sexta-feira, 7 de julho de 2017

Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 10 a 14 de julho de 2017

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Segunda-feira (10): Exames Laboratoriais, Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista
Terça-feira (11): Colposcopia, Raio X, Eletrocardiograma, Nutricionista e Exames Laboratoriais,
Quarta-feira 12): Raio X, Nutricionista, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais,
Quinta-feira 13): Ginecologista, Raio X, Nutricionista, Eletrocardiograma, e Exames Laboratoriais
Sexta-feira 14): Dentista (Drª Nayara), Raio X, Exames Laboratoriais, Nutricionista e Eletrocardiograma


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia/Paulo Júnior


Alunos destaques da unidade Paulo Afonso-BA recebem reconhecimento do Kumon América do Sul

Alunos recebem certificados de adiantados e serão premiados com medalhas (Fotos: Kumon PA/Divulgação)
Os alunos que ganharam certificados estão seis meses adiantados em relação ao conteúdo escolar previsto. O método Kumon nasceu do amor de um pai e da sua preocupação de que o filho tivesse uma vida plena e feliz.

O professor de matemática Toru Kumon, desejava que seu filho Takeshi desenvolvesse ao máximo o seu potencial e conseguisse trilhar o próprio caminho. Criou um material didático auto-instrutivo, para que o filho estudasse sem depender dos ensinamentos de alguém e orientou-o conforme o ritmo de aprendizagem dele.

Takeshi alcançou conteúdos de nível universitário ainda na 6ª série e desenvolveu autonomia, autoconfiança e a postura de buscar novos conhecimentos por si. Os resultados de Takeshi se espalharam e hoje o método Kumon está presente nos 5 continentes. É aplicado em 47 países no mundo, para mais de 4 milhões de alunos.


Petrolândia: Promoção da Boutique Sanfrancisco também contempla público masculino


Está imperdível a liquidação da Boutique Sanfrancisco, iniciada na última terça-feira (04) e os homens também têm ofertas ao seu alcance. Em promoção, lindas peças de renomadas marcas: calças, bermudas, sapatos, casacos, camisas e camisetas,  com descontos de até 60%.

Visite a Boutique Sanfrancisco e dê um up no seu guarda-roupa, com economia. 

A Boutique Sanfrancisco, organização de Ângela Almeida Teles, trabalha como as marcas Lacoste, Dudalina, Farm, Idio's, Dumond e Forum. Está localizada na Rua Clodoaldo Bezerra, nº 05, no Centro de Petrolândia, em frente ao Supermercado Louana.

Ângela Almeida Teles (Foto: Assis Ramalho)

Boutique Sanfrancisco


Petrolândia: EREFAF encerra 1° semestre com Projeto Esportivo; confira classificação o os destaques do evento

Campeão no jogo de damas
 
Professora Grasiela e professor Emerson Brito
Campeões no badminton

Nesta sexta- feira, 07 de julho de 2017, a EREFAF-Escola de Referência em Ensino Fundamental Anos Finais-Escola Mul. João Rodrigues de Almeida realizou a primeira edição do Projeto Esportivo que envolveu diversas modalidades, entre elas, jogo de damas, queimada, badminton, handebol e futsal.
A abertura do projeto deu- se na própria escola com todos a entoarem o Hino Nacional.

Logo em seguida, os alunos seguiram de ônibus para o Ginásio de Esportes juntamente com a equipe escolar. As competições seguiram a todo vapor entre os alunos e também entre os funcionários. Ao meio-dia todos retornaram à escola para o almoço e para a premiação dos campeões.

O professor Emerson Brito e a professora Grasiela sentiram satisfeitos com o empenho e participação dos alunos e colegas professores. Sentem que as próximas edições do Projeto Esportivo também serão um sucesso, pois este foi apenas o início para grandes realizações.

Confira abaixo colocações e os destaques da competição:

Badminton mirin 1:
Campeão: 6º ano
Vice: 7º ano

Badminton mirin 2:
Campeão: 8º ano A
Vice: 8º ano B

Handebol masculino:
Campeão: 7º ano
Vice: 9º ano

Futsal feminino:
Campeão: 9º ano
Vice: misto 7º e 8º ano

Futsal masculino:
Campeão: 9º ano
Vice: 8º ano

Melhor jogadora: Vitória Lisboa.
Melhor jogador: João Carlos.
Troféu fairplay: Nicolas Rafael.
Revelação: Pedro Henrique.

Ver fotos > Projeto Esportivo realizado em Petrolândia em 07/07/2017

Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Professor Emerson Brito


Professora baleada no Geap morreu nos braços do marido e do filho

Sérgio Costa relembrou a morte da mulher, Lusiana, e de ter sido refém na investida contra o centro espírita (Foto: Reprodução/TV Globo)

Familiares e amigos prestaram, nesta sexta-feira (7), as últimas homenagens a professora Luisiana de Barros, de 57 anos, que morreu após ser baleada em um assalto no Grupo Espírita Amor ao Próximo (Geap), em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O velório teve início por volta das 9h. O sepultamento ocorreu por volta das 11h30, sob forte emoção.

Cunhado da professora, o deputado federal Silvio Costa chegou ao velório muito abalado e não quis falar. Ele apoiou o irmão e os sobrinhos durante todo o tempo. O filho dele, o deputado estadual Silvio Costa Filho, também compareceu. Outros políticos como o senador Armando Monteiro e o ex-prefeiro João Paulo também prestaram solidariedade.

Emocionado, o marido de Lusiana, Sérgio Costa, lembrou que a mulher morreu nos braços dele e de um dos filhos. "Quando a encontrei ela já estava morrendo. Deu tempo de chamar meu filho e ela morreu em nossos braços. Mas morreu em paz, ela estava se despedindo. Toda reunião ela levava um livro pra doar e comprava outro. E o último livro que ela leu parou na página 41 e marcou o trecho que dizia 'Morrendo me entregou e dizia que a morte não existe. Existe a passagem. Que a vida continua. Que a vida sempre é vida'."


Prova do Vestibular IFPE 2017.2 acontece neste domingo (9)

As provas serão aplicadas para 14 campi. Barreiros e Palmares fazem prova somente dia 23

Os candidatos dos Campi Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão realizarão a prova do Vestibular 2017.2 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), neste domingo (9).

Os cerca de dez mil inscritos concorrem a uma das 2.147 vagas em diversos cursos técnicos, ofertados por 14 campi da instituição. As provas serão aplicadas em diversos municípios do estado, das 9h às 12h (horário local).


Trecho da BR-423 entre São Caetano e Garanhuns recebe nome Rodovia Mestre Dominguinhos


Agora é lei: o trecho da BR-423 entre as cidades de São Caetano e Garanhuns, no Agreste, passa a ser chamado de Rodovia Mestre Dominguinhos. A Lei 13.461, de autoria do senador Armando Monteiro (PTB-PE), batizando o trecho, foi sancionada pela Presidência da República e publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (4).

“É uma justa homenagem a um verdadeiro ícone da música brasileira e da cultura popular nordestina, filho ilustre de Garanhuns”, justifica o senador pernambucano. Lembra Armando que o trecho da BR-423 entre as duas cidades, com 80 quilômetros de extensão, é “um caminho tantas vezes percorrido por Dominguinhos a fim de levar sua arte ao povo que tanto amou e por quem será eterna e merecidamente venerado”.


Prefeitura de Petrolina abre inscrições para curso gratuito de violão e pintor de obras

Curso de violão é destinado a adolescentes com idades entre 12 e 18 anos, beneficiários de algum programa social.

A prefeitura de Petrolina está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos oferecidos através do programa Qualifica Petrolina. Ao todo são oferecidas 30 vagas sendo 15 para curso de violão e 15 para pintor de obras.

O curso de violão, que faz parte da Escola Municipal de Música, coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos, é destinado a adolescentes com idades entre 12 e 18 anos, beneficiários de algum programa social. As aulas terão início no próximo dia 17 de Julho e serão ministradas no Parque Municipal Josepha Coelho no período da tarde com duração de 4 meses.

Já o curso de Pintor é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina e as Tintas Coral, a partir do Projeto ‘Tudo de Cor’. As aulas estão previstas para iniciarem no próximo dia 14 de Julho e, neste caso, qualquer pessoa pode se inscrever.


Petrolândia/ Icó-Mandantes: 2ª Festa do Produtor Rural será realizada no dia 15 deste mês


A COECIM - Comissão Organizadora de Eventos Culturais do Icó-Mandantes convida você produtor rural e sua ilustríssima família para se fazer presente na 2ª Festa do Produtor Rural do nosso projeto, onde teremos a participação do palestrante o agrônomo Francisco Flávio Ferreira, trazendo um histórico sobre a realidade que envolve este perímetro de irrigação fazendo um paralelo entre as situações passadas, a realidade de hoje e as medidas necessárias para que o nosso projeto tenho um futuro promissor.

A festa acontecerá no dia 15 de julho a partir das 19h00 na quadra poliesportiva da Agrovila 01 do Bloco 4 dos Mandantes.

O evento contará com apresentações culturais, slides da principais culturas produzidas no nosso projeto, relatos de pequenos e grande produtores, desfile da Garota COECIM 2017 e escolha da garota 2018. Também haverá leilão de frutas, verduras e outras iguarias apreciadas pelo povo do projeto, e ainda diversos sorteios para os agricultores presentes.

A animação da festa ficará por conta da banda Lú & Forrozão Balanço do Papai.

Obs: Todos os convites serão numerados, e os sorteios serão realizados de acordo com os números registrados no convite. Só será entregue o prêmio ao agricultor no momento da festa, e mediante apresentação deste convite com a numeração equivalente.

O evento é uma organização da COECIM com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Informação: COECIM


Em carta aos deputados, Frentas-PE pede abertura de processo criminal contra Temer


A Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público de Pernambuco (Frentas/PE) - por meio da Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (AMEPE), da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), e da Associação dos Magistrados do Trabalho da 6ª Região (AMATRA VI) - lançou nesta quinta-feira (6), carta aberta dirigida aos deputados federais do Estado, solicitando voto a favor da autorização da abertura de processo criminal contra o presidente da República, Michel Temer. O documento foi encaminhado na tarde de hoje, tanto em meio físico quanto virtual, aos referidos parlamentares.

“O que a Frentas-PE pede neste momento aos deputados federais pernambucanos que irão participar da votação no plenário daquela casa é que autorizem sim o processo, dando oportunidade ao presidente Temer de se defender amplamente e provar sua inocência. Existem fortes elementos contidos na denúncia proposta pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que possui atribuição constitucional de processar o presidente do País. Também é importante que a sociedade acompanhe de perto esse momento e que não paire nenhuma dúvida, seja ele inocente ou culpado”, afirmou o presidente da AMEPE, Emanuel Bonfim.

Confira abaixo o inteiro teor da carta:


Substitutos do sal podem contribuir para redução de doenças cardiovasculares

Inspirado na corrente "Você Não", que circula pelo Facebook, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) elenca opções para substituição do sal, como orégano, noz moscada, páprica, alecrim, limão, gengibre, cheiro verde e alho

A Diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Cibele Gonsalves, ressalta que o sódio, na medida certa, é necessário ao organismo humano, pois, juntamente com o potássio, contribui para manter o equilíbrio da quantidade de água nas células e o ritmo cardíaco. Porém, seu consumo em excesso está relacionado ao aumento no risco de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como hipertensão arterial, problemas cardiovasculares e renais, responsáveis por 63% dos óbitos no mundo e 72%, no Brasil. O alerta é do Ministério da Saúde. Um terço dessas mortes ocorre em pessoas com idade inferior a 60 anos.

Recentemente, o ministério anunciou que a indústria de alimentos fará mudanças na composição dos produtos, a fim de cumprir um acordo para reduzir a quantidade de sódio. A meta é retirar um total de 28,5 mil toneladas da substância dos alimentos industrializados até 2020. Nessa fase, o foco é reduzir o sódio de pães, bisnaguinhas e massas instantâneas. Além de prevenir outras doenças, a medida contribuirá para a diminuição da população hipertensa no Brasil, que era de 17 milhões de pessoas em 2016, segundo estatísticas oficiais da pasta.


Armando quer reforçar combate às drogas no orçamento do próximo ano

Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação

Emenda do senador Armando Monteiro (PTB-PE), apresentada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), propõe dobrar a meta de projetos de combate às drogas no próximo ano. A proposta é para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que está sendo discutida no Congresso Nacional. Armando propõe que projetos de prevenção, cuidado e reinserção social dos usuários de drogas tenham meta ampliada de 11 mil para 25 mil. A LDO estabelece as metas e prioridades para o orçamento do ano seguinte.

Armando Monteiro lembrou estudos que apontam que o Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína e derivados do mundo, e que a idade média de iniciação no consumo de substâncias ilícitas é de apenas 13 anos.


Tribunal de Contas orienta prefeitos sobre a elaboração do PPA


O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), conselheiro Carlos Porto, enviou ofício-circular a todos os prefeitos do Estado de Pernambuco com a recomendação de que, ao elaborar o Plano Plurianual 2018-2022, observem o modelo elaborado pelo próprio Tribunal de Contas, que prevê a definição de indicadores que permitam a mensuração e o acompanhamento dos objetivos que se pretendem alcançar durante o mencionado quatriênio.

Conforme o parágrafo primeiro do artigo 124 da Constituição Estadual, os chefes dos Poderes Executivo deverão enviar às respectivas Casas Legislativas, até 5 de outubro próximo, o projeto de lei do PPA (Plano Plurianual). Como o processo de gestão orçamentária deve garantir a integração do PPA com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual), o TCE tomou a iniciativa de remeter um ofício-circular a todos os prefeitos visando a contribuir para o êxito das políticas públicas.



Emendas de Danilo Cabral para LDO priorizam educação

Foto: Chico Ferreira 

Terminou na última quarta-feira  (5) o prazo para parlamentares apresentarem emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018. O deputado federal Danilo Cabral (PSB) apresentou sete emendas – três para o anexo de metas e prioridades do governo no próximo ano e quatro ao texto da proposição. A maior parte delas voltadas para a área de educação, prioridade do mandato do deputado.

“A LDO norteia o orçamento do governo federal para 2018, é o primeiro passo para a definição de onde serão gastos os recursos, que será estabelecido na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA)”, lembra Danilo Cabral. Para as metas, as emendas do deputado pedem a ampliação da oferta de ensino integral – um acréscimo de quatro mil unidades atendidas -; a implantação de um acréscimo de 2,5 mil escolas de ensino infantil; e um aumento de 20 mil unidades de saúde assistidas.



MPPE recomenda a Frei Miguelinho demitir funcionários contratados e realizar concurso público


Por quase duas décadas quase todos os cargos administrativos da Prefeitura de Frei Miguelinho, localizada no Agreste Setentrional, foram ocupados por funcionários temporários. Em razão desse fato, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à prefeita, Adriana Alves Assunção Barbosa, que demita todos os funcionários temporários no prazo de 365 dias. Nesse mesmo prazo, o município deve realizar concurso público, tendo em vista que o último ocorreu em 1998.

Segundo o promotor Fabiano Beltrão, o MPPE constatou a existência de duzentos e sete funcionários comissionados e contratados. No entanto, não foi constada nenhuma justificativa para essa forma de contratação, como um suposto excepcional interesse público. Além disso, ele apontou que o município de Frei Miguelinho não seguiu a Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina aos gestores públicos que qualquer medida que gere aumento de despesas deve ser acompanhada de adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias do município. Por fim, o município não apresentou declaração da ausência de candidatos aprovados em concurso para os cargos ocupados pelos comissionados e contratados.


Prefeitura de Petrolina convida feirantes para discutir ideias para melhoria das feiras livres


Feira livre de Petrolina (Foto: Divulgação/PMP)

Com o objetivo de discutir novas ideias e projetos a fim de melhorar ainda mais as feiras municipais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina, através da Diretoria de Feiras, promove, na próxima quarta-feira (12), no auditório do IGEPREV, às 09h, uma reunião com os feirantes dos segmentos de carnes, aves e pescados.

Na ocasião, estarão presentes a Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), Vigilância Sanitária e Agência do Empreendedor (AGE). O encontro é uma oportunidade dos feirantes obterem informações sobre as boas práticas de manipulação de alimentos, segurança e linhas de crédito oferecidas pela Agência do Empreendedor.


Lei que reconhece a gestão sustentável de empresas em Pernambuco é sancionada por Paulo Câmara

Foto: Aluísio Moreira


De autoria do deputado estadual Zé Maurício, o Projeto de Lei n.º 864/2016, que cria o “Selo Empresa Verde do Estado de PE", foi sancionado na quarta-feira (5) pelo Governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas (Zona Central do Recife).

A medida busca garantir o reconhecimento das empresas, instaladas em Pernambuco e que adotem práticas sustentáveis em seu processo produtivo, e foi constituída numa parceria entre o legislativo, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

O PL inclui entre as boas práticas de gestão ambiental a serem adotadas pelas companhias que quiserem pleitear o Selo: a adoção de processos de extração, fabricação e uso de produtos e matérias-primas de forma ambientalmente sustentável – renováveis, recicláveis, biodegradáveis e atóxicas; utilização de tecnologia e material que reduzam o impacto ambiental, emprego de procedimentos para viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos, reciclagem e/ou reuso de materiais no ambiente de trabalho, desenvolvimento de programa de educação ambiental e práticas sustentáveis entre os funcionários da empresa, projetos que visem o desenvolvimento educacional e cultural das comunidades no entorno do empreendimento, entre outros pontos.


Em Araripina, presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, destaca união entre empresários e a federação

Fotos: Divulgação

O presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco – Fiepe, Ricardo Essinger e membros da diretoria estiveram na cidade de Araripina, no sertão do estado, na última segunda-feira (03), para o encontro mensal que reúne os diretores e vice-presidentes da Federação e os presidentes e delegados dos sindicatos filiados à Fiepe.

A cidade de Araripina sedia a Unidade Regional Sertão do Araripe que atua no desenvolvimento da indústria regional das dez cidades e de diversas indústrias do polo gesseiro, panificação, curtume, construção civil e outros segmentos industriais do Araripe.

Devido à sua importância para o setor, a região Araripe foi escolhida pela Fiepe para sediar o encontro mensal de julho da Diretoria onde foram deliberados assuntos como a atuação das unidades do Sebrae, Sesi, Senai e IEL na região, assim como a apresentação das ações das regionais do Agreste (Caruaru), São Francisco (Petrolina) e Araripe (Araripina). Os presidentes dos Conselhos Temáticos de Meio Ambiente, Infraestrutura e Comitê Jovem também mostraram as atividades desenvolvidas este ano.


Serra Talhada: Tem início hoje (07) a IV Copa Serratalhadense de Handebol Adulta


Hoje, dia 07 de julho, Serra Talhada vai ser palco da maior Copa de Handebol do interior do estado , que é a IV Copa Serratalhadense de Handebol Adulta (Masculino/Feminino).

De acordo com o professor Robério Duarte e Dinho Duarte, esse ano tivemos a participação de dois estados do nordeste que foi o Ceará com as cidades (Juazeiro, Crato e Quixadá) e Alagoas com a cidade de Santana do Ipanema.

No naipe feminino teremos a participação de 10 equipes, no qual as equipes estão concorrendo uma premiação de R$ 900 para a equipe campeã e a vice campeão R$ 450 e medalhas e troféus. Já no masculino, teremos a participação de 13 equipes, onde quem consagrar campeão e vice vai ganhar o primeiro colocado uma quantia de R$ 1,200 e o segundo colocado R$ 600 (medalhas e troféus).


Humberto exige permanência da Hemobras em Pernambuco

Foto: Roberto Stuckert Filho

Considerando a retirada da Hemobras uma ação política de retaliação a Pernambuco, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), exigiu do governo Temer que impeça, imediatamente, a ideia do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), de construir uma fábrica de hemoderivados em Maringá (PR), reduto eleitoral do ministro. A posição foi externada pelo senador ao próprio Barros na última quarta-feira (5), ao exigir do Ministério da Saúde mais informações sobre o projeto.

Humberto, juntamente com outros deputados e senadores de Pernambuco, está atento à movimentação, que pode prejudicar o funcionamento da unidade de produção da Hemobras em Goiana (PE), na Mata Norte, na qual já foi investido mais de R$ 1 bilhão, e perdeu prioridade para o governo federal.

“A bancada do Estado decidiu, na última quarta-feira (5) em reunião, de forma unânime, ir até o ministro para defender a fábrica pernambucana, que gera empregos e renda ao nosso povo. Queremos saber qual o objetivo da construção de uma unidade no Sul do país e a quais interesses essa movimentação atende”, afirmou.



Grupo que fraudava vários vestibulares de medicina levou R$ 5 milhões

Delegado Cleyton Januário Ferreira explica como o grupo fraudava vestibulares de medicina, em Goiânia, Goiás (Foto: Vitor Santana/ G1)

O grupo preso por fraudar vestibulares de medicina movimentou R$ 5 milhões em seis meses, segundo cálculo da Polícia Civil. Neste período, eles atuaram em 11 processos seletivos. Ao todo, nove pessoas integram a organização, sendo que quatro estão foragidas. O esquema proporcionava uma vida de luxo aos criminosos.

"Eles tinham tanta certeza do sucesso da fraude que os candidatos só pagavam após a matrícula na faculdade. Em seis meses de vestibulares, que aconteceram desde setembro do ano passado, eles movimentaram cerca de R$ 5 milhões. Devido a esse montante, eles levavam uma vida de luxo. Um dos integrantes chegou a comprar um apartamento no valor de R$ 1 milhão", disse nesta sexta-feira (7) o delegado Cleybio Januário Ferreira, responsável pela investigação.

Chamada de Operação Monge, a ação prendeu cinco suspeitos na quinta-feira (6), em Goiânia. De acordo com a Polícia Civil, eles vendiam as vagas por valores entre R$ 80 mil e R$ 120 mil para candidatos que se inscreviam em faculdades de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.

As investigações apontam que 110 pessoas de doze estados e do Distrito Federal, que queriam cursar medicina, procuraram os fraudadores. Conforme o delegado, 52 alunos já fazem o curso. Outros 15 candidatos foram aprovados, mas não fizeram matrícula ainda e, por isso, ainda não pagaram.


Codevasf realiza peixamento no rio São Francisco em Santa Maria da Boa Vista (PE)

Foto: Codevasf/Divulgação

Pescadores e moradores de Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, participaram nesta semana de mais um peixamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Desta vez, foram inseridos cerca de 10 mil alevinos de piau verdadeiro no trecho do Velho Chico que passa pelo município.

O presidente da Colônia de Pescadores de Santa Maria da Boa Vista e pescador há mais de 15 anos, José Ivan da Cruz, que vive exclusivamente da pesca, afirmou que ações como essa são essenciais para a continuação da atividade pesqueira na região. "Esse peixamento é muito importante. Com a situação que o rio está hoje, nós precisamos de tudo que venha para cuidar dele. A gente espera que os pescadores tenham consciência de não pegar os peixes agora, que ainda estão pequenos. Vamos deixar eles crescerem mais. Se reproduzirem. É dever nosso também", disse.


Sesc amplia prazo para seleção de Jovem Aprendiz em Araripina

Inscrição gratuita pode ser feita até segunda-feira (10/7) pela internet. A remuneração mensal é de R$ 426,00. Além de Araripina, há vagas para as unidades do Sesc em Bodocó, Petrolina e Triunfo. Para estas três unidades, não haverá prorrogação, e as inscrições se encerram sexta-feira, 7/07 (Foto: SESC-PE)

O Sesc Pernambuco ampliou o prazo de inscrição para seleção simplificada para Jovem Aprendiz em Araripina. Estão sendo oferecidas duas vagas para o Sesc Ler. Os interessados devem se inscrever gratuitamente até o dia 10 de julho, por meio do preenchimento de formulário no endereço eletrônico www.sescpe.org.br.

As oportunidades são para os turnos da manhã e tarde e a carga horária corresponde a quatro horas diárias. O programa tem duração de um ano e oferece remuneração de R$ 426,00, vale transporte, de acordo com a legislação vigente, além de fardamento para atuação. O edital público simplificado da seleção considera os aspectos legais e outros requisitos, como a situação socioeconômica, educacional e de vulnerabilidade social dos candidatos.


Sexo oral sem camisinha está espalhando supergonorreia, alerta OMS

O hábito de fazer sexo oral sem camisinha está produzindo e disseminando uma forma perigosa de gonorreia, alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com a entidade, o tratamento da doença se tornou muito mais complexo, às vezes até impossível, porque a bactéria responsável está desenvolvendo resistência a antibióticos.

A organização adverte que a situação é "muito grave" e que é "apenas uma questão de tempo" antes de os antibióticos mais potentes usados contra a gonorreia se tornem obsoletos. Sexo oral sem preservativo, urbanização e globalização, além da precariedade na detecção da infecção e a infecção mal tratada contribuem para a disseminação da gonorreia.

— A bacteria que causa a gonorreia é particularmente esperta. Toda vez que tentamos uma nova classe de antibióticos para tratar a infecção, a bacteria evolui para resistir ao medicamento — explicou a médica Teodora Wi, especialista da OMS.