantes e familiares e representantes do poder público.

De acordo com o ministro, será lançado um portal na internet, ainda sem data definida, que vai reunir informações e trabalhos relacionados ao tema. “Nós temos inicialmente a construção de um portal que vai unir várias ações éticas que já existem ou que estão sendo iniciadas. Por exemplo, elaboramos um material sobre o plágio, que é um problema sério sobretudo desde o ensino médio, que se torna grave no ensino superior e muito grave na pós-graduação. Então, é uma das questões éticas a discutir, bem como as questões mais básicas, como educação das crianças para o respeito ao outro, para a igualdade de todos”.

Justiça determina proteção para Joelma após denúncia, diz advogada

Justiça determinou medidas de proteção para Joelma com base na lei Maria da Penha, após cantora registrar boletim de ocorrência no Pará (Foto: reprodução/TV Liberal)

A advogada da cantora Joelma afirmou nesta sexta-feira (11) que Justiça do Pará determinou que o guitarrista Chimbinha, ex-marido de cantora, não poderá se aproximar dela. A decisão tem como base a lei Maria da Penha, que prevê medidas de proteção para mulheres em situação de risco. O processo corre em segredo de justiça, por se tratar de um caso que envolve conflito familiar.

Na última quarta-feira (9), Joelma registrou um boletim de ocorrência na delegacia do bairro Jaderlândia, em Ananindeua, alegando que se sentia ameaçada pelo ex-marido. O caso foi encaminhado para a Divisão Especializada em Atendimento à Mulher da Polícia Civil, que solicitou nesta sexta-feira (11) as medidas de proteção para a cantora. Caso Chimbinha não respeite a decisão judicial, poderá ser punido de acordo com a lei Maria da Penha. "O descumprimento pode acarretar desde aplicação de multa até prisão preventiva, de acordo com avaliação do juiz e a gravidade do caso", disse a delegada Daniela Santos.