domingo, dezembro 19, 2021

Anvisa pede que PF, PGR e governo apurem novas ameaças a diretores

 

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acionou órgãos de investigação e do governo federal neste domingo (19) para pedir apuração sobre novas ameaças de violência contra diretores da entidade.

Os ofícios foram enviados ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, ao Ministério da Justiça, à Procuradoria-Geral da República (PGR), à Polícia Federal e à superintendência da PF no Distrito Federal.

Na noite deste domingo, a PGR informou que respondeu ao ofício da Anvisa e informou ao diretor-presidente da entidade, Antônio Barra Torres, que determinou "a adoção de providências no sentido de contribuir para assegurar a proteção dos dirigentes da agência". A PGR não detalhou quais providências serão tomadas.

Os ataques, que já ocorrem desde novembro, se intensificaram após a reunião em que a entidade autorizou o uso de doses pediátricas da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. Poucas horas depois, o presidente Jair Bolsonaro fez discurso em tom intimidatório, em transmissão para apoiadores, para questionar a decisão da agência (veja detalhes abaixo).

Nos ofícios, os diretores da Anvisa dizem que foram "surpreendidos com publicações nas mídias sociais na 'internet' de ameaças, intimidações e ofensas por conta da referida decisão técnica".

"Esses fatos aumentaram a preocupação e o receio dos Diretores e servidores quanto à sua integridade física e de suas famílias e geraram evidente apreensão de que atos de violência possam ocorrer a qualquer momento", diz o pedido de investigação.

Em comunicado, a Anvisa diz que reiterou os pedidos de proteção policial para os membros da agência – que já haviam sido feitos em resposta às ameaças de novembro.

"O crescimento das ameaças faz com que novas investigações sejam necessárias para identificar os autores e apurar responsabilidades. Mesmo diante de eventual e futuro acolhimento dos pleitos, a Agência manifesta grande preocupação em relação à segurança do seu corpo funcional, tendo em vista o grande número de servidores da Anvisa espalhados por todo o Brasil", diz a nota divulgada neste domingo.

"Não é possível afastar neste momento que tais servidores sejam alvo de ações covardes e criminosas", segue a agência.

Decoração natalina de Petrolândia renova esperança de prosperidade do município

Entrada de Petrolândia na BR-316 (Foto: Ancilon Ramalho Leal)


Nas últimas duas semanas, a Prefeitura Municipal de Petrolândia realizou a decoração natalina de pontos estratégicos, como a Praça dos Três Poderes e distribuiu enfeites em postes das avenidas Milvernes Cruz Lima, Manoel Borba e dos Três Poderes. Coloridos e luminosos, os enfeites das ruas são simples, delicados e novos.  

Em 2020 o clima natalino foi entristecido pela pandemia de Covid-19, pelas medidas restritivas, pelo distanciamento social. Naquele ano, após várias reciclagens dos itens de decoração, houve quase nenhum destaque para o período natalino na decoração dos prédios e avenidas.  

Hoje, a tradicional decoração voltou a dar brilho à cidade. A rotatória na entrada da cidade, na BR-316, recebeu uma belíssima árvore de Natal, feita com fios de luzes que circundam a imagem de São Francisco de Assis. Uma estrutura simples, mas imponente pela altura, que faz toda a diferença para quem passa pela rodovia, entra ou sai da cidade.  

Ainda não haverá festas em praça pública para comemorar Natal e réveillon, talvez nem mesmo no Carnaval aconteçam. No entanto, uma ornamentação nova, colorida, e ruas enfeitadas com luzes não somente deixam a cidade mais bonita, mas acendem a esperança de que 2022 será um novo ano de prosperidade para Petrolândia. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Calendário 20 a 24/12/2021 de marcação de exames e consultas da Secretaria de Saúde; Comprovante de vacinação contra Covid-19 é obrigatório

Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia - Foto/arte: Lúcia Xavier/BlogAR

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia informa que de acordo com o decreto estadual Nº 51.864, de 30 de novembro de 2021, é proibido a entrada e permanência de pessoas sem máscaras nas repartições públicas e também será obrigatório a apresentação do cartão de vacina contra a Covid-19 em dias no momento da marcação de consulta ou exame.

Confira abaixo as marcações de Consultas e Exames na Secretaria de Saúde de 20 a 24 de dezembro de 2021

Loja D'Leles Petrolândia promove manhã encantada natalina com Papai Noel, brincadeiras e pintura de rosto para as crianças

 


A loja D'Leles Petrolândia vai realizar uma manhã especial com a presença do Papai Noel, nesta segunda-feira (20). O evento vai contar também com a Companhia de Teatro Amadores, que vai animar a criançada. Leve suas crianças e participe do mundo encantado natalino. 

Enquanto os pequenos se divertem, você pode aproveitar para conferir sapatos, bolsas, confecções e acessórios à venda na loja D'Leles, com o atendimento nota 1000 da equipe de vendedores.  

A loja D'Leles é localizada na rua Cecília Delgado, em frente à Secretaria Municipal de Saúde, no centro de Petrolândia. Confira as novidades no Instagram @dleles.petrolandia

Divulgação/D'Leles Petrolândia

Floresta/PE: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas que atendem nesta próxima semana; Agende sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada em Floresta, no Sertão de Pernambuco, sediada na Rua Capitão Olímpio de Menezes, 63,divulga agenda de especialistas que atendem nesta próxima semana; Confira acima.
A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES

Gabriel Braga Nunes grava cenas como Jesus na temporada 2022 em Nova Jerusalém

Foto: Felipe Souto

O ator Gabriel Braga Nunes está na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no agreste pernambucano, participando das filmagens dos vídeos promocionais da temporada 2022 da Paixão de Cristo, que acontecerá de 9 a 16 de abril.

O artista, que teve grande destaque ao longo da sua carreira na TV interpretando vários vilões, irá agora mostrar todo o seu talento fazendo o papel de Jesus Cristo.

Ele afirma que encara com muito respeito e seriedade o desafio de fazer o papel de Jesus pois trata-se de uma figura muito importante na história da humanidade.

“A sua vida e seus ensinamentos influenciam positivamente, até hoje, incontáveis pessoas. Isso aumenta a minha responsabilidade de desenvolver uma interpretação que transmita ao público toda a sua grandeza”, ressalta.

Compesa moderniza Agência Virtual para garantir segurança e comodidade na prestação dos serviços

Foto: Aluísio Moreira

Na última quinta-feira (16), entrou no ar a nova Agência Virtual da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), hospedada no site da empresa (www.compesa.com.br), que ganhou novos requisitos de segurança e layout moderno com o intuito de facilitar a navegabilidade e usabilidade pelos clientes. Pela internet, diversos serviços podem ser solicitados, de forma ágil e segura, sem a necessidade do deslocamento ao atendimento presencial, nas lojas da empresa.

A partir da reestruturação do atendimento virtual, o cliente terá ainda mais confiabilidade e segurança de suas solicitações e dados, pois a ferramenta tem um sistema de login e senha, que são obrigatórios para realização de alguns tipos de serviços, como negociação de débito e acesso aos conteúdos protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados. “O nosso objetivo é garantir a segurança dos dados dos nossos clientes, para que eles se sintam seguros em buscar os nossos serviços pela internet, com rapidez e comodidade”, pontua o diretor Comercial e de Atendimento da Compesa, Carlos Júnior.

Curso gratuito EAD aborda convivência harmônica entre defensivos agrícolas e criação de abelhas

Foto: Marian Anbu/Pixabay

A convivência harmônica entre a agricultura, apicultura/meliponicultura e defensivos agrícolas é perfeitamente possível e necessária para garantir o aproveitamento de todo o potencial produtivo da cultura e uma produção sustentável. Por isso, o treinamento à distância do Colmeia Viva, programa do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), aborda, em detalhes, como garantir a coexistência entre as práticas através de videoaulas disponíveis em sua plataforma online.

A plataforma conta com exercícios de fixação, apostila para consulta e certificado disponível ao fim de cada ciclo. Tudo isso gratuitamente através do site treinamentos.sindiveg.org.br.

"A disseminação de informações de qualidade faz parte da construção de uma relação mais produtiva entre a agricultura e a apicultura. O Sindiveg, por meio do Colmeia Viva, tem sido protagonista nesse campo. Queremos maximizar a proteção às abelhas, incentivando o diálogo entre apicultores e agricultores, que dependem da utilização de insumos para a proteção das plantações contra pragas e doenças", afirma o presidente do Sindiveg, Julio Borges.

Programação do Natal dos Bons Ventos da Fundaj é encerrada com nordestinidade natalina presente na música e no cinema

Último dia de ações contou com a apresentação do projeto Natal Sanfonado e com a exibição do filme O Baile do Menino Deus (Foto: Malu Didier)

O último final de semana do Natal dos Bons Ventos da Fundação Joaquim Nabuco começou com um movimentado sábado no Cinema da Fundação/Museu, no campus Gilberto Freyre. O palco do espaço recebeu, no final da tarde, o projeto Natal Sanfonado, carregando em forma de música a atmosfera e o clima das festividades de final de ano, mas com uma identidade bem nordestina. Idealizado pelo produtor Júlio Leal, o projeto com mais de uma década de estrada aportou no fim de ano da Fundaj e embalou o natal ao som do forró.

O Natal Sanfonado trouxe o pé-de-serra, o xote e o baião em forma de canções natalinas, mas também passando por clássicos do forró por meio da voz de um grande time de cantores convidados. A abertura ficou com Roberto Cruz, trazendo músicas que evocavam um clima de esperança e harmonia para o próximo ano, sendo seguido por Andrezza Formiga, que fez coro ao tom de alegria e paz por meio da música.

Quem também subiu ao palco do Natal Sanfonado foi o veterano do pé-de-serra Rogério Rangel, que passeou por um repertório de clássicos de sua composição e de canções natalinas, muito bem acompanhado pela banda que acompanha o projeto. Já de Serra Talhada veio o cantor e compositor André Macambira, que usou sua marcante voz para entoar mais forrós alegres e repletos de esperança, assim como também fez o Maestro Elson Sales, preenchendo ainda mais a tarde com o espírito nordestino e natalino. A apresentação foi encerrada por Irah Caldeira, uma das mais prestigiadas vozes locais, cantando clássicos como “Deus me Proteja”, de Chico César.

Paulo Câmara lança programa de prevenção e tratamento do câncer do colo de útero

Em 2022, a ação vai rastrear e acompanhar mulheres moradoras do Recife e de oito cidades da Mata Sul, coletando materiais, por meio de PCR, que ajudam a diagnosticar a doença (Foto: Heudes Regis/SEI)

O governador Paulo Câmara lançou, na última quarta-feira (15.12), um programa em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que tem como objetivo prevenir e tratar o câncer do colo de útero. Segundo dados obtidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), em 2022 são esperados 730 novos casos da doença em Pernambuco. Em razão disso, no próximo ano serão feitos rastreamentos e o acompanhamento de 80 mil mulheres moradoras do Recife e de oito cidades da Mata Sul – Cortês, Amaraji, Lagoa dos Gatos, Ribeirão, Primavera, Tamandaré, São Benedito do Sul e Barreiros. O investimento na iniciativa é da ordem de R$ 6 milhões.

“O Programa Útero é Vida vai ao encontro do que nós precisamos neste momento, que é a melhoria da saúde pública da nossa população. E nós preparamos a nossa rede, compramos equipamentos, temos uma consultoria técnica junto com a OPAS, qualificamos as nossas equipes e agora temos condições de ir a campo junto com os municípios para fazer todo um diagnóstico, os exames, e encontrar as mulheres que precisam da prevenção”, destacou Paulo Câmara.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, destacou que, caso descoberto em estágio inicial, esse tipo de câncer é totalmente curável. “Em Pernambuco, temos indicadores e números insatisfatórios, com uma pernambucana morta a cada dia. Existe uma grande necessidade do exame de rastreamento”, disse.

Após ataques de Bolsonaro, servidores da Anvisa registram ameaças e pedem proteção

 

Após as ameaças do presidente Jair Bolsonaro em expor servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por conta da autorização para vacinação de crianças, a Anvisa informou na tarde deste domingo que registrou novas ameaças nas últimas 24 horas. E pede proteção policiais aos seus servidores em todo o país.

“Anvisa informa que, em face das ameaças de violência recebidas e intensificadas de forma crescente nas últimas 24 horas, foram expedidos ofícios reiterando os pedidos de proteção policial aos membros da Agência. Tais solicitações já haviam sido feitas no último mês de novembro quando a Agência recebeu as primeiras ameaças” – informa Anvisa.

O órgão entende que crescimento das ameaças faz com que novas investigações sejam necessárias para identificar os responsáveis. A Anvisa comunicou setores do governo e outras autoridades sobre as ameaças, casos do GSI, Ministério da Justiça, Procuradoria-Geral da República e Polícia Federal.

“Mesmo diante de eventual e futuro acolhimento dos pleitos, a Agência manifesta grande preocupação em relação à segurança do seu corpo funcional, tendo em vista o grande número de servidores da Anvisa espalhados por todo o Brasil. Não é possível afastar neste momento que tais servidores sejam alvo de ações covardes e criminosas”.

Por Metrópoles

Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas da semana; Agende sua consulta

 


A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão na próxima semana: VEJA NO QUADRO ACIMA

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES-

Adolescentes da Funase participam de oficinas de artesanato na Fenearte

Iniciativa, conduzida por artesãs voluntárias, busca mostrar como ocorre o processo de produção dos itens artesanais disponibilizados no estande da instituição na feira (Foto: Divulgação)

Quem visita o estande da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) encontra não só os produtos confeccionados por socioeducandos, mas também acompanha como ocorre a produção desses itens nas unidades do sistema socioeducativo de Pernambuco. Adolescentes atendidos pela instituição, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), têm participado de oficinas de artesanato durante a feira.

Na sexta-feira (17), por exemplo, um socioeducando em internação no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, esteve na Fenearte e exercitou o processo de criação de bonecos em uma oficina de mamulengo, com condução da artesã Edjane Maria. Outra oficina promovida ao longo da semana foi a de Renda Renascença, realizada pela artesã Sil Selva e que contou com a participação de uma socioeducanda do Case Santa Luzia, no Recife.

Secretário Especial de Cultura, Mario Frias xinga ao contar nas redes que mulher e filha deixaram hotel no Rio por não apresentarem passaporte de vacinação: 'Vagabundos'



Mario Frias foi ao Twitter neste domingo criticar um hotel no Rio de Janeiro que teria impedido sua família de se hospedar, por falta de cumprimento de protocolos de saúde. Sem revelar o nome do hotel, o secretário Especial de Cultura disse que sua mulher e filha "foram expulsas" por não apresentarem passaporte de vacinação, documento que comprova que a pessoa está em dia com a imunização contra a Covid-19. A doença já matou mais de 617 mil pessoas no Brasil desde março de 2020, e a vacinação é considerada o principal fator de controle da pandemia.

Com palavrões, o secretário de Cultura xingou os funcionários que seguiram as normas impostas por decreto da prefeitura e disse que vai "processar todos os responsáveis por esse ato".

"Um merda inútil ter a coragem de impedir minha família de ter um teto para dormir às 21h da noite é criminoso. O mais revoltante é que, enquanto eles tratam o povo como escravo, estão por aí farreando e bebendo, como canalhas hipócritas que são! Irei processar todos os responsáveis por esse ato. Vocês não irão tomar minha liberdade e da minha família sem que eu lute por ela. Vagabundos!", disse ele em uma sequência de posts no Twitter.

Em decreto publicado no início de dezembro, a prefeitura do Rio ampliou a cobrança do passaporte vacinal. A lista de estabelecimentos em que é exigida a comprovação da imunização contra a Covid-19 aumentou e, a partir de agora, será preciso apresentar o certificado para acessar shoppings, ir a áreas internas ou com cobertura de restaurantes e bares, se hospedar em hotéis e utilizar serviços de transporte individual — como táxi e aplicativos.

Petrolândia: Hoje é dia de Baião de 2 no Bar e Restaurante Maria Fumaça; Grupo Pagode Pra Recordar vai animar a noite do seu domingo a partir das 19h

 

O Bar e Restaurante Maria Fumaça, do empreendedor Pedrinho, localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, está aberto neste domingo (19/12/2021), das 11h30 às 24h00 para servir as delícias do seu variado cardápio, em um ambiente de descontração e lazer para você, sua família, sua turma de amigos.

HOJÉ É DIA DO DELICIOSO BAIÃO DE 2.    APROVEITE!

A partir das 19 horas, a animação musical ficará por conta do Grupo Pagode Pra Recordar 

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

Petrolândia: Ilga Carvalho recebe Título de Cidadania Petrolandense



A Câmara Municipal de Petrolândia conferiu, na noite de quarta-feira (15/12/2021), o título de Cidadã Honorária a Ilga Yelda Reis de Carvalho Rodrigues de Almeida.

O Título de Cidadania foi concedido a Ilga Carvalho por proposição do vereador Said Oliveira de Sousa.

Natural de Recife, Ilga recebeu a honraria por seu histórico de bons serviços prestado ao município de Petrolândia, onde chegou no ano de 1989.

Seu histórico

Em 1988, casou-se com Hilton Filho ( Hiltinho), e logo em seguida, veio residir nesta cidade, aqui chegando no ano de 1989.

Ilga, como assim é carinhosamente conhecida, é detentora de uma vida profissional dedicada à arte, cuja trajetória, foi diversificada com excelência em suas atribuições profissionais.

Sempre focada em sua profissão, foi servidora Municipal, trabalhando na ocasião, junto à Biblioteca Pública. Atuou com muita competência no corpo docente da Escola Lorena Barros, destacando-se como professora de artes.

Desta forma, Ilga vem contribuindo de forma significante para este Município, elevando Petrolândia, ao patamar de uma das cidades mais desenvolvidas do estado de Pernambuco, a título de artes.

Para tanto, pelo exemplo de mulher, mãe e cidadã, cujo legado, encontra em seus três filhos Swelen, Hilton Jurion e Geison Ilgner, bem como em seu neto Pedro Miguel, todo orgulho inerente a pessoa que se tornou, é que a Casa Legislativa, decidiu homenagear-lhe, atribuindo o Título de Cidadã Honorária do Município de Petrolândia.

CONFIRA ABAIXO DISCURSO DE ILGA CARVALHO E SAID SOUSA

Paulo Câmara receberá família da menina Beatriz na próxima terça-feira (21.12), às 11h.


Além do governador, participarão da audiência solicitada pelos pais de Beatriz o secretário de Defesa 
Social, Humberto Freire, e o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão.

O governador Paulo Câmara vai receber na próxima terça-feira (21.12), às 11h, a família da menina Beatriz, assassinada há seis anos, em Petrolina, no Sertão do Estado. Além do governador, participarão da audiência o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, e o chefe de Polícia Civil, Nehemias Falcão.

Os pais de Beatriz, que estão em uma caminhada de Petrolina ao Recife, foram contatados pelo Gabinete do Governador que informou a data da audiência e colocou transporte à disposição para o trajeto até a capital pernambucana.

Beatriz Angélica Mota tinha sete anos quando foi assassinada a facadas durante uma festa na escola onde estudava. Uma força-tarefa da Polícia Civil investiga o caso.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo de Pernambuco

Confira manchetes dos principais jornais do país deste domingo, 19 de dezembro/2021

Pernambuco confirma três casos de influenza A H3N2


A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, neste sábado (18), três casos de influenza A H3N2, subtipo do vírus da gripe que provoca surto da doença em alguns estados do País.

De acordo com a pasta estadual, os adoecimentos estão correlacionados - dois foram positivos em exames laboratorias e um por critério clínico-epidemiológico.

Os casos, segundo a SES-PE, são dos seguintes pacientes:

- uma mulher de 38 anos que trabalha no Recife e reside em Itambé, na Mata Norte do Estado (resultado laboratorial)

- uma mulher de 48 anos moradora do Recife (também resultado laboratorial)
- e um homem de 48 anos do Recife (confirmado por critério clínico epidemiológico)

Os três pacientes tiveram sintomas leves, como febre, tosse, dor de garganta e cabeça, fraqueza e dores nas articulações, e não precisaram de internação, segundo a SES-PE, que informou ainda que a investigação dos casos vem sendo realizada pelos Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs/PE) e do Recife.

Vigilância

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena; próximo concurso será a Mega da Virada com prêmio estimado em R$ 350 milhões


Ninguém acertou todas as dezenas do sorteio do concurso 2.439 da Mega-Sena, realizado neste sábado com um prêmio de R$ 3.396.501,67. Os números sorteados foram: 47 - 38 - 02 - 34 - 51 e 08.

O sorteio foi transmitido ao vivo pelas redes sociais e realizado no novo espaço das Loterias Caixa, na Avenida Paulista, em São Paulo.

A quina teve 46 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 40.082,94. A quadra teve 3.008 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 875,67.

O próximo concurso (2.440) será a Mega da Virada, no dia 31 de dezembro deste ano. O prêmio está estimado em R$ 350 milhões.