terça-feira, março 21, 2017

Cáritas NE2 entrega 1670 cisternas a agricultores/as de Pernambuco


Nesta quarta-feira (22/03), 1670 famílias agricultoras do município de Capoeiras, do Agreste de Pernambuco, serão contempladas com cisternas de placas, com capacidade para captar e armazenar 16 mil litros de água da chuva para consumo humano. A cerimônia, realizada pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, está marcada para às 9h30, na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Centro da cidade.

A ação, executada pelo Programa Regional de Convivência com o Semiárido, faz parte da programação do Dia da Água, que é celebrado, mundialmente, em 22 de Março, data em que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu para chamar a atenção das populações sobre a temática.

Para a coordenadora regional do Programa de Convivência com o Semiárido da Cáritas NE2, Flavianeide Pereira, os impactos sociais trazidos pelas cisternas diz respeito, principalmente, à melhoria na qualidade de vida das famílias agricultoras. “O acesso à água representa mais saúde, mais autonomia hídrica, reduz a sobrecarga de trabalho dos membros das famílias, principalmente das mulheres, além de garantir a soberania alimentar e nutricional”, afirmou.

Todos os resultados alcançados, acima, fazem parte de um processo de formação para a mobilização social. “Vale destacar que, além as cisternas de 16 mil litros para armazenamento de água para o consumo humano, o Programa Água Para Todos proporciona, às famílias, uma capacitação em Gestão de Recursos Hídricos (GRH). O objetivo é levá-las a refletir o contexto hídrico da comunidade em que fazem parte”, destacou Flavianeide.

Além do acesso à água, através da construção da cisterna e também das formações que participam, as famílias também têm a oportunidade de gerar renda. Ainda de acordo com Flavianeide, os/as agricultores/as podem ser capacitados/as na construção da tecnologia social, além de movimentar o comércio local, por meio da compra de materiais de infraestrutura.

SERVIÇO:
Data: 22 de Março de 2017
Horário: 09h30
Local: Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Centro de Capoeiras, no Agreste Meridional (PE)

Ascom Cáritas NE2

Nenhum comentário:

Postar um comentário