domingo, março 26, 2023

Cães e gatos também são considerados espécies invasoras no Brasil

Especialistas explicam impactos desses animais na fauna silvestre

Cães e gatos são os animais domésticos mais populares do mundo. Para muitos brasileiros, são parte da família. Mas o que nem todos sabem é que esses famosos pets são considerados espécies exóticas invasoras no Brasil.

Segundo especialistas ouvidos pela Agência Brasil, são espécies que ameaçam a fauna silvestre nativa de várias formas, inclusive invadindo unidades de conservação. Há alguns anos, o Parque Nacional da Tijuca, localizado dentro da cidade do Rio de Janeiro, vem alertando sobre a presença de cachorros dentro de seus limites.

O parque não só impede a entrada de visitantes que estejam acompanhados de pets, como tem tentado conscientizar os moradores do entorno da unidade de conservação de que seus animais de estimação não podem ficar soltos.

“Os animais domésticos, gatos e cachorros, também têm potencial grande de causar desequilíbrio. Eles são animais que têm por hábito a caça, podem interferir no equilíbrio ecológico dessa floresta e podem levar doenças para os animais locais”, explicou a chefe do Parque, Viviane Lasmar. “A gente tem um problema sério de animais domésticos das casas do entorno, que muitas vezes ficam soltos ou são soltos para dar uma volta e entram nas nossas áreas protegidas. Temos vários projetos de reintrodução de fauna nativa que podem estar sendo prejudicados pela presença desses animais”, acrescentou.

Justiça acolhe pedido do MPPE e determina que Prefeitura de Timbaúba promova o abrigamento, castração e cuidados de animais abandonados


A 2ª Vara da Comarca de Timbaúba acolheu pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e determinou que o Município realizasse a imediata castração de todos os gatos que se encontravam em situação de maus tratos e haviam sido encaminhados, provisoriamente, para a casa de uma cuidadora, no bairro de Araruna, em Timbaúba; e prestasse o urgente atendimento e tratamento médico-veterinário a estes animais em situação de risco, além de todas as medidas sanitárias cabíveis no local.

“O número cada vez mais crescente de gatos nesta residência vem gerando grave risco para a saúde pública, uma vez que tais animais não são vacinados, grande parte se encontra seriamente doente, mais da metade não está castrada e não é adotada qualquer medida para controle das zoonoses”, destacou o Promotor de Justiça Eduardo Henrique Gil Messias de Melo, no texto da Ação Civil Pública Ambiental (ACP Nº 0000265-87.2023.8.17.3480).

Conforme demandado pelo referido membro ministerial, na decisão, proferida no último dia 15 de março, o Juiz de Direito Danilo Félix Azevedo ainda determinou o acolhimento institucional de todos os referidos gatos, e que fosse instalado oficialmente um devido abrigo destinado a animais abandonados no município, onde os felinos sejam submetidos imediatamente a contínuo atendimento, tratamento e acompanhamento médico-veterinário, bem como disponha de todas as medidas sanitárias adequadas a este tipo de estabelecimento.

Jardins filtrantes despoluem águas de riacho que desagua no Rio Capibaribe, no Recife

A água é tratada sem química. Processo de filtragem, principalmente de esgoto, é contínuo. Tecnologia inovadora pode ser replicada em outras cidades (Foto: Giselle Cahú/CITinova)

As águas do riacho do Cavouco, que nascem dentro da Universidade Federal de Pernambuco e desaguam no rio Capibaribe, no Recife (PE), estão sendo despoluídas por jardins filtrantes. A tecnologia sustentável usa plantas aquáticas nativas e tanques de pedras para filtragem de aproximadamente 360 mil litros de água por dia.

Ao todo, a obra ocupa 7 mil metros quadrados (m²), em um trecho deste afluente do Capibaribe, que corta o Parque do Caiara, na Iputinga, Zona Oeste da capital pernambucana.

O projeto dos jardins filtrantes foi implantado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries), uma organização social de inovação, sem fins lucrativos. A execução foi possível devido à cooperação internacional com a CITInova, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A pasta trabalha para que o modelo dos jardins filtrantes seja reproduzido em outras cidades brasileiras.

O custo da ação foi de U$$ 1,4 milhão, aproximadamente R$ 7 milhões, financiados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente para (GEF, na sigla em inglês) mantido com doações de países industrializados e apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia a matéria completa no site da Agência Brasil 

Aprovado pela Alepe, Dia Estadual das Diretas Já será comemorado pela primeira vez em Pernambuco no dia 31 de março de 2023

Praça da Bandeira, em Abreu e Lima-PE, local do primeiro ato das Diretas Já, em 1983 (Foto: site Dissertações Históricas)

O Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, na última quinta-feira (23), o Projeto de Lei Ordinária (PL) n° 395/2023, que cria o Dia Estadual das Diretas Já, a ser comemorado em 31 de março. A data faz alusão ao ato ocorrido em 1983 na cidade de Abreu e Lima (Região Metropolitana), que seria o marco inicial da mobilização que alcançaria milhões de brasileiros. Para celebrar os 40 anos do fato histórico, a Alepe e outras instituições farão uma solenidade no Memorial da Democracia, localizado no Sítio da Trindade, bairro de Casa Amarela (Recife).

O PL altera o Calendário Oficial do Estado, com o propósito de reconhecer a importância histórica do movimento pelo fim da ditadura militar e incentivar a conscientização sobre os valores democráticos. Apresentada pelo deputado João Paulo (PT), a proposição tem como coautores os deputados Doriel Barros (PT), Rosa Amorim (PT), Dani Portela (PSOL), Rodrigo Novaes (PSB) e Waldemar Borges (PSB).

A justificativa anexada à matéria rememora que, em 31 de março de 1983, enquanto militares desfilavam pelas ruas de Abreu e Lima, quatro vereadores da cidade promoviam o primeiro ato público pelo restabelecimento das eleições diretas para presidente do Brasil.

Mais de 200 plantas invasoras ameaçam vegetação nativa do país

Plantas ornamentais, de uso comum, tinham que ser banidas, na medida em que estejam nas listas de plantas invasoras, defende fundadora do Instituto Hórus (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

Jaqueiras, amendoeiras-da-praia, casuarinas, jiboias, agaves. São plantas que fazem parte das paisagens brasileiras, mas nem sempre foi assim. Essas espécies não são nativas do Brasil e, trazidas de outros pontos do globo pelo homem, acabaram se espalhando sem controle pelo país.

O Banco de Dados Nacional de Espécies Exóticas Invasoras, mantido pela organização não governamental Instituto Hórus, elenca pelo menos 210 espécies vegetais não nativas que se espalharam por ecossistemas brasileiros, causando danos à flora local.

As amendoeiras-da-praia ou castanholas (Terminalia catappa), por exemplo, são presença constante nas praias e orlas de lagoas brasileiras. Proveniente da Ásia, provavelmente chegou por aqui de forma não intencional, através da água de lastro de embarcações portuguesas.

Sendo tolerante a ventos fortes, salinidade e uma variedade de tipos de solos, aqui encontrou terreno fértil para sua expansão, já que suas sementes podem ser carregadas por longas distâncias através das correntes marítimas e são dispersadas pela fauna nativa. Ela até foi plantada intencionalmente em praças e orlas devido à sombra proporcionada por sua copa.

Sua sombra, no entanto, é justamente o que mais prejudica as espécies vegetais nativas, já que impede a passagem de luz solar e atrapalha o desenvolvimento das mudas. No ambiente praiano, por exemplo, muitas plantas só se desenvolvem a sol pleno.

Efeitos

José Patriota propõe mudanças na Lei Estadual para Pessoa com Deficiência


O deputado estadual José Patriota (PSB) propôs em Projeto de Lei Ordinária apresentado na Assembleia Legislativa de Pernambuco na última semana mudanças na Lei Estadual para Pessoa com Deficiência. Dentre as principais alterações, estão a criação de um Cadastro Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

A Lei atual em vigência é a nº 14.789, de 1º de outubro de 2012, que institui no âmbito do Estado de Pernambuco a Política Estadual da Pessoa com Deficiência. “Proponho essa mudança com o intuito de estabelecer novos conceitos, objetivos e linhas de ação, a fim de aumentar a acessibilidade e melhorar a vida das pessoas”, afirma Patriota.

Saudosa velha Petrolândia/PE: Túnel do Tempo – Recordar é viver! foto de Relíquia do Cine São Francisco, o Cinema de Valmir

 




Hoje, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra uma foto relíquia do Cine São Francisco, o Cinema de Valmir -  como era chamado pelos petrolandenses.

Velha Petrolândia, quem viveu jamais esquecerá - Uma saudade que não passa


Se você tem uma foto histórica da velha Perolândia no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (87) 9.9955-1186

>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>velha-petrolandia-uma-saudade-que-nao_passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velhos carnavais da velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia; uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>velha Petrolândia, uma saudade que não passa

Veja abaixo vídeos das últimas imagens da saudosa Velha Petrolândia

Petrolândia: Fez o Enem? Então só vem que aqui tem descontão! Polo da UniFatecie Centro Universitário EAD oferece supletivo, graduação e pós-graduação a distância em mais de 100 cursos

 


 

A cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, recebeu novo polo de ensino a distância com a instalação da UniFatecie Centro Universitário EAD. Regularmente constituído, o polo EAD no município está situado na Rua Everaldo Rodrigues do Nascimento, nº 24, na Quadra 08.

O adeus! Skank se apresenta pela última vez neste domingo; show será no Mineirão/MG

Show de despedida do Skank acontece neste domingo (26), no Mineirão — Foto: Dener Alano/ TV Globo

Samuel Rosa, Lelo Zanetti, Henrique Portugal e Haroldo Ferretti. Os meninos do Skank se despedem dos palcos no gramado do Mineirão na noite deste domingo (26).

A turnê "O Último Show" começou antes da pandemia da Covid-19 e precisou ser interrompida durante o período de isolamento.

No ano passado, as apresentações de despedida foram retomadas em todo o país. A banda escolheu Belo Horizonte para encerrar a carreira, cidade onde tudo começou.

"Eu acho que o Skank deve muito à cidade. O Skank é fruto da cena musical de Belo Horizonte, que tem uma tradição imensa. O Skank foi forjado numa cena musical do início dos anos 90, que foi a retomada da juventude belo-horizontina mais ufanista, cultuando mais a própria característica da cidade", afirma o vocalista Samuel Rosa.

Ao longo de 32 anos foram nove álbuns de estúdio, alguns deles presença obrigatória em listas de melhores de todos os tempos do pop rock nacional e que somam mais de 5 milhões de exemplares vendidos. Três álbuns foram ao vivo e registraram diferentes fases da carreira.

A banda contabiliza uma coleção de sucessos conhecidos nacionalmente e internacionalmente. Foram cerca de 40 sucessos lançados, 29 deles entre as 100 mais tocadas do ano no Brasil.

Ao menos 25 músicas foram trilhas de novela e dois mega hits marcaram fases distintas do grupo: “Garota Nacional” em 1996 e “Vou deixar” em 2004.

Pendurando as chuteiras

Petrolândia: Confira o cardápio do Bar e Restaurante César da Feijoada para este domingo 26/03/2023


O Bar e Restaurante César da Feijoada, localizado na rua Francisco Soares dos Santos, na Quadra 03, próximo à Orla Fluvial de Petrolândia, informa que cardápio para este domingo, 26 de março de 2023.023.

Confira abaixo

CÉSAR DA FEIJOADA

(87) 999956667 (WHATSAPP)

Confira manchetes dos principais jornais do país neste domingo 26 de março de 2023

  Confira abaixo mais destaques dos principais jornais do país neste domingo 26 de março de 2023






O Santa Cruz retornou aos gramados do Estádio do Arruda neste sábado (25), diante do Central, a fim de acabar com o jejum de vitórias. Em duelo pela 12ª rodada do Campeonato Pernambucano, a Cobra Coral bateu a Patativa por 3 a 1.

Pipico, Ítalo Melo e Jadson foram os autores dos gols do Tricolor. O Central diminuiu com gol contra de Ítalo Melo.

A Cobra Coral precisa vencer todas as partidas restantes do Campeonato Pernambucano para vislumbrar a vaga na Série D do próximo ano - caso não conquiste o acesso para a 3ª divisão nesta temporada.





Advogada e mãe assassinadas a tiros são sepultadas em Morrinhos, no interior do Ceará

Os corpos da advogada Rafaela Vasconcelos, 34 anos, e da mãe dela, Maria Socorro dos Vasconcelos, foram velados e sepultados neste sábado (25), em Morrinhos. Elas foram mortas a tiros na manhã desta sexta-feira (24).

O velório ocorreu no ginásio da Escola Coronel Virgílio Távora, no fim da manhã. Houve também missa de corpo presente na Igreja Matriz da cidade.


Mãe e filha foram sepultadas no Cemitério São José. Rafaela completaria 35 anos neste sábado (25).

DUPLO HOMICÍDIO
Rafaela e Maria Socorro foram mortas próximo a uma agência bancária. Elas estavam na rua, quando foram surpreendidas por homens armados em uma motocicleta.




Quatro pessoas morrem em acidente entre motocicletas em Alagoas

Quatro jovens mortos em acidente entre duas motocicletas no interior de Alagoas — Foto: Arquivo pessoal

Quatro pessoas morreram em uma colisão entre duas motocicletas na AL- 465, entre as cidades de Porto Calvo e Japaratinga, em Alagoas, neste sábado (25). Duas vítimas morreram no local do acidente e outras duas foram socorridas com vida para o Hospital Regional do Norte (HRN), mas não resistiram aos ferimentos.

A jovem grávida Rayane Moura, 25 anos, e o marido, Cleyvison Victor da Silva, 26 anos, estavam em uma das motocicletas. Ele morreu na hora e Rayane foi socorrida com vida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas faleceu no Hospital Regional da Mata (HRN) depois de ser entubada.

Em nota, o Serviço Social do HRN informou que a equipe tentou reanimar Rayane durante 40 minutos, mas devido à gravidade dos ferimentos, ela não resistiu.

Na outra motocicleta envolvida no acidente estavam os jovens João Vitor Gouveia, 17 anos, que morreu na hora, e Bruno Eduardo da Silva, 21 anos, que foi socorrido pelo Samu, mas morreu no hospital.

Segundo a nota do HRN, Bruno Eduardo chegou a ser estabilizado, mas, no momento em que era submetido a um procedimento cirúrgico, também não resistiu à gravidade do trauma sofrido no acidente.


Por g1 AL

Grave acidente deixa 6 mortos na BR-040, em MG



Acidente deixa seis mortos na BR-040, na altura de Alfredo Vasconcelos — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação


Seis pessoas morreram em um grave acidente envolvendo dois carros de passeio, no km 690 da BR-040, em Alfredo Vasconcelos/MG, no fim da tarde deste sábado (25).

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, do primeiro automóvel, quatro pessoas morreram e uma quinta foi socorrida e encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento hospitalar. No outro carro, morreram os dois ocupantes.

Não há informações sobre a origem e o destino dos veículos, nem detalhes sobre identidade das vítimas.

A suspeita é de um dos veículos tenha rodado na pista e o outro o atingido pela lateral.

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio vai a R$ 75 milhões; veja os números e os demais sorteios deste sábado (25/03/2023) - Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira



O resultado da Mega-Sena 2577 com prêmio de R$ R$ 63.703.777,84 milhões foi divulgado neste sábado em São Paulo (SP), e ninguém acertou as seis dezenas. Com isso, o prêmio acumulado vai a R$ 75 milhões no próximo sorteio que será realizado na quarta-feira (29).

Os números sorteados hoje foram: 12 - 18 - 22 - 31 - 44 - 50

123 apostas chegaram bem perto e acertaram cinco dezenas. Para cada uma delas a Caixa vai pagar R$ 46.928,10. Os 9.182 acertadores de quatro dezenas vão receber R$ 898,05 cada..


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus
, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.