sábado, 12 de setembro de 2015

Jovens são os que mais procuram atendimento por chat em prevenção de suicídio


Cerca de 80% das pessoas que procuram atendimentos por meio de chat do Livslinien Institute, entidade dinamarquesa que trabalha na prevenção de suicídio, têm menos de 30 anos. A informação é do educador e diretor do Instituto, Jeppe Kristen Toft, que participou, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro, do 5º Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, organizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que, no Brasil, tem atuação semelhante à do Livslinien.

Toft informou que a entidade funciona há 20 anos, com apoio do Ministério da Saúde da Dinamarca. O atendimento por meio do bate-papo eletrônico está estruturado há apenas um ano, mas os resultados são bastante relevantes, disse ele. Segundo Toft, o trabalho com esse tipo de comunicação atrai a população mais jovem, enquanto a linha de atendimento de crises por telefone é mais procurada por pessoas entre 40 e 50 anos.

O diretor do Livslinien Institute, que também é coordenador da região Europa do Befrienders Worldwide [organização global que tem como afiliadas entidades que trabalham com prevenção ao suicídio], ressaltou que, durante os contatos, os jovens mostram intencionalidade e planejamento suicida muito altos.

Lei inclui a visão monocular na Política Estadual da Pessoa com Deficiência

Lei nº 15.576/2015 é de autoria do deputado Beto Accioly (Foto: Roberto Soares/Alepe)

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa (PDT), promulgou nessa sexta-feira (11) o projeto de lei que inclui a Visão Monocular na Política Estadual da Pessoa com Deficiência. A Lei nº 15.576/2015 é de autoria do deputado Beto Accioly (SD) e foi publicada no Diário Oficial deste sábado (12).

A visão monocular limita a noção de profundidade e reduz o campo periférico, sendo causas mais comuns os traumas oculares, glaucoma e doenças congênitas. As pessoas com o problema apresentam uma série de dificuldades.

“Reconhecer a visão monocular como deficiência era um sonho antigo de milhares de pernambucanos. Dialogamos, apresentamos a proposta e hoje podemos celebramos esse grande momento na história da inclusão social no Estado. Agora sim fizemos justiça a essas pessoas”, comemora Beto Accioly.

Campus Delmiro Gouveia da UFAL sedia II Encontro Nacional de História do Sertão de 13 a 16 de outubro


Convidamos estudantes, educadores, artistas e demais integrantes da sociedade civil para participarem do II Encontro Nacional de História do Sertão (II ENHS), promovido pelo curso de História Licenciatura da UFAL/Campus do Sertão, localizado na cidade de Delmiro Gouveia\AL.

Entre os dias 13 e 16 de outubro de 2015, nosso evento contará com conferências, mesas-redondas, minicursos, simpósios temáticos, oficinas pedagógicas de história e apresentações culturais. As inscrições e normas encontram-se no link do evento: https://2enhs2015.wix.com/ufal#!inscricoes/cl6m e na nossa página do facebook: https://www.facebook.com/encontronacionaldehistoriadosertao. Lembrando que os 20 primeiros professores de escola pública que se inscreverem (comprovando seu oficio) terão inscrição gratuita!

Trazendo como título “Sertão: memórias, identidades e territórios” o evento se coloca como um espaço aberto às discussões epistemológicas e teórico-metodológicas sobre as relações de nossa sociedade contemporânea com a história e a memória, reconfigurando identidades e territorialidades a partir do sertão nordestino como objeto e produtor de saberes históricos.

Aplicativos para correção de redação são opções para candidatos ao Enem


Fazer mais de uma redação por semana, para treinar, é recomendação frequente de professores aos estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como nem sempre os candidatos têm acesso a professores para corrigir os textos e dar dicas para melhorar a escrita, surgem como opções os aplicativos e sites para correção de redações.O serviço é pago e a proposta é que os estudantes usem os aplicativos para enviar os textos, por foto ou digitados, e a redação é corrigida seguindo os critérios do Enem. O estudante recebe a nota e comentários dos corretores com análise do texto, indicando correções. Os preços variam e há opções de pacotes, nos quais quanto maior o número de redações, menor o valor por unidade corrigida.

Entres os aplicativos disponíveis está o Redação Online, pelo qual o estudante escolhe o tema, dentre os sugeridos, e também pode escrever sobre outros assuntos. O texto é digitado na plataforma ou o estudante envia uma foto da redação, e os corretores dão retorno em até três dias. É preciso informar se a intenção é se preparar para o Enem ou vestibular para que o corretor adote os critérios de cada caso. Cerca de 90% da procura é de quem vai fazer Enem. A assinatura básica, de R$ 9,90, dá direito à correção de quatro redações, e o pacote de oito correções sai por R$ 15,90.

Petrolândia: Linnu's Lanches, a melhor lanchonete da Quadra 14, atende de quarta a segunda-feira, a partir das 10 horas.

Linnus Lanches na Quadra 14 de Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho)
Marcelo e Vanusa 

Final de semana tem prato especial na Linnu's Lanches, a melhor lanchonete da Quadra 14, com organização de Marcelo e Vanusa, situada na esquina da  Av. Barreiras com Av. Nossa Senhora Aparecida. O munguzá salgado, um dos pratos mais pedidos da casa, só é servidos às sextas, sábados e domingos. Os demais itens do cardápio, inclusive o peixe assado que pode acompanhar o seu almoço, são servidos diariamente (exceto às terças, dia de folga), a partir das 10 horas da manhã. 

Linnu's Lanches tem xerém com galinha, pastéis feitos na hora, tapioca ou cuscuz deliciosamente recheados, sanduíches, doces e salgados, fígado acebolado, peixe ou carne de sol com fritas, peixe ou carne de sol com salada. 

Linnu's Lanches, com instalações recentemente reformadas, oferece ambiente amplo e confortável, onde você se serve de excelente cardápio, preparado com carinho e no capricho, enquanto acompanha o melhor do futebol na programação da Sky TV.  

Linnu's Lanches
Organização: Marcelo Farias e Vanusa
Avenida Barreiras, 891 - Quadra 14 (esquina com Av. N. Sra. Aparecida, por trás da Cadeia)
Petrolândia (PE)
Contato: (87) 99809-6659 e 99203-4513
Curta a fan page da Linnu's Lanches no Facebook>Facebook/Linnus Lanches


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

PF vai investigar mensagens de ódio no Facebook contra presidenta Dilma


A Secretaria-Geral da Presidência da República informou hoje (12) que pediu à Polícia Federal para investigar a empresa que prestaria serviços de buffetno evento Dialoga Brasil, em Teresina, ontem (11), durante visita da presidenta Dilma Rousseff. Segundo a nota, informações publicadas horas antes do evento, em rede social, poderiam colocar em risco a segurança da presidenta da República, com possível caracterização de incitação a crime contra a sua pessoa.

Uma funcionária do buffet La Trufel, contratado pela Presidência da República, fez uma postagem controversa no Facebook. Ela dizia que “hoje, a nossa presidente Dilma está em Teresina, e vou ter o 'prazer' de fazer o evento para ela e toda equipe. Queria saber dos meus colegas se alguém tem algum pedido especial, afinal é uma oportunidade única”.

A publicação foi respondida por internautas com mensagens de ódio, inclusive com sugestões de envenenamento da presidenta. A assessoria da Secretaria-Geral disse que a mensagem foi vista pela equipe de monitoramento das redes sociais da Presidência, e o serviço foi suspenso duas horas antes do evento.

Petrolândia: Semana de Combate à Depressão e ao Suicídio acontece de 14 a 18 de setembro


Na próxima semana, de 14 a 18 de setembro, será realizada a Semana de Combate à Depressão e ao Suicídio, com o tema "A dor não usa máscaras". A programação do evento, ainda não divulgada, envolve Centro de Atenção Psicossocial - CAPS de Petrolândia, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, Programa Saúde da Família, com apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia.

Setembro Amarelo
O movimento mundial Setembro Amarelo busca conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o tema, o que só colabora para o seu aumento. As pessoas que tentam o suicídio pedem ajuda, mas, normalmente, não são compreendidas. Deixar de falar sobre o assunto só colabora para esse distanciamento social.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a data de 10 de setembro como o Dia Internacional de Prevenção do Suicídio. O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP), e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura Municipal de Petrolândia, Ministério da Saúde e ES Hoje

Petrolândia: Igreja Verbo da Vida apresenta o filme "À Prova de Fogo" no Cine Love, no próximo sábado (19)

Informações: Verbo da Vida

Jatobá: CRI sedia 2ª Copa Elias Bezerra da Silva de Jiu Jitsu neste domingo (13)



Reprodução Facebook Thiago Ebbers


Jatobá: Divulgada a lista de candidaturas homologadas a conselheiros tutelares do município


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no uso das atribuições, com fundamento na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei Municipal Nº 157/2003, de 27 de junho de 2003, resolve:

Art. 1º- Homologa e Publica a lista pré-definida dos candidatos que pleiteiam uma vaga á Conselheiro Tutelar do município de Jatobá-PE, conforme edital nº 001/2015;

Art. 2º-Esta homologação e Publicação entra em vigor na data da publicação;

Lista de Candidatos
Margaret Andrade
RG  Nº 1012169 SSP/PE
Rafaela Priscila Alexandre de Lima
RG  Nº 8243031 SDS/PE
Maria Orismidia Santos
RG  Nº 3711043 SDS/PE
Edemir Cícero Lopes
RG  Nº 5877187 SDS/PE
Jedeilda Araújo Lima Nunes
RG  Nº 6115203 SSP/PE
AlteaneEuba Ferraz Lima
RG  Nº 6437044 SDS/PE
Maria Alcione Eloina Ferreira Barros
RG  Nº 4569201 SSP/PE
Raimundo da Silva Neto
RG  Nº 52159337-2SSP/SP
Ananeide Ramos Andrade da Silva Barros
RG  Nº 3410927 SSP/PB
Amanda Alves de Souza
RG  Nº 7135133 SDS/PE
Sonia Maria Dantas
RG  Nº 3452787 SSP/PE
Jonas Gomes de Lima
RG  Nº 6976971 SDS/PE

OBS.: O CMDDCA de Jatobá-PE salienta que a lista acima divulgada poderá sofrer alteração através de determinação da Promotoria Pública, após análise e comprovação de veracidade dos documentos comprobatórios dos candidatos ao pleito.

Maria Luiza Pereira
Presidente do CMDDCA

Concurso da Prefeitura de Floresta: Provas para Técnico em Radiologia estão suspensas; demais cargos têm provas neste domingo (13)


A pedido do Conselho Regional de Técnico em Radiologia - CRTR - 15ª Região-PE, e por decisão do juiz Bernardo Monteiro Ferraz, da 38º Vara Federal de Serra Talhada, ficam suspensas as provas apenas para quem vai prestar concurso para vaga de Técnico em Radiologia, tendo em vista a solicitação para que sejam reavaliados os vencimentos e a carga horária para tal função e seja feita a retificação do edital. As provas para demais cargos previstos no edital cumprirão a data de 13 de setembro de 2015.

A Prefeitura Municipal de Floresta e a CONPASS - (Concursos Públicos e Assessorias) agradecem a compreensão de todos e comunica que em breve serão informadas novas datas para realização das provas para a função de Técnico em Radiologia. Caso algum candidato sinta-se prejudicado com a decisão, poderá resgatar o valor pago na inscrição.

Blog: O Povo com a Notícia

Confira a relação de locais de provas
MUNICÍPIO DE FLORESTA 
DATA: 13/09/2015 - HORA: 08:30 às 11:30 (Manhã) 

LOCAL:  COLÉGIO DIOCESANO DE FLORESTA 
Endereço: Av. Dep. Audomar Ferraz, s/n – Centro – Floresta-PE
CARGOS
S01 – ANALISTA DE PLAN., ORÇ. E GESTÃO 
S02 – ANALISTA DE SISTEMAS 
S03 – ARQUITETO 
S04 – ASSISTENTE SOCIAL 
S05 – BIBLIOTECÁRIO 
S06 – BIOMÉDICO 
S07 – BIOQUÍMICO 
S08 – CIRURGIÃO BUCOMAXILO-FACIAL 
S09 – CIRURGIÃO DENTISTA – ENDODONTISTA 
S10 – CIR. DENTISTA – ODONTOPEDIATRA 
S11 – CIRURGIÃO DENTISTA – PROTESISTA 
S12 – DENTISTA 
S13 – EDUCADOR FÍSICO 
S14 – ENFERMEIRO 
S16 – ENGENHEIRO AMBIENTAL 
S17 – ENGENHEIRO CIVIL 
S20 – FONOAUDIÓLOGO 
S33 – MÉDICO PEDIATRA 
S34 – MÉDICO PLANTONISTA 
S38 – NUTRICIONISTA 
S41 – TURISMÓLOGO 

Jatobá: Desfile cívico é apresentado com o tema “Inteligências Múltiplas”


Foto: Ascom PMJ

A Prefeitura Municipal de Jatobá, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, realizou no dia 07 de setembro de 2015 o Desfile Cívico do Município de Jatobá. No palanque estavam presentes: Excelentíssimo Senhor Prefeito Robson Leandro, Vice-Prefeito Itomar varjão, Vereadores: Paulo Daltro, Eraldo e Mardônio, Assessores de Gabinete: Givonaldo Sandes e Jackson Barbosa, Secretária de Educação Edjane Souza, Secretária de Assistência Social Aparecida Barbosa, Secretário de Administração Tácito Leite, Secretário de Infraestrutura José Guido, Agente de Desenvolvimento do Município/Sebrae Priscila Sandes, Presidente do PSL Evangelista, representante da Igrejas Evangélicas de Jatobá, do MISMA e ASCIAEJ o Pastor Natanael Junior, Napoleão Leandro, pai do Prefeito e ex-vereador, Coordenadora do Programas Educacionais Solange França, Diretora da EREMI Regina Celi, e os cerimonialistas Professor Gilson e Rosimeire.

O desfile cívico do município de Jatobá para o ano de 2015 teve como tema central “Inteligências Múltiplas”. A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte americano Howard Gardner.

As inteligências são: lógica, linguística, Intrapessoal, naturalista, espacial, musical, interpessoal e corporal.

As escolas municipais e estaduais EREMI e Pankararus abrilhantaram o desfile apresentando na avenida as temáticas supramencionadas.

O desfile iniciou-se com o pelotão de honra composto pelas alunas da Escola de Referência e Ensino Médio de Itaparica EREMI com as bandeiras do Brasil, Pernambuco e Jatobá seguida pela Escola Ayrton Senna da Silva que levou para avenida o tema: 20 anos de dedicação à educação do seu filho, por isso estamos em festa! Apresentaram uma viagem no tempo trazendo à memória gestores, coordenadores/as, professoras/es, funcionários, ex-alunos. Tratou do lúdico e encerrou o desfile com os parabéns à escola em carro alegórico.

Contamos com a presença das bandas da Volta do Moxotó “Fanfarra Municipal Vicente de Meneses”, a da Escola 1º de Julho, da cidade de Petrolândia e a banda de Itacuruba, ambas, encantaram a todos com suas performances.

>CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DO DESFILE.

As escolas Municipais Djanira, Municipal, Ita Costa, Núcleo Pé de Serra e Beira Rio, apresentaram as seguintes inteligências:

CPI debate assassinatos de jovens em Pernambuco

Plenário da Alepe (Fotos: Assessoria de Comunicação)

Senadores, representantes da sociedade civil, do Judiciário e do Governo de Pernambuco, além de deputados estaduais e lideranças políticas, lotaram ontem (11) o plenário da Assembleia Legislativa para debater, em audiência pública promovida pela CPI da Violência contra os Jovens do Senado, o alto índice de assassinato de adolescentes no Estado. Segundo o Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), só em 2015, 1.348 jovens morreram vítimas da violência em Pernambuco. Um média de 5,6 assassinatos por dia.

De acordo com o líder do PT no Senado, Humberto Costa, autor do requerimento que garantiu a realização do evento, é fundamental buscar soluções para o problema. “Nós não podemos apenas assistir às estatísticas de violência contra jovens aumentarem e não fazermos nada. Temos que pensar em novas soluções, trazer o problema à tona e juntar todos os esforços para mudar essa realidade”, disse Humberto, que é da Comissão Parlamentar que apura o assassinato de jovens no Brasil. Além do líder, também estiveram presentes ao evento a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e o senador José Medeiros (PPS-MT).

Dilma reúne equipe econômica e ministro da Justiça no Palácio da Alvorada

Entre as medidas que deverão ser anunciadas está a redução de custeio dos ministérios, que serão reestruturados e terão contratos de prestação de serviço revistos para cortar gastos. Espera-se também a extinção de dez dos 39 ministérios do governo Dilma a ser anunciada até o fim de setembro.

A presidenta Dilma Rousseff convocou hoje (12) ministros para mais uma reunião no Palácio da Alvorada em um fim de semana. Participam do encontro os titulares da Fazenda, Joaquim Levy; do Planejamento, Nelson Barbosa; da Casa Civil, Aloizio Mercadante – que formam a Junta Orçamentária –, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Os secretários do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive; e da Receita Federal, Jorge Rachid, também estão na residência oficial da presidenta. A reunião não estava prevista na agenda oficial de Dilma.

O governo discute o anúncio de medidas para mostrar compromisso com o corte de gastos desde o rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela agência de classificação de risco Standard&Poor’s (S&P), na última quarta-feira (9).

Rebaixamento da nota pela S&P: Brasil não pulou do precipício, diz diretor do FMI em entrevista à EXAME.com

Canuto diz que o ajuste fiscal pra valer, que sinaliza uma mudança permanente e duradoura, vai exigir mudar a tendência de o gasto público se mover automaticamente para cima ano após ano, independente daquilo que o governo queira fazer. "Mas qualquer pessoa que tenha tentado sabe que você não faz da noite pro dia: envolve Congresso, mudar leis e brigar com grupos de interesse que se agarram a benefícios fiscais e lutam para não perder", ressalta o diretor-executivo do FMI.

São Paulo - Para Otaviano Canuto, o rebaixamento da nota do Brasil pela Standard & Poor's não significa que "tenhamos pulado em algum precipício".

A perda do grau de investimento pode servir inclusive como catalisadora em um momento no qual as instituições brasileiras estão sendo testadas: "não dá para esperar, não dá para fingir que não está acontecendo".

Canuto já foi secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, professor da Unicamp e vice-presidente e assessor sênior para economias emergentes do Banco Mundial, onde ficou mais de 10 anos.

Seu nome chegou a ser cotado para a Fazenda pós-Mantega, assim como para a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Desde maio, ele é diretor-executivo para o Brasil no FMI (Fundo Monetário Internacional).

No Brasil para participar de um Congresso de Economia, Canuto conversou com EXAME.com nesta quinta-feira sobre o impasse fiscal, política comercial e o risco de perda das conquistas sociais. Veja a entrevista:

EXAME.com – Quais são as consequências da perda do grau de investimento para o país?

Otaviano Canuto – É perda por uma agência: não é automático que as outras duas sigam. A Moody’s soltou nota confirmando seu patamar. Mas tem um efeito no conjunto de riscos a serem considerados por investidores em qualquer área, assim como um efeito secundário que é uma piora para todas as empresas brasileiras cujo rating depende do soberano. Isso já aconteceu com a Petrobras.

Petrolândia: Sábado é dia de Delivery Tilápia


Humm você já estava louco para saborear aquele peixinho gostoso e quentinho?
Então liga para o Delivery Tilápia; O Delivery Tilápia funciona na Rua Maria Francisca da Conceição, nº 30, na Quadra 04. O número do celular para pedidos é (87) 99956-2578.

O serviço funciona de quinta-feira a sábado, a partir das 19 horas, e no domingo a partir das 10 horas da manhã. A faixa de preços é de R$ 15,00 a R$ 25,00. O peixe é entregue com acompanhamento de farofa, vinagrete e macaxeira ou batata frita.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Flávia Ferraz

Obras da transposição vão chegar às cidades; governo de Pernambuco vai receber cerca de R$ 140 milhões do governo federal


O governo de Pernambuco vai receber cerca de R$ 140 milhões do governo federal para tocar as obras das comunidades localizadas no entorno dos canais da Transposição do Rio São Francisco no estado. A implantação das conexões será dividida entre a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), que vai administrar os sistemas de abastecimento, que integram menos de 250 residências, e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), para estações maiores. A licitação depende da celebração do convênio com o ministério da Integração Nacional e o repasse da primeira parcela para contratar. O estado espera alinhar esses pontos até o final do mês, junto com a entrega de todos os projetos executivos sob responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas de Pernambuco (DNOCS-PE).

O diretor de articulação e meio ambiente da Compesa, Aldo Santos, destaca que serão dez grandes sistemas implantados pela companhia, espalhados pelas cidades de Floresta, Petrolândia, Custódia, Betânia, Salgueiro, Cabrobó e Sertânia. “Alguns sistemas foram agrupados para atender mais famílias. E esses ficaram com a Compesa. Serão cerca de R$ 44 milhões sob nossa responsabilidade para tirar do papel esses dez grandes blocos. O sistema Agrovila, por exemplo, atenderá 1.260 pessoas das cidades de Petrolândia e Floresta”, explica. “Mas para a obra iniciar, é preciso que seja validado o primeiro repasse do volume de investimentos do convênio a ser assinado, para pode licitar e a obra começar.

Confira os destaques das principais revistas da semana

O Blog de Assis Ramalho apresenta os destaques das principais revistas da semana; para ler clique em cima da reportagem desejada

Governo já cortou quase 800 mil famílias do Bolsa-Família
Junto com os sem-casa e os sem-Pronatec, excluídos do principal programa social do governo formam um novo contingente de desvalidos: o daqueles de quem o Estado, silenciosamente, começou a tirar o que deu.>Veja

Um médico sem fronteiras
O paulistano Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo faz 750 cirurgias por ano, marca imbatível no Brasil. Por zelar por seu corpo como zela pelo de seus pacientes, ele desenvolveu uma dieta e um programa de atividades físicas que o mantêm forte — e com mãos seguríssimas — em longas jornadas nas salas de operação.>Veja

O ciclo das águas
A crise hídrica está longe de acabar, e o Brasil precisa avançar na adoção do reúso – que permite levar “a água da privada de volta para a torneira”.>Veja


Lula é suspeito de ter se beneficiado do petrolão, diz PF
Em razão das suspeitas, polícia pediu ao STF autorização para tomar depoimento do ex-presidente.> Leia

Delfim: “Dilma tem de montar seu governo de novo”
O ex-ministro da Fazenda diz que o rebaixamento da nota do Brasil mostra que o ministro Joaquim Levy estava certo – e que a presidente tem de deixá-lo trabalhar.> Leia

MEC vai lançar programa para incluir ensino de ética nas escolas


O Ministério da Educação (MEC) vai lançar um programa para incluir a ética na formação educativa das escolas do país. A informação é do ministro Renato Janine, que fez ontem (11) a conferência magna “A ética é o que nos faz falta” no Encontro Internacional Educação 360, que vai até amanhã na Escola Sesc Ensino Médio, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade.

Durante dois dias, serão discutidas questões atuais e os rumos da educação, com conferências magnas, mesas de debate e estudos de caso. Participam do evento convidados internacionais, educadores, gestores, estudantes e familiares e representantes do poder público.

De acordo com o ministro, será lançado um portal na internet, ainda sem data definida, que vai reunir informações e trabalhos relacionados ao tema. “Nós temos inicialmente a construção de um portal que vai unir várias ações éticas que já existem ou que estão sendo iniciadas. Por exemplo, elaboramos um material sobre o plágio, que é um problema sério sobretudo desde o ensino médio, que se torna grave no ensino superior e muito grave na pós-graduação. Então, é uma das questões éticas a discutir, bem como as questões mais básicas, como educação das crianças para o respeito ao outro, para a igualdade de todos”.

Prefeitos decidem paralisar atividades nos municípios alagoanos a partir de segunda-feira (5)

Maioria dos prefeitos decidiu por fechar temporariamente as portas diante da crise; mobilização não deve atingir todos os municípios.

Os prefeitos alagoanos decidiram, em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (5) na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), paralisar por cinco dias as atividades da gestão pública municipal. A decisão é uma forma de chamar atenção para a crise financeira agravada pela queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios.

A mobilização foi decidida pela maioria dos 66 gestores presentes à reunião, mas não deve atingir todos os 102 municípios alagoanos. A paralisação, de 14 a 18 de setembro, implica no fechamento dos setores administrativos da gestão pública municipal. No entanto, segundo os gestores, serão mantidos os serviços de urgência e emergência da Saúde e o serviço de limpeza pública.

"A mobilização é uma forma de fazer com que a população tenha noção do problema desta crise. Desta forma. Estamos convocando toda classe política para desarmar o palanque e se integrar na mobilização. Se o valor da receita não fechar com as despesas, ficará difícil dos prefeitos administrarem", justificou o presidente da AMA, Marcelo Beltrão.

Confira os jogos da 25ª rodada do Brasileirão da Série A deste sábado e domingo; Em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade


Confira abaixo os jogos da 25ª rodada do Brasileirão da Série A deste sábado e domingo, que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Jogos deste sábado (12)
Coritiba x Inter - 18:30
Palmeiras x Figueirense - 21:00

Jogos de domingo (13)
Corinthians x Joinvile - 11;00
Ponte Preta x Santos - 11;00
Vasco x Atlético -PR - 16:00
Grêmio x São Paulo - 16:00
Cruzeiro x Alético -MG - 16;00
Chapecoense x Flamengo - 16:00
Avaí x Goiás - 18;30
Sport x Fluminense - 18;30

Clique e confira as notícias do esporte deste final de semana
>Brasileirão Série B

Por Globoesporte.com

Justiça determina proteção para Joelma após denúncia, diz advogada

Justiça determinou medidas de proteção para Joelma com base na lei Maria da Penha, após cantora registrar boletim de ocorrência no Pará (Foto: reprodução/TV Liberal)

A advogada da cantora Joelma afirmou nesta sexta-feira (11) que Justiça do Pará determinou que o guitarrista Chimbinha, ex-marido de cantora, não poderá se aproximar dela. A decisão tem como base a lei Maria da Penha, que prevê medidas de proteção para mulheres em situação de risco. O processo corre em segredo de justiça, por se tratar de um caso que envolve conflito familiar.

Na última quarta-feira (9), Joelma registrou um boletim de ocorrência na delegacia do bairro Jaderlândia, em Ananindeua, alegando que se sentia ameaçada pelo ex-marido. O caso foi encaminhado para a Divisão Especializada em Atendimento à Mulher da Polícia Civil, que solicitou nesta sexta-feira (11) as medidas de proteção para a cantora. Caso Chimbinha não respeite a decisão judicial, poderá ser punido de acordo com a lei Maria da Penha. "O descumprimento pode acarretar desde aplicação de multa até prisão preventiva, de acordo com avaliação do juiz e a gravidade do caso", disse a delegada Daniela Santos.

Confira resultado das loterias da Caixa de sexta-feira (11); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na sexta (11), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira
, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.