sábado, 25 de maio de 2019

Protesto contra construção de usina nuclear em Itacuruba ocorrerá nos dias 15 e 16 de junho

De acordo com o coordenador das Pastorais Sociais da Diocese Floresta e presidente da Pró-Vida, padre Luciano Aguiar, a manifestação começa no dia 15 de junho/2019 com uma caminhada saindo de Mirandiba para Carnaubeira da Penha. Na chegada haverá um ato público. Em seguida, o grupo segue para Floresta (Foto: Assis Ramalho/BlogAR).

Padre Luciano e Dom Fernando

Pastorais sociais da Diocese Floresta, Associação Pró-Vida, Conselho Indigenista Missionário e a Comissão Pastoral da Terra do Regional NE2 realizam nos dias 15 e 16 de junho um protesto contra a construção de uma usina nuclear em Itacuruba. O movimento ocorrerá nos municípios de Mirandiba, Carnaubeira da Penha, Floresta e Itacuruba.

De acordo com o coordenador das Pastorais Sociais da Diocese Floresta e presidente da Pró-Vida, padre Luciano Aguiar, a manifestação começa no dia 15 com uma caminhada saindo de Mirandiba para Carnaubeira da Penha. Na chegada haverá um ato público. Em seguida, o grupo segue para Floresta.

Na madrugada do dia 16, os manifestantes partem da ‘Terra dos Tamarindos’ para Itacuruba, onde ocorrerá a culminância do protesto, das 10h às 15h. Diversas lideranças religiosas, indígenas e populares irão se pronunciar contra o projeto de construção da usina no município.

Nessa quarta-feira, 22, os organizadores da manifestação pediram apoio ao arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Expressaram preocupação com os impactos socioambientais que podem ser gerados pela instalação da usina em Itacuruba. Dom Fernando garantiu contribuir, promovendo um diálogo entre os manifestantes, representantes do empreendimento e do Governo de Pernambuco, para que detalhes do projeto sejam esclarecidos.

Via Blog Alvinho Patriota

Petrolândia: Ex-vereador Zildo Rodrigues morre aos 75 anos; sepultamento será amanhã às 16h no Cemitério local


Nota de Falecimento:

É com muito pesar que Joilton Pereira, sua Mãe Beta, sua irmã Zilmar Rodrigues e demais familiares comunicam o falecimento do Sr. ZILDO RODRIGUES DE ALMEIDA (ex-vereador), ocorrido hoje no Hospital Municipal . Zildo é pai de Joilton Pereira, atual presidente da Câmara Municipal de Petrolândia.

Seu corpo estará sendo velado em sua Residência na Avenida Barreiras, próximo à Escola Jatobá.

O velório terá continuidade na Câmara de Vereadores de Petrolândia, a partir das 8:00 horas da manhã, momento em que sera realizada uma homenagem póstuma pela sua brilhante atuação quando Vereador do município, saindo as 16:00 horas, em cortejo para o cemitério local.

Desde já, agradecemos a este ato de fé e caridade Cristã.

Informação: Joilton Pereira

Vereador Joilton Pereira ao lado do pai em 1º de janeiro/2019, dia em que foi empossado presidente da Câmara Municipal de Petrolândia


Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Petrolândia: Audiência pública sobre a reforma da previdência é realizada na Câmara Municipal

O ato foi convocado pelo Sindicato rural e Sindicato dos Trabalhadores em educação SINTEPE

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (24/05/2019), na câmara de vereadores de Petrolândia, audiência pública sobre a reforma da previdência.

O ato foi convocado pelo Sindicato rural e Sindicato dos Trabalhadores em educação SINTEPE.

Professor Daniel Filho coordenou os trabalhos que contou com as palestras de Fabiano Araújo de Moura (secretário de comunicação da CUT), Adimilson Nunis (diretor de política agrícola da FETAPE) e o deputado estadual pelo PT Doriel Barros.

Registraram presença ainda Sheila Oliveira (assessoria do deputado federal Carlos Veras), Paulo Rocha (presidente da CUT Pernambuco).

A audiência gerou como encaminhamentos a criação de uma comissão envolvendo os sindicatos, movimentos sociais e vereadores que viabilizem articulação política entre a comissão e a prefeita junto aos deputados e senadores votados na região para votarem CONTRA a reforma da previdência.

Encaminhou ainda, via poder legislativo do município, pedido de moção de repúdio a MP 871 E A PEC 06/19 aos senadores e deputados federais por Pernambuco ao presidente Jair Bolsonaro, ministro Paulo Guedes e à prefeita do município.

Cerca de cem pessoas compareceram à audiência.

Fotos > Audiência pública em Petrolândia sobre a reforma da previdência

Ver abaixo, vídeo e fotos




Por Daniel Filho
Fotos: Assis Ramalho/Daniel Filho
Vídeo: Assis Ramalho/BlogAR

Justiça eleitoral cancela 2,4 milhões de títulos


A Justiça Eleitoral cancelou 2.486.495 títulos de eleitores em todo o país e no exterior, por ausência nas três últimas eleições consecutivas, segundo divulgou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta sexta-feira (24). As informações são da Agência Brasil.

Os dados podem ser acessados na área "Serviços ao Eleitor - Situação eleitoral - consulta por nome ou título". O eleitor também pode comparecer a qualquer cartório eleitoral com um documento de identificação com foto.
A maioria dos títulos cancelados está na Região Sudeste (1.247.066), seguido do Nordeste (412.652), Sul (292.656), Norte (252.108), Centro-Oeste (207.213) e 74.800 de eleitores residentes no exterior. Segundo o TSE, cada turno é contabilizado como uma eleição.

O estado de São Paulo lidera o número de cancelamentos, com 674.500 títulos cancelados; seguido do Rio de Janeiro, com 299.121; de Minas Gerais, com 226.761; do Rio Grande do Sul, com 120.190; do Paraná, com 107.815; e de Goiás, com 96.813.

Entre as capitais, a cidade de São Paulo (SP) também encabeça o ranking, com 199.136 documentos cancelados. Em seguida, estão o Rio de Janeiro (RJ), com 126.251; Goiânia (GO), com 39.841; Manaus (AM), com 36.372; Curitiba (PR), com 35.539; e Brasília (DF), com 35.063. A cidade de Belém, capital do Pará, teve apenas 12 títulos de eleitor cancelados.

Quem teve o título cancelado deverá pagar uma multa no valor de R$ 3,51 por turno faltante. Em seguida, poderá fazer a regularização da sua situação no seu cartório eleitoral, levando documento de identificação oficial original com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir.

A regularização do título eleitoral cancelado somente será possível se não houver nenhuma circunstância que impeça a quitação eleitoral, como omissão de prestação de contas de campanha e perda ou suspensão de direitos políticos, por exemplo.

O eleitor que teve o documento cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para inscrição, investidura e nomeação em concurso público; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado, entre outras.

Por: FolhaPress - FolhaPress

Petrolândia: Hospital Municipal realiza ações na Semana da Enfermagem



A Semana de Enfermagem em Petrolândia foi celebrada com uma programação muito especial. Dentre as atividades, na quinta-feira (23), foi realizado o momento Cuidando do Cuidador, no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, onde pudemos contar com atendimento médico, odontológico, nutricionista e cuidados com a beleza.

Já na sexta-feira (24), contamos com o momento de confraternização e aprendizagem, onde aconteceram as palestras com os temas: “Chamados para Cuidar”, com a pedagoga Luana Santos; “Citologia Cervical”, com o farmacêutico citologista Pedro Henrique Souza; e “Parada Cardiorrespiratória” realizada pelo médico Stephano Kelp's. Na ocasião foi realizado ainda o sorteio de brindes para os profissionais de enfermagem.

Por: Prefeitura Municipal de Petrolândia.



Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Morre no Rio de Janeiro atriz Lady Francisco


Morreu na tarde deste sábado, aos 84 anos, a atriz Lady Francisco. Ela estava internada no Hospital Unimed, no Rio de Janeiro, desde o início do mês. Ela foi hospitalizada no último dia 28 de abril após quebrar o fêmur ao se desequilibrar durante um passeio com seus dois cachorros e apresentou complicações após o tratamento para o acidente. Ela morreu em decorrência de falência de múltiplos órgãos.

Lady Francisco era o nome artístico de Leyde Chuquer Volla Borelli Francisco de Bourbon, nascida em Belo Horizonte, em 7 de janeiro de 1935. Atriz, produtora e diretora, Lady Francisco trabalhou em cinema TV e teatro.

Nos anos 1980 Lady viveu o auge de sua popularidade na TV. Em 1983, ela viveu seu papel mais conhecido na televisão: a manicure Gisela na novela “Louco Amor”, de Gilberto Braga. Em 1984 também teve grande destaque na novela “Transas e Caretas”, de Lauro César Muniz.

Lady Francisco deixa dois filhos, Oscar e Andrea. O enterro será no Rio de Janeiro.

Por IstoÉ

Petrolândia: Vereador Louro do Vidro dá boas vindas a chegada de unidade da Rede SAF ao município


Foi inaugurada em Petrolândia nesta sexta-feira (24), uma nova unidade da Rede SAF, plano que reúne assistência funeral e diversos outros benefícios aos seus segurados. Há 24 anos no mercado, a empresa está presente com filial em Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, e em 94 outras cidades.

A inauguração, conduzida pela apresentação do radialista e blogueiro pauloafonsino Ozildo Alves, foi prestigiada por empresários petrolandenses, amigos e políticos.

Em nome da Casa Legislativa de Petrolândia, o vereador e empresário Louro do Vidro deu boas vindas ao empresário Clebel Cordeiro, proprietário do empreendimento. Ver vídeo abaixo.




 
 

Veja também

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR

Em Petrolina, Ministro diz que governo federal estuda aluguel social no Minha Casa Minha Vida



O governo federal estuda implantar um "aluguel social", com tarifa acessível, para beneficiários do Minha Casa Minha Vida, afirmou nesta sexta-feira (24) o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. Ele esteve em Petrolina (PE) com o presidente Jair Bolsonaropara a inauguração de um conjunto habitacional pelo programa.

O aluguel social é uma modalidade na qual o governo paga para uma família manter um imóvel por um período determinado. Prefeituras e governos estaduais mantêm programas do tipo no país atualmente.

Pelas regras de hoje, os beneficiários do Minha Casa Minha Vida compram o apartamento por meio de financiamento, com subsídio de até 90% por parte do governo federal. "Em alguns casos, o aluguel social, a locação social, é o mais apropriado. Em outras, outras, a transferência do imóvel. Mas ainda é uma proposta que está sendo discutida e passará pelo crivo da sociedade, da Caixa Econômica [Federal] e do Ministério da Economia”, disse o ministro. "Não é que vai deixar de entregar casa para a população."

Patrulha dos Heróis: PM reformado Washington é homenageado com visita em Tacaratu


Policiais militares da reserva remunerada e reformados que, enquanto na ativa, protegeram os cidadãos, a sociedade e os bens públicos e privados no estado de Pernambuco estão sendo homenageados pelos relevantes serviços prestados, através de visitas interativas feitas pelo efetivo policial da ativa.

O Projeto PATRULHA DOS HERÓIS foi posto em prática pelo Major PM Rezende, subcomandante da 4ª CIPM-Petrolândia que viu as visitas como uma necessidade e uma forma de demonstrar a importância de cada um Policial Militar da Reforma, que não foram esquecidos e fazem parte das prioridades da instituição.

Ele destaca que graças a esses guerreiros, a Polícia Militar de Pernambuco é o que é hoje. E que esse resultado foi obtido com muita garra. Disse também o oficial que, infelizmente, para chegar no que está hoje, muitos policiais militares em serviço e no cumprimento do dever de proteger a sociedade perderam suas vidas.

RELATO da 4ª CIPM - 24 DE MAIO DE 2019, VISITA AO SGT RR WASHINGTON

Em cumprimento a ordem de serviço nº 089/2019, visando uma maior interação entre o efetivo policial da ativa e inativos, bem como, os familiares dos policiais que tombaram em serviço, estão sendo realizadas visitas aos militares reformados, como uma forma de demonstrar a importância de cada um e também, que não foram esquecidos e fazem parte das prioridades da instituição.

PM visitado: SGT RR WASHINGTON
EFETIVO  GTI 4031
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo
Vanguarda do Itaparica

Petrolândia: Prefeitura realiza manutenção da iluminação pública no Distrito Icó-Mandantes



A equipe de iluminação pública da Prefeitura não para. O Perímetro Irrigado Icó Mandantes, que é considerado o celeiro do município, vem recebendo manutenções na iluminação pública.

O perímetro conta com 16 agrovilas e já recebeu o serviço em 12 delas. Hoje é a vez da Agrovila 05.

"Recebemos a determinação da gestora Jane Souza de levar as melhorias na iluminação pública a todas as agrovilas e em breve estaremos concluindo mais esse trabalho", afirma o encarregado da equipe Gilmar Vieira.

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Comunidade Bom Pastor da Quadra 01 convida para Missa da Primeira Eucaristia, neste domingo às 16h


A Pastoral comunidade Bom pastor, na Quadra 01 de Petrolândia, convida todos a participarem da celebração da Missa da Primeira Eucaristia na Capela Bom Pastor, às 16:00 horas deste domingo (26).

Agradecemos a presença de todos.

Notícia relacionada

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Comunidade Bom pastor da Quadra 01 de Petrolândia

PEC das Emendas se transforma em pauta municipalista na ALEPE


Foto: Josué Júnior

Deputados, gestores municipais e representantes de prefeituras pernambucanas se reuniram nesta manhã na Assembleia Legislativa para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 04/2019, de autoria da Frente Parlamentar de Execução dos Orçamentos. Prefeitos se posicionaram a favor da aprovação do projeto, que, de forma escalonada, aumenta em 0,8% as emendas individuais parlamentares estaduais e cria a emenda de bancada com o percentual de 0,4.

Representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o prefeito do município de Moreno, Vavá Rufino, parabenizou ao colegiado pela iniciativa. Para ele, “instrumentos que sempre foram uma peça de ficção, onde se estrutura, se aprova, mas pouco se dá atenção ao que foi antecipadamente planejado e que precisa ser executado estão sendo deixados para trás. Com a PEC, o que está sendo feito é uma migração de práticas do velho poder para o novo poder, buscando um modelo de governança com participação ampla da sociedade para a construção do orçamento. Mantendo um diálogo entre os poderes Legislativo e Executivo”.

Barão de Cocais-MG: Deslocamento de talude de mina da Vale atinge 19 centímetros por dia



A movimentação do talude norte da mina de Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais (MG), subiu hoje (25) para 19 centímetros nos pontos mais críticos, de acordo com informações atualizadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A velocidade média de deformação em todo o talude norte atingiu 14,2 cm por dia.

A velocidade do deslocamento vem aumentando desde abril, quando o talude começou a se movimentar cerca de 5 cm por dia, ritmo que só se acelera desde então, segundo dados divulgados periodicamente pela ANM. Na quinta à noite, tal velocidade era de 16 cm nos pontos críticos.

De acordo com projeções divulgadas pela agência e pela Vale, empresa responsável pelo local, nesse ritmo o desabamento do talude norte na cava da mina estaria previsto para ocorrer até este sábado (25).

Petrolândia: Cantores Kailson Lima e Rogério Alves são atrações da festa deste sábado no Projeto Apolônio Sales




Blog de Assis Ramalho
 Informação: Léa, Zé Inaldo e Bengo

Petrolândia: Polícia Militar (4ª CIPM) realiza operação 'Maio Amarelo' para reduzir acidentes no trânsito no centro da cidade


De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nessa sexta-feira (24/05/2019), em cumprimento a ordem de serviço, das 09h00min até às 18h00min, foi realizada a operação maio amarelo. O objetivo dessa operação é voltado a população sobre a segurança e a prevenção aos acidentes de trânsito. Também foi realizada a operação carrossel duas rodas, que tem por objetivo efetuação de abordagens a pessoas e veículos, fato este que culmina no combate a prática de crimes e a diminuição no C.V.P e no C.V.L.I na Área da 4ªCIPM.

RESULTADOS DAS OPERAÇÕES:
(20) Notificações extraídas de acordo com o CTB.
(01) Motocicleta removida para o Pátio da Companhia
EFETIVO:
GTI - 4011

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araujo
Vanguarda do Itaparica

Petrolândia: Keven Vip & Natália Rocha (ex-banda Karisma) são atração deste sábado no Maria Fumaça, que faz seu FDS cada vez melhor


Keven Vip & Natália Rocha (ex-banda Karisma) são as grandes grande atração deste sábado (25/05/2019) no Bar e Restaurante Maria Fumaça, localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, a partir das 21h00.

Excelente cardápio e boa música na Orla de Petrolândia, você desfruta no cada vez melhor Maria Fumaça, organização de Pedrinho e família.

Confira as outras atrações do Maria Fumaça para este domingo (26)

Edy Ferreira (13h00) e Eduardo Barbosa & Forró Estilizado (17h00)

Contato: 87 3851-0376
Acompanhe no Instagram @mariafumaca.oficial

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça

Governo de Pernambuco e Fetraf discutem fortalecimento da Agricultura Familiar


Foto: Edilson Júnior/SDA

Em encontro realizado no Palácio do Campo das Princesas, nesta sexta-feira (24), o Governo do Estado e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Pernambuco (Fetraf-PE) discutiram ações para o fortalecimento da agricultura familiar. Representando o governador Paulo Câmara, que precisou cumprir agenda em Petrolina, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, o secretário executivo de Articulação da Secretaria da Casa Civil, Eduardo Figueiredo, e o secretário executivo de Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Diego Pessoa, receberam a comitiva da federação.

Entre as demandas apresentadas, como parte da Jornada de Lutas da Agricultura Familiar, estão acesso ao crédito fundiário, investimento em infraestrutura hídrica, assistência técnica rural, apoio para comercialização de produção, desenvolvimento de projetos e irrigação, alteração no programa Chapéu de Palha e acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) – esses últimos ligados, respectivamente, às secretarias de Planejamento e Gestão e de Educação.

Ação ambiental barra construções irregulares em área de Mata Atlântica, em Abreu e Lima


Fiscalização em Caetés II, Abreu e Lima, reuniu equipes da CPRH, Cipoma, Depoma, Celpe e Marinha (Foto: Arquivo CPRH)

Um desmatamento para tentativa de construções (ocupações) irregulares em área de cerca de quatro hectares no bairro de Caetés II, em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife, de remanescentes de Mata Atlântica, foi constatado e combatido, esta semana, em uma fiscalização ambiental conjunta. A ação, na quarta e quinta (22 e 23), destruiu cercas que demarcavam 23 lotes irregulares, muros e plantios, derrubou ocupações (ainda sem moradores), apreendeu materiais de construção e realizou 23 desligamentos de ligações clandestinas (macacos). A Prefeitura do município sofrerá autuação da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para que promova o reflorestamento da área.

A ação foi motivada por uma denúncia feita ao Ministério Público de Abreu e Lima, dando conta da movimentação e desmatamento na região. Pela legislação, áreas de Mata Atlântica têm proteção especial para fins de preservação. Participaram equipes da CPRH, da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma, Polícia Militar), Delegacia do Meio Ambiente (Depoma, Polícia Civil) e Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) . Uma equipe da Marinha, que vem reforçando a parceria com a CPRH em ações conjuntas no Parque dos Manguezais, no Recife, também esteve presente.