segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Diretor do Butantan estranha decisão da Anvisa de suspender teste da Coronavac: 'é um óbito não relacionado à vacina'


O diretor geral do Instituto Butantan em São Paulo, Dimas Covas, afirmou nesta segunda-feira (9) que recebeu com estranheza a notícia de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente os testes em humanos da vacina chinesa Coronavac no Brasil. A interrupção aconteceu, segundo Anvisa, por causa de um "evento adverso grave", e foi anunciada também na noite desta segunda (9).

Segundo Dimas Covas, trata-se de "um óbito não relacionado à vacina" e, portanto, "não existe nenhum momento [ou motivo] para interrupção do estudo clínico" da vacina no Brasil.

"Em primeiro, a Anvisa ela foi notificada de um óbito, não de um efeito adverso. Isso é diferente. Nós até estranhamos um pouco essa decisão da Anvisa, porque é um óbito não relacionado à vacina. Ou seja, como são mais de 10 mil voluntários nesse momento, pode acontecer óbitos. Nesse momento, [o voluntário] pode ter um acidente de trânsito e morrer. Ou seja, é um óbito não relacionado à vacina. É o caso aqui. Ocorreu um óbito, que não tem relação com a vacina. Portanto, não existe nenhum momento [ou motivo] para interrupção do estudo clínico", disse Dimas Covas na TV Cultura nesta sexta (9).

Caixa Econômica Federal abre Programa de Demissão Voluntária para 7,2 mil funcionários

Segundo sindicato, profissionais que aderirem serão desligados ainda neste ano e terão direito ao equivalente a 9,5 salários (Foto: Lúcia Xavier/BlogAR)

A Caixa Econômica Federal abriu nesta segunda-feira (9) um novo programa de demissão voluntária (PDV) para 7,2 mil empregados, confirmou o banco, após anúncio pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

A entidade afirmou que o período para adesão ao programa vai até 20 de novembro. Quem aceitar, será desligado ainda neste ano e terá direito ao equivalente a 9,5 salários.

Em nota, a Caixa informou que podem aderir ao PDV "os empregados que atendam aos requisitos do programa e que já se planejaram para a aposentadoria ou desligamento".

Em live, Bolsonaro pede que população não vote em partidos de esquerda

Ao pedir apoio a aliados nas eleições municipais, o presidente disse: "Não aceitaremos o comunismo e e socialismo em nosso país

"Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, em apoio a candidatos aliados, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu para que a população não vote em partidos de esquerda nas eleições municipais, cujo primeiro turno será no próximo domingo (15/11). Segundo o presidente, o comunismo” e o socialismo “não deram certo em lugar nenhum no mundo” e os partidos de esquerda querem acabar com as “liberdades”.

“Certos partidos com as cores vermelho, com uma estrela bonita e com a foice e o martelo. Esses partidos mudaram as cores de sua campanha. É uma maneira de tentar enganar você. Esses regimes comunista e socialista não deram certo em lugar nenhum no mundo”, disse o presidente. “Não aceitaremos o comunismo e e socialismo em nosso país”, completou.

Bolsonaro ressaltou ainda que muitos países da América Latina elegeram governos de esquerda nos últimos tempos e reclamou que o mapa da América do Sul vem sendo “pintado de vermelho”.

Vozes negras da MPB dão tom à playlist do Cais do Sertão no Spotify

Repertório conta com canções de Lia de Itamaracá, Milton Nascimento e Djavan, entre outros. Tacaratuense Josildo Sá (foto) também é destaque no Vozes Negras, no Spotify.  

No mês da Consciência Negra, lembrado no dia 20 de novembro, o Cais do Sertão dedica toda programação online para analisar as questões de raça, culturais e políticas. Entre lives e debates com gestores e artistas, no Instagram, o museu prepara playlists especiais em seu perfil no Spotify. O internauta poderá seguir e acessar gratuitamente a seleção que conta com as vozes negras da Música Popular Brasileira.

A playlist temática foi idealizada pelo time de educadores do Cais e montada pela educadora Thalita Mesquita, que acrescentou à seleção nomes femininos da música brasileira, entre elas Lia de Itamaracá, Leci Brandão, Mart’nália e Elza Soares. Há espaço para os consagrados Gilberto Gil, Djavan e Milton Nascimento, além de nomes contemporâneos como Djonga, Iza, Ludmilla e Emicida.

IFPE promove II Encontro dos Povos de 18 a 20 de novembro


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), promove o II Encontro dos Povos, nos dias 18 e 20 de novembro. Com o tema “Povos e Etnias no Mundo do IFPE”, o evento será totalmente on-line, gratuito e aberto ao público em geral.

Em seus dois dias, o evento contará com apresentações culturais seguidas de mesas-redondas. No dia 18, o encontro terá a participação de nomes de referência, como: Enildo Soares, presidente da Associação de Ciganos de Pernambuco; Maria Marcela de Moura, representação estudantil do povo Xucurú de Ororubá; Valdenice José, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Raça, Gênero e Políticas Públicas da Unicap; e Rufino Tarumbara, Reitor da Universidade Indígena Boliviana (Unibol). Já no dia 20, o encontro receberá a presença de Flávia Clemente, professora no Departamento de Serviço Social da UFPE; Antônio "Crioulo", coordenador executivo das Comunidades Negras Quilombolas (CONAQ); e Maria Márcia de Almeida ("Márcia do Angico"), integrante do comitê de Educação no Campo e da Comissão Quilombola de Pernambuco.

INCRA atende beneficiários em Pesqueira (PE) com investimentos em Crédito Instalação

Entrega dos contratos foi realizada no maior ginásio do município para manter o distanciamento possível – Foto: Incra/PE

O Incra em Pernambuco liberou, em 4 de novembro, aproximadamente R$ 730 mil para pagamento de Crédito Instalação nas modalidades Apoio Inicial, Fomento, Fomento Mulher e Semiárido. Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de atividades produtivas, o investimento beneficia 292 famílias de 10 assentamentos localizados no município pernambucano de Pesqueira.

O recurso deverá ser creditado nas contas pessoais dos trabalhadores rurais até 16 de novembro. A entrega dos contratos ocorreu em evento realizado no Ginásio do Sesi, em Pesqueira. Embora a autarquia esteja trabalhando com redução do atendimento ao público externo e com restrição de viagens a campo em função da pandemia de covid-19, a aplicação dos recursos foi viabilizada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a prefeitura, visando a continuidade das atividades essenciais aos assentados.

Modalidades

Com o Apoio Inicial, foram contemplados dois beneficiários, respectivamente nos assentamentos Esperança e Nossa Senhora do Rosário. No valor individual de R$ 5,2 mil, este crédito é direcionado para aquisição de itens de primeira necessidade, bens duráveis de uso doméstico e equipamentos produtivos.

TSE exige que eleitor use máscara para votar

Se for necessário, mesário pode chamar a polícia, "mas essa haverá de ser uma situação puramente residual. No mundo civilizado, as pessoas cumprem as regras e respeitam as outras”, diz presidente do tribunal (Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, reafirmou hoje (9) que os eleitores só poderão entrar nas seções eleitorais para votar se estiverem usando máscaras. As eleições municipais serão realizadas no próximo domingo (15) em todo país, exceto no Distrito Federal. Serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Em setembro, o TSE elaborou um protocolo sanitário para garantir que os eleitores possam votar com segurança em meio à pandemia da covid-19.

Pelas regras, os eleitores só poderão para entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras faciais e deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A distância de 1 metro entre eleitores e demais pessoas presentes às seções também deverá ser mantida. O TSE recomenda ainda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

Alzheimer afeta 11,5% da população brasileira

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 55 mil novos casos de demência são registrados anualmente, a maioria decorrentes do mal de Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta milhões de pessoas no mundo, ela ainda não possui uma cura, mas diversas pesquisas apontam que se a doença for diagnosticada cedo, é possível diminuir os impactos de seus sintomas. Isso quer dizer que, se detectado precocemente, os sinais da doenças podem ser tratados com intervenções terapêuticas, proporcionando melhor qualidade de vida ao paciente. Segundo dados do Governo do Brasil, a doença afeta 11,5% da população idosa do país.

Atualmente, 1,4 milhões de brasileiros vivem com demência, com o envelhecimento acelerado da população mundial, estima-se que até 2050 esse número aumente para mais de seis milhões, diz a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Com o envelhecimento acelerado, o crescimento de casos de demência tem se tornado um dos principais desafios de saúde na atualidade”, comenta Dr. Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway.

População Negra: Mulheres e LGBTQI+ será temática de discussão da programação da SDSCJ nesta quarta (11/11)

Os encontros acontecem todas às quartas-feiras de Novembro em homenagem ao Mês da Consciência Negra 

Nesta quarta-feira 11/11, dentro da programação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) para o mês da Consciência Negra será discutida a temática Mulheres e LGBTQI+. O encontro será via Youtube www.youtube.com/secdesenvolvimentosocial aberto ao público, a partir das 16h.

Todas as quartas-feiras deste mês haverá diálogos com personalidades negras, com as temáticas variadas a programação é uma realização da Secretaria Executiva de Políticas para o Desenvolvimento Social (SEPDS), e da Secretaria de Juventude com a Coordenadoria de Igualdade Racial do Estado. O tema escolhido este ano foi “Ona Agbon- Caminho da Sabedoria. Um diálogo dos negros para a sociedade na década afrodescendente”.

“Discutir políticas públicas para a população negra é primordial para construção de uma sociedade antirracista, justa, e com igualdade social. Como Estado, devemos garantir os direitos das negras e negros em todas as áreas e assegurar a equidade de condições sociais para todas e todos”, lembra o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.

Compesa realiza obra do novo Sistema Adutor de Salgueiro


As obras da primeira fase de implantação do novo Sistema Adutor de Salgueiro, a partir do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, estão em andamento. Recentemente, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou a ordem de serviço autorizando o início das intervenções, de responsabilidade da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Orçado em R$ 6,4 milhões, o empreendimento tem prazo de conclusão para o próximo ano e beneficiará 60 mil pessoas no município de Salgueiro.

O sistema de abastecimento prevê a captação de água sobre flutuante, a ser instalado no Reservatório de Negreiros, componente do Eixo Norte da Transposição. Também serão implantados seis quilômetros de adutora para interligar o Sistema Integrado do Sertão e abastecer Salgueiro. A tubulação terá uma vazão de 200 litros por segundo.

Fundaj prorroga inscrições em premiação de R$ 900 mil até 19 deste mês

Prêmio Delmiro Gouveia de Economia Criativa destina R$ 900 mil para projetos da Região Nordeste, sendo R$ 100 mil por estado

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) prorrogou até o dia 19 deste mês as inscrições do Prêmio Delmiro Gouveia de Economia Criativa. Proposta pela Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), da Fundaj, a premiação distribuirá R$ 900 mil aos nove estados do Nordeste. Com isso, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Sergipe, Piauí e Maranhão contarão com R$ 100 mil para projetos de caráter criativo e inovador. Os critérios de premiação levarão em conta, principalmente, o baixo custo e a quantidade de beneficiados. A estimativa é de que, no mínimo, sejam contempladas 90 iniciativas.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas via formulário, disponível no site fundaj.gov.br. Após fornecer todas as informações e documentos solicitados, é necessário selecionar um segmento. É facultado inscrever quantos projetos desejar. No entanto, apenas um será contemplado. Para concorrer como Pessoa Física, o candidato deve ser maior de 18 anos, brasileiro nato ou naturalizado. Enquanto para Pessoa Jurídica, a única restrição é para a natureza governamental, sendo possível que desde instituições privadas a ONGs participem.

Confira, na íntegra, o edital do I Prêmio Delmiro Gouveia de Economia Criativa: http://abre.ai/bKM4

Dez milhões de pessoas podem quitar dívidas por apenas R$ 50

Feirão Serasa Limpa Nome vai até 30 de novembro

A Serasa informou nesta segunda-feira (9) que 10 milhões de consumidores poderão quitar dívidas por apenas R$ 50. A ação faz parte do 26º Feirão Limpa Nome, que permite renegociar dívidas atrasadas com até 99% de desconto. O feirão começou na semana passada

Participam da iniciativa mais de 50 empresas de diversos segmentos, como lojas de departamento, companhias telefônicas, bancos e faculdades. A estimativa é que as ações podem dar a possibilidade para 64 milhões de consumidores regularizarem sua situação. O feirão vai até o dia 30 deste mês.

Para participar, o consumidor pode acessar um dos canais digitais da Serasa: site do Serasa Limpa Nome, WhatsApp (11 99575-2096) e aplicativo.

Candidato a vice-prefeito em Carpina (PE) é vítima de atentado e tem carro atingido por tiros em Paudalho

Carro de candidato a vice-prefeito de Carpina foi atingido por disparos — Foto: reprodução/WhatsApp

Um candidato a vice-prefeito no município de Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, sofreu um atentado, na madrugada desta segunda-feira (9). Diogo Prado (PSC), de 36 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na BR-408, em Paudalho, na mesma região. Pelo menos seis tiros atingiram o veículo em que ele estava. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Paudalho.

O crime ocorreu quando Diogo Prado trafegava indo de Carpina ao Recife e parou para abastecer num posto de combustíveis.

"Eu costumo sair de Carpina no domingo, dormir no Recife e, pela manhã, volto. Quando terminei de abastecer, um caminhão estava na faixa da esquerda. Esperei ele passar e, logo em seguida, vi outro carro, que também foi para essa faixa e ficou ao lado do meu. Escutei um barulho de algo estilhaçando, mas pensei que uma pedra tinha batido no para-brisa. Percebi que era uma investida quando o carro me trancou no acostamento", disse Diogo Prado.

A vítima informou que, no carro, foram encontradas, ao menos, seis marcas de tiro. O veículo, por ser blindado, não chegou a ter o vidro quebrado pelos tiros.

"Eu dei ré, girei na BR e pedi ajuda no posto em que abasteci. Não fui atingido pelos tiros, mas fomos à Unidade de Pronto Atendimento de Paudalho porque estava com a pressão alta e uma dor de cabeça muito forte. Amanhã, o carro vai ser periciado e vamos acompanhar de perto as investigações", declarou a vítima.

Para Diogo Prado, a motivação política não está clara, mas pode ser uma das hipóteses para o ocorrido.

"Eu não tenho inimigos, nunca tive atrito que pudesse ser alguma motivação. Mas estou me expondo muito nesse período, tenho feito denúncias e me identificado como autor. Temos uma política muito intimidatória em Carpina, não é difícil irmos numa campanha e ter gente armada, atirando para cima para nos acoar. Dia desses, num restaurante, identifiquei que fui seguido, fui alertado que tinha um carro com atitude suspeita", disse.

A Polícia Civil afirmou que "ao final das investigações, o relatório conclusivo será remetido pela autoridade policial".

Por G1 PE

Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta terça (10/11) na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta

A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para a esta terça-feira, 10 de novembro de 2020; 

confira abaixo!

Telefone para marcação de consultas:

3851 - 0533  -   Cel. 87 - 9.9902-8197   - 

Confira abaixo profissionais médicos que atenderão na Mais Saúde de Petrolândia nesta terça (10/11/2020)


Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta terça-feira (10/11/2020)


Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta terça-feira (10/11/2020)



Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta terça-feira (10/11/2020)



Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta terça-feira (10/11/2020)



Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta terça-feira (10/11/2020)



Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta terça-feira (10/11/2020)
 



A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja abaixo).












Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Adquira já o seu!






Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Clinica Mais Saúde

Petrolândia: Cerimônia de preparação das urnas eletrônicas é realizada no Cartório Eleitoral

Dr. Daladiê Duarte Souza (Juiz da 70ª Zona Eleitoral),  Dr. Filipe Coutinho Lima Britto (Promotor de Justiça da Comarca de Petrolândia) e Orlando Parahym ( Chefe do Cartório Eleitoral de Petrolândia)  - Fotos: Assis Ramalho/BlogAR 


A cerimônia de preparação das urnas eletrônicas que serão usadas no primeiro turno das eleições municipais, em 15 de novembro, foi realizada no Cartório Eleitoral de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, na tarde desta segunda-feira (09/11/2020).

Durante a cerimônia foram feitas a geração de mídias, a preparação, a conferência e a lacração das urnas eletrônicas.

O procedimento é adotado pelos cartórios para garantir a transparência, a segurança do processo eleitoral e o sigilo do voto.

Participaram ainda da cerimônia os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral que atuam diretamente nessa etapa das eleições. Por meio da operação, feita urna a urna, foram inseridas todas as informações necessárias à realização do pleito: os programas de votação, a relação de eleitores da respectiva seção eleitoral, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição.

Depois de inseridas todas essas informações, as urnas eletrônicas foram lacradas e estão prontas para serem utilizadas nas eleições – a máquina lacrada só realiza operações em dia e horário predeterminados. As eleições acontecem em 15 de novembro (primeiro turno) e,onde houver segundo turno, em 29 de novembro.

A preparação em todo o estado encerra-se nesta terça-feira (10). Tecnicamente chamado de Cerimônia de Carga e Lacre das Urnas, o evento ocorre com total transparência e consiste em inserir nas urnas eletrônicas os dados referentes aos candidatos e eleitores. Todos os procedimentos que envolvem as mídias e as urnas eletrônicas são realizados em cerimônias públicas, com a participação do juiz eleitoral e convocação, por edital, dos representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos e as coligações. 

 (Blog de Assis Ramalho)


Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Na reta final da campanha, a partir desta terça eleitor só poderá ser preso em flagrante


A reta final do período de campanha eleitoral para as eleições já começou.  Conforme o calendário eleitoral, a partir desta terça-feira (10), uma série de determinações devem ser seguidas pelos eleitores, candidatos e a Justiça Eleitoral. Entre elas, está a proibição de prisão de eleitores que não sejam detidos em flagrante. Veja as determinações completas abaixo.

Terça-feira

Data a partir da qual nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto (Código Eleitoral, art. 236, caput).
Último dia para que as entidades fiscalizadoras formalizem pedido ao juízo eleitoral para a verificação da integridade e autenticidade dos sistemas Transportador e JE-Connect instalados nos microcomputadores.

Quinta-feira
Data a partir da qual o juízo eleitoral ou o presidente da mesa receptora poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar (Código Eleitoral, art. 235, parágrafo único).
Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno (Lei nº 9.504/1997, art. 47, caput e Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único).
Último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h (oito horas) e as 24h (vinte e quatro horas), com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais 2 (duas) horas (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único e Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 4º).
Último dia para a realização de debate no rádio e na televisão, admitida sua extensão até as 7h (sete horas) do dia 13 de novembro de 2020 (Res.-TSE nº 21.223/2002).
Data a partir da qual, até 14 de novembro 2020, o Tribunal Superior Eleitoral poderá divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, em até 10 (dez) minutos diários requisitados às emissoras de rádio e de televisão, contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados, podendo ceder, a seu juízo, parte desse tempo para utilização por tribunal regional eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 93).
Último dia para a publicação no Diário da Justiça Eletrônico, nas capitais, e, na forma estabelecida pelos tribunais regionais eleitorais, nas demais localidades, do edital convocando os representantes dos partidos, das coligações, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil para acompanhar a liberação do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT) nas zonas eleitorais.
Último dia para os tribunais regionais eleitorais divulgarem na internet os pontos de transmissão de dados que funcionarão em locais distintos do local de funcionamento da junta eleitoral.

Sexta-feira
Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral relativa ao primeiro turno (Lei nº 9.504/1997, art. 43, caput).
Data a partir da qual, até as 17h (dezessete horas) do dia da eleição, poderá ser realizada a verificação da integridade e autenticidade dos sistemas Transportador e JE-Connect instalados nos equipamentos da Justiça Eleitoral.
Último dia para os partidos políticos e as coligações indicarem aos juízos eleitorais os nomes das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e dos delegados habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação, apuração e totalização durante o primeiro turno das eleições (Lei nº 9.504/1997, art. 65, § 3º).

Sábado
Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h (oito horas) e as 22h (vinte e duas horas) nos termos da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral que disciplina a propaganda eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 39, §§ 3º e 5º, I).
Último dia, até as 22h (vinte e duas horas), para a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não por carro de som ou minitrio (Lei nº 9.504/1997, art. 39, §§ 9º e 11).
Data em que a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica deverá promover, entre as 9h (nove horas) e as 12h (doze horas), no local e horário previamente divulgados, os sorteios das seções eleitorais cujas urnas serão submetidas aos procedimentos de auditoria da votação eletrônica.
Último dia para que o interessado em utilizar programa próprio para verificação da assinatura e do resumo digital na urna na seção eleitoral sorteada para auditoria providencie cópia do programa em mídia apropriada, de acordo com orientações técnicas publicadas no sítio eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral.
Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral tornar disponível, na sua página da internet, arquivo contendo as correspondências esperadas entre urna e seção, podendo ser atualizada até as 16h (dezesseis horas) do dia da eleição.
Data a partir da qual, após as 12h (doze horas), será liberada a fase relativa ao gerenciamento da totalização do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT) nas zonas eleitorais.
Data em que será realizada, no Tribunal Superior Eleitoral, a verificação do Sistema de Gerenciamento da Totalização, o Receptor de Arquivos de Urnas e o InfoArquivos.
Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, em até 10 (dez) minutos diários requisitados às emissoras de rádio e de televisão, contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados, podendo ceder, a seu juízo, parte desse tempo para utilização por tribunal regional eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 93).

Domingo – dia do primeiro turno das eleições