19 abril 2020

Prefeitura de Petrolândia parabeniza todos os Índios pelo seu dia


Parabéns a todos os índios pelo dia de hoje - 19 de abril - em especial os Índios Pankararus que fazem parte do nosso município e merecem todo o nosso reconhecimento pelo cuidado com a natureza e todo o nosso respeito, não só hoje, mas todos os dias.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Boletim de domingo [Covid-19-PE] :Sobe para 216 o número de mortos pelo coronavírus em Pernambuco


A Secretaria Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, neste domingo (19), que mais 11 pessoas morreram no Estado vítimas do novo coronavírus. Com isso, o número total de óbitos pela doença subiu para 216. Agora, Pernambuco totaliza 2.459 casos confirmados da covid-19.

As novas mortes confirmadas laboratorialmente ocorreram entre os dias 13 e 18 de abril, sendo as vítimas seis homens e cinco mulheres com idades entre 19 e 97 anos.

Curados

De acordo com a SES-PE, a quantidade de pessoas curadas da doença subiu para 96 neste domingo (19).

Vagas de UTIs

Nesse sábado (18), o governador de Pernambuco Paulo Câmara destacou a importância da oferta de novas vagas de UTIs, entregues esta semana. Com a entrada em operação do antigo Hospital Alfa em Boa Viagem e a abertura de novas vagas na Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda, essas unidades se juntam ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz como principais centros de referência no Estado para tratar os pacientes da Covid-19. No total, o estado já disponibilizou 564 leitos, sendo 270 de UTI.

Por Diário de Pernambuco
JC

Inajá-PE: Leonardo Martins celebra a importância da cultura indígena


19 de Abril — Dia do Índio

É impossível planejar o futuro de Inajá, sem pensar nas pessoas que fizeram e fazem a nossa história. Parabéns aos povos indígenas da nossa terra. #LeonardoMartins #Inajá #DiaDoÍndio.

Por que celebrar o Dia do Índio?

A celebração do Dia do Índio tem como propósito também a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente americano

Leonardo Martins

Após troca de tiros, polícia recupera carga roubada na BR 232, entre Sertânia e Flores, no Sertão de Pernambuco





Dois caminhões carregados com caixas de remédios roubados foram recuperados neste sábado (18), em uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal(PRF) e Polícia Militar (PM), na BR 232, em Sertânia e Flores, no Sertão de Pernambuco. Os veículos haviam sido roubados por homens armados em dois carros adulterados.

Agentes da PRF receberam informações sobre os crimes e solicitaram apoio da Polícia Militar para localizar os caminhões. O primeiro veículo foi encontrado no quilômetro 312 da rodovia, em Sertânia, e o outro foi encontrado em uma estrada de terra, próximo ao quilômetro 356, em Flores.

Quando os policiais militares localizaram o segundo veículo, os assaltantes estavam transferindo a carga para um terceiro caminhão com registro de roubo. Os criminosos atiraram na viatura e correram para a vegetação, mas toda a carga foi recuperada.

Os motoristas dos veículos estavam sendo mantidos reféns dentro do baú do segundo veículo. No local, foram encontrados os dois carros utilizados no roubo, ferramentas, dois rádios comunicadores e um jammer, dispositivo utilizado para bloquear o sinal do rastreador do caminhão.

Os veículos foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Custódia e os proprietários foram ao local, para reaver os caminhões e a mercadoria.

Por Farol de Notícias
Com fotos e informações da PRF

Petrolândia: Veja as 20 notícias mais acessadas da semana do Blog de Assis Ramalho


Neste domingo - 19 de abril de 2020, o Blog de Assis Ramalho agradece aos milhares de acessos da semana, e publica a relação das 20 notícias mais lidas no período de 12 a 18/04/2020 [de domingo a sábado]. veja abaixo

Petrolândia: Serviço de formatação em domicílio por preço acessível e rápido é com Cássio Jhonny


Seu computador está lento? Travando ou com vírus e não pode sair de casa? Agora você pode contar com os serviços de Cássio Jhonny, facilitando sua vida com um trabalho de qualidade sem que você precise sair de casa, serviço de formatação, limpeza, instalações de programas e melhoramento de desempenho, tudo isso por um preço acessível e rápido.

Entre em contato pelo telefone (87) 99612-9879 e garanta o melhor da cidade com qualidade e segurança.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Bacia dos Sertões de Crateús (CE) tem maior recuperação hídrica em 2020 - Após quase uma década de seca severa, três dos 10 reservatórios que compõem a Bacia estão sangrando

O Açude Colina, em Quiterianópolis, é um dos 33 reservatórios que estão sangrando no Estado

Com uma recarga de aproximadamente 300 milhões de metros cúbicos de água, a Bacia dos Sertões de Crateús registrou até agora, em termos percentuais, a maior recuperação hídrica do Ceará neste ano. Após quase uma década de seca severa, três dos 10 reservatórios que compõem a Bacia estão sangrando e a maioria recebeu aporte importante para garantia hídrica das cidades abastecidas. Com essa melhoria, possibilitada pelos bons volumes pluviométricos dos meses iniciais de 2020, mais de 250 mil cearenses, que vivem em nove municípios atendidos pela Bacia, foram beneficiados.

A Bacia iniciou o ano com acúmulo de apenas 5,4%, volume que saltou para 44,46% até ontem (18), conforme dados da Cogerh. O último ano com boas chuvas na região havia sido 2009.

"Nós chegamos a ter, na Bacia, só 1,7% ao fim de uma quadra chuvosa, em 2017. Neste ano, nós estamos com 44,4%, o que representa quase metade da capacidade e isso é muito animador", avalia Bruno Rebouças, diretor de Operações da Cogerh.

Apesar disso, o representante adverte que a situação precisa ser analisada com cautela e a longo prazo. "Temos que observar que vivemos em uma região semiárida, e que um dos aspectos mais relevantes nesse contexto é justamente a má distribuição da chuva no tempo e no espaço", aponta. Exemplo disso é o Açude Barra Velha, em Independência, que segue com volume morto, com menos de 1% da capacidade. Hoje, o Município depende da transferência de água dos reservatórios Cupim e Jaburu II, também na Bacia dos Sertões de Crateús.

Aporte

Os reservatórios Barragem do Batalhão e Carnaubal, ambos localizados no município de Crateús, e o reservatório Sucesso, em Tamboril, excederam sua capacidade e permanecem sangrando desde março. Além deles, o Colina, em Quiterianópolis, também está sangrando, conforme dados da Cogerh. No início do ano, os quatro reservatórios estavam com volume em 30,20%, 4,39%, 54,24% e 44,23%, respectivamente. O bom aporte destes quatro açudes beneficia diretamente mais 118 mil habitantes das cidades acima mencionadas.

Cenário semelhante

A Bacia do Banabuiú, também localizada na Mesorregião do Sertão Central, que historicamente recebe as menores precipitações do Estado, igualmente acumulou recarga importante neste ano. "Iniciamos 2020 com 155 milhões de metros cúbicos e tivemos um aporte de pouco mais de 96 milhões, o que é muito significativo", ressalta Paulo Ferreira, gerente regional da Cogerh em Quixeramobim. "Isso se deu em várias regiões da bacia, o que possibilitou que açudes que estavam com volume morto ou completamente secos desde 2015 voltassem a ter recargas".

Neste cenário, o gerente destaca quatro reservatórios. "O Vieirão, que abastece Boa Viagem, estava seco no início do ano e teve aporte de 2,870 milhões de metros cúbicos. Outro que estava completamente seco era o Serafim Dias, que abastece Mombaça, hoje, próximo a 1 milhão/m³. Também o Pedras Brancas, que abastece Quixadá e Quixeramobim, que estava com 35 mi e agora conta com 45 mi", detalha.

Mesmo diante das boas recargas, Bruno Rebouças diz que ainda não é momento para deliberar o uso da água para agricultura. Ele cita, novamente, o histórico de baixos volumes na região e explica que é preciso chegar ao fim da quadra chuvosa para decidir sobre a utilização do líquido.

"Passado este período, os comitês de bacia deliberam sobre o uso da água e como ela vai ser distribuída para atender os usos múltiplos, sempre priorizando o abastecimento humano", destaca Rebouças.

O objetivo destes encontros semanais é preservar e otimizar a água nos açudes do Ceará.

Por Diário do Nordeste

Barragem de Sobradinho, no rio São Francisco, beira 90% do volume útil


O Aproveitamento Hidrelétrico de Sobradinho, localizada na Bahia e instalada no rio São Francisco, a cerca de 40 km de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, começou o final desta semana (18 de abril) beirando 90% da sua capacidade, de acordo com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

A previsão da Chesf é de que o volume útil do reservatório atinja 87,64% neste sábado (18) e 88,11% neste domingo (19). Quanto a defluência, que é a quantidade de água liberada, está com vazão de 1.600m³/s (metros cúbicos por segundo). Regularmente, a vazão é de 2.060 m³/s.

De acordo com o diretor de operações da Chesf, João Henrique Franklin, a causa do aumento de volume foram as chuvas deste último período úmido. "Desse último ciclo, que começou em novembro de 2019 e está encerrando em maio de 2020, nós não podemos reclamar, foi um período de muita chuva, o que possibilitou acumulação", destacou. A última vez que o reservatório ultrapassou 80% foi em 2012.

No dia 1º, a usina hidrelétrica de Sobradinho começou a operar pela primeira vez sem limite máximo para vazão de água liberada em um mês de abril desde 2013. No último mês, também foi a primeira vez que o maior reservatório da bacia do rio São Francisco entrou na faixa de operação Normal — quando o volume útil está entre 60% e 100% — desde 1º de maio de 2019, quando as atuais regras operativas das barragens das principais hidrelétricas da bacia entraram em vigor. Em 31 de março, a barragem acumulava 73,98% de seu volume útil.

A resolução nº 2.081/2017 da Agência Nacional de Águas (ANA) diz que Sobradinho tem três faixas de operação: Normal (quando o volume útil está acima de 60% até 100%); Atenção (acima de 20% até 60%); e Restrição (até 20%). Na faixa de operação Normal, a defluência mínima média diária é de 1.100 m³/s na hidrelétrica de Xingó (AL/SE) e de 800 m³/s em Sobradinho. Ambos os reservatórios ficam liberados de um teto para liberação de água.

No início da semana, em alguns locais como a Ilha do Rodeadouro e a Ilha do Fogo, entre as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), moradores relataram ao NE10 interior que os balneários já estavam cobertos pelas águas do Velho Chico.

O ambientalista Victor Flores comemora as boas notícias: "Isso tudo traz uma satisfação enorme para o nordestino, para o povo do semiárido, para ver o rio cheio novamente". Para ele, porém, é preciso ficar alerta com relação à qualidade da água que está chegando em Três Marias, já que o rio de lá é um dos principais afluentes do São Francisco.
Barragem de Sobradinho

O Aproveitamento Hidrelétrico de Sobradinho está instalada no São Francisco, principal rio da região nordestina, com área de drenagem de 498.968 km2 , bacia hidrográfica da ordem de 630.000 km2, com extensão de 3.200 km, desde sua nascente na Serra da Canastra em Minas Gerais, até sua foz em Piaçabuçu/AL e Brejo Grande/SE.

A Usina está posicionada no rio São Francisco a 748 km de sua foz, possuindo, além da função de geração de energia elétrica, a de principal fonte de regularização dos recursos hídricos da região, segundo a Chesf.

O reservatório de Sobradinho tem cerca de 320 km de extensão, com uma superfície de espelho d'água de 4.214 km2 e uma capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos em sua cota nominal de 392,50 m, constituindo-se no maior lago artificial do mundo, garantindo assim, através de uma depleção de até 12 m, juntamente com o reservatório de Três Marias/CEMIG, uma vazão regularizada de 2.060 m3/s nos períodos de estiagem, permitindo a operação de todas as usinas da Chesf situadas ao longo do Rio São Francisco.

Rio São Francisco

O Velho Chico nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e chega à sua foz, no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, percorrendo cerca de 2.800km. O curso d'água passa por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

O São Francisco é o rio 100% nacional com maior extensão. A bacia possui 503 municípios e engloba parte do Semiárido, que corresponde a aproximadamente 58% desta região hidrográfica, que está dividida em quatro unidades: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco.

Por Katarina Moraes
Jornal do Commercio