sexta-feira, setembro 04, 2015

Câmara cassa prefeito de Canindé (CE) após denúncias de desvio de verbas públicas

Celso Crisóstomo, prefeito afastado de Canindé (Foto: Prefeitura de Canindé/Divulgação)

Por 10 votos a um, os vereadores de Canindé, no Ceará, cassaram nesta sexta-feira (4) o prefeito eleito da cidade, Celso Crisóstomo, após denúncias de improbidade administrativa e desvio de recursos da iluminação pública. Ele já havia sido afastado por 90 dias pela Câmara quando havia sido denunciado pelo Ministério Público. O vice-prefeito eleito, Paulo Justa, assumiu a gestão do município.

O juiz da 2ª Vara da Comarca de Canindé, Antonio Josimar Almeida Alves, determinou em junho a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, proibição de contratar Poder Público, ressarcimento de R$ 3,4 milhões e a indisponibilidade dos bens do de Crisóstomo pela prática de atos de improbidade administrativa pelo desvio de receitas referentes a Contribuição de Iluminação Pública (CIP).



Segundo o Ministério Público do Estado do Ceará, foi constatado que o município de Canindé, nos anos de 2013 e 2014, utilizou, sem autorização legal, os valores depositados na conta vinculada da CIP para o pagamento do consumo de energia elétrica de prédios públicos, para repasse a um consórcio de saúde e para quitar parcelamento de dívidas do município, causando prejuízo ao erário e ao sistema de iluminação pública de Canindé.

Prefeito afastado nega acusações
O prefeito Celso Crisóstomo disse ao G1 que não tem qualquer participação no esquema de fraude.

"Não desviei verbas e paguei somente o consumo de iluminação dos prédios públicos com o dinheiro do DIP. Recebi hoje a notificação da Justiça e agora tenho espaço para entrar com embargas. Mesmo assim, a Câmara decidiu fazer a votação, até porque há vereadores sob suspeita de receber dinheiro para votar pelo meu afastamento", acusou.

Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário