quarta-feira, dezembro 22, 2021

Prefeito de Jatobá-PE Rogério Ferreira fala sobre ações realizadas no primeiro ano de governo e diz que recebeu prefeitura sucateada e endividada

Fotos: Lúcia Xavier - BlogAR



Prestes a completar o primeiro ano de mandato como prefeito de Jatobá, cidade no Sertão de Pernambuco, no último sábado (18), Rogério Ferreira (Republicanos) concedeu entrevista ao radialista e blogueiro Assis Ramalho, no programa 'Acordando com as Notícias', transmitido pela Web Rádio Petrolândia, ao vivo.

Em seu primeiro mandato, Rogério fez um balanço das ações dos primeiros meses de sua gestão,  respondeu pergunta de ouvintes e também falou sobre desafios e metas para o próximo ano. O prefeito admitiu enfrentar muitos obstáculos hoje, porém, garante que 2022 será promissor para o povo jatobaense.

Eleito com 39,50% dos votos na eleição de 2020, Rogério afirmou ter assumido o governo praticamente "no escuro", sem nenhuma informação da gestão passada.

"Não houve transição de governo. Infelizmente a gente não teve uma transição amistosa, tivemos bastante truculência na transição, muitas dificuldades de acessos às informações, dificuldade de acesso ao município e às condições administrativas que estavam sendo feitas. A gente precisou recorrer ao Tribunal de Contas (do Estado de Pernambuco-TCE) para poder intervir, para que a gente tivesse acesso aos dados da gestão anterior. Foi muito difícil'', diz o gestor na entrevista e acrescenta que recebeu o município sucateado em todas as áreas e ainda que alguém de má fé tentou prejudicar para que não tivesse acesso.ao sistema.

''Se alguém tentou dificultar o acesso para (prejudicar) Rogério não estava pensando na população mais carente, porque quando você dificulta o acesso, por exemplo, ao Bolsa Família, você não está prejudicando Rogério, você está prejudicando aquelas pessoas que vivem na vulnerabilidade máxima. À medida que a gente vai buscar o acesso, vai destravar, isso leva um tempo, e o tempo é uma coisa que conta contra aqueles que vivem na vulnerabilidade", desabafou o prefeito.

Também na entrevista, Rogério afirma que recebeu a prefeitura endividada.

''Para que você tenha uma ideia, a gente pegou o município de Jatobá no mês de janeiro com uma série de dívidas. Dívidas com folha de pagamento, dívida de férias atrasadas, um terço de férias dos professores sequer tinha sido pago. Então, somente de (despesas de) pessoal a gente teve uma série de dívidas, e no mês de janeiro a gente já começou a honrar essas dívidas, inclusive com fornecedores", ressaltou.

O prefeito diz que tem superado os problemas do município porque conta com uma equipe competente. 

''Os problemas que nós encontramos no município foram 'fácil' de conduzir, porque a equipe que se envolveu na gestão é uma equipe muito boa. Eu tenho secretários que mesmo com uma remuneração que não é o que mereciam, são muito bons. O Chefe do Departamento do município, o Chefe de Divisão, são salários baixos, mas isso não foi o fiel da balança para que eles pendessem para um lado ou para outro. Na veradade, eles tiveram o compromisso de resolver os problemas que o município estava enfrentando. Então, eu tive essa grata satisfação de trabalhar com pessoas que se envolveram para resolver problemas do município", enfatiza Rogério. 

Em determinado momento da entrevista, o gestor diz que a oposição não tem motivos reais para criticar o seu governo. As críticas são feitas, segundo ele, por pessoas que queriam estar no seu lugar.

''Hoje eu não tenho uma oposição que encontre falhas na gestão do município, eu tenho uma oposição que quer o meu lugar, o que é diferente. Mas eles não encontram formas de criticar o meu governo. O que é preciso na Saúde, a gente tem corrido atrás, na Ação Social, a gente tem corrido atrás, e superado. Na Infraestrutura era um município de 26 anos andando a passos de tartaruga. Para que você tenha uma ideia, em janeiro a gente recolheu mais de 80 toleladas de lixo e entulhos dentro do município. Eles (gestões passadas) deixaram a gente mergulhado dentro do lixo. Então, em dez meses, a gente já fez muitas coisas que não foi feito em 26 anos da cidade.

"Ninguém governa sozinho", destacou o prefeito de Jatobá ao mencionar os encontros periódicos em que se reúnem os gestores dos municípios do Sertão de Itaparica, para debate de assuntos comuns às suas cidades e o planejamento de ações para alavancar o desenvolvimento da região. 

Na entrevista, pedimos a Rogério uma avaliação das principais pastas da Prefeitura.

SAÚDE

Eu posso afirmar, sem medo algum de errar, que o nosso primeiro ano de governo foi um ano dedicado à Saúde. Foi o nosso pilar maior. Para que você tenha uma ideia, a gente já conseguiu refazer todo trabalho de exames de laboratório. Hoje o cidadão de Jatobá tem um atendimento de primeira linha de exames laboratoriais. Hoje ele tem acesso aos serviços públicos do SUS, que se compara aos serviços particulares. Nós implantamos, agora, 15 especialidades médicas para evitar esses deslocamentos de cidadão jatobaense para a capital, ou para outros polos de saúde. Nós temos um atendimento de 24 horas na urgência e emergência do Hospital de Itaparica, e estamos buscando reativar as cirurgias eletivas que, há décadas talvez, não vem sendo realizadas dentro do nosso município, além das pequenas cirurgias, que nunca parou. A Saúde, eu posso dizer a você que evoluiu bastante neste primeiro ano de governo, como nunca houve no município de Jatobá. E digo mais: o povo não merece menos, merece sempre mais, e a gente vai fazer mais. O que foi feito foi apenas o começo, a gente vai continuar durante todo o nosso mandato trabalhando pela saúde do povo jatobaense, vai ser daqui para melhor. Estava no atraso total, a Saúde de Jatobá estava sendo feita fora do município, estavam empurrando com a barriga. Eu fui gestor do hospital de Paulo Afonso e eu posso dizer, com autonomia, porque eu via a quantidade de atendimentos ao cidadão jatobaense, coisa que hoje, praticamente, não mandamos nenhum, a não ser que seja um caso de alta complexidade e o município de Jatobá não tenha como dar suporte. Mas, tratamentos eletivos, pequenos procedimentos, Saúde Básica, isso aí Jatobá está dando conta, coisa que nunca fizeram, sempre terceirizavam (mandavam) para Paulo Afonso, Petrolândia: ''Recebam aí e resolvam pelo SUS''. E não é assim, cada um tem a sua responsabilidade. 

EDUCAÇÃO

Na Educação a gente conseguiu, já nesse primeiro ano de mandato, informatizar a Educação de Jatobá, todas as.secretarias estão informatizadas. Também nos orgulha bastante o Programa Criança Alfabetizada do governo do Estado. A gente fez o convênio e eu posso dizer que a equipe que abraçou esse programa deu conta do recado, porque já tivemos crianças de Jatobá representando o município fora da cidade, por meio da fluência da leitura. São coisas que nos encantam, que validam o trabalho que vem sendo feito na Educação, para que nenhum aluno fique fora da escola no próximo ano. Também tenho orgulho de contar com uma equipe de professores que se desdobraram indo ao encontro do aluno, abrindo cancelas para entregar o material didático, para entregar tarefas, para que as crianças não deixassem de participar durante essa pandemia. Então, a educação se mostrou muito eficiente e está planejada para o ano de 2022. As matrículas já estão acontecendo no município. A gente já está tendo a oportunidade de nos antecipar para entregar material escolar e entregar fardamento já no início do ano.

AGRICULTURA

A gente fez esse ano o maior programa de (preparação de) terras. Conseguimos doar aos agricultores mais de 800 horas de preparação de terra, coisa que muitos iam buscar e nunca conseguiram. A gente foi oferecer: ''O senhor, agricultor, pretende explorar a sua agricultura familiar? A gente tem uma equipe para lhe dá apoio técnico e a preparação do solo por meio das máquinas''.  Então, a gente fez esse trabalho e hoje a gente está movimentando a economia local através da agricultura. 

CULTURA

A gente também conseguiu resgatar a cultura, que estava desacreditada. Que cultura tem Jatobá? Se você perguntasse, Jatobá é a capital da tilápia? Qual a cultura, é só criar a tilápia? Não é somente isso. A gente começou a resgatar a cultura que estava desacreditada no nosso município. Desde quem faz o chapéu de palha até quem faz uma escultura enorme. Tudo estava desacreditado. E a gente começou um trabalho com um Departamento de Cultura, com a nossa amiga Ana Lima, que é uma pessoa que não mede esforços e que trabalha com vontade, com gosto. Nós conseguimos formar a Associação de Artesãos de Jatobá, que levaram os seus produtos para apresentar na Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato, realizada em Olinda).Então, a cultura em si foi resgatada.

Ainda na entrevista, Rogério Ferreira fala sobre o resgate do esporte de Jatobá, afirma que o estádio da ADECITA estava servindo de pasto para animal, diz que pretende fazer concurso público no seu governo, que vai governar todo o seu mandato ao lado do vice-prefeito Eraldinho, com quem tem excelente relacionamento e responde pergunta de ouvintes, entre outros assuntos pertinentes ao município e à região do Sertão de Itaparica. 


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário