terça-feira, 21 de março de 2017

Foragido da Justiça de Floresta morre em confronto com a Polícia na Bahia


Um homem suspeito de ter participado do ataque a uma agência bancária na cidade de Irecê, no norte da Bahia, na segunda-feira (20), morreu durante uma troca de tiros com policiais militares na manhã desta terça-feira (21), no município baianos de João Dourado, que fica na mesma região. De acordo com informações apuradas pelo Blog O Povo com a Notícia, existia um mandado de prisão para Ricardo Freire de Souza na Comarca de Floresta.

De acordo com informações da Polícia Militar, o suspeito reagiu ao ser abordado por agentes da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (Caesa) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que realizavam rondas na cidade, após denúncias.

Segundo a PM, o homem atirou na direção dos policiais, que revidaram. Ele chegou a ser socorrido pelos policiais militares para o Hospital Regional de Irecê, mas não resistiu aos ferimentos. Com o suspeito, foram apreendidos um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12.



Petrolândia e cidades da região recebem projeto fotográfico “O Sertão Vai Virar Mar”



O Projeto “O Sertão Vai Virar Mar” estará em expedição por Pernambuco, até o próximo domingo (26 de março), produzindo material audiovisual que resgata tradição, cultura, arte, belezas naturais, folclore local e depoimentos sobre a temática Água. A ação visa divulgar e sensibilizar a população sobre as tradições locais. Assim como sugere o nome, a iniciativa começa pelo sertão pernambucano e vai até o litoral do Estado.

A viagem terá início em Petrolina, passando em sua primeira fase por Salgueiro, Serra Talhada, Floresta, Itacuruba, Petrolândia, Tacaratu, Garanhuns, Caruaru, Bezerros, Ponta de Pedras, chegando a Olinda e Recife. Haverá mais duas fases, com passagem por outras Regiões de Desenvolvimento do Estado.

A premiada fotógrafa Patrícia Patriota, idealizadora e curadora do projeto, ficará responsável pelos registros em vídeo e fotografia. A expedição, que se trata de um projeto independente, conta também com a presença de Patrícia Xavier, gestora ambiental, além do acolhimento de importantes atores locais das comunidades a serem visitadas.



Assessoria de Comunicação de Patrícia Patriota


Comissão de Educação da Alepe debate mudanças no Sistema de Incentivo à Cultura nesta quarta (22)


As alterações no Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) propostas pelo Poder Executivo, por meio do Projeto de Lei nº 1.157/2017, serão tema de audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Alepe nesta quarta (22), a partir das 9h. O colegiado pretende discutir novidades como a criação do Mecenato Cultural e do Crédito Pernambucano de Incentivo à Cultura (Credcultura), novos mecanismos de fomento previstos na matéria.

Além da manutenção do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE), principal mecanismo de fomento à produção cultural independente, a proposição visa aumentar as possibilidades de captação e aplicação dos recursos financeiros destinados à cultura, de acordo com o Governo do Estado. Representantes do segmento e a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Márcia Souto, confirmaram presença.

Serviço
Tema: Mudanças na lei do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC)
Quando: Quarta (22), às 9h
Onde: Plenário da Assembleia Legislativa (Rua da União, 439)

Alepe


"Pegada hídrica" é o tema da palestra da Codevasf para marcar Dia Mundial da Água em Bom Jesus da Lapa

Equipe da Companhia no Médio São Francisco baiano também vai acompanhar, por videoconferência, a agenda especial que celebra a data (Foto: Zinclar/CBHSF)

A pegada hídrica – um indicador do uso da água na cadeia produtiva, incluindo produtor e consumidor –, será o tema de palestra realizada no auditório da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Bom Jesus da Lapa, na quarta-feira (22), para celebrar o Dia Mundial da Água.

A palestra, que deverá acontecer a partir das 16h, será ministrada pelo técnico da Unidade de Meio Ambiente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Fábio Costa. Também será exibido o vídeo “Fique Sabendo: Pegada Hídrica”, sobre o tema. "Para saber qual a pegada hídrica de determinado produto, basta saber qual o volume de água consumido durante toda a cadeia produtiva de tal produto", antecipa Costa.

“O enfoque da apresentação será sobre o elevado nível de água gasto nas diversas atividades. A finalidade é destacar a importância de reduzir o desperdício, desenvolvendo uma cultura de economia de recursos hídricos. Aqui na Superintendência, por exemplo, uma atitude simples que foi tomada está alinhada com essa cultura: a substituição das torneiras do banheiro por modelos que fecham automaticamente. Pequenas atitudes promovem grande economia”, diz Fábio Costa.


Petrolândia: Associados da ABAMA participam de reunião com representantes da Prefeitura, Sementes, STR e Câmara Municipal




A Empresas Sementes Assistência Técnica e Projetos Agropecuários e Consultoria LTDA realizou na manhã desta terça-feira (21), no Salão Paroquial de Petrolândia, oficina de planejamento para o ano de 2017 (Serviço II), referente à chamada pública de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) do Projeto de Assentamento Miguel Arraes de Alencar, na zona rural de Petrolândia.

O serviço foi executado pelos funcionários da Sementes, a Médica Veterinária Rackell Emilly Parente Granja e o Engenheiro Agrônomo Romeu Talles de Sá Duque. Participaram também os técnicos da Sala da Cidadania, setor digital do INCRA, que trouxeram informações sobre a construção das unidades habitacionais do P.A., através do Programa Minha Casa Minha Vida Rural (PNHR).

Nesse dia importante para o Assentamento estiveram presentes representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR), Daniel Luiz da Silva , e o vereador Toinho de Eugênio, que se colocou à disposição para as necessidades dessas famílias assentadas no projeto de reforma agrária. O prefeito de Petrolândia, Ricardo Rodolfo, foi representado pelo técnico Fábio Wagner e por Mônica Caetano.

Representaram a Associação o Presidente da ABAMA, Juracy Cruz, e a sra. Elita Ramalho, precursora da ABAMA e militante de relevante importância no Projeto do Assentamento Miguel Arraes de Alencar.

O Serviço foi executado com sucesso e os técnicos da Sementes ficaram satisfeitos com a participação de todas as famílias.

No encontro, os pontos solicitados pelos agricultores foram a construção das unidades habitacionais, implantação da adutora, implantação da rede elétrica, acesso aos créditos do Incra e a financiamentos dos bancos, parcelamento dos lotes, carta de concessão de uso da terra (CCU), Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) e conclusão das estradas de acesso ao assentamento da ABAMA.

Ver mais fotos>Reunião com associados da ABAMA

Redação do Blog de Assis Ramalho


No Dia Mundial da Água, Compesa e Indústria ASA fortalecem parceria para coleta de óleo de cozinha


Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Indústria ASA se reúnem amanhã (22), na sede da companhia, para renovar e ampliar a parceria existente para a coleta de óleo de cozinha e reutilização do resíduo na produção de sabão. Dos nove anos do Programa Mundo Limpo Vida Melhor, da Asa, oito deles tem o apoio da Compesa. O programa ajudou a preservar cerca de 100 bilhões de litros de água, a partir da coleta de mais de 5,5 milhões de litros de óleo reciclados.
A parceria consiste na cessão das Lojas do Cliente da empresa para a instalação de coletores e recebimento do óleo descartado. A intenção da Compesa é ampliar os pontos de coleta por entender que a iniciativa traz grandes benefícios para a empresa, como a redução dos serviços de manutenção na rede coletora de esgoto, provocados por obstruções decorrentes do lançamento indevido do material no ralo, além da preservação dos recursos hídricos. O programa permite ainda a preservação da saúde das pessoas, pois o descarte inadequado do óleo atrai pragas causadoras de doenças, como leptospirose, hepatites, entre outras.

Serviço:
Tema: Dia Mundial da Água- Coleta de óleo de cozinha nas lojas do cliente da Compesa.
Data: 22/03
Horário: 11 h
Local: sede da Compesa na Avenida Jayme da Fonte, no bairro de Santo Amaro.
Participantes: Aldo Santos, diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa e Flávia Moura, gerente de Responsabilidade Social da Industria ASA.

Assessoria de Comunicação da Compesa


Luciano Huck promove show surpresa de Mano Walter em Inajá, no Sertão de PE

Artistas participaram de programa em Inajá. Foto: Instagram/Reprodução

O apresentador Luciano Huck promoveu um show surpresa do alagoano Mano Walter para moradores de Inajá, município do Sertão pernambucano, durante as gravações de um quadro para o Caldeirão do Huck, da Rede Globo. Não se sabe ainda quando a apresentação irá ao ar, mas tanto Huck quanto Walter compartilharam algumas imagens da iniciativa nas redes sociais. Em um dos vídeos postados por Huck no Instagram, é possível ver o forrozeiro cantando a música Playboy fazendeiro.

Não é a primeira vez que Luciano Huck escolhe Pernambuco como cenário de quadros para o Caldeirão. No último sábado, o programa exibiu um Lata velha com uma família pernambucana, que ganhou a reforma de um Chevette 1975. A história do carro, o xodó do agente penitenciário José Lúcio Carneiro, chegou a Huck através da filha, Isis Carneiro - ela pegou um táxi dirigido por Huck no quadro Vou de táxi e contou a história do pai. As imagens foram gravadas em dezembro de 2016.

Meses antes, em julho, o programa veio a Pernambuco reformar a casa de Jonas Tavares, morador do bairro do Ibura, na zona Sul do Recife, para o quadro Lar doce lar. Ex-aluno da Escola Estadual Dom Sebastião Leme, Jonas ganhou uma bolsa para estudar na Shanghai Gezhi Science School, em Xangai, na China, após um intercâmbio nos Estados Unidos por meio do programa Ganhe o mundo. A entrega da casa foi exibida dois meses depois, em setembro.

Diário de Pernambuco


Petrolândia: Comissão Estadual Quilombola visita comunidade Borda do Lago/Negros de Betinho


No último domingo (19), a Comunidade Quilombola Borda do Lago/Negros de Betinho, localizada na zona de Petrolândia, recebeu a visita de comitiva da Comissão Estadual Quilombola, vinda de Recife.

Em reunião na sede realizada na sede da associação, foram explicados os direitos dos quilombolas e outros assuntos de interesse da comunidade.

Participaram da visita da Comissão Estadual Quilombola, a sra. Fátima, da Comunidade Quilomba Onze Negras (Cabo de Santo Agostinho), Geisy (Rio Formoso), Magno (Ipojuca) e Dadá (São Lourenço da Mata).

A Coordenação Quilombola Borda do Lago/Negros de Betinho agrade a visita da Comissão Estadual Quilombola à comunidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de João Paulo/Comunidade Quilombola Borda do Lago/Negros de Betinho


Petrolândia: Prefeitura realiza na Aldeia Angico evento de empoderamento feminino








Nas comemorações ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 deste mês, a Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventudes, em parceria com a Coordenadoria da Mulher, realizou na última quinta-feira (16) evento na aldeia indígena Angico, zona rural do município.

A roda de conversa sobre o empoderamento feminino, com temática "mentes renovadas, mulheres transformadas", com dinâmica inicial de empoderamento da auto-estima dirigida pela Coordenadora da Casa das Juventudes de Petrolândia, Cleidinha Santos. As mulheres ainda participaram de oficina de artesanato,

A ação contou com a participação da Coordenadora Regional da Mulher, Salete Gonzaga. Coordenadora da Mulher em Petrolândia, Dulcilene Lima destacou em sua fala a importância de construir o empoderamento feminino das mulheres indígenas, 

O evento na Aldeia Angico foi realizado com apoio do Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa Bolsa Família e Casa das Juventudes de Petrolândia.


Ver mais fotos>Comemorações do Dia da Mulher na Aldeia Angico

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Cleidinha/Casa das Juventudes


“Mudanças no projeto só com mobilização da sociedade”, afirma Danilo Cabral


Em audiência pública realizada pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), em Vitória de Santo Antão, o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) voltou a destacar a necessidade de uma mobilização social contra o projeto da Reforma da Previdência. Segundo ele, sem o “calor das ruas”, é possível que os retrocessos sejam mantidos no projeto que será analisado pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Concluído o prazo para a apresentação de emendas ao projeto da Reforma da Previdência na última sexta-feira (17), o relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA) tem até dez sessões para entregar o texto final que será analisado pela comissão especial. A expectativa, diz Danilo Cabral, é que o texto seja votado em Plenário em meados de abril. “Temos pouco tempo para discutir com a profundidade que o tema demanda, então, precisamos mobilizar a sociedade para evitar a perda das conquistas dos trabalhadores”, afirmou.


Afrobras lança banco de talentos e vagas para jovens negros


Um encontro realizado na manhã de hoje, Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, no Auditório da Folha de S.Paulo, debateu os desafios da inclusão étnico-racial na educação e mercado de trabalho. Durante o evento também foi apresentado o www.afrobras.trabalhando.com, uma plataforma para reunir currículos de afrodescendentes e oferecer vagas de empregos para esses jovens, resultado efetivo do Projeto Iniciativa Empresarial pela Igualdade.

O Projeto iniciativa Empresarial pela Igualdade é uma plataforma de articulação desenvolvida e liderada pela ONG Afrobras e pela Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com a iniciativa privada (Universia, Magazine Luiza, Microsoft, Itaú, Bradesco, entre outras) para abordar de forma ampla o tema da diversidade étnico-racial no mercado de trabalho. O lançamento de um banco de talentos afrodescendentes é o resultado direto destes esforços. O www.afrobras.trabalhando.com reúne o currículo de estudantes e oferece vagas de empresas de todo o País. Responsivo, pode ser acessado por meio de computadores, smartphones e tablets.


Duplo homicídio é registrado em Paulo Afonso (BA)

Resultado de imagem para tiro de revolver

Um duplo homicídio foi registrado na manhã desta terça-feira (21), por volta das 10 horas, no bairro Centenário em Paulo Afonso. O crime ocorreu em frente ao Disk bebidas situado na rua do Sossego. Até o momento nenhum suspeito foi preso.

As vítimas foram identificadas como Jocélio Ramos Lúcio, de 34 anos, que era morador da rua do Sossego e Robson Serafim de Lima, de 45 anos, que residia na rua Travessa Tropical.

Segundo relato de testemunhas à polícia, dois suspeitos em um veículo Fiat Strada se aproximaram das vítimas, que se encontravam em frente do estabelecimento, e atiraram contra eles. Os bandidos fugiram após o crime, tomando destino ignorado.

Robson chegou a ser socorrido para o Hospital Nair Alves de Souza, mas morreu antes de receber atendimento médico. Já Jocélio morreu no local.


Petrolândia: Fornecimento de água é suspenso para conserto na tubulação da Compesa


Intervenção da Compesa em ponto de vazamento na rua Bela Vista, na Quadra 01 (Fotos: Assis Ramalho)

A Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) suspendeu o fornecimento de água em Petrolândia para realizar consertos na tubulação. Na Quadra 01, bairro em que a encanação sofre problemas frequentemente, um buraco foi reaberto na rua Bela Vista para possível solução de vazamento que se prolonga há meses. 

O local foi visitado por nossa reportagem, que encontrou o local sinalizado,

A empresa não informou antecipadamente a falta de água. Nossa reportagem ainda não conseguiu contato com servidor da empresa para obter previsão de retorno do abastecimento.

Notícia relacionada

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Alepe promove audiência sobre reforma da previdência

Rodrigo Novaes, relator da Comissão da Previdência Social (Foto: João Bita/Alepe)

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu início, nesta segunda-feira (20), às discussões sobre o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 287, que trata da reforma da Previdência Social. Promovida pela Comissão Especial dedicada ao tema na Alepe, a audiência pública contou com a participação de deputados estaduais, representantes da bancada federal e entidades da sociedade civil.

Relator da Comissão da Previdência Social, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) também se mostrou contrário à proposta, que classificou como desmonte social. “O sistema precisa ser revisto, sim, mas com bom senso. A idade mínima que estão propondo para o Brasil hoje só será adotada daqui a nove anos no Japão, país onde a expectativa de vida chega a 84 anos”, comparou.


Sétima edição do Umbuzada Sonora começa em Juazeiro-BA nesta quinta (23)


Tudo pronto para o 7º Umbuzada Sonora, que começa nesta quinta-feira (23), no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, BA. Artistas como Chico Correa, Marcelo Jeneci, Andrezza Santos, Josyara e a banda Vivendo do Ócio já confirmaram presença. Este ano, o festival traz a oficina de ‘Planejamento e Divulgação de Eventos em Redes Sociais’, uma mesa redonda sobre ‘Música eletrônica e circulação artística’, Jam Session e shows com nove atrações.

Hit do novo trabalho do Dj Chico Correa, a música eletrônica ‘Berra Boi’, que faz um remix sonoro com o Berimbau, foi bem recebida pela crítica especializada e promete movimentar a pista de dança do João Gilberto com um toque folclorista, cerebral e especialmente de composição genuína do Norte e Nordeste do Brasil. Já Marcelo Jeneci chega a Juazeiro em meio a uma turnê, onde passou por João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Rio de Janeiro (RJ), com um currículo que em 2014 o levou a ser indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, com o CD ‘De Graça’ .


Festival homenageia o Clube Mágico do Recife

Evento reunirá artistas da Alemanha, Argentina, Espanha, França, Peru e Brasil (Foto: Divulgação)

A primeira edição do Festival Internacional de Mágica (FIM) acontece, em Recife, até dia 26/03. O projeto reunirá artistas da Alemanha, Argentina, Espanha, França, Peru e Brasil que se revezarão nos palcos da Região Metropolitana do Recife, entre apresentações e conferências. Os espetáculos serão realizados nos teatros de Santa Isabel e no Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro).

Revisitando a trajetória do Clube Mágico do Recife, o FIM fará uma homenagem a Astor Moraes Rêgo, ou mágico Axtor, falecido em dezembro de 2016. A abertura das “Noites Mágicas”, que ocorrerá no dia 22/03, no Teatro de Santa Isabel, promoverá um encontro de gerações, com artistas veteranos e jovens, que se apresentarão juntos para celebrar a figura de Axtor, líder da instituição e que ajudou a formar inúmeros mágicos que atuam em eventos Brasil a fora.


SAD e SEFAZ realizarão leilão de mercadorias apreendidas


No próximo dia 30 de março, a Secretaria de Administração (SAD) e Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-PE) irão realizar leilão de mercadorias apreendidas. O certame, que irá acontecer no auditório da Sefaz-PE, localizado na Avenida Cruz Cabugá, nº 1419, bairro Santo Amaro, Recife - PE, a partir das 9h, contará com 165 lotes disponíveis para venda. Entre eles, destacam-se eletrodomésticos, equipamentos de informática, eletroportátil (rádios AM/FM, smartphones), equipamentos de som, peças colecionáveis e de vestuários.

Os licitantes poderão visitar o Depósito Central de Mercadorias Apreendidas da Sefaz-PE (localizado na Rua da Fundição, nº 510, bairro de Santo Amaro, Recife) onde os produtos estão alocados. A visitação será permitida nos dias 27, 28 e 29 de março, das 9h às 12h e das 14h às 16h.


Armando quer ampliar produtividade com GT da reforma microeconômica

Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação

Acelerar a aprovação de projetos de lei que eliminem entraves burocráticos, modernizem a legislação e estimulem a produtividade na economia é o principal objetivo do Grupo de Trabalho de Reformas Microeconômicas da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). O GT, instalado nesta terça-feira (21), será coordenado pelo senador Armando Monteiro (PTB).

Armando lembrou, ao agradecer a indicação, que a produtividade da economia brasileira, abaixo de 1% anual nos últimos 15 anos, está estagnada e é uma das mais baixas entre os países em desenvolvimento. O senador atribuiu o desempenho bisonho ao excesso de burocracia, marcos regulatórios inadequados e a um complexo sistema tributário.


Polícia Federal retira bombas clandestinas em perímetro irrigado de Petrolina

Foto: Aracelly Romão/ TV Grande Rio)

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta terça-feira (21), uma operação do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os policiais retiraram cerca de 167 bombas clandestinas, que segundo a PF serviam para o furto de água do canal de irrigação. Não houve prisão.

Durante a ação houve um protesto. Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) bloquearam a estrada e queimaram pneus. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), cerca de 400 famílias, entre elas os sem-terra, vivem e cultivam nessa área que é um reserva legal da União e deveria estar preservada. Os ocupantes estariam usando a água do canal sem pagar nada.

Os canos foram destruídos. A Polícia Federal informou que a operação deve continuar.
Thaisa Alencar/G1 Petrolina


Prefeitura de Petrolina firma parceria com instituto para melhoria na gestão pública

Foto: Ivaldo Reges

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, recebeu, nesta segunda-feira (20), a representante da Comunitas, Clarissa Malinverni, para uma apresentação do instituto e dos cases de sucesso já aplicados em vários municípios brasileiros. A Comunitas é uma organização da sociedade civil que reúne empresas dispostas a atuarem em parceria com gestores municipais para o fortalecimento da gestão pública no Brasil.

O instituto está em mais de 15 municípios brasileiros, como Teresina, Curitiba, Campinas, Santos, Juiz de Fora e Paraty. Segundo Clarissa, nenhuma cidade seria contemplada este ano, mas a persistência e o perfil do prefeito, além dos desafios que Petrolina apresenta, foram fundamentais para a inserção do município sertanejo.


Petrolândia: Infomoda Informática, revenda autorizada CompuFour tem soluções em Automação Comercial para a sua empresa


A Infomoda Informática, organizaço de Ivo Viana e Joseane Oliveira, anuncia que é revendedora autorizada CompuFour e já dispõe do Clipp Store, versão 2017, software para Automação Comercial.

Visite a Infomoda Informática e conheça o Clipp Store e outras soluções para gerenciar o seu negócio! 

Na Infomoda o cliente tem a facilidade de fazer seu pagamentos com os cartões Visa, Hipercard ou Mastercard.

A Infomoda Informática está localizada na rua João da Silva Leal, 42 - centro de Petrolândia. Contatos através do (87) 3851-2783 ou 99997-4880.

Informações: Ivo Viana/Infomoda


Consumidor deve ficar atento ao aspecto da carne, dizem especialistas

Para as peças vendidas em bandejas de isopor e embaladas com plástico, a atenção à cor e ao aroma são as principais orientações. O prazo de conservação aceitável desse tipo de alimentos em refrigeradores é de no máximo três dias.

O cuidado com a temperatura na conservação de alimentos frescos e perecíveis como a carne é a principal dica de especialistas para os consumidores após a deflagração da Operação Carne Fraca, pela Polícia Federal, na última sexta-feira (17). Doutor em Tecnologia de Alimentos, o professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp,(Universidade de Campinas), Sérgio Pflanzer, afirma que os conservantes utilizados pelas indústrias da carne, mencionados nos relatórios da Polícia Federal, são autorizados pelas autoridades sanitárias brasileiras e não são capazes de modificar a essência dos produtos.

Apesar de sugerir recomendações aos consumidores sobre o aspecto dos alimentos, a Proteste - Associação de Consumidores - adotou uma posição mais rigorosa: orienta os cidadãos a não comprarem produtos das empresas envolvidas nas irregularidades. A operação da Polícia Federal bloqueou R$ 1 bilhão de empresas suspeitas de subornar fiscais para que carnes vencidas fossem reembaladas e liberadas para comercialização.

Algumas das maiores empresas do ramo alimentício do país estão na mira das investigações, entre as quais a JBS, dona do Big Frango e Seara, e a BRF, detentora das marcas Sadia e Perdigão.


Petrolândia recebe especialistas em cultivo de tilápias


Segundo informações divulgadas no site da Prefeitura de Petrolândia, nesta terça e quarta, dias 21 e 22, a cidade recebe a visita de um dos maiores especialistas no cultivo de tilápias do mundo, Fernando Kubitza, Doutor em Aquicultura pela Auburn University (Alabama, EUA). O objetivo da visita é conhecer todas as associações de piscicultura do município para diagnosticar e passar recomendações para melhoria na qualidade do pescado e nos resultados da atividade. 

A iniciativa foi tomada pela Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, em parceria com a Cooperativa Agro Aquícola da cidade e a DuRancho Nutrição Animal.


Dia Mundial da Água: Codevasf e parceiros realizam programação para sensibilizar população sobre uso racional

O ponto alto da programação será um peixamento, na sexta-feira (24), que irá repovoar o Velho Chico com milhares de pirá, peixe símbolo da bacia hidrográfica e praticamente extinto na região do Baixo São Francisco (Foto: Zinclair/CBHSF).

Visita a nascentes do São Francisco, plantio e distribuição de mudas nativas, peixamento e passeio educativo pelo rio em barco-escola integram em Alagoas a programação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e do São Francisco (Codevasf), junto com diversos parceiros, para marcar o Dia Mundial da Água, 22 de março – data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 durante a Eco 92, no Rio de Janeiro. O destaque da programação será um peixamento realizado na sexta-feira (24), que irá repovoar as águas do rio São Francisco com milhares de pirá, peixe símbolo da bacia hidrográfica e praticamente extinto na região do Baixo São Francisco.

Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Prefeitura Municipal de Penedo, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Penedo (SAAE), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Alagoas e Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco (CBHRSF) participam da agenda de eventos em Penedo, município sede da 5ª Superintendência Regional da Codevasf.


Petrolândia: Petroclínica funciona neste sábado (25) com gastroenterologista e exame preventivo


A Petroclínica informa que vai funcionar neste sábado, 25 de março, para consultas e exames de endoscopia digestiva alta com o gastroenterologista Alexandre Salomão, a partir das 7h00 da manhã.

Neste sábado também haverá realização de preventivo, com a profissional Joane Barboza, com preço promocional em comemoração ao mês da mulher. 

Ligue e agende sua consulta ou exame. Mais informações e agendamentos pelos números 87 99805-0775 ou 87 3851-2333.

A Petroclínica está localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 436 - Quadra 09 - Petrolândia, próximo ao Supermercado e Distribuidora Sanfrancisco.



Claudijane/Petroclínica


Petrolândia: Vereadores Louro do Vidro e Professor Evaldo discutem demandas da comunidade da Agrovila Margarida Alves






Promover reuniões em diferentes bairros, vilas e comunidades no intuito de ouvir e debater as demandas dos moradores tem sido uma das metas dos novos legisladores do município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

Em cumprimento aos seus mandatos, os vereadores Louro do Vidro e Professor Evaldo visitaram, no último domingo (19), a comunidade da Agrovila Margarida Alves, no Assentamento Antônio Conselheiro IIl), para saber dos moradores as dificuldades enfrentadas.

Reclamações por parte da cominidade sobre as péssimas condições da estrada, e iluminação pública, foram alguns dos assuntos debatidos na reunião.

Os vereadores prometeram trabalhar por melhorias daquela comunidade.

Ver fotos > Vereadores Louro do Vidro e Professor Evaldo em visita a Ag. Margarida Alves

Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Assessoria


Deputada Roberta Arraes solicita armazém de distribuição de milho para Região do Araripe


A deputada Roberta Arraes (PSB) esteve ontem, (20), em reunião com o superintendente da CONAB, Antônio Elizaldo Vasconcelos de Sá.

Na ocasião, a parlamentar solicitou que através do Programa Venda de Balcão, seja feita a instalação de um armazém para distribuição de milho na Região do Araripe.
O objetivo da implantação desse balcão, é favorecer e baratear o custo do milho para os agricultores, produtores e donos de fábricas.
Assessoria de Comunicação da Deputada Roberta Arraes


Prefeitura de Tacaratu suspende provisoriamente realização de seleção simplificada para Educação


Após notificação da Recomendação, expedida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na última sexta-feira (17), que determina a suspensão de Edital de Seleção Simplificada para a área de Educação no Município de Tacaratu, a Prefeitura emitiu Nota Oficial, na manhã desta terça-feira (21), com esclarecimentos ao público.

Em respeito à orientação do MPPE, a Prefeitura de Tacaratu suspendeu temporariamente a realização da Seleção Simplificada.

Confira a nota abaixo, na íntegra:

NOTA OFICIAL


Vereador de Paulo Afonso recebe visita de ex-craque petrolandense, e que também brilhou no futebol pauloafonsino


Hoje, após a sessão, recebi uma visita ilustre no meu gabinete. Meu chará, o grande Mario Vitor! Um ícone do futebol e futsal Pauloafonsino. Mário tem vários títulos como jogador profissional, foi e ainda é um ídolo para muitos jovens e adultos da cidade.

Junto com outros importantes atletas, levou o nome do Futebol Pauloafonsino a altos patamares no futebol do País. Conversamos sobre a importância do esporte na sociedade que, hoje, é um dos grandes responsáveis por tirar jovens das ruas, dos problemas sociais, das zonas de riscos, e lhes proporciona uma vida melhor.

Residindo hoje em Canindé de S. Francisco, por falta de apoio no esporte pauloafonsino, Mário me falou das idéias e vontades que tem de levar novamente o futebol pauloafonsino aos níveis mais altos, com essa juventude que tem talento de sobra para mostrar, mas faltam espaço e oportunidades.


Cáritas NE2 entrega 1670 cisternas a agricultores/as de Pernambuco


Nesta quarta-feira (22/03), 1670 famílias agricultoras do município de Capoeiras, do Agreste de Pernambuco, serão contempladas com cisternas de placas, com capacidade para captar e armazenar 16 mil litros de água da chuva para consumo humano. A cerimônia, realizada pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, está marcada para às 9h30, na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Centro da cidade.

A ação, executada pelo Programa Regional de Convivência com o Semiárido, faz parte da programação do Dia da Água, que é celebrado, mundialmente, em 22 de Março, data em que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu para chamar a atenção das populações sobre a temática.


Deputado Zé Maurício se pronuncia sobre a Operação Carne Fraca

Foto: Roberto Soares/Alepe

“Não é justo que, pela atuação vergonhosa de alguns indivíduos do setor – que merecem serem punidos por suas ações – , outros tantos profissionais responsáveis e sérios paguem essa conta”. Essa foi uma das frases do deputado estadual Zé Maurício, durante reunião Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta segunda (20), ao comentar o desenvolvimento da Operação Carne Fraca.

Já tendo ocupado o cargo de Superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em PE, o deputado – que acredita na pertinência das investigações sobre o assunto feitas pela Polícia Federal, já que se trata de uma questão de saúde pública – , afirmou que são necessárias, no entanto, maior paciência e cautela, com relação às informações divulgadas, para que a apuração desses supostos crimes não prejudique a confiança nos órgãos fiscalizadores e gere prejuízos ao agronegócio brasileiro.