quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Corinthians empata, Galo vence e Grêmio não sai do zero com o Santos; confira jogos desta quinta do Brasileirão e classificação


Mano Menezes resolveu mudar o Corinthians na noite desta quinta-feira, pelo Campeonato Brasileiro, e testar mais uma formação para combater a irregularidade da equipe, escalando Malcom e Jadson. A Chapecoense, porém, não esteve nem aí para as tentativas do treinador corintiano. O time catarinense mandou no segundo tempo, arrancou um empate por 1 a 1, graças a gol contra de Ferrugem, e por muito pouco não conseguiu a virada. O jovem Malcom, de 17 anos, abriu o placar para o Timão, marcando seu primeiro gol como profissional.
>Clique e veja melhores momentos e gols de Corinthians e Chapecoense

 Atlético-MG vence o Goiás por 3 x 2


Em noite de gala de Dátolo, Guilherme e Carlos, o Atlético-MG atropelou o Goiás no primeiro tempo. O Alviverde melhorou na segunda metade, e Erik e Jackson descontaram, mas não evitaram a segunda derrota consecutiva, desta vez por 3 a 2
Com a vitória, o Atlético-MG foi a 34 pontos e pulou para o sétimo lugar. Já o Goiás segue estacionado na 12ª colocação, com 27. Os goianos voltam a campo no domingo, às 18h30, e recebem o Palmeiras. No mesmo dia, mas às 16h, os mineiros têm pela frente o clássico com o Cruzeiro, no Mineirão.
>Clique e veja melhores momentos e gols de Goiás e Atlético-MG

Grêmio e Santos empatam sem gols, e o caso Aranha rouba a cena

Havia duas partidas sendo disputadas na noite desta quinta-feira, na Arena do Grêmio. Uma delas era a extensão do duelo de 28 de agosto, pela Copa do Brasil, marcado pelas injúrias raciais contra o goleiro Aranha. A outra, a verdadeira, válida pela 22ª rodada do Brasileirão, era o embate entre Grêmio e Santos.Com ataques pouco produtivos e defesas cirúrgicas do protagonista, os times ficaram no 0 a 0.

O 0 a 0 não agradou a ninguém. O Grêmio até livrou um ponto do Fluminense (36 a 35) e foi a quinto, mas perdeu a chance de ingressar no G-4 - o Corinthians empatara com a Chapecoense. O Santos mantém sua campanha intermediária, com a nona colocação e seus 30 pontos. Ambos jogam no domingo, às 18h30, em casa. O Tricolor recebe a Chapecoense na Arena, enquanto o Santos duela com o Figueirense, na Vila Belmiro.
>Clique e veja os melhores momentos de Grêmio e Santos

Clique abaixo e veja jogos e classificação da 21ª rodada do Brasileirão da Série A
>Brasileirão Série A

Blog de Assis Ramalho
Fonte: Globo Esporte

Petrolândia: IF Sertão promove aulas inaugurais de cursos técnicos e cursos do Pronatec no município


Aula inaugural dos cursos Pronatec FIC 


Aula inaugural dos Cursos Técnicos de Aquicultura e Agronomia

O IF Sertão (campus Floresta-PE), por intermédio do Centro de Referência de Petrolândia, em parceria com a Prefeitura do município, realizou as aulas inaugurais de novos cursos técnicos e Pronatec nesta cidade.

No dia 28 de agosto foi promovida a aula inaugural dos cursos 2014.2 de Técnico em Aquicultura e Técnico em Agronomia. Na segunda-feira passada (15) foi ministrada a aula inaugural dos novos cursos FIC do Pronatec.

Entre as autoridades presentes aos eventos, o Coordenador Adjunto do PRONATEC, do Centro de Referência de Petrolândia, Prof. Fernando César Silva, representante do IF Sertão PE, e a vice-prefeita de Petrolândia, Janielma Rodrigues, representante do Município.
Ver mais fotos>Aula inaugural cursos técnicos Agronomia e Aquicultura
Ver mais fotos>Aula inaugural cursos Pronatec FIC

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia

Saúde habilita 596 laboratórios em 20 estados para exame papanicolau


O Ministério da Saúde habilitou 596 laboratórios de 20 estados para exames de detecção do câncer de colo do útero. Os laboratórios habilitados terão de seguir nove indicadores de qualidade, como tempo médio de liberação dos exames, que não deve passar de 30 dias a partir da entrada do material. Em todos os anos, deverão ser consolidados relatórios nacionais com os resultados do programa.

O investimento previsto para para melhorar esse tipo de serviço é estimado em R$ 19 milhões. O ministério informou que vai acompanhar, detectar, reduzir e corrigir as deficiências do processo de produção nos laboratórios, aperfeiçoando os procedimentos e minimizando a ocorrência de erros no diagnóstico da doença. De acordo com a pasta da Saúde, os laboratórios participantes do programa também terão incentivos de custeio dos exames – 10% a mais no valor dos testes feitos na faixa etária prioritária, 5% nos que estão fora dessa faixa e 30% na reavaliação das lâminas.

No Rio de Janeiro, 13 estabelecimentos foram selecionados para fazer o exame citopatológico, conhecido como papanicolau, por meio da Qualificação Nacional em Citopatologia (QualiCito). As regiões beneficiadas são: Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com dois laboratório credenciados; Cabo Frio, na Região dos Lagos, com um; Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, com um; Volta Redonda, com dois, e Barra do Piraí, com um, no sul fluminense; Itaboraí, na região metropolitana, com quatro; Teresópolis, na região serrana, e Vassouras, no centro-sul do estado, com um.

Armando se compromete com a defesa dos animais

Foto: Leo Caldas

O candidato a governador Armando Monteiro (PTB) se comprometeu com o Pacto pela Vida Animal, uma iniciativa de diversas entidades pela implantação de uma política pública estadual em defesa dos direitos dos animais. Armando firmou compromisso, na tarde desta quinta-feira (18), com sete ações que deverão ser implantadas por intermédio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que vão da conscientização da população via campanhas educativas até a elaboração de diretrizes para grupos animais mais vulneráveis.

Participaram da reunião com Armando, na Ilha do Leite, na região central do Recife, representantes de entidades como o Conselho de Bioética de Pernambuco, Fórum de Defesa dos Animais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Sociedade de Defesa da Vida Animal (Sovida) e Associação dos Amigos Defensores dos Animais e do Meio Ambiente (Adama).

Petrolândia: TRE-PE realiza capacitação de mesários que vão atuar nas eleições deste ano



Os servidores do Cartório Eleitoral de Petrolândia (70ª Zona Eleitoral do TRE-PE) iniciaram o treinamento dos mesários que trabalharão nas Mesas Receptoras de Votos no próximo dia 5 de outubro. O evento acontece na sede da AABB, nesta cidade, e tem como objetivo mostrar como funcionam as urnas e as situações que podem ocorrer durante a votação.

A primeira cidade a receber o treinamento foi Jatobá. Lá, os treinamentos foram realizados na segunda e terça-feira desta semana, dias 15 e 16.

Em Petrolândia, o treinamento dos mesários foi iniciado ontem (17) e será finalizado nesta sexta-feira (19) à tarde, com o treinamento para os administradores de prédios.

Ao contrário dos cidadãos de Jatobá, os eleitores de Petrolândia votarão nestas eleições com identificação biométrica.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, na tarde desta quinta-feira (18), Orlando Parahym, chefe do Cartório da 70ª Zona Eleitoral, informou que em Petrolândia 21.552 eleitores fizeram o recadastramento biométrico. Faltosos ao processo, 4.503 eleitores não procuraram o Cartório Eleitoral desta cidade para o recadastramento obrigatório.

O 1º turno das eleições deste ano acontece no dia 5 de outubro e o 2º turno está programado para o dia 26 do mesmo mês. O pleito vai eleger o presidente da República, deputados federais, estaduais, senadores e governadores.

O TRE informa que, dois dias antes e um dia após a eleição, o TSE veda qualquer propaganda política no rádio ou na televisão. Isso inclui rádios comunitárias e televisão por assinatura. Já na internet — nos sites e blogs do candidato ou partido — a propaganda política gratuita está liberada nesse período. Até a antevéspera das eleições, propagandas em jornais e revistas são permitidas.

Ainda de acordo com o TRE, no dia da votação, a realização de carreatas ou comícios, o uso de alto-falantes e amplificadores de som são considerados crime, com punição que pode variar de seis meses a um ano de detenção. O eleitor pode manifestar opinião política com uso de broches, bandeiras e adesivos de forma silenciosa e individual. A partir do momento em que ele se junta a mais pessoas, a Justiça eleitoral entende como manifestação coletiva, atitude proibida. Os santinhos (folhetos com nome e número do candidato) não podem ser distribuídos. A "cola" eleitoral, quando o eleitor anota os números dos candidatos para levar à urna, é autorizada.

Para ver todas as fotos do treinamento desta quinta-feira (17) na AABB de Petrolândia, clique>TRE capacita mesários de Petrolândia para eleições 2014

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

MEC lança portal da Educação Integral


O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (18) o Portal da Educação Integral. A página, que já está no ar, reúne informações e notícias sobre o tema, permite o acesso rápido ao Programa Dinheiro Direto na Escola - por meio do qual as escolas recebem os recursos para as atividades - e oferece espaço para conferências pela internet.

O ensino em tempo integral é uma das apostas para melhorar a educação básica. Durante o período em que estão na escola, os estudantes, além das aulas, recebem acompanhamento pedagógico e participam de outras atividades, como prática de esportes, atividades culturais e de comunicação. A jornada da educação integral deve ser, no mínimo, de sete horas diárias ou 35 horas semanais. Com recursos do Programa Mais Educação, o MEC financia a implementação da jornada integral em escolas com baixo desempenho, de regiões vulneráveis.

"Estamos analisando cada escola, para ver o que podemos ajudar para que possam melhorar a performance", disse o ministro da Educação, Henrique Paim. De acordo com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Caputo, o governo investiu neste ano mais de R$ 1 bilhão no programa, o que corresponde a execução em dia dos valores previstos no Orçamento.

Petebista histórico declara apoio a Paulo Câmara

Ex-prefeito de Buíque exalta capacidade demonstrada pelo socialista (Foto: Wagner Ramos)

Tradicional militante do PTB, o ex-prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, anunciou, nesta quinta-feira (18), apoio a postulação de Paulo Câmara (PSB) ao Palácio do Campo das Princesas. O petebista, que esteve no Recife acompanhado do candidato a deputado federal Fernando Monteiro (PP), explicou que o movimento se deve ao fato de ele enxergar no projeto da Frente Popular e na capacidade demonstrada pelo socialista, a oportunidade do Estado avançar nas transformações iniciadas pelo ex-governador Eduardo Campos.

“Eu vejo em Paulo a mesma determinação que Eduardo tinha quando começou esse projeto. Pernambuco mudou muito para melhor e isso não pode parar. Paulo já mostrou que tem capacidade de continuar nesse caminho, e os pernambucanos estão mostrando que estão com ele”, destacou Arquimedes Valença.

O petebista recordou que já acompanhou a Frente Popular em outras eleições. “Apesar de ser do PTB, que acabou se coligando nos últimos anos ao PSB, eu já havia votado em Arraes e no próprio Eduardo Campos. Tenho muita simpatia e confiança no projeto”, indicou.

Assessoria de Imprensa do PSB

TSE volta atrás e libera site com propaganda de Dilma


O ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reconsiderou hoje (18) sua decisão e determinou a liberação do site mudamais.com, da coligação Com a Força do Povo, da candidata à reeleição Dilma Rousseff. Na terça-feira (16), o ministro determinou que página fosse retirada do ar, por considerá-la como propaganda eleitoral irregular.

Benjamin reviu a decisão após recurso apresentado pelo PT, que alegou ser o proprietário dosite. “Por se tratar de irregularidades de natureza estritamente formal, autorizo, desde logo, a retomada do sítio eletrônico. ”, decidiu o ministro.

A reclamação originária foi encaminhada ao TSE pela coligação Unidos pelo Brasil, da candidata Marina Silva (PSB). Na primeira decisão, o ministro entendeu que a página deveria ser retirada ao ar por não ter sido identificada como site oficial da campanha eleitoral de Dilma.

Agência Brasil

Petrolândia: Grupos da Casa das Juventudes realiza flash mob na Praça da Matriz





A Casa das Juventudes de Petrolândia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania, Criança e Juventude, realizou no domingo passado (14) mais um Flash Mob na Praça da Matriz, após a Missa.

Na oportunidade apresentaram-se os Grupos MY e Ladies, grupos articuladores da Casa das Juventudes. São os jovens petrolandenses mostrando a arte da dança através de movimentos artísticos.

Ver mais fotos>Apresentação Casa das Juventudes na Praça da Matriz

Informações e fotos: Cleidinha Santos/Casa das Juventudes de Petrolândia

Içami Tiba foca em educação familiar na abertura do XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação em Recife

Josias Albuquerque deu as boas vindas aos congressistas
"Os pais não sabem ser educadores", alertou Içami Tiba

A solenidade de abertura da XII edição do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, promovido pelo Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE com o apoio da Faculdade Senac, contou mais uma vez com a marca da inclusão. As apresentações culturais já são tradição nas solenidades de aberturas de cada edição do Congresso. Neste ano, o evento contou com a participação da bailarina Viviane Macedo, pentacampeã de dança em cadeiras de rodas. Viviane se apresentou junto com o bailarino Luiz Cláudio Passos, ao som do bolero, zouk e finalizando com os passos frenéticos do samba durante a solenidade de abertura. A bailarina possui laços estreitos com a educação. Ela comanda uma companhia de dança que leva o seu nome e está acostumada a reinventar técnicas inclusivas para cadeirantes que, assim como ela, possuem o desejo de investir na prática.

Pela primeira vez, a abertura do Congresso ganhou como cenário o Chevrolet Hall. A mudança se deve, sobretudo, pelo aumento no número de inscritos para esta edição. Durante a solenidade, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Josias Albuquerque, tornou oficial o início da 12ª edição do evento. “No início, o congresso era chamado de seminário. Em seguida, tornou-se um congresso estadual e hoje é internacional, considerado um dos mais importantes do Brasil. Nós queremos que vocês participem e levem daqui o melhor para seus estados, esse é o objetivo do congresso”, afirmou. Na ocasião, foi realizada importante homenagem ao educador Lúcilo Ávila Pessoa, autor de trabalhos de extrema relevância no mundo da educação e de incentivo a trabalhos científicos.

Amigos do futebol fecham com Paulo e Fernando

"Nós não poderíamos ficar em cima do muro. Apoiamos as candidaturas de Paulo e de Fernando", destacou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho (Foto: Wagner Ramos)

As candidaturas de Paulo Câmara (PSB), ao Governo do Estado, e de seu correligionário Fernando Bezerra Coelho, ao Senado, receberam, nesta quinta-feira (18), o apoio de dirigentes de 120 entidades ligadas - entre amadoras e profissionais - ao futebol pernambucano. O alinhamento foi celebrado durante encontro e, na ocasião, contribuições da Frente Popular ao desporto estadual foram lembradas e exaltadas.

"Nós não poderíamos ficar em cima do muro. Apoiamos as candidaturas de Paulo e de Fernando", destacou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho. O dirigente ressaltou o resgate da presença das torcidas nos estádios, graças ao programa Todos com a Nota, como exemplo da sensibilidade da Frente Popular com o futebol do Estado. "Podem contar conosco. Eduardo confiou a vocês o trabalho de fazer Pernambuco prosseguir com o seu legado", apontou Carvalho.

Sabedor da importância da prática esportiva para a juventude, Paulo Câmara frisou que vê o futebol pernambucano como um aliado para manter a população com alternativa de lazer, que a afasta do consumo de drogas. "Além da questão da saúde e do entretenimento, o esporte ajuda a manter nossas crianças e jovens distantes do crack. As nossas escolas de tempo integral terão, na complementação de sua grade regular, a prática esportiva para oferecer aos nossos alunos", indicou Câmara.

Acidente mata quatro pessoas carbonizadas na Paraíba


Quatro pessoas morreram carbonizadas e cinco ficaram feridas em um acidente no trecho paraibano da BR-101, na manhã desta quinta-feira (18). Um carro de passeio, um utilitário e um caminhão bateram no sentido Recife-João Pessoa, nas proximidades do município de Alhandra. A Kombi envolvida transportava nove trabalhadores da construção civil, que moravam em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, e iam para a capital do estado vizinho.

Relatos de testemunhas dão conta de que o motorista do automóvel, um Fiesta, perdeu o controle do veículo depois de ser trancado por outro carro, que não se envolveu na colisão. O Fiesta bateu na defensa metálica da rodovia, rodou na pista e só parou no acostamento da lateral esquerda. Na mesma faixa, vinha a Kombi dos trabalhadores, que, para não bater no carro, fez uma manobra brusca para a faixa da direita, na qual vinha um caminhão. Foi quando houve a batida seguida do fogo. As informações foram repassadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os motoristas do Fiesta e do caminhão tiveram ferimentos leves. Já as quatro pessoas que morreram carbonizadas estavam na Kombi. A identificação dos corpos deve demorar cerca de 30 dias por conta do estado em que ficaram, segundo a Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) paraibana. Outros cinco ocupantes do veículo foram encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.

De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde, Jeová Renovato da Silva, de 31 anos, está em estado gravíssimo por conta de queimaduras. Já José Fernandes Gomes de Almena, 40; José Adelino Simões Filho, 28; e Gustavo José da Silva, 46, têm estado considerado regular, mas seguem sem previsão de alta. Um dos pacientes - Cleciluz da Silva, 18 – foi liberado pouco antes das 17h.

Por Francisco França/Jornal da Paraíba

Sérgio Guedes não é mais o técnico do Santa Cruz; Zé Teodoro pode voltar


O técnico Sérgio Guedes não comanda mais o Santa Cruz na Série B do Brasileiro. A diretoria decidiu demitir o treinador devido aos resultados insatisfatórios. Agora, o tricolor corre atrás de outro técnico. Os dirigentes darão uma entrevista nesta tarde de quinta-feira (18/9), no Arruda. Alguns nomes estão sendo especulados, um deles é o de Zé Teodoro, demitido do ABC. Ele passa a ser o mais cotado por seu retrospecto no clube coral, quando conquistou dois títulos Pernambucanos, em 2011/2012. Além disso, tirou o clube da Série D para a Série C, em 2012.

Oliveira Canindé é o primeiro da lista do Santa Cruz

A pressão sobre Sérgio Guedes era forte, especialmente devido as duas derrotas seguidas fora de casa para o Paraná por 3x2, sábado passado, e Luverdense, na terça-feira (16), por 2x1, ambas de virada. Além disso, a irregularidade do time na Série B só aumentou a cobrança e insatisfação da torcida.

No momento, o Santa Cruz ocupa a 12ª colocação com 30 pontos e iniciou muito mal o returno da competição. Nos quatro confrontos disputados, com 12 pontos em disputa, o time só somou três, devido a vitória por 1x0 sobre a Portuguesa, e perdeu nove com as derrotas para o ABC, Paraná e Luverdense.

No sábado, (20), o Santa Cruz recebe o Icasa, no Arruda, enquanto na terça-feira (23), enfrenta o Oeste, também em casa. (Jornal do Commercio)

Clique na matéria e veja as últimas notícias
>Futebol Internacional
>Brasileirão Série B
>Futebol Nacional

Lançamento do livro "De Jatobá a Petrolândia"terá noite de autógrafos na VI Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia


No dia 27 de setembro haverá noite de autógrafos exclusiva para os participantes da VI Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia, com o Prof. Gilberto Menezes, autor do livro “De Jatobá a Petrolândia – Três nomes, uma cidade, um povo”.

Local: Casa de Shows Velho Chico
Horário: 21h00 às 23h00

Livros à venda a partir de 27/09 na Banca Alumiar (em frente ao Mercado Público) e no local do evento.

Preço aproximado: R$ 30,00.

Você também pode comprar na internet em www.perse.com.br. Acesse e veja as primeiras 15 páginas do livro.

Assessoria de Imprensa

Petrolândia: Nova coleção da grife Lança Perfume já chegou à Dzarmy



A loja Dzarmy de Petrolândia comunica que já recebeu a nova coleção da grife Lança Perfume, em modelos deslumbrantes para vestir a mulher ousada nas festas que se aproximam.

Na Dzarmy, de Mery e Fábio Bila, calçados masculinos Democrata e linha completa de acessórios, além de confecções das marcas M. Polo e Maresia.

A Dzarmy está localizada na Rua Regente Feijó, n° 83 (rua dos Correios), em frente ao Centro Comercial de Petrolândia (Mercado Público).

Dzarmy

O convidado vip aqui é você!
Org. Mery e Flávio Bila
Rua Regente Feijó, 83 - Centro
Petrolândia
Fone (87) 3851-2373

Redação Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Duas carretas se chocam na BR-232, que liga as cidades de Ouricuri e Salgueiro no Sertão de PE

Carretas se chocaram em acidente na BR-232 que liga as cidades de Ouricuri e Salgueiro (Foto: Felisberto Ferreira Filho / Arquivo pessoal)
A carga de refrigerante foi saqueada depois do acidente (Foto: Felisberto Ferreira Filho / Arquivo pessoal)

No início da tarde desta quinta-feira (18), duas carretas se chocaram na BR-232 que liga as cidades de Ouricuri e Salgueiro, ambas do Sertão pernambucano. Um dos condutores ficou gravemente ferido.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, os veículos sofreram uma colisão frontal após o condutor de uma das carretas tentar fazer uma ultrapassagem em local proibido. O caminhão, que vinha da cidade de Salgueiro e estava transportando refrigerantes, teve a carga saqueada depois do acidente e seu motorista, de 26 anos, ficou gravemente ferido.

A vítima foi socorrida por populares e levada em um carro particular. No trajeto, uma ambulância do Corpo de Bombeiros socorreu o motorista e o encaminhou ao Hospital Regional de Salgueiro. De acordo com o hospital, ele teve politraumatismo e deve passar por cirurgia.

Já o outro condutor, que não teve a idade revelada e é suspeito de ter causado o acidente, sofreu pequenas escoriações.

G1 Petrolina

Guilherme defende mais projetos para idosos na região


Cumprindo a agenda de campanha desta quinta-feira (18/09), o candidato a deputado federal, Guilherme Coelho, participou de um encontro com idosos na região central de Petrolina. Na ocasião, Guilherme reforçou o papel do idoso na sociedade e defendeu projetos que lhes garantam mais qualidade de vida e espaço nos áreas urbanas.

Guilherme sempre demonstrou atenção à população desta faixa etária. Quando prefeito de Petrolina construiu os dois grandes Centros de Interação de Idosos, o Mimi Cruz e o Vó Pulu, que até hoje atendem toda a comunidade.

O candidato avalia que é preciso fazer mais por aqueles que já contribuíram muito pela família. “Nada mais justo do que retribuir aos idosos um pouco da atenção e dedicação que eles nos deram durante boa parte de suas vidas. É preciso promover mais atividades de lazer, exercícios saudáveis que estimulem a interação social dos idosos”, defende Guilherme.

Semana Nacional do Trânsito tem como foco a proteção ao pedestre


O cidadão é o foco da Semana Nacional do Trânsito deste ano, que terá como tema Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre. Os números divulgados pelo Mapa da Violência de 2014mostram que, em 2012, último ano com dados consolidados, 11.406 pedestres morreram em acidentes de trânsito, além de 1.930 ciclistas.

No Distrito Federal, entre os meses de janeiro e julho deste ano, foram registradas 76 mortes por atropelamento. São duas mortes a mais no comparativo ao mesmo período do ano passado. “É importante dizer que esses números não necessariamente foram registrados em faixa de pedestre”, disse o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Rômulo de Castro Félix.

As ações de 2014 buscam conscientizar a população sobre a imprudência no trânsito e os riscos de acidentes. A campanha será encerrada no dia 25 de setembro. Focado nos públicos infantil e jovens, o Detran preparou atividades lúdicas como oficinas de arte para crianças, jogos educativos, apresentação teatral e distribuição de material educativo. A expectativa do órgão é que, durante a semana, participem das atividades mais de 5 mil alunos de escolas públicas e particulares.

Paulo reforça que entregará os compromissos assumidos na campanha

Em entrevista à Rádio Folha, socialista listou série de ações para o Estado (Foto: Wagner Ramos)

O compromisso de realizar as entregas mais demandadas pela população foi reafirmado, nesta quinta-feira (18), pelo candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB). Durante entrevista à Rádio Folha, no Recife, o socialista pontuou ações importantes que serão colocadas em prática na sua futura administração, destacando que tudo o que for essencial para o desenvolvimento de Pernambuco, e para melhoria da qualidade de vida da população, será implementado. "Tudo o que é prioritário será realizado. Não deixaremos de fazer nada do que foi colocado como prioridade", assinalou.

Na entrevista, Paulo Câmara listou ações na área da educação, que já vem apresentando resultados expressivos após os sucessivos investimentos realizados pelos governos da Frente Popular. "O IDEB mostrou que estamos no caminho certo. Pernambuco saiu da 16ª colocação para 4ª. E, agora, o INEP divulgado hoje mostra que o nosso Estado tem a menor evasão escolar do País. Encontramos um caminho e vamos investir mais ainda nele", assegurou Câmara.

O candidato da Frente Popular recordou que o seu programa de Governo prevê a construção de novos hospitais para a complementação da rede de atendimento existente. O socialista frisou que estruturas, como o Hospital Geral de Cirurgias, que começarão a ser erguidas já em 2015, oferecerão alternativas para o enfrentamento de dificuldades que são observadas na prestação do serviço de saúde.

Anvisa lança programas para monitoramento de medicamentos e produtos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou hoje (18) dois programas de monitoramento da qualidade de medicamentos e produtos para saúde no Brasil. O Programa Nacional de Verificação da Qualidade de Medicamentos (Proveme) e o projeto Monitoramento de Materiais de Uso em Saúde Comercializados no Brasil foram desenvolvidos em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Inicialmente, o Proveme analisará amostras dos medicamentos do Aqui Tem Farmácia Popular e Farmácia Popular. Também serão analisados os notificados, os mais vendidos por unidades e os mais vendidos por faturamento. A estimativa é analisar 5 mil amostras em 18 meses. Os laboratórios serão remunerados por cada laudo apresentado.

Os laboratórios parceiros do Proveme são o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), 14 unidades do Laboratório Central de Saúde Pública nos estados e potenciais laboratórios de universidades.

O Programa Farmácia Popular do Brasil está presente em 4.192 municípios brasileiros, com 29.654 farmácias credenciadas e 546 unidades próprias.

Consulta pública vai receber propostas para a regulamentação da Política Nacional de Cultura Viva


Está aberta consulta pública para regulamentação colaborativa da Lei 13.018/2014, que criou a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). A política busca estimular e fortalecer uma rede de produção e gestão cultural com base nos quatro mil Pontos de Cultura – presentes em 1.036 Municípios de todos os Estados brasileiros. Os interessados podem enviar sugestões até 16 de outubro.

As propostas surgidas durante a consulta serão usadas como subsídios na redação de um normativo. Ele vai regulamentar e trazer detalhes de todas as disposições legais da política. Para participar, é preciso acessar um formulário específico. O documento traz as orientações gerais para o preenchimento, e os colaboradores podem contribuir nos artigos de interesse.

Para garantir mais transparência ao processo, os nomes dos responsáveis pelas contribuições são considerados informações públicas e serão disponibilizados nos relatórios e outros documentos gerados a partir dos resultados da consulta pública. Os e-mails e demais dados dos participantes são considerados sigilosos e terão acesso restrito aos agentes públicos legalmente autorizados.

Movimentos sindicais reforçam candidatura de Armando e João Paulo

Fotos: Alexandre Albuquerque

A chapa majoritária da coligação Pernambuco Vai Mais Longe inaugurou, na noite desta quarta-feira (17), o Comitê Sindical da aliança, no bairro do Pina, no Recife. Os candidatos a governador Armando Monteiro (PTB), a vice Paulo Rubem (PDT) e ao senado João Paulo (PT) agradeceram o apoio dado pelos sindicatos e pelos movimentos sociais e conclamaram os trabalhadores a irem às ruas para garantir a vitória no dia 5 de outubro.

Representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) marcaram presença.

O presidente da CUT-PE, Carlos Veras, lembrou o arrocho salarial a que os servidores estaduais foram submetidos nos últimos oito anos. "O ex-secretário da Fazenda Paulo Câmara reduziu o salário de 14 mil servidores, incluindo 12 mil da educação", denunciou.

O discurso de Armando trilhou pela convocação aos sindicalistas. "Este é um momento decisivo. Precisamos ainda mais do empenho e da solidariedade que os movimentos sindicais têm nos dado", afirmou.

ADESÃO - Ainda na noite da quarta-feira (17), Armando, João Paulo e Paulo Rubem marcaram presença em um jantar de adesão promovido pelo vereador Marcelo Santa Cruz (PT), candidato a deputado estadual, em um restaurante também no Pina.

Pesquisa do IBGE indica baixa escolarização de jovens entre 15 e 17 anos


A presidenta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wasmália Bivar, disse hoje (18) que o aumento da taxa de escolarização entre jovens de 15 a 17 anos é um dos principais desafios do país, conforme aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013.

O estudo foi divulgado nesta quinta-feira e mostra que, entre 2012 e 2013, a taxa de jovens nessa faixa etária frequentando a escola subiu de 84,2% para 84,3%, ou seja, apenas 0,1 ponto percentual.

"A escolarização está aumentando, mas em ritmo mais lento que os mais novos e os muito mais novos, que avançam de forma muito acelerada. A transição desses jovens de 15 a 17 anos para o mercado de trabalho é precoce", disse Wasmália. Segundo ela, o resultado são salários mais baixos ao longo da vida de quem não completou a escolarização: "A renda deles aumenta, mas ainda é inferior ao salário mínimo. Saindo da escola, é uma renda que vai permanecer na vida deles".

Aliança se une em torno de Paulo

Adversários locais sobem no palanque do socialista

A caminhada de Paulo Câmara (PSB) rumo ao Palácio do Campo das Princesas tem sido marcada por um impressionante clima de unidade. Por onde o candidato da Frente Popular tem passado em seu périplo pelo Estado, a população e as diferentes forças políticas têm se fechado em torno do projeto liderado pelo postulante. Em Aliança, na Mata Norte, não é diferente. Durante caminhada e comício de Paulo, nesta quarta-feira (17), adversários deixaram as questões locais de lado para se integrarem a Caravana 40.

"É muito bonito ver Aliança dando essa lição a Pernambuco e a o Brasil. As diferenças políticas e as eleições de 2016 não podem interferir e, aqui, não ficaram na frente dos interesses da população. O povo reconhece isso e retribuiu com essa alegria", exaltou Paulo Câmara. O prefeito Kaka (PSB) e o ex-prefeito Azoka Gouveia (sem partido), que rivalizam no município, dividiram o palanque em sintonia com os bons sentimentos que permeiam a Frente Popular.

A união demonstrada pelos adversários locais deixou impressionados muitos moradores de Aliança. "Isso não acontece todo dia. Só se via, antes, com Eduardo Campos. Agora, o Paulo também está fazendo uma coisa dessas acontecer. Fica todo mundo daqui de boca aberta", confessou a aposentada Severina Ramos da Silva.

Petrolândia: Ket's Buffet e Restaurante espera você hoje à noite. Amanhã tem novidade: piano e luz de velas


Em Petrolândia, o ponto de encontro dos amigos nas noites de quinta, sexta e sábado é no Ket's Buffet. Nesta quinta-feira, o cardápio traz casquinha de caranguejo, casquinha de siri e patola de caranguejo à milanesa, além das tradicionais opções orientais, como sushi, yakissoba e temaki. .

Os tradicionais pratos do Ket's também vão dar o sabor especial desta quinta-feira: sushi, temaki, sunomono, yakissoba, petiscos e drinks diversos.

Ficou com água na boca? Prepare-se, porque hoje também tem promoção: torre por R$ 14,99. Comece a ligar para os amigos e marcar a reunião para daqui a pouco no Ket's.


Inovação - Nesta sexta-feira o Ket's vai oferecer uma noite mais que especial aos seus clientes. Jantar à luz de velas, vinho e música ao piano será o diferencial da casa para abrir o final de semana com chave de ouro, em boa companhia. 

Ket's Buffet e Restaurante
Org. Ketty Gislene e Edelson
Av. Pref. José Gomes de Avelar - em frente à Odontomedic (Dr. Eudes)
Centro de Petrolândia