sábado, outubro 20, 2012

Petrolândia: "O Trocador de Promessas", novo cordel de José Luiz da Silva

"O Trocador de Promessas" de José Luiz da Silva
(Foto: Lúcia Xavier)
O poeta José Luiz da Silva, ou Zé Luiz, lançou novo livreto de literatura de cordel, no último dia 15. O livreto, de número 104 trata tem como título "O Trocador de Promessas". 

Contatos com José Luiz:
J.L.Silva Produções
Rua Cláudio Alves da Silva, 69 - Petrolândia (PE)
Telefone: (087) 3851-0182 Celular: (087) 9906-7480
Poeta José Luiz da Silva na Praça dos Três Poderes(Foto: Lúcia Xavier/Arquivo)

Da redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Caminhada ao Mirante da Serrota

Estrada para a Serrota, ponto mais alto da cidade de Petrolândia (PE)
Clique na imagem para ampliar. (Fotos: Lúcia Xavier)
Pés de galinha, fraldas descartáveis e lixo jogados no curso d'água
Poste tombado pela erosão
Casa construída na encosta da Serrota, sob barreira
cortada e desprotegida.
Na tarde de 4 de outubro, dia consagrado ao padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, visitamos o Mirante da Serrota. Buscávamos contemplar a cidade do seu ponto mais alto, onde a imagem do santo protetor dos animais, defensor dos pobres e patrono da Ecologia, faz vigília.

Fotografamos o trajeto, percorrido a pé. Ainda há beleza a ser apreciada no caminho. Plantas, paisagens e o lago de Itaparica, em vários ângulos. Porém, há tantos indícios e resquícios de degradação ambiental que, ao final do passeio, a preocupação se tornou maior do que a satisfação da caminhada.

No caminho, encontramos muito lixo, inclusive dejetos orgânicos em decomposição, jogados nos cursos d'água que desembocam no lago. Encontramos muita terra nua, em grande áreas, favorecendo o assoreamento do lago e a desertificação do solo.

Além disso, o que percebemos durante nossa rápida visita ao Mirante, São Francisco testemunha há anos. A progressiva devastação da cobertura vegetal nativa, a poluição ambiental e a erosão estão corroendo a Serrota.

Felizmente - para alguns -, nossa região tem recebido poucas chuvas. Fosse a cidade lavada frequentemente por grandes precipitações, a deterioração das encostas da Serrota estaria em nível mais crítico do que se encontra atualmente. Ou muito provavelmente já teria havido um deslizamento de terra, com possíveis vítimas nas encostas, onde casas foram construídas.

O deslizamento das encostas do morro é iminente, na face voltada para a cidade. Todas as condições para isso estão presentes no local: lixo em grande quantidade, veredas abertas na vegetação, solo erodido, ocupação desordenada, corte de barreiras, queimadas e devastação da cobertura vegetal. Falta apenas um grande fluxo d'água para o desastre. Como sinal de alerta, um dos postes na encosta do morro cedeu à movimentação da terra e está penso, sustentado pelos fios. A situação de crescente perigo faria tremer o santo, na altura em que está colocado, não fosse ele de granito.

Talvez, em futuro não muito distante, São Francisco de Assis desça da Serrota, numa aluvião, para nos ensinar, pessoalmente, as consequências de nossas agressões ao meio ambiente. Para que essa lição não seja necessária, as providências para recuperação das áreas degradadas têm que ser tomadas enquanto ainda houver tempo. Temos esperança que haja tempo e que ajam as autoridades competentes.

Para ver todas as fotos da nossa visita ao Mirante da Serrota, clique no atalho abaixo:
Clique>https://plus.google.com/u/0/photos/114906541770310634201/albums/5800595679072134097

Abaixo, vídeo com a música "Panorama Ecológico" de Erasmo Carlos, excelente fundo musical para esta matéria.

Reportagem e fotos: Lúcia Xavier
Vídeo: Youtube.com

Petrolândia: EREM Maria Cavalcanti consulta população na feira livre sobre usina nuclear

Foto: Roberto Oliveira
Foto: Roberto Oliveira
Fotos: Assis Ramalho
O plebiscito pedagógico sobre a construção de uma usina nuclear no Sertão de Itaparica, chegou à feira livre desta cidade na sexta-feira passada (19). A barraca do EREM Maria Cavalcanti Nunes foi instalada na feira livre, em frente ao Mercado Público. A população teve oportunidade, mais uma vez, de expor sua opinião.

Os alunos da EREM concluem o trabalho de pesquisa e percebem que, embora a maioria das pessoas expressem o voto contra, um valor expressivo dos votantes vota a favor. Nessa última enquete o resultado foi 28,5% a favor contra 71,5% desfavoráveis a construção desta matriz energética aqui no Sertão. 

A votação contou com apoio da Guarda Municipal e da Escola Municipal 06 de março, além da diretora da EREM Maria Cavalcanti Nunes, Maria Aparecida Ferraz. Compareceram à votação professores, alunos, feirantes, donas de casa, funcionários públicos, comerciários e comerciantes, entre outros.

Os professores Roberto Oliveira (EREM Maria Cavalcanti Nunes) e Cacá Reimax (PREVUPE e Escola Municipal 06 de Março) agradecem a participação de todos os envolvidos na pesquisa e afirmam que o próximo passo será a construção de um artigo científico de pesquisa, com o qual a população poderá ter um material de apoio sobre o tema, disponível também para todos os estudantes.

Para ver as fotos do plebiscito pedagógico na feira livre de Petrolândia, clique no atalho abaixo:

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Roberto Oliveira e Assis Ramalho

Cantor Leonardo vai encerrar carreira musical, diz assessora.

Leonardo em entrevista a Assis Ramalho(foto: Otávio Rogério/arquivo 
O cantor Leonardo vai encerrar gradualmente sua carreira musical, após quase 30 anos na estrada. Segundo disse ao UOL a assessoria de imprensa do sertanejo, ainda não há um prazo para o fim definitivo, mas acontecerá com uma diminuição no ritmo de shows.


O motivo da parada seria o cansaço do cantor, que deseja se dedicar mais à família. “Ele já está com quase 50 anos, faz muitos shows e quer passar mais tempo com a família”, confirmou nesta sexta-feira (19) Ede Cury, assessora de Leonardo e amiga da família.

A ideia de encerrar a carreira não é novidade. Há meses Leonardo já dizia que pensava em parar, e à revista "Tititi" ele contou que pretende fazer isso aos poucos. "Parar de uma vez eu não aguento, e sei que me faria uma falta lascada. Vou diminuir o número de shows", disse ele à publicação, reproduzida pelo jornal "Extra".
O acidente que seu filho, Pedro Leonardo, sofreu em abril também ajudou a tomar a decisão. "Depois do acidente com o Pedro, sofri uma baixa. Mesmo com o sucesso que tenho, dei uma baqueada na profissão. Minha ficha caiu, fiquei meio transtornado e percebi que a gente não vale nada nessa vida. Que estamos aqui e amanhã podemos não estar mais. Quero viver a minha vida, viajar, curtir os meus familiares, os amigos".

No final de setembro, o cantor também já havia dado indícios de que poderia abandonar os palcos durante uma entrevista no programa "Altas Horas", da Globo. "Estou um pouco cansado da estrada. Vou fazer 30 anos de carreira e a quantidade de shows que faço está um pouco pesada. Estou em um dilema: não sei se dou uma diminuída ou se paro de vez", disse ele, na ocasião.

Recentemente, o cantor enfrentou uma disputa jurídica entre seu escritório Talismã Music, e a cantora Paula Fernandes, com quem tem contrato assinado até 2014. No fim de agosto, ela entrou com pedido na Justiça para rescindir o contrato com a gravadora, que a representa desde 2008, para que pudesse administrar sua carreira através da empresa Jeito de Mato, da qual é uma das sócias. O pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Uol.com

Família Ferraz perde em Floresta mas elege três vereadores



Mesmo tendo perdido a disputa eleitoral pela prefeitura de Floresta, a família “Ferraz” emplacou três de seus membros na Câmara Municipal, cada um deles por um partido.

Foram eleitos Flavinho Ferraz (PR), Chichico Ferraz (PDT) e Dinho Ferraz (PSB).

Os dois primeiros integraram a coligação do candidato derrotado à prefeitura, Cacá de Afonso Ferraz (PDT) e, o segundo, da prefeita reeleita Rorró Maniçoba (PSB).

Já a família “Novaes” que rivaliza com os “Ferraz” há mais de um século elegeu apenas um vereador: Guilherme Novaes (PSD).

Com informações de Inaldo Sampaio