domingo, 18 de agosto de 2019

Petrolândia: No aniversário de 6 anos, João Lucas, que sonha em ser militar, e o avô Jota Santos recebem visita da Patrulha dos Heróis da PMPE


Na última quarta-feira (14), uma das notícias em destaque no Blog de Assis Ramalho foi a visita da Patrulha dos Heróis da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar-CIPM, sediada em Petrolândia, durante a festa de aniversário do pequeno João Lucas, que completava 6 anos no dia 13 de agosto. Neto e filho de militares, João escolheu a Polícia, profissão que ele também pretende seguir, como tema de sua festa.

Filho, em primeiras núpcias, da professora Gláucia Xavier e de Rudney, lotado na Polícia Militar de Alagoas (PMAL) ao falecer, precocemente, há quase três anos, João Lucas homenageou o avô, José Santos, o "Jota Santos", hoje pertencente à reserva da Polícia Militar de Pernambuco-PMPE. O sonho de João é a realização de seu avô, que sonhava em ter um filho homem para servir à Polícia, e foi presenteado com duas maravilhosas filhas que optaram por outras profissões: o magistério e a advocacia.

O cenário da festa, produzida pelas Criativas Festas e Eventos, encheu os olhos do aniversariante e de seus pequenos irmãos, também "fardados", que recepcionaram a guarnição da Patrulha dos Heróis, na qual a PMPE busca maior interação entre o efetivo policial da ativa e inativos, bem como, os familiares dos policiais que tombaram em serviço. A PMPE realiza visitas aos militares reformados bem como seus familiares, como uma forma de demonstrar a importância de cada um e, também, que não foram esquecidos e fazem parte das prioridades da instituição.

A homenagem da PMPE, nessa visita, foi tripla: ao aniversariante que sonha em ingressar na carreira militar, ao avô do aniversariante, militar reformado, e ao pai do aniversariante, cujo falecimento causou grande comoção na cidade e entre os colegas militares.

Parabéns, João Lucas! Que você cresça e se torne o ideal do seu avô e do seu pai, um herói por amor à Polícia Militar e na defesa e respeito à vida. A Família Xavier, representada por sua avó "babona" Salete, deseja que seu caminho seja pontuado de sucesso e alegria. Apoio não lhe faltará.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Salete Xavier

Doriel Barros é candidato da CNB à presidência do PT/PE


O deputado estadual Doriel Barros foi indicado, hoje, candidato à presidência do PT Pernambuco pela CNB (Construindo um Novo Brasil), corrente interna do Partido, que tem como integrante o maior líder político deste país, o ex-presidente LULA. O nome do parlamentar foi aprovado por unanimidade, durante Seminário Estadual, em Normandia, Caruaru. “Essa decisão, ao mesmo tempo que se apresenta como uma grande responsabilidade, fortalece o meu compromisso com a luta para que o nosso partido seja ainda mais forte no estado, respondendo às expectativas dos seus militantes do interior e da região metropolitana”, disse.

Jovem que perdeu couro cabeludo em acidente com kart no Recife é transferida para tratamento em Ribeirão Preto, SP


Débora teve couro cabeludo arrancado em acidente de kart no Recife (Foto: Eduardo Tumajan/Acervo pessoal)

A jovem de 19 anos que teve o couro cabeludo arrancado em um acidente de kart no Recife (PE) chegou a Ribeirão Preto (SP) no final da tarde deste domingo (18).

O avião de pequeno porte utilizado para transportar Débora Stefanny Dantas de Oliveira chegou ao Aeroporto Estadual Leite Lopes por volta das 17h20, confirmou a reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo no interior de São Paulo, no local.

Logo após o desembarque, ela foi levada por uma ambulância para o Hospital Especializado de Ribeirão Preto (Herp), onde seria avaliada pela equipe do médico Daniel Lazo ainda neste domingo.

Petrolândia: Aniversário de Eurides Xavier é comemorado com familiares e amigos


A empresária Eurides Xavier comemorou seus bem vividos 57 anos na noite da última quinta-feira, cercada de amigos e familiares. No dia 15 de agosto quem brilha é ela. A idade, que ela não faz a mínima questão de esconder "por ser mulher", estava estampada na camiseta e no banner de convite para o encontro dos amigos, realizado em sua residência, na Quadra 05. 

Antes dos parabéns e do corte do delicioso bolo, os convidados assistiram à homenagem apresentada, em slides, por Kathyane Xavier à sua mãe.

Os anfitriões Cícero Macacão e Eurides Xavier estão de parabéns por mais uma festa bem organizada em sua residência. 

Felicitações a Eurides Xavier pela idade nova e pela inesgotável fonte de alegria e jovialidade que entusiasma seus familiares, parentes e amigos. E que venham mais 57 aniversários pela frente, com saúde, entusiasmo e bom humor! Parabéns! 





Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Kathyane Xavier

Pernambucano 'Bacurau' vence Melhor Filme do 23º Festival de Cinema de Lima


O filme Bacurau, dos pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, segue colecionando prêmios pelo mundo. Na noite deste sábado (17), o longa-metragem venceu as categorias de Melhor Filme e Melhor Direção no 23º Festival de Cinema de Lima, na capital do Peru. A obra se destacou por sua encenação ambiciosa e enigmática, disseram os organizadores do evento.

Bacurau é ambientado em uma cidade fictícia no Oeste de Pernambuco. Uma série de eventos estranhos que ocorrem nesse pequeno vilarejo do interior levam seus habitantes a se unirem para enfrentar para uma forte ameaça externa. O longa é categorizado como um "western" com componentes de realismo mágico e de ficção científica.

Funcionário morre ao fazer manutenção dentro de máquina em fábrica de cervejas, em Itu-SP

Um funcionário morreu em um acidente de trabalho depois que uma máquina foi ligada enquanto ele estava dentro do aparelho em uma fábrica de cervejas, em Itu (SP), na tarde de sábado (17).

De acordo com a polícia, o mecânico entrou na máquina para trocar uma peça e fazer a manutenção do aparelho, que faz a lavagem das garrafas.

Outro funcionário, segundo a polícia, não viu o homem e acionou a máquina. A vítima foi esmagada. José Antônio Pio Botelho, de 54 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Licenciado durante esta semana, deputado federal Augusto Coutinho se recupera de procedimento cirúrgico

Foto: Assis Ramalho

Após exames de rotina, o deputado federal Augusto Coutinho (SD-PE) precisou passar por um procedimento médico para colocação de dois stentes coronários. A cirurgia ocorreu na manhã deste domingo (18) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e a previsão é de que ele tenha alta na terça-feira (20). 

Por orientação médica, precisará ficar de licença das atividades parlamentares durante esta semana para repouso e recuperação.

As informações são da Assessoria de Comunicação do parlamentar.

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Agenda de atendimento da semana da Clínica Mais Saúde; Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimentos para esta semana; confira acima!

Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533

Confira abaixo as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!

Veja abaixo empresas e demais profissionais que também formaram parceria com o convênio System Saúde

Gestores do Iterpe dialogaram com a população rural durante a primeira etapa do Todos por Pernambuco



Entre os dias 14 e 16/08, o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Altair Correia, junto com sua equipe, participou do primeiro ciclo do seminário Todos por Pernambuco, realizado nos sertões de Itaparica, Moxotó e Pajeú, acolhendo os grupos de famílias rurais em busca de diálogo. Promovido inicialmente em Floresta, Arcoverde e Serra Talhada, as rodadas do seminário tem como objetivo ampliar o espaço de diálogo junto a população do Estado.

Durante a primeira etapa da edição 2019 do Todos por Pernambuco, os gestores do Iterpe responsáveis pelas políticas agrárias no Estado voltadas ao acesso à terra contribuíram com o processo de escuta que foi proposto. Por meio da iniciativa da população rural e de comunidades tradicionais das regiões participantes dos seminários iniciais, o diálogo foi estabelecido junto ao Iterpe e seus anseios expostos foram encaminhados para avaliação jurídica dos casos.

Morre em Serra Talhada Argemiro Pereira de Menezes, dono da rádio Cultura FM


Morreu na tarde deste domingo Argemiro Pereira de Menezes Filho, aos 72 anos. O falecimento foi confirmado à reportagem do Farolpor familiares e também por Anderson Tennens, Diretor de Jornalismo da rádio Cultura FM, da qual Argemiro era o proprietário.

O empresário era membro de uma das famílias mais tradicionais de Serra Talhada e o filho mais novo do ex-deputado Argemiro Pereira de Menezes. Seu pai foi ex-vereador (1947/1957) e deputado estadual por oito legislaturas em Pernambuco (1959 a 1992). Popularmente conhecido por “Argemirinho”, era irmão dos ex-prefeitos da Capital do Xaxado Hildo Pereira de Menezes, Nildo Pereira de Menezes e do ex-vereador Gildo Pereira de Menezes.

Universitária de 18 anos morre após ser baleada por PM em blitz no AM "O policial diz que atirou para cima"

Thalia Oliveira tinha 18 anos — Foto: Arquivo pessoal

Uma universitária de 18 anos morreu no início da manhã deste domingo (18) após ser baleada no município de Rio Preto da Eva – a 83 Km de Manaus. Segundo familiares, a jovem retornava para casa com um amigo em uma motocicleta quando foi abordada por dois policiais militares em uma blitz. O tiro foi disparado por um sargento da Polícia Militar.

Ao G1, a corporação informou que o sargento foi afastado das atividades para que a conduta seja investigada.

O caso ocorreu por volta das 5h30. O irmão da vítima, Thalisson Gabriel, de 26 anos, relatou que a jovem tinha acabado de sair de uma festa em um posto de gasolina, na entrada do município. Thalia pegou carona de motocicleta com um amigo e ia para casa, no bairro Monte Castelo.

Ao passarem pela barreira policial, o condutor da motocicleta não obedeceu a ordem e, conforme a família, o PM atirou contra a universitária.

"O PM diz que atirou para cima, para que o motociclista parasse, mas quem é que atira para cima e acerta na cabeça da pessoa? Isso para mim é considerado como execução. Não tem nada de erro”, afirmou.

Thalia estava cursando o primeiro período de Psicologia. A jovem chegou a ser socorrida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Em nota, o Comando Geral da Polícia Militar informou que o caso será apurado pela Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD). Além disso, foi instaurado um procedimento administrativo contra o militar, esclarecendo ainda que também responderá a Inquérito Policial Militar (IPM) com o imediato afastamento de suas funções até a conclusão dos procedimentos judiciais cabíveis.

Por Eliana Nascimento, G1 AM

Petrolândia: Ginecologista Dra. Núbia Lopes é nova conveniada do ALFA SAÚDE; Adquira seu cartão de desconto


Apresentamos a mais nova conveniada ALFA SAÚDE: Dra.Núbia Lopes, Médica Ginecologista, realiza vários tipos de Ultrassonografias, colposcopia, preventivo, culturas de secreções, Biópsias, consultas e outros exames relacionados a saúde da mulher.

Uma profissional excelente e muito querida, Dra.Núbia é ALFA SAÚDE! Peça já o seu cartão de desconto, vai na sede do ALFA e adquira já! São 12 pessoas da mesma família de dependentes e isso por um preço que cabe no seu bolso!

Saiba mais sobre o ALFA SAÚDE

Morte de abelhas em Pernambuco é investigada e preocupa produtores de frutas



A morte de abelhas está preocupando criadores e agricultores do Vale do Rio São Francisco, em Pernambuco. A região é uma das principais produtoras e exportadoras de frutas do país e o inseto tem papel fundamental na atividade.

Segundo a Associação dos Criadores de Petrolina, há 3 anos os 32 associados conseguiam extrair mais de 30 toneladas de mel por ano. Atualmente, a produção não chega a 20 toneladas.

A preocupação com o sumiço dos insetos foi trazida também para o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna). Os pesquisadores estão tentando descobrir o que pode estar provocando essas mortes.

Petrolândia: Alunos do EREM Maria Cavalcanti Nunes presentes no PREPARA JOVEM



A GRE dá o pontapé inicial na preparação dos terceiros anos rumo ao ENEM. E nós estávamos lá!
A representação das três turmas do terceiro ano, as professoras Natália Maia e Raiane Sales na EREM Nestor Valgueiro.
  
Por Diário de Classe da EREM Maria Cavalcanti Nunes - Petrolândia

Ver fotos abaixo

Antonia Gutierrez, representante de Pernambuco, é eleita Miss Brasil Gay 2019


Candidatas de 26 estados brasileiros e o Distrito Federal disputaram a faixa de mais belo transformista do país (Foto: Luciano Lima Jr/Divulgação)
Chiquinho Mota, idealizador do concurso; Antonia Gutierrez, a Miss 2019; e André Pavan, um dos organizadores do concurso (Foto: Assessoria/Divulgação)

A representante do estado de Pernambuco, Antonia Gutierrez, foi eleita Miss Brasil Gay 2019. O concurso que elegeu a 39ª Miss Brasil Gay foi realizada na noite deste sábado (17) em Juiz de Fora e festa contou ainda com show de Pabllo Vittar.

O título de Miss Júri Popular, que ocorreu com votação realizada através da internet, ficou com a Miss Rio Grande do Sul, Camila Duarte. Eleita pelas demais participantes, a Miss Simpatia foi Narrasha Delatorre, representante do estado de Roraima.

Na eleição da Miss Brasil Gay 2019, ficou em segundo lugar a Miss São Paulo, Radha Vasconcellos, e na terceira colocação, a Miss Mato Grosso, Jennifer Lizz.

Paratleta morre atropelado por carro durante competição em Guanambi, na Bahia

Jacson Silva participava como competidor da Corrida do Suruá, quando carro invadiu pista com atletas. Ele foi atingido pelo veículo, recebeu atendimento médico, mas morreu a caminho do hospital.

Um paratleta de 38 anos morreu após ser atingido por um carro, durante uma competição que participava, em Guanambi, na região sudoeste da Bahia. A informação é da assessoria de comunicação da prefeitura da cidade.

Conforme a assessoria, o caso ocorreu na tarde de sábado (17), durante a 13ª edição da Corrida do Suruá. Jacson Silva Santos participava como competidor, quando um carro invadiu a pista onde estavam os atletas e o atingiu. Não há detalhes sobre o que motivou o acidente.

Instituto de Direito Eleitoral de PE elege nova diretoria para triênio 2019-2022


A advogada Vesta Pires foi escolhida para presidência no lugar de Diana Câmara. Também compõe a diretoria da entidade o advogado Marcos Lira, William Pessoa e Patrícia Gomes (Foto: Anthony Ribeiro)

O Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (Ideppe) elegeu, nesta sexta-feira (16), sua nova diretoria para o triênio 2019-2022. A advogada Vesta Pires, ex-secretária-executiva de Assuntos Jurídicos da Prefeitura do Recife, foi escolhida para presidência no lugar de Diana Câmara, que foi fundadora e primeira presidente do instituto. Também compõe a diretoria da entidade o advogado Marcos Lira (procurador Geral de Ipojuca), como vice-presidente, William Pessoa, secretário-geral, e Patrícia Gomes como tesoureira. A escolha foi por consenso e aclamação entre os membros fundadores do IDEPPE.

Vesta Pires destacou que os três anos iniciais do instituto foram primordiais para a estruturação da instituição, que realizou eventos de grande importância, como seminário O Olhar do Tribunal de Contas do Estado e da Justiça Eleitoral sobre a Inelegibilidade. “Entraremos numa nova fase de consolidação do IDEPPE. Na assembleia ordinária que aconteceu agora foi deliberado sobre os próximos passos do instituto, que vai buscar um viés ainda mais acadêmico e planeja apoiar e realizar diversos seminários no próximo triênio, em especial para as eleições 2020”, destacou a nova presidente.

Paulo Câmara: "Não há prioridade maior do que a educação"

Governador inaugura prédio definitivo do campus da Universidade de Pernambuco em Serra Talhada, visando implantar novos cursos além do de medicina (Foto: Hélia Scheppa/SEI)

SERRA TALHADA – Após vistoriar as obras do Hospital Geral do Sertão - Governador Eduardo Campos, o governador Paulo Câmara inaugurou, na última sexta-feira (16.08), o prédio definitivo do campus da Universidade de Pernambuco (UPE), que formou esta semana a primeira turma de medicina. O governador, inclusive, prestigiou a colação de grau dos 20 formandos, na noite desta sexta. A nova estrutura da UPE - que contemplará 24 cidades pernambucanas, além de estudantes dos Estados do Ceará, Bahia e Sergipe - recebeu um investimento de R$ 5,2 milhões. Paulo Câmara assinou, ainda, ordens de serviço para a implantação de sistemas adutores nos campus da UPE, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Instituto Federal Sertão de Pernambuco, beneficiando cerca de 14 mil alunos e funcionários.

“É importante destacar que, em meio a tantos desafios, estamos conseguindo avançar em sonhos antigos para a população de Pernambuco. Tomar a decisão de interiorizar o ensino superior e trazer cursos que exigem uma complexidade maior, como o de medicina, e esse sonho se tornar realidade depois de seis anos me deixa muito orgulhoso. Em breve, no inicio de 2020, o Hospital Geral do Sertão terá a primeira etapa entregue e será uma referência importante para o curso de medicina. Também vamos iniciar as residências medicas aqui em Serra Talhada e isso será importante para a fixação dos médicos no interior do Estado. Para mim, não há prioridade maior do que investir na educação”, afirmou Paulo Câmara.

Petrolândia: Vereador Louro do Vidro e família visita amigos e parentes na Agrovila 04 dos Mandantes



O empresário e vereador Louro do Vidro e família visitou, neste sábado (17/08/2019), amigos e parentes na comunidade da Agrovila 04 dos Mandantes. Louro aproveita o espaço para fazer agradecimentos a todos que os receberam com carinho e afeto.

-  Foi um sábado maravilhoso, onde tivemos a oportunidade de estar ao lado de parentes e amigos na residência de Lula, na agrovila 04 dos mandantes. Agradecemos a todos os que estiveram presentes,  pelo carinho dispensado.

Já estamos em contagem regressiva para o próximo encontro. Abraço a todos!

Louro do Vidro e família

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Assisão e Grupo Cabras de Lampião ministram aula espetáculo em municípios pernambucanos


O Xaxado, ritmo tipicamente nordestino, vai ser tema da “Aula Espetáculo Tem Forró na Ribeira”, que percorre Pernambuco, ministrada pelo mestre e rei do forró Assisão e pelo grupo de Xaxado Cabras de Lampião. A iniciativa começa na próxima quarta-feira (21/08), na Escola Ailton Barbosa, no município de Lagoa do Carro, zona da Mata Norte do Estado. O Projeto também vai percorrer as cidades de: Itambé (Colégio Municipal Prof. Nivaldo Xavier de Araújo, dia 22, às 19h); Goiana (Escola Estadual João Alfredo, dia 22, às 17h), Paulista (ETE José Alencar Gomes da Silva, dia 23, às 10h), São Lourenço da Mata (ETE Governador Eduardo Campos, dia 23, às 15h); Mirandiba (Escola Municipal Expedito Lopes de Barros, dia 26, às 19h) e Exu (Colégio Municipal Bárbara de Alencar, dia 27, às 15h).

O projeto “Aula Espetáculo Tem Forró na Ribeira” vem reafirmar os valores fundamentados na identidade cultural sertaneja, tendo como ponto de partida a musicalidade e o ritmo da obra de Assisão numa interação estética e inovadora com a poesia e a dança do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, resultando num espetáculo emocionante e de singular beleza.

Brasil tem 45 milhões de desbancarizados, diz pesquisa



Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva revela a existência no Brasil de 45 milhões de desbancarizados, ou seja, brasileiros que não movimentam a conta bancária há mais de seis meses ou que optaram por não ter conta em banco. Isso significa que de cada três brasileiros, um não possui conta bancária. De acordo com a sondagem, esse grupo movimenta anualmente no país mais de R$ 800 bilhões.

Na avaliação do presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, a conclusão evidente do levantamento é que o Brasil sairia mais rápido da crise econômica se a bancarização crescesse. “É muito ruim para a economia brasileira. Ficou definido na pesquisa que os bancos que operam no país ainda não falam com uma parcela significativa da população e que muitas dessas pessoas que não têm conta em banco são empreendedores, entre os quais ambulantes e trabalhadores autônomos, que precisariam estar mais inseridos na economia formal.

Na Alepe, Isaltino Nascimento afirma que imposto único pode levar municípios à falência



A proposta de criação, por parte do Governo Federal, de um imposto único que substituirá PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS foi repercutida na Reunião Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) de quinta (15) pelo deputado Isaltino Nascimento (PSB). Segundo ele, a iniciativa fere qualquer sentimento republicano e pode levar os municípios à falência.

“Atualmente, as prefeituras não conseguem manter seus compromissos sem a contrapartida do Estado e da União, pois os impostos federais financiam os municípios”, frisou. O parlamentar afirmou que, se a medida for colocada em prática, “as consequências serão desastrosas”.

Petrolândia: Edy Ferreira e Henrique Marcks são atrações deste domingo no Maria Fumaça, que faz seu FDS cada vez melhor


Os cantores Edy Ferreira (13h00) e Henrique Marcks (17h00) são as atração deste domingo (18/08/2019) no Bar e Restaurante Maria Fumaça, localizado na Orla Fluvial de Petrolândia.

Excelente cardápio e boa música na Orla de Petrolândia, você desfruta no cada vez melhor Maria Fumaça, organização de Pedrinho e família.

Contato: 87 3851-0376

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça


Novos Patrimônios Vivos de Pernambuco são titulados no Teatro de Santa Isabel


Solenidade, promovida pelo Governo de Pernambuco, também serviu para a premiação dos vencedores do 4º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural (Foto: Jan Ribeiro/Secult-PE)

O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, realizou na sexta-feira (16), no Teatro de Santa Isabel, no Recife, a entrega dos prêmios dos vencedores do 4º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural, além da titulação dos seis novos Patrimônios Vivos do Estado (PV). Participaram da solenidade – uma comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado oficialmente no sábado (17) - diversas autoridades e PVs registrados, que puderam assistir também, ao longo da cerimônia, às apresentações da Tribo Indígena Carijós do Recife, do Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira, do Mestre Nado e do Mestre Calixto.

Algumas autoridades envolvidas na solenidade foram Renata Duarte Borba, superintendente do Iphan; Silvio Amorim, presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. José da Costa Carvalho, representando a família de Ayrton Carvalho de Almeida; Leda Alves, secretária de Cultura do Recife; Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe; e Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco, além dos prefeitos de Ouricuri e de Nazaré da Mata.

Transposição do Rio São Francisco, o elefante branco do sertão: o único caso em que três presidentes inauguraram um mesmo trecho - diz Revista Veja



Polêmica desde o seu lançamento, a transposição do Rio São Francisco coleciona alguns recordes — nada positivos, por sinal. A previsão atualizada de custo de 12 bilhões de reais a coloca como uma das obras mais caras da história do país. É também o único caso em que três presidentes inauguraram um mesmo trecho. Sim, só no Brasil. Em março de 2017, Michel Temer, na época à frente do Palácio do Planalto, protagonizou a cerimônia oficial em Monteiro, no Cariri paraibano, ponto final do Eixo Leste, estrutura de 217 quilômetros que perpassa Pernambuco e Paraíba. Nove dias depois, Lula (ainda solto) e Dilma Rousseff desembarcaram naquela cidade para a “inauguração popular” da menina dos olhos do PAC petista.