Web Radio Petrolândia

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Vacina brasileira contra a covid-19 será testada in vivo pela Fiocruz


Uma vacina contra a covid-19 será testada em seres vivos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). O teste será em modelo animal, fase de desenvolvimento chamada de estudos pré-clínicos. A informação foi divulgada em nota, nesta quarta-feira (10), pela Fiocruz.

“A abordagem do projeto é de uma vacina sintética, com base em peptídeos antigênicos de células B e T – ou seja, com pequenas partes de proteínas do vírus capazes de induzir a produção de anticorpos específicos para defender o organismo contra agentes desconhecidos – neste caso, o Sars-CoV-2 [covid-19]”, explicou a Fiocruz.

Segundo o instituto, essas biomoléculas, identificadas em modelo computacional (in silico), foram produzidas por síntese química e validadas in vitro. Os peptídeos foram acoplados em nanopartículas, que funcionam como uma forma de “entrega”, para apresentar essas biomoléculas para o sistema imune com melhor imunogenicidade e ativar sua defesa.

“As vantagens da abordagem vacinal sintética são a rapidez no desenvolvimento em comparação às metodologias tradicionais e o não requerimento de instalações de biossegurança nível 3 para as primeiras etapas de desenvolvimento (sendo necessárias somente a partir dos estudos pré-clínicos), bem como o custo reduzido de produção e a estabilidade da vacina para armazenagem”, detalhou a Fiocruz.

A fundação explicou que, na próxima etapa, serão feitas formulações vacinais com essas biomoléculas acopladas em nanopartículas, para avaliação in vivo, onde serão obtidos os primeiros resultados relacionados à imunidade conferida ao novo coronavírus.

“A partir dos resultados dos estudos pré-clínicos, parte-se para a fase dos estudos clínicos de fases I, II e III. De qualquer forma, mesmo em processo acelerado de desenvolvimento tecnológico e, obtendo resultados positivos em todas as etapas futuras, a vacina autóctone de Bio-Manguinhos/Fiocruz não chegará ao registro antes de 2022”, concluiu.

Por Agência Brasil

Decreto: Paulo Afonso terá 5 dias de atividades comerciais suspensas; de 13 a 17/6


A Prefeitura de Paulo Afonso publicou na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (10), o decreto número 5.796, que dispõe sobre novas medidas indispensáveis para o enfrentamento da emergência de saúde pública, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o artigo 1º do documento assinado pelo prefeito Luiz Barbosa de Deus, ficam suspensas, no período de 13 a 17 de junho de 2020, as atividades comerciais em lojas, galerias ou polos comerciais, como: supermercados, atacados, mercadinhos, hortifrutis, conveniência de postos de gasolina e afins.

A decisão para o fechamento do comércio foi tomada em conjunto com as entidades de classe – Ascopa, CDL e Sindicato Patronal (Sinpa).

Durante o período previsto, as feiras livres funcionarão alternadamente. O mercado público (Ceapa), a feira coberta e a feirinha funcionarão exclusivamente na sexta-feira (12) e a feira da Ceasa (BTN) será antecipada para o sábado (13). Nesses locais deverá ser observado o espaçamento mínimo de dois metros entre as bancas. As padarias funcionarão para atendimento ao público das 6h às 12h.

O funcionamento das instituições financeiras, casas lotéricas e correspondentes bancários, inclusive o serviço de autoatendimento (caixas eletrônicos) também fica suspenso pelo período previsto no decreto, de 13 a 17.

De forma excepcional, fica suspenso pelo tempo em que vigorar a situação de emergência, o acesso de transportes coletivos intermunicipais de passageiros vindos de outras cidades. A proibição se aplica a ônibus, microônibus, vans, topics e táxi-lotação.

As medidas abrangem ainda atividades em clubes, associações de futebol (babas), associações recreativas, academias, pilates, bares, restaurantes, boates, casas de espetáculos e de eventos, centros de estética, salões de beleza, barbearia, autoescolas, templos religiosos e pontos turísticos.

O expediente na Prefeitura Municipal de Paulo Afonso também fica suspenso, com exceção dos serviços considerados essenciais, de responsabilidade das secretarias de Saúde, Infraestrutra, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) disciplinará por ato próprio o expediente interno e externo à população.

O artigo 8º do decreto prevê a instalação de barreiras sanitárias com vistas a impedir o ingresso dos transportes coletivos descritos no artigo 7º. Os transportes não contemplados pela suspensão deverão se submeter à triagem sanitária.

A administração municipal adverte que o descumprimento das medidas de biossegurança sujeitará o infrator às sanções previstas na Lei Federal de nº. 6.437/77, que dispõe sobre as infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.

Por PA4.com.br

Faculdade de Integração do Sertão abre inscrições para vestibular digital



Provas online serão de 8 de junho a 6 de julho; primeira matrícula para novos alunos é gratuita

A Faculdade de Integração do Sertão (FIS) abriu as inscrições para o vestibular 2020.2, que vem com uma novidade neste semestre: será totalmente digital, por conta da pandemia do novo coronavírus. As provas online serão de 8 de junho a 6 de julho, com o resultado saindo em até 24 horas. A matrícula já pode ser realizada logo em seguida ou até o dia 20 de julho.

Os interessados podem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ainda os benefícios do FIES e do Prouni. São mais de dez cursos de graduação, com professores qualificados e estrutura moderna. A primeira matrícula para novos alunos é gratuita.

“No cenário em que estamos, temos que facilitar ao máximo para quem quer se preparar para o futuro. Vamos disponibilizar o nosso vestibular 100% digital, mas com a mesma qualidade e os mesmos critérios de avaliação. Temos certeza de que tudo isso vai passar e que iremos receber muitos alunos motivados e com o objetivo de serem grandes profissionais. Estamos preparados para ajudar a construir esse novo futuro”, pontua Luis Melo, presidente da FIS

A Faculdade de Integração do Sertão possui nota máxima do MEC e aprendizado em tempo real para aperfeiçoar o rendimento dos alunos. Para conhecer os cursos, se inscrever no vestibular 2020.2 ou obter mais informações, basta acessar www.fis.edu.br.

Faculdade de Integração do Sertão – FIS, com limite territorial circunscrito ao município de Serra Talhada, no Estado de Pernambuco.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Faculdade de Integração do Sertão (FIS)

MPPE recomenda que Serra Talhada e outros 9 municípios não promovam flexibilização ou descumprimento de normas restritivas de combate à pandemia

Centro da cidade de Serra Talhada-PE - foto: divulgação/internet

Após tomar conhecimento de que alguns prefeitos estão promovendo movimentos de flexibilização ou até de descumprimento das normas restritivas provenientes das autoridades sanitárias no âmbito federal e estadual, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação para que os gestores de Serra Talhada, Chã Grande, Quipapá, São Benedito do Sul, Água Preta, Xexéu, Joaquim Nabuco, Custódia e Afrânio adotem todas providências necessárias para o cumprimento das normas sanitárias federal e estadual, em especial as medidas de isolamento social já impostas por Pernambuco.

De acordo com as recomendações, os municípios devem suplementar as normas apenas para intensificar o nível de proteção à população, podendo essa adoção ser adequada às particularidades locais. Os documentos ainda ressaltam que qualquer redução do patamar de cuidado estabelecido em atos normativos nacionais ou estaduais é indevida.

Conforme a Recomendação PGJ nº 16/2020, há a impossibilidade dos prefeitos municipais determinarem a reabertura do comércio local e outros atos administrativos que contrariem a Lei Federal nº 13.979/2020 e, por consequência, os Decretos Estadual nº 48.809/2020 e Federal nº 10.282/2020, que estabelecem medidas temporárias para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e o funcionamento de serviços públicos e as atividades essenciais.

Bonito - O MPPE também expediu recomendação semelhante para o município de Bonito. Nesse caso, o MPPE recomendou que até o dia 15 de junho, só deverão funcionar os estabelecimentos de serviços essenciais discriminados nos decretos relativos ao controle e combate a proliferação do novo coronavírus. Além disso, o uso de máscara será obrigatório dentre e fora de estabelecimentos comerciais do município. Os comerciantes deverão ainda restringir a circulação de pessoas dentro dos estabelecimentos para 50% de suas capacidades e distribuírem aos frequentadores, obrigatoriamente, água e sabão ou álcool gel 70%.

As Recomendações de nº 009/2020 (Chã Grande), nº 011/2020 (Quipapá e São Benedito do Sul), nº 015/2020 (Água Preta e Xexéu) e a Recomendação Conjunta nº 01/2020 (Bonito) foram publicadas na edição do Diário Oficial Eletrônico do MPPE da última sexta-feira (5). Já a Recomendação de Joaquim Nabuco foi publicada na edição da última segunda-feira (8/6) e as Recomendações Serra Talhada, Afrânio, Custódia e Dormentes foram publicadas nesta quarta-feira (10/06).

Por Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

 

Petrolândia: Dr Marcos Bispo (Gastroenterologista) atende na Petroclínica neste sábado (13); consultas com horário marcado


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa que Dr Marcos Bispo (Gastroenterologista) atenderá no próximo sábado, 13 de junho de 2020.

Atenção cliente amigo: informamos o uso obrigatório de máscaras no nosso estabelecimento e o agendamento prévio de exames e consultas, para que não hajam aglomerações trazer acompanhante somente em casos de extrema necessidade. Contamos com a colaboração de todos.

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!

Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774

[Campanha encerrada com objetivo alcançado] Petrolândia/Projeto Icó-Mandantes: Campanha para dona Maria Martinha fazer um exame de R$ 700,00 ( é urgente!)


A senhora Maria Martinha de Souza residente na Agrovila 5 do projeto Mandantes, está com câncer de mama e precisa com urgência, realizar este exame. O mesmo custa R$ 700,00. A família agradece a todos que se solidarizarem com a sua causa.

Doações: Agência: 11126. Conta poupança: 15.376-1 variação_01. Para mais esclarecimentos entrar em contato com o Cel. (87) 99618.0433

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Família

Vacinas contra a covid-19 na linha de frente irão para testes clínicos em breve, diz OMS


O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta quarta-feira, 10, que as vacinas contra a covid-19 na linha de frente das pesquisas em andamento seguirão para testes clínicos "em breve". Ele não mencionou, porém, prazos ou expectativas para uma eventual vacina eficiente para a doença.

Durante entrevista coletiva da entidade, Ghebreyesus disse que há "mais de 37 países" envolvidos no ensaio clínico Solidariedade da OMS, inclusive da América Latina. No caso das vacinas, ele notou que a entidade não tolerará qualquer teste direcionado para alguma população ou país como "cobaia", mas buscará garantir que os protocolos sejam usados e aplicados da mesma maneira em todas as nações envolvidas.

Em outro momento, o diretor-geral pediu que exista um compromisso político dos países para que, quando uma vacina for encontrada, ela esteja disponível para todos

China

Diretor executivo da OMS, Michael Ryan foi questionado sobre um estudo da Escola de Medicina de Harvard, segundo o qual o novo coronavírus poderia ter surgido antes do que se sabe na China. "Não há evidência per se do que o que foi suposto de fato ocorreu", afirmou Ryan sobre o assunto.

O estudo usava imagens de satélite para monitorar o tráfego em seis hospitais de Wuhan, epicentro da pandemia, e descobriu um aumento significativo do tráfego nesses centros a partir de agosto, com pico em dezembro. Ryan disse que a investigação mostrava um uso interessante de informações do tipo, mas pediu "cautela quando se faz essas associações" de que a covid-19 teria então surgido antes.


O diretor executivo disse que já houve análise exaustivas sobre as informações disponíveis sobre o novo coronavírus, para buscar as respostas sobre ele, mas disse que a OMS não "especularia" sobre essas conclusões do estudo citado.O governo da China rejeitou na terça a conclusão da pesquisa.

UTIs

Ryan afirmou que há "muitas outras considerações que devem ser feitas", além da taxa de ocupação de UTIs, para se decidir sobre o relaxamento da quarentena, diante da pandemia de coronavírus. "Se tivesse 1 milhão de leitos de UTI, está tudo bem se tiver 1 milhão de pacientes em estado grave?", questionou, durante entrevista coletiva da entidade. Ele admitiu que muitos países "enfrentam escolhas muito difíceis" nesse processo de reabertura e também lembrou o impacto econômico com as medidas de distanciamento social.

Ryan lembrou ainda que muitos países tiveram de recorrer às quarentenas por estarem em um quadro de rápida disseminação da doença e sem controle sobre por onde exatamente o vírus circulava. Além disso, apontou que as nações escolheram estratégias distintas, com mais ou menos controle da população. Segundo ele, os países que agiram mais cedo e de modo abrangente tenderam a fazer menos quarentenas rígidas para proteger seus sistemas de saúde. "O tempo dirá quem fez isso na hora certa e na melhor combinação", disse.

Época/NEGÓCIOS

Homem invade sede da Globo e faz repórter de refém; Direção da Rede Globo divulga nota (veja)


Um homem invadiu a sede do jornalismo a Globo, no Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro, na tarde de hoje. Portando uma faca, ele fez a repórter Marina Araújo como refém. As primeiras informações são de que o homem, ainda não identificado, queria falar com a apresentadora Renata Vasconcellos - hoje a apresentadora do Jornal Nacional completa 48 anos. Ele já foi detido e a repórter, liberada sem ferimentos.

Nota oficial da Rede Globo;.

''Na tarde desta quarta-feira, um homem invadiu a sede da TV Globo, no Jardim Botânico, portando uma faca. Ele fez a repórter Marina Araújo refém. A segurança da Globo rapidamente agiu, isolou o local e chamou a PM. O comandante do 23° batalhão da corporação, coronel Heitor Henrique Pereira, compareceu à emissora e conduziu a negociação. O homem, que ameaçava a jornalista, liberou a repórter após alguns minutos. Marina e todos os funcionários que estavam no local não se feriram e passam bem'' 

Ainda no comunicado oficial, a emissora negou que a invasão e o sequestro tenham tido conotação política, como começou a circular nas redes sociais. Segundo funcionários que não se identificaram, o jovem seria um fã de Renata Vasconcellos, de 20 anos, do Espírito Santo.

 ''A Globo repudia com veemência todo tipo de violência. Foi obra de alguém com distúrbios mentais, sem nenhuma conotação política. Um homem que exigia ver a jornalista Renata Vasconcellos. Seguindo instruções do comandante Heitor, Renata compareceu ao local onde estava Marina e o invasor. Tão logo ele a viu, largou a faca e libertou Marina. Foi preso imediatamente''.

Segundo relatos anônimos, ele teria feito a repórter de refém logo na entrada da emissora, por isso, os seguranças não reagiram, por medo que ele tivesse uma arma de fogo. O seu objetivo, segundo dizia, era , era falar com a apresentadora do "Jornal Nacional". A situação toda durou cerca de 30 minutos. 

''A TV Globo agradece à PM, ao coronel Heitor e a todos os policiais, cuja condução foi exemplar. Marina se comportou com coragem, serenidade e firmeza, sendo fundamental para o desfecho da situação. Renata foi corajosa, desprendida, solidária e absolutamente imprescindível para que tudo acabasse bem. As duas profissionais estão bem. E foram recebidas pelos colegas com carinho e emoção", completou

Com informação do UOL, em São Paulo

Programa que vai substituir auxílio emergencial poderá rever outros benefícios; objetivo é substituir o Bolsa Família


Depois de estender por dois meses o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600, o governo prepara estratégia para reduzir efeitos da crise sobre a população vulnerável no pós-pandemia. O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou na terça-feira que sua equipe trabalha na unificação de benefícios sociais que criará um novo programa, batizado de Renda Brasil. O objetivo é substituir o Bolsa Família.

Nos bastidores, técnicos afirmam que a ideia é aproveitar melhor recursos já usados nas diversas formas de transferência de renda. É possível que benefícios hoje em vigor sejam revistos para abrir espaço para o novo arcabouço de proteção social, caso do abono salarial, pago a quem ganha até dois salários mínimos. Os detalhes ainda estão sendo formulados.

Guedes já havia defendido o projeto em reunião com parlamentares na noite de segunda-feira. Mas nessa terça-feira falou pela primeira vez em público sobre a medida, durante a reunião ministerial convocada pelo presidente Jair Bolsonaro:

— Por dois meses, vamose estender o auxílio emergencial. Estávamos num nível de emergência total, a R$ 600. Vamos começar agora uma aterrissagem, com unificação de vários programas sociais e o lançamento de um Renda Brasil, que o presidente vai lançar.

Técnicos do Ministério da Economia defendem o remanejamento de recursos de programas considerados pouco focalizados que acabam indo para pessoas de renda maior.

Um dos alvos é o abono salarial do PIS/Pasep. Desde o início do governo, Guedes mira o programa, considerado ineficiente. Hoje, o benefício, de um salário mínimo (R$ 1.045), é voltado para quem ganha até dois pisos nacionais (R$ 2.090), mas acaba sendo recebido também por jovens de classe média em início de carreira. A reformulação do abono foi incluída na proposta de reforma da Previdência, mas foi rejeitada pelo Congresso.

A experiência de cadastrar os que não estavam registrados em programas sociais, com o auxílio emergencial, elevou o debate sobre novo patamar da política social.

Na reunião, Guedes destacou que o objetivo é trabalhar o banco de dados do auxílio emergencial para facilitar a execução do novo programa. A base de informais também será aproveitada para outro projeto de longo prazo: a Carteira Verde Amarela, que reduz encargos trabalhistas:

— Aprendemos durante essa crise que havia 38 milhões de brasileiros invisíveis, que merecem ser incluídos no mercado de trabalho. Vamos lançar um programa Verde-Amarelo, que o presidente, durante a campanha, já tinha dito: há regimes que têm muitos direitos e poucos empregos, e há 40 milhões de brasileiros andando pelas ruas sem carteira assinada. Só que agora sabemos quem eles são. Digitalizamos e temos o endereço de cada um. Vamos formalizar esse pessoal todo, porque são brasileiros como todo mundo e eram invisíveis. Vamos lançar isso daqui a pouco.

Programas de transferência de renda não têm se mostrado instrumento do governo na área social, dizem especialistas. O atual discurso difere do adotado na campanha.

Além disso, ressaltam analistas, há o teto de gastos, dificultando expansão maior dos programas sociais no ano que vem, quando o estado de calamidade pública não estiver mais em vigor.

Por Jornal Extra-RJ

Homem armado invade sede da Globo no RJ e mantém repórter refém; Ele gritava que exigia ver Renata Vasconcellos apresentadora do Jornal Nacional

O homem, ainda não identificado, pulou as catracas de acesso da TV Globo e fez a repórter Marina Araújo, que estava próximo ao local, de refém. Ele gritava que exigia ver Renata Vasconcellos, apresentadora do Jornal Nacional

Um homem invadiu a sede do Jornalismo da TV Globo, no Jardim Botânico, na zona sul do Rio, no início da tarde desta quarta-feira (10) armado com uma faca e fez uma repórter refém no local.

O momento de pânico assustou as pessoas que trabalhavam no local que costuma ser tranquilo. Segundo relatos de funcionários, o homem invadiu o local armado com uma faca e segurando uma bíblia e exigia falar com a apresentadora do Jonal Nacional, Renata Vasconcellos.

Ali Kamel, Diretor Geral de Jornalismo da Rede Globo, chegou a negociar com o criminoso, mas o homem foi imobilizado e neutralizado.

O homem, ainda não identificado, pulou as catracas de acesso da TV Globo e fez a repórter Marina Araújo, que estava próximo ao local, de refém. Ele gritava que exigia ver Renata Vasconcellos, mas foi imobilizado e preso por PMs que foram chamados à sede da emissora carioca.

Até o fechamento desta matéria a Globo ainda não tinha se manifestado sobre o assunto.

Por Metrópoles

TCU aprova com ressalvas as contas da Presidência da República de 2019


Em parecer prévio apresentado hoje (10), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas defendeu a aprovação, com ressalvas, das contas da Presidência da República do ano de 2019. Os demais ministros do TCU seguiram o voto do relator, em sessão realizada por videoconferência nesta quarta-feira, e também apresentaram sugestões de ajustes no texto e recomendações.

O parecer prévio final será encaminhado para julgamento no Congresso Nacional. Antes de apresentar seu relatório, Bruno Dantas pediu um minuto de silêncio em solidariedade às famílias das mais de 38 mil pessoas que já morreram de covid-19 no Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro, ministros de Estado e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, acompanharam a sessão virtual, que também foi transmitida ao vivo nas redes sociais do TCU.

O ministro Bruno Dantas encontrou três irregularidades nas contas do governo do ano passado e fez recomendação ao Executivo, mas disse que os problemas apontados não impedem que o Congresso aprove, com ressalvas, as contas presidenciais. O ministro argumentou que as irregularidades não comprometem a totalidade da gestão em relação a execução do orçamento.

A primeira irregularidade apontada é referente a realização de despesas em valor superior aos créditos autorizados pelo parlamento para 2019. O ministro citou o remanejamento de R$ 1,48 bilhão de despesas com benefícios previdenciários e o compromisso de R$ 561,3 milhões com organismos internacionais. Bruno Dantas considerou que os recursos foram destinados a outras despesas sem a devida autorização do Congresso e a conduta se desvia das regras do teto de gastos.

De acordo com o ministro do TCU, também foram concedidas ou ampliadas de forma irregular renúncias fiscais no montante de R$ 182,86 milhões de reais, por meio de nove novas normas adotadas pelo governo em 2019. “Ainda que o valor total envolvido nas renúncias de receitas aprovadas em 2019 (R$ 182,86 milhões) tenha sido significativamente menor que o verificado em 2018 (R$ 13,2 bilhões), não posso deixar de registrar que há anos o TCU se depara com irregularidades dessa natureza”, disse Bruno Dantas.

A terceira irregularidade apresentada pelo relator foi a transferência de cerca de R$ 7,6 bilhões para empresa estatal Emgepron, que faz o gerenciamento de projetos navais. Segundo o ministro, esse investimento foi usado para terceirizar a compras de navios para a Marinha, como forma de driblar o teto de gastos.

“O dilema que se impõe é que, se outras estatais passarem a ser utilizadas com o mesmo propósito, instituindo mecanismo corriqueiro de terceirização de despesas da Administração Direta, teremos, na prática, a completa inefetividade do teto de gastos como medida de prevenção ao crescimento desordenado dos gastos do Estado.”
Relativização de regras

Bruno Dantas destacou que o governo federal precisa evitar a todo custo a relativização das regras fiscais, seja sob qual pretexto for, e recomendou a elaboração de um plano de gestão para dar transparência à dívida pública federal. Para ele, se as regras não se mostram viáveis, que sejam aprimoradas pelo processo legislativo apropriado.

“Esses criativos artifícios de fuga às regras podem parecer, à primeira vista, meras acomodações à realidade imposta pelas restrições normativas, mas, na prática, concorrem para a perda de credibilidade da única regra fiscal que hoje, a despeito de possíveis necessidades de revisões e aprimoramentos, é capaz de sinalizar para a solvência da dívida pública no longo prazo”, argumentou o ministro.
Política de comunicação

O ministro Bruno Dantas também recomendou que os gastos com publicidade e propaganda sejam detalhados com transparência na internet, com informações relativas a todos órgãos públicos contratantes, incluindo empresas estatais, e valores pagos mensalmente. Devem ainda ser mencionados nominalmente todos os sites, blogs, portais e congêneres que recebam recursos públicos, seja diretamente ou por terceirizados.

A preocupação do relator do TCU é que o “Orçamento público e o aparato estatal possam vir a ser utilizados como instrumentos de limitação à liberdade de expressão e de imprensa, por meio da distribuição de benefícios e empecilhos a veículos de comunicação em função do grau de alinhamento político-ideológico com o governo federal”.

Dantas disse que já apresentou ao TCU comunicação sobre a falta de transparência dos gastos com propaganda e publicidade do governo federal e considerou que outras questões vêm surgindo que tem levado o tribunal a averiguar questões relacionadas à legitimidade de atos do governo que poderiam, de alguma maneira, influenciar a pauta e o tom do noticiário.

Ele citou representações que questionam a ameaça do presidente Jair Bolsonaro em não renovar a concessaõ da Rede Globo, a exclusão do Jornal Folha de São Paulo, por suposta perseguição, da licitação realizada pela Secretaria de Comunicação (Secom) e também a determinação da Presidência da República para que fossem canceladas as assinaturas do mesmo jornal por todos os órgãos do governo federal.

“Numa segunda situação, o braço estatal em questão não seria mais o poder de aquisição em si, mas a distribuição de verbas de propaganda e publicidade segundo critérios pouco técnicos. Sob essa perspectiva, pode ser destacado o TC 008.196/2019-2 [representação feita pelo Ministério Público], que aborda possível favorecimento de grupos de mídia por preferências pessoais e/ou religiosas”, disse o ministro em seu relatório.

Dantas também ressaltou que devem ser verificados “possível desvio de finalidade no uso do aparato estatal para perseguir grupos ou personalidades que, no exercício da liberdade de expressão ou de imprensa, estejam supostamente em oposição ao governante”.

Ele citou o caso da possível irregularidade no âmbito do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que teria realizado análises financeiras de jornalista Glenn Greenwald com suposto intuito de intimidação e perseguição, e também no âmbito da Receita Federal relacionadas à fiscalização realizada em contratos do Grupo Globo.

Além desses casos, Bruno Dantas disse que foram identificadas situações em que se apontaram interferências indevidas da Secom ou de terceiros em propaganda e publicidade de empresas estatais. “As situações relatadas foram ou estão sendo objeto de análise, caso a caso, em cada um dos processos descritos. De qualquer forma, pela própria frequência com que a matéria tem sido levantada, acende-se um alerta sobre essas graves questões”, destacou.

Por Agência Brasil

Micro e pequenas empresas já podem solicitar crédito oferecido por meio do Pronampe; Fundo é de de R$ 15,9 bi


As micro e pequenas empresas já podem solicitar o crédito oferecido por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

O Fundo Garantidor de Operações (FGO), de R$ 15,9 bilhões do Tesouro Nacional, foi liberado para avalizar empréstimos tomados pelos pequenos negócios.

O anúncio foi feito hoje (10), em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Receita Federal e Banco do Brasil, instituição gestora do fundo.

Os recursos poderão ser pedidos em bancos públicos, privados, cooperativas e cooperativas de crédito que quiserem participar do programa. É permitida ainda a participação de agências de fomento estaduais, bancos cooperados, instituições integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro, fintechs (empresa de inovação e tecnologia do setor financeiro) e organizações da sociedade civil de interesse público de crédito.

Entretanto, segundo o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, hoje apenas o Bancoop está habilitado para oferecer o crédito, mas há 12 bancos ajustando os seus sistemas para oferecer o empréstimo, em breve. Ele acrescentou que essa habilitação pode ocorrer nas próximas horas ou dias. “A gente não tem como prever a velocidade dos bancos em concluir a adaptação dos sistemas”, disse.
Solicitação do crédito

Para pedir o empréstimo, o empresário deve entrar no Portal do Empreendedor. O empréstimo é destinado a mais de 4,5 milhões de micro e pequenas empresas, ameaçadas pelo impacto econômico da pandemia da covid-19. Também poderão ser beneficiados os microempreendedores individuais (MEI).

A linha de crédito terá garantia de 100% de cada operação até o limite de 85% da carteira do banco. O valor liberado corresponderá a até 30% da receita bruta anual da empresa, calculada com base no exercício de 2019. A taxa de juros anual máxima será igual à Selic, acrescida de 1,25% sobre o valor concedido, com prazo de 36 meses para o pagamento e carência de oito meses.

A destinação desses recursos extraordinários para o FGO resulta da Medida Provisória 972, editada em 26 de maio. O Pronampe foi criado pela Lei 13.999/2020 e regulamentado esta semana pela Receita Federal.

O programa busca ajudar o fluxo de caixa dos pequenos negócios, e, ao mesmo tempo, favorecer a manutenção de empregos. As empresas que pegarem o financiamento devem assumir o compromisso de preservar o número de funcionários da data da contratação do empréstimo até 60 dias após o recebimento da última parcela.

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, disse que o compromisso de manutenção do emprego não deve desestimular os empresários a pedir o empréstimo. E lembrou que os microempresários costumam ter apenas um funcionário, e as pequenas empresas, 19. Além disso, acrescentou, o prazo de pagamento do empréstimo é maior do que o período de compromisso de não demitir.

Por Agência Brasil

Associação Brasileira de Academias solicita reabertura em Pernambuco para a próxima segunda (15/06)

Academia C2 de Petrolândia - Fotos/arquivo: Assis Ramalho/BlogAR


A Associação Brasileira de Academias (Acad) enviou protocolo à Secretaria de Saúde de Pernambuco solicitando a antecipação da reabertura dos estabelecimentos para a próxima segunda-feira, dia 15 de junho. De acordo com Leonardo Pereira, diretor da entidade e CEO da rede Selfit, um protocolo extremamente rígido foi elaborado para a retomada das academias. Ele ainda argumentar que a prática de atividade física promove saúde e não pode ser associada aos serviços de estética e beleza.

Uma reunião por videoconferência está marcada para acontecer na tarde desta quarta ou na próxima quinta-feira. O encontro será realizado com os representantes das academias, dos profissionais de educação física e do governo do Estado e discutirá o cronograma de reabertura do setor. Esta será a segunda reunião para debater o assunto, a primeira aconteceu na semana passada.

Leonardo Pereira esclareceu sobre o tema. "A questão é entender que a prática atividade física não pode ser relacionada nem à estética e beleza. É um erro recorrente vincular (os setores). A prática de atividades física aumenta e reforçar imunidade e combate doenças mentais. Boa parte das pessoas são suscetíveis à depressão, estresse, sedentarismo e obesidade, que são perfis bastante comuns de pessoas que perderam a vida. É importante destacar que atividade física promove saúde", observou o dirigente.

Na condição de diretor da Acad, Leonardo ainda falou que a entidade em conjunto com outros órgãos já elaborou um protocolo que foi enviado para a Secretaria de Saúde de Pernambuco e para o Comitê de Combate ao novo coronavírus. "É um protocolo extremamente rígido e foi elaborado seguindo as regras de segurança sanitária. Coletou as melhores práticas dos países que já passaram pelo pico (da pandemia). Poderá ser aplicado por todas as academias", concluiu.

A videoconferência da semana passada reuniu o deputado Felipe Carreras, o secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, responsável pelo plano de reabertura no Estado, a secretária de esportes da prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça, e secretaria-executiva da pasta, Yane Marques, o presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref-PE), Lúcio Beltrão, o diretor do sindicato das academias (Sindac-PE), Paulo Henrique Silveira, e o presidente da Associação das Academias do Brasil (Acad), Leonardo Pereira e Nuno Trigueiro, que representou as assessorias de corridas e treinos funcionais.

Por Jornal do Commercio

Boletim desta quarta [10/06]: Com mais 925 pacientes e 78 mortes, Pernambuco totaliza 3.531 óbitos por Covid-19



Foram confirmados, nesta quarta-feira (10), 925 novos pacientes com a Covid-19 em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), também foram registrados mais 78 óbitos. Com essas confirmações, o estado passa a totalizar 41.935 casos e 3.531 mortes de pessoas com o novo coronavírus.

Ainda segundo a SES, 730 dos 925 casos confirmados nesta quarta (10) são leves. Outros 195 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Do total de registros da Covid-19 em todo o estado, 16.286 são casos graves e 25.649 são leves.

Com relação às mortes, 62 das 78 confirmadas nesta quarta (10) ocorreram desde o dia 20 de abril até o sábado (6). Outros 16 óbitos foram registrados nos últimos três dias.

Os detalhes epidemiológicos, com informações sobre os municípios onde ocorreram os novos casos e óbitos e sobre os perfis das vítimas (como faixa etária e comorbidades) devem ser divulgados pelo governo estadual à noite.

Por G1 PE
Imagem: JC

Petrolândia: Em pleno dia dos namorados, o amor está no ar e o presente que surpreende está na Franckeletro

 
Não é fácil escolher um presente para quem amamos, imagina agora não ter tanto contato físico e ter que ficar em tempos de crise quando estamos com a grana curta no bolso?

Mas, isso não é um problema, ideias criativas, presentes surpresas para você não ter que economizar no romantismo, faz parte do momento que pode fazer seu amor ter novos encantamentos.

Foi pensando em surpreender, que a Franck Eletro fez uma enquete para interagir com os casais apaixonados para saber como esse dia não poderá passar em branco.

Entre os produtos que foram mais pedidos, estão sofá, cama, mesa e eletrodomésticos. Com essa lista em alta de pedidos, os clientes podem solicitar um atendimento através dos telefones, curtir as fotos e na oportunidade, pedir sem custo algum para que leve na casa da pessoa amada. Isso que é surpresa não é?

Acordar e se deparar com um produto em sua casa para vivenciar um momento a dois. Vale a pena surpreender de forma, simples, barata e de fácil encantamento. Só a Franckeletro faz.




Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Loja Franck Eletro

Petrolândia: Farmácia Dehon avisa que está selecionando currículo pra vaga de farmacêutico


A Farmácia Dehon, localizada no centro comercial da cidade de Petrolândia, na Avenida dos Três Poderes, avisa que está recebendo currículos para vaga de farmacêutico.

Os interessados devem deixar o corrículo no endereço citado.

Tel. 87 - 3851 - 1206.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Farmácia DEHON


Polícia Federal investiga fraude na compra de produtos hospitalares em Rondônia

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (10/6) Operação visando desarticular esquemas de fraudes na aquisição emergencial de materiais e insumos médico-hospitalares para atendimento das demandas das unidades de saúde estaduais como estratégia de prevenção, enfrentamento e contenção da pandemia da COVID-19.

Em mais uma ação para investigar supostas irregularidades na aquisição de insumos e produtos hospitalares para o enfrentamento da pandemia da covid-19, a Polícia Federal (PF), com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou nesta quarta-feira (10) a Operação Dúctil. Desta vez o alvo é o governo do estado de Rondônia. As suspeitas são de eventuais fraudes em dispensas de licitação, tais como apresentação de atestado de capacidade técnica falso por empresas e a possível atuação em conluio entre empresas e agentes públicos.

Ao todo, os policiais estão cumprindo, em três estados, 15 mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária. Os mandados estão sendo cumpridos na capital Porto Velho e nos municípios de Rolim de Moura (RO), São Miguel do Guaporé (RO), e também em Manaus (AM), São Bernardo do Campo (SP), Tabapuã (SP), São Caetano do Sul (SP) e Santo André (SP).

Durante a análise dos processos, os auditores da CGU constataram indícios de ausência de representatividade legal do responsável por propostas comerciais e irregularidades de procedimentos na homologação de propostas. Os valores envolvidos são estimados em R$ 21 milhões, havendo pagamento adiantado de cerca de R$ 3 milhões. A quantia foi paga sem a apresentação pelas empresas de garantias suficientes para suprir os riscos porventura causados sobre a não entrega dos produtos.
Recursos

O estado de Rondônia já recebeu cerca de R$ 201 milhões repassados pelo SUS em 2020. Desse valor, mais de R$ 71,2 milhões são especificamente para combate à covid-19.
Denúncias

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém o canal Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações que possa ajudar na apuração de irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico. A denúncia pode ser anônima, e para isso basta escolher a opção “Não identificado”.

Por Agência Brasil

Petrolândia e região conta com empréstimo consignado Banco BMG em até 84 vezes


Petrolândia e região conta com empréstimo consignado Banco BMG com juros e taxas menores.

Faça já  a sua simulação!

Lembrando que no consignado você pode dividir seu empréstimo em até 84 vezes.

Faça a sua simulação!

Contato: (61) 9 8182-8206

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Correspondente Grupo BMG - Autorizado

Jatobá–PE: Vereador reclama mais ação da Prefeitura na prevenção do COVID 19


Em contato com nossa redação, o Vereador Zé Dantas registra reclamação de moradores do município de Jatobá, por mais ação da Prefeitura, no tocante a uma maior e melhor divulgação da necessidade da utilização das máscaras, não apenas quanto a necessidade de usá-las, mas ainda, no tocante ao uso correto das mesmas, sugerindo seja feita uma campanha pela Prefeitura, mediante afixação de cartazes em locais públicos, entre outras formas de publicidades.

Zé Dantas destaca também, que nesse momento quando se aproxima a data comemorativa do São João, a questão das tradicionais fogueiras e queima de fogos de artifício, prática, aliás já desaconselhada, para este ano, pelo Ministério Público Estadual, será necessária uma atenção maior por parte da Administração Municipal, já que a fumaça decorrente das fogueiras e dos fogos de artifício são prejudiciais a quem sofre de qualquer problema respiratório e finalmente recomenda: se puder não saia de casa, se tiver que sair use máscara; não faça fogueira nem solte fogos!

Notícias relacionadas



Jatobá-PE [Covid-19]: Vereador Zé Dantas pede solidariedade das prefeituras de Jatobá, Petrolândia e Tacaratu com apopulação indígena Pankararu

Jatobá: Vereador Zé Dantas cobra da prefeitura maior assistência aos infectados com o covid-19

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Caminhão e caminhonete roubados são recuperados em Garanhuns e São Caetano

 

Um caminhão e uma caminhonete roubados foram recuperados, na tarde desta terça-feira (09/06/2020), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Garanhuns e São Caetano, no Agreste de Pernambuco. Dois homens, de 26 e 37 anos, foram detidos nas ações.

O caminhão foi abordado durante uma fiscalização no quilômetro 93 da BR 423. O veículo havia sido roubado em maio de 2019, em Quipapá, também no Agreste. O proprietário foi localizado e informou que havia adquirido o veículo por R$85 mil no Pará.

A caminhonete foi abordada na BR 232 e havia sido roubada em abril de 2017, em Capoeiras, na mesma região. O motorista informou que havia pego o veículo emprestado com um amigo para ir até Caruaru.

As ocorrências foram encaminhadas às delegacias de Polícia Civil de cada município, que irão investigar os casos.

Por Portal Agreste Violento

Petrolândia: Aniversariante de hoje, Lindacy Balbino recebe mensagem de parabéns de amigos e familiares


Nesta quarta-feira, 10 de junho de 2020, Lindacy Balbino comemora mais um ano de vida. Na oportunidade seus amigos (as) Francisca, Dadá, Marcos, juntamente com os irmãos Júnior e Luzitânia, felicitam a jovem aniversariante com bonita mensagem.

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus na sua infinita sabedoria deu a natureza a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós, capacidade de recomeçar a cada ano.

Desejamos a você um ano cheio de amor e de alegrias.

Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.

Sorrir novos motivos e chorar outros, porque amar o próximo é dá mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes a Deus.

Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais, e olhar a vida como uma dádiva de Deus.

É ser grato, reconhecida e forte.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;

Parabéns a você, Lindacy Balbino, nesse dia tão grandioso.

De seus amigos/as, Francisca, Dadá, Marcos -  e seus irmãos, Júnior e Luzitânia.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Clínicas, laboratórios e consultórios reabrem em Pernambuco com medidas para evitar transmissão do novo coronavírus; veja protocolos


Com a volta de consultórios, laboratórios e cirurgias eletivas nesta quarta-feira (10) nas redes assistenciais pública e privada de saúde, pacientes, profissionais de saúde e colaboradores precisam se adequar ao protocolo para evitar a transmissão do novo coronavírus. Durante exames, consultas e demais procedimentos, o reforço da higienização é uma das práticas que deve ser adotada (veja vídeo acima).

Divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), o protocolo também contém determinações a respeito da manutenção do distanciamento social. Nos postos de saúde do Recife, a reabertura é gradual, com remarcação das consultas de casos mais graves.

Cada setor tem que seguir um protocolo geral, mas também há situações específicas. No caso dos consultórios oftalmológicos, a proximidade entre o profissional de saúde e o paciente é inevitável, a depender do tipo de exame. Por isso, anteparos de acrílico foram colocados para minimizar o contato.

“A gente adaptou o aparelho em que o paciente encosta o queixo, com uma proteção, além das máscaras que médico e paciente devem usar”, disse o oftalmologista Vasco Bravo Filho, que atua no Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), no Recife.

Em recepções de clínicas, consultórios e hospitais, a recomendação é de que as cadeiras sejam reduzidas. “A gente também diminuiu a quantidade de recepcionistas, de cinco para três, e esses profissionais estão protegidos por uma barreira de acrílico e devem usar máscara cirúrgica e óculos de proteção”, disse o médico.

O espaçamento entre médicos e pacientes, além da higienização dos aparelhos utilizados durante a consulta ou procedimento médico, também deve ser feito. “Nada vai ser como era antes. A gente vai ter que se adequar a essas situações, até porque os pacientes precisam ser tratados e não existe somente o coronavírus para tratar”, afirmou.

De acordo com o gerente geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Josemaryson Bezerra, as práticas devem ser monitoradas. “As clínicas já cumprem muitas exigências. Nessa retomada, temos aproximadamente 30 itens e a Vigilância Sanitária vai monitorar”, explicou.

Protocolo

A Secretaria de Saúde determina que os consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais devem manter no mínimo 1,5 metro de distância entre profissionais de saúde, colaboradores, pacientes e acompanhantes.

O horário de atendimento também deve ser escalonado para evitar aglomerações, sendo permitidos até dois pacientes por hora nas etapas iniciais do cronograma. Em caso de necessidade, há autorização para um acompanhante por paciente.

Para as empresas com mais de 20 funcionários, além da sintomatologia, o governo estadual determina que a temperatura dos trabalhadores seja medida diariamente. O uso de máscaras durante o expediente também faz parte do protocolo, assim como a higienização constante de superfícies como maçanetas, mesas e teclados.

Coronavírus em Pernambuco

Até a terça-feira (9), foram confirmados 305 novos casos da Covid-19 em Pernambuco, além de 103 óbitos. Assim, o estado passou a somar 41.010 casos e 3.453 mortes de pacientes com o novo coronavírus.

Por G1 PE

Governo anuncia fundo para crédito a micro e pequenas empresas


O Ministério da Economia anuncia hoje (10), às 11hs, no Palácio do Planalto, o Fundo Garantidor de Operações (FGO) para a linha de crédito destinada às micro e pequenas empresas.

Alinha de crédito será concedida no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Sancionada pelo presidente da República Jair Bolsonaro no dia 19 de maio, a linha recebeu aporte do Tesouro Nacional no valor de R$ 15,9 bilhões, que estará disponível nas agências bancárias. Esse crédito vai garantir o apoio a mais de 4,5 milhões de micro e pequenas empresas que necessitam de capital de giro. Terão acesso a esta linha empresas com receita bruta de até R$ 4,8 milhões.

O valor liberado corresponderá a até 30% da receita bruta anual da empresa calculada com base no exercício de 2019. A Receita Federal está enviando comunicado a todas as empresas informando qual o limite de crédito elas poderão solicitar nesta linha. A taxa de juros anual máxima será igual à Selic, acrescida de 1,25% sobre o valor concedido, com prazo de 36 meses para o pagamento e carência de 8 meses.

Por Agência Brasil

Paulo Câmara '' Estamos iniciando hoje mais uma etapa do Plano de Convivência com a Covid-19''


Nesta quarta-feira, estamos iniciando mais uma etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. Voltam a funcionar os consultórios, ambulatórios de profissionais de saúde, serviços de apoio diagnóstico e terapêuticos, além das óticas em todo o estado. Para essa retomada, foram estabelecidos novos protocolos, elaborados pelas autoridades sanitárias do Estado, garantindo a segurança dos funcionários e das pessoas que receberão os serviços. Entre outras medidas, os estabelecimentos estão obrigados a disponibilizar água, sabão, toalhas de papel descartáveis, álcool em gel para higienizar as mãos para colaboradores e clientes; barreira física de proteção entre os pacientes e os atendentes, ou marcação no chão; agendamento de apenas 2 pacientes por hora. Os novos protocolos estão disponíveis no site: www.pecontracoronavirus.pe.gov.br. Todo esse planejamento foi feito ouvindo os setores econômicos e as autoridades sanitárias. É um novo começo, com cautela e exigindo a colaboração de todos nós.

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco

Governador do Pará, Helder Barbalho é alvo de busca em operação da PF sobre compra de respiradores

23 mandatos de busca e apreensão foram cumpridos — Foto: Reprodução/Polícia Federal do Pará

Polícia Federal realiza buscas na casa do governador, Helder Barbalho — Foto: Reprodução/Polícia Federal do Pará

A Polícia Federal realiza na manhã desta quarta-feira (10), a Operação Bellum, que tem como objetivo apurar a existência de fraude na compra de respiradores pulmonares pelo governo do Pará para ajudar no combate ao coronavírus. São 23 mandados de busca e apreensão no Pará e mais seis estados.

Um dos alvos de busca é o governador Helder Barbalho (MDB). Além dele, os sócios da empresa investigada e servidores públicos estaduais são investigados. As buscas foram realizadas nas residências dos investigados, em empresas e, também, no palácio dos despachos, do governo, e nas secretarias de estado de Saúde, Fazenda e Casa Civil do estado do Pará.

Indícios levantados pela Procuradoria-Geral da República apontam que o governador tem relação próxima com o empresário responsável pela concretização do negócio. Mostram, ainda, que sabia da divergência dos produtos comprados e da carga de ventiladores pulmonares inadequados para o tratamento da Covid-19 que foi entregue ao estado. Além do contrato dos respiradores, a organização ligada a este empresário foi favorecida com uma outra contratação milionária, cujo pagamento também foi feito de forma antecipada, no valor de R$ 4,2 milhões.

Em nota, o governo do estado diz que "reafirma seu compromisso de sempre apoiar a Polícia Federal no cumprimento de seu papel em sua esfera de ação" e destaque que o "recurso pago na entrada da compra dos respiradores foi ressarcido aos cofres públicos por ação do Governo do Estado". O governo também afirma que "entrou na justiça com pedido de indenização por danos morais coletivos contra os vendedores dos equipamentos."

Helder é o 2º governador alvo de operação da PF sobre contratos relacionados ao combate ao coronavírus. O primeiro foi Wilson Witzel, do RJ, em maio.

Segundo a PF, a compra dos respiradores custou ao estado do Pará o valor de R$ 50.400.00,00. Desse total, metade do pagamento foi feito à empresa vendedora do equipamento de forma antecipada, sendo que os respiradores sofreram grande atraso na entrega, além de serem diferentes do modelo comprado e não funcionarem no tratamento da Covid-19, razão pela qual foram devolvidos.

Os crimes sob investigação são de fraude à licitação falsidade documental e ideológica, corrupção ativa e prevaricação e lavagem de dinheiro.

Wilson Witzel, 1° governador investigado

No Rio de Janeiro, a Operação Placebo, deflagrada no dia 26 de maio cumpriu 12 mandados de busca e apreensão — um deles no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador Wilson Witzel (PSC), e outro na casa dele, no Grajaú.

A investigação apura supostas fraudes na contratação da Organização Social Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) para construir hospitais de campanha. Witzel nega participar de esquemas.

Operações da PF contra desvios na saúde

O presidente da República Jair Bolsonaro afirmou no dia 27 de maio que teriam novas operações da Polícia Federal (PF) nos estados. "Vai ter mais, enquanto eu for presidente, vai ter mais. No Brasil todo. Isso não é informação privilegiada não, vão falar que é informação privilegiada", disse. A afirmação foi feita na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente.

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), uma das principais aliadas do presidente Jair Bolsonaro no Congresso, antecipou no dia 25 de maio em entrevista à Rádio Gaúcha, que a Polícia Federal estava prestes a deflagrar operações contra desvios na área da saúde nos estados.

"A gente já teve operações da Polícia Federal que estavam na agulha para sair, mas não saíam. E a gente deve ter nos próximos meses o que a gente vai chamar talvez de Covidão, ou de, não sei qual é o nome que eles vão dar, mas já tem alguns governadores sendo investigados pela Polícia Federal", afirmou a deputada.

Por Gabriel Palma e Andréa França, TV Globo e G1 — Belém

Petrolândia; Dr João responde nota da prefeita Jane no sábado por meio de live às 20h ''Veja onde está a verdade''


Acompanhe em nossas redes sociais, sábado às 20 horas, um vídeo esclarecedor, onde serão anexadas provas robustas que contrariam todas as inverdades relatadas pela prefeita do município, sobre supostas fake news.

#DrJoão #FakeNews #Saúde #Petrolândia

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria de Comunicação de Dr João Lopes

NOTÍCIA RELACIONADA

dA rEDAÇÃO DO bLOG DE aSSIS rAMALHO




Bolsonaro visita o estado do Ceará pela primeira vez no próximo dia 20 para inauguração de obras da Transposição do Rio São Francisco

O anúncio foi feito pelo próprio presidente durante reunião ministerial nesta terça-feira (9). Em maio, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, havia indicado a possibilidade

Conforme adiantado pelo Diário do Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) deve vir pela primeira vez ao Ceará em junho para a inauguração das obras da transposição do Rio São Francisco no Ceará. Em reunião ministerial nesta terça-feira (09), o presidente confirmou a visita ao Estado, junto ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para o próximo dia 20.

Ainda no encontro, Marinho ressaltou a importância da segurança hídrica quando o tema é desenvolvimento econômico e disse que o governo não deixará obra parada e afirmou que as obras sob o comando de sua pasta não pararam durante a pandemia de Covid-19.

Elas seguem em execução, disse ele, com os devidos cuidados para evitar o contágio. "Não paramos nossa agenda habitacional e a cada semana entregamos entre 2 a 3 mil moradias aos Estados", acrescentou Bolsonaro. Mas a "espinha dorsal" do crescimento econômico é a segurança hídrica, defendeu. "Após 500 anos de Brasil, vamos em 20 de junho ao Ceará comemorar a chegada das águas do São Francisco àquele Estado."

Por Diário do Nordeste

Manari e Mirandiba são as únicas cidades de Pernambuco que não têm casos confirmados do novo coronavírus

Manari (foto acima), ao lado de Mirandiba (foto abaixo) no Sertão de Pernambuco, fazem parte dos poucos município do Brasil que não há casos confirmados de coronavirus - Fotos/divulgação internet 

Apenas duas cidades de Pernambuco não têm caso confirmado do novo coronavírus: Manari e Mirandiba, ambas no Sertão. Ao todo, 182 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha, já haviam confirmado, até esta terça (9), ocorrências da Covid-19. Anteriormente, Exu, também no interior, não tinha registro da doença, mas entrou para a listagem dos locais afetados, no domingo (7).

Cidade de Mirandiba-PE

No fim de maio, havia seis cidades sem confirmação para o novo coronavírus. Os números foram contabilizados pelo Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD), com base nos dados contabilizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A pasta, no entanto, nos boletins diários, divulga apenas o número de casos graves, por cidade. De acordo com o boletim desta terça, há casos graves em 166 municípios, além de Fernando de Noronha.

O mesmo boletim afirma que foram confirmados, nesta terça, 305 novos casos da Covid-19 em Pernambuco, além de 103 óbitos. Assim, o estado passou a somar 41.010 casos e 3.453 mortes de pacientes com o coronavírus.

Por G1 PE

Auxílio Emergencial: Caixa libera saques e transferências da 2ª parcela para nascidos em outubro


A Caixa Econômica Federal (CEF) libera nesta quarta-feira (10) as transferências e os saques em dinheiro da segunda parcela do Auxílio Emergencial depositada em poupanças sociais digitais do banco para os 2,6 milhões de beneficiários nascidos em setembro.

As liberações começaram no em 30 de maio e seguem um cronograma ligado ao mês de nascimento do trabalhador. Até a data de liberação, os recursos já depositados nas poupanças podem ser usados apenas para pagamento de contas, de boletos e compras por meio do cartão de débito virtual.

Para os trabalhadores que receberam a primeira parcela do benefício em outra conta, os recursos depositados na poupança digital serão transferidos automaticamente também na data de liberação dos saques e transferências. Com isso, esses beneficiários terão que procurar os bancos em que têm conta caso queiram sacar o dinheiro.

Veja o calendário para liberação de saques e transferências da poupança social digital:


Auxílio Emergencial segunda parcela - saque e transferência da poupança social — Foto: Economia G1

Pagamentos

A Caixa concluiu em maio os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial para os beneficiários que receberam a primeira até 30 de abril. O calendário da terceira parcela, que estava prevista para maio, continua sem definição.

Um segundo grupo de aprovados recebeu a primeira parcela também na última semana semana de maio - para estes, a data de pagamento da segunda não está confirmada mas, segundo o presidente da Caixa, o benefício deve ser liberado em um mês.

Até terça-feira (9), ainda havia 10,5 milhões de pedidos de Auxílio Emergencial aguardando análise, segundo a Caixa. Não há previsão de quando essas pessoas irão receber o benefício.

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Veja calendário da 2ª parcela

Por G1

[Live] Arraial Solidário PROVIDA em prol das famílias carentes de Petrolândia, Floresta e Inajá acontece nesta quinta; colabore!


Divulgação/Cláudia Leal

Regina Duarte é exonerada do comando da secretaria de Cultura do governo Bolsonaro


A atriz Regina Duarte foi exonerada do cargo de secretaria especial de Cultura. A exoneração foi publicada em edição desta quarta-feira (10) do "Diário Oficial da União".

Bolsonaro já havia anunciado a saída da atriz do cargo no dia 20 de maio. À época, ele afirmou que Regina Duarte assumiria a Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira e é vinculada à Secretaria da Cultura.

Assinam a exoneração de Regina Duarte Bolsonaro e o ministro do Turismo, Marcelo Henrique Teixeira Dias.



Regina Duarte assumiu a pasta em 4 de março, com a missão de "pacificar" o embate entre a classe artística e a indústria da cultura com o governo federal.

"Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o governo e a Cultura Brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SP. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias", afirmou Bolsonaro nas redes sociais na ocasião .

A publicação de Bolsonaro foi acompanhada de um vídeo dele e de Regina, gravado no Palácio da Alvorada. Na gravação, a atriz diz ter ido até a residência oficial do presidente perguntar se estaria sendo "fritada".

"Regina, toda a semana tem um ou dois ministros que, segundo a mídia, estão sendo fritados. Objetivo é desestabilizar a gente e tentar jogar o governo no chão. Não vão conseguir. Jamais ia fritar você", responde Bolsonaro no vídeo.

No fim do vídeo, Bolsonaro diz que a atriz terá o compromisso de sempre acompanhar o presidente nas idas dele a São Paulo.

Trajetória na secretaria

Desde o início do mandato de Bolsonaro, a secretaria teve alta rotatividade em razão de polêmicas na pasta e em órgãos vinculados a ela.

No dia 5 maio, por exemplo, o governo renomeou maestro Dante Mantovani como presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) que tinha sido exonerado por Regina no primeiro dia da atriz à frente da secretaria.

Segundo o blog da comentarista do G1 e da TV Globo Andréia Sadi, Regina não foi informada e "não entendeu" a nomeação. Mantovani foi exonerado no mesmo dia e o ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antonio, justificou as mudanças por "questões internas".

A saída de Regina Duarte do governo já era um desejo da ala ideológica próxima ao presidente, conforme informou a colunista Andréia Sadi.


Bolsonaro queria Regina mais próxima

No fim de abril, na portaria do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro elogiou Regina Duarte, mas disse que gostaria de vê-la mais próxima.

Na ocasião, ela estava em São Paulo. O presidente disse também que ela estava tendo dificuldade em lidar com questões de "ideologia de gênero".

"Infelizmente, a Regina está em São Paulo. Está trabalhando pela internet ali. E eu quero que ela esteja mais próxima. É uma excelente pessoa, um bom quadro. É também uma secretaria que era ministério. Muita gente de esquerda pregando ideologia de gênero. Essas coisas todas é que a sociedade, a massa da população, não admite. Ela tem dificuldade nesse sentido", disse o presidente.

Por G1