Postagens

Mostrando postagens de Setembro 23, 2012
Publicidade

"No Contexto" - Crônica de Luís Fernando Veríssimo

Imagem
Minha filha estava lendo uma história do Monteiro Lobato para a minha neta e parou quando chegou num trecho que falava na tia Nastácia. Hesitou, sem saber se lia o que estava escrito ou se exercia sua prerrogativa de leitora e mãe e pulava o trecho. Decidiu-se pela censura. Não me lembro se cheguei a ler Monteiro Lobato para meus filhos, mas tenho certeza de que não teria a mesma hesitação da Fernanda. Não me ocorreria que o texto era racista. Ou talvez ocorresse e eu o desculpasse, pois seria apenas um detalhe que em nada diminuía o imenso prazer de ler Monteiro Lobato. E escrito numa época em que o próprio autor não teria consciência de estar sendo ofensivo, ou menos que afetuoso com sua personagem. Entre os anos em que eu lia Lobato e hoje mudou tudo no mundo, inclusive o contexto em que o racismo, consciente ou não, é encarado.
E não é preciso ir muito longe atrás de mudanças no contexto. Não faz tanto tempo assim que boa parte do humor na televisão brasileira era feito em cima de…

Museu do Cangaço, em Serra Talhada, recebe 6ª Primavera dos Museus

Imagem
No período de 25 a 28 de setembro, acontecerá o evento 6ª Primavera nos Museus no Museu do Cangaço, em Serra Talhada, sertão pernambucano. Veja a programação do evento abaixo.

25 de setembro (terça-feira):
19h30
Visita Monitorada.
Palestra: "A Função Social dos Museus", por Anildomá Willans de Souza.
Exibição do Filme/Documentário Luiz Gonzaga, o Sol dos Sertões.
Apresentação do Grupo de Xaxado Gilvan Santos.

26 de setembro (quarta-feira):
19h30:
Visita Monitorada.
Palestra: "O Museu e a Promoção da Auto-estima", por Cleonice Maria.
Exibição do Filme/Documentário Virgolino – do Homem ao Mito.
Apresentação do Grupo Herdeiros do Xaxado.

27 de setembro (quinta-feira):
19h30:
Visita Monitorada.
Palestra: “Museu – Olhando Passado de Olho no Futuro”, por Dierson Ribeiro.
Reexibição do Filme/Documentário Luiz Gonzaga, a Luz dos Sertões.
Apresentação do Grupo de Danças do Ponto de Cultura do CDPST.

Dia 28 de setembro (sexta-feira):
19h30:
Visita Monitorada.
Palestr…

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa

Imagem
Na tradicional homenagem à nossa velha cidade, sacrificada para a chegada do progresso à região, neste domingo postamos, além da foto que nos enche de saudade, um poema de Ana Maria Nascimento Nunes, poetisa petrolandense que nos enche de orgulho:

"Velhos Tempos, Belos Momentos"

Na velha Petrolândia, morei em várias ruas
Onde vivia em paz e harmonia.
Ainda hoje lembro-me da rua Gonçalves Dias,
Que tinha aquela pracinha, onde a gente
Passeava, as crianças brincavam com alegria.

Estudei na Escola Delmiro Gouveia
E na Escola Maria Cavalcanti.
Que saudade da vida de estudante!
Também foi muito bom estudar
No Colégio Jatobá.

No Grêmio Lítero de Petrolândia
Fui às melhores festas, na minha mocidade.
Ainda hoje, eu sinto saudades.
Porém, as festas que eu mais ficava feliz
Era a do nosso Padroeiro
São Francisco de Assis.

No bar "O Redondo" era ponto de encontro
Com os amigos e as amigas
Que foram muito importantes em minha vida.

Bons filmes no cinema assisti,
Quando a gen…

TSE inicia 4ª fase da campanha de esclarecimento sobre Eleições 2012

Imagem
Começou nesse sábado (22) a quarta fase da campanha de esclarecimento sobre as Eleições 2012. Nela, são veiculados vídeos e spots de rádio que informam os documentos que devem ser apresentados no momento da votação e falam sobre a biometria, tecnologia que identifica o eleitor pelas impressões digitais na hora do voto.
A campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) novamente levará à população mensagens que ressaltam a importância da Lei da Ficha Limpa para o Brasil. O filmete e o spot sobre esse tema lembram que a norma nasceu da iniciativa popular, após um abaixo-assinado reunir mais de um milhão de assinaturas pela apresentação do projeto de lei ao Congresso.

Desde ontem (22), os vídeos e spots da campanha podem ser baixados no site do TSE na opção “Voto Limpo”. Os arquivos referentes às primeira, segunda e terceira fases da campanha também podem ser baixados no mesmo link.

A campanha vai ao ar até o dia 4 de outubro e, nas localidades onde haverá segundo turno, será retomada lo…

Petrolândia no Túnel do Tempo: Jornal Gazeta Esportiva no. 35 - novembro/2002

Imagem
A edição 35 do Jornal Gazeta Esportiva lançada em novembro de 2002 trazia a notícia da morte do carnavalesco Pantaleão, criador dos tradicionais bonecos gigantes que animam o carnaval de Petrolândia, últimos símbolos da resistência da cultura pernambucana à imposição dos padrões baianos. 
Também nessa edição, com muita tristeza, a minha coluna anunciava a morte de um dos maiores jogadores da história de Petrolândia que, por uma fatalidade automobilística, teve sua carreira encerrada prematuramente. Tratava-se de Lula, irmão do goleiro Totó, de Tadinho e de Luiz Carlos da Sorveteria.
Além disso, o Jornal Gazeta Esportiva trazia a pauta da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada em 12.11.02, levando à comunidade as ações de seus vereadores. Entre os vereadores citados na pauta, há quatro candidatos nestas eleições de 2012: Fabiano, João Enfermeiro, Teles e Tonho Bila.
Clique em cima da imagem para ampliar. Clicando pela segunda vez, a ampliação será ainda maior.

D…

Petrolândia: Senhor de Lau, o "candidato solitário", faz piadas sobre a própria campanha no Facebook

Imagem
Com o início da campanha às eleições 2012, diversos candidatos resolveram aderir às redes sociais. Em Petrolândia, a propaganda no Facebook é bastante explorada. Dos três candidatos a prefeito, apenas o candidato a reeleição, Lourival Simões, não tem perfil na rede social.

Durante sua campanha, o candidato Senhor de Lau (PRP), novato no Facebook, assistiu à fuga de seus correligionários do 44 para o palanque do 12, viu sua companheira de chapa, Fia (PP), renunciar à candidatura a vice-prefeita, mas, ao que parece, não perdeu o bom-humor. Do outro lado, seus amigos do FB perdem o amigo, mas não perdem a piada. Um deles chama Senhor de Lau de "candidato solitário", designação bem apropriada ao caso.

Se é realmente o candidato quem administra e faz postagens em seu perfil no Facebook, tudo leva a crer que está atravessando a crise de sua coligação com bastante tranquilidade, inclusive, comparando o fracasso de sua candidatura ao naufrágio do Titanic. Nas últimas horas, ou seja…

Publicidade