quarta-feira, dezembro 22, 2021

Petrolândia tem Feira de Adoção de Cães e Bazar Beneficente nesta quinta-feira (23/12) na Praça dos Três Poderes


Será realizada Feira de Adoção de Cães e Bazar Beneficente, em frente à Prefeitura de Petrolândia, nesta quinta-feira (23), a partir das 8h da manhã.

Apoio ABRASFA Petrolândia.

Fonte: Prefeitura de Petrolândia

Dezembro Vermelho em Petrolândia: PSF Santa Inês oferece Momento Mulher com exames e atendimentos na tarde desta quinta (23/12)


Dezembro Vermelho oferece ações direcionadas para ações preventivas para a saúde das mulheres.

Venham participar do momento mulher, com vários exames de Preventivo, testes rápidos, vacinação, atendimento médico, odontológico, enfermagem e muito mais.

Data: 23/12
Local: PSF Santa Inês
Horário: 17h

Fonte: Prefeitura de Petrolândia

Prefeito de Jatobá-PE Rogério Ferreira fala sobre ações realizadas no primeiro ano de governo e diz que recebeu prefeitura sucateada e endividada

Fotos: Lúcia Xavier - BlogAR



Prestes a completar o primeiro ano de mandato como prefeito de Jatobá, cidade no Sertão de Pernambuco, no último sábado (18), Rogério Ferreira (Republicanos) concedeu entrevista ao radialista e blogueiro Assis Ramalho, no programa 'Acordando com as Notícias', transmitido pela Web Rádio Petrolândia, ao vivo.

Em seu primeiro mandato, Rogério fez um balanço das ações dos primeiros meses de sua gestão,  respondeu pergunta de ouvintes e também falou sobre desafios e metas para o próximo ano. O prefeito admitiu enfrentar muitos obstáculos hoje, porém, garante que 2022 será promissor para o povo jatobaense.

Eleito com 39,50% dos votos na eleição de 2020, Rogério afirmou ter assumido o governo praticamente "no escuro", sem nenhuma informação da gestão passada.

"Não houve transição de governo. Infelizmente a gente não teve uma transição amistosa, tivemos bastante truculência na transição, muitas dificuldades de acessos às informações, dificuldade de acesso ao município e às condições administrativas que estavam sendo feitas. A gente precisou recorrer ao Tribunal de Contas (do Estado de Pernambuco-TCE) para poder intervir, para que a gente tivesse acesso aos dados da gestão anterior. Foi muito difícil'', diz o gestor na entrevista e acrescenta que recebeu o município sucateado em todas as áreas e ainda que alguém de má fé tentou prejudicar para que não tivesse acesso.ao sistema.

''Se alguém tentou dificultar o acesso para (prejudicar) Rogério não estava pensando na população mais carente, porque quando você dificulta o acesso, por exemplo, ao Bolsa Família, você não está prejudicando Rogério, você está prejudicando aquelas pessoas que vivem na vulnerabilidade máxima. À medida que a gente vai buscar o acesso, vai destravar, isso leva um tempo, e o tempo é uma coisa que conta contra aqueles que vivem na vulnerabilidade", desabafou o prefeito.

Também na entrevista, Rogério afirma que recebeu a prefeitura endividada.

''Para que você tenha uma ideia, a gente pegou o município de Jatobá no mês de janeiro com uma série de dívidas. Dívidas com folha de pagamento, dívida de férias atrasadas, um terço de férias dos professores sequer tinha sido pago. Então, somente de (despesas de) pessoal a gente teve uma série de dívidas, e no mês de janeiro a gente já começou a honrar essas dívidas, inclusive com fornecedores", ressaltou.

O prefeito diz que tem superado os problemas do município porque conta com uma equipe competente. 

''Os problemas que nós encontramos no município foram 'fácil' de conduzir, porque a equipe que se envolveu na gestão é uma equipe muito boa. Eu tenho secretários que mesmo com uma remuneração que não é o que mereciam, são muito bons. O Chefe do Departamento do município, o Chefe de Divisão, são salários baixos, mas isso não foi o fiel da balança para que eles pendessem para um lado ou para outro. Na veradade, eles tiveram o compromisso de resolver os problemas que o município estava enfrentando. Então, eu tive essa grata satisfação de trabalhar com pessoas que se envolveram para resolver problemas do município", enfatiza Rogério. 

Em determinado momento da entrevista, o gestor diz que a oposição não tem motivos reais para criticar o seu governo. As críticas são feitas, segundo ele, por pessoas que queriam estar no seu lugar.

''Hoje eu não tenho uma oposição que encontre falhas na gestão do município, eu tenho uma oposição que quer o meu lugar, o que é diferente. Mas eles não encontram formas de criticar o meu governo. O que é preciso na Saúde, a gente tem corrido atrás, na Ação Social, a gente tem corrido atrás, e superado. Na Infraestrutura era um município de 26 anos andando a passos de tartaruga. Para que você tenha uma ideia, em janeiro a gente recolheu mais de 80 toleladas de lixo e entulhos dentro do município. Eles (gestões passadas) deixaram a gente mergulhado dentro do lixo. Então, em dez meses, a gente já fez muitas coisas que não foi feito em 26 anos da cidade.

"Ninguém governa sozinho", destacou o prefeito de Jatobá ao mencionar os encontros periódicos em que se reúnem os gestores dos municípios do Sertão de Itaparica, para debate de assuntos comuns às suas cidades e o planejamento de ações para alavancar o desenvolvimento da região. 

Na entrevista, pedimos a Rogério uma avaliação das principais pastas da Prefeitura.

SAÚDE

Eu posso afirmar, sem medo algum de errar, que o nosso primeiro ano de governo foi um ano dedicado à Saúde. Foi o nosso pilar maior. Para que você tenha uma ideia, a gente já conseguiu refazer todo trabalho de exames de laboratório. Hoje o cidadão de Jatobá tem um atendimento de primeira linha de exames laboratoriais. Hoje ele tem acesso aos serviços públicos do SUS, que se compara aos serviços particulares. Nós implantamos, agora, 15 especialidades médicas para evitar esses deslocamentos de cidadão jatobaense para a capital, ou para outros polos de saúde. Nós temos um atendimento de 24 horas na urgência e emergência do Hospital de Itaparica, e estamos buscando reativar as cirurgias eletivas que, há décadas talvez, não vem sendo realizadas dentro do nosso município, além das pequenas cirurgias, que nunca parou. A Saúde, eu posso dizer a você que evoluiu bastante neste primeiro ano de governo, como nunca houve no município de Jatobá. E digo mais: o povo não merece menos, merece sempre mais, e a gente vai fazer mais. O que foi feito foi apenas o começo, a gente vai continuar durante todo o nosso mandato trabalhando pela saúde do povo jatobaense, vai ser daqui para melhor. Estava no atraso total, a Saúde de Jatobá estava sendo feita fora do município, estavam empurrando com a barriga. Eu fui gestor do hospital de Paulo Afonso e eu posso dizer, com autonomia, porque eu via a quantidade de atendimentos ao cidadão jatobaense, coisa que hoje, praticamente, não mandamos nenhum, a não ser que seja um caso de alta complexidade e o município de Jatobá não tenha como dar suporte. Mas, tratamentos eletivos, pequenos procedimentos, Saúde Básica, isso aí Jatobá está dando conta, coisa que nunca fizeram, sempre terceirizavam (mandavam) para Paulo Afonso, Petrolândia: ''Recebam aí e resolvam pelo SUS''. E não é assim, cada um tem a sua responsabilidade. 

EDUCAÇÃO

Na Educação a gente conseguiu, já nesse primeiro ano de mandato, informatizar a Educação de Jatobá, todas as.secretarias estão informatizadas. Também nos orgulha bastante o Programa Criança Alfabetizada do governo do Estado. A gente fez o convênio e eu posso dizer que a equipe que abraçou esse programa deu conta do recado, porque já tivemos crianças de Jatobá representando o município fora da cidade, por meio da fluência da leitura. São coisas que nos encantam, que validam o trabalho que vem sendo feito na Educação, para que nenhum aluno fique fora da escola no próximo ano. Também tenho orgulho de contar com uma equipe de professores que se desdobraram indo ao encontro do aluno, abrindo cancelas para entregar o material didático, para entregar tarefas, para que as crianças não deixassem de participar durante essa pandemia. Então, a educação se mostrou muito eficiente e está planejada para o ano de 2022. As matrículas já estão acontecendo no município. A gente já está tendo a oportunidade de nos antecipar para entregar material escolar e entregar fardamento já no início do ano.

AGRICULTURA

A gente fez esse ano o maior programa de (preparação de) terras. Conseguimos doar aos agricultores mais de 800 horas de preparação de terra, coisa que muitos iam buscar e nunca conseguiram. A gente foi oferecer: ''O senhor, agricultor, pretende explorar a sua agricultura familiar? A gente tem uma equipe para lhe dá apoio técnico e a preparação do solo por meio das máquinas''.  Então, a gente fez esse trabalho e hoje a gente está movimentando a economia local através da agricultura. 

CULTURA

A gente também conseguiu resgatar a cultura, que estava desacreditada. Que cultura tem Jatobá? Se você perguntasse, Jatobá é a capital da tilápia? Qual a cultura, é só criar a tilápia? Não é somente isso. A gente começou a resgatar a cultura que estava desacreditada no nosso município. Desde quem faz o chapéu de palha até quem faz uma escultura enorme. Tudo estava desacreditado. E a gente começou um trabalho com um Departamento de Cultura, com a nossa amiga Ana Lima, que é uma pessoa que não mede esforços e que trabalha com vontade, com gosto. Nós conseguimos formar a Associação de Artesãos de Jatobá, que levaram os seus produtos para apresentar na Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato, realizada em Olinda).Então, a cultura em si foi resgatada.

Ainda na entrevista, Rogério Ferreira fala sobre o resgate do esporte de Jatobá, afirma que o estádio da ADECITA estava servindo de pasto para animal, diz que pretende fazer concurso público no seu governo, que vai governar todo o seu mandato ao lado do vice-prefeito Eraldinho, com quem tem excelente relacionamento e responde pergunta de ouvintes, entre outros assuntos pertinentes ao município e à região do Sertão de Itaparica. 


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Receita Federal: após aumento para PF, mais de 300 servidores entregam cargos


Ao menos 324 servidores da Receita Federal do Brasil (RFB) pediram exoneração de seus cargos após o Congresso Nacional aprovar o Orçamento 2022, na terça-feira (22/12). A informação foi confirmada ao Metrópoles pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco). A entidade ainda estima que o número de servidores que pretendem entregar os cargos pode chegar a 500.

Os recursos do órgão foram reduzidos a menos da metade. Por outro lado, o texto aprovado prevê R$ 1,7 bilhão para reajuste e reestruturação de carreiras de policiais federais no próximo ano, pauta considerada prioritária para o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O grupo de servidores da Receita também protesta contra a falta de regulamentação de uma lei vigente desde 2017, que prevê bônus por produtividade para a categoria.

Os pedidos de exoneração incluem auditores fiscais e analistas tributários que atuam em cargos de confiança da Receita Federal, como delegados e chefes do órgão tributário em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, entre outros estados.

Prefeitura de Tacaratu promove Aulão Funcional de Natal para grupo da 3ª idade

 

Aulão Funcional de Natal em Tacaratu/PE
 
As equipes da Academia da Saúde, NASF e CRAS, promoveram uma manhã diferente para o grupo da 3ª idade que acorda cedo para se exercitar, com direito a café da manhã, teste de glicemia, aula aeróbica, recreação, dinâmica e jogos.

Prefeitura Municipal de Tacaratu
Prefeito: Washington Angelo de Araujo
Vice-prefeito: Givaldo Torres de Oliveira (Givaldo Crente)
 

Ver fotos

Petrolândia: Em entrevista na Web Rádio Petrolândia, nesta sexta (24/12/2021), prefeito Fabiano Marques fará balanço da gestão do primeiro ano de seu governo



O prefeito de Petrolândia/PE, Fabiano Marques, vai ser entrevistado (ao vivo) por Assis Ramalho, nesta sexta-feira (24/12/2021), no programa "Acordando com as Notícias", transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Prestes a completar o primeiro ano de mandato, o gestor fará um balanço das ações realizadas pelo Governo Municipal em 2021 e também sobre os desafios e as metas para o próximo ano.

A entrevista deverá ter início a partir das 07h30.

O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

O conteúdo da entrevista será postado, posteriormente, no Blog de Assis Ramalho.

Radialista Assis Ramalho - DRT/PE 3544



OUÇA O PROGRAMA ACORDANDO COM AS NOTÍCIAS NA WEB RÁDIO PETROLÂNDIA 24 HORAS NO AR

O radialista Assis Ramalho [DRT 3544/PE] apresenta o Programa Acordando com as Notícias de segunda a sábado das 06:30 as 08:30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Clique e OUÇA A WEB RÁDIO PETROLÂNDIA 24 HORAS NO AR

Da Redação do Blog de Assis Ramalho



Criado em Recife pelo então secretário de Saúde Humberto Costa, Samu completa 20 anos - CONHEÇA SUA HISTÓRIA


Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, denominados Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e acionados por telefonia de discagem rápida (número 192), inclusive em Petrolândia - Foto/arquivo/Blog de Assis Ramalho
Em outubro/2021 a Prefeitura de Petrolândia anunciou instalação da Unidade de Suporte Básico do SAMU no município

Implementado na Região Metropolitana do Recife e em Fernando de Noronha em 2001, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atende qualquer pessoa que estiver precisando de socorro. As duas décadas do funcionamento do serviço reúnem histórias emocionantes envolvendo pacientes e profissionais de saúde nos milhares de atendimentos já realizados.

O serviço foi criado pelo então secretário municipal de Saúde Humberto Costa, atual senador. De acordo com ele, os dados sobre o atendimento pré-hospitalar preocupavam as autoridades na época.

“Nós tínhamos informações que mostravam que muita gente morria ou era mal atendida e ficava com sequelas em muitos eventos que aconteciam fora do hospital. Em casa, no meio da rua, num acidente, então vimos a necessidade de que houvesse um serviço de atendimento de urgência que pudesse ser feito na casa das pessoas ou na rua, nos acidentes”, contou o político.

Segundo ele, o modelo implementado na capital pernambucana seguiu aquele aplicado em cidades francesas.

“Diferentemente de outros modelos, que são o de estabilizar o paciente e levar de imediato ao hospital, o Samu ele tem uma formação dos seus profissionais e equipamentos em cada ambulância que permitem até um atendimento que dure três horas, então isso é muito importante e faz uma diferença muito grande entre a pessoa viver ou morrer e ter uma sequela”, afirmou Costa.

História do samu

Auxiliar de Jesus, João de Deus diz que técnico "não quer abandonar Benfica neste momento para ir para o Flamengo"




A novela Jorge Jesus de volta ao Flamengo ganhou mais um capítulo nesse fim de manhã de quarta-feira. Em entrevista coletiva, João de Deus, auxiliar do Mister no Benfica, confirmou a reunião entre o treinador e dirigentes do Rubro-Negro. Segundo ele, Rui Costa, presidente do clube português, sabia do encontro.

João de Deus, entretanto, fez questão de frisar que Jorge Jesus seguirá no Benfica e não voltará para o Flamengo.

- Estou aqui porque o nosso treinador foi punido (Jorge Jesus cumpre suspensão), senão ele teria todo o gosto em responder. Em relação às notícias, tenho falado muito com o Mister e especificamente hoje mais ainda. Ontem (terça) houve um encontro (dele) com os amigos do Flamengo e devidamente autorizado pelo Benfica e com o conhecimento de Rui Costa. O Mister disse que não pode e nem quer neste momento abandonar o Benfica. Há um contrato para cumprir, quer cumprir e quer ganhar títulos no Benfica. Foi isso que nos fez vir para a Portugal novamente – afirmou João de Deus, em coletiva de véspera ao duelo contra o Porto pelas oitavas de final da Taça de Portugal.

- De uma vez por todas, queremos acabar com as dúvidas. Podem falar que é o João de Deus que está falando e não o Mister. Mas essa mensagem me foi passada por Jesus na presença do diretor-geral Rui Pedro Braz e do presidente Rui Costa. É uma mensagem fidedigna. Acabaram as dúvidas em relação a este tema. Tudo o que se tem falado não se desvia em absoluto daquilo que queremos: títulos no Benfica - disse o auxiliar.

Petrolândia/Tacaratu/Jatobá: Votos de boas festas e feliz ano novo da Clínica e Laboratório Jaques

 

Divulgação/ Clínica e Laboratório Jaques 

Petrolândia: Confira programação musical do Maria Fumaça para o penúltimo final de semana de 2021

 


Em Petrolândia-PE, o Bar e Restaurante Maria Fumaça, fazendo cada vez melhor na avenida da Orla Fluvial, já divulgou a agenda de apresentações musicais para o penúltimo final de semana do ano de 2021.

Confira programação completa acima - de sexta, a domingo.

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.



Blog de Assis Ramalho
Informação: Bar e Restaurante Maria Fumaça

Em Jaboatão dos Guararapes (PE), três pessoas morrem após sofrer choque elétrico em fio em rua de comunidade; sogra e genro estão entre as vítimas

VÍTIMAS - Leiza Valéria da Conceição Silva, de 51 anos e o genro dela, o mecânico Jonas Eduardo Lima da Silva, de 23 anos — Foto: Reprodução/WhatsApp

Três pessoas morreram ao sofrer choque elétrico na manhã desta terça-feira (21) em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: Givanildo Francisco/WhatsApp

Três pessoas morreram após sofrerem um choque elétrico em um fio de alta tensão na comunidade Beco da Colônia, no bairro de Jaboatão Centro, no município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O caso aconteceu na Rua Coronel Câmara Lima, na manhã desta terça-feira (21), por volta das 8h30.

O Corpo de Bombeiros enviou três equipes para o local e informou que as vítimas foram uma mulher e dois homens. Morreram o mecânico Jonas Eduardo Lima da Silva, de 23 anos; a sogra dele, Leiza Valéria da Conceição Silva, de 51 anos; e o entregador de água Nivaldo Batista de Albuquerque, de 65 anos.

Uma das possíveis causas do rompimento da fiação é uma sobrecarga, segundo o perito Epaminondas Barros. Análises complementares ainda são realizadas para confirmar essa possibilidade.

O motorista de caminhão Givanildo Francisco, que tem 48 anos e mora na área, conhece uma das vítimas: o mecânico, que trabalha em uma loja de bicicletas localizada no bairro.

"Eu conhecia o menino de vista. Ele era sobrinho do dono de uma loja de bicicleta daqui, lugar conhecido. Quando passei lá de manhã, indo para o trabalho, fiquei muito chocado", contou. Ele enviou imagens do local do acidente para o WhatsApp da Globo.

Suspeito de assaltar BRT é baleado por passageiro e morre, no Centro do Recife

Tiroteio ocorreu dentro de BRT, no Centro do Recife — Foto: Nido Machado/TV Globo

Um homem suspeito de assalto morreu após ser baleado dentro de um ônibus do BRT, na noite desta segunda-feira (21), no bairro de Santo Antônio, na região central do Recife, segundo a Polícia Militar. De acordo com testemunhas, um passageiro que estava armado reagiu após o suspeito anunciar a investida criminosa.

Pelo menos dois homens participaram da ação, segundo o 16º Batalhão da Polícia Militar. O ônibus fazia a linha 1962 - Abreu e Lima (PCR) e passava próximo ao Fórum Thomaz de Aquino, na Avenida Martins de Barros, quando os assaltantes anunciaram o roubo.

O coletivo estava cheio no momento do assalto e teria ocorrido um tiroteio próximo à Praça da República, onde ficam as sedes do governo do estado e do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Um dos suspeitos foi atingido e o outro conseguiu fugir.

A Polícia Militar socorreu o homem ferido e o levou ao Hospital da Restauração, no Centro do Recife. Ele, no entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu logo em seguida, segundo a PM.

Confira manchetes dos principais jornais do país desta quarta-feira 22 de dezembro/2021

 


Já estão abertas, até o próximo dia 29, as inscrições para o Censo de 2022 com mais de 200 mil vagas


Já estão abertas, até o próximo dia 29, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para a contratação de pessoal temporário que trabalhará no Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que vai visitar 70 milhões de domicílios. Ao todo, são 206.891 vagas, distribuídas da seguinte forma: 183.021, de nível Fundamental, para recenseadores; 18.420 para agente censitário supervisor (ACS); e 5.450 para agente censitário municipal (ACM). Ambas oportunidades para agente censitário são de nível Médio. As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição realizadora da banca, a FGV Conhecimento.

Quem quiser participar da concorrência deve escolher, na hora de realizar a inscrição, a área de trabalho e a cidade na qual prestará a prova. Essas áreas podem corresponder a um ou mais bairros, ou unidades. O intuito é que os recenseadores possam desempenhar suas funções nas imediações de suas residências. A taxa para participar é de R$ 57,50 e pode ser paga até o dia 25 de janeiro. A previsão é que a coleta domiciliar de informações seja realizada pelos aprovados em até três meses.

Como os recenseadores são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador on-line que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas. A ferramenta considera, ainda, a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais. Para estimar a remuneração, basta informar o município e a quantidade de horas que se pretende dedicar ao trabalho.