sábado, 1 de dezembro de 2018

Nota do Cimi sobre as agressões do Presidente eleito contra os Povos Originários do Brasil

São graves e preocupantes as ideológicas, anacrônicas e recorrentes declarações do presidente eleito sobre os povos originários do Brasil (Foto: http://www.museudeimagens.com.br/)

Bolsonaro insiste em equiparar os povos a animais em zoológicos, o que é, por si só, inaceitável. Ao fazer isso, o presidente eleito sinaliza que os povos podem ser caçados e expulsos por aqueles que têm interesse na exploração dos territórios indígenas e que pensam como ele.

O presidente eleito retoma o discurso integracionista, marca dos governos ditatoriais das décadas de 1960 a 1980. A ideologia do integracionismo deu margem para ações de agentes estatais e privados que resultaram no assassinato de ao menos 08 mil indígenas no período citado, como atesta o Relatório da Comissão Nacional da Verdade.

Ao afirmar que as demarcações de terras indígenas no Brasil teriam origem em pressões externas, o presidente eleito falta com a verdade. O fato é que a Constituição Brasileira de 1988, que em seu Artigo 231 reconhece a legitimidade e o direito dos povos indígenas à sua organização social, aos seus usos, costumes, crenças, tradições e às suas terras originárias; é a mesma Lei Maior de nosso país que obriga o Estado brasileiro a promover a demarcação, a proteção e fazer respeitar todos os seus bens nelas existentes.

Além disso, o presidente eleito tem a obrigação de saber, também, que o direito dos povos às suas terras é reconhecido oficialmente desde o Alvará Régio de 1º de abril de 1680, ainda durante o Período Imperial, bem como, desde 1934, em todas as Constituições brasileiras.

Hemope comemora 41 anos com homenagem aos doadores

 Foto: Reprodução Facebook de Cristiano Lucas, doador de sangue

Com o mote “Doador: nossa gratidão, sempre”, a Fundação Hemope deu início no último 20 de novembro, às comemorações da Semana Nacional do Doador de Sangue. O evento contou com a participação dos doadores de sangue e plaquetas por aférese que completaram 25, 50 e 75 doações, sendo contemplados com certificados de reconhecimento. Ao todo, foram 32 doadores homenageados. A semana também se refere com o período em que a instituição está completando no domingo, 25, seus 41 anos de atividades. O evento aconteceu no Auditório Luiz Gonzaga dos Santos, localizado no Hemocentro Recife.

A solenidade foi prestigiada pela presidente do Hemope, Yêda Maia, o fundador da Instituição, Luiz Gonzaga dos Santos, responsável pela criação do sistema nacional do sangue. A homenagem contou ainda com a representante do Secretário Estadual de Saúde e do Governo do Estado, Alessandra Cabral, pelas diretoras de articulação Luciana Pires, de hemoterapia Anna Fausta Cavalcante além da gerente do Hemocentro Recife, Lésbia Spindola, e da supervisora de captação de doadores Josinete Gomes, além dos gestores, diretores, assessores e demais servidores.

BNB financia energia solar para residências


O Banco do Nordeste ampliou a linha de crédito do FNE Sol e agora pessoas físicas vão poder financiar projetos de energia solar com fins residenciais, incluindo moradores de condomínios. O produto já era destinado a empresas de todos os portes e setores, produtores e empresas rurais, cooperativas e associações, instalados na área de atuação do Banco do Nordeste.

A expansão da linha foi autorizada pela Portaria Interministerial 461, de 12/11/18, publicada ontem no Diário Oficial da União.

Clientes BNB poderão financiar até 100% do investimento, com limite de até R$ 100 mil, prazo de pagamento com limite de oito anos e carência de até seis meses. Para valores até R$ 50 mil, a garantia necessária será aval somado à alienação dos equipamentos; acima deste valor, será garantia real mais alienação dos equipamentos.

A linha de crédito utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), funding operado exclusivamente pelo BNB.

Perda auditiva por exposição a ruído é um dos maiores riscos no trabalho

Perigo de surdez no ambiente ocupacional afeta principalmente quem atua em indústrias; medidas de prevenção ajudam a evitar o problema (Foto: Reprodução Internet)

Lembrado sempre pelo incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mês de novembro também é marcado pela prevenção e o combate à surdez. A perda auditiva por exposição ao ruído é um dos mais frequentes riscos ocupacionais. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar esse problema no ambiente de trabalho.

A perda é lenta e geralmente não leva à surdez total, mas ocorre uma redução significativa e irreversível da capacidade auditiva. As fontes mais frequentes de ruído nos ambientes de trabalho são as máquinas. As indústrias, portanto, são ambientes potencialmente perigosos, em especial a da construção, a metalmecânica e a da madeira (veja abaixo quadro das 12 principais ocupações com casos de perda auditiva).

Bolsonaro critica multas do Ibama: 'Essa festa vai acabar'

"Não haverá mais aquela briga do Ministério da Agricultura e o Meio Ambiente. Eu quero defender, sou defensor do meio ambiente, mas não dessa forma xiita como acontece, não", disse.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou neste sábado (1º) que é defensor do meio ambiente, mas não vai mais admitir o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) "sair multando a torto e a direito".

Ele deu a declaração a jornalistas, após participar de solenidade de formatura de cadetes aspirantes a oficial do Exército na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), na cidade de Resende, no Rio de Janeiro.

Após o evento, Bolsonaro foi questionado sobre nome para o Ministério do Meio Ambiente. Ele afirmou que todos os nomes em análise "são bons" e que ainda não escolheu.

Ainda sobre o assunto, ele disse que não haverá mais brigas entre os Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente e que não vai mais admitir o Ibama "sair multando a torto e a direito".

"Não haverá mais aquela briga do Ministério da Agricultura e o Meio Ambiente. Eu quero defender, sou defensor do meio ambiente, mas não dessa forma xiita como acontece, não", disse.

"Não vou mais admitir o Ibama sair multando a torto e a direito por aí, bem como o ICMbio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade]. Essa festa vai acabar", concluiu.

Petrolândia: Agenda de shows da Banda Delação Premiada em dezembro


Blog de Assis Ramalho
Por: Eduardo Alcântara

Executiva Estadual do PSB avalia atuação do partido em 2018 e traça planejamento para próximo ano

A importância da formação política dos militantes socialistas foi colocada como prioridade para a legenda (Fotos: Divulgação/PSB)

A Executiva estadual do Partido Socialista Brasileiro reuniu, na noite de quinta-feira (29), no Recife Praia Hotel, seus membros para avaliar o desempenho da legenda em 2018 e fazer um planejamento de atividades para o próximo ano. A importância de encontros permanentes entre a militância somada à formação política dos socialistas foi um dos temas abordados durante o encontro.

Além da avaliação do resultado das eleições para o PSB de Pernambuco, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, destacou as atividades partidárias realizadas durante o ano de 2018. Os encontros do Prosa Política, que abordaram temas diversos, como o espaço da negritude na política e os avanços e desafios para as mulheres nas gestões socialistas, foram destacados. Os cursos realizados na área de militância digital e outro voltado para os vereadores do PSB de Pernambuco também foram enfatizados.

Jatobá: I Copa Nota 10 de Futsal acontece neste domingo (02), em Itaparica

Evento vai acontecer na quadra da Escola Estadual Rural Manoel Gomes de Sá, em Itaparica (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

Vai acontecer neste domingo, 2 de dezembro, na Quadra da Escola Rural, no bairro de Itaparica, em Jatobá-PE, a  1ª Copa Nota 10 de Futsal, nas categorias sub-10 e sub-12. O evento começa às 7h30 da manhã.

Confirmaram participação as equipes de AABB e Esporte Mais, de Paulo Afonso0BA, Bom de Bola, de Jatobá-PE, Camisa 2, de Barragem Leste/Delmiro Gouveia-AL, e FutShow, de Caraibeiras/Tacaratu-PE.

A  1ª Copa Nota 10 de Futsal tem apoio de Horácio "O Rei da Tilápia", Eliane da Padaria Stillus, vereador Eduardo Júnior, Pão & Cia, Net Mania, Ronaldo Bezerra, Toinho de Valu e Júnior Dantas.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Ivaldo Jr.

Hidroponia: um cultivo cada vez mais presente


Por Júlio Mesquita, supervisor de hortaliças do IPA

O termo hidroponia foi mencionado pela primeira vez na década de 30, pelo Dr. William Frederick Gericke, pesquisador da Universidade da Califórnia. A palavra hidroponia tem origem em dois radicais provenientes do grego ”hydor”, que significa água, e “ponos”, que significa trabalho. Assim sendo, hidroponia é uma técnica de cultivo diferenciada, onde o solo é substituído por uma solução nutritiva composta por água mais a adição de macro e micronutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento das plantas.

Entre os diversos sistemas utilizados para produção de hortaliças hidropônicas podemos destacar o sistema NFT (nutrient film technique) ou sistema fechado, onde a solução nutritiva é pressurizada e circula pelos canais ou perfis de cultivo, onde molham as raízes das plantas levando água e nutrientes retornando o excedente de solução nutritiva para caixa d’água. É bastante utilizado para hortaliças folhosas merecendo destaque as alfaces, mas também pode ser cultivadas diversas outras hortaliças.

Fifa aprova escolha de Madri para final da Libertadores


Jogo entre times argentinos foi adiado após conflitos entre torcedores (Reprodução Internet)

A Fifa aprovou a decisão de se disputar em Madri a final da Copa Libertadores, entre as equipes argentinas River Plate e Boca Juniors. A afirmação foi feita pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, em entrevista coletiva na Cúpula do G20, da qual participa como convidado.

“Foi um momento muito triste”, disse Infantino sobre a suspensão do jogo de volta, que seria disputada no Estádio Monumental de Nuñez, na semana passada. O jogo de ida foi na Bombonera e terminou empatado em 2 a 2.

“Não é uma guerra; gera muita emoção, mas não deixa de ser um jogo”, acrescentou o presidente da Fifa, que está na Argentina desde o adiamento da partida.

Não recebi o 13º salário. O que fazer?

Saiba o que fazer para receber a gratificação natalina e onde recorrer.

Por José Luiz Neto*

O não pagamento desse benefício obrigatório pode se transformar em problema na justiça para o empregador ou o gestor público. O décimo terceiro salário é uma espécie de gratificação que o trabalhador recebe no final do ano. O valor é calculado de acordo com os ganhos mensais O pagamento é feito em duas parcelas, sendo a primeira até o dia 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.

Caso o pagamento do décimo terceiro não aconteça, o trabalhador pode entrar na justiça. Trabalhadores do setor privado, funcionários públicos, empregados domésticos, temporários possuem direito de receber décimo terceiro salário. As empresas que não cumprem com essa lei trabalhista podem ser multadas.

O que fazer se não recebi décimo terceiro salário até agora? O trabalhador deve tentar encontrar uma solução para o problema através do diálogo ou acordo antes de acionar a justiça.

Petrolândia: Nágylla Ferreira (Banda Mulher Sertaneja) e Walisson Branco (ex-Noda de Caju), são atrações de hoje (01) no Maria Fumaça


Tem sequência neste sábado (1º) no Maria Fumaça a melhor agenda do fim de semana em Petrolândia.

A primeira grande atração da noite fica por conta da cantora Nágylla Ferreira (Banda Mulher Sertaneja). Nágyla se apresenta a partir das 20h00.  Logo mais, a partir das 23h00, a agitação ficará por conta do renomado cantor  Walisson Branco - Ex Noda de Caju.

Veja abaixo o recado dos cantores Walisson Branco e Nágylla Ferreira



Maria Fumaça, além das melhores atrações, tem ainda a mais gostosa gastronomia regional da cidade. Contato: 87 3851-0376. Acompanhe o Instagram @mariafumaca.oficial

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Bar e Restaurante Maria Fumaça

Itaíba: Prefeita Regina intensifica obras fechando segundo ano de governo


Faltando pouco mais de 30 dias para o final de 2018, quando completa dois anos à frente da administração da prefeitura de Itaíba, a prefeita Regina Cunha (PTB) intensificou várias obras e ações em todo o município e esteve em Brasília em busca de novos recursos. Uma das mais importantes é o projeto de saneamento básico, abandonado pela gestão passada.

Nas últimas semanas, a Secretaria de Infraestrutura retomou as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada à margem da PE 300, há cerca de 1 Km da cidade. Trata-se de um investimento de R$ 8 milhões que vai garantir mais qualidade de vida para os itaibenses, revela o secretário de Finanças, Wherbson Alves.

Petrolândia: Bingo Festivo dos Amigos será realizado neste sábado (1º), na Praça da Quadra 13



Com apresentação de Nilson Locutor será realizado neste sábado (na Praça da Quadra 13), um grande bingo festivo. O evento acontecerá em frente ao Bar do Cabeludo. Logo após, haverá música ao vivo com apresentações de Ciel Vaqueiro, O Pratiado, Danilo Camargo, Jamison Sandes e Detinho do Acordeon.

Não perca!  Veja abaixo o chamado de Nilson Locutor



Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação/Organizadores do evento

Veja o que ainda está em jogo na última rodada do Brasileirão 2018; em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade.

Em Petrolândia o torcedor assiste as emoções da última rodada do Brasileirão/2018 no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

A 38ª rodada do Brasileirão 2018 começa neste sábado (01), com dois jogos antecipados; as partidas da última rodada são sempre disputadas no mesmo dia e horário. Com o campeão já definido – o Palmeiras levantou a taça, após vencer o Vasco no RJ –, confira o que ainda está em disputa na maior competição nacional de futebol.

Se o campeão do Brasileirão 2018 já foi definido, a briga nos outros setores da tabela esquentou de vez nessa última rodada. Confira abaixo

Libertadores
Duelo de tricolores pela quarta vaga na Libertadores 2019, que dá acesso direto à fase de grupos; Grêmio e São Paulo estão empatados na classificação, respectivamente, em 4º e 5º lugares, os gaúchos levam vantagem no número de vitórias: 17 contra 16.

As duas equipes tem duelos difíceis na última rodada. O Imortal Tricolor recebe o Corinthians em casa, e o Tricolor Paulista vai à Chapecó, enfrentar a Chapecoense.

Tecnologia inovadora permite a Compesa realizar obra sem suspender abastecimento de água

Interligação de  rede  foi realizada em Piedade com o sistema de abastecimento em operação

Em busca de melhorar, cada vez mais, a prestação dos seus serviços, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) utilizou um método inovador para realizar interligação de redes de abastecimento com o sistema em funcionamento, ou seja, sem necessitar interromper o fornecimento de água para a população. A experiência com o método de interligação por trepanação ou “furo em carga” é inédita em Pernambuco e ocorreu no último sábado (24), no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, para conectar uma nova tubulação a uma adutora de ferro de grande porte, com 600 milímetros de diâmetro. Graças a utilização desse método, durante o período da intervenção, não houve necessidade de suspender o abastecimento para os bairros de Candeias, Piedade, Barra de Jangada, Cajueiro Seco e Prazeres, em Jaboatão, e também Ponte dos Carvalhos e Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, todos atendidos por essa rede de abastecimento.

O serviço de interligação das redes foi realizado na Rua José Brás Moscou, com o objetivo de estabelecer o abastecimento de água para um novo empreendimento residencial construído no bairro de Piedade. Os técnicos da companhia e do empreendimento realizaram um trabalho em conjunto, que durou cerca de seis horas para ser concluído. “Foi uma experiência muito bem-sucedida. Essa metodologia permite fazer furos circulares na tubulação para interligar uma nova rede, sem precisar esvaziar os tubos e provocar o desabastecimento da população, porque o serviço é realizado com a rede em carga e por isso não teve nenhum reflexo no atendimento à população”, informa o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Robson Santos.

Petrolândia: Câmara Municipal solicita ao governador Paulo Câmara intervenção junto à EPTI em prol do Terminal Rodoviário da cidade

Terminal Rodoviário  de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho/BlogAR)

A Câmara Municipal de Vereadores, em Sessão Ordinária realizada na noite da última quarta-feira (28), apreciou Indicação do Corpo Deliberativo da Casa, dirigida ao governador Paulo Câmara. O documento pede a intervenção do Governador junto à Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal-EPTI, para a tomada de providências para revitalização do Terminal Rodoviário de Petrolândia, ora em situação de abandono, segundo os vereadores, na iminência de fechar as portas aos moradores do Município. Veja abaixo a Indicação, na íntegra.

Indicação nº 095/2018

Os vereadores desta Casa Legislativa, abaixo subscritos, indicam à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja solicitado ao Exmº Sr. Paulo Câmara, M.D Governador do estado de Pernambuco, intervenção junto à EPTI- Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, no sentido de dirimir os entraves inerentes ao Terminal Rodoviário desta cidade, que ora encontra-se em situação de abandono, com a iminência de fechar suas portas aos moradores do Município.

Justificativa
O pleito em tela, reflete o apelo dos cidadãos petrolandenses, que na condição de usuários, sentem-se prejudicados com a atual e lamentável situação do Terminal Rodoviário desta cidade.

Ocorre que, com a falta de recursos para viabilizar sua administração, a localidade em tela, encontra-se praticamente ao abandono, sem funcionários para limpeza, e com horário reduzido de funcionamento, razão pela qual, os cidadãos que necessitam viajar após as 21:00 horas, tendem a esperar o ônibus na parte de fora do local, posto que, esta já se encontra com as portas fechadas.

Urge salientar, que tal realidade, vem causando insegurança aos munícipes, pois além do local não conter uma iluminação condizente, é também um espaço aberto, que não oferece nenhum tipo de segurança aos seus usuários.

Sabe-se ainda, que a EPTI, já sinalizou a possibilidade de não mais manter o local funcionando sob sua responsabilidade, o que, indubitavelmente traria sérias consequências para nossa cidade, razão pela qual, justificamos a urgência e necessidade de medidas cabíveis à resolução do quadro ora apontado.

Desta forma, ora elencados os motivos pertinentes à referida solicitação, submetemos a presente proposição à apreciação e inconteste aprovação dos Nobres Pares.

Sala das Sessões, em 28 de Novembro de 2018.

Corpo Deliberativo:
Delano Santos de Souza - Presidente
Erinaldo Alencar Fernandes - Vice Presidente / Vereador PSB
Joilton Pereira da Silva - Vereador PTB
Antônio Pereira de Barros - Vereador SD
Eudes José da Silva Fonseca - Vereador PV
Enilson Luiz da Silva - Vereador PSDC
Evaldo José do Nascimento Araújo - Vereador PSD
José Luiz dos Santos - Vereador PTB
Jorge Lino Viana - Vereador PSL
Lourival Joaquim de Lima - Vereador PC do B
Silvio Rogério da Silva- Vereador SD

Veja abaixo notícias relacionadas a reunião Ordinária da quarta-feira (28), em matéria postada no Blog de Assis Ramalho

Ameaça de retirada de direitos faz com que cerca de 80 mil canavieiros paralisem suas atividades



Os canavieiros e canavieiras de Pernambuco decidiram, no início da noite de quinta-feira (29), após 13 rodadas de negociação da 39ª Campanha Salarial da Categoria, decretar greve geral. O encaminhamento ocorreu porque os patrões propuseram a retirada de direitos conquistados com muita luta pelos trabalhadores, a exemplo das horas in itinere (tempo gasto pelo empregado, em transporte fornecido pelo empregador, de ida e volta até o local de trabalho), e informaram que qualquer outro avanço na pauta só ocorreria se houvesse a renúncia a esse direito.

A paralisação, que deve mobilizar cerca de 80 mil canavieiros/as do estado, acontece depois de os trabalhadores e trabalhadoras terem apresentado várias propostas de acordo aos empresários, que foram irredutíveis. “A greve foi deflagrada porque eles querem acabar com conquistas históricas de nossa categoria. A superação dos desafios existentes no Brasil precisa ocorrer de forma coletiva, e não punindo os homens e mulheres que contribuem, com a força do seu trabalho, para o desenvolvimento desse país”, afirmou o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Estado de Pernambuco (FETAEPE), Gilvan José Antunis.

Petrolândia: Conselho Municipal da Mulher entrega certificado "Comércio Amigo das Mulheres" e homenageia Mulheres Vitoriosas






Mulheres Vitoriosas 2018






Na noite de quinta-feira (29/11), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) realizou na Câmara Municipal de Petrolândia uma cerimônia para entrega dos certificados de "Comércio Amigo da Mulher", como homenagem e agradecimento às empresárias e empresários da cidade que aderiram à Campanha do Outubro Rosa.

Como ação na prevenção do Câncer de Mama, o Conselho realizou a Semana de Ativismo contra o Câncer de Mama, convocando todo o comércio a usar rosa nas fachadas de suas lojas, na ambientação dos espaços internos, nas roupas de suas e seus atendentes. Os laços, símbolo da luta contra o câncer de mama, também foram evidenciados. Quanto ao poder público, a prefeita Janielma Souza recebeu o certificado de "Prefeitura Amiga da Mulher" por deixar a fonte luminosa da Praça de Alimentação com a cor simbólica da campanha.

Estiveram presentes representantes do comércio local e convidados, além as conselheiras municipais da CMDM, representado pela presidente  Anna Tereza Cavalcanti, a vice-presidente Jussara Araújo, a representante do Conselho Estadual dos Direitos de Mulher (CEDIM), Fátima Belém, representando as mulheres protagonistas do documentário Zélia Silva, Gilmara (filha de Socorro Dias), Natália, Eliene Balbino. Presente também Avelino Ferreira, filho da saudosa Mônica Danyelle. O Cerimonial do evento foi conduzido por Maria Helena.

O evento também serviu para prestar homenagem às mulheres que lutaram e venceram o câncer de mama. Todas contaram sua história por meio de um documentário (vídeos abaixo).

Compuseram a Mesa de Honra: prefeita Janielma Souza; presidente do CMDM, Anna Tereza  Simões, e vice-presidente Jussara Araújo; Representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Fátima Belém; Representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, Jaqueline Araújo Santos. Também integrantes da Mesa os participantes do documentário: Zélia Silva, Socorro Dias, Raquel Aragão, Heliene Balbino, além de Avelino Ferreira.

Também prestigiaram o evento dona Socorro Simões (representante do Lions Clube de Petrolândia, Débora Julião, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, Fabiane Kelly , representante do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolândia-Sinsemp, Selma Antônia da Conceição e Maria Aurete de Melo Silva, representantes dos Índios Pankararu, Zélia Maria da Silva, representante da AMARTE), Sandra Gomes Belém, representante da Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia-Café com Arte e Neide Sandes (Sandes Modas), representante do comércio/CDL.

Antes da entrega dos certificados foi apresentado o documentário "Mulheres Vitoriosas",  com histórias emocionantes de quem lutou e venceu o câncer. O jovem Avelino Ferreira narrou o drama vivido por sua mãe, até os últimos dias, na luta contra o câncer. 

Em seguida, foram entregues o Certificado 'Comércio Amigo das Mulheres' aos representantes dos estabelecimentos. Veja relação abaixo.

1. Magazine Paulinely
2. Sandes Modas
3. Francomol
4. Eletroléo
5. Posto Rical
6. Livraria KRD
7. DBrum Modas
8. Dzarmy
9. Minas Calçados
10- BR Mania
11- Baby Chic
12- Lar e Cia
13- Sistema Quartz
14- CFEPP
15- Loja Três Irmãos
16- Zuzu Modas
17- Armarinho Tabira
18- Associação Café com Arte
19-Stylus Variedades
20- Korpus Confecções
21- Outlet Bruri
22- Moura Lab
23- Panificadora Veneza
24- Comercial Vieira
25- Ofício Celular
26- Lourdinha Modas
27- O Boticário
28- Tetê Hering
29- Donna K
30- Bekas
31- Trupé Calçados
32- Lojão Top 10/Top 40
33- Lojão São Paulo
34- Real Utilidades
35- Hotlandia
36- Velmonte Café
37- Maria´s (Arezzo)
39- Socorro Modas
40- Ponto Paulista
41- Boutique Sanfrancisco
42- Carmem Confecções
43- Boutique Status
44- Farmácia Dehon
45- Balão Mágico
46- Realce
47- Salão Stylus
48- Esporte Total
49- Alternativa
50- A Santana Confecções
51- Studio Cristiano Soto
52- Loja Pingo de Gente
53- Loja Linda Chika
54- Loja Renascer Jeans
55- Mandala
56- Sara Baby
57- Kadoshy Baby
58- Ótica Visão
59- Jade Confecções
60- Lojão Modelo 10
61- Central de Adubos
62- Comercial Rocha

Fotos>CMD realiza solenidade de entrega dos certificados "Comércio Amigo das Mulheres na Câmara dos Vereadores

Documentário de quem venceu a luta contra o câncer de mama






Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR

Chuvas retiram município de Lagoa do Ouro, no Sertão, do rodízio de abastecimento de água



As chuvas registradas, nos últimos dias, no município de Lagoa do Ouro, no Agreste Meridional, permitiram retirar a população da cidade do rodízio de abastecimento de água. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já está ofertando água todos os dias para os 12 mil moradores da cidade. A melhoria na distribuição de água foi possível graças ao volume de chuva que caiu na região, permitindo que a Barragem de Riacho da Palha, única fonte hídrica de Lagoa do Ouro, atingisse a sua capacidade máxima de acumulação, que é de 25 mil metros cúbicos de água.

Aprovado projeto de Armando que amplia empregos no exterior


Os brasileiros transferidos por empresas brasileiras para o exterior receberão um adicional de 25% e terão seus contratos de trabalho regidos pela legislação do país onde irão atuar. A medida, estabelecida em projeto de lei do senador Armando Monteiro (PTB-PE) aprovado na última quarta (28) na Comissão de Relações Exteriores, dará segurança jurídica às transferências e reduzirá os custos das empresas, ampliando para os brasileiros os postos de trabalho lá fora.

O projeto de lei, que seguirá à votação da Comissão de Assuntos Sociais e de lá direto ao exame da Câmara dos Deputados, modifica legislação de 1982. Segundo Armando, a lei em vigor que regulamenta a transferência de brasileiros ao exterior (expatriação) encarece o procedimento, ao estabelecer dupla incidência de encargos trabalhistas, previdenciários e tributários, sobre a folha do contrato de trabalho no Brasil e no contrato firmado no exterior.

Projeto de Danilo Cabral propõe que estudantes de medicina paguem dívidas do Fies com prestação de serviços públicos

O presidente da Comissão de Educação, Danilo Cabral, acredita que será um incentivo para o programa Mais Médicos (Foto: Chico Ferreira)

O projeto de Lei nº 11.061/2018, protocolado pelo presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Danilo Cabral (PSB/PE), procura beneficiar tanto a educação quando a saúde pública do país. O parlamentar solicita alteração nos artigos da Lei nº 10.260/01 para a inclusão dos médicos integrantes do Programa Mais Médicos no rol de beneficiários do abatimento de parte do saldo devedor do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir da prestação de serviços na rede pública.

A proposta busca proporcionar que o aluno de medicina que utilize o Fies possa pagar parte de dívida por meio da prestação de serviços públicos. No caso dos estudantes de medicina, o valor é abatido nos serviços de Saúde na Família, feito pelos profissionais do Programa Mais Médicos. Atualmente, os novos contratos do financiamento não permitem o desconto por tais atividades.

Petrolândia: Recursos para construção da indústria de beneficiamento do pescado do município é liberado para a CAAP


A Prefeita Jane Souza foi informada pela Diretoria do Prorural que os recursos do Governo do Estado de Pernambuco e do Banco Mundial foram creditados nessa sexta-feira (30) na conta da Cooperativa Agro-Aquícola de Petrolândia-CAAP.

Os recursos são destinados à construção de uma unidade de beneficiamento de pescado no município de Petrolândia, que poderá centralizar a produção da região.

"Com os recursos em caixa, o próximo passo, agora, é licitação", comemora a Prefeita Jane Souza.


Notícia relacionada (clique para ler)

Blog de Assis Ramalho

Ex-presidente dos EUA George H.W. Bush morre aos 94 anos


Morreu aos 94 anos o ex-presidente George H. W. Bush.

"Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu", disse Bush no comunicado.

Não há ainda informações sobre o funeral do ex-presidente.

O 41º presidente dos EUA ocupou a Casa Branca entre 1989 e 1993. Republicano, Bush se destacou por ter decidido pela intervenção das forças norte-americanas no Iraque na guerra do Golfo, depois que as forças de Saddam Hussein invadiram o Kuwait.

Antes de ocupar a presidência, ele foi vice-presidente durante os oito anos da administração Reagan, diretor da CIA e congressista.

Infância e juventude

Lúcio Beltrão deve ser eleito presidente do CREF12/PE

Nome de Lúcio deve ser conclamado em dezembro por todos os conselheiros do CREF na primeira reunião do Plenário, após a posse dos Membros Conselheiros, para mandato de 03 (três) anos (Foto: Divulgação)

O profissional de educação física e advogado Lúcio Beltrão, eleito recentemente Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Educação Física da 12ª região/Pernambuco (CREF12/PE), segue nas articulações para assumir consensualmente a presidência da autarquia federal.

Lúcio Beltrão foi um dos líderes da oposição que obteve quase 70% dos votos nas eleições no CREF12/PE e que levou o maior número de profissionais de educação física às urnas do estado. A campanha da chapa prometeu renovar o CREF12, com novas práticas, novas ideias e novas pessoas. Exatamente por isso a chapa vencedora deve comandar a renovação prometida na campanha. Na democracia as urnas ditam os rumos. Não haveria lógica a chapa que representa o sonho e a esperança dos profissionais de educação física não presidir o conselho.

Não se pode matar idoso, diz Bolsonaro sobre reforma


O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou ontem, durante visita a um centro católico no interior de São Paulo, que a reforma da Previdência proposta pelo governo de Michel Temer é prejudicial aos trabalhadores.

"Essa que está aí não está sendo justa no meu entender. Não podemos querer salvar o Brasil matando idoso", disse à imprensa.

Conta de luz terá bandeira verde em dezembro


A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, ou seja, sem custo extra para os consumidores de energia elétrica. Desde maio deste ano, a bandeira estava nos patamares amarelo ou vermelho.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apesar de os reservatórios ainda apresentarem níveis reduzidos, a expectativa é a de que a estação chuvosa continue aumentando o nível de produção de energia pelas hidrelétricas e a recuperação do fator de risco hidrológico (GSF), fatores que impulsionam a queda no Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira tarifária a ser acionada.