25 abril 2025

Médico e PM do Ceará é preso suspeito de praticar homicídio e ocultar cadáver em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco

Delegacia de Salgueiro — Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Por g1 Petrolina

Um médico e policial militar do Ceará, de 46 anos, foi preso em flagrante em Salgueiro, no Sertão pernambucano. De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, ele é suspeito de cometer os crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver, em 24 de julho do ano passado na cidade de Salgueiro.

A prisão ocorreu na última quarta-feira (23) em Salgueiro, quando o Grupo de Operações Especiais (GOE) deu cumprimento mandados de prisão, e busca e apreensão. Durante a ação foi localizada uma arma de fogo de grosso calibre sem registro, resultando em sua autuação em flagrante delito. Após a audiência de custódia, o flagrante foi convertido em um novo mandado de prisão.

Conforme a Polícia Militar do Ceará, o policial estava de licença médica há vários meses. Ele será transferido para um presídio militar do Ceará.

O médico atuava em instituições de Salgueiro, como o Hospital Regional Inácio de Sá. Ao g1, a diretoria da unidade informou que o profissional será afastado das atividades, até que tudo seja esclarecido perante a justiça.


Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques anuncia nova UBS e comemora avanços na Educação do Município



O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), anunciou nesta semana mais uma grande conquista para a área da saúde do município: a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), que beneficiará diretamente os moradores da Quadra 11.

A nova unidade será implantada ao lado da Escola Técnica CEAPE – Petrolândia e da escola ERAFAF, em uma área que já passou por serviços de limpeza e terraplanagem. A empresa responsável pela obra já está no local, montando o canteiro de obras para dar início aos trabalhos.

Com um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, a nova UBS promete ampliar o acesso a atendimentos médicos, reforçando a atenção básica na região. Para o prefeito Fabiano Marques, a obra é um passo importante para garantir mais qualidade de vida à população.



“Estamos cuidando da saúde com responsabilidade e compromisso. A nova UBS da Quadra 11 vai facilitar o atendimento à nossa gente, com mais estrutura, conforto e dignidade. É mais uma prova de que estamos trabalhando com seriedade por uma Petrolândia melhor para todos”, afirmou o gestor

Avanço na Educação: Além das boas notícias na saúde, o prefeito também celebrou os excelentes resultados do SAEPE/2024. Os dados revelam um avanço significativo no desempenho dos estudantes do município, que apresentaram crescimento em Língua Portuguesa e Matemática do 2º ao 9º ano.

Os números refletem o investimento contínuo da gestão na educação pública e o empenho de toda a rede de ensino.

“Quero parabenizar nossos estudantes, professores, gestores e toda a comunidade escolar. Esse salto na aprendizagem mostra que vale a pena investir em educação. Aqui, ela é prioridade – e o futuro, promissor”, declarou Fabiano Marques.

Com obras estruturantes e resultados concretos nas áreas essenciais, a gestão de Fabiano segue fortalecendo as bases para o desenvolvimento de Petrolândia.

Folha das Cidades

Peixe gigante encontrado na Bahia pode afetar a sobrevivência de outros animais do Rio São Francisco

Peixe gigante foi pescado no Rio São Francisco — Foto: Redes sociais

Por Alan Oliveira, g1 BA e TV Sudoeste

O peixe gigante encontrado nos últimos dias no Rio São Francisco, no município de Malhada na Bahia, pode provocar risco à existência de outros animais da região. É o que explica o professor de Ecologia e Biodiversidade da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Francisco Kelmo.

Natural da Amazônia, o pirarucu é carnívoro e tem comportamento agressivo, o que gera desvantagem entre as espécies. Segundo o especialista, as principais presas são outros peixes, crustáceos e pequenos animais aquáticos.

Ainda se sabe como o pirarucu com mais de dois metros de comprimento chegou ao estado, mas Francisco Kelmo ressaltou que o peixe costuma ser criado fora do habitat natural, e que pode ter escapado de um desses criadouros.

"Em período de cheia, pode haver rompimento destes criadouros ou tanques, permitindo a fuga dos peixes, que passam a viver livremente nas águas do rio, readaptando-se à vida livre", explicou.

O professor defende a criação do pirarucu como uma forma de conservação da espécie, que é ameaçada pela sobre pesca e pela destruição ambiental. No entanto, destaca a necessidade de seguir o processo legal, que inclui o licenciamento ambiental, além de criar formas de evitar fugas.

"A criação de pirarucu em cativeiro é uma atividade que vem crescendo nos últimos anos, especialmente na região amazônica, mas também ocorre em outras regiões do país. Contudo, é necessária implantação de sistema para evitar a fuga dos animais e monitoramento contínuo destas criações. Eles precisam contratar consultoria especializada, pois as técnicas diferem para cada espécies/local/tipo de criadouro", detalhou.

Conforme pontuou o especialista, o pirarucu encontrado na Bahia, em específico, é considerado médio em relação ao tamanho que normalmente é observado na espécie, chegando a atingir 3 metros de comprimento e 200 quilos.

Confira curiosidades sobre o pirarucu: