domingo, agosto 18, 2019

Pernambuco assina Declaração de Santa Fé e se compromete em acelerar ações de enfrentamento às mudanças climáticas

Documento foi assinado, na última quinta (15), pelo secretário Estadual de Meio Ambiente, José Bertotti, que representou o governador Paulo Câmara na 3ª Cúpula Climática das Américas (Foto: Divulgação)

Durante a 3ª Cúpula Climática das Américas, realizada em Rosário (Argentina), o Governo de Pernambuco se comprometeu em acelerar as repostas e empreender ações conjuntas para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. O pacto envolve representantes de governos estaduais e locais de cinco países (Estados Unidos, Colômbia, Peru, Argentina e Brasil). O documento intitulado “Declaração de Santa Fé” foi assinado, na quinta-feira (15), pelo secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, que representa o governador Paulo Câmara no evento internacional.

Segundo Bertotti, a carta foi discutida com representantes de 14 estados de cinco países e prevê iniciativas para alcançar as metas estabelecidas no Acordo de Paris. “A declaração traz de forma clara o que os estados podem contribuir a partir de ações no processo de enfrentamento às mudanças climáticas, ajudando a consolidar os índices propostos no Acordo de Paris e criando uma cultura de desenvolvimento sustentável na região. Essa carta é muito significativa e será entregue oficialmente à ONU na COP 25, no Chile, pontuando os compromissos dos governos subnacionais das Américas com as mudanças climáticas”, frisou.

No documento, os signatários reforçam que continuar com os níveis atuais de emissões Gases de Efeito Estufa impacta não só no clima, como na biodiversidade e na qualidade de vida de toda a população. O Acordo de Paris e a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável são apontados como o caminho para limitar o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C. Entre os compromissos presentes na declaração estão o de desenvolver ações interjurisdicionais na América para proteger ecossistemas; o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias; a importância do manejo sustentável das florestas; melhoria do estoque de carbono; fomento ao intercâmbio de medidas de mitigação e adaptação ao clima; e uso de energias renováveis.

Um público de mais de 750 pessoas acompanhou, na quinta (15), as atividades do fórum. Além da assinatura da carta, a programação contou com uma série de painéis, das quais o secretário José Bertotti também participou apresentando as iniciativas do Governo de Pernambuco sobre o tema. Ele debateu no painel Governos Subnacionais: soluções locais para problemas globais 2, ao lado do Luis Carlos Salazar (Comissão de Ecologia e Desenvolvimento Sustentável de Sonora, México), Ricardo Hernández (Subsecretário de Meio Ambiente de Querértaro, México), Xiomara Navarro (Programa de Mudanças Climáticas, Nariño, Colômbia), e Eduardo Taveira (secretário de Meio Ambiente do Amazonas).

“Pernambuco teve a oportunidade de mostrar a sua Política de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, que é vinculada a um processo de desenvolvimento sustentável. Esse é o espírito da Cúpula das Américas: firmar compromissos, trocar experiências, e pensar maneiras de envolver as pessoas nesses processos de luta e compreensão de como o aquecimento global afeta a todos e como todos podem contribuir”, colocou Bertotti, ressaltando que os governos tem um papel importante no processo de conter o aquecimento global, mas é necessário o envolvimento das empresas, organizações da sociedade civil e da comunidade.

Fonte: Semas-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário