segunda-feira, 2 de abril de 2018

Petrolândia: Documentos perdidos de João Cícero Faustino; tem boa recompensa para quem encontrar


O senhor João Cícero Faustino perdeu na tarde de hoje dois cartões: um cartão cidadão e outro cartão da caixa econômica na rodovia  vindo do Projeto Apolônio Sales indo por posto Rical passando no parque de vaquejada, passando por  último na avenida valgueiro de Barros.

Ele promete boa recompensa em dinheiro, na hora. Quem encontrar, por favor, entrar em contato com o cel. (87) 9.9967-0718, ou entregar na quadra 10, na Rua Presidente Costa e Silva - rua da casa do finado Cid.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Proprietário dos documentos.


Adolescente morre ao sofrer choque elétrico enquanto usava chapinha no interior de PE

Jovem morreu dentro de casa enquanto usava uma chapinha (Foto: Arquivo pessoal)

Um jovem de 16 anos morreu após levar choque elétrico enquanto usava uma chapinha de cabelo, em São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, ele utilizou o aparelho depois de sair do banho. O caso ocorreu no sábado (31), mas a delegada só confirmou nesta segunda-feira (2).

A delegada Gabrielle Santos contou ao G1 como o acidente pode ter ocorrido. "O fio da chapinha estava descascado próximo ao aparelho, indicando que pode ter ocorrido um curto-circuito. Há informações de que a vítima estava com o cabelo molhado e descalço, o que potencializou a descarga elétrica nele", detalhou.


Petrolândia: Solenidade na Câmara Municipal marca lançamento do site do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia


Fotos: Assis Ramalho

Preocupados em garantir a preservação e permitir o acesso a documentos, registros fotográficos, publicações e estudos acadêmicos existentes sobre a história e geografia de Petrolândia, um grupo de amigos resolveu criar o Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH Petrolândia). O lançamento do site oficial do IGH Petrolândia, espaço virtual que é a principal fonte de disponibilização desse material, aconteceu no dia 14 de março, em solenidade realizada na Câmara Municipal de Petrolândia.

A Diretoria do IGH Petrolândia, composta por Paula Francinete Rubens de Menezes – Presidente, Antonio Francisco de Lima (Tony) – Vice-Presidente, Maria Lúcia Xavier Feitosa – Secretária, Ezequiel Carlos de Oliveira – Segundo Secretário e Maria Liduína da Silva – Tesoureira, fez-se presente à cerimônia, realizada em sessão da Câmara dos Vereadores. Estiveram presentes os vereadores Delano Santos (presidente da Mesa Diretora), Joilton Pereira (secretário), Toinho de Eugênio, Sílvio Rogério, José Luiz (Zé Pezão) e Jorge Viana. 

A sessão foi aberta pelo presidente da Casa Aureliano de Menezes, Delano Santos. O primeiro pronunciamento foi do vice-presidente do IGH, Tony, que apresentou o IGH Petrolândia ao público reunido no plenário Pedro Cavalcante da Silva. Em seguida, a presidente do IGH, Paula Rubens, explicou a iniciativa de criar o Instituto que tem como finalidade preservar a memória e promover estudos para o desenvolvimento e difusão do conhecimento da História, Geografia e ciências afins, especialmente do município de Petrolândia, assim como a defesa do meio ambiente, da cultura e o seu patrimônio.

Antes da apresentação do site, a presidente do IGH apresentou o depoimento em vídeo da , enviado por vídeo, da historiadora Bartira Ferraz Barbosa, que exaltou a criação do Instituto e prontificou-se a incluir o IGH em projeto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Licenciada e bacharel em História pela UFPE, com mestrado em História do Brasil Colonial pela UFPE e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo - USP, a Professora Associada do curso de História da UFPE, com vários livros publicados, é referência em história indígena e fez parte do levantamento de sítios históricos, a maioria deles destinado a desaparecer após a inundação para a criação da Barragem de Itaparica.

Em seguida, Paula Rubens iniciou a apresentação, com projetor, do site do IGH Petrolândia, com navegação entre as diversas páginas e opções disponíveis para consulta.

Confira no vídeo abaixo os trechos principais do lançamento do site do IGH Petrolândia

Após o anúncio do lançamento do IGH Petrolândia, foram recebidos elogios à iniciativa dos fundadores do Instituto, entre eles, em rede social, registram-se os do coirmão IGH Paulo Afonso-BA e do ex-pároco de Petrolândia, Pe. José Maria.

"Parabéns pelo lançamento do IGH de Petrolândia! Gostaria de estar com vocês, prestigiando a festa. Já é orgão importante da cidade é espero parcerias! Tudo de bom para todos que fazem parte desta instituição!!" IGH Paulo Afonso

"Meu Deusssss!!!! Vi e reli todos os documentos... viajei pelas fotos de Antiga cidade... E a saudade bateu forte! Parabéns e muito feliz fiquei com esse iniciativa de preservação histórica. A Memória preservada é história viva!" Padre José Maria, ex-pároco de Petrolândia.

Conheça o site em https://ighpetrolandia.org/


Redação do Blog de Assis Ramalho
Assessoria do IGH Petrolândia


Petrolândia: Copa dos Campeões tem jogo antecipado de sábado para sexta-feira

Márcio Canindé, ex-Santos é uma das atrações da IV Copa dos Campeões 2018. Além do time da Vila Belmiro, o meia atacante, que é jogador do Canarinho de Caraibeiras, também teve passagem por Paraná Clube, São Caetano, Criciúma, Santa Cruz, Linense e Remo.

A mesa diretora da Copa dos Campeões 2018, campeonato que está sendo disputado com sucesso em Petrolândia, avisa que por motivos superiores, o jogo que estava marcado para sábado (07),  entre Reta (Agrovila) X CD (Canindé- SE, foi antecipado para sexta-feira ( 06), as 20h00.

Ainda de acordo com a organização do certame, o adiamento se deu por conta de um pedido feito pelo time de Canindé de São Francisco (SE), que alegou não poder comparecer na data marcada por motivo de outros compromissos firmados no final de semana.

Desde já, a direção do campeonato agradece a compreensão de todos.

Tabela atualizada
05/04 20h00 Quinta-feira - Vitória (Floresta) X Adimec (Agrovila)
06/04 20h00 Sexta-feira - Reta (Agrovila) X CD (Canindé)
15/04 16h00 Domingo - Vila Nova (Petrolândia) X Adimec (Agrovila)
15/04 18h00 Domingo - Reta (Agrovila) X Canarinho (Caraibeiras)
19/04 20h00 Quinta - Vila Nova (Petrolândia X Vitória (Floresta)
22/04 16h00 Domingo - Adimec (Agrovila) X Palmeiras (Caraibeiras)
22/04 18h00 Domingo - C.D (Canidé) X Fluminense (Petrolândia)
26/04 20h00 Quinta - Fluminense (Petrolândia) X Reta (Agrovila)
28/04 20h00 Sábado - C.D (Canidé) X Canarinho (Caraibeiras)

Leia também
>Petrolândia: Palmeiras vence Vila Nova na abertura da IV Copa dos Campeões no Estádio ''O Galegão"
>Petrolândia: Fluminense bate o Canarinho em jogo eletrizante pela IV Copa dos Campeões 2018


Petrolândia: Em nome de Deus?! - Artigo de Fernando Batista


Por Fernando Batista

O texto que segue quer ser apenas palavras quebrando a dormência, propondo a maneira como pretendem ser acomodadas. Longe de ser polêmico, trago em letras o que é natural de todo ser humano. A crença e a dúvida, a prática autêntica da religião contraposta com o fanatismo desmedido e agressivo.

Manhã de domingo, ligo a TV e, como de costume, vou dedilhando o controle remoto de canal em canal. Em quase todos são cultos, missas, pregações, curas, orações em línguas etc. Liturgias próprias de cada uma delas [religiões]. O que mais pude observar de forma muito latente foi o desfile de suas idiossincrasias e o resultado dissociado entre religião e equilíbrio emocional.

De acordo com o teólogo Andrés Torres Queiruga, Deus é constantemente vitimado pelos limites humanos. A riqueza da revelação divina sempre esbarra na pobreza de nossas abordagens, continua Queiruga. Uma coisa é o anúncio sereno e inteligente de uma verdade ou de uma crença religiosa. Outra coisa é o fanatismo brutal, descarado e mentiroso que procura fazer adeptos a qualquer preço.


“A Perna Volante”: Taça do Barça Legends, que será disputado na Arena de Pernambuco, é produzida por Francisco Brennand



A taça da partida entre o Barcelona Legends e a Seleção Pernambucana Legends, marcada para o dia 14 de abril na Arena de Pernambuco, foi idealizada e criada de forma muito especial. Valorizando ainda mais a região escolhida para a estreia do Barcelona na América Latina, Francisco Brennand foi convidado para produzir a taça, que ele deu o nome de “A Perna Volante”. Artista plástico pernambucano e um dos mais conhecidos do país, Brennand desenvolve trabalhos com diversos suportes, sendo mais conhecido pelo seu trabalho como ceramista, com obras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

“Quando escolhemos Recife para ser a sede desta primeira partida do Barça no Brasil e ficar na história, pesquisamos e estudamos também sobre toda essa região. Pra produzir uma taça bonita, com qualidade e que tivesse história e um toque pernambucano, ninguém mais qualificado do que Francisco Brennand”, comentou Márcio Flores, parceiro do Barcelona e responsável por essa partida no Brasil.


4ª CIPM, sediada em Petrolândia, comemora redução no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais


Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

A 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), sediada em Petrolândia, comemora mais um trimestre com redução do CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais). O programa do Governo do Estado Pacto pela Vida é uma política de segurança pública que busca interromper o crescimento da violência criminosa de Pernambuco, e a 4° CIPM vem tendo bons resultados. A AIS 22, Área Integrada de Segurança Pública, da qual a 4° CIPM faz parte, teve uma redução do CVLI de 23,5% e a 4° CIPM reduziu 20% em toda sua área, que abrange as Cidades de Petrolândia, Jatobá, Tacaratu e Inajá. Nesse primeiro trimestre, os Policiais Militares da Companhia Independente não mediram esforços para realização dos trabalhos em defesa da sociedade e para atingir as metas estabelecidas pelo Pacto pela Vida, como mostra o resultado abaixo.

09 armas de fogo apreendidas
11 armas brancas apreendidas
13 pontos debelados
95 pessoas encaminhadas a Delegacia de Polícia
25 recolhimentos à Cadeia Pública
39 flagrantes
44 TCOs
35 consultas por dia de celular (programa Alerta Celular)
A 4° CIPM também intensificou a fiscalização no trânsito em sua área. Nesse período, além das motivações de trânsito, que são em média 11 notificações por dia, tivemos 50 veículos apreendidos por irregularidades.

MAJ PM ALEXINO - CMT DA 4° CIPM
CAP PM REZENDE - SUBCMT
4° CIPM - TEN PM CIRILO DE SOUZA ARAÚJO
Vanguarda do Itaparica


Petrolândia: Rita de Kássia, diretora da Associação Quilombola Borda do Lago, está entre as 30 "Mulheres de Expressão do Sertão de Itaparica''


A petrolandense Rita de Kássia, diretora da Comunidade Quilombola Borda do Lago e diretora executiva na Secretaria Municipal de Cultura, foi uma das homenageadas no evento 30 Mulheres de Expressão do Sertão de Itaparica, promovido pela ABCDE/CESVASF, sediada em Belém do São Francisco, e pela Revista Movimento, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Petrolândia, na noite de 28 de março.

Ativista conhecida na região, Kássia já desenvolvia um importante trabalho na luta pelos direitos dos quilombolas da comunidade borda do lago, que fica entre os municípios de Petrolândia e Tacaratu. Durante anos lecionou na escola da comunidade, levando até as crianças um conhecimento que vai além da grade curricular de ensino. ''Eu sempre consegui abordar assuntos que remetem aos nossos antepassados, aos curandeiros da comunidade e às lideranças. É feito todo um resgate da nossa história e no dia 20 de novembro temos um festival onde acolhemos outras comunidade e apresentamos várias manifestações culturais, como o maculelê'', explica a secretária.

Formada em pedagogia e pós graduada em psicopedagogia  clínica, além de possuir diversas formações educacionais, oferecidas pelo Governo Federal, Rita dialoga com a gestão municipal em nome da comunidade desde 2005 e diz sempre ter tido apoio da prefeitura que abraçou a causa e sempre olhou as solicitações com muito respeito e sensibilidade.


Petrolândia: Reinaldo Souza, aniversariante de hoje, é homenageado pela mãe Andréa Queiroz



Nesta segunda-feira, 2 de abril, é aniversário do nosso amiguinho Reinaldo Souza, filho de Andréa Queiroz e Reginaldo Souza, residentes na Quadra 01 de Petrolândia. Andréa felicita o filho aniversariante com bela mensagem de carinho. Feliz aniversário, Reinaldo!

Meu amado filho, é inacreditável como os anos passaram rápido. Você faz agora 16 anos e para mim é como se eu estivesse todos esses anos ensinando você a andar.

Independente das minhas atitudes de mãe que você acha exagerado !

Eu quero que você saiba que eu tenho muito orgulho de você, pois se está tornando este homem forte e determinado, que sabe o que quer e sabe o que precisa fazer para alcançar.

Obrigada por ser esse filho tão maravilhoso que você é! Eu lhe desejo muita saúde, paz, sabedoria, amor e felicidades em sua vida. Parabéns, meu filho! Conte sempre com a sua mãe. Parabéns! Eu te amo! Meu Rei👑 Reinaldo Souza!

Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Andréa Queiroz


Petrolândia: Líder em irrigação, Comercial Lambu anuncia oferta em bombas de água; Confira!


Líder em irrigação, a Comercial Lambu anuncia oferta em bomba de água e motor (confira preço acima).

Comercial Lambu, empresa líder em irrigação no estado de Alagoas, agora também em Petrolândia, no Sertão de Itaparica.

A Comercial Lambu conta com uma vasta gama de produtos para atender ao homem do campo e da cidade. Também conta com uma linha completa de adubos foleares e para fertirrigação, serviços de rebobinamento de motores de diversos portes, conserto de bombas e motores elétricos e a combustão.

Também realiza projetos de irrigação e dimensionamentos de bombas.

Comercial Lambu
Avenida Marques de Olinda - Petrolândia
Em frente ao Clube Velho Chico
Cel. (87) 99917-0066


Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: 4ª expedição do Adventure Divers capta belas imagens da Igreja Submersa e da Charqueada



No último sábado (31), Petrolândia recebeu a 4ª expedição da equipe de mergulho recifense Adventure Divers. Acompanhados mergulhadores petrolandenses Samyr Oliveira e Fagner Barros, o grupo registrou belas imagens em vídeos e fotos sub nas ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Igreja Submersa) e da Charqueada.

Samyr afirma que a amiga Mônica Daniele, da Pizzaria D'Mama, recentemente falecida, foi lembrada durante este quarto passeio nas belezas do Lago de Itaparica. Mônica acompanhou o grupo em expedições anteriores.

As fotos sub foram tiradas por Rodrigo Henrique. Fotos e vídeos também de Samyr Oliveira e Fagner Barros.

Aprecie as belíssimas imagens nos álbum e nos vídeos abaixo.

Ver mais fotos aqui>4ª expedição do Adventure Divers (31/03/2018)



Redação do Blog de Assis Ramalho
Vídeos: Fagner Barros, Samyr Oliveira e Rodrigo


Museu de Arte Sacra de Pernambuco lança seu primeiro catálogo nesta terça (03)

Publicação conta com o apoio cultural da Cepe e destaca obras dos séculos XVII ao XX

Prestes a completar 41 anos de atividades, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) se prepara para lançar o primeiro catálogo reunindo parte significativa do seu acervo permanente. A publicação, que tem apoio cultural da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), destaca, em 225 páginas, quase duzentas peças representativas das artes sacra e religiosa, em diversas tipologias e estilos, sobretudo o barroco e o rococó, que datam dos séculos XVII ao XX. O lançamento acontecerá nesta terça-feira (03), às 19h30, na sede do Maspe, Alto da Sé, em Olinda.

O catálogo foi organizado pelo diretor do Museu, padre Rinaldo Pereira, e pelos historiadores Iron Mendes de Araújo Jr. e Anazuleide Ferreira. Consumiu um ano e meio de trabalho para a seleção das obras, que tiveram como critério de escolha a importância histórica, idade e relevância artística. Graficamente, a publicação foi ordenada de forma didática, em divisões que permitem ao leitor/visitante compreender aspectos da produção sacra (culto ao sagrado) e religiosa (devoção ao sagrado) e sua influência na evolução histórica e cultural de Pernambuco. “Uma peça carrega muito mais do que o seu valor. Por trás dela encontramos uma escola artística, um contexto social, além da religiosidade do povo”, afirma padre Rinaldo Pereira.


Kaio Maniçoba prestigia entrega de habitacionais na Zona Norte do Recife

Fotos: Bartô Monteiro/Divulgação

O deputado federal licenciado e secretário de Habitação de Pernambuco, Kaio Maniçoba (MDB), prestigiou as entregas de dois residenciais na Zona Norte do Recife, na manhã desta segunda-feira (2).

Os habitacionais Vereador Liberato Costa Junior, em Campo Grande, e Engenheiro Henoch Coutinho, no Porto da Madeira, foram entregues pela Prefeitura do Recife. Ao todo, 52 famílias foram beneficiadas com as obras.

Estiveram no evento o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o secretário de Saneamento da capital, Alberto Feitosa (PR), e o deputado federal Augusto Coutinho (SD).

Assessoria de imprensa deputado federal licenciado Kaio Maniçoba


Petrolândia: Militar do Exercito procura por documentos perdidos dentro de micro-ônibus que saiu de Aracaju para Petrolândia - via Paulo Afonso; recompensa é de R$ 200,00


O Militar do Exército Brasileiro - Jocerlano Sá Cavalcante -,  esqueceu seus documentos no interior de um micro-ônibus que saiu, na noite de ontem, de Aracaju para Petrolândia, via Água Branca - Paulo Afonso.

Pede, por favor, a quem encontrou entrar em contato com o celular 87 99913-6736. Tem recompensa de R$ 200,00. O militar embarcou da cidade de Água Branca, com destino a Paulo Afonso 

A informação, enviada para a redação do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Perolândia, é da mãe do militar,  Maria Izabel.

Redação do Blog de Assis Ramalho


PRF divulga Balanço da Operação Semana Santa 2018 em Pernambuco


Ações tiveram o apoio de policiais de Brasília e da Paraíba, no Agreste do estado (Foto: Divulgação/PRF)

Entre os dias 29 de março a 1º de abril, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 61 acidentes nas rodovias federais de Pernambuco, que deixaram 36 feridos e duas pessoas mortas. Na Operação Semana Santa do ano passado, foram registrados 69 acidentes, com 50 feridos e três mortes. Uma redução de 12% na quantidade de acidentes, de 28% no número de feridos e uma morte a menos.

O acidente mais grave ocorreu na quinta-feira (29), no quilômetro 160 da BR 423, em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco. O condutor de uma motocicleta entrou na contramão da rodovia e colidiu de frente com uma Kombi. O homem, de 36 anos, faleceu no local. O motorista da Kombi não se feriu e foi constatado através do bafômetro que ele não havia ingerido bebida alcoólica. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil da região.

O outro acidente com morte ocorreu na sexta-feira (30), no quilômetro 179 da BR 428, em Petrolina, no Sertão do estado. Um homem foi atropelado por uma caminhonete e faleceu no local. O motorista se evadiu, mas uma testemunha anotou a placa do veículo. O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil do município.


Subtenente da PM é morto a tiros em assalto na Zona Norte do Rio

Subtenente Marcílio de Melo Ferreira (Foto: Reprodução)

Um subtenente da Polícia Militar foi morto a tiro, no início da manhã desta segunda-feira (02), quando estava num posto de gasolina na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, na Zona Norte do Rio. Marcílio de Melo Ferreira, de 54 anos, ainda chegou a ser levado para o Hospital estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, também na Zona Norte, por sua esposa, mas não resistiu aos ferimentos.

O subtenente estava abastecendo sua Kombi quando três suspeitos anunciaram um assalto ao local. O trio percebeu que o agente estava armado e começou a agredi-lo. Durante a briga, a arma de Marcílio foi tomada por um dos suspeitos que a usou para atirar. Marcílio foi atingido por um disparo na cabeça.


Pernambuco vai receber linha de produção do Leite Ninho da Nestlé, em Garanhuns

Esta será a primeira operação industrial da empresa no Estado e trará capilaridade e velocidade à distribuição.

A Nestlé vai montar a sua primeira linha de produção no Estado de Pernambuco, na cidade de Garanhuns. A unidade irá envasar leite NINHO em pó, na versão sachê. O investimento inicial será de cerca de R$ 5 milhões. O intuito dessa nova planta é atender, principalmente, a própria região Nordeste do País. Os nordestinos são importantes consumidores da marca e a Nestlé quer atendê-los cada vez melhor, com mais eficiência e velocidade. A marca NINHO está entre as líderes em sua categoria e entre as mais lembradas na região.

A unidade de Pernambuco será a terceira da companhia no Nordeste. As duas primeiras estão instaladas na Bahia, nas cidades de Feira de Santana e Itabúna.

A nova linha deverá ter uma capacidade instalada total de 10 mil toneladas/ano, o que deve acontecer gradativamente, atingindo esse nível de capacidade máxima em cerca de quatro anos.


Operação da Polícia Federal combate crime contra Previdência Social em Pernambuco

Equipe da PF recebe instrução para realizar a operação que quer evitar golpes contra o INSS. Foto: PF/Divulgação

Uma operação para combater fraudes da previdência social foi deflagrada pela superintendência da Polícia Federal (PF) em Pernambuco nesta segunda-feira. O objetivo é acabar com esquemas de concessão de aposentadorias e pensões pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Batizada de Operação Calabarismo, a ação deve cumprir cinco mandados de busca e apreensão e 17 mandados de intimação nos bairros do Pina, na Zona Sul e Iputinga, na Zona Oeste e no município de Camaragibe, na Região Metropolitana da capital. O golpe teria causdo já um prejuízo de R$ 143 mil aos cofres públicos.

As investigações tiveram início nos anos de 2014/2015 apontam fraudes em benefícios de uma mesma espécie, qual seja a Pensão Morte, concedidos na Agência da Previdência Social do Pina. Uma servidora do INSS, lotada na Unidade do instituto no bairro do Pina, já foi afastada do serviço sob suspeita de envolvimento com o golpe. Ela seria acusada de inserir dados falsos no sistema previdenciário para conseguir a concessão de benefícios fraudulentos. Segundo a PF, a mulher considerava, para fins de concessão dos benefícios, qualidade de dependente/união estável, não comprovada, entre instituidor e beneficiário.


Seplag disponibiliza 17ª edição da Revista Gestão Pública PE

Publicação traz um especial sobre os dez anos do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco (Foto: Divulgação/Seplag-PE)

Já está no ar, desde o dia 28/03, a nova edição da Revista Gestão Pública PE. A publicação, editada pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag-PE) por meio do Instituto de Gestão Pública Governador Eduardo Campos, chega ao número 17 destacando os dez anos do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco. O especial revela os bastidores do período anterior à implantação do modelo, ainda em 2006, sua construção, operacionalização e como vem sendo conduzido até os dias atuais.

O pioneirismo do Todos por Pernambuco rendeu importantes prêmios ao Governo do Estado, concedido por instituições como Organização das Nações Unidas (ONU) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O tema do especial inspira praticamente todas as demais seções desta edição, pois a revista também traz matérias e artigos sobre o Pacto pela Educação, sobre a metodologia de implantação do processo de planejamento estratégico e um breve histórico da gestão orçamentária do Estado no período recente.


Servidores da Adagro iniciam greve nesta segunda (02) e serviços estão suspensos em Petrolina, PE


Os servidores da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco entraram em greve nesta segunda-feira (02). Em Petrolina, no Sertão do estado, houve mobilização no Centro Agropecuário, na zona central da cidade, com um café da manhã para apresentação das demandas. A principal reivindicação da categoria é quanto ao acordo de reajuste salarial feito, no ano passado, junto ao Governo do Estado.

Com a greve, ficam suspensos todos os serviços, como emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) e de Permissão do Trânsito Vegetal (PTV); fiscalização e autorização de eventos agropecuários; fiscalização de matadouros e de outros estabelecimentos de produtos origem animal e derivados; liberação da linha de crédito para projetos agropecuários, entre outros.


Petrolândia: Câmara convida população para Audiência Pública nesta sexta-feira 8 horas da manhã


C O N V I T E

Câmara Municipal de Petrolândia/PE 

O Presidente da Câmara Municipal de Petrolândia/PE, Vereador Delano Santos de Souza, no uso de suas atribuições legais, convida Vossa Excelência, a participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA que será realizada no dia 06.04.2018 às 10h00 no Plenário da Câmara Municipal, localizada à Avenida dos Três Poderes, 187, momento em que serão discutidos assuntos pertinentes à Iluminação Pública do Município de Petrolândia, abordando os seguintes tópicos:

· Iluminação Pública Geral;
· Falta de Iluminação
· Vandalismo
· Aumento da Criminalidade
· Dificuldade de locomoção ( pedestres)
· Iluminação dos prédios públicos
· Prestação de Contas
· Devolução à CELPE ou Terceirização dos Serviços
· Cobrança de taxa onde não há Iluminação ( Prestação dos Serviços)
· Cobrança de taxa em área pertencente ao Município de Tacaratu/PE

Petrolândia/PE, 02 de abril de 2018

Delano Santos de Souza
Presidente


Petrolândia: 'Lampião' reúne familiares e amigos e comemora aniversário em seu bar, na Quadra 10 da cidade


Na noite do último sábado (31), Manoel, conhecido popularmente pelo apelido de Lampião, comemorou mais um ano de vida ao lado de familiares, parentes e amigos em uma festa regada a bebidas e churrasco.

O evento aconteceu em sua residência, onde também funciona o seu estabelecimento comercial, o Bar do Lampião, localizado na Quadra 10 de Petrolândia.

Ser humano alegre, descontraído e contador de histórias - nem sempre verdadeiras -, Lampião cativa a todos os que passam pelo seu estabelecimento comercial com suas famosas cachaças com ervas, frutas e raízes.

Muita felicidade e saúde ao aniversariante!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Divulgação/família


Colisão entre ônibus e duas motos deixa um morto e um ferido no Recife, na manhã desta segunda


Acidente deixou homem morto em Afogados, no Recife (Foto: Whatsapp)

Uma colisão entre um ônibus e duas motos deixou um morto e um ferido na manhã desta segunda-feira (2), no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. O acidente aconteceu no cruzamento entre as ruas 21 de abril e Cosme Viana. O guarda municipal Elienais Silva dos Santos, de 31 anos, pilotava uma das motocicletas e faleceu no local.

O ferido foi removido por uma unidade de suporte avançado (USA) do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o hospital São Marcos, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) foi acionada às 6h08 e enviou agentes para controlar o trânsito no local. O Corpo de Bombeiros (CB) também recebeu chamado.

Por: Portal FolhaPE


Petrolândia: Artesã Fátima Belém está entre as 30 Mulheres de Expressão do Sertão de Itaparica



Em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Petrolândia, na noite de 28 de março, a artesã Fátima Belém, presidente da Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia - Café com Arte, foi homenageada como uma das 30 Mulheres de Expressão do Sertão de Itaparica. A cerimônia foi promovida pela ABCDE/Cesvasf, de Belém do São Francisco, e pela Revista Movimentto.

Fátima Belém é artesã, empresária da gastronomia e participa ativamente de conselhos municipais, além de ser membro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco (CEDIM-PE).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Fátima Belém/Café com Arte