terça-feira, 23 de setembro de 2014

Imagens mostram nascente do Rio São Francisco seca


Fotos: Anna Lúcia Silva/G1


A nascente do rio São Francisco, que está localizada dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, está seca. Segundo o chefe do parque, diretor Luiz Arthur Castanheira, o evento é inédito e o motivo para isso foi a sucessão de secas que atingem a região há pelo menos três anos.

O parque tem 200 mil hectares de área e preserva, além das nascentes do São Francisco, outros monumentos naturais. Serve como divisor natural de águas das bacias dos rios São Francisco e Paraná.

"É um fenômeno natural que ocorre sempre, diminuindo a quantidade de água. Mas a seca está muito forte este ano. É a primeira vez que as nascentes altas do São Francisco estão secas. O pessoal do parque aqui disse que nunca viu nada igual a isso", afirmou.

Castanheira afirmou que, apesar da nascente seca, o curso do rio --que se estende por 2.700 km, de Minas até a divisa entre os Estados de Alagoas e Sergipe-- não está ameaçado, já que outros rios e riachos o alimentam.

"Aqui, na verdade, é o começo do rio, mas tem muito tributário mais para baixo. Essa nascente seca serve para mostrar como estamos com problemas com a pequena quantidade de água", disse.

Segundo Castanheira, no parque, a nascente é alimentada por pequenos córregos, que vão formando a nascente do principal rio mais importante do semiárido brasileiro.

Segundo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a bacia do rio corta seis Estados --Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Goiás-- e uma pequena parte do Distrito Federal, chegando a 504 municípios. O rio é a única alternativa de água para milhares de pessoas que vivem no semiárido desses Estados.

O rio também é alvo da maior obra do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), com a transposição que constroi dois canais com um total de 477 km, que vão retirar água do rio e levar a 390 municípios do sertão de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, as obras físicas do projeto estão 62,4% executadas, e a entrega dos canais deve ocorrer em 2015.
Incêndios

Além da seca, o parque da Serra da Canastra também está sofrendo com os incêndios. Desde o dia 20 agosto, o chefe do parque disse que já foram oito focos registrados.

Por conta dos incêndios e de obras na estrada de acesso, o parque foi fechado desde a sexta-feira passada (19) e só deve ser reaberto no dia 6 de outubro. "Isso ocorre em situações em que precisamos preservar a segurança das pessoas que passam por aqui", alertou. (Uol)

Notícias relacionadas (clique para ler):
>Nascente do Rio São Francisco secou, diz diretor de Parque Nacional da Serra da Canastra

G1 Centro-Oeste MG

Dilma tem 40% das intenções de voto; Marina, 22% e Aécio, 17%, diz Vox Populi


Pesquisa Vox Populi, encomendada pela Rede Record, mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) na liderança com 40% das intenções de voto para a Presidência da República. A candidata do PSB, Marina Silva, aparece com 22% das intenções, e Aécio Neves (PSDB) com 17%. Votos brancos e nulos somam 6% e os eleitores indecisos, 12%.

Na última pesquisa Vox Populi, Dilma tinha 36% das intenções, Marina tinha 27% e Aécio, 15%. Votos nulos e brancos eram 8% e o percentual de indecisos estava em 12%.

Na pesquisa divulgada hoje (23), os candidatos Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC) tiveram 1% das intenções de voto cada um. Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) tiveram menos de 1% das intenções.

O Vox Populi fez duas simulações de segundo turno. Em uma disputa entre as candidatas Marina Silva e Dilma Rousseff, a segunda venceria com 46% das intenções contra 39% da primeira. Brancos e nulos somariam 9% e 6% seriam os indecisos.

Petrolândia: PSF Dr. Hermínio promove 1ª Ação em Saúde na Academia das Cidades


O PSF Dr. Hermínio Ferreira Neto, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia, promoveu nesta terça-feira (23) a 1ª Ação da Saúde, em evento realizado na Academia das cidades, localizada na Avenida Vereador Manoel Pereira de Lima, na Quadra 14.

O mutirão atendeu hipertensos e diabéticos residentes nas Quadras 8, 12, 13 e 14 de Petrolândia. O evento teve como objetivo promover hábitos de vida saudável para toda a comunidade.

Durante toda a manhã desta terça foram realizadas as seguintes Ações/Serviços: Teste de glicemia capilar, aferição de PA, medidas antropométricas, avaliação para o IMC, consulta e avaliação com nutricionista, consulta médica, consulta de enfermagem, consulta e avaliação com dentista e práticas com Educador físico.

Segundo os organizadores, a 1ª Ação da Saúde realizada na Academia das Cidades beneficiou  mais de 300 pacientes.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho 

João Paulo tem 34% e Fernando Bezerra 28%, diz pesquisa Ibope


Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) aponta que o candidato João Paulo (PT) tem 34% das intenções de voto para o Senado. Na sequência, o socialista Fernando Bezerra Coelho (PSB) aparece com 28%. Simone Fontana (PSTU) tem 2%. Já Albanise Pires (PSOL) e Oxis (PCB) aparecem com 1% cada.

Os que não souberam responder somam 21% e aqueles que declaram voto branco ou nulo são 14%.

No levantamento anterior do instituto, divulgado em 16 de setembro, João Paulo aparecia com 32% e Fernando Bezerra Coelho, com 27%. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a quarta pesquisa do Ibope após o registro das candidaturas.

Veja os números do Ibope:

João Paulo (PT) - 34% das intenções de voto
Fernando Bezerra Coelho (PSB) - 28%
Brancos e nulos - 14%
Não sabe ou não respondeu - 21%

Realizada entre os dias 20 e 22 de setembro, a pesquisa contou com 2.002 entrevistas em 82 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

G1

Ibope aponta Paulo Câmara com 39% e Armando Monteiro com 35%


Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo de Pernambuco:

Paulo Câmara (PSB): 39%
Armando Monteiro (PTB): 35%
Brancos e nulos: 10%
Não souberam responder: 15%

No levantamento anterior do instituto, divulgado em 16 de setembro, Paulo Câmara aparecia com 38% e Armando Monteiro, com 32%. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a quarta do Ibope após o registro das candidaturas.

Segundo turno

O Ibope fez uma simulação de segundo turno entre Paulo Câmara e Armando Monteiro. Os resultados são os seguintes:

Paulo Câmara (PSB): 39%
Armando Monteiro (PTB): 36%
Brancos e nulos: 10%
Não souberam responder: 15%

Armando Monteiro fala sobre Abelardo da Hora


O candidato Armando Monteiro (PTB), pela coligação Pernambuco Vai Mais Longe, fala sobre Abelardo da Hora:

"Uma grande perda para Pernambuco. Um homem extraordinário, não só o artista, a figura múltipla como artista, mas muito engajado, muito participante de todas as causas de interesse de Pernambuco. Era uma figura humana muito querida por todos".

Assessoria de Imprensa do PTB

Ibope: Dilma tem 38%, Marina, 29%, e Aécio, 19%

Em simulação de segundo turno, Marina tem 41% e Dilma, 41%. Instituto ouviu 3.010 eleitores entre os dias 20 e 22 de setembro.

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:

- Dilma Rousseff (PT): 38%
- Marina Silva (PSB): 29%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 5%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo".

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 16, Dilma tinha 36%, Marina, 30%, e Aécio, 19%.

Segundo turno
O Ibope também simulou três cenários de segundo turno. São eles:

- Marina Silva: 41%
- Dilma Rousseff: 41%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabe/não respondeu: 6%

- Dilma Rousseff: 46%
- Aécio Neves: 35%
- Branco/nulo: 13%
- Não sabe/não respondeu: 7%

- Marina Silva: 44%
- Aécio Neves: 31%
- Branco/nulo: 16%
- Não sabe/não respondeu: 9%

Preços de bebidas frias não vão aumentar neste ano, garantem empresários


As bebidas frias – cervejas, refrigerantes, refrescos, isotônicos e energéticos – não terão aumento de preço até o fim do ano. Empresários do setor que se reuniram hoje (23) à tarde com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, asseguraram que os preços permanecerão inalterados até que um novo modelo tributário para o setor entre em vigor.

O novo sistema de tributação para as bebidas frias está previsto para valer a partir de 2015. Até o fim do ano, empresários e governo discutirão um novo sistema que substitua o atual, no qual as alíquotas incidem não sobre os preços no varejo, mas sobre uma tabela de preços pesquisada pela Fundação Getulio Vargas e atualizada anualmente.

“Antes da Copa, foi assumida uma série de compromissos em que as empresas prometeram não subir preços e o governo prometeu não subir impostos. Havia uma possibilidade de os preços serem reajustados em setembro. Como estamos discutindo um novo modelo [de tributação], os preços continuam sem aumento até o fim do ano”, explicou o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Júnior.

Petrolândia: Polícia Militar e Guarda Municipal realizam blitz educativa em comemoração à Semana Nacional do Trânsito



Um trânsito mais seguro depende de todos, de motoristas e de pedestres. A Semana Nacional do Trânsito é um período para que cada um reflita como age no trânsito e passe a adotar posturas mais defensivas.

100 municípios pernambucanos, entre eles Petrolândia, estão recebendo palestras educativas sobre segurança dos pedestres, direção e álcool. A atividade faz parte das ações da Operação Lei Seca (OLS) para marcar a Semana Nacional de Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro.

Na manhã desta terça-feira (23), policiais da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizaram no centro da cidade de Petrolândia uma blitz educativa para os condutores de veículos. O evento foi realizado em parceria com a Guarda Municipal, e alunos da Escola de Referência EREM Maria Cavalcante de Petrolândia. Durante as abordagens foram entregues panfletos educativos e cartilha sobre o trânsito a todos os condutores de motos e carros.

''A Semana Nacional de Trânsito é importante para conscientizar as pessoas, principalmente os jovens que ainda não possuem habilitação”, afirmou o Sargento Esdras da 4a. CIPM.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,4 milhão de pessoas morrem por ano no mundo em acidentes de trânsito, e o Brasil é o quarto país nesse ranking, com 40 mil mortes por ano. Jovens na faixa de 20 a 29 anos representam 25% dos mortos em acidentes de trânsito.

Petrolândia: Reviravolta, palco da Festa de São Francisco 2014 será mesmo na Praça da Matriz


 Parque de diversão que já estaria sendo montado na Orla Fluvial, começa a ser transferido para a Praça da Matriz - fotos: Assis Ramalho

Depois de entrar em acordo com o Ministério Público, a prefeitura de Petrolândia comunica que o palco das atrações musicais da Festa do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, será mesmo na Praça da Matriz.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Ítalo Leite, o prefeito Lourival Simões teria entrado em acordo com a Promotora de Justiça do Município, Sara Lemos, que teria permitido que o polo de animação do Pátio de Eventos, seja montado em frente à Igreja Matriz.

As atrações musicais se apresentam no período de 26 de setembro a 04 de outubro, Dia de São Francisco de Assis.

Notícia relacionada (Clique para ler)

Redação do Blog de Assis Ramalho

Depoimento do governador João Lyra Neto sobre o escultor Abelardo da Hora


Perdemos mais um filho ilustre e um dos maiores nomes das artes brasileiras. Aos 90 anos, ainda lúcido e ativo, Abelardo da Hora continuava sua extensa obra iniciada desde os anos 1940, quando começou a moldar suas primeiras peças na Escola de Belas Artes do Recife. Sua obra se caracterizou com o compromisso com o povo: uma galeria de arte a céu aberto. Espalhou sua criatividade por ruas avenidas, prédios públicos, bancos, hotéis, hospitais e edifícios residenciais. Um arte feita com amor e paixão que fazem parte do cotidiano dos pernambucanos.

Abelardo da Hora deixa um legado também na militância política em favor dos mais pobres da nossa sociedade, causa que sempre se comprometeu, utilizando seu trabalho como forma de contribuição para a melhoria da sociedade. Um artista politicamente combativo e fortemente defensor do povo.

Com essa visão, na gestão do então prefeito do Recife, Miguel Arraes de Alencar, foi um dos idealizadores do Movimento de Cultura Popular (MCP), Nesta mesma época, fez 22 desenhos sobre a situação de miséria da cidade. Era o álbum "Meninos do Recife", sobre a fome e a pobreza que esses meninos viviam. Preso pela ditadura mais de 70 vezes, teve os 500 exemplares desse álbum queimados e suas esculturas destruídas pelos militares, uma delas um monumento em homenagem às Ligas Camponesas, erguida no Engenho Galiléia, em Vitória de Santo Antão

CCR do Baixo tem reunião em Penedo


Os membros da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco têm compromisso no próximo dia 1º de outubro. Durante todo o dia, o colegiado estará reunido de forma ordinária, a partir das 9h, na Casa da Aposentadoria, na cidade de Penedo, em Alagoas. A convocatória para a reunião foi encaminhada aos membros da CCR, que debaterão temas diversos.

Na pauta de discussões, estão previstos o balanço da campanha Em Defesa do Velho Chico; definição das ações da CCR do Baixo São Francisco e criação de comissão de acompanhamento dessas ações; aprovação dos projetos hidroambientais para publicação dos respectivos Atos Convocatórios; planejamento estratégico do colegiado; calendário de atividades para o ano de 2015; e avaliação da situação dos membros recorrentemente faltosos às reuniões do grupo.

A previsão é de que a programação transcorra até às 16h do dia 1º de outubro, para atender a todas as demandas constantes na pauta.

Assessoria de Comunicação

Vaticano prende ex-arcebispo por pedofilia


O Vaticano disse nesta terça-feira (23) que prendeu um ex-arcebispo acusado de pagar por sexo com crianças enquanto era um núncio apostólico (embaixador do Papa) na República Dominicana, informa a agência Reuters.

Jozef Wesolowski está em prisão domiciliar, informou o Vaticano em um comunicado.

Wesolowski é a figura mais proeminente da Igreja a ser presa desde que Paolo Gabriele, um ex-mordomo papal, foi condenado em 2012 por roubar e vazar documentos privados do Papa Bento XVI.

Diferente de Gabriele, Wesolowski não foi detido na prisão do Vaticano, poucos quartos anexados a um tribunal, mas foi colocado em prisão domiciliar em um apartamento do Vaticano por razões médicas.

Prefeitura de Tacaratu inaugura rede de água encanada nos Sítio Lúcia, Ouricuri e Pingo

Prefeito Gerson Silva e vice-prefeito Dr. Geovane (Foto: João Leonardo)

No domingo passado (21) os moradores dos Sítios Lúcio, Ouricuri e Pingos receberam a visita do Sr. Prefeito José Gerson, do vice-prefeito Dr. Geovane e de Secretários do município, com o objetivo de inaugurar mais uma conquista do gestor para a comunidade, com a chegada efetiva de água encanada para aqueles moradores. A ação foi resultado de parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Tacaratu e a Compesa. 

Os povoados do Lúcio, Ouricuri e Pingos vinham enfrentando problemas no abastecimento de água, devido à falta de estrutura de tratamento. A obra concluída era reivindicada há algum tempo pelos moradores desses povoados. Agora, a água agora chega com qualidade, contribuindo para a saúde e o bem estar da população e os residentes já podem desfrutar desse benefício tão almejado que é água nas torneiras de suas casas. 

Diante da efetivação desta empreitada estão de parabéns o Prefeito Gerson e todos envolvidos, que não mediram esforços para que fosse concretizada mais uma ação de grande importância para a comunidade tacaratuense.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Tacaratu

Com Paulo, a Ilha de Deus continuará avançando

Socialista assumiu compromisso de seguir urbanizando e desenvolvendo a comunidade, visitada por ele nesta terça

Marco do comprometimento da Frente Popular com a transformação das vidas daqueles que mais precisam, a comunidade da Ilha de Deus, no Recife, acordou cedo, nesta terça-feira (23), para abraçar o candidato ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB). Calorosamente, os moradores saudaram o socialista como símbolo da continuidade dos muitos avanços iniciados pelo ex-governador Eduardo Campos. Ao longo de seus dois governos (2007-2010/2011-2014), o ex-gestor promoveu a urbanização da localidade com a preocupação e a sensibilidade de assegurar também a inclusão social de centenas de famílias, que conviviam com a falta de saneamento básico e condições precárias de moradia. Um modelo que será replicado por Paulo em todas as regiões de Pernambuco.

“O nosso compromisso é continuar fazendo com que exemplos como o da Ilha de Deus sejam levados para todo o Estado. A Ilha de Deus continuará muito viva, com saúde, educação, segurança e com qualificação profissional. Faremos os serviços públicos chegarem com muita velocidade e qualidade. É um exemplo da maneira como queremos fazer Pernambuco seguir em frente, com mais transformações como as ocorridas aqui”, destacou Paulo Câmara, que estava acompanhado de Pedro e Maria Eduarda Campos, filhos do ex-governador Eduardo Campos.

Semas debate reestruturação de orlas marítimas nos municípios pernambucanos

Praia do Janga - Paulista-PE (Foto: Wikipédia) 

Pernambuco é o estado que possui a maior densidade populacional da zona costeira do país, situação que torna essa área, quando associada aos efeitos das mudanças do clima muito vulnerável, que acarreta em grande risco para as cidades, com a expansão urbana desordenada, a erosão costeira e a poluição. Diante desse contexto, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) vem atuando, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), e municípios, no sentido de debater junto com as comunidades locais a reestruturação das orlas, como já prevê o Projeto Orla do governo federal.

A ideia é pensar ações estratégicas para o disciplinamento de uso das orlas e da integração das políticas ambiental, urbana e do patrimônio da união, estimulando o cumprimento da função socioambiental dos espaços litorâneos, a partir da criação do Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla Marítima. É o caso da cidade de Olinda, que vive esse momento agora. No último dia 04 teve início por lá uma série de reuniões setoriais, com cronograma previsto para ser concluído no próximo dia 30 de setembro, para discutir a questão, envolvendo moradores, pescadores, comerciantes e empresários da área, que tem 10 km de extensão

A iniciativa resultará na criação do Plano de Gestão Integrada (PGI). Segundo a coordenadora estadual de Gerenciamento Costeiro da Semas, Andrea Olinto, o PGI visa otimizar as atividades da orla considerando os aspectos social, econômico e ambiental. A elaboração do Plano de Gestão Integrada visa harmonizar os interesses de todos que fazem uso da orla, garantindo uma melhor organização das atividades, desde o banho de mar, até a pesca, passando pelo comércio ambulante, atividades esportivas, náuticas, turismo e lazer.

Ler a matéria completa no site da SEMAS-PE>aqui

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco

Marília Arraes: “Acusações de Geraldo Julio são levianas”

Foto: Alexandre Albuquerque

A vereadora do Recife Marília Arraes (PSB) rebateu, na manhã desta terça-feira (23), acusações feitas na véspera pelo prefeito da capital, Geraldo Julio (PSB), contra o candidato do PTB ao governo do Estado, Armando Monteiro. Para Marília,que se disse “abismada”com o tom das declarações, o fato de o prefeito ir à Rádio Globo desferir ataques contra Armando denota a “falta de liderança política em Pernambuco”.

Na visão de Marília, a informação distorcida de que Armando seria contra o Pacto pela Vida, repassada por Geraldo Julio em entrevista, é o reflexo da “falta de orientação política e liderança” que acomete a Frente Popular de Pernambuco. “A gente não pode dizer que um prefeito como Geraldo Julio conhece efetivamente o Recife. Para a pessoa ser prefeito do Recife ou governador do Estado, precisa já conhecer a cidade ou o Estado”, disse a vereadora.

Marília aproveitou para reconhecer os avanços do Pacto pela Vida, assim como Armando. “A questão não é ser contra o Pacto pela Vida e sim ver que o Pacto precisa melhorar. A população sente que, de um ou dois anos para cá, a insegurança está aumentando", afirmou a vereadora, lembrando que a ideia de Armando é justamente repactuar o Pacto: “O Pacto mede os crimes contra a vida, que são os piores, mas a violência doméstica, os crimes sexuais, os crimes contra o patrimônio, tudo isso tem aumentado. Isso é indiscutível. Precisamos sim rever as metas do Pacto e repactuar qual vai ser o nosso foco. Os avanços aconteceram, mas agora estagnou. Precisa ir além. Não quer dizer que achamos ruim e que Armando está combatendo o Pacto. De forma alguma. É preciso entender que estamos numa democracia e que as críticas não são apenas pejorativas, mas sim no sentido de construir”.

Horário eleitoral custará R$ 839 milhões aos cofres públicos


Divulgada sem custos para partidos e políticos que disputam uma eleição, a chamada propaganda eleitoral gratuita custa milhões de reais aos bolsos dos contribuintes. Só este ano, a estimativa da Receita Federal é que a União deixe de arrecadar R$ 839.5 milhões em impostos com as inserções veiculadas entre 19 de agosto e 24 de outubro.

A quantia será descontada do total de tributos pagos pelas empresas de rádio e TV de sinal aberto, obrigadas a veicular a publicidade obrigatória. Prevista no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa), a renúncia fiscal é tratada como gasto tributário. Já o horário eleitoral é descrito como direito à cidadania, ao lado de fundos como o da Criança e do Adolescente e do Idoso que, juntos, receberão, em 2014, R$ 380 milhões em isenções, anistias, subsídios e benefícios tributários e financeiros.

Os R$ 839.5 milhões de renúncia fiscal destinados a custear o horário eleitoral gratuito deste ano representam um aumento de quase 39% em relação aos R$ 604.2 milhões que deixaram de ser recolhidos aos cofres públicos em 2010, quando também foram eleitos presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. O cálculo não leva em conta a inflação do período.

Em 2008, quando a eleição limitou-se a prefeitos e vereadores, as concessionárias autorizadas a explorar os serviços de radiodifusão descontaram, a título de ressarcimento pela divulgação do horário eleitoral, R$ 420.3 milhões dos impostos devidos.

Petrolândia: Aniversariante do dia, Cida recebe o carinho da família Rical


Cida e seu marido Geraldo na África do Sul


Equipe do Posto Rical e Rical Combustíveis

Sefaz-PE implanta novo modelo de fiscalização financiado pelo BID


A Secretaria da Fazenda iniciou implantação do novo modelo de fiscalização do Estado denominado de Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF´s). Baseado na utilização de ferramentas com avançadas tecnologias, o NIF atua como um braço da Sefaz composto por três pilares: fiscalizações de cargas e de estabelecimentos e atendimento ao contribuinte. O projeto piloto que abarca todas funcionalidades está sendo implantado no posto fiscal de Xexéu. As obras da unidade já iniciaram e estão previstas para encerrar até dezembro de 2015.

“Os estados brasileiros precisam destravar suas fronteiras nas fiscalizações. Os NIF´s integram, em um mesmo ambiente, todos os níveis de inspeção, desde o trânsito de mercadorias até a vistoria de grandes empresas. Com relação às cargas, as empresas credenciadas e que estejam com as informações condizentes às notas eletrônicas, passarão apenas de 40 a 60 minutos paradas. Anteriormente esse tempo era de 8 a 9 horas”, detalha secretario da Fazenda Décio Padilha.

Com a instalação de câmeras com o software OCR (que transforma a imagem em texto/caracteres, através das placas), pesagem dinâmica (sensor que utiliza a vibração e o peso pra ver se a carga está condizente com as informações da nota) e uso da nota fiscal eletrônica para o confronto de informações, os caminhões serão avaliados e filtrados, sendo possível aplicar o modelo de fiscalização por exclusão. A alta tecnologia dará um tratamento diferenciado para as transportadoras classificadas como boas contribuintes e más contribuintes.

Tacaratu: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) é implantado na Aldeia Brejo dos Padres


A Prefeitura de Tacaratu, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, iniciou nesta segunda-feira (22) as atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI na Aldeia Brejo dos Padres, na zona rural do município.

O programa reconhece a criança e o adolescente como sujeitos de direitos, protegendo-os contra as diversas formas de exploração do trabalho precoce, contribuindo para o seu desenvolvimento integral. O oportuniza o acesso a alimentação, esporte, cultura, lazer e dignidade a 150 crianças e adolescentes indígenas, bem como oferece condições favoráveis de convivência e desenvolvimento sociocultural.

Fonte: Prefeitura Municipal de Tacaratu
Fotos: Divulgação

Nota de pesar do senador Humberto Costa

Escultura de Abelardo da Hora

Foi com tristeza que recebi a informação do falecimento hoje do artista plástico Abelardo da Hora. Abelardo, além de um artista sem igual, ele era acima de tudo um amigo, um homem que sempre soube transmitir alegria e sabedoria. Foi mestre de toda uma geração de artistas pernambucanos e um dos criadores do Movimento de Cultura Popular, que tinha como objetivo expandir a arte popular e desenvolver um trabalho de educação para jovens e adultos.

Abelardo era um multiartista e um dos maiores nomes da arte do País. As suas pinturas, cerâmicas, poesias e gravuras são a expressão da sua história de luta por um mundo melhor e mais justo. Ainda jovem, ingressou no Partido Comunista e manteve a sua coerência política por toda a vida.

Durante a Ditadura Militar, foi detido por mais de 70 vezes e sua contribuição política e artística pode ser vista em todo o Recife.

É dele Lei que obriga a existência de obras de arte em edificações com mais de 1500 m2 na cidade, o que garantiu a nossa cidade a oportunidade de difundir o trabalho de artistas e ser um centro de exposição de arte. A própria obra de Abelardo faz parte do cotidiano dos recifenses e dizem muito mais do que os nossos olhos à primeira vista veem: elas falam de uma vida de dedicação à arte e a sua defesa de uma sociedade mais igualitária.

Senador Humberto Costa

Petrolândia: ROCAM, com apoio da Patrulha do Bairro, debela ponto de tráfico no Bairro Nova Esperança

Foto: PMPE

Na manhã desta terça-feira (23), ROCAM da 4ª CIPM apreendeu no Bairro Nova Esperança, em Petrolândia, no Sertão pernambucano, a quantidade aproximada de 15g de cannabis sativa (maconha), pronta para consumo. De acordo com informações da PM, o ponto de tráfico foi debelado.

Participaram da ação a ROCAM (SGT Miranda SD Mércia e SD Marcos Antônio), com apoio da Patrulha do Bairro (SGT Esdras, CB Moacir e CB Edinéia).

Informações: 4ª CIPM

Nascente do Rio São Francisco secou, diz diretor de Parque Nacional da Serra da Canastra

'Nunca vi essa situação em toda a história', afirmou Luiz Arthur Castanheira. Bacia hidrográfica abrange 504 municípios.

O diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, Luiz Arthur Castanheira, disse em entrevista ao G1 na tarde desta terça-feira (23) que a nascente do Rio São Francisco, situada em São Roque de Minas, secou. Segundo Castanheira, essa nascente é a principal de toda a extensão do rio. Ainda de acordo com ele, o motivo é a estiagem. "Essa nascente é a original, a primeira do rio e é daqui que corre para toda a extensão. Ela é um símbolo do rio. Imagina isso secar? A situação chegou a esse ponto não foi da noite para o dia. Foi de forma gradativa, mas desse nível nunca vi em toda a história”, afirmou.

A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco abrange 639.219 km² de área de drenagem (7,5% do país) e vazão média de 2.850 m3/s (2% do total do país). O rio tem 2.700 km de extensão e nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, escoando no sentido sul-norte pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para este, chegando ao Oceano Atlântico através da divisa entre Alagoas e Sergipe. A Bacia tem sete unidades da federação – Bahia (48,2%), Minas Gerais (36,8%), Pernambuco (10,9%), Alagoas (2,2%), Sergipe (1,2%), Goiás (0,5%), e Distrito Federal (0,2%) – e 504 municípios (cerca de 9% do total de municípios do país).

A nascente que fica em São Roque de Minas, no Centro-Oeste do estado, não é determinante para o volume de água da bacia, mas de acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, serve como um ‘termômetro’ uma vez que o nível dos reservatórios da região é fundamental para o rio.

Estiagem
A estiagem deste ano ocorre em todo o país há vários meses, exceto na região Sul. No estado de Minas Gerais diversas regiões enfrentam o problema da seca, entre elas cidades do Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Centro-Oeste de Minas, que já chegaram a decretar estado de emergência pelo desabastecimento e até multar moradores que forem flagrados desperdiçando água.

Para se reaproximar do G-4, Náutico encara a Portuguesa; confira os demais jogos da Série B nesta terça-feira (23)


Para voltar a vencer e se reaproximar do G-4, o Náutico está em São Paulo, onde enfrenta nesta terça-feira, às 21h50, a Portuguesa. A partida, válida pela 25ª rodada da Série B, acontece no estádio Canindé. O Timbu é o nono colocado na competição com 34 pontos somados até agora. Já a Lusa, na zona de rebaixamento, é o 18º, com apenas 19 pontos.

Confira os demais jogos da Série B desta terça-feira que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla, no centro da cidade.

Clique no título e confira as notícias atualizadas
>Brasileirão Série A
>Brasileirão Série B
>Futebol Internacional
>Brasileirão Série C
>Futebol Nacional

Clique no escudo e confira as notícias do seu time preferido da Série A

Clique no escudo e confira as notícias do seu time preferido da Série B

Blog de Assis Ramalho
Fonte: Globoesporte.com

Petrolândia: Dr. Kléper Jean, Reumatologista, atende na Neurocordis nesta quinta-feira (25)




A Neurocordis de Petrolândia, localizada na Av. Pref. José Gomes de Avelar, em frente à Praça dos Três Poderes, informa que o médico reumatologista Dr. Kleper Jean vai atender nesta cidade nesta quinta-feira (25), no horário da manhã (08 às 12h00). Marque sua consulta pelo telefone (87) 9952-1623, com Edivânia.

A Reumatologia é a especialidade médica dedicada ao tratamento de doenças do sistema músculo-esquelético (articulações, músculos, tendões, ligamentos, bursas e ossos), síndromes dolorosas (destaque para a fibromialgia) e doenças inflamatórias crônicas atingindo músculos (miosites), artérias e veias (vasculites), articulações (artrites) e um grupo heterogêneo de doenças conhecido por Colagenoses, cujo carro chefe é o Lúpus Eritematoso Sistêmico.

O legado de Abelardo da Hora

"O Artilheiro", última obra de Aberlardo da Hora (Foto: NE10)

O artista plástico Abelardo da Hora, faleceu na manhã desta terça-feira (23) no Recife. Ele estava internado há quase um mês no Hospital Memorial São José com problemas respiratórios. Intercalando passagens pela UTI e um apartamento da unidade de saúde, Abelardo vinha reclamando que estava com muita dificuldade para respirar. Ele chegou a ter uma pequena melhora ontem, mas não resistiu a uma embolia pulmonar.

A escultura ‘O Artilheiro’, que tem cinco metros de altura e é feita em bronze polido foi um de suas últimas grandes obras. Foi inaugurada no dia do aniversário do artista, no último dia 31 de julho, em frente à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, onde Abelardo nasceu.

Abelardo Germano da Hora Escultor, desenhista, gravador e ceramista, nasceu em 1924, na Usina Tiuma, em São Lourenço da Mata, Pernambuco. Escultor, desenhista, gravador, ceramista e professor. Entre os alunos está o também artista plástico Francisco Brennand, entre outros.

Fez curso de Artes Decorativas no Colégio Industrial Prof. Agamenon Magalhães, Curso Livre de Escultura na Escola de Belas Artes de Pernambuco e Curso de Bacharelado em Direito na Faculdade de Direito de Olinda.