segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Éverton Ribeiro leva o bi no Craque do Brasileirão; veja lista de premiados


Éverton Ribeiro está bem acostumado com taças e prêmios. Ele levantará mais um troféu em breve. Motor do Cruzeiro na conquista do título do Campeonato Brasileiro deste ano, o meia levou o bi também do prêmio Craque do Brasileirão. O anúncio da premiação da CBF foi feito nesta segunda-feira, durante o “Bem, Amigos!”. A premiação será na próxima segunda-feira, também durante o programa.

O Cruzeiro, de Éverton Ribeiro, dominou a lista de premiados deste ano. Foram cinco jogadores campeões na seleção do campeonato: além do meia, Dedé, Egídio, Lucas Silva e Ricardo Goulart estão entre os melhores do Brasileirão 2014. O técnico cruzeirense Marcelo Oliveira foi eleito como o melhor treinador - é o segundo ano consecutivo que ele leva esse troféu.

O Corinthians teve dois jogadores na seleção do Brasileirão: Gil e Guerrero. Marcos Rocha eDiego Tardelli foram os representantes do Atlético-MG na lista. Completam o time do campeonato o goleiro Jefferson (Botafogo) e o volante Souza (São Paulo).

Autor de 10 gols neste Brasileirão, o atacante Erik levou o prêmio de revelação do Brasileirão 2014. Em seu segundo ano como profissional, o garoto de 20 anos mostrou o mesmo talento dos tempos de categorias de base do Goiás

Veja a lista de premiados:

Monitoramento da bacia do rio São Francisco: represa de Itaparica mantém volume próximo de 20%, enquanto Sobradinho cai para 15,78%.

Represa de Itaparica em Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier) 

Nesta segunda-feira (1º), em boletim de acompanhamento diário da bacia do rio São Francisco, divulgado na Sala de Situação da Agência Nacional de Águas (ANA), , atualizado até ontem (30), verificamos que a represa de Sobradinho caiu para 15,78% de volume útil.

O lago de Itaparica, reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, em Petrolândia, tem mantido seu volume acima dos 19% desde o dia 22 de novembro, inclusive com medições de 20,12% nos dias 25 e 26. 

Da represa de Três Marias (MG) recebemos boas notícias, considerando que o volume útil passou de 2,65% no dia 24 de novembro para 4,18% neste domingo (30).  
Veja abaixo a evolução dos níveis das principais barragens do Velho Chico nos últimos trinta dias.

Barragem de Sobradinho (UHE Sobradinho)
Data Vol.útil(%) Qaflu(m³/s) Qdeflu(m³/s)
30/10 21,39    250 1.140
31/10 21,91    250 1.140
01/11 21,65    250 1.154
02/11 21,39    260 1.144
03/11 21,91    280 1.140
04/11 21,65    290 1.147
05/11 21,39    300 1.145
06/11 19,62    310 1.145 (-1,77%)
07/11 21,91    320 1.117
08/11 21,91    330 1.151
09/11 21,65    340 1.146
10/11 21,39    310 1.116

Petrolândia: Casa das Juventudes abraça campanha Salve o Rio São Francisco


A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, através da Casa das Juventudes, abraça a Campanha Salve o Rio São Francisco! A juventude realizou na manhã de quinta-feira passada (28), a limpeza das margens do rio São Francisco na orla da cidade de Petrolândia, encontrando tipos de lixo como: fraldas descartáveis, pneus, copos descartáveis, garrafas pet, roupas, garrafas de vidro, prato de vidro, entre outros objetos.

A população usufrui do rio em momentos de lazer, deixando o lixo no final da diversão, e não coletam. Com essa atitude poluem as margens do rio e não têm a consciência de que aquela ação estão poluindo o nosso Velho Chico, assim chamado carinhosamente por nós. Se todos os que frequentassem a orla tivessem a consciência de coletar o lixo não teria tantos resíduos em sua margem.

Outro alerta é o tráfego de carros e motos onde há placas sinalizando a proibição dos mesmos nas margens do rio, e flagramos esse ato durante a mobilização.

Entre nesta campanha pelo Rio São Francisco, abraçando essa causa tendo consciência e não deixando seu lixo acumular nas margens do rio.

Ver mais fotos>A juventude grita pela vida do rio São Francisco

Cleidinha Santos e Juventude
Coordenadora da Casa das Juventudes

Deputado federal eleito, Zeca Cavalcanti participa na posse de Armando Monteiro como ministro

Zeca Cavalcanti cada vez mais próximo de Armando e Dilma
Eleito com mais de 97 mil votos em seu primeiro mandato, o ex-prefeito de Arcoverde e agora deputado federal eleito, Zeca Cavalcanti (PTB), confirmou na tarde desta segunda-feira sua força política e sua aliança com o senador Armando Monteiro Neto e a presidente da república Dilma Rousseff (PT). Zeca foi um dos convidados para o anúncio oficial de Armando Monteiro como novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Durante a solenidade, o senador Armando Monteiro destacou com que um dos grandes trunfos será resgatar a competitividade. Para o deputado Zeca Cavalcanti a escolha de Armando é “um grande acerto da presidente que está colocando a pessoa certa no lugar certo e na hora certa”. "Armando já demonstrou que tem capacidade, diálogo e como ex-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) tem experiência e articulação com todo o setor produtivo do País", ressaltou Cavalcanti.

O novo parlamentar trabalhista destacou que a nomeação de Armando para o Ministério do Governo Dilma, reforça o compromisso da presidente com Pernambuco e com o seu povo que lhe confiou mais de 70% dos votos no segundo turno da eleição presidencial.

Quando a Caatinga vira mina de Urânio, artigo de Norbert Suchanek

“No Ceará não tem disso não” - No norte do continente americano, os Cree do Quebec e políticos, estão atualmente lutando para banir a mineração de Urânio no Quebec para sempre. Mas no sul do continente, no nordeste do Brasil, no interior do Ceará, empresários e políticos lutam para ter uma mina de urânio em nome do desenvolvimento.

O minério urânio é radioativo e altamente tóxico e o Brasil está no caminho de ter a sua terceira mina de urânio, em 2015. Este “Projeto Santa Quitéria” localizado um pouco mais de 210 quilômetros de Fortaleza, no meio da Caatinga do Sertão Central do Ceará, tem dimensões gigantescas. O consórcio INB (Indústrias Nucleares do Brasil) e Grupo Galvani quer explorar a jazida da Fazenda Itataia, no Município de Santa Quitéria, e criar a maior mina de urânio do Brasil para abastecer as usinas nucleares.

Serão produzidos por ano 1.600 toneladas de urânio (Yellow Cake / U3O8), quatro vezes mais do que a mina Lagoa Real/Caetité, na Bahia, está produzindo atualmente. E cinco vezes mais do que a primeira mina de urânio, a mina Osamu Utsumi em Poços de Caldas, Minas Gerais, estava produzindo anualmente entre 1982 e 1995. Além do Yellow Cake, o Projeto Santa Quitéria vai produzir em torno de 1,5 milhão de toneladas de fosfato. A jazida Itataia é de natureza fósforo-uranífera, isso significa que o urânio está associado ao fosfato, que tem a sua utilização como fertilizante químico nas lavouras do agrobusiness, especialmente nas plantações de soja. O “Projeto Santa Quitéria“ junta os interesses do agrobusiness com a indústria nuclear que depende do urânio como combustível. Esta nova aliança não diminui o risco para o meio ambiente e a saúde humana. Mas a mina de urânio-fosfato é anunciada como um projeto de desenvolvimento que irá gerar cerca de mil postos de trabalhos diretos e dois mil indiretos – sem riscos.

O consórcio INB/Galvani trabalha duro para combater qualquer crítica. Do Governador do Ceará até o Prefeito de Santa Quitéria e o seu secretário de Meio Ambiente: Todo mundo está a favor deste desenvolvimento atômico. E para convencer os moradores da região, foram realizados no final de novembro de 2014, três audiências públicas pelo Ibama em Santa Quitéria, Itatira e Lagoa do Mato, na região do Sertão Central do Ceará, nos dias 20, 21 e 22 de novembro. Em cada audiência o público foi informado pelos representantes do Ibama, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), do Consórcio Santa Quitéria (INB/Galvani) e a empresa contratada de engenharia Arcadis Logos de São Paulo que faz estudos ambientais (EIA/RIMA) e trabalha com qualquer projeto industrial e de infra-estrutura: de hidroelétricas à mineração de urânio.

Armando terá olhar especial para o Nordeste, diz Humberto

Foto: Fábio Rodrigo Pozzebom/Agência Brasil

A confirmação oficial do nome do senador Armando Monteiro (PTB-PE), nesta segunda-feira (1), para ser o titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) foi comemorada pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). Armando, que já foi presidente da Confederação Nacional da Indústria e disputou o governo de Pernambuco nas eleições deste ano – com o apoio de Humberto –, ganhou um mandato no Senado por oito anos na mesma coligação do petista, no pleito de 2010.

De acordo com Humberto, o colega assume o cargo com um currículo que traz larga qualificação e experiência no setor e profundo conhecimento dos problemas da indústria e comércio, particularmente do comércio exterior. “É alguém que pode ser um canal de diálogo importante entre o governo e o empresariado, particularmente aqueles setores vinculados à área de produção e de serviços”, avalia.

Para o petista, a nomeação de Armando também é importante para o Nordeste e para Pernambuco. Ele acredita que o novo ministro terá um olhar especial destinado à região, que, para se desenvolver e crescer, tem a industrialização como meta. “Creio que ele terá um olhar diferenciado para essas regiões menos desenvolvidas, para que a industrialização ali chegue”, disse.

“Além disso, a escolha dele também é politicamente relevante para nós de Pernambuco, pois simboliza o fato de que a presidenta Dilma terá um olhar especial para o nosso estado”, afirmou.

Vereadores blogueiros defendem o Projeto de Lei sobre Publicidade em Mídias Alternativas


Com o intuito de reforçar o Projeto de Lei (PL) Nº 2164/2014, de autoria do Deputado Ricardo Costa (PMDB), a Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE) promoveu no sábado passado (29/11), almoço com os vereadores que são blogueiros no Estado, no restaurante Asa Branca, na cidade de Caruaru, no Agreste. Trata-se da inclusão dos anúncios dos três Poderes do Estado nas mídias alternativas, que já está tramitando nas Comissões da Assembleia Legislativa (Alepe).

O objetivo do encontro junto aos blogueiros que exercem mandato foi de intensificar o intercâmbio entre todos os parlamentares com esta associação, fortalecendo a consolidação deste Projeto de Lei. “Estamos animados com a defesa destes parlamentares perante o Projeto de Lei. O apoio deles se junta ao nosso esforço coletivo para levar o debate da mídia democrática junto aos Legislativos Municipais e reforçar a boa pressão junto aos deputados estaduais”, destacou o Presidente da AblogPE, Lissandro Nascimento.

São vereadores/blogueiros em Pernambuco: Ronaldo Birunda e Wellington Freitas (ambos de Saloá), Manuel Mariano (Orobó), Igor Mariano (Afogados da Ingazeira), Lourival Castanha (Vertentes), André Cacau (Salgueiro), Profa. Verônica (Casinhas), além de outros que sempre estiveram comprometidos com a blogosfera pernambucana, a exemplo de Alvinho Patriota (Salgueiro), Adriano Campos (Teresinha), Paulo Uchôa e Prof. Helmiton (ambos de Igarassu).

Agora ministro, Armando apresenta eixos do desenvolvimento

Armando Monteiro (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Aumentar a produtividade das empresas e reduzir os custos sistêmicos da economia são o principal objetivo do novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, senador Armando Monteiro (PTB-PE), anunciado oficialmente nesta segunda-feira (1º/11) pelo Palácio do Planalto. “O desafio central do Ministério é coordenar e fazer avançar a agenda da competitividade”, declarou Monteiro em rápido pronunciamento no Planalto, após a oficialização da indicação. A posse ainda não está marcada.

É preciso, defendeu ele, construir um ambiente econômico e institucional alinhado com as melhores referências internacionais. “Esse aperfeiçoamento institucional é fundamental para que possamos ser capazes de nos expor e competir numa economia mundial cada vez mais integrada”, completou. Para isso, será necessário, segundo Monteiro, superar vários entraves que persistem emperrando o aumento da competitividade.

Alinhou, entre tais gargalos, “elevados custos sistêmicos, com um sistema tributário complexo, que onera os investimentos e as exportações, deficiências na capacitação do capital humano e na qualidade da infraestrutura e um excesso de regulamentações e procedimentos burocráticos que desestimulam o desenvolvimento das atividades produtivas”.

Ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ex-deputado federal por três mandatos, senador eleito em 2010, Armando Monteiro destacou que, como ministro do Desenvolvimento, irá atuar mantendo “um diálogo aberto e franco” com o Congresso Nacional e o empresariado.

Título de Cidadão Passirense é entregue a Alberto Feitosa

Foto: Divulgação

Alberto Feitosa recebeu, na noite do último sábado (29), o Título de Cidadão Passirense na Câmara de Vereadores de Passira. A cidadania foi proposta pelo vereador da casa Sebastião José Júnior, mais conhecido como Tão de Sebastião Luiz. Prestigiaram a sessão solene o vice-prefeito da cidade, Edelson Gomes, o secretário de Finanças, Damião Fabiano, representando o prefeito Severino Silvestre.

Para o vereador Sebastião José Júnior é uma grande honra conceder seu primeiro título de cidadão dentro da Câmara de Vereadores para o deputado Alberto Feitosa. “É com muita alegria que entrego este título para uma pessoa que, antes de ser político, foi e é um grande amigo da família Luiz. Com seu trabalho como deputado estadual e secretário de Turismo de Pernambuco, Feitosa contribui para o crescimento de Passira, ajudando a administração do prefeito Silvestre. Hoje tenho a honra de conceder o meu primeiro título de cidadão a um grande amigo e político que é motivo de orgulho para o povo pernambucano”, afirmou.

A relação de amizade com a família Luiz e o trabalho realizado pela cidade de Passira foram destacados por Alberto Feitosa em seu discurso. Feitosa ainda comemorou o seu segundo título de cidadão de uma cidade pernambucana, destacando que Passira foi recebido de uma forma especial pela relação do deputado com a cidade. “Desde a minha primeira eleição para deputado federal recebi o apoio da família Luiz. Em meus exercícios como deputado estadual e à frente da pasta do Turismo, sempre fiz questão de trabalhar por esta cidade. Hoje vejo redobrada esta responsabilidade ao receber das mãos de Tão, com a aprovação quase que unânime dos senhores vereadores, este título de cidadão passirense. É o segundo que recebo, mas vai empossado com uma primazia, uma coisa que vou guardar para sempre na minha lembrança. Eu tenho com Tão uma relação de verdadeira amizade e saber que este foi o primeiro título concedido por ele é uma verdadeira honra”, concluiu o deputado.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Alberto Feitosa

Jatobá/Itaparica: Associação Pó de Serra realiza jogo amistoso com a AVEPE de Petrolândia


AVEPE - Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia


Associação Pó de Serra de Itaparica

Após o jogo, batucada e chopp

Dodinha, Lôxa, Assis Ramalho, Inaldo Satilino, Zé Pezão e Gilberto

Na manhã deste domingo (30), foi realizado em Itaparica, município de Jatobá (PE), amistoso entre Associação Esportiva Pó de Serra de Itaparica e a Associação dos Veteranos de Petrolândia - AVEPE

Na primeira partida o placar terminou em 2 x 2. Jurandir e Jandair marcaram para o time de Itaparica, e Justo e Zezinho fizeram os tentos dos petrolandenses.

Associação Pó de Serra jogou com: Milla, Dema, Ivaldo, Fernando, Eloi, Evandro, Jandair, Cristiano Silvio, Moisés e Djalma.

Avepe: Rege, Renato Epifânio, Zé Pezão, Márcio, Aparecido, Pantera, Tuí, Catita, Zezinho, Justo, Zé Epifânio, Dinho, Maurício, Aldeni de Nenéu e Zome.

A segunda partida, terminou com a vitória da Associação Pó de Serra pelo placar de 2 x 1.

Sapatão e Zinho marcaram para a Associação Pó de Serra, enquanto Loró marcou o gol da Avepe.

Pó de Serra: Touro (Wesley), Naldinho, Naldinho, Bangu, Lió, Ronaldo, Boi, Marcos, Eraldinho, Flávio, Nego Van,Sapatão, Pitomba e Cláudio.

Avepe: Lenilson, Tonho, Assis Ramalho, Junior, Jadir, Eraldo, Bonir, Deilton, Deilton, Loró e Zé Pezão.

Após as duas partidas de futebol, aconteceu a confraternização entre os participantes na sede da Associação Pó de Serra.

Para ver todas as fotos, clique aqui>Pó de Serra x AVEPE 30/11/2014



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

CNI aprova indicação de Armando Monteiro Neto para ministério

Armando Monteiro entrevistado por Graça Araújo (Foto: Leo Caldas)

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) elogiou a indicação de Armando Monteiro Neto para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Por meio de nota, a confederação avaliou que a escolha vai fortalecer o diálogo do setor produtivo com o governo. Armando Monteiro foi presidente da CNI.

Para o atual presidente, Robson Andrade, a indicação é uma escolha acertada. “O senador conhece muito bem a indústria brasileira e os setores de serviços e comércio. Tem um bom conhecimento do desenvolvimento e das necessidades dos setores produtivos e uma interlocução fácil com o Congresso. É um senador respeitado pelos seus pares e certamente poderá contribuir com a presidente Dilma Rousseff”, disse.

Segundo Andrade, Armando Monteiro ajudará na abertura comercial e na inserção da indústria brasileira no mercado internacional.

Agência Brasil

AblogPE participa da Feira de Oportunidades e Economia Solidária de Bom Jardim

Estande da AblogPE ofereceu internet wi-fi gratuita durante o evento

​Terminou no sábado passado (29), a Feira de Oportunidades e Economia Solidária de Bom Jardim, no agreste setentrional do Estado de Pernambuco. O evento foi realizado no pátio de eventos João Salvino Barbosa, no centro do município, durante todo o dia. Participaram 40 estandes de 17 cidades. Apoiado pela Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE), o evento foi promovido pela Prefeitura de Bom Jardim e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

​A fim de buscar novos parceiros, a  (AblogPE), pioneira no País, montou um estande para interagir com o público oferecendo internet wi-fi gratuitamente. Na oportunidade, a entidade ​também apresentou aos visitantes o Projeto de Lei Nº 2126/2014, de autoria do deputado estadual Ricardo Costa (PMDB), tramitando na Assembleia Legislativa (Alepe), que será debatido na próxima terça-feira (2), na Comissão de Ética e Justiça (CCJ) dessa Casa Legislativa. No estande da ABlogPE também foram esclarecidos os benefícios de se ter um blog afiliado à entidade, que atualmente conta com mais de 500 associados, da Capital ao Sertão.
​​
De acordo com o Relatório Anual da Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo tem 3 bilhões de internautas. Diante desse número, cumprindo seu papel educativo, a AblogPE orientou os visitantes sobre como editar melhor um blog, interagir com as redes sociais e usar o Google AdSense.

Como ser um afiliado da AblogPE?
Na parte superior do site da AblogPE, você clica em “Cadastre seu Blog” e preenche o formulário.
Fonte: ABlogPE

Programa Atitude: Vereador requisita atendimento especializado para dependentes químicos em Garanhuns


Com o objetivo de criar estratégias conjuntas para lidar com a questão das drogas, principalmente o crack no nosso município, foi que o vereador Paulo Leal (PSB) apresentou na Câmara Municipal o requerimento Nº481/14, solicitando à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a implantação em Garanhuns de um Núcleo do Programa de Atenção Integral aos Usuários de Drogas e Seus Familiares.

O Programa proporciona atendimento especialmente aos usuários de crack, com atenção também direcionada aos familiares, oferecendo cuidados de higiene, alimentação, descanso, atendimento psicossocial, além de outros, e com encaminhamentos direcionados para a rede SUS e SUAS e demais políticas setoriais.

No atitude os trabalhos são realizados por uma equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais e estão integrados a outras políticas públicas ligadas às áreas de saúde, educação e esportes, o que o tornou um referencial para o país no combate ao uso de entorpecentes.

Homem é morto a tiros dentro de ambulância do Samu em Lajedo-PE


Um metalúrgico de 26 anos foi assassinado a tiros dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) quando passava na BR-423 em Lajedo, no Agreste de Pernambuco, na noite do sábado (29). De acordo com informações da Polícia Civil, Romilson Soares da Silva havia sofrido uma tentativa de homicídio no Centro de Canhotinho e estava sendo socorrido para um hospital no Recife.

Ainda segundo a polícia, a vítima estaria com um primo jogando dominó dentro de casa quando dois homens teriam se aproximado de carro e efetuado disparos de arma de fogo contra ela. Os criminosos fugiram e o metalúrgico foi socorrido para um hospital local, sendo transferido em seguida para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, também no Agreste. A ambulância foi escoltada até este ponto.

Entretanto, devido à gravidade dos ferimentos, o homem precisou ser encaminhado para o Recife. Na altura de Lajedo, a ambulância, que seguia pela BR-423, foi interceptada por dois homens que mandaram a equipe médica descer. Neste momento, a dupla efetuou cinco disparos contra o homem dentro da ambulância. A equipe médica não ficou ferida. A Polícia Civil está responsável pela investigação do caso.

Do JC Online

Tentativa de assalto a van de sulanqueiros na BR-104 termina com um passageiro morto


Uma tentativa de assalto a uma van com feirantes na madrugada desta segunda-feira (1º) no quilômetro 43 da BR-104 em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, terminou com um passageiro morto. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o veículo seguia de Princesa Isabel (PB) com destino a Feira da Sulanca. Ainda segundo a PRF, testemunhas informaram que os bandidos teriam se aproximado em um carro e atirado na van para que o motorista parasse, mas ele não teria obedecido.

A polícia também informou que três pessoas foram atingidas pelos disparos: o motorista, uma mulher e um homem. Apesar de ferido, o motorista conseguiu dirigir até um hospital de Toritama, também no Agreste. Um dos passageiros atingidos, de 61 anos, não resistiu. Já o motorista e a mulher estão na unidade de saúde. Os outros ocupantes da van não ficaram feridos. Nenhum pertence das vítimas foi levado. Os suspeitos de praticar o crime ainda não foram localizados.

Do G1 Caruaru

Armando Monteiro é anunciado oficialmente pelo Planalto como novo ministro do Desenvolvimento

Armando Monteiro em entrevista a Assis Ramalho (Fotos/arquivo: Lúcia Xavier)

O Palácio do Planalto informou nesta segunda-feira (1º) que o senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) aceitou convite da presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro Neto disputou neste ano a eleição para governador de Pernambuco e foi derrotado por Paulo Câmara (PSB).

De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência, o atual ministro, Mauro Borges, permanecerá na pasta até que seja concluída a transição com a equipe do novo ministro. Borges assumiu a pasta em fevereiro deste ano, depois que o então ministro Fernando Pimentel se desincompatibilizou para concorrer a governador de Minas Gerais pelo PT –ele venceu a eleição no primeiro turno.

NOTA OFICIAL NUNCIADA NESTA SEGUNDA-FEIRA (1º)

O senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) será o titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O ministro Mauro Borges está deixando a pasta.


Armando Monteiro Filho é senador pelo PTB e ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A presidenta Dilma agradece a dedicação e lealdade do ministro Mauro Borges, que permanecerá no ministério até que esteja concluída a transição e a formação da nova equipe.



Notícias relacionadas (ligue para ler)
>Senador Armando Monteiro é entrevistado pelo Blog de Assis Ramalho
>Câmara de Petrolândia concede título de cidadão honorário ao Senador Armando Monteiro


Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

TVs têm prazo de um ano para informar o fim do sinal analógico


Portaria publicada hoje (1º), pelo Ministério das Comunicações, determina que emissoras, geradoras e retransmissoras de televisão comecem a informar os telespectadores sobre o desligamento do sinal analógico com um ano de antecedência. O cronograma de desligamento varia de acordo com a cidade e a região do país.

As informações terão de ser veiculadas nas emissoras de sinal aberto e suas repetidoras em canal fechado, por meio de uma logomarca com o símbolo da televisão analógica. Todas terão de informar a data do desligamento e o número do canal digital para o qual migrará a programação.

A portaria define, também, os números mínimos de inserções diárias na programação, começando com três e chegando a 18 no último mês que precede o desligamento. Está prevista, inclusive, a utilização de tarja ao pé da tela, por pelo menos 30 segundos, com texto fixo ou em movimento.

Na tarja deverão constar informações como data do desligamento, cidades afetadas e número do canal digital que passará a operar a programação, bem como a divulgação de site e telefone de uma central destinada a esclarecer eventuais dúvidas sobre o desligamento.

Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical lança edital de seleção para estudantes

São oferecidas 185 vagas para cursos técnicos em Instrumento Musical e Canto (Foto: Ademar Filho)

Começam nesta segunda-feira (01) e seguem até o dia 05 de dezembro as inscrições para estudantes interessados em participar do processo seletivo elaborado pela Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical. São oferecidas 185 vagas para o curso Técnico em Instrumento Musical e Técnico em Canto a serem iniciados em fevereiro de 2015.

Os candidatos devem se apresentar na secretaria da Escola, localizada na Rua da Aurora nº 439, no Bairro da Boa Vista, centro do Recife, nos horários de 8h às 12h; de 13h30 às 17h30 e de 19h às 21h30. No momento da inscrição deverão ser apresentadas as documentações exigidas pelo Edital.

As vagas serão disponibilizadas por instrumento e turnos, devendo o candidato, ao fazer a opção, submeter-se a uma banca examinadora, contemplando a parte prática de domínio do instrumento e a uma prova de conhecimentos musicais.

Em Surubim, blogosfera é referência empreendedora para estudantes da ETE


Na última quarta-feira (26/11), na Escola Técnica Estadual – ETE Antônio Arruda de Farias do município de Surubim, Agreste pernambucano, foi promovido uma Mesa Redonda sob a iniciativa do Curso Técnico em Informática para Internet a fim de abordar a profissão Blogueiro “O novo agente de informação”, sob a coordenação de Ana Marina Lemos. Contribuíram na discussão, Lissandro Nascimento – Presidente da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco – AblogPE, e o blogueiro e ex-aluno da ETE – Luis Fernando, do Blog Negócios e Informes.

Ana Marina fez uma breve introdução sobre a blogosfera no Mundo, bem como as expectativas quanto a este novo ramo que gera oportunidades de negócios na rede mundial de computadores. Já Lúcio Cabral, vice da AblogPE, mencionou quanto às particularidades da disseminação da informação nas redes sociais, acompanhado por outros blogueiros da região. Na oportunidade, foram convidados ao palco blogueiros que testemunharam suas experiências quanto a blogosfera, fonte de renda pela internet e a luta travada pela AblogPE para a aprovação do Projeto de Lei das Mídias Alternativas que tramita na Alepe.

“A essência criadora dos blogs se baseia na construção da identidade de quem o alimenta com próprio conteúdo. O Blog é a identidade pessoal e a ideia de quem o sustenta. Por isso se tornou forte e livre na Web”, destacou Lissandro Nascimento. Para o representante dos Blogueiros, a atividade vem se tornando um ramo inovador e se insere no que hoje se concebe como ‘Economia Criativa’.

Fonte: ABlogPE

A exemplo do Blog de Assis Ramalho, imprensa da BA 'detona' estádio de futebol de Paulo Afonso: 'arquibancadas de circo'

 
 
“Um campo ruim, um estádio que não pode mais ser chamado de estádio, pois fora construído há mais de 50 anos e recebeu algumas melhorias em 1976, quando foram colocados lances de arquibancada muito comum aos circos de antigamente: tábuas em forma de degraus''
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Dois anos depois do Blog de Assis Ramalho fazer reportagem chamando a atenção das péssimas condições da principal praça de Esportes de Paulo Afonso, (Clique> Paulo Afonso: Um estádio de futebol agoniza e pede socorro), uma equipe de reportagens de um site da cidade de Euclides da Cunha esteve em Paulo Afonso neste sábado de 2014 para acompanhar a primeira partida da final da Copa do Caju Sub 17 envolvendo Paulo Afonso x Euclides da Cunha, jogo que terminou com a vitória por 1 x 0 para Euclides da Cunha.

Na reportagem escrita por José Dilson do site euclidesdacunha.com.br o estádio de Paulo Afonso foi reportado da seguinte forma:

“Um campo ruim, um estádio que não pode mais ser chamado de estádio, pois fora construído há mais de 50 anos e recebeu algumas melhorias em 1976, quando foram colocados lances de arquibancada muito comum aos circos de antigamente: tábuas em forma de degraus, cobertura de telha de amianto, alambrado que causa desconforto aos torcedores e tira o espaço que o atleta necessita para fazer um arremesso manual, deixando-o muito próximo da torcida, além das cabines de imprensa em péssimo estado de conservação, cadeiras ruins e desgastadas pela ação do tempo, sem falar no banheiro sujo, sem água na caixa de descarga e sem pia, impróprio para uso de quem, por necessidade fisiológica durante o trabalho de transmissão de um jogo, necessite usá-lo, além de os vestiários destinados aos atletas e árbitros desconfortáveis e os bancos destinados aos atletas reservas e mesa para o 4º árbitro posicionados atrás do gol e expostos ao sol da tarde.

Paulo Afonso, pela sua importância geopolítica, socioeconômica, etc., precisa urgentemente de um estádio de futebol a altura do seu povo. Talvez, o que registramos aqui, represente o quadro decadente em que se encontra o futebol local, outrora famoso e respeitado pelos times que tinha e que reunia centenas de torcedores do Olímpico, Independente, Gepa, Caveira, além de uma boa seleção nos jogos do campeonato intermunicipal de futebol, revelação de bons jogadores, entre outros.

O engenheiro Ruberlênio Oliveira, que emprestou o seu nome ao estádio e foi muito importante à frente da CHESF, em Paulo Afonso, precisa ter o seu nome lembrado em um estádio de futebol decente, onde novos Manoelitos, Egílsons, Edilsons, Tistas, Dudas, Alonsos, Walteres mão-de-onça, sargento Baião e até o folclórico Zé bucho, entre tantos que brilharam nas décadas de 1960/70/80/90, possam surgir em novas gerações de jovens futebolistas. Tempo em que era comum ver os torcedores encherem o estádio para assistir jogos entre as equipes da cidade e clubes profissionais de Pernambuco: Náutico, Esporte, Santa Cruz, até o Ibis, além de times da Bahia”. Por ACZuca (RBN)


Redação do Blog de Assis Raamalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Homem sequestrado em Jatobá-PE é encontrado morto em Glória-BA com um tiro de 12 na cabeça

João Raimundo Dantas", de 30 anos, que residia no Sitio Bananeiras no município de Jatobá-PE, foi sequestrado juntamente com sua namorada, por quatro bandidos ainda não identificados. A jovem conseguiu escapar dos bandidos, mas "João"não teve a mesma sorte e foi encontrado morto com ferimentos na cabeça

Um crime bárbaro foi registrado na madrugada desta segunda- feira (01) em Glória -BA. O corpo do João Raimundo Dantas, 30 anos, que residia no Sitio Bananeiras, município de Jatobá- PE foi encontrado com tiro de calibre 12 na cabeça em uma estrada vicinal nas proximidades do entrocamento da cidade.

De acordo com as informações conseguidas pelo Blog de ChicoSabeTudo, familiares do João informaram a polícia que por volta das 22h30min deste domingo(30), ele foi sequestrado juntamente com sua namorada, por quatro bandidos ainda identificados.

Santa Catarina terá 20% dos participantes da Série A em 2015

Jogadores do Joinville comemoram um dos gols na campanha vitoriosa na Série B - Divulgação / Joinville

A uma rodada para o término do Campeonato Brasileiro, já se pode afirmar que o futebol de Santa Catarina terá 20% das equipes que disputarão a Série A em 2015. Com os resultados do fim de semana, Avaí, Joinville, Chapecoense e Figueirense estão confirmados na elite do nosso futebol.

Como o Palmeiras ainda corre risco de ser rebaixado, Santa Catarina pode ser, ao lado de São Paulo, o estado com mais participantes na principal competição nacional. Mesmo que o Palmeiras caia, o futebol paulista terá quatro clubes na primeira divisão, já que a Ponte Preta foi uma das quatro equipes que subiram para a Série A este ano.

O Rio terá três, clubes, já que o Vasco ocupará a vaga do rebaixado Botafogo. Minas Gerais e Rio Grande do Sul terão dois cada. Já a Bahia, que tem dois títulos brasileiros, corre sérios riscos de ficar sem representantes na elite em 2015.

A presença de quatro clubes na primeira divisão de 2015 só vem confirmar que o futebol catarinense está no caminho certo. Este ano, foram três representantes, sendo que um, o Criciúma, caiu. Chapecoense e Figueirense brigaram o tempo todo contra o rebaixamento e escaparam no fim. O próximo passo, portanto, será pôr pelo menos dois representantes na parte de cima da tabela.

LIBETADORES DEFINIDA

Com a vitória do Bahia sobre o Grêmio por 1 a 0, gol de Galhardo, ontem, na Fonte Nova, a luta pela Libertadores terminou. Estão classificados Cruzeiro, São Paulo, Internacional e Corinthians, além do Atlético-MG, que conquistou a Copa do Brasil.

Policiais militares realizam prisões e apreensão de drogas no Sertão de Pernambuco

Foto ilustrativa

Nas primeiras horas da manhã da última sexta-feira, 28 de novembro, a equipe da Guarnição Tática Volante da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar – CIPM, mediante o desenvolvimento de atividade de levantamento, realizou a prisão em flagrante delito de um homem de 39 anos.

De acordo com a polícia, o homem que teve apenas as iniciais do nome informadas E.G.S.N, se deslocava de bicicleta, por volta das 07h00, em estrada vicinal pertencente à Agrovila 15, do Projeto de Irrigação Fulgêncio, situado na zona rural do município de Santa Maria da Boa Vista, no sertão do Estado.

Segundo os policiais, ao ser abordado pela equipe da GT Volante, a qual contou com o apoio da GT Fulgêncio, encontrou com o suspeito um revólver calibre 38, carregado com seis munições, além de outras 15 munições que o acusado trazia consigo.

Diante da ocorrência do porte ilegal de arma de fogo, foi dada voz de prisão ao indivíduo, o qual foi em seguida conduzido à 215ª Circunscrição de Policial Civil, onde foi apresentado para lavratura do decorrente auto de prisão em flagrante.

Histórico dos Direitos Humanos em Pernambuco é tema de palestra na Alemanha

O secretário Paulo Moraes aproveitou a ida a Berlim para se reunir, nesta segunda-feira, 01 de dezembro, às 11h, horário local, com a embaixadora do Brasil no país, Maria Luiza Ribeiro Viotti. Também na foto a historiadora e blogueira, da iniciativa Nunca Mais - Nunca Mais, da Alemanha, Sara Fremberg.

A apresentação revisitará a transição democrática do Brasil sob o foco dos eventos em PE, com ênfase para a gestão do então Governador Eduardo Campos e a introdução do Pacto Pela Vida na redução dos índices de violência.

A cidade de Berlim, capital da Alemanha, recebe, nesta segunda-feira, 01 de dezembro, às 19h30, a palestra “Direitos Humanos em Pernambuco: Da Ditadura Militar ao Pacto pela Vida”, a ser realizada na Fundação Heinrich-Böll-Stiftung, organização sem fins lucrativos.

Ministrada pelo Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Paulo Moraes, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e integrante da IV Jornada Estadual dos Direitos Humanos, a palestra fará um resgate histórico sobre o período militar no país e no estado, passando pela luta em prol da redemocratização e o tema da Memória e Verdade.

Como detalha o Secretário. “A apresentação será pautada no tema da Memória e Verdade e na luta pela democracia em PE, pontos cruciais para a compreensão dos complicadores atuais no contexto dos direitos humanos, como a violência policial, por exemplo”.

Frases do dia 1º/12/2014: Coletânea IHU Online


Parábola bíblica

“A falta d’água, em São Paulo, recontada como uma parábola bíblica: “E Deus apareceu para Alckmin e disse: ‘Suas preces foram ouvidas, choverá 40 dias’. E Alckmin disse: ‘Sério?’. E Deus disse: ‘Palavra de Deus’. E instruiu: ‘Construa uma arca, pois a chuva trará um grande dilúvio que cobrirá São Paulo, e só os que estiverem na arca sobreviverão’. E Alckmin disse: ‘Senhor, obrigado pela boa intenção, mas...’. E ponderou: em vez de fazer chover por 40 dias e submergir São Paulo, por que Deus não regulava a quantidade do que cairia sobre o Estado, como sempre fizera, e mandasse apenas o bastante para encher os reservatórios? Não era preciso nada espetacular como 40 dias de chuva, ou pouco prático como uma arca em que coubesse todo mundo. Ou quase todo mundo. Sim, porque haveria a questão política: quem incluir e quem excluir da arca? Quem salvar do dilúvio para reconstruir São Paulo quando as águas baixassem? Não poderia ser só gente do PSDB, por mais que isso fosse o recomendável. Outra coisa: só seria possível construir a arca com auxílio do governo federal. Deus teria que aparecer para a Dilma, também, e convencê-la a ajudar. Depois, haveria a questão de dividir os créditos pela obra. O PT fatalmente iria querer ser reconhecido. E outra coisa... Mas Deus já estava se afastando, dizendo ‘Esquece, esquece...’ Alckmin ainda gritou: ‘Quem sabe 10 dias de chuva? Quinze?’. Mas Deus já tinha desaparecido” – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 30-11-2014.

Papa Francisco e líder ortodoxo defendem reunificação das duas igrejas

Os dois líderes religiosos protestaram pelo que classificam como “um Médio Oriente sem cristãos”, numa alusão à violência cometida contra os fiéis em conflitos nos países da região

O papa Francisco e o líder da Igreja Ortodoxa, patriarca Bartolomeu I, firmaram ontem (30) uma declaração conjunta pela reunificação das duas igrejas, a Católica e a Ortodoxa, separadas há mil anos.

No último dia de sua visita à Turquia, Francisco esteve na catedral ortodoxa de Istambul, onde assegurou que a Igreja Católica não pretende impor nenhuma exigência à Igreja Ortodoxa no caminho da unidade entre as duas.

O papa disse que as duas igrejas já estão “no caminho rumo à plena comunhão”, indicando que há, na prática, “sinais eloquentes de uma unidade real”.

Depois de rezar uma oração em latim e de ouvir o discurso de Bartolomeu, Francisco disse que “o que a Igreja Católica deseja é a comunhão com as igrejas ortodoxas”.

Para o papa, a união com os ortodoxos não significará nem a submissão de uns a outros, nem a absorção de uma instituição pela outra, mas “a aceitação de todos os dons que Deus deu a cada um”.

Francisco e o líder ortodoxo também pediram à comunidade internacional que “dê uma resposta apropriada” aos ataques contra cristãos nos países do Médio Oriente.

Sistema Cantareira continua em queda e registra 8,7%


A capacidade dos reservatórios do Sistema Cantareira segue em queda e chegou a 8,7%, segundo medição divulgada hoje (1º) pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

A queda do nível do Cantareira ocorre mesmo com as chuvas que atingiram a região das cabeceiras do manancial. No mês passado, a pluviometria acumulada foi 135 milímetros, volume um pouco menor que a média histórica para o mês, de 161,2 milímetros. A média de chuvas esperada para dezembro chega a 220,9 milímetros.

Os outros mananciais que abastecem São Paulo também não elevaram a capacidade. O Alto Tietê, por exemplo, passou de 5,7% para 5,6% de ontem para hoje. Nesse manancial, choveu abaixo do esperado durante o mês passado. A pluviometria acumulada foi 108,02 milímetros, enquanto a média para novembro é 117,1 milímetros. A chuva esperada para dezembro é 192,8 milímetros.