segunda-feira, novembro 09, 2020

Petrolândia: Cerimônia de preparação das urnas eletrônicas é realizada no Cartório Eleitoral

Dr. Daladiê Duarte Souza (Juiz da 70ª Zona Eleitoral),  Dr. Filipe Coutinho Lima Britto (Promotor de Justiça da Comarca de Petrolândia) e Orlando Parahym ( Chefe do Cartório Eleitoral de Petrolândia)  - Fotos: Assis Ramalho/BlogAR 


A cerimônia de preparação das urnas eletrônicas que serão usadas no primeiro turno das eleições municipais, em 15 de novembro, foi realizada no Cartório Eleitoral de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, na tarde desta segunda-feira (09/11/2020).

Durante a cerimônia foram feitas a geração de mídias, a preparação, a conferência e a lacração das urnas eletrônicas.

O procedimento é adotado pelos cartórios para garantir a transparência, a segurança do processo eleitoral e o sigilo do voto.

Participaram ainda da cerimônia os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral que atuam diretamente nessa etapa das eleições. Por meio da operação, feita urna a urna, foram inseridas todas as informações necessárias à realização do pleito: os programas de votação, a relação de eleitores da respectiva seção eleitoral, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição.

Depois de inseridas todas essas informações, as urnas eletrônicas foram lacradas e estão prontas para serem utilizadas nas eleições – a máquina lacrada só realiza operações em dia e horário predeterminados. As eleições acontecem em 15 de novembro (primeiro turno) e,onde houver segundo turno, em 29 de novembro.

A preparação em todo o estado encerra-se nesta terça-feira (10). Tecnicamente chamado de Cerimônia de Carga e Lacre das Urnas, o evento ocorre com total transparência e consiste em inserir nas urnas eletrônicas os dados referentes aos candidatos e eleitores. Todos os procedimentos que envolvem as mídias e as urnas eletrônicas são realizados em cerimônias públicas, com a participação do juiz eleitoral e convocação, por edital, dos representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos e as coligações. 

 (Blog de Assis Ramalho)


Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário