sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Pernambuco se destaca em escolas com núcleos de formação de gênero


As secretarias da Mulher de Pernambuco e de Educação assinaram, nessa quarta-feira (02/09), o protocolo de intenções para criação de mais 15 Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra as Mulheres. A iniciativa coloca o Estado em posição privilegiada, com quase 1/3 das instituições de ensino, com formação em gênero. Atualmente, existem 329 escolas entre Técnicas Estaduais e de Referência em Ensino Médio. O Estado possui 106 núcleos de gênero, 61 em escolas de nível médio, 12, nas de Referência e 33, no ensino superior.

A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, explica que a criação desses espaços nas escolas para tratar das questões de gênero é uma estratégia da Secretaria para que as gerações futuras atuem no enfrentamento de todo tipo de preconceito contra as pessoas. “O nosso trabalho aponta um caminho para as mulheres através do conhecimento, resultando em um processo de respeito capaz de transformar a educação desse país”, conclui Silvia Cordeiro.

Petrolândia Eleições 2016: Pré-candidatos têm menos de 30 dias para mudança de domicílio e filiação a partidos

Conheça os partidos ativos no município.

A um ano do pleito de 2016, as eleições municipais parecem distantes. Entretanto, para quem deseja concorrer a prefeito ou vereador, o prazo está se esgotando. É que algumas providências e condições para ser candidato devem estar atendidas com prazo mínimo de um ano.

A eleição majoritária não promete muitas surpresas nos candidatos a prefeito, quase todos já conhecidos. A emoção da pré-campanha será mesmo na definição dos candidatos a vice-prefeito, cargo ao qual deverão estrear novos nomes na política do município.  

Já na disputa por uma das 11 cadeiras da Câmara Municipal, também promete ser emocionante. Embora haja incerteza, ainda, quanto ao impacto em 2016 da reforma política, que aponta para a fragilização do sistema de coligações na proporcional, e dos reflexos das crises em que o país imergiu, com todas as instâncias questionadas e abaladas, antecipa-se que o lema "é hora de renovação" estará em todos os discursos e palanques. 

Como se sabe, o atual presidente da Câmara, Fabiano, não vai concorrer a reeleição, é pré-candidato a prefeito. Além dele, outros vereadores podem seguir novos caminhos, e, se alteradas em tempo as regras da proporcional, há aqueles que dificilmente conseguirão uma recondução ao cargo. Assim, a próxima composição da Casa Legislativa vai ser uma caixinha de surpresas, com altas apostas dos partidos, que deverão buscar candidatos novos, entre eles jovens e iniciantes na política, para conquistar o eleitorado e competir por um lugar de destaque na Casa Aureliano de Menezes.

Partidos em Petrolândia

Segundo informações colhidas junto ao Cartório Eleitoral da 70ª ZE, em Petrolândia estão em situação regular os seguintes partidos:

Abrangência da consulta: Municipal - PETROLÂNDIA - PE
PartidoTipo do OrgãoInicio VigênciaFim VigênciaNº. ProtocoloSituaçãoSituação
Vigência
PR - 22Comissão Provisória13/06/2012Indeterminado379342012AnotadoVigente
PTC - 36Comissão Provisória03/09/201503/09/2016579232015AnotadoVigente
PP - 11Comissão Provisória25/03/201117/12/2015171932011AnotadoVigente
PRB - 10Comissão Provisória27/05/2011Indeterminado345092011AnotadoVigente
PT - 13Diretório01/02/201420/02/2018361222014AnotadoVigente
PSB - 40Comissão Provisória26/05/2015Indeterminado326442015AnotadoVigente
PSC - 20Comissão Provisória26/08/2015Indeterminado550202015AnotadoVigente
PTDOB - 70Comissão Provisória23/08/2015Indeterminado563302015AnotadoVigente
PRTB - 28Comissão Provisória10/04/201510/10/2015244052015AnotadoVigente
PSL - 17Comissão Provisória20/11/2009Indeterminado132042009AnotadoVigente
PROS - 90Comissão Provisória25/10/2013Indeterminado827342013AnotadoVigente

Os demais partidos com representação no município estão com dados fora da vigência, com composições inativas no sistema do TSE, por isso não foram citados no relatório acima.

Exigências 

Já que a reforma política ainda está se arrastando no Congresso, o pré-candidato deve garantir-se observando a legislação vigente. O art. 9º, da Lei nº 9.504/97, "para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo."

No caso, a pessoa interessada em concorrer em determinado município, caso ainda não possua lá domicílio eleitoral, deve providenciar a mudança, por meio da operação transferência o mais rápido possível, para que assim possa estar apto no tempo certo.

Quanto à filiação partidária, que é registrada junto a cada partido político, deve haver diligenciamento tanto do interessado quanto da agremiação partidária, já a última oportunidade ordinária de envio das relações de filiados acontecerá na primeira quinzena de outubro.

As eleições para os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito do ano de 2016 serão realizadas no dia 02 de outubro, primeiro domingo do mês, devendo as exigências serem atendidas até o dia 02 de outubro deste ano.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fontes: Novo Eleitoral, TRE em Petrolândia e TSE

Câmara cassa prefeito de Canindé (CE) após denúncias de desvio de verbas públicas

Celso Crisóstomo, prefeito afastado de Canindé (Foto: Prefeitura de Canindé/Divulgação)

Por 10 votos a um, os vereadores de Canindé, no Ceará, cassaram nesta sexta-feira (4) o prefeito eleito da cidade, Celso Crisóstomo, após denúncias de improbidade administrativa e desvio de recursos da iluminação pública. Ele já havia sido afastado por 90 dias pela Câmara quando havia sido denunciado pelo Ministério Público. O vice-prefeito eleito, Paulo Justa, assumiu a gestão do município.

O juiz da 2ª Vara da Comarca de Canindé, Antonio Josimar Almeida Alves, determinou em junho a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, proibição de contratar Poder Público, ressarcimento de R$ 3,4 milhões e a indisponibilidade dos bens do de Crisóstomo pela prática de atos de improbidade administrativa pelo desvio de receitas referentes a Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Guitarrista pernambucano substitui Chimbinha na banda Calypso

Pernambucano Ian Marinho vai subir aos palcos ao lado de Joelma (Foto: Reprodução / Facebook)


O pernambucano Ian Marinho, de 26 anos, substituirá Chimbinha, da banda Calypso, nos palcos. De acordo com a assessoria de imprensa do grupo, o ex-marido de Joelma precisou ser afastado devido uma cirurgia nos olhos. “Era uma operação já marcada há algum tempo, nada demais. Depois desse período de 15 dias, Chimbinha volta à banda”, afirmou a assessora Ágata Santos. Ainda de acordo com ela, Ian nunca trabalhou antes com o grupo, mas é bem conhecido no cenário musical.

O substituto relatou na quarta-feira (2) em uma rede social que estava deixando a banda Forró Anjo Azul para assumir novos projetos. “Olá galera venho aqui através dessa nota dizer que a partir de hoje não faço mais parte da banda ‪#‎forroanjoazul‬, banda em que passei dois anos de muita alegria e aprendizado. Obrigado por tudo e desejo a vocês toda sorte e sucesso. Em breve novidades”, disse Ian.

Paulo Câmara diz que "medidas irresponsáveis" do governo federal tiraram empregos de Pernambuco

Paulo Câmara diz que refinaria Abreu e Lima deveria estar gerando emprego em Pernambuco (Foto: Wagner Ramos/Divulgação)

No dia em que participou de um evento para anunciar a expansão da fábrica da Ambev, em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife, o governador Paulo Câmara (PSB) criticou fortemente o governo federal pelo desemprego em Pernambuco. Em um ato no Palácio do Campo das Princesas, voltado a trabalhadores da indústria da cana de açúcar, o socialista acusou a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) de tomar "medidas irresponsáveis". Ele abordou, sobretudo, as demissões no Porto de Suape.

"Estamos tendo muitas dificuldades em relação a empreendimentos do governo federal. Principalmente à refinaria (Abreu e Lima), que já era para estar pronta, parou no meio, demitiu gente demais e agora em 2015 talvez retorne a funcionar. São 70 mil postos de emprego (a menos). Pernambuco nos últimos oito anos gerou quase 600 mil empregos e a gente não pode admitir, deixar acontecer, que 10% desses emprego evaporem por medidas muitas das quais foram irresponsáveis, medidas que não tiveram um olhar com planejamento como a gente quer fazer aqui", discursou.
Questionado após a cerimônia sobre que medidas irresponsáveis foram tomadas pelo governo federal, Paulo Câmara desconversou, mas ainda assim foi duro com a União.

"Eu não digo medidas irresponsáveis do governo federal, mas digo que hoje tudo o que está acontecendo na Petrobras foi falta de condução de seus diretores em relação a essa empresa. Iss afetou Pernambuco porque temos um empreendimento que já era para estar pronto, já para estar gerando renda. A movimentação econômica no nosso Estado, segundo cálculos preliminares, seria da ordem de R$ 8 bi por ano só com a refinaria e não está acontecendo. De uma hora para outra as obras pararam, mais de de 15 mil empregos foram finalizados de repente, toda uma cadeia fornecedora parou de funcionar e isso prejudicou Pernambuco. É óbvio que isso prejudicou e isso é fruto do que estamos vendo a partir das investigações que estão acontecendo na Operação Lava-Jato", declarou.

Vai à praia no feriadão? A CPRH informa balneabilidade do litoral Pernambucano de 4 a 10 de setembro


A classificação das praias está baseada nas normas estabelecidas na Resolução CONAMA nº20/86, em seus artigos 26 e 27, que define padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade, ou seja, à recreação de contato primário, que se entende como um contato direto e prolongado com a água para prática de mergulho, natação, esqui-aquático e onde existe a possibilidade de ingestão de quantidades consideráveis de água.

Segundo a Resolução, as águas doces, salobras e salinas, destinadas à recreação de contato primário, podem ser classificadas em quatro categorias: EXCELENTE, MUITO BOA, SATISFATÓRIA OU IMPRÓPRIA.

PRAIAS IMPRÓPRIAS PARA BANHO NO LITORAL DE PERNAMBUCO
PERÍODO 4 A 10 DE SETEMBRO

Semanalmente, a CPRH disponibiliza, no seu portal (www.cprh.pe.gov.br) , as praias pernambucanas que estão consideradas impróprias para o banho. Até o próximo dia 10 de setembro, a lista de praias impróprias inclui:

Em Goiana:
Pontas de Pedra, na Praia do Meio, em frente aos chuveiros públicos.

Em Itamaracá:
Praia de Jaguaribe, em frente à Rua Santina de Barros.
Praia de Pilar, em frente à Igreja do Pilar.

Família ainda está em busca de adolescente de 16 anos, visto pela última vez em Goiana/PE

Os últimos dias foram de desespero e apreensão para a família do estudante de 16 anos. A foto acima foi tirada em Goiana, na semana passada.
O rapaz faz pulseiras para vender e está em companhia de um adulto

O adolescente Oscar Romero Barros Lima, 16 anos, estudante de Mecânica no IFPE, saiu de sua residência no dia 20 de agosto. Desde então, sua família tem empreendido uma busca pelo seu paradeiro. Sabe-se agora, após registros da passagem do rapaz pela cidade de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, que o desaparecimento do rapaz foi espontâneo, ele fugiu de casa. 

Familiares foram avisados e se dirigiram à cidade de Goiana, porém não encontraram o rapaz. 

Quem tiver notícias do paradeiro do menor Oscar Romero, por favor, avisar à Polícia, para que ele seja encaminhado à família.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/fotos: Família

MPPE se une às ações do Pacto pela Vida no Agreste


O Agreste pernambucano receberá um reforço de estratégias para incrementar o Programa Pacto Pela Vida. O governador Paulo Câmara se reuniu, nessa quinta-feira (3), em Caruaru, com autoridades locais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para traçar as metas e anunciar resoluções. O Ministério Público de Pernambuco esteve presente com o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fernando Barros, e o promotor de Justiça Paulo Augusto Oliveira, que atua em Caruaru.

Paulo Câmara revelou a necessidade da região Agreste receber mais incentivos em segurança pública pelo aumento nos índices criminais. "Teremos mais policiais militares e civis, já que se faz primordial reduzir os crimes de homicídio e contra o patrimônio que a região tem apresentado", pontuou.

O governador anunciou que 100 policiais militares serão transferidos só para Caruaru e mais 160 para policiar as outras cidades da região. "O Pacto Pela Vida sempre está em ajuste de acordo com as realidades que se apresentam. Vamos reajustá-lo quando for preciso", afirmou.

Ministro Armando Monteiro comemora novos investimentos da Ambev em Pernambuco

Ministro Armando Monteiro (Foto: MDIC/Divulgação)

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, comemorou a notícia da expansão da fábrica da Ambev no município de Itapissuma, em Pernambuco. Os investimentos serão de R$ 400 milhões. Após a conclusão das obras, mais 80 pessoas serão contratadas para trabalhar na unidade, que atualmente gera 834 empregos diretos.

Representantes da direção da empresa apresentaram os detalhes da operação em conversa ontem (quinta-feira, 03) com Armando Monteiro. A cervejaria de Itapissuma se tornará a primeira planta da Ambev no Nordeste a produzir as cervejas do segmento premium Budweiser e Stella Artois, e do segmento near beer, com a Skol Beats Senses.

Condepe/Fidem abriu Seleção Simplificada com 24 vagas


A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem abriu o processo de seleção simplificada para a contratação de 24 profissionais de nível superior e médio administrativo em diversas especialidades. O edital autorizando a contratação foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 02 de setembro. Do total de vagas, 3% está destinada às pessoas com deficiência. O resultado final será divulgado no dia 27 de outubro.

As inscrições podem ser feitas no período de 09 a 24 deste mês, na sede da entidade, na rua das Ninfas, 65, na Boa Vista, no horário das 8h às 12h ou de 13h a 17h, ou através de sedex. A documentação encaminhada pelos Correios só será acatada se tiver sido postada até o último dia do prazo para a entrega.

A seleção simplificada visa somente recompor o quantitativo de vagas anteriormente ocupadas por contratos temporários, cujas contratações foram encerradas no mês de junho deste ano, e a remuneração será a mesma percebida pelos antigos contratados.

Igreja Universal é condenada a indenizar em R$ 300 mil portador de HIV

Um homem portador do vírus da aids receberá R$ 300 mil da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) por danos morais. A decisão, unânime, é da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Segundo a Justiça, o fiel, por influência da Igreja, abandonou o tratamento médico em nome da 'cura pela fé'.

Segundo os autos do processo, o homem contraiu o vírus em 2005. Como prova de fé, afirma a Justiça, ele teria sido levado a se relacionar sexualmente com a esposa sem o uso de preservativos, e lhe transmitiu o vírus. Ele ainda teria cedido bens materiais para a IURD. As informações foram divulgadas pelo site do TJ-RS na quarta-feira, 2. O julgamento do caso ocorreu no dia 26 de agosto.

Em 1ª instância, a juíza Rosane Wanner da Silva Bordasch havia fixado a indenização em R$ 35 mil. Este valor foi majorado pelo colegiado do TJ em quase 760%, que considerou, principalmente, o 'estado crítico de saúde' a que o homem chegou por deixar de tomar a medicação, em setembro de 2009. Poucos meses depois, com a queda da defesa imunológica, uma broncopneumonia o deixou hospitalizado por 77 dias, sendo 40 deles sob coma induzido. O TJ-RS afirma que o homem chegou a perder 50% do peso.

Acidente com van deixa três mortos e vários feridos na BR-316 em Trindade, no Serão de PE


Três pessoas que estavam em uma van de transporte de passageiros morreram em um capotamento na manhã desta sexta-feira (4) na BR-316, próximo a Trindade, no Sertão pernambucano. Sete pessoas estavam no veículo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não soube informar o que teria provocado o capotamento. Os demais ficaram feridos e foram encaminhados para o hospital local de Ouricuri e Trindade. O condutor ainda está internado. Os corpos também foram levados para o Hospital de Trindade.

De acordo com o Portal A10 as vítimas são: Ricardina da Conceição Silva, de Lagoa do Barro, Francisco Pereira da Silva e Jaci Enudia da Silva, ambos de Trindade.

Os passageiros tinham saído do Distrito de Lagoa do Barro, na Zona Rural de Araripina, também no Sertão. A PRF continua no local para liberar o tráfego na rodovia.

Com informações do G1 Petrolina e Portal A10

Na PB, Dilma Roussef entrega casas e garante que o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ está entre os que não foram cortados do Orçamento para 2016

Dilma Roussef faz entrega de casas em Campina Grande (Foto: Rammm Monte/G1)
Governador Ricardo Coutinho e a presidente Dilma Rousseff

Um conjunto habitacional construído pelo programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ foi inaugurado no início da tarde desta sexta-feira (4) pela presidente Dilma Rousseff em Campina Grande. Algumas famílias subiram ao palco e a presidente entregou chaves a elas de forma simbólica. As casas ficam no bairro da Catingueira, região da Alça Sudoeste da cidade.

Segundo Dilma, 64 mil famílias na Paraíba já foram contempladas pelo programa e o condomínio inaugurado nesta sexta-feira em Campina Grande é um dos maiores do 'Minha Casa'. "Neste momento, tem 12,4 mil pessoas aqui em Campina Grande que já atingiram o sonho da casa própria", comemorou a presidente, que encerrou seu discurso desejando que os moradores "sejam felizes dentro das casas".

Ao todo são 1.948 casas entregues a famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil, um investimento de R$ 91,3 milhões do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Os terrenos, orçados em R$ 1,9 milhões, foram doados pela Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap-PB). Cada casa do Residencial Acácio Figueiredo e Raimundo Suassuna é composto por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, sendo 98 unidades com banheiro para idoso e 59 destinadas a pessoas com necessidades especiais.

BC cessa liquidação extrajudicial do Banco Cruzeiro do Sul, com falência decretada

O Banco Central (BC) cessou a liquidação extrajudicial de instituições financeiras, conforme comunicado divulgado na noite dessa quinta-feira (3). Entre as instituições está o Banco Cruzeiro do Sul, que teve a falência decretada por sentença judicial no dia 11 de agosto.

Com a falência, o BC cessa a liquidação extrajudicial, que teve início em setembro de 2012. Na época, o Banco Cruzeiro do Sul detinha cerca de 0,25% dos ativos do sistema bancário e 0,35% dos depósitos. Devido a suspeita de fraude, a instituição ficou sob Regime de Administração Especial Temporária (Raet) do BC de 4 de junho de 2012 até a liquidação extrajudicial.

O banco também foi investigado pelo Polícia Federal para apurar a ocultação de prejuízo e a criação de resultados positivos artificiais nas demonstrações financeiras durante o ano de 2008 e o primeiro quadrimestre de 2009. Essas operações teriam levado ao pagamento indevido de dividendos a acionistas e outros valores aos controladores.

Mata Grande/AL recebe 1ª edição do Prêmio Excelência da TLN no dia 18 deste mês

Fonte: TLN Pesquisas e Eventos

ESA/PE oferece cursos presenciais no Interior do Estado em setembro


A  Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA/PE) preparou uma grade de cursos presenciais para o Interior do Estado no mês de setembro. O professor Adeildo Nunes ministrará aula sobre Execução Penal nas cidades de Afogados da Ingazeira (11 e 12), e Salgueiro (19). Em Garanhuns, nos dias 11 e 12, a professora Fernanda Resende ministrará o curso Liminares no Novo CPC.

As cidades de Salgueiro (12) e Petrolina (17) receberão o curso Cálculo Trabalhista, ministrado pelo professor Bruno Aguiar. Ainda em Petrolina, nos dias 17 e 18, é a vez da Caravana da Oratória com os professores Bruno e Breno Aguiar. Já a Caravana do PJe aportará em Santa Cruz do Capibaribe no dia 17, com a presença dos professores Frederico Preuss Duarte, Paloma Mendes Saldanha, Fábio Queiroz, Rafael Alves Pontes De Miranda e Guilherme Veiga Chaves.

Em Vitória, PTB apoia pré-candidatura de Edmo Neves (PMN)

 Edmo Neves e Armando Monteiro (Foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação)

Pré-candidato a prefeito de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul do Estado, o vereador Edmo Neves (PMN) recebeu o importante reforço do PTB de Pernambuco para avançar com o projeto político no município.

Em reunião com o ministro do Desenvolvimento e senador licenciado Armando Monteiro (PTB) e com o deputado estadual José Humberto (PTB), o Professor Edmo recebeu a garantia de que o partido estará presente no fortalecimento da pré-candidatura. Também participaram do encontro o presidente do diretório municipal do PTB de Vitória de Santo Antão, Arthur Neves, e o 1º Secretário do partido, João Batista de Melo Alves.

Ao justificar o apoio, o ministro Armando Monteiro afirmou: "Este novo projeto político tem nosso apoio em Vitória de Santo Antão. Edmo tem se demonstrado preparado para as novas demandas que a cidade terá de enfrentar”.

Monoteísmo masculino reforça a submissão histórica da mulher, aponta filósofa


Os conflitos de gênero e a submissão feminina que persistem no mundo atual devem muito de sua origem ao princípio masculino absoluto representado pelo Deus das religiões monoteístas. “É um Deus homem ao qual as próprias mulheres prestam culto e cuja autoridade vertical faz persistir essa herança ancestral de que homens e mulheres são diferentes, cabendo aos primeiros o domínio”, protesta a professora de Filosofia e Teologia Ivone Gebara, segundo quem é preciso fazer uma revisão de erros históricos que reduziram a mulher à tarefa de reprodutora humana. Somos todos frágeis e limitados, acrescentou a professora, chamando homens e mulheres simplesmente de “seres viventes”.

A reportagem foi publicada pelo portal da Universidade Metodista de São Paulo, 19-08-2015.

“Precisamos combater a ideia de que homens são a única fonte de sabedoria e fadados aos pensamentos superiores, enquanto mulheres são mera matéria, sem rosto e talhadas apenas a tarefas cotidianas”, provocou Ivone Gebara, doutora em Filosofia pela PUC-São Paulo e em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica), palestrante na noite de 12 de agosto da 18ª Semana de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo.

Objeto de riso

Água de reúso garante alimento para rebanhos no semiárido

Projeto Palmas para Santana, em Santana do Seridó/RN: “A crise está trazendo a tona a questão do esgoto. Não podemos dispensá-lo, afinal toda água é boa.”

Fundamental para a pecuária no Nordeste, a palma está no centro de um projeto pioneiro de irrigação com água de reúso que vem ajudando a reduzir os efeitos da pior seca da região nos últimos cem anos. Batizado de Palmas para Santana, o programa foi criado há um ano no município de Santana do Seridó, um dos cinco que contam com saneamento básico total no Rio Grande do Norte. E o resultado obtido nesse período vem animando especialistas, que já pensam em sua expansão para outras cidades.

A reportagem é de Marina Cardoso*, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 03-09-2015.

Rica em energia e em água, a palma é uma planta utilizada historicamente na pastagem de gado. “Sem ela não existe pecuária na região”, explica o zootecnista Geovergue Medeiros. Ainda mais em tempos de escassez extrema de água como o atual, que faz 895 municípios do Brasil dependerem de carros-pipa para o abastecimento, segundo o Observatório da Seca.

Prefeito de Santana do Seridó, Adriano Gomes conta que a ideia do projeto surgiu após a seca de 2013, quando a cidade perdeu mais da metade de seu rebanho. “Encontramos nas estações de esgoto um potencial hídrico que não estava sendo usado”, diz Gomes.

Um inadiável acerto de contas com a Mãe Terra


"Como temos a ver com um problema global que afeta indistintamente a todos, todos são convocados a dar a sua contribuição: cada país, cada instituição, cada saber, cada pessoa e, no caso, cada religião como o cristianismo", escreve Leonardo Boff, teólogo e escritor.

Eis o artigo.

A encíclica do Papa Francisco sobre “O cuidado da Casa Comum” (Laudato Si) está sendo vista como a encíclia “verde”semelhantemente como quando dizemos economia “verde”. Eis aqui um grande equívoco. Ela náo quer ser apenas “verde” mas propõe a ecologia “integral”.

Na verdade, o Papa deu um salto teórico da maior relevância ao ir além do ambientalismo verde e pensar a ecologianuma perspectiva holística que inclui o ambiental, o social, o político, o educacional, o cotidiano e o espiritual. Ele se coloca no coração do novo paradigma segundo o qual cada ser possui valor intrínsceo mas está sempre em relação com tudo, formando uma imensa rede como aliás o diz exemplarmente a Carta da Terra.

Donos dos jornais estão enterrando o jornalismo, por Mario Marona


No dia em que o jornal O Globo protagonizou mais um profundo corte de pessoal na empresa, desempregando pelo menos duas centenas de pessoas entre jornalistas e área comercial e administrativa, o jornalista Mário Marona escreve contundente artigo em que aponta os verdadeiros responsáveis pela crise e perda de credibilidade dos jornalões: os empresários e seus estrategistas.

O título remete à expressão J'Accuse, célebre artigo escrito por Émile Zola em 1898, em que o escritor cobrou do presidente da França a libertação do oficial Alfred Dreyfus, vítima de uma grande injustiça judicial.

"Na última década e meia vocês destruíram de maneira sistemática a credibilidade das empresas que dirigem e condenaram o jornalismo a um período de degradação só comparável aos tempos da 'imprensa marrom' dos anos 50", acusa Mario Marona, jornalista, em artigo publicado pelo jornal GGN, 02-09-2015.

Sobre o passaralho no Globo: "Eu Acuso!"

Eis o artigo.

Ministério da Educação vai lançar curso de formação para diretores de escolas


O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse ontem (3) que em breve será lançado um programa de formação para diretores de escolas. “Queremos lançar isto o mais cedo possível. Mas enquanto não tivermos tudo organizado, não posso anunciar a data”, afirmou, após participar de um seminário sobre educação pública.

Sobre os temas a serem tratados na capacitação, o ministro destacou que o importante é ter uma formação em que o diretor da escola seja habilitado a lidar com dados numéricos e estatísticos que, segundo ele, são um "grande diagnóstico" dos pontos fortes e fracos de cada escola.

Além de aprender a lidar com as bases de dados fornecidas por órgãos do próprio Ministério da Educação, os diretores serão informados sobre as ferramentas disponíveis para solucionar as dificuldades. “E que ele receba também uma formação para saber quais as soluções que ele tem ao alcance para isso, tanto pedagógicas, quanto do ponto de vista de programas federais e outros que ajudem a escola”, disse Janine.

Ministro garante recursos para o Canal do Sertão e outras obras em AL


Após visitar o Canal Adutor do Sertão, o ministro da Integração, Gilberto Occhi, e a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, conversaram com a imprensa, na tarde desta quinta-feira (3), no Aeroporto Zumbi dos Palmares.

Occhi comunicou que mesmo com a redução do orçamento da União – cerca de R$ 80 milhões a menos de recursos, na área de infraestrutura até o final de 2015 – um montante de R$ 120 milhões deve ser repassado para o término do trecho três do Canal do Sertão e início do trecho quatro, Adutora do Alto Sertão e Adutora de engate Rápido em Mata Grande.

De acordo com o ministro, dos recursos que devem ser repassados para Alagoas, R$ 20 milhões já estão garantidos e serão utilizados para a Adutora de Engate Rápido, no município de Mata Grande, para aproveitar a profundidade de um poço lá existente, que fornece cerca de 150 metros cúbicos, por hora de água.

“Essa é uma fonte hídrica importante, para trazer ao centro urbano de Mata Grande e garantir abastecimento, beneficiando milhares de famílias", ressaltou o ministro.

Chimbinha é afastado do Calypso e Joelma ensaia com novo guitarrista, diz jornal

Em show recente, Chimbinha foi hostilizado pelos fãs da banda.

A separação de Joelma e Chimbinha tem sido dolorosa e dificultado bastante a vida da banda Calypso. De acordo com informações do colunista Léo Dias, do jornal 'O Dia', por conta do climão entre eles, o músico foi afastado da banda e a cantora já tem ensaiado com um novo guitarrista, que tem o nome de Ian Marinho.

Procurada pela publicação, a assessoria de imprensa da banda confirmou a informação, mas afirmou que Chimbinha só vai deixar os palcos durante 15 dias. "Chimbinha passou por um procedimento cirúrgico na vista e, por isso, não participará dos shows programados para as próximas duas semanas. Durante este tempo, os shows contarão com a participação de um guitarrista contratado especificamente para o período de recuperação de Chimbinha", informou a representante do Calypso.

Governo de PE universaliza acesso a água potável em Caruaru


Os agricultores de Caruaru acenaram seus chapéus para agradecer ao Governo do Estado pelos 1330 reservatórios entregues nesta quinta-feira (3) e pelas 3.433 cisternas de consumo humano que serão implantadas na zona rural, universalizando o acesso à água potável no município. Assinaram a ordem de serviço o governador Paulo Câmara, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o prefeito da cidade, José Queiroz.

Na mesma solenidade, o chefe do Executivo ainda assinou o decreto que desburocratiza o registro para agroindústria e a autorização para implantação de dois sistemas de abastecimento de água. Todos os projetos totalizam investimentos de aproximadamente R$ 17 milhões. " Novecentas cisternas de consumo humano já estão em execução, entregamos hoje mais 1030 e com a conclusão dos novos equipamentos vamos garantir a oferta de água de qualidade para toda população rural do município" comemorou Câmara, que também entregou outras 300 de caráter produtivo e para consumo animal.

A pedido de Humberto, CPI de Morte dos Jovens vai a Pernambuco

Foto: Ana Volpe/Agência Senado

Os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a elevada quantidade de assassinato de jovens no país irão a Pernambuco no próximo dia 11, sexta-feira, para debater a questão no Estado com autoridades locais e entidades da sociedade civil. A audiência pública, solicitada pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), membro da CPI, será realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Participarão do evento representantes da secretaria de Defesa Social, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, movimentos civis pernambucanos de direitos humanos e vereadores de municípios do Estado vinculados às comissões municipais de direitos humanos.
No requerimento apresentado à CPI, Humberto ressaltou que o Estado é um dos que apresenta maior índice de assassinato de jovens negros no país, mesmo depois da implantação do Pacto pela Vida.

Petrolândia: Final de semana com feriadão tem cardápio especial no Restaurante Donna Júlia


Confira resultado das loterias da Caixa de quinta-feira (03); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na quinta-feira (03), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus
, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.

Veja os resultados que fecharam a 22ª rodada do Brasileiro da Série A e classificação


Santos vence com dois de Ricardo Oliveira e Grêmio derrota o Figueirense fora; confira.

Campeonato Brasileiro 2015 (22ª rodada)
Santos 3 x 1 Chapecoense
Figueirense 0 x 2 Grêmio

Clique e veja resultados e classificação; ( para ver os melhores momentos dos jogos, clique em cima dos resultados)

>Brasileirão Série A
>Brasileirão Série B
>Futebol Internacional

Por GloboEsporte.com
Rio de Janeiro