terça-feira, março 21, 2017

Chesf pede para reduzir vazão da água em Sobradinho

De acordo com o diretor de operações da Chesf, a medida é necessária porque o maior reservatório para geração de energia da região Nordeste está em níveis baixos

Depois de conseguir a flexibilização da vazão mínima do reservatório de Sobradinho, na Bahia, para até 665 metros cúbicos (m³) por segundo em alguns momentos do dia - 5% abaixo dos 700 m³/s, que é o limite da média diária - a Companhia Hidro Elétrica do Rio São Francisco (Chesf), que opera o reservatório, pediu à Agência Nacional de Águas (ANA) uma nova redução, desta vez para 650 m³/s. A medida foi debatida nesta segunda-feira (20), em reunião com a ANA, o Ibama e quatro estados que integram a Bacia do São Francisco.

Para efeitos comparativos, há quatro anos a vazão era de 1,3 mil m³. “Hoje, a ANA e o Ibama devem anunciar se autorizam a redução da vazão no trecho entre Sobradinho e Itaparica”, adiantou o diretor de operações da Chesf, João Henrique Franklin. Se a diminuição for oficializada, será iniciada uma fase de testes com o novo volume. “Será preciso fazer adaptações nas captações”, acrescentou.

De acordo com Franklin, a medida é necessária porque o maior reservatório para geração de energia da região Nordeste está em níveis baixos. Atualmente, ele opera com apenas 15% da capacidade total, devido às implicações causadas pelas secas e outras questões que comprometeram a reserva hídrica do Velho Chico.

O diretor de operações sustentou que não há risco de desabastecimento de energia elétrica porque há outras fontes de geração, a exemplo da eólica e da termelétrica. Além disso ainda há a possibilidade de importação de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN).

A vazão de Sobradinho vem sendo reduzida gradualmente desde 2013. Na época, uma resolução da ANA autorizou a redução da vazão de Sobradinho de 1,3 mil m³/s para 1,1 mil m³/s. Em abril de 2015, foram mantidos os 1,1 mil m³/s, com permissão de redução para 1mil m³/s nos períodos de carga leve, ou seja, nos dias úteis e sábados de 0h às 7h e durante todo o dia aos domingos e feriados. No mesmo ano, outra resolução reduziu o patamar para 900m³/s. No ano passado, uma nova redução estabeleceu o patamar 800m³/s. O patamar atual de 700m³/s, foi estabelecido com a Resolução ANA nº 1.283/2016.

A hidrelétrica de Sobradinho fica a 748km da foz do São Francisco. O reservatório tem o papel de gerar energia, com uma hidrelétrica de potência instalada de 1.050.300kW, além de abastecer municípios da região, como Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário