terça-feira, 19 de maio de 2020

Águas Belas: MPPE recomenda que município realize barreiras sanitárias para conter a disseminação da Covid-19


Com o objetivo de evitar a disseminação do Novo Coronavírus e minimizar a sobrecarga do sistema de saúde, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito e ao secretário de Saúde de Águas Belas implementar barreiras sanitárias nas vias de acesso ao município. A Promotoria de Justiça local orienta, porém, que as medidas de proteção à saúde sejam adotadas sem obstruir o direito de ir e vir das pessoas.

Conforme a recomendação, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (19), o poder público foi orientado a promover a medição de temperatura de todas as pessoas que passarem pela barreira sanitária; realizar testes nas pessoas visivelmente doentes ou com sintomas da Covid-19; e adotar medidas de vigilância epidemiológica, como notificação e monitoramento, sempre que necessário.

Petrolina confirma mais 11 casos do novo coronavírus e total vai a 135



Em boletim divulgado nesta terça-feira, Petrolina confirmou mais 11 casos positivos do novo coronavírus (Covid-19). Os pacientes foram avaliados através de análise do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) são três casos: dois homens de 29 anos e uma mulher de 37.

Os 8 pacientes confirmados por testes rápidos da prefeitura são 4 mulheres com idades entre 24 e 42 anos e 4 homens entre 29 e 42 anos. Todos estão em isolamento domiciliar, com sintomas leves, sendo acompanhados pela equipe de saúde da rede municipal.

Com isso, o total de infectados no município subiu para 135. São 102 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 33 diagnosticados através de exame laboratorial. As curas clínicas são 58, com seis óbitos registrados.

Anistia de crimes ambientais contra reserva da Mata Atlântica não deve ser aplicada em Pernambuco por Ibama e CPRH, recomendam Ministérios Públicos Federal e Estadual


Como medida protetiva do bioma Mata Atlântica, os Ministérios Públicos Estadual de Pernambuco (MPPE) e o Federal (MPF) em Pernambuco expediram recomendação conjunta ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Estado de Pernambuco (Ibama/PE) e à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), para que continuem atuando nas fiscalizações de possíveis desmatamentos do bioma, aplicando a lei específica da Mata Atlântica, Lei Federal nº11.428/2006, em detrimento da aplicação do Despacho 4.410/2020 emitido pelo Ministro do Meio Ambiente, em abril passado.

Por provocação do setor econômico vinculado ao agronegócio e do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Ministro do Meio Ambiente publicou, em 6 de abril, no Diário Oficial da União, o Despacho 4.410/2020, que aprovou nova nota e parecer emitidos pela Advocacia-Geral da União, alterando o entendimento consolidado sobre a especialidade da Lei Federal 11.428/2006 (Lei da Mata Atlântica) em face da Lei Federal 12.651/2012 (Código Florestal. O Despacho 4.410/2020 impõe, a partir de agora, a prevalência de norma geral mais prejudicial, ― que prevê a consolidação de ocupação de Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal proveniente de desmatamento ou intervenção não autorizada a partir de 26 de setembro de 1990 até 22 de julho de 2008 ―, sobre norma especial do bioma Mata Atlântica mais protetiva, que não permite a consolidação de supressão clandestina e não autorizada de vegetação nativa ou o perdão por essa prática ilícita.

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimento para esta quarta-feira (20/05/); Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta quarta-feira, 20 de maio de 2020; confira abaixo!


Confira abaixo profissionais médicos que atenderão na Mais Saúde de Petrolândia nesta quarta-feira (20/05)

Deputado Fabrizio Ferraz solicita implantação de novos leitos de UTI no Hospital da Polícia Militar


O deputado estadual Fabrizio Ferraz solicitou a liberação de recursos para a implantação de leitos de UTI e compra de EPIs para o Hospital da Polícia Militar de Pernambuco. A demanda foi apresentada na Assembleia Legislativa por meio de uma indicação ao Governo do Estado.

“O nosso objetivo é garantir aos militares um atendimento adequado e eficaz, quando necessário”, defendeu. Segundo Ferraz, o Poder Público precisa estar atento às demandas da categoria. “ É nosso dever cuidar desses bravos guerreiros e guerreiras que, mesmo em meio à pandemia, seguem nas ruas, expostos ao vírus, atuando pela manutenção da segurança das famílias pernambucanas”.
 
Assessoria de imprensa - Deputado Estadual Fabrízio Ferraz

Guarda Municipal de Petrolândia recebe duas viaturas adquiridas com emendas parlamentares


Viaturas foram adquiridas por emendas parlamentares do senador Humberto Costa (PT) e do deputado federal Augusto Coutinho (SD) (Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia recebeu nesta segunda-feira (18) duas viaturas para atuação da Guarda Municipal. A secretária municipal de Segurança Cidadã, Luana Santos, e os Guardas Municipais foram até Recife para receberem as viaturas, adquiridas por meio de emenda orçamentária de bancada alocada ainda em 2019.

A emenda da bancada de Pernambuco no Congresso Nacional beneficiou 48 municípios, que juntos receberão 280 viaturas. No caso de Petrolândia, as duas viaturas são frutos da ação do senador Humberto Costa e do deputado Augusto Coutinho, que contribuíram para essa conquista.

As entregas acontecem até o próximo dia 22 deste mês, na cidade do Recife, seguindo cronograma do Ministério da Justiça e respeitando todas as recomendações de prevenção contra o coronavírus.

As informações são da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Blog de Assis Ramalho

Secretário de Saúde de Pernambuco e chefe de Gabinete do Governador testam positivo para Covid-19



Em nota divulgada à imprensa no início da noite desta terça-feira (19), o Governo de Pernambuco informou que o secretário estadual de Saúde, André Longo, 48 anos, e o chefe de Gabinete do Governador, Milton Coelho, 55, testaram positivo para a Covid-19. 

Segundo a nota, os dois se submeteram ao exame na segunda-feira (18), depois que o resultado positivo do teste feito pelo governador Paulo Câmara foi divulgado. O governador apresentou sintomas leves de gripe e fez o teste, divulgado ontem. 

André Longo apresenta apenas sintomas leves e Milton Coelho está assintomático. Ambos permanecerão em isolamento domiciliar e comandando suas pastas de maneira remota.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da SEI-PE

IFPE Campus Floresta realiza seminário on-line sobre Gestão de Pessoas e empreendedorismo com palestras gratuitas


Palestras gratuitas serão ministradas por profissionais de diversas áreas

Nos dias 27, 28 e 29 de maio, será realizado pelo IF Sertão-PE Campus Floresta a 3ª edição do Seminário Acadêmico de Gestão de Pessoas- SEAGESPE. Nesta edição, devido a necessidade de manutenção de distanciamento social, o evento ocorrerá 100% on-line, pela plataforma Google Meet.

Com o tema “Desenvolvimento humano integral em tempo de crise”, o 3º SEAGESPE reunirá especialistas de áreas como Comunicação Social, Direito, Ciências Contábeis, Tecnologia da Informação, Administração, Fisioterapia, Pedagogia e Medicina, que ministrarão palestras gratuitas e abertas aos alunos do IF Sertão-PE, instituições parceiras, comerciantes locais, e comunidade interna e externa, sobre assuntos diversos que contribuem para o desenvolvimento das pessoas, dentro e fora do ambiente de trabalho – já que não existem barreiras muito claras entre esses espaços.

A inscrição é gratuita e poderá ser realizada de 22 a 27 de maio pela plataforma IF EVENTOS, os certificados de participação serão emitidos na mesma plataforma após o término do evento.

As 14 palestras do SEAGESPE abrangerão as competências, saúde mental, qualidade de vida no trabalho, oportunidades no mercado, entre outros assuntos. Algumas das temáticas trabalhadas serão: o perfil do gerente que lidera, inteligência emocional, habilidades a serem desenvolvidas para os profissionais do futuro, o impacto da MP 936/2020 nas Relações Trabalhistas, comportamento para entrevistas de seleção, gestão da trajetória profissional com foco em oportunidades do mercado, contribuições da atividade física para as organizações, endomarketing e cuidados com o coronavírus nas organizações.

Petrolândia realiza vacinação contra a gripe em sistema de Drive Thru/Passou Vacinou


Na tarde desta terça-feira, 19 de maio, a Secretaria de Saúde de Petrolândia realizou o Drive Thru (PASSOU VACINOU) na Campanha de Vacinação Contra a Gripe.

Os pontos de vacinação foram em frente à Pousada e Empório Atenize, no centro da cidade, e do Atacadão Sanfrancisco, entre as Quadras 09 e 12.

As pessoas que estão no público alvo e não têm transporte devem procurar as salas de vacinas dos PSFs e a sala de vacina do Hospital.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Câmara dos Deputados aprova uso obrigatório de máscara em locais públicos em todo o país; Multa é de até R$ 300 para quem não usar

Quem descumprir a medida pode ser multado em até R$ 300 ou em dobro, em casos de reincidência, se não houver normas estaduais ou municipais que estabeleçam multa igual ou semelhante (Foto: Saulo Cruz/Agência Câmara)

A Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, aprovou nesta quarta-feira (13) o texto-base de um projeto de lei que obriga o uso de máscaras em locais públicos e privados acessíveis à população enquanto durar a emergência de saúde pública causada pelo novo coronavírus.

Até a última atualização desta reportagem, deputados ainda votavam os destaques (propostas para alteração de pontos específicos do projeto).

Pelo texto, a obrigatoriedade se estende também a vias e transportes públicos. Quem descumprir a medida pode ser multado em até R$ 300 ou em dobro, em casos de reincidência.

Organizações da sociedade civil de todo o Brasil podem inscrever boas práticas relacionadas à água no Prêmio ANA 2020

Inscrições vão até 31 de julho e podem ser realizadas pelo hotsite da premiação. Vencedores desta edição especial em celebração aos 20 anos da Agência Nacional de Águas levarão para casa o exclusivo Troféu Prêmio ANA

Até 31 de julho, podem ser inscritas no Prêmio ANA 2020 boas práticas relacionadas à água e que contribuam para a promoção da segurança hídrica, gestão e uso sustentável dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Na categoria Organizações Civis, podem participar associações não governamentais sem fins lucrativos (também chamadas de organizações da sociedade civil) com atuação na área de recursos hídricos e de meio ambiente, associações de usuários de água e consórcios intermunicipais com ações na área de recursos hídricos. As inscrições para a premiação podem ser realizadas gratuitamente pelo hotsite www.ana.gov.br/premio.

A premiação reconhece trabalhos de: Governo; Empresas de Micro ou de Pequeno Porte; Empresas de Médio ou de Grande Porte; Educação; Pesquisa e Inovação Tecnológica; Organizações Civis; Comunicação; e Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Associações médicas publicam documento contra o uso de remédio para malária no tratamento de Covid-19



A Associação de Medicina Intensiva Brasileira, a Sociedade Brasileira de Infectologia e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia reuniram 27 especialistas para analisar medicamentos e terapias aplicados em pacientes com Covid-19. Segundo os órgãos, diversos procedimentos utilizados atualmente "carecem de apropriada avaliação de efetividade e de segurança".

De acordo com o documento formulado pelas sociedades médicas, a cloroquina e a hidroxicloroquina (receitadas usualmente para malária) não devem ser usadas como tratamento de rotina contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Após revisarem três estudos, os especialistas afirmam que "as evidências disponíveis não sugerem benefício clinicamente significativo".

Mais de mil municípios terão R$ 598 milhões em emendas parlamentares



A nova modalidade de repasse de recursos de emendas parlamentares para estados e municípios, chamada de transferências especiais, está disponível a partir desta terça-feira (19). Criada no final do ano passado por emenda à Constituição, essa modalidade ocorre quando um parlamentar encaminha recursos para um governo estadual ou uma prefeitura sem uma destinação definida.

De acordo com o Ministério da Economia, em 2020, primeiro ano da nova modalidade de transferência, serão atendidos 1.296 municípios, com um total de R$ 598 milhões em emendas parlamentares.

Segundo o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, para ter acesso aos recursos, os gestores públicos devem se cadastrar no Portal Gov.br. Depois é preciso entrar na plataforma, dar ciência da existência da emenda e indicar uma agência bancária para receber os recursos.

Bolsonaro se reúne com presidentes de Flamengo e Vasco, e treinos em Brasília são discutidos


Os presidentes do Flamengo, Rodolfo Landim, e do Vasco, Alexandre Campello, almoçaram nesta terça-feira com o presidente da República, Jair Bolsonaro, em Brasília. Entre os assuntos da conversa, esteve o retorno do futebol e a possibilidade dos treinamentos acontecerem no Estádio Mané Garrincha. Nesta quarta-feira, outro encontro entre os cartolas está marcado.

A aproximação de Flamengo e Vasco com o Governo Federal tem o objetivo de fortalecer a ideia da volta aos treinos e jogos. Bolsonaro foi presenteado com a nova camisa 2 do rubro-negro, lançada na última semana, e posou com ela para foto.

Houve o pedido para que o Ministério da Saúde crie um protocolo para volta dos jogos, tendo a Bundesliga como exemplo. Ele já se manifestou à favor da retomada das atividades esportivas no país. Para a eventual realização de treinos em Brasília - meta para a próxima semana - o Flamengo fretaria um voo para jogadores e comissão técnica.

Na comitiva do Flamengo, além de Landim, esteve presente o diretor de relações governamentais, Aleksander Santos, e o coordenador médico Márcio Tannure. O senador Flávio Bolsonaro, o ator Mário Frias e o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, também participaram do encontro.

- Hoje demos um pequeno passo mas que pode significar um passo enorme no nosso retorno - escreveu Tannure em uma rede social.

Pela manhã, o Flamengo informou em nota que avaliações de jogadores, comissão técnica e funcionários continuaram a acontecer no Ninho do Urubu. Quem apareceu é porque testou negativo para Covid-19.

Esta não é a primeira vez em que o Mané Garrincha se coloca à disposição dos clubes cariocas para ajudar na volta do futebol. No final de abril, a empresa que administra o estádio o ofereceu à Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) para realização do Campeonato Estadual.

Nesta terça-feira, o prefeito Marcelo Crivella, reafirmou que os treinos dos times de futebol do Rio não estão autorizados no município, que prorrogou as medidas de isolamento social até o dia 25 de maio. Segundo ele, foi autorizada apenas a volta de atletas que estavam em processo de fisioterapia. O governador Wilson Witzel também é contra o retorno das atividades esportivas. Bolsonaro, por sua vez, tem constantemente se manifestado a favor da volta do futebol.

— No momento, existe já muita gente que entende, que está no meio futebolístico, que é favorável à volta porque o desemprego está batendo à porta dos clubes também. Com essa idade jovem, o jogador, ele dificilmente, caso ele seja acometido do vírus, a chance de ele partir para a letalidade é infinitamente pequena. Até pelo estado físico, pela higidez que tem esse atleta. Agora, eles têm que sobreviver – disse o presidente, no fim de abril.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou, na última segunda-feira (18), que o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Estado é de 4.618, dos quais 288 estão internados e 66 morreram.

Por O Globo

Belém do São Francisco: Diretor da AGRODAN Paulo Dantas doa respirador para o hospital Dr José Alventino Lima



Paulo Dantas, diretor da maior exportadora de mangas do Brasil (AGRODAN), doou ao Hospital Dr. José Alventino Lima, de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco, um respirador para ajudar no combate à pandemia de Coronavírus.

A direção do hospital e o povo de Belém do Francisco agradece a generosidade do empresário.

Clique abaixo e saiba mais sobre a Agrodan por meio de reportagem do Blog de Assis Ramalho

Estudo vê pico de covid nesta semana e estabilidade em julho, com 370 mil casos


O esperado pico da pandemia de covid-19 deve ocorrer nesta semana no Brasil, de acordo com um modelo matemático feito por pesquisadores da Coppe/UFRJ, Marinha do Brasil e Universidade de Bordeaux, na França. Ainda segundo o modelo, o número de registros deve começar a se estabilizar no fim do mês de julho, quando alcançar um patamar de 370 mil. Este número pode chegar a 1 milhão, se forem levados em consideração os casos não reportados.

A projeção foi feita especialmente para o Estadão e tem por base o quadro atual de isolamento social, medidas de higiene e capacidade de testagem. Ou seja, se tudo continuar como está, alcançaremos a fase de platô da pandemia daqui a mais ou menos um mês. Entretanto, frisam os cientistas, o mais provável é que as medidas de distanciamento sejam relaxadas e o número de testes realizados aumente, o que deve empurrar um pouco para frente a estabilização da doença e ampliar ainda mais o número de casos da infecção.

"Depois do pico, o número de casos acumulados continua crescendo, ele não para de crescer, mas o País vai reportando cada vez menos casos, e a curva começa a mostrar uma tendência de queda", explica o pesquisador Renato Cotta, professor titular da Coppe/UFRJ e consultor técnico da Marinha do Brasil. "Se tivéssemos o cenário de hoje congelado, chegaríamos ao dia 150 da pandemia, em 18 de julho, com 368 mil casos".

O modelo não calcula o número de mortes, mas a mortalidade da atual pandemia no Brasil está em 6,7% - o que nos levaria a um total de pelo menos 25 mil mortes até o fim de julho.Ocorre que há muitas variáveis em jogo e, por isso, os cientistas são sempre muito cautelosos com as previsões. O número oficial de casos depende diretamente da quantidade de testes de diagnóstico disponíveis e pode ter alterações muito significativas, de acordo com as medidas de isolamento adotadas.

"A testagem está aumentando, estamos em 3,5 milhões de testes feitos e devemos chegar a 10 milhões nas próximas semanas", diz Cotta, acrescentando que, com isso, o número de casos reportados forçosamente aumentará. "Além disso, há o afrouxamento da quarentena, seja involuntariamente ou por decreto, que vai fazer com que o número de casos aumente."Os dois movimentos já foram vistos antes nesta pandemia, alterando significativamente a curva, como mostra Cotta.

Em um primeiro momento, os números de casos reportados coincidiam com a projeção feita pelo grupo. Depois da Páscoa, quando a quarentena começou a ser relaxada, os números oficiais começaram a aumentar exponencialmente. O movimento se acentuou ainda mais depois que o País começou a testar de forma mais abrangente.

"Os dados do Google Mobility mostram que o isolamento foi caindo depois da Páscoa, seja por dificuldade econômica ou social, não importa, mas houve uma afrouxada por parte dos Estados, houve um aumento da circulação de pessoas", constata Cotta. "Mais para a frente, já no fim de abril, o governo começou a comprar mais testes e passamos rapidamente de 750 mil para 3,5 milhões de testes feitos." Uma outra ressalva é que o Brasil é um país continental e a doença está em diferentes estágios, dependendo do Estado e, muitas vezes, do município.
Balanço nacional

O Brasil registrou 674 mortes em 24 horas e já tem, ao todo, 16.792 vítimas da covid-19, conforme atualização feita ontem pelo Ministério da Saúde. O número de casos confirmados saltou de 241.080 para 254.220. Com os novos registros, o Brasil ultrapassou o Reino Unido em número total de casos confirmados da covid-19 e se tornou o 3.º país no mundo com mais casos acumulados da doença, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins.

Até 19h30 desta segunda, o Reino Unido somava 247.706 casos confirmados de covid-19. No fim de semana, o Brasil já havia ultrapassado a Itália e Espanha. O Brasil também é o 6.º na lista de países com mais mortes acumuladas, atrás de EUA (89.874), Reino Unido (34.876), Itália (32.007), Espanha (28.111) e França (27.709).

Por ÉPOCA NEGÓCIOS

Jatobá: Câmara aprova reajuste dos professores


De acordo com informações do Vereador Zé Dantas, a Câmara Municipal de Jatobá aprovou na manhã desta terça-feira (19/05), o reajuste do Piso Salarial dos Professores; projeto encaminhado ao legislativo no final do dia de ontem.

Pelo que foi aprovado, o Piso dos Professores passa para R$ 2.886,15, com efeito retroativo a janeiro deste ano e as diferenças acumuladas serão até o mês de outubro.

''De qualquer forma houve perda para os professores, os quais esperam nunca mais se repita'' disse Zé Dantas, em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.

Notícia relacionada, confira abaixo

Congresso vai discutir adiamento das eleições sem prorrogação de mandatos


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) , disse nesta terça-feira (19) que estuda formar uma comissão mista com o Senado para tratar do adiamento das eleições municipais de 2020, mas sem prorrogação de mandato.

“O presidente David [Alcolumbre] vai constituir um grupo em conjunto com a Câmara para que possamos discutir a questão da data da eleição. Se vamos mantê-la ou se a decisão do parlamento vai ser por modificá-la dentro do próprio mandato, em uma outra data”, disse. A decisão também deve passar pelo TSE.

Ainda de acordo com Maia, o adiamento da eleição sem prorrogação de mandato é uma posição quase unânime na discussão que teve com os líderes nesta segunda-feira (18). “A maioria dos parlamentares entende que podemos ter o adiamento, mas não devemos ter a prorrogação de nenhum mandato.”

Pautas da semana

Maia também comentou sobre o possível adiamento do Enem, que entra na pauta do Senado nesta terça (19). "Se o Senado votar, vou votar e vamos promulgar a decisão do Congresso. O Enem agora é tramitação, segurei até hoje, o Senado vai votar e espero que a gente possa ter uma posição do governo até hoje, até porque esse tema aqui tem grande maioria."

Questionado sobre o projeto de regularização fundiária, tema da live do Congresso em Foco nesta manhã de terça-feira (19), Maia afirmou ser uma votação necessária e disse que é um projeto importante, com texto equilibrado e que conta com apoio. "Tenho acordo da maioria dos líderes, vai na linha do que o governo pretende, mas sem defender grilagem e anistia ou beneficiando quem ocupou a terra", diz.

Sobre a criação do TRF-6, Maia disse que atendeu à bancada de Minas Gerais sobre a votação da matéria, ainda que acredite não ser o melhor momento por conta do novo coronavírus. "Eu tinha me comprometido em pautar a matéria e claro que boa parte dos parlamentares gostaria de ver o projeto aprovado em outro momento, mas agora é uma decisão que cabe ao coletivo de deputados sobre votação dos líderes. Ela está pautada e foi assim que combinei com a bancada mineira", finalizou.

Por Congresso em Foco

Vereador contrário ao isolamento social passa a defender medida após perder o pai. ''Não é uma gripinha"

Vereador de Belém, no Pará, Sargento Silvano (PSD) mudou de postura após perder o pai para a COVID-19

Silvano disse que era aliado de Jair Bolsonaro, mas que mudou de lado após opiniões do presidente


Depois de ver grande parte de sua família infectada pelo novo coronavírus (COVID-19) e perder o pai para a doença, o vereador de Belém Sargento Silvano (PSD) mudou de opinião sobre o enfrentamento à pandemia. Desde o fim de março, quando defendia publicamente o fim do isolamento social e a abertura do comércio na capital do Pará, o parlamentar e pelo menos outros 10 familiares tiveram testes positivos. A luta contra o vírus mudou a atitude do político, antes defensor do presidente Jair Bolsonaro, que passou a criticar as decisões do Planalto.

No dia 27 de março, Silvano publicou texto em rede social defendendo a posição do presidente em cobrar de governadores e prefeitos a abertura do comércio. “Com 30 dias todos verão que o presidente Bolsonaro tinha razão”,escreveu. Em primeiro de abril, o vereador reafirmou a postura, dizendo ter ‘lado’ e não ser ‘traíra’. “Eu me abraço politicamente com qualquer um, menos com o inimigo. Eu tenho lado”, postou.

Já a partir de 12 de abril, Silvano mudou o discurso. “Eu estou do lado da ciência e não de políticos. Ainda acredito nos médicos, até que provem o contrário”, disse. Mas foi de 20 de abril em diante que o vereador começou a combater as falas do presidente. “Isso não é uma gripinha, como disse o Bolsonaro. O presidente mente para o povo brasileiro. Bolsonaro perdeu o meu respeito! Falo de tudo que tenho sofrido com minha família nesses últimos dias. Misericórdia Deus”, publicou.

Criticado por apoiadores de Bolsonaro pelos comentários, Silvano, que ainda não havia sido infectado, reagiu mantendo sua nova posição e pedindo orações para a melhora na saúde de familiares, entre eles a esposa e o pai, internados. “Entre defender um lado político e minha família, não terei dúvida em escolher minha casa. A verdade precisa ser dita ao povo brasileiro. O COVID-19 mata, e está matando muita gente. Abre os teus olhos pelo amor de Deus”, escreveu.

Em 24 de abril, depois de contrair e se recuperar do vírus, Silvano foi mais enfático em oposição ao presidente. “Sentido-me decepcionado com o presidente. Como ex paciente de COVID-19, e agora com a saída do Moro, foi o fim de tudo. Daqui a pouco, se continuar assim, vou começar a gritar #ForaBolsonaro”, disse. O pai do vereador ficou internado cerca de um mês com a doença e não resistiu.

“Agora defendo o lockdown. Meu pai, por exemplo, construiu um patrimônio, mas quando foi enterrado não levou nem a roupa do corpo. Foi enterrado no lençol do hospital e em um saco. O que significa isso? Que defendo o isolamento e lockdown. O emprego é importante, mas se tu morrer, vai sem nada, como aconteceu com meu pai. Estão brigando para abrir o comércio, mas se tu morrer, não vai levar nada, amigo", afirmou Silvano ao UOL.

Sargento Silvano (PSD), vereador de Belém - Arquivo pessoal

“Sou totalmente contra o Bolsonaro hoje, por uma postura louca dele, sem limites. Consegui graças a Deus abrir os meus olhos. Quem fala isso é um cara que deu um título a ele e o conhecia antes de ser candidato, ainda em 2017. Ninguém falava dele e tínhamos um relacionamento bom. Cheguei a andar com ele pelo Pará”, comentou o vereador.

“Fiquei muito triste com a postura dele, totalmente contrária da realidade, que é o pobre morrendo e o governo federal não investindo o recurso necessário. É fácil criticar quando o problema não chega na sua casa. Minha posição hoje é humanitária e não política. Luto hoje a favor da vida. Se as pessoas estão morrendo, tenho que esquecer o Bolsonaro. Que os críticos não sintam na pele a perda de um pai”, complementou em entrevista ao portal.

Por Estado de Minas
Com informações do Uol

Boletim desta terça [19/05]: Com mais 1.148 casos da Covid-19 e 101 óbitos, Pernambuco chega a 21.242 confirmações e 1.741 mortes


Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (19), mais 1.148 casos da Covid-19 e 101 óbitos por causa dessa doença transmitida pelo novo coronavírus. Com isso, desde o início da pandemia, em março, até essa data, o estado contabilizou 21.242 confirmações e 1.741 mortes.

Do número de casos confirmados da Covid-19 divulgados no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça-feira (19), 397 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 751 como leves. No acumulado de confirmações da doença, Pernambuco registrou 10.500 casos graves e 10.742 leves.

O governo estadual explicou que a grande quantidade de mortes confirmadas em 24 horas se refere ao fato de ainda haver "um número de casos expressivos enviados pelas unidades privadas, referentes a mortes com mais de 72 horas".

Os detalhes epidemiológicos das novas confirmações e mortes, como municípios onde ocorreram e faixas etárias e comorbidades das vítimas, assim como o número de pessoas curadas da Covid-19 em Pernambuco, devem ser repassados pela SES à noite.

Por G1 PE
Imagem: JC

Central de Adubos e Ihara Fertilizantes doam mais de 900 cestas básicas ao Transforma Petrolina






A Central de Adubos e a Ihara Fertilizantes se uniram à campanha “Transforme Isolamento em União” para beneficiar as famílias que estão sendo atingidas com a crise da Covid-19. Ao todo, as duas empresas doaram 962 cestas básicas ao Transforma Petrolina, na última segunda-feira (18).

Segundo o diretor da Central de Adubos, Aurélio Cavalcanti, a parceria com o Transforma é essencial para a doação chegar nas pessoas que mais necessitam. “Através da Ihara conseguimos as cestas básicas e precisávamos de alguém que soubesse destiná-las e favorecesse a todos por igual. Dessa forma, chegamos ao Transforma, que vem mostrando ser uma escolha excelente”, explicou o diretor.

Desde o início da campanha, o Transforma Petrolina já conseguiu beneficiar mais de 4 mil famílias e Organizações não Governamentais (ONGs) de Petrolina. Muitas pessoas, associações, empresas e condomínios doaram máscaras, frutas, kits de limpeza e diversos alimentos.

Para contribuir com a campanha, basta os interessados entrarem em contato com o Transforma Petrolina pelos telefones (87) 9.9634-9252 ou (87) 9.8848-9592. Outra forma é pelo Instagram @transformapetrolina. Após o agendamento, a equipe de voluntários vai buscar a doação no endereço combinado.

Assessoria de Comunicação do Transforma Petrolina: Fernanda Marins


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

1º Seminário On-line de Inovação e Criatividade do CEAPE acontece nesta quinta (21/05) às 16h:00


O CEAPE realizará o 1º Seminário On-line de inovação e Criatividade direcionado para os seus estudantes.

O evento será gratuito, obrigatório e certificará os participantes, contribuindo para a melhoria do currículo de todos e agregando ainda mais conhecimento para obtenção de êxito na carreira profissional.

Fique atento, Estudante CEAPE! Esse evento será oferecido para todas as Unidades e Núcleos Educacionais CEAPE. Portanto, se organiza e reserva essa data: 21/05 às 16h.

Não sabe como se inscrever?

Então acessa o link: https://www.sympla.com.br/1-seminario-on-line-de-inovacao-e-criatividade-do-ceape__857395

Adquire seu ingresso, preencha o formulário e garanta já a sua vaga!

Esperamos por todos vocês!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Rita -  cood. do curso técnico de Petrolândia

Médico de 49 anos morre com Covid-19 no Recife


O ortopedista Homero Rodrigues, de 49 anos, foi mais um dos profissionais de saúde que morreu com Covid-19 em Pernambuco. O diagnóstico da doença foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde. O médico, que atuava na rede pública e privada do estado, ficou 26 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e faleceu no domingo (17), segundo a mulher dele, a médica Cristiane Santos.

A viúva fez uma postagem nas redes sociais, na segunda-feira (18), contando sobre o falecimento do marido, no Recife. Homero Rodrigues deixou dois filhos, de 7 e 17 anos. Ao G1, através de mensagem, ela relatou que o corpo do marido foi cremado.

“Ele partiu, generosamente, numa madrugada chuvosa de sábado para o domingo. Levou no coração uma legião de amigos e admiradores. Homero você foi um soldado da saúde, abatido em batalha, na linha de frente da Covid -19”, escreveu Cristiane nas redes sociais.

Cristiane contou que os primeiros sintomas apareceram em 16 de abril. “Era conjuntivite [bem raro]”, relatou a viúva ao G1. Ainda segundo ela, no mesmo dia, Rodrigues fez um exame para constatar a Covid-19, que só teve resultado cinco dias depois.

No dia 19 de abril, outros sintomas começaram a surgir, como febre e tosse. Um dia depois, ele foi internado. O quadro de saúde foi piorando, até que ele foi para a UTI. “Foram 26 dias de UTI e, apesar de todos os esforços , o perdemos”, lamentou.

A médica também agradeceu aos médicos do Hospital Português do Recife, que cuidaram de Homero e escreveu uma despedida. "Entrego a ti, Pai celestial, os despojos mortais do meu amado marido , companheiro de jornada terrena, amigo, conselheiro, pai dos meus filhos. Até breve !", afirmou nas redes sociais.

Homero Rodrigues era ortopedista e, entre outros locais, trabalhava há dez anos no Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho. Por meio de nota, o Conselho Regional de Medicina em Pernambuco (Cremepe) lamentou a morte de Homero Rodrigues. A entidade resumiu a trajetória do profissional.

“Natural de Penápolis (SP), fez residência médica em ortopedia no Hospital Servidor Municipal de São Paulo e passou a atuar em Pernambuco desde 2003, onde passou pelo Hospital Dom Helder Câmara, Hospital Memorial São José entre outros serviços”, informou o Cremepe.

O conselho também ressaltou o trabalho dele no Instituto Pelo Bem, uma instituição que trabalha com pessoas vulneráveis. Nas redes sociais, a organização também lamentou a morte do médico.

Por G1 PE

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta terça-feira, 19 de maio; veja lista


Mudam de idade hoje (Terça-feira 19 de maio de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Ilza Lima, Clau Alves , Jose de França, Taynara Novaes, Elias Thomé , Davi Oliveira, Patrícia Morais , Italo Spindola, Fabiano Matias, Cristiano Soto, Kézia Laíza, Alex Sandro Freire, Suely Brandão , Luiz Carlos Gomes, DjJunior MMusic e Ana Denise
Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Auxílio Emergencial [COMEÇA HOJE]: Caixa paga nesta terça 1ª parcela para novos aprovados nascidos em janeiro


A Caixa Econômica Federal (CEF) começa a pagar nesta terça-feira (19) a primeira parcela do Auxílio Emergencial para um novo grupo de pessoas aprovadas para receber o benefício. Os primeiros a receber, já nesta terça, serão os trabalhadores nascidos nascidos em janeiro.

Os pagamentos vão até 29 de maio, em dias escalonados por mês de nascimento (veja o calendário mais abaixo). Até o final dos pagamentos, serão creditados R$ 5,3 bilhões a mais de 8,3 milhões de pessoas. Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Também nesta terça, o banco credita a segunda parcela do auxílio para 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família cujo NIS é terminado em 2. Já os trabalhadores que estão no Cadastro Único e não recebem o Bolsa Família, assim como os que se inscreveram no Auxílio Emergencial através do site ou aplicativo, começam a receber a parcela apenas na quarta-feira (20).

Veja calendário da 2ª parcela

Primeira parcela para novos aprovados

A primeira parcela para esse novo grupo será creditada na conta escolhida pelo beneficiário, da forma como receberam os primeiros beneficiários: nas contas da Caixa, na Poupança Social Digital ou em contas de outros bancos. Esses beneficiários também poderão fazer o saque em espécie do auxílio na data da liberação.

Veja como ficou o calendário de pagamento da 1ª parcela para novos aprovados:

19 de maio (terça): nascidos em janeiro
20 de maio (quarta): nascidos em fevereiro
21 de maio (quinta): nascidos em março
22 de maio (sexta): nascidos em abril
23 de maio (sábado): nascidos em maio, junho ou julho
25 de maio (segunda): nascidos em agosto
26 de maio (terça): nascidos em setembro
27 de maio (quarta): nascidos em outubro
28 de maio (quinta): nascidos em novembro
29 de maio (sexta): nascidos em dezembro

Calendário da 2ª parcela

O calendário do pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial começou na de segunda-feira (18) e seguirá até 13 de junho. O calendário da terceira parcela, que estava prevista para maio, continua sem definição.

O calendário da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril. O governo não informou quando vai pagar a segunda parcela para quem receber a primeira depois desta data.

São 3 calendários:

um para recebimento em poupança social
um para saque em espécie para beneficiários do Bolsa Família
um para saque em espécie para poupança social e transferência de recursos

Segundo portaria sobre o calendário, assinada pelo ministro Onyx Lorenzoni, quem recebeu a 1ª parcela até 30 de abril receberá o crédito da segunda parcela em poupança social digital a partir de quarta-feira (20), de acordo com a data de nascimento - mesmo para os trabalhadores que receberam a primeira parcela em outra conta bancária.

Inicialmente, os recursos estarão disponíveis apenas em na poupança social digital para movimentações digitais: pagamento de contas, de boletos e realização de compras por meio de cartão de débito virtual. Os saques em espécie para esse público poderão ser feitos só a partir de 30 de maio, também de acordo com a data de nascimento.

Para quem recebe o Bolsa Família, o calendário é diferente. Os beneficiários vão receber nas mesmas datas e da mesma forma em que recebem esse benefício, nos últimos 10 dias de maio.


Por G1

Deputado federal Luiz Lauro Filho morre aos 41 anos


O deputado federal Luiz Lauro Filho (PSDB), de 41 anos, morreu nesta segunda-feira, 18, em Campinas, após sofrer um ataque cardíaco. Ele chegou a ser internado, passou por procedimento cirúrgico, mas não resistiu.

Formado em publicidade, o político foi vereador de Campinas de 2013 a 2015. Na Câmara, cumpria seu segundo mandato como deputado federal.

O parlamentar era filho do ex-deputado Federal Luiz Lauro e sobrinho do atual prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

"Luizinho, como era conhecido, era muito alegre e expansivo. Deixa muita saudade. Peço a oração de todos, em especial para meu irmão Luiz Lauro. Perder um filho é uma dor imensurável. Se possível, em suas orações, peça a Deus que dê consolo a ele e a toda a família", relatou Donizette em nota sobre o falecimento do sobrinho.

Em nota assinada pelo líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio, a bancada do partido manifestou tristeza pelo falecimento do parlamentar.

"Era admirado por toda a Câmara desde seu primeiro mandato, de 2015 a 2019, pela sua gentileza, entusiasmo e espírito participativo", relatou Sampaio.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também prestou solidariedade aos familiares e amigos do deputado pelas redes sociais. "Estou muito triste", escreveu.

Por Correio Braziliense

Petrolândia: Comercial Lambu avisa que chegou nova remessa de nebulizador elétrico


A Comercial Lambu, localizados em Petrolândia na Av. Marques de Olinda, Nº 18 – Centro de Petrolândia (em frente ao clube Velho Chico), avisa que chegou nova remessa de nebulizador elétrico. Aproveite!

Visite a Comercial Lambu e conheça toda a linha de produtos para tornar a produção rural mais eficiente, com foco na irrigação.

Comercial Lambu - soluções para o homem do campo e da cidade!

Saiba mais no site da empresa: http://grupolambu.com.br/ComercialLambu/

Transcione Viagens transporta encomendas Petrolândia/São Paulo todas as semanas

Escritório da Transcione Viagens e Turismo de Petrolândia fica localizado na Rua São Francisco

Com paralização momentânea de transporte de passageiros por causa do isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus, Transcione Viagens e Turismo - empresa que faz a linha Petrolândia/São Paulo, avisa que os transportes de encomendas São Paulo/Petrolândia / Petrolândia/São Paulo continuam normalmente.

O caminhão de carga da Transcione sai para São Paulo todos os sábado, com saída em frente sede da empresa, na rua São Francisco, 74 - Centro de Petrolândia.

O retorno de São Paulo para Petrolândia acontece às terças-feiras, com saída do escritório da empresa, situado na rua Uruguaiana, no Brás.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Transcione Viagens e Turismo

Homicídio em Petrolândia registrado pela 4ªCIPM no Projeto Barreiras


De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nessa segunda-feira (18) um corpo já em óbito, já iniciando o estado de decomposição, foi encontrado no Projeto Barreiras com aparentes sinais de perfurações por arma de fogo.

Foi feito o isolamento do local e acionada a Policia Civil local que chegou juntamente com o IC. Foi confeccionado o B.O e entregue na DPC. O corpo foi removido do local pela Polícia Civil, com apoio da Funerária PAM.

Projeto Barreiras - 8h - Ednaldo João do Nascimento - 33 anos - 18/05/20

.INFORMAÇÃO - SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo
Foto/Divulgação internet

Petrolândia: 18 de maio, Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual - Por: Dr Fábio Lopes Pré Candidato a Vereador


Por Dr Fábio Lopes
Pré Candidato a Vereador por Petrolândia

18 de maio, Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Dados do disk  100 mostram que só no ano passado foi registrado um total de 17.093 denúncias de violência sexual contra menores de idade. Só nos primeiros meses deste ano, o governo federal registrou 4,7 mil novas denúncias. Não podemos nos omitir enquanto nossas crianças e adolescentes sofrem calados. Diga não ao abuso e à exploração sexual. Não tenha medo! Denuncie por meio do disk 100 ou procure o Conselho Tutelar de suas respectivas cidades.

Vídeo abaixo

Em nota, prefeitura diz que Lacen alterou 03 resultados positivos para negativos em pacientes de Paulo Afonso-BA

Cidade de Paulo Afonso (BA) - foto/Divulgação internet

A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, através de sua secretária de saúde, vem esclarecer informações divulgadas no Boletim Epidemiológico do dia 15/05/2020:

“Informamos que o laboratório LACEN (SALVADOR) detectou em sua base de dados um problema técnico referente a 03 resultados (PCR) de pacientes do município de Paulo Afonso. As amostras em questão chegaram à base de dados municipal com resultados Positivo/ Detectável para SARS-CoV-2 (Novo Coronavírus), porém no dia 16/05/2020 o LACEN (SALVADOR) altera esses resultados no sistema para Negativo/ Não Dectátavel.

Diante desta situação a equipe técnica da Secretaria de Saúde, solicita de imediato ao laboratório do Estado esclarecimentos oficiais sobre o ocorrido, pois o mesmo é responsável pela analise e liberação dos resultados, deste modo aguardamos a justificativa oficial do serviço.

Em relação aos pacientes afetados com este equivoco, já foram devidamente avisados e receberam as explicações referentes à real situação e continuam monitorados até que todos os fatos sejam esclarecidos definitivamente.

Com isso, informamos que o nosso Boletim Epidemiológico de hoje será retificado e atualizado corretamente, e nos colocamos a disposição da população e demais veículos interessados para eventuais esclarecimentos. A Prefeitura destaca que mantém suas equipes trabalhando atentamente no enfrentamento da pandemia COVID-19.

Segundo o Boletim Epidemiológico Covid-19 Bahia desta segunda-feira, dia 18 de maio, divulgado de Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), Paulo Afonso registrou 12 casos positivos para o novo coronavírus, porém, falta a confirmação oficial da prefeitura.

Por PA4.COM.BR

30 anos depois, Collor pede desculpas por confisco de poupanças

Ex-presidente Collor tomou posse em 1990 — Foto: AE

O ex-presidente Fernando Collor usou o seu Twitter nesta segunda-feira (18) para pedir desculpas pelo confisco da poupança realizado no seu governo.

O confisco da poupança foi anunciado em 16 de março de 1990, um dia depois da posse do ex-presidente, como uma das medidas do novo governo para derrubar os 80% de inflação ao mês.

"Acreditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir perdão a todas aquelas pessoas que foram prejudicadas pelo bloqueio dos ativos", escreveu Collor em seu perfil no Twitter.

Entre infartos, falências e suicídios: os 30 anos do confisco da poupança

Em 2010, o ex-presidente já havia se desculpado pelo bloqueio dos recursos na poupança.

Além de confiscar a poupança, o plano de econômico do ex-presidente batizado de Brasil Novo também incluía a troca da moeda de cruzado novo para cruzeiro, o congelamento de preços e salários, além da redução do número de estatais e funcionários públicos.

As medidas adotadas por Collor provocaram um colapso na economia em 1990. Naquele ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do país despencou 4,35%.

Atualmente, Collor exerce o segundo mandato de senador por Alagoas. Nas últimas semana, ele tem assumido uma postura mais ativa e participativa nas redes sociais.

"Tem muita gente falando pelas redes sociais do “Novo Collor”. Novo nada, sou eu mesmo. A interatividade é uma oportunidade para desmistificar fatos importantes da minha trajetória', escreveu o ex-presidente no domingo (17).

Acusado de chefiar um esquema de corrupção, Collor renunciou à Presidência em dezembro de 1992.

Por G1