sábado, 13 de fevereiro de 2021

Petrolândia: Família se despede de Maria Anita Sobreira (Dona Anita); comoção e aplausos no adeus a uma mulher guerreira

 



Dona Anita é recebida sob aplausos na chegada ao Cemitério para sua última morada (Fotos: Assis Ramalho)






O último adeus a Maria Anita Sobreira (Dona Anita), foi marcado por forte comoção de familiares e amigos no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, na manhã deste sábado, 13 de fevereiro de 2021.

Após o velório realizado na residência da família, na RUA FRANCISCO SOARES SANTOS, QUADRA 03, o cortejo funerário dirigiu-se ao campo santo local. O corpo de Dona Anita foi sepultado sob aplausos à sua memória, em momento de muita dor e emoção.

À família enlutada, nossos pêsame




Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Além de picanha e cerveja, verba pública pagou bacalhau e uísque para militares


Além das mais de 700 toneladas de carne para churrasco e 80 mil cervejas bancadas com dinheiro público, documentos obtidos pelo Congresso em Foco mostram que as Forças Armadas também compraram mais de nove mil quilos de filé de bacalhau, 139 mil quilos de lombo do mesmo peixe, além de dez garrafas de uísques 12 anos para o Comando do Exército e de 660 de conhaque para o Comando da Marinha.

O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO), que reuniu os novos processos identificados no Painel de Preços do Ministério da Economia, afirmou que “o lombo é o corte mais nobre do bacalhau, usado para pratos requintados e caros em restaurantes sofisticados, algo muito distante do cardápio da maioria dos brasileiros. É revoltante saber que esses processos correram em plena crise, quando falta o básico para muitas famílias e os recursos deveriam ser aplicados no combate à pandemia”.

Ao analisar cada processo, o deputado constatou indícios de superfaturamento. Um dos pregões é para a aquisição 1.195 quilos de bacalhau salgado eviscerado, ou seja, a peça inteira, sem cabeça e pele, para o Comando da Marinha. O preço estipulado por quilo é de R$86,88.

“Os valores causam estranheza porque na peça vem tudo, não só a parte nobre, não justifica o preço estipulado. Além de ser um luxo inadmissível para ser pago com recursos públicos, ainda há sobrepreço. Esse dinheiro deveria ser aplicado na Saúde e na Educação e não nessas regalias”, destaca o parlamentar. Outro exemplo é o processo para compra de 40 quilos de bacalhau desfiado para o Comando do Exército ao custo de R$127,93 o quilo.

Elias Vaz está discutindo com um grupo de mais nove parlamentares do PSB a apresentação de pedido para instalar na Câmara uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as compras do governo federal.

UOL/CONGRESSO EM FOCO

Cabo do Corpo de Bombeiros de Alagoas morre por complicações da Covid-19


Uma cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) morreu, na manhã deste sábado (13), após sofrer complicações da Covid-19. A militar Suzan Barros estava grávida, quando foi internada há algumas semanas, e precisou adiantar o parto da segunda filha.

De acordo com informações do capitão Rafael Duarte, após o parto a bombeira teve complicações por causa do novo coronavírus e não resistiu. A criança, felizmente, sobreviveu e já está em casa com familiares. “Ela estava no final da gestação quando testou positivo para Covid e foi internada. O parto teve que ser realizado na UTI”, conta.

Nas redes sociais, colegas de farda da cabo, que está na corporação há 14 anos, prestaram homenagens e desejaram força à família.

“Dedicou 14 anos da sua vida para salvar a vida daqueles que ela nem conhecia, mas que, em todas as situações, deu sempre o seu melhor”, diz trecho do texto postado na rede social do CBM/AL.

O sepultamento da cabo ocorrerá neste sábado, às 18h, no cemitério Parque das Flores, na Avenida Durval de Goés Monteiro.

Por Gazeta Web

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros reage a assalto e mata suspeito no Recife


Um tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar reagiu a um assalto e matou um suspeito, na noite de sexta-feira (12), no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife. Segundo a Polícia Civil, o caso está sendo tratado como “homicídio decorrente de intervenção policial”.

Por meio de nota, divulgada neste sábado 9123), a polícia informou que o oficial dos bombeiros, que não teve o nome divulgado, estava no carro quando foi abordado.

O suspeito, também não identificado pela corporação, “estava praticando roubos”. Ainda segundo a corporação, o agente de segurança agiu em legítima defesa.

“Ao se defender, o agente de segurança disparou contra o assaltante, que morreu”, afirmou o comunicado da polícia.

O caso foi registrado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Zona Oeste do Recife, que “tomou as medidas cabíveis”.

Também por meio de nota, o Corpo de Bombeiros informou que “está acompanhando o caso, que está sendo investigado pelos órgãos competentes da Secretaria de Defesa Social (SDS) para tomar as medidas legais cabíveis”.

Por G1 PE

Caminhonete roubada há 4 anos em Jupi é recuperada na BR-232, em Serra Talhada


Caminhonete roubada em Jupi foi recuperada em Serra Talhada — Foto: PRF/Divulgação

Um caminhonete roubada há quatro anos em Jupi, no Agreste, foi recuperada na sexta-feira (12) em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. O motorista do veículo foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-232.

De acordo com a PRF, o flagrante foi feito durante uma fiscalização da Operação Carnaval. Na ocasião foi constatado que a caminhonete tinha placas clonadas e várias adulterações.

"O motorista informou que não sabia da irregularidade e que a caminhonete pertencia ao patrão dele. O homem não portava documentos do veículo e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada, para a adoção dos procedimentos legais", concluiu a polícia.

Por G1 Caruaru

Dia Mundial do Rádio é celebrado neste sábado (13); ouça o programa "Acordando com as Notícias" na Web Rádio Petrolândia, com Assis Ramalho


Radialista Assis Ramalho (DRT/PE 3544), apresenta o programa "Acordando com as Notícias" na Web Rádio Petrolândia, de segunda a sábado, das 6h30 às 8h30.

Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.



13 de fevereiro é o Dia Mundial do Rádio Em todo país, circulam ondas eletromagnéticas que transmitem informações importantes para a garantia de direitos e para a democracia. Hoje, com a internet, ouve-se a notícia radiofônica e vê-se os jornalistas que fazem a notícia. O rádio continua a ter grande importância e está aumentando cada vez mais, reinventando-se diariamente.Graças às novas tecnologias, a rádio está a disseminar-se em novas formas e em novos dispositivos, o que facilita ainda mais a portabilidade.

O dia 13 de fevereiro foi escolhido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) para ser comemorado o dia mundial do rádio, pois marca a criação da rádio das Nações Unidas, no ano de 1946. Dentre os objetivos de se propor essa data estão o de aumentar a sensibilização do público e da mídia sobre a importância do rádio, incentivando assim as autoridades a estabelecerem e fornecerem acesso as informações através do rádio, bem como melhorar a criação de redes de cooperação internacional entre os organismos de radiodifusão.

O rádio é a mídia de massa que atinge o maior público do mundo e, é também, reconhecida como uma ferramenta de comunicação de baixo custo, sendo por isso, adequado para alcançar comunidades remotas e pessoas vulneráveis: analfabetos, deficientes, mulheres, jovens e pobres, oferecendo-lhes uma plataforma para intervir no debate público, independentemente do nível de escolaridade das pessoas. Outro papel importante desempenhado pelo rádio, enquanto meio de comunicação, está em informar em situações de emergência, prestando socorro as pessoas em desastres.

Nos tempos atuais de convergência de mídias, uma nova face dos serviços de rádio se revela, principalmente no que diz respeito ao uso de novas formas de tecnologias, tais como banda larga, celulares e tablets. Contudo, diversamente a essa ascensão do meio ao mundo tecnológico, segue ainda a estatística de que aproximadamente um bilhão de pessoas ainda não têm acesso as ondas de rádio nos dias de hoje. Para chegar a essa conclusão, um amplo processo de consulta foi iniciado em junho de 2011, realizado pela própria UNESCO, além de outras instituições interessadas em compreender o alcance da radiofifusão no mundo, fosse em associações estatais, públicas, privadas, comunitárias ou emissoras internacionais, agências, fundos, programas, etc.

Blog de Assis Ramalho

Veja o que muda com os novos decretos de Bolsonaro sobre armas de fogo


Presidente assinou quatro textos, que mudam decretos assinados por ele e flexibilizam regras para compra e uso de armas no país. Uma das modificações aumenta de quatro para seis o limite de armas que o cidadão comum pode adquirir.

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta sexta-feira (12) quatro decretos que flexibilizam o uso e a compra de armas de fogo no país. Os quatro foram publicados em edição extra do "Diário Oficial da União" no fim da noite.

Decretos são atos do presidente da República que devem regulamentar leis. Por isso, não passam pela aprovação do Congresso. No caso, Bolsonaro afirma que está regulamentando o Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2003. As novas regras passam a valer em 60 dias.

Todos os quatro decretos desta sexta modificam decretos anteriores do próprio Bolsonaro. A flexibilização no uso e na compra de armas foi uma das principais promessas de campanha do presidente e uma das principais causas defendidas por ele nestes dois anos de mandato.

Veja o que muda com os novos decretos:

Limite de armas

Um dos decretos aumenta de quatro para seis o número de armas de fogo que o cidadão comum pode adquirir, desde que preencha os requisitos necessários para obtenção do Certificado de Registro de Arma de Fogo.

Esse limite sobe para oito no caso de policiais, agentes prisionais, membros do Ministério Público e de tribunais.

Porte de armas

O governo agora passa a permitir expressamente o porte simultâneo de duas armas. O direito ao porte significa poder circular com a arma.

Antes, a regra dizia que o porte deveria ser válido apenas para a arma nele especificada, mas não mencionava a quantidade.

Aptidão psicológica para CACs

Decreto anterior de Bolsonaro dizia que, para terem armas, colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) deveriam comprovar aptidão psicológica por meio de laudo fornecido por psicólogo cadastrado na Polícia Federal.

Agora, a nova regra estabelece que basta o laudo ser assinado por psicólogo com registro no Conselho Regional de Psicologia.

Munição e armas para CACs

Antes, caçadores, atiradores e colecionadores poderiam comprar, por ano, até mil munições para cada arma de uso restrito (submetidas a maior controle do Estado) e cinco mil munições para cada arma de uso permitido.

Agora, poderão comprar também, por ano, insumos para recarga de até dois mil cartuchos nas armas de uso restrito e insumos para recarga de até cinco mil cartuchos nas de uso permitido.

Com permissão do comando do Exército, caçadores podem extrapolar em duas vezes esse limite. Atiradores, em cinco vezes.

Além disso, CACs agora só precisarão da autorização do Exército para comprar armas acima do limite estabelecido em decreto anterior:

Cinco unidades de cada modelo para colecionadores; 15 unidades para caçadores; 30 para atiradores. Essas quantidades valem tanto para as armas de uso restrito quanto para as de uso permitido.

Produtos controlados pelo Exército

Um dos decretos determina que não serão produtos controlados pelo comando do Exército itens como:

projéteis de munição para armas de porte ou portáteis, até o calibre máximo de 12,7 mm. Não vale para projéteis químicos, perfurantes, traçantes e incendiários
miras como as holográficas, reflexivas e telescópicas
armas de fogo obsoletas que tenha projeto anterior a 1900 e utilizem pólvora negra

Quando se trata de um produto controlado, o comando do Exército é responsável por fiscalizar, regulamentar e autorizar o uso, a comercialização e a fabricação.

Categorias profissionais

O governo ampliou a lista de categorias profissionais que têm direito a adquirir armas e munições controladas pelo Exército. Foram incluídos os integrantes:

da Receita Federal
do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama)
do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
dos tribunais que formam o Poder Judiciário
do Ministério Público

A legislação em vigor já dá esse direito a integrantes da Forças Armadas, polícias e bombeiros. Também já estavam contemplados policiais legislativos da Câmara de do Senado, membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e membro do Gabinete Institucional de Segurança da Presidência da República (GSI).

O decreto diz ainda que profissionais de todas essas categorias poderão adquirir, por ano, insumos para recarga de até cinco mil cartuchos nos calibres das armas de fogo registradas em seu nome.

Prática de tiro desportivo por adolescentes

Decreto anterior já permitia ao adolescente entre 14 e 18 anos praticar tiro nas instituições permitidas pelo comando do Exército e com a autorização dos pais.

A novidade agora é que o jovem poderá praticar o tiro com a arma emprestada de algum colega também atirador desportista. Antes, só podia ser com arma dos pais ou do clube de tiro.

Por G1 — Brasília

Petrolândia: Família se despede de Maria Anita Sobreira (Dona Anita); comoção e aplausos no adeus a uma mulher guerreira

Dona Anita é recebida sob aplausos na chegada ao Cemitério para sua última morada (Fotos: Assis Ramalho)





O último adeus a Maria Anita Sobreira (Dona Anita), foi marcado por forte comoção de familiares e amigos no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, na manhã deste sábado, 13 de fevereiro de 2021.

Após o velório realizado na residência da família, na RUA FRANCISCO SOARES SANTOS, QUADRA 03, o cortejo funerário dirigiu-se ao campo santo local. O corpo de Dona Anita foi sepultado sob aplausos à sua memória, em momento de muita dor e emoção.

À família enlutada, nossos pêsame




Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Bolsonaro amplia de quatro para seis o limite de armas para cada cidadão

 

O presidente Jair Bolsonaro recebe policiais militares do Distrito Federal no Palácio do Planalto Foto: Anderson Riedel/Presidência


Registro, posse e comercialização de armas - PL 6438/19 tramita na Câmara e prevê a ampliação do porte de armas para diversas categorias, como guardas municipais, auditores, peritos, agentes de trânsito, oficiais de Justiça, defensores, advogados, Caçadores, entre outras.

O presidente Jair Bolsonaro editou nesta sexta-feira um decreto que amplia de quatro para seis o número máximo de armas que cada cidadão pode ter. O limite pode chegar a oito em determinados casos.

A medida faz parte de um pacote de quatro decretos que alteram regras de posse e porte de armas, publicados na noite desta sexta-feira em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), quase à meia-noite. Todas as mudanças entrarão em vigor daqui a 60 dias.

Em janeiro de 2019, uma das primeiras medidas de Bolsonaro após assumir o governo foi editar um decreto que estabelecia um limite de quatro armas por cidadão (também com a possibilidade de mais duas). O texto também facilitou a compra de armas ao alterar as regras de efetiva necessidade e, na prática, permitindo o acesso a moradores de todas as unidades.

Nos meses seguintes, Bolsonaro publicou uma série de decretos alterando regras de posse e porte de armas. Parte deles foi revogada, após questionamentos no Congresso e no Judiciário. Agora, as medidas desta sexta alteram decretos editados pelo próprio governo em 2019.

Regras mais frouxas para CACs

Outro decreto fez mudanças nas regras que envolvem o grupo de colecionadores, atiradores e caçadores (conhecidos pela sigla CACs), que tem regras específicas. Antes, para ser CAC, uma pessoa precisava de um laudo de um psicólogo credenciado pela Polícia Federal (PF). Agora, esse laudo pode ser emitido por qualquer psicólogo com registro profissional ativo.

Por outro lado, outra mudança endurece as regras: um CAC precisa "comprovar, periodicamente, a capacidade técnica para o manuseio da arma de fogo". Antes, no entanto, não estava definido como isso seria feito. Agora, foi determinado que é necessário um lado de um instrutor credenciado pela PF.

Antes, qualquer compra de armas por CACs precisava de autorização de aquisição expedida pelo Comando do Exército. Agora, essa autorização só é necessária quando a quantidade de armas exceder o limite que cada categoria pode comprar (60 para atiradores, 30 para caçadores e 10 para colecionadores).

Um terceiro decreto publicado nesta sexta desclassifica uma série de itens que eram considerados Produtos Controlados pelo Exército (PCEs). Agora, passa a ser permitida aquisição de projéteis com até 12,7 mm, armas de fogo com projetos anteriores ao ano de 1900 e que utilizam pólvora negra, além de diversos modelos de miras.

O Globo

Petrolândia: Secretaria de Saúde realiza atendimento noturno na UBSF Francisco Fernandes no Bairro Nova Esperança.

 




Prefeitura de Petrolândia

Mais um Atendimento Noturno foi realizado na UBSF Francisco Fernandes para os homens do Bairro Nova Esperança.

Na ocasião, tratamos sobre Câncer de Boca e Câncer de Pênis, em palestra ministrada pelos profissionais da equipe, em seguida realizamos avaliação bucal para prevenção do câncer de boca, consultas médicas e testes rápidos de Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

A saúde avança, a cidade se desenvolve.

Divulgação/Secretaria de Saúde de Petrolândia
Secretária: Patrícia Marques

Petrolândia: Após Dr João Lopes, João Batista (Jota) é mais um candidato a prefeito do município - nas eleições/2020 - que deixa a cidade ''não é um adeus, digo um até breve''

 


João Batista Leal (Jota), é mais um candidato a prefeitura de Petrolândia (nas eleições de 2020), que resolve deixar a cidade. O primeiro foi Dr. João Lopes (VEJA DETALHES ABAIXO).

Em nota enviada ao Blog de Assis Ramalho, Jota deixou a seguinta mensagem;

Gratidão.
Por sempre ter me oportunizado através do seu blog e pela Web Rádio Petrolândia.
Foram encontros marcantes onde levamos a pura verdade em tudo que nessas oportunidades daquilo que falamos.

Deixo aí esse quadro em agradecimento a vocês da mídia e a toda população.

Por sempre ter me oportunizado através do seu blog e pela Web Rádio Petrolândia.

João Batista Leal (JOTA).



NOTÍCIA RELACIONADA

Petrolândia: Com prédio à venda ou para aluguel, Hospital e Maternidade IBVASF encerra atividades no município; Dr. João e família vão residir no Recife
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia perdeu uma das unidades de saúde de maior atuação no atendimento à população carente. O médico Dr. João Lopes encerrou oficialmente esta semana as atividades do hospital e maternidade do Instituto Beneficente do Vale do São Francisco - IBVASF. O prédio da instituição filantrópica, localizado na Avenida Djalma Wanderley, às margens da BR-316, recebeu faixas de "vende-se ou aluga", com número de celular para contato (81 99782-9201).

O fechamento do IBVASF em Petrolândia acontece menos de uma semana após as eleições municipais, realizadas no último domingo (15/11). Dr. João Lopes concorreu ao mandato de prefeito de Petrolândia, em chapa encabeçada pelo Partidos dos Trabalhadores-PT. O médico foi o terceiro colocado nas urnas, com 4.556 votos recebidos, após uma campanha com tom elevado na disputa entre candidatos.
 
A reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia entrou em contato com Thiago, filho de Dr. João para obter detalhes sobre o fechamento do hospital e maternidade. Segundo ele, não haverá anúncio oficial de Dr. João sobre o encerramento das atividades do IBVASF em Petrolândia e é analisada a possibilidade de transferência do empreendimento para outro município. Dr. João e família vão residir no Recife. Thiago adianta que há propostas para Dr. João assumir cargos de confiança em outras cidades.

"O fechamento e venda/aluguel do prédio já é definido e estamos analisando as propostas. Porém, a abertura da instituição em outro município está sendo estudada também, tendo em vista que Dr João já recebeu proposta de emprego em 2 municípios e oferta de secretarias de saúde em também outros 2 municípios. O que está certo e já tá acontecendo é a mudança de todos (Dr. João e família) para o Recife", esclareceu o jovem.

A saída do IBVASF é fato para ser lamentado e não comemorado. O hospital e maternidade, sob a direção de Dr. João Lopes, colaborou com a saúde do município de Petrolândia e região durante vários anos e vai fazer muita falta, principalmente, para a população carente do município e cidades circunvizinhas. Nossa gratidão ao médico Dr. João Lopes pelos anos de dedicação à saúde no Sertão de Itaparica, enquanto residiu em Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Família se despede de Maria Anita Sobreira às 9 hora da manhã deste sábado (13/02/2021)


Maria Anita Sobreira, 86 anos, mãe de RINEIDE; RENILDA; FATIMA; SAÚDE; CEIÇA; DEDÉ; DADÁ, DÃO; LEILMA e LETICIA, que faleceu na manhã de ontem (12), será sepultada às 9 horas da manhã deste sábado (13), no Cemitério local

O corpo está sendo velado na RUA FRANCISCO SOARES SANTOS, 154 QUADRA 03.

DESDE JÁ A FAMÍLIA AGRADECE A TODOS QUE COMPARECEREM A ESTE ATO DE FÉ E SOLIDARIEDADE CRISTÃ.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Família