sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Temer assina projeto de lei para privatizar a Eletrobras


O Palácio do Planalto divulgou nesta sexta-feira (19) projeto de lei com regras para a privatização da Eletrobras. O texto será enviado pelo presidente Michel Temer ao Congresso Nacional na próxima segunda (22).

O governo conta com a privatização para engordar o caixa do Tesouro Nacional em 2018. A previsão é a arrecadação de R$ 12,2 bilhões com a privatização.

Pelo texto, a privatização se dará por meio do aumento do capital social da empresa, que oferecerá novas ações na bolsa e, com isso, a participação dos atuais acionistas será diluída.

De acordo com a proposta, o aumento de capital social poderá ser acompanhado de oferta pública secundária de ações da União. Isso significa que o governo pode vender suas ações na empresa e o dinheiro arrecadado vai para os cofres públicos - e não para o caixa da empresa.

Empresas controladas pelo governo, direta ou indiretamente, também poderão vender sua ações na Eletrobras.


Habitacional Ciranda da Ilha será entregue, neste sábado (20), em Itamaracá


Ministro das Cidades, Alexandre Baldy vai comparecer à entrega do empreendimento que vai beneficiar 500 famílias.


O conjunto residencial Ciranda da Ilha será entregue, na manhã deste sábado (20), durante solenidade, em Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco. Construído em parceria do Governo do Estado e da Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Minha Casa, Minha Vida - Entidades o empreendimento beneficiará cerca de 2,5 mil pessoas. Estarão presentes o secretário de Habitação, Kaio Maniçoba (PMDB), e o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

A Companhia de Habitação e Obras do Estado (Cehab) destinou R$ 760 mil para a execução de toda a terraplanagem, pavimentação e drenagem, abastecimento de água e esgotamento sanitário do acesso ao residencial. O trabalho foi realizado em um ano.


Petrolândia: Lançamento da pré-candidatura de Marília Arraes reunirá lideranças de todo o estado no próximo dia 28


Pelos direitos de Lula e democracia, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançará no próximo dia 28 a pré-candidatura da vereadora Marília Arraes (PT) ao Governo do Estado, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

O evento acontecerá  a partir das 9:00 da manhã na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia.

Leia também


Codevasf realiza peixamento com 150 mil alevinos na Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL)


Foto: Codevasf/Divulgação

O pirá, peixe símbolo da bacia hidrográfica do rio São Francisco, foi uma das espécies inseridas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Velho Chico durante o tradicional peixamento na Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL). Outras espécies nativas, como curimatã pacu, curimatã pioa, matrinxã, piau e piaba, também foram usadas pela Codevasf. No total, foram soltos 150 mil alevinos no rio. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Penedo.

Com apoio da Agência Fluvial de Penedo, o peixamento ocorreu em três trechos do rio São Francisco entre as cidades de Penedo, em Alagoas, e Neópolis, em Sergipe, e teve a participação de moradores da região e de turistas que estavam na cidade para participar da festividade no domingo (14).


Com acordo entre CNJ e Exército, TJPE entrega 1,1 mil armas de fogo para destruição


Em dois anos, acervo de armamentos foi reduzido em 90% nas unidades judiciárias. A destruição de armas pelo Exército brasileiro ocorre em todo o Brasil (Foto: Sd Wallison/Exército Brasileiro)

Para cumprimento de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Exército Brasileiro, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) entregou 1.141 armas de fogo para destruição. O material, considerado desnecessário para a continuidade do andamento dos processos, foi inutilizado pelo Comando da 7ª Região Militar, por intermédio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados.

A cerimônia aconteceu no 4º Batalhão de Polícia do Exército, no Recife, em dezembro, e contou com a presença do juiz Mozart Valadares. De acordo com a Assistência Policial Militar e Civil do TJPE, em 2017, o Judiciário pernambucano retirou dos fóruns de todo o Estado cerca de 7 mil armas e, aproximadamente, 22 mil munições. O acervo de armamentos foi reduzido em 90% na atual gestão.


Movimento Vem Pra Rua fará atos em 42 cidades brasileiras na véspera do julgamento de Lula

Movimento que levou às ruas mais de 6 milhões de pessoas contra a corrupção, promoverá atos no dia 23/1, às 18h

O movimento Vem Pra Rua convoca mais uma vez a sociedade brasileira para ir às ruas em defesa da Justiça.

Os atos acontecerão em todo o País no dia 23 de janeiro, às 18h, véspera do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4).

Lideranças do Vem Pra Rua em mais de 40 cidades brasileiras já confirmaram os locais onde irão ocorrer as manifestações.


Belém do São Francisco: Filho de belemita é medalha de Prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica no Rio de Janeiro

 

O jovem estudante Gabriel Pires, 16 anos, filho da belemita Cíntia Pires de Menezes, conquistou Medalha de Prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica- OBA, na cidade do Rio de Janeiro.

A OBA é realizada nas escolas brasileiras previamente cadastradas, desde 1998, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A partir de 2005, a Agência Espacial Brasileira (AEB), passou também a participar da organização e o evento tornou-se Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Atualmente, a Furnas também participa da comissão organizadora. A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o últimos ano do ensino médio.

Gabriel, você representa Belém do São Francisco! Parabéns, Campeão!


Com informações e fotos de Cíntia Pires/Facebook


PMDB-PE consegue manter suspensão da dissolução do diretório estadual

Deputado federal Jarbas Vasconcelos e vice-governador Raul Henry brigam pelo comando do diretório contra o senador Fernando Bezerra Coelho.

O grupo do deputado federal Jarbas Vasconcelos conseguiu uma nova vitória na briga judicial pelo comando do PMDB de Pernambuco com a Executiva Nacional da sigla e o senador Fernando Bezerra Coelho.

O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Eduardo Sertório concedeu um pedido de tutela de urgência para a suspensão do processo de dissolução do diretório estadual até o julgamento do mérito do recurso impetrado pelo PMDB-PE, que entrou com uma ação para anular o processo. A Executiva Nacional tem o prazo de até 15 dias para apresentar resposta contra o recurso.

Justiça derrubou liminar


Mulher que morreu ao receber descarga já havia levado dois choques


Gercica Bárbara da Trindade, de 30 anos, que morreu vítima de um choque elétrico, na quarta-feira (17), em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, já havia levado dois choques utilizando o mesmo carregador, 15 dias antes da morte dela.

A tia da vítima, Ana Maria Trindade, já tinha pedido para a sobrinha jogar o carregador do celular no lixo. "Ela conversou comigo e falou que tinha levado dois choques no mesmo carregador. Na hora eu falei pra ela jogar esse negócio [carregador] fora, porque isso era um aviso de Deus", falou.


Parceria da Sempetq e Instituto Travessia mapeia situação da coleta de resíduos sólidos na RMR e Mata Norte de PE



A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq), por meio do Instituto Travessia, realiza um diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no âmbito do Projeto de Desenvolvimento dos Catadores nos municípios da Região Metropolitana do Recife e da Região da Mata Norte. 

O mapeamento identificará as soluções adotadas para coleta de lixo, de podas e seletiva, além do quantitativo de catadores e subsidiará as políticas públicas municipais e estadual de resíduos sólidos.

Sempetq


Cartaz com shows da Festa da Padroeira de Tacaratu é divulgado em redes sociais


Na tarde desta sexta-feira (19), foram divulgados em rede social os cartazes com a programação de shows da Festa da Padroeira de Tacaratu, Nossa Senhora da Saúde, com atrações de 23 de janeiro a 02 de fevereiro. 

Até o momento desta publicação, o cartaz ainda não estava publicado na site nem na página oficial, no Facebook, da Prefeitura Municipal de Tacaratu. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Gustavo Cruz


Exposição prolongada ao sol pode antecipar catarata, alerta oftalmologista


Por Rômulo França

Na estação mais quente do ano, a exposição prolongada ao sol pode antecipar o surgimento de catarata, que normalmente ocorre com o envelhecimento. De acordo com os especialistas, no verão, as pessoas procuram se proteger dos raios solares, mas acabam esquecendo de cuidar dos olhos. Muitos estudos mostram que os raios Ultra Violetas (UV) podem aumentar o risco de catarata e de outras doenças oculares.

Para o oftalmologista do HVISÃO, membro da Associação Americana (ASCRS) e Europeia (ESCRS) de Catarata e Cirurgia Refrativa e da Sociedade Brasileira de Catarata e Refrativa (BRASCRS), Francisco Lobato, a catarata é a doença ocular que reduz a eficiência e transparência do cristalino. “Fica atrás da íris e da pupila, muda de forma, permitindo que as imagens recebidas se concentrem na retina, que fica na parede posterior do olho. Quando a catarata se forma, as imagens vão se tornando cada vez mais difíceis de serem distinguidas, o contraste e cores ficam comprometidos”, disse o especialista.


Primo de Ivete Sangalo, ex-vice-prefeito de Petrolina Domingos Sávio deve concorrer a mandato político em outubro



Já que a política nacional dá sinais de uma forte renovação nas bancadas, grupos de empresários, industriais, produtores agrícolas e líderes da sociedade civil organizada, vêm costurando a candidatura do ex-vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio, até então no PSDB, para a disputa de 2018. Ele, que também é primo legítimo da cantora Ivete Sangalo, já foi sondado por alguns partidos para nova filiação.

Caso confirme a sua pré-candidatura, dependendo do partido escolhido, tem chances reais de se eleger.

Pauta Pernambuco


Sesc abre mais de 120 vagas para estágio no Grande Recife, Agreste e Sertão

A seleção é para estudantes de nível superior e técnico, com inscrições gratuitas pela internet. No interior, as vagas são para unidades do Sesc em Surubim, Caruaru, Garanhuns, Belo Jardim, Buíque, Arcoverde, Araripina, Bodocó e Petrolina, e ainda no hotel em Triunfo.

O Sesc abre na próxima terça-feira (23/1) inscrição para o seu processo seletivo de estágio em Pernambuco. A instituição oferece, ao todo, 127 vagas para estudantes de nível superior e uma para nível técnico em Informática, além de cadastro de reserva. As oportunidades são distribuídas pela capital, Grande Recife e nas cidades do Agreste e Sertão do estado. Um percentual de 10% das vagas é direcionado para pessoas com deficiência. Os interessados podem se cadastrar gratuitamente pela internet até o dia 31 de janeiro no site www.sescpe.org.br, onde é possível consultar o regulamento completo. As inscrições são limitadas.

Na seleção, os alunos dos cursos superiores e técnicosestão divididos em dois grupos. No primeiro, participam estudantes de Biblioteconomia, Turismo, Educação Física (bacharelado), Serviço Social, Letras, Pedagogia, Nutrição, Química, Biologia, Música, Teatro, Artes Visuais, Dança,Odontologia, Administração, Ciências Contábeis, Psicologia e Técnico em Segurança do Trabalho. Para os candidatos destes cursos, haverá análise do histórico escolar e avaliação comportamental. Já o segundo grupo é formado pelos alunos cursos de Design, Jornalismo, Arquitetura, Engenharia Civil e Técnico em Informática. Os interessados em uma dessas áreas passarão também por uma avaliação prática.


A febre amarela está aqui para ficar', diz OMS


Angola e Brasil são exemplos para a Organização Mundial de Saúde de que o risco da febre amarela mudou e existe hoje uma maior ameaça de surtos. O alerta é de Laurence Cibrelus, do Controle de Doenças Epidêmicas da OMS, responsável por implementar uma estratégia ambiciosa de acabar com a epidemia de febre amarela no mundo até 2026. "Esses casos são sinais de que o risco nesses países mudou e a população não está suficientemente protegida."

Qual é o cenário no mundo?

Em 2016, tivemos um surto urbano em Angola, que se espalhou para a República Democrática do Congo e com casos exportados para a China. Existiu um grande risco de epidemias urbanas, a partir da exportação de casos. Isso nos ajudou a entender que havia um aumento do risco de surto e transmissão internacional.

O que mudou?


Hemope lança campanha para reposição de estoque de sangue para o Carnaval 2018


Com o mote "Compartilhe Cultura e Solidariedade, faça a diferença, doe Sangue no Hemope", a Fundação está convocando a partir do dia 23 de janeiro, às 8h30, seus doadores para repor o estoque estratégico de sangue durante o período carnavalesco. Para divulgar a ação, a instituição lançou uma campanha publicitária que reúne cartazes e lâminas.

Estarão presentes ao evento os homenageados do carnaval de Recife, Nena Queiroga e Jota Michiles, além da participação solidária do cantor e compositor Getúlio Cavalcanti e do bloco lírico carnavalesco “O Bonde”. A ideia é recepcionar os doadores ao ritmo do frevo e da alegria do carnaval pernambucano.


Sesc Ler Araripina retoma exibições do Cine Marilac hoje (19), às 19h00


O Sesc Ler Araripina retoma nesta sexta-feira (19/1) o projeto Cine Marilac com exibições gratuitas de filmes. A comunidade da Serra do Minador, Zona Rural de Araripina, foi escolhida para iniciar o projeto em 2018. Na primeira sessão, os moradores poderão assistir a animação japonesa “O Serviço de Entrega da Kiki”, às 19h. A programação do projeto continua no sábado (20) com a exibição da “A História da Eternidade” (foto), desta vez no Sesc Ler Araripina, às 19h.

“Escolhemos a Serra do Minador pela grande quantidade de crianças naquela região, descentralizando as exibições com o objetivo de possibilitar o acesso a filmes por pessoas que não têm o hábito de ir ao cinema”, destaca o instrutor de atividades artísticas do Sesc Ler Araripina, Cristiano Santana.


Sefaz-PE apreende 100 toneladas de arroz no Sertão


A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE) apreendeu mais de 100 toneladas de arroz, além de 150 fardos de bebidas alcoólicas e 200 caixas de café, durante a Operação Tuaregues, realizada nos dias 17 e 18 de janeiro nos municípios Ipubi e Araripina, Sertão do Araripe. A ação resultou em um crédito tributário de aproximadamente R$ 84 mil em favor do Governo de Pernambuco.

Além das bebidas alcoólicas e arroz, foram apreendidas mercadorias como feijão, açúcar, fumo, café, entre outras. Todos os produtos encontrados estavam desacompanhados de nota fiscal. Durante a operação foram feitas seis contagens de estoque, que resultaram em seis autos de apreensão. O valor estimado das mercadorias soma cerca de R$ 220 mil.

SEI-PE


Paróquia de Tacaratu divulga programação do Novenário da Festa de Nossa Senhora da Saúde

Divulgação/Paróquia e Santuário de Nossa Senhora da Saúde Tacaratu



Collor anuncia pré-candidatura à Presidência da República (vídeo)


De acordo com informações do site Alagoas Alerta, o senador Fernando Collor de Mello anunciou nesta sexta-feira (19), num evento em Arapiraca, acompanhado da ex-prefeita Célia Rocha, que é pre-candidato à Presidência da República.

“Esse é um dos momentos mais importantes da minha vida pessoal, como pessoa e como homem público, porque hoje a minha decisão foi tomada; sou sim pre-candidato à Presidência da República. Obrigado e vamos à vitória”, anunciou ele.


Blog de Assis Ramalho


Discurso baseado nos fatos - Artigo de Miguel Coelho


As dificuldades enfrentadas pelos municípios brasileiros não são mais novidade para ninguém. Exatamente em razão dessa dura realidade, os gestores públicos têm buscado novos caminhos para poder atender aos anseios da população com qualidade e dignidade. Se pararmos um pouco para observar a história de Petrolina, constataremos uma cidade que tem no seu DNA a luta incansável por superar os desafios e quebrar paradigmas. Estão aí para provar o aeroporto regional, os perímetros irrigados, a infraestrutura muito a frente com duplicações de avenidas e viadutos construídos bem antes do que se falava em desafios da mobilidade. Porém, com o passar do tempo, os desafios mudam, e aqui estamos mais uma vez na busca pioneira de ser um modelo de gestão não só para Pernambuco, mas sim para todo o Brasil.

Petrolina tem buscado a inovação. Nossa cidade instituiu uma parceria inédita com o Banco do Nordeste que limpou o nome de centenas de famílias da zona rural, modelo inclusive que foi replicado em todas as regiões do País. Também foi buscado na união com a iniciativa privada uma nova forma de relacionamento. Seja na revitalização e manutenção das nossas praças; No cuidado com a obesidade infantil, que com apoio de uma multinacional, estamos implementando hortas e conscientização nutricional em todas as unidades de educação infantil envolvendo mais de 30 mil pessoas.


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 22 a 26 de janeiro de 2018


Segunda-feira (22): Raio X, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais
Terça-feira (23): Raio X, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais
Quarta-feira(24): Eletrocardiograma, Raio X, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (25): Ginecologista, Raio X, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (26): Clínico Geral, Raio X, Exames Laboratoriais

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/Secretaria de Saúde de Petrolândia


Petrolândia: Aniversariante do dia, Eliane recebe carinhosa mensagem de sua irmã Júlia


Hoje é um dia muito especial para mim, pois nesse dia você, minha irmã, chegou ao mundo para alegrar a vida de todos à sua volta, e com o passar dos anos essa alegria só tem aumentado, esse dom de levar otimismo só tem multiplicado, para a sorte dos que a conhecem.

Mais que uma irmã você tem se mostrado amiga e companheira, e com partilhar da sua existência é um grande presente de Deus.

Nesse seu dia todo especial, quero lhe desejar toda felicidade do mundo, e que Deus a abençoe com muita paz e saúde! Parabéns, que você tenha o melhor aniversário da sua vida!

Sua irmã, Júlia


Blog de Assis Ramalho


Novas adutoras levarão água para cidades castigadas pela seca em Pernambuco


Com a seca que afeta a região Nordeste do país, os governos locais precisam apresentar soluções para melhorar a qualidade de vida da população. Em Pernambuco, o andamento dos processos para a construção de adutoras já está adiantado.

Na última semana, o governador Paulo Câmara participou de um evento que deu início à licitação da construção da Adutora do Alto Capibaribe. O investimento das obras será de R$ 82 milhões. Os canais levarão água da Transposição do Rio São Francisco, no rio Paraíba, para oito cidades pernambucanas e um município do estado vizinho. A construção beneficiará cerca de 230 mil pessoas.

Para o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, as obras são essenciais, já que vão chegar a locais muito castigados pela falta d`água. “Nós estamos sete anos consecutivos de e essas obras são da mais alta importância, já que vão trazer água para o Agreste, a região mais seca do nosso estado”, afirmou o representante da empresa que vai supervisionar as construções.


Edital de concurso para policiais civis da Bahia é publicado e inscrições começam dia 1º; são oferecidas mil vagas


O edital de concurso público para a Polícia Civil da Bahia foi publicado nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial do Estado (DOE). No total, são mil vagas, sendo 880 para investigador, 82 de delegado e 38 para escrivães.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 1º de fevereiro até 2 de março, exclusivamente pela internet, site da Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho (Vunesp).

A taxa de inscrição é de R$ 160, para quem vai disputar vaga para delegado, e R$ 140, para quem for concorrer aos cargos de investigador de polícia ou de escrivão.

A remuneração inicial para delegados, com regime de trabalho de 40 horas semanais, é de R$ 11.389,96. Já investigadores e escrivães têm remuneração inicial de R$ 3.915,85, em regime de 40 horas semanais.

Requisitos


Pernambucanos fraudam viagens para receber imunização contra a febre amarela


O medo causado pela febre amarela tem levado algumas pessoas atitudes desesperadas e atos ilícitos. Denúncias foram feitas à Secretaria Estadual de Saúde sobre cidadãos que estão fraudando documentos para comprovar viagens e serem imunizados. Especialistas alertam que o pânico é desnecessário, já que Pernambuco não tem registro de circulação do vírus e não é território com recomendação de vacinação para residentes. Além disso, a vacina pode desencadear efeitos colaterais.

Para comprovar a necessidade de imunização, é preciso apresentar passagem ou reserva de hospedagem para áreas de risco, ou seja, locais onde o vírus, hospedeiros e vetores ocorrem naturalmente. No Brasil, as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e parte da Sul, além do Oeste do Piauí e o Sul da Bahia, compõem esse mapa. Somente para São Paulo, estado com mais óbitos, são realizadas, do Recife, 24 decolagens diárias, de acordo com a Infraero.


Jogadores de futebol, de ricos a pobres… Uma loucura!



É preciso estar preparado para ser um profissional no futebol, mas ainda mais para deixar de ser um. Como tudo na vida, é mais fácil destruir do que criar, e esses futebolistas perderam sua carreira. Quando não se está preparado para deixar a carreira de jogador de futebol os inconvenientes podem aparecer.

A vida volta a ser como era antes, deixa-se de ganhar muito dinheiro e a atividade que deu sentido à vida desaparece de um dia para o outro. Estes são os casos de jogadores de futebol que estiveram no topo, não souberam como se manter e caíram.

Veja no link abaixo a história de alguns deles, ex-milionários - hoje endividados.....


Petrolândia: Com a Marmita Fit do Ket's Restaurante você garante dieta balanceada com sabor e qualidade; Confira prato do dia


Frango, legumes, saladas, arroz com brócolis. Este é o prato do dia do serviço de Marmita Fit do Ket's Restaurante. Compre já o seu pacote semanal ou mensal e tenha uma dieta balanceada com sabor e qualidade. Contato: 99988-5564 ou 3851-2243.


Blog de Assis Ramalho
Informações/fotos: Ket's Restaurante


IFPE inicia construção de Campus Jaboatão dos Guararapes em fevereiro

Recursos para sedes definitivas dos campi Igarassu e Palmares serão liberados na sexta (19); estimativa de recursos para obras em unidades do interior é de 22 milhões

No Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), a semana vai terminar com ótimas notícias: o anúncio do começo das obras para construção do Campus Jaboatão dos Guararapes e a assinatura de ordens de serviço para construções e reformas em diferentes unidades do Instituto prometem movimentar a instituição na tarde desta quinta-feira (18) e durante a manhã da sexta (19).

A partir das 17h desta quinta-feira (18), o Campus Ipojuca será palco do encontro entre a reitora do IFPE, Anália Ribeiro, e do ministro da Educação, Mendonça Filho, que vai assinar ordens de serviço para a construção das bibliotecas do Campus Ipojuca e do Campus Garanhuns, além da construção do bloco de Engenharia Mecânica do Campus Caruaru.


Lula diz que será candidato à Presidência “aconteça o que acontecer”


A seis dias do julgamento em segunda instância que poderá torná-lo inelegível, o ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 18, que pretende sair candidato à Presidência “aconteça o que acontecer“. Em discurso durante ato de artistas e intelectuais em seu apoio, em São Paulo, o petista voltou a acusar seus adversários de quererem criminalizar o PT. “Quero que o PT me indique à Presidência. Se não for como candidato, serei como cabo eleitoral. Se o PT quiser, estarei como candidato à Presidência, aconteça o que acontecer”, disse.

Condenado em primeira instância no âmbito da Lava Jato, Lula terá recurso julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no dia 24, em Porto Alegre, no caso do tríplex do Guarujá (SP). Segundo a Justiça, o apartamento teve a reforma paga pela empreiteira OAS, que recebeu em troca vantagens indevidas. Se tiver a condenação confirmada, Lula poderá ficar inelegível pela lei da Ficha Limpa. Sobre o julgamento, Lula disse estar “tranquilo” e “com a consciência limpa”. “Mesmo se acontecer a condenação, vocês verão que eu continuarei tranquilo. A minha tranquilidade vai infernizar a vida deles.”



Estado de PE solicita 10 mil doses extras de vacina contra a febre amarela


Diante da busca pela vacina, a Secretaria Estadual de Saúde solicitou ao Ministério da Saúde o envio de 10 mil doses extras a Pernambuco. O estado receberá, em fevereiro, 20 mil doses, o dobro da quantidade habitual. Ontem foi mais um dia de filas nos postos de saúde do Recife. Nas unidades privadas, os lotes já acabaram. Somente no Cidrim Vacinas, que em todo 2017 aplicou 30 doses, foram comercializadas, na semana passada, 170. A Sanofi Pasteur solicitou à Anvisa, em caráter excepcional, a importação de um novo lote da vacina, que estará disponível em cerca de 30 dias.

No Recife, o atendimento têm sido realizado nos postos de saúde por ordem de chegada, das 8h às 17h. A Secretaria de Saúde da cidade informou que está em contato com a Secretaria Estadual e o Ministério de Saúde, avaliando a demanda e solicitando novos lotes, de acordo com a necessidade. Uma produtora de eventos, de 24 anos, que não quis se identificar, adiantou a compra de uma passagem aérea para garantir a imunização. “Vou viajar a São Paulo em março e minha mãe insistiu para que eu comprasse logo a passagem. Estava esperando uma promoção, mas acabei pagando R$ 200 a mais para obter o comprovante”, disse.


Abertas as inscrições para apresentação de trabalhos no Clisertão 2018

Gestores, educadores e amantes da leitura já podem inscrever seus trabalhos científicos, até o dia 20 de fevereiro, no 4º Congresso Internacional do Livro, da Leitura e da Literatura no Sertão (Clisertão). O evento, promovido pela Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, ocorrerá entre os dias 7 e 11 de maio, e vai abordar o tema ‘As Margens da/na Literatura, Linguagem e Leitura’.

Os interessados devem fazer suas inscrições através do email: clisertao4@yahoo.com. É necessário o envio de um resumo do trabalho, contendo entre 15 e 25 linhas, o comprovante de pagamento e os dados do autor ou autores. O modelo com a ficha de inscrição está disponível no edital do congresso.

Segundo a coordenação do evento, os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Científica, que dentre vários pontos, analisará a pertinência da obra junto ao Clisertão. A lista com os trabalhos aceitos será publicada no site da UPE (www.upe.br/petrolina) até o dia 10 de março.

Entre as linhas temáticas do evento, estão a ‘Leitura, Hibridismo e Desterritorialização’, ‘Literatura Popular’, ‘Cadeia Produtiva do Livro’, ‘Os discursos reinventados sobre o Sertão’ e ‘Aspectos sociais da leitura, do livro e/ou da literatura’.


Criminosos explodem agência bancária de Alagoinha, PE


Cerca de seis homens explodiram na madrugada desta sexta-feira (19) uma agência bancária de Alagoinha, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 4h20.

Ainda segundo a PM, os criminosos estavam em uma caminhonete e em duas motocicletas. O grupo ateou fogo em um carro para bloquear a PE-217, rodovia que dá acesso ao município.


Túlio Gadelha é substituído por André Luz Negromonte na presidência do Iterpe


A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária comunica que o novo presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) é o advogado André Luz Negromonte. Ele substitui Túlio Gadelha. A alteração está publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (19/01). “Quero agradecer o trabalho de Túlio e dar as boas vindas a Negromonte. Vamos continuar o nosso trabalho e avançar nas questões agrárias tão fundamentais para o povo de Pernambuco”, afirmou o secretário de Agricultura, Wellington Batista.

Negromonte é auditor fiscal do Trabalho concursado. Entrou no serviço público como oficial de justiça no Tribunal Regional do Trabalho, e passou por outros cargos, como o de secretário de Serviços Públicos e Obras em Jaboatão dos Guararapes; e por nove anos foi o Superintendente Regional do Trabalho em Pernambuco, no Ministério do Trabalho. Atualmente, exercia a função de chefe do setor de FGTS do Ministério do Trabalho.

As informações são da Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária.

Blog de Assis Ramalho


Agricultor é morto a tiros dentro de bar e mulher fica ferida em Ibimirim, PE


Um agricultor de 29 anos foi morto a tiros nessa quinta-feira (18) dentro de um bar de Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a vítima tentou se esconder no banheiro do estabelecimento. Caso ocorreu no bairro de Lages.

Ainda segundo a PM, dois homens em uma moto chegaram no local e abordaram o agricultor. Uma cabeleireira de 29 anos estava no local e também tentou se esconder no banheiro. Ela foi ferida, mas não corre risco de vida, conforme informou a polícia.


Prefeitura de Carpina (PE) faz seleção para 387 vagas com salários de até R$ 10 mil


A Prefeitura de Carpina, na Zona da Mata Norte do estado, abriu, nesta sexta-feira (19), as inscrições da seleção pública simplificada para contratações temporárias. São 387 vagas para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 8 de fevereiro.

Os salários variam de R$ 954 a R$ 10 mil. Do total de vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência. O edital pode ser conferido no site da Prefeitura de Carpina.

As oportunidades são para os cargos de enfermeira, assistente social, copeira, cozinheiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, maqueiro, pedagoga, professor, nutricionista, motorista, servente, soldador, técnico em enfermagem, vigia, assistente administrativo e cirurgião dentista, além de diversas especialidades de médicos.


PM recupera carga de 650 bujões de gás em Pernambuco

Os 650 bujões de gás foram recuperados no Agreste de Pernambuco (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Polícia Militar recuperou, nessa quinta-feira (18), uma carga de 650 botijões de gás que tinha sido roubada no Agreste de Pernambuco. Na ação, os integrantes do Grupo Tático de Apoio Itinerante Rural (Gati) do 22º Batalhão detiveram um comerciante, que vai prestar esclarecimentos sobre o caso. Os PMs também apreenderam 100 sacos de ração para animais.

A operação começou com a denúncia de desvio de rota de um caminhão que levava os botijões, na terça-feira (16), em Boa Jardim, distante 104 quilômetros do Recife. O funcionário da transportadora comunicou o fato à polícia e o veículo acabou sendo localizado no município, com ajuda de rastreador por satélite.


Mulher foi morta pelo marido enquanto amamentava o filho recém-nascido, diz polícia

Edilene Coelho dos Santos foi morta pelo marido, Ademilson Nunes, segundo a Polícia Civil (Foto: Facebook/Reprodução)

Assassinada pelo marido, a jovem Edilene Coelho dos Santos, de 30 anos, estava amamentando o filho recém-nascido quando foi morta, segundo a polícia. A vítima foi assassinada a facadas na quarta-feira (17) em Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá. O principal suspeito, Ademilson Nunes, ainda não foi preso.

De acordo com a Polícia Civil, Edilene estava com o filho - que nasceu há 22 dias – quando foi atacada pelas costas. O outro filho da vítima, que tem 9 anos de idade, presenciou o crime.

As duas crianças foram recolhidas e estão sob os cuidados do Conselho Tutelar.

O corpo da vítima foi velado na Capela Mortuária e sepultado no cemitério municipal de Guarantã do Norte nesta quinta-feira (18).

Assassinato


Homem morre após bater em cavalo na 232 em Serra Talhada, no Sertão de PE

 

Um homem identificado como Cícero da Silva, 37 anos, morreu na noite dessa quinta (18), em Serra Talhada, após colidir com um cavalo na BR-232, na altura do KM 411. O acidente ocorreu por volta das 19 horas.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, em conversa com o Farol, a vítima guiava uma motocicleta Fan 125 sentido Serra Talhada/Recife quando o animal atravessou a pista de repente.

Há indícios que a motocicleta vinha em alta velocidade. Cícero da Silva morreu no local.

O último acidente registrado no trecho urbano da BR-232 foi no dia 9 de janeiro, quando um motorista perdeu o controle do veiculo que capotou em seguida. Três pessoas saíram feridas.

Por Farol de Notícias


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira 19 de janeiro de 2018

 
  

TardeVítima de estupro, mulher passa 5 dias amarrada na cama em Salvador

Correio da Bahia
Surto de malária em cidade baiana registra primeira morte
Tribuna da Bahia
PRB e PSDB aguardam convite de Neto para compor chapa
O Globo
Carro invade praia em Copacabana, mata bebê e fere 16 pessoas
O Dia
Sargento do Exército é preso com fuzis, pistolas e drogas na Via Dutra
Extra
Cabral é transferido para Curitiba após decisão da Justiça
Folha de São Paulo
Nunca autorizei Loures a receber dinheiro em meu nome, diz Temer
O Estado de São Paulo
Governo reverte decisões e libera leilão de linhas do Metrô
Correio Braziliense
Casal de idosos morre após ser atropelado no Lago Norte do DF
Vakor Econômico
Procurador diz não ver motivo para pedir prisão cautelar de Lula
Estado de Minas
Mais de 3 milhões de pessoas ainda não se vacinaram em Minas contra a febre amarela
Zero Hora
"Ação contra Lula continua golpe que começou no impeachment", diz Dilma
Brasil Econômico
Com juros mais baixos no exterior, Tesouro capta US$ 1,5 bilhão de estrangeiros

Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.