domingo, 3 de julho de 2016

Exames de Zika serão obrigatórios para planos de saúde a partir desta semana


A partir da próxima quarta-feira (6), os planos de saúde terão que cobrir obrigatoriamente três exames de detecção do vírus Zika. Os procedimentos deverão ser disponibilizados para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo zika.

A escolha destes grupos levou em conta o risco de bebês nascerem com microcefalia devido à infecção da grávida pelo vírus durante a gestação. A microcefalia é uma malformação irreversível que pode comprometer o desenvolvimento da criança em diversos aspectos.


Floração do ipê roxo enfeita Brasília e encanta moradores e visitantes

O ipê roxo floresce no período de seca porque o vento mais forte e a ausência de chuvas ajudam na dispersão das sementes (Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Primeiro a florir todos os anos, o ipê roxo já enfeita a capital federal e chama a atenção tanto de moradores quanto de visitantes. A árvore floresce no período de seca porque o vento mais forte e a ausência de chuvas ajudam na dispersão das sementes, explica a engenheira agrônoma Carmem Regina, professora da Universidade de Brasília (UnB). Na sequência do ipê roxo está prevista a floração dos tipos amarelo, rosa e, por último o branco, na altura de setembro.

A engenheira agrônoma destaca que as floradas dos diferentes ipês não seguem um calendário rígido. “Atualmente, a maior quantidade de indivíduos é roxo, mas não quer dizer que não possa haver plantas de outra cor [já floridas]. Eu já vi rosa, por exemplo, que é o terceiro na sequência”, disse. Segundo Carmem Regina, a florada dos ipês roxos dura de 15 a 20 dias.


Petrolândia: Calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 04 a 08 de julho de 2016

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Confira abaixo as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 04 a 08 de julho de 2016, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade, em frente ao Supermercado + Barato.

Segunda-feira (04): Dentista, Psicólogo, Cirurgião, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais
Terça-feira (05): Neurologista, Ginecologista, Cirurgião, Exames Laboratoriais
Quarta-feira (06): Clínico Geral, Colposcopia, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais 
Quinta-feira (07): Cirurgião, Pediatra, Preventivo, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais 
Sexta-feira (08): Ginecologista, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Eleitor com deficiência tem até amanhã para informar juiz sobre restrições


O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida que tenha solicitado transferência para seção eleitoral especial tem até amanhã (4) para comunicar ao juiz eleitoral suas restrições e necessidades. A partir da comunicação, que deve ser feita por escrito, a Justiça Eleitoral busca providenciar as adaptações adequadas para garantir que ele vote nas eleições de outubro.

Os procedimentos para atender o público com necessidades especiais estão previstos em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma das determinações é que os locais de votação tenham fácil acesso, com estacionamento próximo. Há também a possibilidade de que o eleitor seja acompanhado por uma pessoa de sua confiança para votar, ainda que não o tenha requerido antecipadamente ao juiz eleitoral.


Petrolândia: Lágrimas, comoção e aplausos no adeus à professora Áurea Menezes


Comoção no adeus à professora Áurea Menezes.
Fotos: Assis Ramalho


Tristeza, dor e aplausos marcaram o sepultamento da professora Áurea Menezes da Silva Oliveira, realizado na manhã deste domingo (03), no Cemitério São Francisco, em Petrolândia. Após o velório realizado na residência da família, o cortejo funerário dirigiu-se ao campo santo local. O corpo de Áurea Menezes foi sepultado sob aplausos à sua memória, em um momento de muita dor e emoção.

Bastante emocionadas, as integrantes da equipe do Centro Beethoven se despediram da amiga com flores e frases, em cartazes, em homenagem à professora.

Áurea Menezes da Silva Oliveira faleceu na sexta-feira (1º), vítima de infarto, no Hospital do Procape - Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco, em Recife. Ela foi encaminhada para a capital na última quarta-feira (29) pelo Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, onde foi atendida após sentir-se mal.

Servidora municipal, Áurea Menezes, de 52 anos, era educadora do Centro Beethoven de Educação Especial, neste município, e deixa três filhos.

Ver mais fotos>Sepultamento da professora Áurea Menezes

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho


Rótulos deverão indicar presença de alergênicos a partir de hoje

Comidas e bebidas fabricados a partir deste domingo (3) deverão informar no rótulo a existência de dezessete substâncias: trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas), crustáceos, ovos, peixes, amendoim, soja, leite de todos os mamíferos, amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha do Pará, macadâmia, nozes, pecã, pistaches, pinoli, castanhas, além de látex natural.

Embalagens de comidas e bebidas terão, a partir de hoje (3), de trazer informações sobre a presença de substâncias que comumente causam alergias. Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovada em junho do ano passado, obriga a indústria alimentícia a a informar nos rótulos a presença dos principais alimentos que levam a alergias alimentares. O prazo para que a indústria se adequasse à norma foi de um ano.

A iniciativa foi aprovada após intensa mobilização de pais e mães que enfrentam dificuldades em identificar quais alimentos seus filhos podem consumir. As famílias criaram, em 2014, a campanha Põe no Rótulo, para dar visibilidade à demanda.

Segundo Cecília Cury, uma das coordenadoras do Põe no Rótulo, a norma atende à necessidade destas famílias e foi amplamente discutida pela sociedade.


Afogados da Ingazeira garante recursos para iluminação do Vianão, requalificação da Rio Branco e obras em várias praças

Bolo de aniversário de 107 anos da cidade homenageou a penta-atleta afogadense, orgulho para todos os pernambucanos, Yane Marques (Fotos: Ascom PMAI)

Quem aniversaria fica triste se não recebe presentes. Um gesto simbólico que vale mais pela lembrança e respeito do que pelo presente em si. Mas Afogados está em festa. Na manhã do seu aniversário, comemorado no dia 1º de julho, a Prefeitura assinou um convênio com a Caixa Econômica Federal para o início das obras de requalificação da Avenida Rio Branco.

O convênio também garante a instalação da iluminação do Estádio Valdemar Viana de Araújo, que após o término da ação, vai poder sediar jogos à noite, antigo sonho dos desportistas afogadenses.

Com a parceria com o Governo Federal, a Prefeitura também vai reformar as Praças Nelson Oliveira (em frente aos correios) e Carlos Cottart. Também será construída uma praça no início do anel viário, em frente ao monumento do Rotary club. As obras só serão possíveis graças às emendas parlamentares do orçamento impositivo, apresentadas pelos Deputados Federais Gonzaga Patriota, Tadeu Alencar e Zeca Cavalcanti. Os convênios foram assinados durante a inauguração do Centro de Logística, pelo Prefeito de Afogados da Ingazeira e o Gerente Regional da Caixa Econômica, Marconi Sobral. O convênio também vai liberar recursos para diversas pavimentações de ruas em Afogados.

O Prorural também assinou com a Prefeitura convênio para instalação de um sistema de abastecimento que vai garantir água nas torneiras das comunidades de Serrinha e Caiçara.


Estudantes têm até hoje para fazer simulado do Enem na internet


Estudantes que pretendem testar os conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até hoje (3) para fazer o simulado na plataforma Hora do Enem. As provas estarão disponíveis até as 20h. Para acessar gratuitamente o simulado, o estudante precisa se cadastrar na internet.

As provas somam 80 questões elaboradas no mesmo formato do Enem para permitir que o estudante que esteja concluindo o ensino médio, na rede pública ou particular, treine e ganhe ritmo para as provas do Enem 2016, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro.

Logo após o término da prova, o estudante pode conferir a nota imediatamente. A plataforma também indica como está o desempenho do aluno em relação ao curso que pretende fazer na universidade.


Atentado terrorista deixa ao menos 119 pessoas mortas no Iraque

Bombeiros e iraquianos observam destruição deixada após explosão de carro-bomba no centro de Bagdá (Foto: Sabah Arar / AFP Photo)

Ao menos 119 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas neste domingo (3/7) em um atentado suicida em Bagdá reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI), o pior ataque na capital iraquiana do ano. O ataque ocorreu em uma rua comercial do bairro de Karrada da capital iraquiana, onde muitas pessoas costumam fazer suas compras antes da festa do fim do Ramadã. O primeiro-ministro, Haider al Abadi, foi pela manhã ao local do atentado e prometeu punir os responsáveis pelo ataque.

Mas os habitantes estão furiosos diante da incapacidade do governo em impedir este tipo de ataque. Um vídeo, que circula nas redes sociais, mostra homens lançando pedras contra um comboio que parece ser o de Abadi. A explosão também provocou danos importantes. Vários imóveis e lojas foram arrasados pelas chamas.

O EI afirmou que um de seus combatentes detonou um carro-bomba perto de uma reunião de muçulmanos xiitas, segundo o centro de acompanhamento de grupos terroristas SITE. O ataque foi registrado uma semana após o EI ter perdido a cidade de Fallujah, reconquistada no dia 26 de junho pelas tropas governamentais iraquianas, com o apoio da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.


Musa fitness Fernanda Gutilla morre após ficar 20 dias internada com embolia pulmonar


A fisiculturista Fernanda Guttila, 31 anos, morreu em um hospital de São Paulo depois de ficar 20 dias internada com tromboembolismo pulmonar. A atleta já foi campeã paulista, brasileira e também do Arnold Classic Brasil.

O tromboembolismo pulmonar, ou embolia pulmonar, ocorre quando um coágulo localizado em uma das veias das pernas ou da pelve se solta, viaja pelo organismo e se aloja em uma das artérias do pulmão, o que acaba atrapalhando o fluxo de sangue.

Dependendo do tamanho do coágulo, a embolia pulmonar pode causar até mesmo morte súbita.

Internada neste quadro, que é considerado grave, Fernanda acabou contraindo pneumonia durante o período em que ficou no hospital, e morreu após uma parada cardíaca.


Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 03/07/2016

Professor Rivaldo Couto ao lado de jovens atletas em foto na quadra esportiva da velha Petrolândia.

Neste domingão, 03 de julho de 2016, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra uma foto para nos lembrar do saudoso professor Rivaldo Couto Lima

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Petrolândia ontem, hoje e sempre


Compesa realiza recadastramento dos clientes na RMR


A Compesa e a Odebrecht Ambiental, parceiras no programa Cidade Saneada, estão realizando o recadastramento dos imóveis atendidos pelos sistemas de água e esgoto nos bairros do Ibura, Imbiribeira e Ipsep, no Recife. O objetivo é atualizar a base de dados comerciais da Compesa e, assim, conhecer o perfil dos clientes a fim de definir ações para melhorar a prestação dos serviços. A ação, que seguirá até novembro deste ano nesses bairros, já conseguiu atualizar o cadastro de 2400 residências, de um total previsto de 14 mil.

A ação nesses bairros foi iniciada em março e está sendo realizado porta a porta; “Os agentes comerciais da Odebrecht Ambiental e da Compesa visitam cada imóvel, entregam um panfleto apresentando a importância do serviço e fazem algumas perguntas para traçar um perfil do cliente”, informa o gerente Comercial da Compesa, Luiz Henrique Oliveira. Ele adianta que todos os agentes estão identificados por meio de crachás e uniformes próprios.


Petrolândia e região: notícias em destaque na semana passada de 26 de junho a 02 de julho de 2016 no Blog de Assis Ramalho


Neste domingo 03 de julho de 2016, o Blog de Assis Ramalho publica a relação das notícias que foram destaques em Petrolândia e região durante a semana passada, (de 26 de junho a 02 de julho de 2016). Para ler, clique na manchete

Domingo (26)
>Petrolândia: Caravana do Sebrae para Fenearte recebe inscrições. Vagas limitadas.
>Petrolândia: Jainy Xavier completa 15 anos e recebe mensagem de sua família
>Petrolândia: Forró pé-de-serra e organização comunitária animam 'Arraiá da Alegria' na Quadra 05
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 26/06//2016

Segunda-feira (27)
>Petrolândia: Armando Monteiro reafirma apoio a Fabiano e Rogério Novaes
>Petrolândia: Família Espíndola comemora aniversário de Pedro e Karina com forró, surpresa e alegria
Petrolândia: Aniversariante do dia, dona Socorro Simões recebe felicitações da Associação Café com Arte
>Petrolândia: Panificadora e Lanchonete Veneza inaugura equipamento de energia solar nesta terça
>Petrolândia: Noite beneficente em prol de Joinha acontece no dia 9 de julho
>Jatobá: Associação Pó de Serra realiza sua tradicional pelada; confira resultado
>Petrolândia: STR divulga nota aos reassentados de Itaparica sobre possível suspensão do fornecimento de água e irrigação pela Plena
>Floresta sediará III Etapa do Campeonato Jiu Jitsu 2016
>Petrolândia: Sábados, domingos e feriados tem galeto assado à venda na Av. Barreiras
>Aniversário de 21 anos da cidade de Manari tem Matheus e Kauan e Helinho Ventura
>Petrolândia: São João em família no sitio Sobrado
>Grupo é preso na BR-316 em Itacuruba (PE) com 83 smartphones

Terça-feira (28)
>Petrolândia: Pioneira na região, Panificadora e Lanchonete Veneza inaugura equipamento de energia solar
>Petrolândia: Mercadinho Todos os Santos, sua opção de economia da Agrovila 06 do Limão
>Petrolândia: CLD Ferragem e Premoldados, nova parceria do Blog e da Web Rádio Petrolândia, tem o que você precisa para sua construção
>Petrolândia: Caravana do Sebrae para Fenearte tem preço reduzido e ainda há vagas
>Petrolândia: Licitações para contratação de bandas para festa de Emancipação Política e para locação de veículo são publicadas no Diário Oficial de PE
>Petrolândia: Dra. Cíntia Campos faz palestra sobre nutrição no Centro Beethoven
>Florestano é assassinado entre Belém do São Francisco e Itacuruba, no Sertão de PE

Quarta-feira (29)
>Petrolândia: Reunião no Hospital Dr. Francisco Simões discute implantação do parto humanizado na unidade
>Petrolândia: Secretaria de Saúde realiza III Reunião do Comitê de Combate à Dengue e alerta para população não descuidar da prevenção no período chuvoso
>Tacaratu: Secretária de Saúde licenciada do Município divulga nota de esclarecimento sobre caso dos medicamentos vencidos encontrados em lixão

Quinta-feira (30)
>Inajá: Prefeito Leonardo Martins garante recursos em Brasília
>Petrolândia: FocVs Preparatório tem 6 aprovados no concurso da PMPE. Inscreva-se!
>Petrolândia: Neurologista Dr. Vitor Shirata atende na MedClinic na próxima segunda (04) a partir das 14:00 horas
>Petrolândia: Um exemplo de superação de vida
>Petrolândia; Felicitações de mãe para filha no dia de seu aniversário
>Tacaratu; Missa e procissão marca encerramento da Festa de São Pedro no Olho D'água do Bruno


Sexta-feira (1º)
>Revivendo o Centenário de Petrolândia: "Recordações" de João Bosco de Melo
>Revivendo o Centenário: Recordações e declarações a Petrolândia por Gercília Epifânio
>Revivendo o Centenário: "Eu Amo Petrolândia", poema de Tony Xavier
>Revivendo o Centenário: Hermínia Batista declarou seu amor a Petrolândia
Revivendo o Centenário: "Amada Petrolândia" por Zé Pezão
>Petrolândia: Maria Selma, da Quadra 11, ganha moto no sorteio de promoção das Lojas Super Mais Conveniência
>Revivendo o Centenário de Petrolândia: Epifânio Rollistone declara seu amor à cidade
>Petrolândia: Mensagem da Magazine Paulinelly em homenagem aos 107 anos do município
>Petrolândia: Gedalva Marques, aniversariante do dia, recebe mensagem especial do filho Gustavo
>Mensagem do prefeito Lourival Simões em homenagem aos 107 anos de Petrolândia
>Homenagem aos 107 anos de Petrolândia da Central de Adubos
>Fabiano Marques e Rogério Novaes prestam homenagem aos 107 anos de Petrolândia
>Petrolândia: Homem é encontrado morto com ferimentos na cabeça às margens da BR 316, próximo ao Bairro Nova Esperança
>Petrolândia: Aniversariante do dia, Valéria Silva recebe felicitações da família e de amigos
>Petrolândia: Concurso Rainha do Vaqueiro e Princesa da Vaquejada será realizado em 28 de agosto, no Icó-Mandantes
>Petrolândia: Aniversariante do dia, Weder antônio recebe felicitações da mãe Maria de Lourdes da quadra 7
>Petrolândia: Escola Itamar Leite realiza 'Arraiá do Bairro' com muita animação
>Parabéns, Petrolândia, pelos 107 anos de história
>Revivendo o Centenário de Petrolândia: Mensagem em poesia do poeta João Bosco de Melo
>Show de Geninho Batalha e Simone & Simaria reúne multidão no aniversário dos 107 anos de Petrolândia

Sábado (02)
>Área integrada de segurança da 4a.CIPM-Petrolândia supera meta proposta pelo Programa Pacto pela Vida no primeiro semestre
>Petrolândia: Rodrigo Novaes recebe Título de Cidadão Petrolandense
>Petrolândia: Gualter Luiz Baldi recebe título de Cidadão Honorário Petrolandense
>Petrolândia; Ex-jogadores do Grêmio Petrolândia tem encontro de confraternização no feriado de emancipação do município
>Homicídio é registrado na cidade de Floresta, no Sertão de PE
>2 de julho é dia do Hospital: Mensagem de Drª Fabiana Simões ao Hospital Municipal de Petrolândia
>Central de Adubos, maior loja do Vale do São Francisco, participa da Hortitec e anuncia, em breve, novidades para o agricultor
>Petrolândia: Professora Áurea Menezes falece aos 52 anos, vítima de infarto
>Parabéns a Petrolândia pelos 107 anos de Emancipação Política: homenagem de Tony Xavier
>Petrolândia: Jornalista Jailma Barbosa é oficialmente Cidadã de Caruaru
>Petrolândia: Prefeitura celebra 107º aniversário de Emancipação do Município
>Petrolândia/Agrovila 8 do Limão: Filhos prestam homenagem a mãe pela passagem de seu aniversário

Aniversariantes da semana

Clique > Agrovila 8 do Limão: Filhos prestam homenagem a mãe pela passagem de seu aniversário

Clique > Gedalva Marques, aniversariante do dia, recebe mensagem especial do filho Gustavo
Clique > Aniversariante do dia, Valéria Silva recebe felicitações da família e de amigos


Itaíba ganha Escola Técnica e Abatedouro

Governador Paulo Câmara autorizou, na última quarta (29), a construção dos equipamentos no município do Agreste (Foto: Wagner Ramos/SEI)

O Governo do Estado assegurou dois importantes equipamentos públicos para a população de Itaíba, município do Agreste pernambucano. Durante agenda administrativa, na tarde de quarta-feira passada (29.06), o governador Paulo Câmara autorizou a construção de uma Escola Técnica Estadual (ETE) e um Abatedouro Municipal. Obras que, quando concluídas, garantirão educação, desenvolvimento econômico e segurança alimentar para a região.

Para erguer a ETE no município, o Governo do Estado vai investir cerca de R$ 13,5 milhões. A unidade de ensino contará com 12 salas de aula, seis laboratórios (línguas, informática, física, biologia, química e matemática), além de dois laboratórios especiais, quadra coberta com vestiários. A estrutura terá, ainda, diretoria, secretaria, arquivo, almoxarifado, reprografia, coordenação pedagógica, sala de professores, sede de grêmio estudantil, auditório, biblioteca, recreio coberto, refeitório, cozinha e cantina.


Confira as manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 03 de julho de 2016


O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.


Mega-Sena acumula e deve ir a R$ 9 milhões na quarta-feira


Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1833 da Mega-Sena, realizado sábado (02/07), em Limoeiro (PE). Os números sorteados foram: 02 - 03 - 07 - 16 - 27 - 42. O próximo concurso pode pagar R$ 9 milhões.

A quina teve 105 apostas ganhadoras. Cada uma receberá R$ 16,7 mil. A quadra teve 6.930 apostas vencedoras, que levarão o prêmio de R$ 361,53.

Mais Loterias

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.
Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.