quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Pernambuco receberá mais 400 mil doses da vacina contra a Covid-19


O governador Paulo Câmara e o secretário estadual de Saúde, André Longo, participaram, na tarde desta quarta-feira (17.02), de reunião virtual com os demais gestores estaduais do País e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que sinalizou com a entrega de novas doses de vacina aos Estados na próxima semana. O Ministério da Saúde deverá repassar dois milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz, importadas da Índia, e 8,2 milhões do imunizante CoronaVac/Butantan, produzidos no Brasil. A expectativa é que Pernambuco receba pelo menos mais 400 mil doses – sendo 320 mil da CoronaVac e 80 mil da Astrazeneca. Segundo afirmou Pazuello, a expectativa é de distribuir, entre o final de fevereiro e o mês de julho, mais de 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aos Estados.

“É importante que as vacinas cheguem o mais breve possível, para que possamos concluir o processo de imunização dos grupos prioritários e avançar para outros grupos e faixas etárias. O nosso sistema de saúde já tem uma logística pronta e eficiente, montada para distribuir as vacinas para todas as regiões de forma rápida, a partir do momento da chegada dos lotes ao Estado”, afirmou Paulo Câmara. Até o momento, Pernambuco recebeu mais de 511 mil doses, sendo 427.560 unidades da vacina da Coronavac/Butantan, para aplicação das duas doses, e 84 mil da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira dose.

O secretário de Saúde André Longo afirmou, durante coletiva de imprensa online após a reunião com Pazuello, que o comitê técnico e a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) deverão se reunir o mais rápido possível para pactuar as questões técnicas e deixar o todo o esquema pronto para iniciar o processo de distribuição das vacinas assim que a nova remessa chegar ao Estado. “Aqui em Pernambuco, temos o compromisso de imunizar com agilidade os grupos prioritários, especialmente os idosos e os trabalhadores de saúde. Aguardamos esse novo quantitativo para ampliar a vacinação e proteger os mais vulneráveis e expostos ao vírus”, ressaltou.

CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO – Na análise de mais uma semana epidemiológica (SE), André Longo pontuou que Pernambuco continua em tendência de estabilidade, mas com viés de alta e indicadores ainda em patamares elevados. Em relação aos dados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), foram registrados 732 casos na SE 06, o que representa 21 notificações a mais que a SE 05, e 37 casos a mais que a SE 04. Nas solicitações de leitos de UTI, a SES registrou um aumento de 20% nos pedidos entre as semanas 06 e 05. Já em relação aos leitos de enfermaria, o crescimento no número de solicitações por vagas foi de 14,3% no mesmo período.

BALANÇO DE CARNAVAL – Durante a coletiva online desta quarta-feira (17.02), o secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, informou que a Operação de Emergência Sanitária Carnaval 2021, integrada pelas forças de segurança em Pernambuco, realizou 5.323 fiscalizações desde que foi desencadeada, na última sexta-feira (12.02). Por desobedecerem ou resistirem às orientações de agentes públicos, 37 pessoas foram conduzidas para delegacias, três delas na Região Metropolitana do Recife e as demais, no interior. Bares e restaurantes não abriram no Recife Antigo e Sítio Histórico de Olinda. Não houve Carnaval nesses locais nem nas praias. Ao todo, foram empregados 1.983 postos das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros nas operações, além de agentes das guardas municipais. O balanço contabilizou ações até às 2h da madrugada de ontem, mas o trabalho permanecerá até às 2h da madrugada desta quinta-feira (18.02).

“A população levou 421 denúncias ao nosso 190, e verificamos a redução das queixas com o passar dos dias do período carnavalesco. Agradecemos por esse apoio e aproveitamos para reforçar que a pandemia continua, assim como a presença das autoridades públicas, para fazer cumprir os decretos estaduais”, afirmou Pádua.

Também durante a coletiva online, o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, agradeceu a colaboração da população e reforçou a necessidade de as pessoas continuarem com esse comportamento. “Além disso, quem utiliza os centros comerciais, peço que evitem ir até eles, que não vão de forma desnecessária. É preciso manter um absoluto respeito pelas orientações que são dadas pelas autoridades sanitárias”, afirmou.

Ainda entre os dias 12 e 17, a Operação Emergência Sanitária fiscalizou 161 estabelecimentos em Pernambuco. Na noite do domingo (14.02), a segurança pública auxiliou o Procon na interdição de uma marina em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes, que promovia uma festa clandestina, com banda ao vivo, aglomeração e pessoas circulando sem máscara. Também no domingo, outra festa clandestina foi encerrada no bairro do Passarinho, Zona Norte do Recife. Ao longo dos seis dias, 2.022 pessoas foram abordadas pelas equipes da segurança pública. Na maioria, para que fosse mantido o distanciamento social e o uso da máscara.

Por Assessoria do Governo de Pernambuco

Deputado florestano Fabrizio Ferraz é reeleito presidente da Comissão de Segurança Pública da Alepe


Na manhã desta quarta-feira (17), a Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco se reuniu para eleger o presidente e o vice-presidente do colegiado para o biênio 2021-2022. Por unanimidade dos deputados que participaram da videoconferência, o deputado Fabrizio Ferraz foi reconduzido à presidência e o deputado Antônio Moraes seguirá como vice. Cabe ao grupo parlamentar deliberar sobre projetos e fiscalizar políticas públicas para o setor.

“Com a instalação dessa Comissão, conseguimos instituir na Alepe, em caráter definitivo, um espaço em que podemos discutir de forma mais específica os temas relevantes para a segurança pública de Pernambuco, defendendo de forma efetiva os interesses dos nossos cidadãos. Um avanço significativo para a construção conjunta da paz social no nosso estado. Sou grato aos demais deputados por me confiarem, mais uma vez, a condução dos trabalhos”, disse Fabrizio Ferraz.

Além do presidente e do vice, são membros titulares do colegiado os deputados Álvaro Porto (PTB), Delegada Gleide Ângelo e Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB). Os suplentes são os deputados Adalto Santos (PSB), Alberto Feitosa (PSC), Aluísio Lessa (PSB), Delegado Erick Lessa (PP) e Joel da Harpa (PP).

Blog de Assis Ramalho
Por Assessoria de Imprensa

Petrolândia: Secretaria de Saúde anuncia mais uma MÉDICA ESPECIALISTA na Saúde de Petrolândia para atender a população; Dra. Cristiane Jaques (Psiquiatria)

 

Mais uma MÉDICA ESPECIALISTA, na Saúde de Petrolândia.

Dra. Cristiane Jaques (Psiquiatria), com sua experiência e compromisso com a saúde de todos, vem para desenvolver um ótimo trabalho.

É a Saúde de Petrolândia avançando todos os dias, garantindo o cuidado com a vida.

Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Rodrigo Novaes acompanha distribuição de sementes a produtores rurais de Floresta, Itacuruba e Serra Talhada



O deputado estadual licenciado e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, acompanha, nesta sexta-feira (19), a entrega de sementes a produtores rurais do Sertão do estado. O parlamentar estará em Floresta, às 10h, e em Itacuruba, a partir das 15h. Na segunda-feira (22), será a vez de Serra Talhada.

Ao longo do mês de fevereiro, sucessivas entregas têm sido feitas pela Secretaria de Agricultura. Nesta semana, os três municípios serão contemplados por sugestão do deputado licenciado.

"Dar condições de trabalho aos produtores rurais é um meio encontrado pelo nosso governo de aumentar a eficiência de toda a economia de Pernambuco. Por meio das entregas feitas aos municípios sertanejos, a população pode vislumbrar um melhor horizonte em tempos tão difíceis", afirma Rodrigo Novaes.

Por Assessoria
Foto/arquivo

Petrolândia: Petroclínica divulga as especialidades médicas para esta quinta (18); confira e marque sua consulta


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa agenda de atendimento para a próxima quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021. Confira!

Dr Igaro Cordeiro ( cirurgião dentista)

Dr Rommel Alencar ( fisioterapia em geral)

Dr Esaú Cardoso- Pediatra

Dra Andreza Carvalho ( psicóloga)

Dr Ítalo Porto ( psicólogo)

No mês de março faço sua mamografia e preventivo com super desconto.

Atenção cliente amigo: informamos o uso obrigatório de máscaras no nosso estabelecimento e o agendamento prévio de exames e consultas, para que não hajam aglomerações trazer acompanhante somente em casos de extrema necessidade. Contamos com a colaboração de todos.

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!

Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774

CONFIRA ABAIXO AGENDA DE QUINTA-FEIRA (28/01/2021) - OBS: SOMENTE COM HORÁRIO PREVIAMENTE AGENDADO

SAIBA MAIS SOBRE A PETROCLÍNICA
A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:
Veja abaixo a relação dos demais profissionais que atendem na Petroclínica.

* Dr Rommel Alencar ( fisioterapia em geral)
* Dra Cicera Elisane ( fisioterapia em geral)
* Dra Nubia Lopes ( ginecologia e ultrassonografia)
* Dra Socorro Carvalho ( ginecologia e ultrassonografia)
* Enf Joane Barboza ( preventivo com câmera, Depilação a luz intensa pulsada, pré natal e drenagem linfática)
* Dr Marcos Bispo ( Gastroendoscopia)
* Dr Italo Porto ( psicólogo)
* Dra Andreza carvalho ( Psicóloga)
* Dr Valmir Mizio ( Psicólogo)
* Dr Emílio Araújo ( Psiquiatra)
* Dra Bruna Lopes ( dentista- ortodontia)
* Dr Igaro Cordeiro ( cirurgião dentista- Canal em sessão Única)
* Dra Rubinara Dória ( cirurgiã dentista)
* Dra Edilene Oliveira ( Nutricionista)
* Dra Tamires Greicelli ( Nutricionista )
* Dra Bárbara Lopes ( dermatologia Clínica e estética)
* Dr Cleovan Almeida ( oftalmologista)
* Dra Raylla França ( clínica Médica)
* Dr Ebenone ( Ortopedista)

* Realizamos mamografia Digital
* A Petroclínica também realiza Mamografia Digital

Da Redação do Blog de Assis Ramalho


Bolsonaristas pregam reação ‘institucional’ à prisão de Daniel Silveira

Sede do Supremo Tribunal Federal
Sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília

Após reações iniciais acaloradas, deputados da ala bolsonarista do PSL baixaram o tom e passaram a pregar uma reação “institucional” à prisão do colega Daniel Silveira (PSL-RJ), determinada nesta terça-feira (16) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Segundo apurou a CNN, o tom foi pedido pelo líder do PSL, Vitor Hugo (GO), após conversa na noite de ontem (16) com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Hugo relatou aos colegas que Lira prometeu tratar o assunto dentro da “institucionalidade”.

O pedido foi para que os bolsonaristas evitem novos ataques ao STF em razão da decisão de Alexandre de Moraes e se concentrem em angariar votos de outros deputados para rejeitar a prisão de Daniel Silveira, quando ela for submetida ao plenário da Câmara.

“Vamos agir institucionalmente e buscar apoio no plenário (da Câmara)”, disse à coluna nesta manhã a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), que também é investigada pelos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos que tramitam no STF.

Dentro dessa estratégia, os parlamentares bolsonaristas também defendem nos bastidores que o presidente Jair Bolsonaro deve se manter distante do incidente. O conselho também foi dado ao presidente por ministros e auxiliares do núcleo político do Planalto.

Em nota, o líder do PSL argumentou que a Constituição prevê que parlamentares são invioláveis por suas opiniões e que "não houve flagrante". "Temos absoluta certeza que o plenário da Câmara mostrará seu compromisso e juramento em defesa da Constituição e restaurará a normalidade democrática", disse.

Alexandre de Moraes determinou a prisão de Silveira após o deputado publicar vídeo fazendo duros ataques aos ministros do Supremo. Na gravação, o parlamentar também faz apologia ao AI-5, mais duro instrumento de repressão da Ditadura Militar.

Segundo apurou a CNN, o próprio Silveira comunicou a chegada dos agentes da Polícia Federal para prendê-lo ontem, nos grupos de WhatsApp da bancada e de frentes parlamentares das quais faz parte. Em seguida, o deputado também fez o anúncio no Twitter.

Por CNN Brasil

Hoje é o Dia do Gato, veja coisas que só quem tem e ama os bichanos sabe

Neste 17 de fevereiro, data em que se comemora o Dia do Gato, esse blogueiro/radialista (Assis Ramalho) - criador de cerca de 12 felinos - mostra a opinião de gateiros assumidos para desmistificar algumas coisas e contar as verdades que só quem tem e ama os felinos sabe


No Dia Mundial do Gato, esse blogueiro/radialista (Assis Ramalho) presta homenagem aos amantes dos felinos.


“Gato não tem apego ao dono.” “Gato é um animal arisco.” “Gatos não são carinhosos.” É raro encontrar quem nunca tenha ouvido pelo menos uma dessas frases citadas.

A verdade mesmo é que os bichanos são injustiçados. Por, isso, neste 17 de fevereiro, data em que se comemora o Dia do Gato, esse blogueiro/radialista (Assis Ramalho - criador de cerca de 12 felinos -  mostra a opinião de gateiros assumidos para desmistificar algumas coisas e contar as verdades que só quem tem e ama os felinos sabe. A  reportagem é de Irce Falcão, do Folha de Pernambuco.

Desapegados? Não mesmo
Essa história de que gatos se apegam mais ao ambiente do que aos donos é um dos maiores mitos que existem quando o assunto são os felinos. Assim como os cães, eles também criam laços emocionais com os humanos e são capazes, sim, de demonstrar afeto.

"Quando volto para casa após alguns dias de viagem, os meus costumam grudar em mim de uma maneira que fica difícil me movimentar sem quase tropeçar. Eles me acordam pela manhã, esperam na porta para me receber do trabalho e adoram deitar ao meu lado enquanto vejo TV. Se isso não for amor, não sei mais o que pode ser”, diz o jornalista Daniel Medeiros, que é tutor de cinco bichanos.

Super companheiros
A também jornalista Luciana Morosini, tutora do casal Douglas e Ludmila, ressalta ainda a sensibilidade que os gatos têm para compreender as emoções dos humanos.

“Eles estão sempre por perto e sentem quando o dono não está bem, se está triste ou com algum problema. É o momento que ficam na cola. Quando eu saio, eles esperam na porta de casa. Esperam na porta do banheiro, miam na porta se ouvem que estou acordada dentro do quarto e não abri pra eles”, conta ela.



Tudo no seu tempo
Talvez, a fama de desapegados tenha surgido por conta dos rituais dos felinos. Do mesmo modo que amam estar ao lado dos seus tutores em momentos afetuosos, eles também gostam de ter um momento só deles. E gostam mais ainda que isso seja respeitado.

"Eles têm personalidade. É preciso entender e respeitar. Dos meus, um gosta que faça carinho na barriga e outro odeia, por exemplo”, diz Luciana.

“Melinda e Maria Isa são tão parecidas fisicamente e super diferentes no temperamento. Uma é extrovertida e a outra introvertida”, releva a médica veterinária Aline Brasilino.

Sem preguiça
Outro mito que envolve os felinos é que são pets preguiçosos. Aline Brasileiro é categórica: “gatos quietos são gatos sem incentivo”.

Mesmo que durmam várias horas por dia, essa não não é a atividade preferida deles. E vamos combinar que é preciso gastar toda essa energia acumulada em tantas horas cochilo, não é mesmo?

Eles amam brincar e interagir com os donos. Por isso, é interessante dedicar algum tempo para dar atenção exclusivamente ao seu felino.

“É bom sempre estar renovando as opções de brinquedos, porque eles amam novidades e enjoam rápido do que você oferece”, indica Luciana. "Precisa entender qual hora do dia ele tem mais energia e do que ele gosta de brincar”, completa.


Ah, e não se chateie se você passar horas escolhendo um brinquedo especial e ele preferir o laço de uma sacola, uma caixa de papelão ou, simplesmente, uma bolinha de papel. Às vezes, algo que você nem imagina pode garantir a diversão do dia.

Outra coisa importante é estimular o instinto de caça deles. Uma dica boa para isso é enriquecer o ambiente com prateleiras, nichos e outros acessórios que os desafiem.

Eles aprendem lições
Embora passem a imagem de “donos do próprio nariz”, os felinos, assim como os cães, podem ser educados e treinados para entender comandos. Requer um pouco mais de paciência? Sim. Mas não é algo impossível de ser feito.

Eles podem, por exemplo, entender o comando de “não” e, aos poucos, saberem o que não devem fazer, como ficar em cima da comida no momento das refeições.


Jair Bolsonaro cumpre agenda em Pernambuco, nesta sexta-feira (19)



O presidente da República, Jair Bolsonaro, visita a cidade de Sertânia, nesta sexta-feira (19), para participar do Início de testes e pré-operação do 1° trecho do ramal do agreste, na Estrutura de Controle do Reservatório Barro Branco.

A última visita do presidente ao Estado foi em outubro do ano passado, em São José do Egito, no sertão do estado, para inaugurar a segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú. Na ocasião, a pauta provocou polêmica porque o governador Paulo Câmara (PSB) não foi convidado para participar da pauta. Em contrapartida, deputados aliados do presidente marcaram presença no ato como o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o deputado federal André Ferreira (PSL) - todos fazem oposição ao PSB.

Por Blog da Folha

Santa Maria da Boa Vista é tranquilidade e boemia no Sertão de Pernambuco



A pandemia de Covid-19 tem exigido uma mudança completa no modo de planejar uma viagem. Todos os cuidados -a exemplo do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social- devem ser seguidos em qualquer que seja o destino escolhido. Não é tempo de se descuidar das regras sanitárias, uma vez que são fundamentais no combate ao novo coronavírus. Estamos em uma fase de restrições de viagens internacionais e os destinos do Bora Pernambucar são opções excelentes para conhecer novos lugares, seguindo os protocolos de segurança. Então, que tal descobrir Pernambuco? Aproveite!

História e natureza estão em diversos pontos de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, com cerca de 100 km de extensão. Prova disso são os mirantes com vista privilegiada para o rio São Francisco, capaz de tirar o fôlego do visitante que busca turismo de aventura ou calmaria o ano inteiro. Mas não se engane. Há diversos atrativos culturais movimentando a região.

A centenária roda de São Gonçalo, embalada pelo som da viola, é um deles. Sem falar no festejo da Serenata da Recordação, que atrai os turistas para a sede municipal, anualmente. A área urbana é composta por charmosos casarios preservados do século 18, paisagem fluvial com sua orla estruturada, além de acesso para várias ilhas com aves e vegetação nativa. É o Sertão pernambucano pronto para receber da forma mais poética, a mais de 600 km do Recife.

PASSEIOS

História contada através do casario antigo (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)

Casarões antigos

O colorido das casas antigas, na área central da cidade, chama atenção de longe. Revela a vida de um lugar que não quer se desfazer de sua história. Pelo contrário. Com orgulho, os moradores apontam para as casinhas que exibem na fachada trechos de músicas boêmias. Eis o clima manso da serenata, que faz parte do festejo anual de Santa Maria da Boa Vista. Fica melhor de entender ao passar no centro histórico e se deparar com uma pequena vila repleta de construções antigas com direito a um coreto olhando para o Velho Chico. Próximo a tudo isso ainda está o mercado público, em processo de tombamento, erguido em 1918.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Seus detalhes arquitetônicos não passam despercebidos. Essa é uma construção do século 19, com fachada preservada do projeto original. A poucos passos da matriz está outra parada obrigatória: a pedra da mansanzeira. Um banco tranquilo de praça fica de costas para a igreja e de frente para o rio São Francisco, a vários metros de altura. O pôr do sol completa a poesia. Onde: praça Coronel Luiz de Carvalho, Centro, Santa Maria da Boa Vista

Pedra da Mansanzeira (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)

Vinícola Botticelli

A mais antiga vinícola da Região do Vale do São Francisco merece uma parada tranquila, com direito à degustação dos seus vinhos jovens. São mais de 500 hectares, com boa parte destinada à plantação de uvas como a cabernet sauvignon, que integra o processo de fabricação da bebida. É possível visitar o parreiral, tirar dúvidas com o enólogo em meio aos tanques de inox e conhecer o portfólio da marca. É preciso fazer o agendamento pelo telefone. Onde: fazenda Milano, Zona Rural, Santa Maria da Boa Vista. Informações: (87) 3860-1536. Acesso pago


Vinícola Botticelli (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)

NÃO DEIXE IR

Monte Carmelo
Ao se aventurar na trilha do Carmelo, distante 20 km do centro de Santa Maria da Boa Vista, o turista se depara com duas experiências inesquecíveis. A primeira: encontrar um mirante com vista do alto para o leito do Rio São Francisco. Parada de contemplação em um penhasco próximo ao santuário de devoção à Nossa Senhora do Carmo. A segunda: conhecer a comunidade quilombola do entorno, formada pela hospitalidade do povoado do Serrote.

Alto do Monte Carmelo (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)

EVENTOS*

Serenata da Recordação
A melodia da viola e os amores na janela formam o clima da festa, que acontece no segundo semestre do ano. Os seresteiros se agrupam com roupas de gala e percorrem o centro histórico entoando as músicas românticas de antigamente, noite adentro. As pessoas acompanham o percurso, parando na frente das casas e dos prédios públicos decorados com a temática de seresta.

Festa dos Vaqueiros
Geralmente no mês de setembro acontece a tradicional festa dos vaqueiros. A programação começa cedinho com uma alvorada pelas ruas de Santa Maria da Boa Vista. Mais tarde, ocorre o desfile dos vaqueiros, trajando sua tradicional indumentária de couro em cima do cavalo. A missa ao ar livre
é ponto alto. Momento de fé e emoção, em que os sertanejos prestam suas homenagens à coragem do povo nordestino.

*Por causa da pandemia de Covid-19, os eventos foram suspensos

Por Edi Souza
Folha de Pernambuco


NOTÍCIA RELACIONADA

Conheça Petrolândia: município de histórias submersas

Igreja Submersa do Sagrado Coração de Jesus - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A pandemia de Covid-19 tem exigido uma mudança completa no modo de planejar uma viagem. Todos os cuidados -a exemplo do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social- devem ser seguidos em qualquer que seja o destino escolhido.

Não é tempo de se descuidar das regras sanitárias, uma vez que são fundamentais no combate ao novo coronavírus. Estamos em uma fase de restrições de viagens internacionais e os destinos do Bora Pernambucar são opções excelentes para conhecer novos lugares, seguindo os protocolos de segurança. Então, que tal descobrir Pernambuco? Aproveite!

Quando a velha Petrolândia foi inundada pelas águas da barragem de Itaparica – Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, na década de 1980, a população foi transferida para as margens da BR-316, distante mais de 400 km do Recife, levando as lembranças da antiga cidade e dando surgimento a novas paisagens surpreendentes para quem visita o local. Totalmente planejado, o município se reergueu, sem deixar de lado a história que começou com o primeiro povoamento no século 18.

A partir do novo cenário, algumas atividades econômicas foram desenvolvidas, como a piscicultura em tanques e a fruticultura irrigada. O turismo também vem crescendo, atraindo os olhares de quem aprecia a paisagem natural na sua forma mais bruta e acessível, além de inúmeras atividades de lazer
 
Ilha de Rarrá - (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)

No meio do rio, entre Petrolândia e Glória, na Bahia, está uma ilha que mais parece miragem no Sertão. Água tranquila e dunas de areia clarinha formam a paisagem que é convite irrecusável a momentos de descanso. Nos fins de semana, o agito é maior. Nos demais dias, há um clima de ilha deserta, porém estruturada, com um restaurante recebendo os visitantes que chegam de catamarã agendados para almoço regional. Tem rede e balanço à beira do Velho Chico, além de mesas e bancos de madeira, típicos de uma praia litorânea.

Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Igreja Sagrado Coração de Jesus

Quem nunca viu a famosa igreja parcialmente submersa nas águas de Petrolândia, fica surpreso com o encanto dessa descoberta. Só no meio do Lago de Itaparica, onde silêncio e história acompanham o turista, é possível ver o topo da estrutura, onde casamentos, missas e batizados eram feitos com frequência. Boa parte agora está a quase 10 metros de profundidade. O que ficou à mostra, com tijolo e cimento aparente, pede contemplação e viagem no tempo.

Serviço:

Os barqueiros Mazinho, Edison e Edivan fazem o passeio de catamarã em direção à Igreja Sagrado Coração de Jesus e Ilha de Rarrá. Nos dias da semana, há saídas apenas com agendamento. Nos fins de semana e feriado prolongado, a travessia é constante. Informações: (87) 99194-1759. Passeio pago

Mirante do Padre
O antigo mirante de Petrolândia, agora é trilha para o turismo de aventura. Distante 18 km do centro, tem parte com acesso plano e outra com subida de até 30 minutos. O visual compensa. De lá, é possível ver a parte mais funda do Lago de Itaparica, com 170m cobrindo a velha cidade, onde existia a parte urbana e a rural com pequenas cachoeiras.
Onde: comunidade de Brejinho de Fora

ARTESANATO

Não é só na gastronomia que a tilápia aparece aos montes na cidade. O couro do peixe criado em cativeiro serve para fazer o artesanato que abastece o mercado local e nacional. É fácil achar lugares que comercializem sandálias, bolsas, diademas, chaveiros e colores à base do resíduo do pescado. No Café com Arte, esses produtos são feitos manualmente por 22 artesãs da cidade. Elas usam pigmentos coloridos para destacar a peça que, certamente, é a melhor lembrança da viagem. Onde: rua São Francisco – Q, CS, Petrolândia. Informações: (87) 99950-1367

NÃO DEIXE DE IR

Orla fluvial de Petrolândia

Calçadão com quatro restaurantes prontos para receber o turista que passeia de olho na vista para o Lago de Itaparica. Escolha um deles e peça os peixes tilápia ou piau, servidos com macaxeira frita e outros acompanhamentos regionais. A depender da temporada, os restaurantes também oferecem a buchada de tilápia, feita com o próprio couro do pescado envolvendo a carne branquinha.

Mirante da Serrota
O ponto mais alto da zona urbana é também um dos mais acessíveis da região. Fácil de chegar ao topo de carro, ganha-se com a vista para as águas que margeiam Petrolândia, além de estar perto de uma grande estátua de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade. Serviço de guia de turismo. Juliano Vans - (87) 99624-4561


Por Edi Souza
Folha de Pernambuco


Petrolândia: Aniversariante do dia, Aninha Carvalho (primeira-dama da cidade) recebe felicitações do marido Fabiano Marques

 
Nesta terça-feira (17/02/2021), Eliana Matilde de Carvalho Marques (Aninha) comemora mais um aniversário. O marido Fabiano Jaques Marques felicita a esposa declarando seu amor eterno.

Parabéns meu amor, desejo para você toda felicidade do mundo pois você é meu maior tesouro, exemplo de mãe, esposa, irmã, etc . Você é meu Porto Seguro, te amo cada vez mais a cada dia e agradeço a Deus todos os dias por ele ter te colocado em meu caminho. Portanto, quero deixar aqui registrado a minha felicidade em compartilhar mais um ano dos muitos que virão ao seu lado, pois você sempre foi,é e será minha eterna namorada, te amo ❤️ e feliz aniversário!

Fabiano Jaques Marques

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Secretaria de Saúde anuncia mais um médico para atender a população; Dr. Paulo Alves (clínico geral)

 Mais um MÉDICO na Saúde de Petrolândia.

Dr. Paulo Alves (clínico geral), vem para somar a equipe de médicos compromissados em atender a população.

É a Saúde de Petrolândia avançando todos os dias, garantindo o cuidado com a vida.

Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Boletim desta quarta-feira (17/02/2021): Pernambuco confirma mais 1.927 casos e 33 óbitos, chegando a 284.840 pacientes e 10.744 mortes por Covid-19


Com o registro de mais 1.927 casos e 33 óbitos da Covid-19 em Pernambuco nesta quarta-feira (17), o estado passou a totalizar 284.840 pacientes confirmados e 10.744 pessoas que morreram após a infecção pelo novo coronavírus. A contagem teve início em março de 2020.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 48 dos 1.927 casos confirmados nesta quarta corresponderam a pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Outras 1.879 pessoas tiveram diagnóstico da forma leve da doença.

Considerando essa divisão, Pernambuco passou a contabilizar 31.906 casos graves. Há, também, 252.934 pacientes que tiveram a forma leve da doença.

Já os 33 óbitos confirmados nesta quarta (17) ocorreram entre os dias 21 de novembro de 2020 e a terça (16). Outros detalhes devem ser divulgados pela SES ao longo do dia.

Por G1 PE

Técnica de enfermagem do Samu Recife morre devido à Covid-19

 

Liliane Quitéria dos Santos, de 48 anos, faleceu na segunda-feira (15) — Foto: Lincoln Silva/Acervo pessoal

Uma técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Recife faleceu devido à Covid-19. Liliane Quitéria dos Santos, de 48 anos, foi a primeira profissional do Serviço a perder a vida por causa da doença provocada pelo novo coronavírus.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Recife lamentou o falecimento da profissional, que atuava há mais de dez anos no Samu e morreu na segunda-feira (15). De acordo com o coordenador geral do Samu no Recife, Leonardo Gomes, a técnica de enfermagem ficou internada ao longo de nove meses. 

Liliane [segunda pessoa da direita para esquerda] em foto com colegas do Samu, onde trabalhou por mais de dez anos — Foto: Lincoln Silva/Acervo pessoal

Segundo a família, Liliane adorava o trabalho e estava preocupada em salvar vidas. "Ela começou a sentir fortes dores de cabeça, mas, mesmo assim, durante 15 dias, trabalhou normal. Ela quis continuar salvando vidas e disse que depois iria ver o que era. Só que acabou tendo uma dor muito forte e desmaiou em casa", contou o tio de Liliane, Lincoln Silva.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, cerca de 500 trabalhadores do Samu contraíram a doença e precisaram se afastar das atividades.

De acordo com o médico neurologista Pedro Sampaio, a encefalite é uma inflamação no cérebro. A complicação neurológica pode acometer pacientes infectados pelo novo coronavírus, mas não é comum. 

“Os mais comuns são a incapacidade ou diminuição de sentir cheiro ou gosto. A dor de cabeça tem nos surpreendido, porque tem sido um sintoma muito frequente e às vezes incapacitante, que dura muito tempo. A encefalite é uma inflamação no cérebro, um acometimento muito mais raro”, afirmou Sampaio.

Além da encefalite, o médico também explicou que é possível haver outras complicações decorrentes da Covid-19. “No cérebro, além da inflamação, pode ter também meningite. A Covid-19 também pode aumentar o risco de ter AVC [Acidente Vascular Cerebral], derrame”, disse o médico.

Diante da possibilidade de complicações, o médico alertou para a necessidade de manter a prevenção ao novo coronavírus. “É uma doença que pode ser séria e que é realmente importante que as pessoas se protejam, se vacinem e se isolem”, afirmou.

Na terça-feira (16), Pernambuco confirmou 1.582 casos da Covid-19 e 34 óbitos provocados pela doença. Com isso, o estado passou a totalizar 282.913 infectados pelo novo coronavírus e 10.711 mortes causadas pela pandemia. A contagem começou em março de 2020 (veja vídeo acima).

A segunda dose da vacina contra Covid-19 começou a ser aplicada nos profissionais do Samu Recife nesta quarta-feira (17). A vacinação dos cerca de 600 profissionais, que receberam a primeira dose entre os dias 25 e 27 de janeiro, ocorre na sede do serviço, na Boa Vista.

Por G1 PE

Lira diz que vai tratar prisão de deputado dentro da legalidade e levar discussão ao plenário


Presidente da Câmara se pronunciou sobre a prisão de deputado nas redes sociais

Pelas redes sociais, o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP), afirmou que vai agir dentro da legalidade acerca da prisão em flagrante do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), ocorrida na noite dessa terça-feira (16), e que pretende tomar medidas com base no que a maioria da Casa Legislativa decidir.

“Como sempre disse e acredito, a Câmara não deve refletir a vontade ou a posição de um indivíduo, mas do coletivo de seus colegiados, de suas instâncias e de sua vontade soberana, o Plenário”, escreveu o presidente, no Twitter.

Ele admite que a prisão causou um clima de incerteza, mas que os próximos passos só serão dados a partir de discussões internas. “Nesta hora de grande apreensão, quero tranquilizar a todos e reiterar que irei conduzir o atual episódio com serenidade e consciência de minhas responsabilidades para com a Instituição e a Democracia”, completou.

Lira diz que vai se guiar “pela única bússola legítima no regime democrático, a Constituição”, além do “único meio civilizado de exercício da Democracia, o diálogo e o respeito à opinião majoritária da Instituição que represento”.

Mesmo em flagrante, a prisão de um deputado federal precisa passar pelo crivo da Câmara. Na decisão, o ministro do STF Alexandre de Moraes - responsável por determinar a prisão do parlamentar - diz que o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), deve ser "imediatamente oficiado para as providências que entender cabíveis".

O parlamentar divulgou um vídeo fazendo apologia a atos antidemocráticos e contendo discurso de ódio contra os ministros do STF. Nas imagens, Silveira ainda faz apologia ao AI-5 (Ato Institucional nº 5), que aconteceu na ditadura militar.

O ministro determinou que o YouTube retire o vídeo do ar, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, e ordenou que a polícia armazene cópia do material.

Veja, abaixo, o vídeo publicado pelo deputado federal


Por Gazeta Web

Petrolândia: ALUGA-SE quartos com banheiro na quadra 14; interessados devem procurar Euclides Modas

 

ALUGA-SE quartos contendo banheiro, situados na rua Avamir Pedro de Souza, na Quadra 14, próximo a Marquinhos do gás. Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou 3851-2160 Celular: (87) 9.9992-6350.


Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: É HOJE! Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta (17/02) a partir das 14:00


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira 17/02 a partir das 14h00.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às sextas-feiras a partir das 8 horas da manhã.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Governo assina contrato para compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac



O Ministério da Saúde e o Instituto Butantan assinaram, na segunda-feira (15), contrato para obter mais 54 milhões de doses da CoronaVac. A vacina é desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e produzida no Brasil pelo instituto paulista.

Após impasses, a pasta anunciou em janeiro que faria a compra, mas o contrato ainda não havia sido formalizado.

A aquisição se soma a 46 milhões de doses que já haviam sido adquiridas pela pasta no início deste ano. Com isso, o total de doses que devem ser fornecidas pelo Butantan chegará a 100 milhões.

O anúncio ocorre em meio à pressão de municípios, que têm afirmado que irão interromper campanhas de vacinação devido à falta de doses.

Por Folhapress

PF prende em flagrante deputado que divulgou vídeo com ofensas a ministros do STF



A Polícia Federal (PF) prendeu na noite desta terça-feira o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o parlamentar ter divulgado um vídeo no qual proferia ataques e ofensas aos ministros da corte. Como O GLOBO mostrou hoje, Silveira fez apologia a agressões físicas contra os ministros e defendeu a "destituição" deles.

Silveira é investigado no inquérito dos atos antidemocráticos, que apura a organização e realização de manifestações com ataques ao Legislativo e ao Judiciário, e também no inquérito das fake news, que apura ataques aos ministros da corte.

Em sua página em uma rede social, o parlamentar relatou: "Polícia federal na minha casa neste exato momento com ordem de prisão expedida pelo ministro Alexandre de Moraes".

A prisão ocorreu por flagrante delito por crime inafiançável e foi determinada de ofício pelo ministro dentro do inquérito das fake news — ou seja, sem pedido da PF ou da Procuradoria-Geral da República (PGR).

"As condutas criminosas do parlamentar configuram flagrante delito, pois verifica-se, de maneira clara e evidente, a perpetuação dos delitos acima mencionados, uma vez que o referido vídeo permanece disponível e acessível a todos os usuários da rede mundial de computadores, sendo que até o momento, apenas em um canal que fora disponibilizado, o vídeo já conta com mais de 55 mil acessos", escreveu Moraes na decisão.

O ministro classificou como "gravíssimas" as declarações do deputado. "Não só atingem a honorabilidade e constituem ameaça ilegal à segurança dos ministros do Supremo Tribunal Federal, como se revestem de claro intuito visando a impedir o exercício da judicatura, notadamente a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado Democrático de Direito", escreveu. Moraes também determinou que a plataforma YouTube bloqueie imediatamente o vídeo publicado pelo deputado.

Na decisão, Moraes descreve que as condutas do parlamentar podem configurar crimes contra a honra do Poder Judiciário e outros crimes previstos na Lei de Segurança Nacional, como "tentar impedir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos Poderes da União" ou "fazer e mpúblico propaganda de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política ou social".

Nos bastidores do Supremo, o clima era de revolta com as declarações do parlamentar. Por isso, o ministro Alexandre de Moraes agiu para dar uma rápida resposta ao caso.
Discurso de ódio

Um dos trechos mais agressivos do vídeo publicado pelo parlamentar é quando ele diz que gostaria de ver ministros da corte "na rua levando uma surra".

— Por várias e várias vezes já te imaginei (Fachin) levando uma surra. Quantas vezes eu imaginei você e todos os integrantes dessa corte aí. Quantas vezes eu imaginei você, na rua levando uma surra. O que você vai falar? Que eu tô fomentando a violência? Não, só imaginei. Ainda que eu premeditasse, ainda assim não seria crime, você sabe que não seria crime. Você é um jurista pífio, mas sabe que esse mínimo é previsível. Então qualquer cidadão que conjecturar uma surra bem dada nessa sua cara com um gato morto até ele miar, de preferência após a refeição, não é crime — afirmou Silveira.

O parlamentar já havia sido alvo de quebras de sigilo bancário e de busca e apreensão neste mesmo inquérito. Ele gravou o vídeo para sair em defesa do general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército.

Villas Bôas fez uma manifestação nas redes sociais em 2018 antes do julgamento de um habeas corpus do ex-presidente Lula no STF citando que o Exército tinha "repúdio à impunidade", o que foi visto como uma pressão nos ministros. Em um livro recém-lançado, o ex-comandante relatou que a manifestação foi discutida com o Alto Comando do Exército antes de ser publicada naquela ocasião. Em nota divulgada ontem, Fachin classificou a manifestação de Villas Bôas de "intolerável e inaceitável" pressão das Forças Armadas no Judiciário. Daniel Silveira, no vídeo, provoca Fachin a "prender" o general.

— Vá lá, prende Villas Bôas. Seja homem uma vez na tua vida, vai lá e prende Villas Bôas. Seja homem uma vez na tua vida, vai lá e prende Villas Bôas. Fala pro Alexandre de Moraes, o homenzão, o fodão, vai lá e manda ele prender o Villas Bôas. Vai lá e prende um general do Exército. Eu quero ver, Fachin. Você, Alexandre de Moraes, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, o que solta os bandidos o tempo todo. Toda hora dá um habeas corpus, vende um habeas corpus, vende sentenças — disse em um dos trechos.

No vídeo, o parlamentar faz ataques nominais aos ministros Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Marco Aurélio e Alexandre de Moraes. Chega a fazer elogios ao presidente Luiz Fux, dizendo que respeita seu conhecimento jurídico, mas o inclui nas críticas genéricas que fez sobre os onze ministros.

— Fachin, um conselho pra você. Vai lá e prende o Villas Bôas rapidão, só pra gente ver um negocinho. Se tu não tem coragem, porque tu não tem culhão pra isso, principalmente o Barroso que não tem mesmo. Na verdade ele gosta do culhão roxo. Gilmar Mendes... Barroso, o que é que ele gosta: culhão roxo. Mas não tem culhão roxo. Fachin, covarde. Gilmar Mendes... (faz gesto esfregando os dedos para simbolizar dinheiro) é isso que tu gosta né Gilmarzão? A gente sabe — disse.

O GLOBO