sábado, 5 de setembro de 2015

Tacaratu: Feira de Agricultura Familiar do P.A. Antônio Conselheiro III acontece neste domingo (6) na Agrovila 12 da Reta

Equipe da Sementes, parceira P.A. Antônio Conselheiro III

Exposição do artesanato local
Casa Veterinária Vida Animal é parceira da Sementes no evento
Várias opções de alimentos estarao à disposição dos visitantes
Animais de criação também estarão à venda, como ovinos, caprinos e aves

No dia 16 de agosto, a Sementes Assistência Técnica organizou, na antiga Agrovila 10 da Reta, a 1ª Feira de Agricultura Familiar do Projeto de Assentamento Antônio Conselheiro III, em Tacaratu, realizada pelos produtores rurais da comunidade. O evento foi um sucesso.

Diante do resultado positivo, será realizada neste domingo (06), na Agrovila 12 da Reta, mais uma feira de Agricultura Solidária do P.A Antônio Conselheiro III, para a qual é convidada toda a comunidade de Petrolândia e Tacaratu.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Vanya Ferraz/Sementes

Petrolândia: Ket's Buffet e Restaurante abre diariamente para almoço, inclusive no feriado de 7 de setembro, e hoje tem happy hour!

Ket's Buffet e Restaurante em Petrolândia: é de comer com os olhos


Ketty Gislene, do Ket's Buffet e Restaurante, avisa que o estabelecimento será aberto normalmente na segunda-feira, feriado de 7 de setembro. O Ket's funciona diariamente, de segunda a segunda, para almoço, com pratos apetitosos, ótima recepção e ambiente climatizado e agradável.

No self service, a ornamentação dos pratos é apenas um dos caprichos que o Ket's oferece aos seus clientes, em pratos saborosos da culinária regional, nacional e internacional. Visite o Ket's e afaste a mesmice do seu paladar.

Happy hour - Às quintas, sextas e sábados, a partir das 18 horas, você pode aproveitar horas agradáveis no Ket's, com cardápio à la carte ou self service, na happy hour mais chique de Petrolândia.


Cardápio de opções à la carte (noites de quintas, sextas e sábados)


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações Ket's Buffet e Restaurante
Fotos: Reprodução Facebook Ketty Gislene

Petrolândia e região têm Estúdio GO! especializado em material publicitário e comunicação visual


Seja uma pequena lanchonete ou um grande restaurante, todos precisam anunciar de forma planejada e correta, e é com esse propósito que Rafa Souza, que já atua no ramo da publicidade há mais de 7 anos em Petrolândia e região, traz o “Estúdio GO!”, uma empresa especializada na criação de material publicitário e comunicação visual.

Fotos de produtos para criação de catálogos e vinculação na WEB, criação de materiais impressos, identidade visual para empresas e lojas, produção de vídeos publicitários, entre outros, são alguns dos serviços prestados pelo “Estúdio GO!”.

Todo bom negócio além de oferecer um bom serviço/produto precisa também ter uma boa identidade visual. Ter uma boa comunicação visual é algo essencial e nós cuidaremos disso pra você.

GO! DESIGN & VÍDEO
Endereço: Avenida Vereador Manoel Pereira Lima, n° 69
Quadra 05 - Petrolândia - PE
(87) 9 9908-1637
e-mail: contato.go.publicidade@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/gopubli

Rafael Souza/Estúdio Go!

Em Afogados da Ingazeira, Secretaria de Educação estimula crianças à alimentação saudável

A Prefeitura hoje arca com a maior parte dos custos da merenda escolar no município. Na merenda das crianças do ensino fundamental, por exemplo, o repasse é de apenas trinta centavos por aluno/dia.
Horta escolar: crianças acompanham todo o processo, do plantio à merenda

Quem é pai ou mãe sabe da dificuldade em fazer uma criança comer verduras, legumes e frutas, itens essenciais para uma alimentação saudável e rica em vitaminas e sais minerais. Em Afogados da Ingazeira, a Secretaria de Educação vem realizando um belo trabalho educativo com crianças da rede municipal de ensino.

As crianças são envolvidas em um trabalho que vai desde o preparo da terra, ao plantio da semente, o cuidado com os vegetais e a colheita nas hortas escolares comunitárias. E o melhor, tudo depois vai para a panela, ou melhor, para o prato das próprias crianças. “Elas acompanham todo o processo, da horta para o prato. Fica mais fácil elas adquirirem o hábito de comer vegetais,” destacou a Secretária de Educação, Veratânia Morais. O projeto já está sendo desenvolvido em algumas escolas e a Secretaria pretende expandi-lo.

Codevasf disponibiliza Manual de Esgotamento Sanitário

Sistema de Esgotamento Sanitário (Foto: Joselito Menezes de Souza/Codevasf)

Como forma de sensibilizar os cidadãos sobre o direito de demandar do poder público serviços que visem a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das populações atendidas com sistemas de esgotamento sanitário implantados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foi elaborado o “Manual de Comunicação e Organização Social – Esgotamento Sanitário”. A produção do material, coordenada pela Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, visa também reforçar o direito da população de solicitar a adequada operação do serviço e a divulgação dos seus benefícios.

“A elaboração do manual parte do princípio de que a disseminação da informação e a viabilização do modelo de organização social representativas são as bases do processo de sensibilização da população, que, uma vez empoderada, poderá participar mais efetivamente, e assim, influenciar na gestão do empreendimento, de forma satisfatória, e exercer o controle social sobre as ações do poder público”, explica Eduardo Motta, diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf.

Petrolândia: Final de semana com feriadão tem cardápio especial no Restaurante Donna Júlia


Petrolândia: 1ª Trilha Corta Barro será realizada no dia 27 de setembro


No período da Festa do Padroeiro, em Petrolândia, será realizada a 1ª Trilha Corta Barro, no domingo (27), com café da manhã e saída às 8h00 da manhã. No retorno, na AABB Petrolândia, será servido almoço, ao som de paredão. 

A inscrição, com direito a camisa do evento, é R$ 30,00. 

Mais informações e inscrições com os organizadores: Luizinho Cross (87 99918-4545), Jackson Cross (87 99607-6624) e Jyordan Soares (87 99660-0723).

Redação do Blog de Assis Ramalho

Confira os destaques das principais revistas da semana

 
O Blog de Assis Ramalho apresenta os destaques das principais revistas da semana; para ler clique em cima da reportagem desejada

A Lava Jato e a Face Oculta
Uma investigação iniciada numa pequena casa de câmbio devastou o partido político que esteve no governo de Portugal durante seis anos e levou à cadeia figurões considerados acima de qualquer suspeita. As semelhanças com o petrolão vão muito além de coincidências. >Veja

Aylan morreu sem conhecer a paz

Há uma pequena chance de que a morte do menino sírio que as ondas levaram a uma praia na Turquia marque o limite máximo do descaso com a maior tragédia humanitária de nosso tempo. >Veja

Nasce um novo personagem, o cibersolitário
As inúmeras possibilidades de conexão digital representam uma estupenda conquista para a sociedade atual. Mas a ânsia de estar online com tudo e, principalmente, com todos, o tempo inteiro, nos lança na era da solidão acompanhada. Veja


Fronteiras do horror
O grito silencioso do cadáver de Ayslan Kurdi em uma praia turca fez o mundo despertar para a tragédia humanitária dos refugiados que agora chegam à Europa. Para que isso não se repita é preciso agir e não se esquecer que somos todos imigrantes.> Leia

O governo parou...

Dilma vê sua imagem ruir com Orçamento com R$ 30 bilhões de déficit. Agora, a presidente promete fortalecer o ministro Joaquim Levy na tentativa de salvar as contas públicas. Será que consegue? Até o Michel Temer já demonstra dúvida. >Leia

Eles não entenderam nada
Juízes e desembargadores extrapolam a função de aplicar as leis e resistem em colocar em prática uma das legislações mais modernas do mundo.> Leia


A propina atômica do PMDB
A Procuradoria-Geral da República obtém evidências de que os senadores Renan Calheiros, Edison Lobão e Romero Jucá receberam propina de empreiteiras pelo contrato da usina nuclear.>Leia

STF investiga propina em campanhas do PT

Os pedidos, que estão com Teori Zavascki, são para apurar irregularidades nas campanhas de 2006, 2010 e 2014.> Leia

Descoberta rede de apoiadores do Estado Islâmico em SP

O achado assusta. Ainda mais porque terrorismo, no Brasil, não é crime.> Leia

Fonte: Rede Brasil de Notícias

Petrolândia: Paróquia divulga programação da Festa em Louvor do Padroeiro, São Francisco de Assis


Foto; Assis Ramalho

Com informações de Herykeles Alan e Coroinhas de Petrolândia, o Blog de Assis Ramalho divulga a programação religiosa da Festa do Padroeiro, São Francisco de Assis, que acontecerá de 24 de setembro a 4 de outubro de 2015.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA EM LOUVOR A SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Petrolândia-PE, de 24 de setembro a 04 de outubro de 2015
Tema: “Como São Francisco de Assis, sejamos verdadeiros cristãos em comunidade.”

24 de setembro – Quinta-feira
ABERTURA DA FESTA
HASTEAMENTO DA BANDEIRA
19h00: Procissão saindo da Rodoviária até a Igreja Matriz e Celebração Eucarística
Preside a Celebração: Pe. Paulo Boumis, Pároco de Itacuruba
Serviços litúrgicos: Coral Vozes do São Francisco e Equipe Paroquial de Liturgia
Quermesse: Movimento da Mãe Rainha e Grupo CJJUP

25 de setembro – Sexta-feira
NOITE DOS SETORES E COMUNIDADES URBANAS
Comunidade: casa de irmãos e irmãs
19h30: Novena em louvor a São Francisco
Preside a Celebração: Ir. Lourdes Braz Sobrinho, Congregação das Irmãs de São Vicente de Paulo, Paróquia de Inajá
Serviços litúrgicos: Setores e Comunidades
Ofertório: Arroz
Quermesse: Grupo Filhos de Dom Bosco e Terço dos Homens

26 de setembro – Sábado
NOITE DOS PESCADORES
Comunidade: casa da esperança
14h00: Procissão nas águas do Lago de Itaparica
16h00: Celebração Eucarística às margens do Lago de Itaparica e Procissão até a Igreja Matriz
Preside a Celebração:Pe. Antonio Miglio
Serviços litúrgicos: Comunidade São Marcos e Coral Vozes do São Francisco
Ofertório: Peixe
Quermesse: Comunidades Perpétuo Socorro e Ir. Dulce

27 de setembro – Domingo
NOITE DAS COMUNIDADES RURAIS
Comunidade: Casa da Palavra
08h30: Celebração Eucarística
Preside a Celebração: Pe. Antonio Miglio
Serviços litúrgicos:Grupo Servos de Jesus e Maria (RCC)
10h00: Celebração com os Vaqueiros no Parque João Pernambuco
Preside a Celebração: Pe. Edson Fernando Novaes Ferraz
Serviços litúrgicos: Coral Vozes do São Francisco
19h30: Celebração Eucarística e Novena em louvor a São Francisco
Preside a Celebração:Pe. Pedro Luis dos Santos, Pároco de Betânia
Serviços litúrgicos: Comunidades rurais
Ofertório: Feijão
Quermesse: Comunidade São João Paulo II e Grupo Amigos de Cristo (RCC)
Recepção aos noiteiros: ECC e Pastoral Familiar

28 de setembro – Segunda-feira
NOITE DAS CRIANÇAS
Comunidade: casa do pão e da comunhão
19h30: Novena em louvor a São Francisco
Preside a Celebração:Pe. José Adriano Pereira da Silva, Administrador da Paróquia de Ibimirim
Serviços litúrgicos: Catequese
Ofertório: Leite em pó
Quermesse: Coroinhas, Coral Estrela da Manhã e Pastoral da Criança

29 de setembro – Terça-feira
NOITE DA JUVENTUDE
Comunidade: casa da alegria do Evangelho
19h30: Novena em louvor a São Francisco
Preside a Celebração: Ir. Paula Frassinetti de Azevedo Soares, Congregação das Irmãs de Caridade de Nossa Senhora Mãe de Misericórdia, Distrito de Ibó, Paróquia de Belém do São Francisco
Serviços litúrgicos: Setor Juventude
Ofertório: Macarrão
Quermesse: Legião de Maria, Apostolado da Oração, Grupo da 3ª Idade e Setor Frei Damião

30 de setembro – Quarta-feira
NOITE DA PARÓQUIA DE JATOBÁ
Comunidade: casa da missão
19h30: Novena em louvor a São Francisco
Preside a Celebração: Leigo da Paróquia de Jatobá
Serviços litúrgicos: Paróquia de Jatobá
Ofertório: Fubá
Quermesse: Comunidade São Marcos
Recepção aos noiteiros: ECC e Pastoral Familiar
1º de outubro – Quinta-feira
NOITE DA PARÓQUIA DE TACARATU
Comunidade: casa da ternura e da escuta
09h00: Celebração Eucarística em agradecimento pelo Dia Nacional do Idoso
Preside a Celebração:Pe. Edson Fernando Novaes Ferraz
Serviços litúrgicos: Legião de Maria, Ministros da Eucaristia e Pastoral da Esperança
Recepção aos idosos: Secretaria de Ação Social
19h30: Novena em louvor a São Francisco
Preside a Celebração:Pe. Domingos de Sá Filho, MSF, Pároco de Tacaratu
Serviços litúrgicos: Paróquia de Tacaratu
Ofertório: Farinha
Quermesse: Coral Vozes do São Francisco e Comunidade Bom Pastor
Recepção aos noiteiros: Grupo Servos de Jesus e Maria (RCC)

02 de outubro – Sexta-feira
NOITE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS
Comunidade: casa da caridade
19h30: Novena em louvor a São Francisco
Logo após a novena: Procissão com os motoristas e bênção dos veículos
Preside a Celebração: Pe. Alberto Reani, Responsável diocesano pela Área Indígena
Serviços litúrgicos: Grupos, Movimentos, Pastorais e Coral Vozes do São Francisco
Ofertório: Café e açúcar
Quermesse: ECC e Pastoral Familiar
03 de outubro – Sábado
NOITE DAS FAMÍLIAS DE PETROLÂNDIA
Comunidade: casa da reconciliação
19h30: Novena em louvor a São Francisco
Preside a Celebração: Pe. Giovanni Malacrida, Pároco de Floresta
Serviços litúrgicos: ECC e Pastoral Familiar
Ofertório: Óleo
Quermesse: Grupo Pejoteiros, Pastoral da Esperança e Setor Pe. Cícero
04 de outubro – Domingo
ENCERRAMENTO DA FESTA
10h00: Batizados
Serviços litúrgicos: Pastoral do Batismo
16h00: Celebração Eucarística seguida de Procissão pelas ruas da cidade
Preside a Celebração: Dom Gabriel Marchesi, Bispo Diocesano de Floresta
Serviços litúrgicos: Coral Vozes do São Francisco e Equipe Paroquial de Liturgia
Quermesse: Catequese e Grupo Servos de Jesus e Maria (RCC)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Herykeles Alan/Grupo Coroinhas de Petrolândia

MPE-SE ajuíza ação contra cobrança de manutenção técnica da SKY

A Promotoria quer fim das cobranças dos serviços “SKY Assistência Premium” e “SKY PRIME 24 horas"

A promotora de Justiça dos Direitos do Consumidor, Euza Missano, ajuizou uma Ação Civil Pública contra a Sky Brasil Serviços Ltda, exigindo que a empresa se abstenha de cobrar nos pacotes o serviço de manutenção técnica. O processo será analisado na 8ª Vara Cível de Aracaju.

Na Ação Civil, a promotora requer que a empresa se abstenha de cobrar nos pacotes de serviços de TV por assinatura o serviço de manutenção técnica denominados “SKY Assistência Premium” ou “SKY PRIME 24 horas”, bem como a repetição e dobro do indébito a cada um dos assinantes que contrataram serviço.

Paulo defende igualdade de gêneros na política para fortalecimento do processo democrático

Petrolândia foi representada no evento pelo prefeito Lourival Simões, a Primeira Dama Anna Tereza (Secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude), Eliane de Sá, Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, e pela pequena notável Fátima Belém, presidente da Café com Arte.
Eliane de Sá, Fátima Belém, Lourival Simões e Anna Tereza
“Teremos a oportunidade de reforçar as nossas bancadas para que elas tenham a presença mais frequente e permanente das mulheres", disse o governador
Deputada Federal Luciana Santos
O governador Paulo Câmara oficializou, nessa quinta-feira (3), seu apoio ao movimento “Mais Mulheres na Política, a Reforma que o Brasil Precisa”, em ato realizado no Palácio do Campo das Princesas. Iniciada em março deste ano, pela bancada feminina no Congresso Nacional, a campanha é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Casa e da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados. A Secretaria estadual da Mulher também já manifestou apoio.

A PEC 98, conhecida como PEC Mulher, é uma proposta de emenda à Constituição que reserva 10% das cadeiras do Congresso Nacional, das assembleias legislativas e das câmaras municipais às mulheres já nas próximas eleições. Pela proposição, esse percentual subirá para 12% e 16% nos pleitos seguintes. “O parlamento realmente precisa cada vez mais ter uma quantidade de mulheres que busque também levar inovação, acessibilidade e ideias de acordo com a concepção de cada região. Além de um olhar para o avanço e a igualdade entre os gêneros”, argumentou Paulo Câmara.

Tacaratu: Vereador Teno recebe do deputado Kaio Maniçoba ofício sobre indicação de emenda de R$ 100 mil para Saúde do município

Vereador Teno (Foto: Assis Ramalho)
Deputado Federal Kaio Maniçoba

O vereador tacaratuense Teno envia ao Blog de Assis Ramalho ofício recebido do deputado federal florestano Kaio Maniçoba, em que é informado o encaminhamento, ao Ministério da Saúde, de emenda no valor de 100 mil reais, destinados à estruturação da rede de serviço de Atenção Básica de Saúde em Tacaratu. Veja abaixo a reprodução do texto do Ofício.

CÂMARA DOS DEPUTADOS 
Gabinete do Deputado Kaio Maniçoba

Brasília, 03 de agosto de 2015

OGKM 177/2015
Ao Excelentíssimo Senhor
ANTENOR GOMES DE OLIVEIRA FILHO
Vereador Municipal
Tacaratu - PE

          Senhor Vereador,

          Com cordiais cumjprimentos, tenho a satisfação de informá-lo que encaminhei para o Ministério da Saúde, a indicação da emenda de minha autoria, abaixo relacionada, ao Orçamento Geral da União 2015, para este Munic´´ipio, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Nº da          Unidade             Funcional          Objeto/                  GND   Mod.
Emenda      Orçamentária    Programática     Título                                Aplic.
37000004/ Fundo Nacional  10.301.2015.  Estruturação da
81001458  de Saúde              8581.0026     Rede de Serviço           4       40
                                                                    de Atenção Básica
                                                                    de Saúde                                          
          Informo, ainda, que a abertura do sistema do Ministério da Saúde para cadastramento de proposta e efetivação do empenho do recurso, depende exclusivamente do limite orçamentário autorizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
          Colocamos à sua disposição o nosso gabinete, em Brasília, para os esclarecimentos que Vossa Excelência entender necessários.

Atenciosamente,

KAIO MANIÇOBA
Deputado Federal PHS/PE

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações assessoria Teno Madeira

PTB já tem pré-candidato à prefeitura de Escada

 Lailton e Armando Monteiro (Fotos: Alexandre Albuquerque/Divulgação)
Lailton, Armando e Chico do Agrícola

O PTB de Pernambuco tem recebido novos filiados, entre eles pré-candidatos às eleições de 2016. Essa semana, o partido também filiou o vice-prefeito de Escada, município da Mata Sul pernambucana, Lailton Nogueira.

Lailton estava sem partido e disse que fez a escolha pela identidade política com o PTB e o ministro do Desenvolvimento e senador licenciado, Armando Monteiro, a quem já apoiou nas duas últimas eleições estaduais.

“Com a entrada no PTB, assumo o compromisso de fortalecer o partido não apenas em Escada, mas em toda Mata Sul de Pernambuco. Quis ingressar em uma legenda que demonstra responsabilidades claras com o desenvolvimento de Pernambuco. Sempre enxerguei isto na liderança de Armando Monteiro”, afirma Lailton. Ele também conta com o apoio do ex-vice-prefeito de Escada, Chico do Agrícola.

Lia Quinderé ensina receita exclusiva de Verrine feito com Queijadinha

Eleita a melhor chef patissier 2015, Lia faz receita especial com o Biscoito Delícia Queijadinha da Richester

Lia Quinderé, renomada chef cearense, criou deliciosa sobremesa para a Richester, marca da M.Dis Branco, que combina com todos os tipos de festas: Verrine de Queijadinha. Além de gostoso é fácil de fazer.

Servida em tacinhas, a sobremesa leva chantilly feito com creme de leite fresco batido, intercalado com goiabada e Biscoito Delícia Queijadinha da Richester.

“Goiabada com queijo é uma combinação super tradicional, por isso a escolha do biscoito não poderia ser outra”, ressalta Lia Quinderé.

Apoiado pela Prefeitura de Petrolina, River Sunset traz diversão e conscientização sob as águas do Velho Chico


Sol, água doce, ilha, preservação, prática de esportes e muita animação. Esta é a combinação atraente pensada pelos organizadores da River Sunset, evento náutico, sem fins lucrativos, que vai acontecer na Ilha do Maroto, sob as águas do Rio São Francisco, no próximo dia 20, véspera de aniversário de Petrolina.

A confirmação e detalhes do evento foram repassados à imprensa através de uma coletiva realizada nesta sexta-feira (04), no Bodódromo. O evento é coordenado por entidades que compõe o trade turístico da cidade e apoiado pela Prefeitura Municipal.

O projeto também passou pela validação do legislativo, sobre a autoria do vereador Ronaldo Silva, que considera a evento relevante para o fortalecimento do turismo regional. “Teremos competidores não só do Vale, mas de várias partes do Brasil fazendo uso consciente do Rio, uma riqueza natural que nós temos. Seja de jet ski ou qualquer outro equipamento náutico, o importante é valorizar o que é nosso e preservá-lo”, defende o vereador.

Fernando Bezerra Coelho afirma que saída para crise não é aumento de impostos

Fernando Bezerra Coelho, Thiago Norões, Cal Volia, Paulo Câmara, Bernardo Paiva e Guilherme Uchoa (Foto: Roberto Pereira/SEI)

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) voltou a se posicionar contra o aumento de impostos no Brasil. “A saída para a crise não é ampliar a carga tributária, mas injetar ânimo no setor produtivo, para que possamos recuperar a capacidade de investimento”, afirmou durante o anúncio da expansão das atividades da Ambev no Litoral Norte de Pernambuco. O tema foi bastante discutido em Brasília durante a semana e dividiu opiniões dos parlamentares. "Só vamos crescer gerando mais renda e empregos. Nossa luta é para que Pernambuco e o Brasil não percam dinamismo. No Congresso estarei à disposição para ajudar no que preciso, para que este e outros investimentos sejam concretizados", disse.

A unidade da Ambev em Pernambuco, segundo Fernando Bezerra, é um exemplo para o país, pois mesmo num momento delicado da economia decide ampliar suas atividades, aportando aproximadamente R$ 400 milhões na nova planta, que vai gerar mais de 200 empregos diretos. Ele compareceu à cerimônia ao lado dos gestores da fábrica, do governador Paulo Câmara, do prefeito de Itapissuma, Cal Volia e do deputado federal e líder do PSB na Câmara, Fernando Filho.

Ascom Senador Fernando Bezerra Coelho

Prefeitura de Afogados da Ingazeira divulga programação do 7 de setembro

O desfile cívico terá início às 16 horas, com a participação do corpo de bombeiros, guarda municipal, polícia militar, tiro de guerra, estudantes da rede pública municipal de ensino, rede estadual e escolas particulares.

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira convida toda a população para participar das comemorações alusivas ao dia da Independência, comemorado na próxima segunda-feira. A programação tem início logo cedo, às 7h, no ginásio desportivo municipal, com a concentração dos vaqueiros para o seu tradicional desfile.

Às oito da manhã, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, e demais autoridades municipais, procedem ao hasteamento dos pavilhões, em frente à catedral, na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara.

A partir das nove horas da manhã, centenas de vaqueiros percorrerão as principais ruas de Afogados, em um dos mais tradicionais eventos do calendário cultural e festivo do município, com o apoio integral da Prefeitura de Afogados.

Justiça determina que Limoeiro substitua temporários por candidatos aprovados em concurso publico

“A alegação do deficit de recurso não encontra guarida quando se tem contratações temporárias para os mesmos cargos”, ressaltou o promotor de Justiça no texto da ação.

A pedido do Ministério Público de pernambuco (MPPE), a Justiça determinou que o município de Limoeiro se abstenha de realizar novas contratações temporárias de servidores para suprir as demandas de caráter permanente do quadro municipal; e de renovar todos os contratos temporários para os cargos onde haja candidatos aprovados dentro ou fora das vagas no último concurso público (Edital 001/2011). O município de Limoeiro deve ainda, no prazo de 60 dias, substituir todos os contratados temporários que ocupem cargos de natureza permanente pelos candidatos aprovados dentro ou fora das vagas previstas no referido edital.

O promotor de Justiça de Limoeiro Muni Catão Azevedo ajuizou ação civil pública após ter constatado, no procedimento do inquérito civil, a existência de 460 pessoas contratadas, dentre as quais 160 para exercer cargos de natureza permanente, inclusive para as funções de psicólogo, professor de ensino fundamental, professor de ensino infantil, motorista, auxiliar de serviços gerais e auxiliar de serviços urbanos. Todos os cargos citados foram contemplados com a abertura de vagas no certame.

Estado sugere lei que prevê a geração de 30 mil empregos no setor sucroalcooleiro


Os agricultores de Caruaru acenaram seus chapéus para agradecer ao Governo do Estado pelos 1330 reservatórios entregues nesta quinta-feira (3) e pelas 3.433 cisternas de consumo humano que serão implantadas na zona rural, universalizando o acesso à água potável no município. Assinaram a ordem de serviço o governador Paulo Câmara, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o prefeito da cidade, José Queiroz.

Na mesma solenidade, o chefe do Executivo ainda assinou o decreto que desburocratiza o registro para agroindústria e a autorização para implantação de dois sistemas de abastecimento de água. Todos os projetos totalizam investimentos de aproximadamente R$ 17 milhões. " Novecentas cisternas de consumo humano já estão em execução, entregamos hoje mais 1030 e com a conclusão dos novos equipamentos vamos garantir a oferta de água de qualidade para toda população rural do município" comemorou Câmara, que também entregou outras 300 de caráter produtivo e para consumo animal.

Inmetro: novas regras de segurança para berço devem ser definidas até dezembro

Inmetro quer definir novas regras de segurança para berços comercializados no Brasil até dezembro (Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil)

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) abriu consulta pública para revisar as regras de segurança para berços comercializados no Brasil. O texto pode ser acessado pela internet e ficará disponível durante todo o mês de setembro. A expectativa, segundo o chefe da divisão de Regulamentação Técnica, Leonardo Rocha, é que a nova regulamentação seja publicada até o final deste ano.

Rocha explicou que as atuais regras de segurança para berço estão em vigência no país desde 2011 e que a proposta que consta na consulta pública, além de aperfeiçoar a regulamentação já existente, inclui diversos tipos de berço – como o berço balanço (imita o movimento de ninar), o berço de movimento pendular (permite movimento em qualquer direção) e o mini berço (utilizado nos primeiros meses do bebê).

Outro aspecto proposto pelo Inmetro trata da proibição das chamadas laterais móveis de berços de madeira ou similares. Segundo Rocha, o monitoramento de acidentes registrados no país e no exterior demonstra que esse tipo de acessório representa fonte de risco para o bebê. “Há o risco de prender o braço, a perna, a cabeça, tudo durante uma operação normal dessa lateral. Além disso, com o uso, a lateral começa a apresentar folgas que colocam a criança em situação de risco”, explicou.

"Quem precisa mais de você é o seu pior aluno", diz escritor a professores

Especialista em letramento e técnicas de leitura, Pedro Bandeira comparou as profissões de professor e médico.

Autor de best-sellers infanto-juvenis como "A Droga da Obediência" e especialista em letramento e técnicas de leitura, Pedro Bandeira comparou as profissões de professor e médico, em palestra hoje (5) na 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. A uma plateia cheia de fãs e professores, ele sugeriu que os docentes se atentem às diferenças entre os alunos.

"Cada aluno é diferente do outro. Você tem que ter a habilidade de cuidar de diferentes", disse ele, que comparou: "Quem precisa mais de médico? É quem está mais doente. Quem precisa mais de você? É o seu pior aluno. O seu bom aluno não precisa de você, ele anda sozinho. Mas se você não cuida do seu mau aluno, ele vai embora".

O autor deu dicas a professores que querem estimular a leitura, afirmando que alunos que têm mais dificuldades de ler podem ser incentivados, inicialmente, com trechos menores e textos ritmados. Bandeira criticou os professores que cobram que todos os alunos comecem por livros do mesmo tamanho e entendam de forma igual.