quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

PSDB denuncia Dilma Rousseff à Justiça Eleitoral por envio de e-mail aos servidores públicos federais


O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), anunciou por meio de nota divulgada nesta quarta-feira (25) que acionará a Justiça Eleitoral e a Procuradoria-Geral da República em razão de uma mensagem de fim de ano enviada pela presidente Dilma Rousseff a servidores públicos federais (leia a íntegra da mensagem).

Na nota, Sampaio afirma que a presidente enviou uma "carta" aos servidores, diz que "nenhum outro candidato" tem acesso aos endereços dos funcionários públicos e que, por isso, a iniciativa se caracteriza como "abuso de poder".

"Nenhum outro candidato teria acesso aos endereços de todos os funcionários públicos federais para poder enviar correspondências natalinas similares – competindo assim, ainda que também de forma ilegal e extemporânea, em igualdade de condições por sua promoção pessoal", diz Sampaio na nota.

Câmara Municipal de Garanhuns contrata IAUPE para realização de concurso público em 2014


O Diário Oficial do Estado de Pernambuco, em sua seção destinada ao Poder Executivo, na edição de 24 de dezembro de 2013, fl 17, trouxe a publicação da dispensa de licitação por parte da Câmara Municipal de Garanhuns, para a contratação do IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco, que será responsável pela realização do Concurso Público.

"O Presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns", torna público que reconhece e ratifica, nos termos do Inc. XIII, Artigo 24 da Lei 8.666/93 e posteriores alterações, bem como do Parecer Jurídico datado
de 17 de dezembro de 2013, emitido pela Assessoria Jurídica desta casa, incluso nos autos e de todo conteúdo constantes no Processo Licitatório Nº 014/2013, a Dispensa de Licitação Nº 001/2013, em favor
do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - IAUPE, CNPJ Nº 03.507.661/0001-04, instituição nacional, sem fins lucrativos, incumbida regimental ou estatutariamente de pesquisa, do ensino ou do
desenvolvimento institucional, científico ou tecnológico, que detenha inquestionável reputação ético-profissional, para a realização de concurso público de profissionais, envolvendo planejamento, organização e execução do certame. Audálio Ramos Machado Filho - Presidente".

Prefeitura de Tacaratu realiza asfaltamento de ruas no centro e em Caraibeiras


Na sexta-feira passada, 20 de dezembro, foram iniciadas em Tacaratu, Sertão de Itaparica, as obras de asfaltamento das principais ruas de acesso ao município. No centro da cidade, a Avenida Cônego Frederico e a rua Pedro Toscano foram contempladas com asfaltamento.

No distrito de Caraibeiras serão asfaltadas as ruas Amélia de Sá, Antônio Joaquim, a Praça Francina de Araújo e o Largo Pedro Pereira.

A conclusão da obra está prevista para o mês de fevereiro de 2014.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Tacaratu

Eunice Xavier comemora seu aniversário com familiares em Petrolândia

Eunice e suas filhas Lúcia, Luzanice e Luziene
Aniversariante com as irmãs Salete e Eurides Xavier

Na noite de 24 de dezembro, dona Eunice Xavier, aniversariante do dia, recebeu o carinho de sua família, homegeada na Ceia de Natal organizada por sua irmã Eurides Xavier. O encontro aconteceu na residência de Cícero Macacão (Construtora Rueta), em Petrolândia.

Homenagens, aliás, não faltaram a dona Eunice e suas filhas, Luzanice e Luziene, nascidas na velha cidade, durante a visita de três dias aos parentes em Petrolândia, tempo que aproveitaram também para conhecer atrativos locais, como o Mirante da Serrota. O trio retornou ao Grande Recife na noite desta quarta-feira, com a promessa de voltar em breve, nas férias, para conhecer novos pontos turísticos da cidade natal.

Para ver mais fotos, clique aqui>Comemoração aniversário Eunice Xavier

Notícia relacionada (clique para ler):

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Kathyane Xavier e Lúcia Xavier

STJD julgará casos de Vasco, Lusa, Fla e Cruzeiro a partir desta sexta-feira

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) divulgou o edital dos processos que serão julgados na próxima sexta-feira, a partir de 11h (de Brasília), em seu plenário, no Rio. Os casos em pauta serão os de Vasco, Portuguesa, Flamengo e Cruzeiro.

O julgamento do Vasco diz respeito ao pedido de impugnação da partida contra o Atlético-PR, pela última rodada do Brasileirão, em Joinville. O argumento dos cariocas é de que o jogo não tinha condições de ser retomado por causa da briga entre torcedores na arquibancada e que o tempo de paralisação excedeu os 60 minutos previstos no regulamento.

O caso será levado a julgamento depois de ter sido rejeitado por duas vezes pelo presidente do STJD, Flávio Zveiter. Apenas a terceira tentativa do Vasco será levada ao Pleno.

Uso de telhado verde pode reduzir impactos de ilhas de calor


O uso do telhado verde pode ser um instrumento importante para reduzir os impactos das ilhas de calor formadas especialmente em grandes centros urbanos, indica estudo da Universidade de São Paulo (USP). Ao comparar dois prédios da capital paulista, um com área verde e outro com laje de concreto, o geógrafo Humberto Catuzzo verificou que a temperatura no topo do edifício com jardim ficou até 5,3 graus Celsius (°C) mais baixa. Também houve ganho de 15,7% em relação à umidade relativa do ar.

“Se imaginarmos que está fazendo 25°C no prédio com telhado verde e, no de concreto, 30°C, isso faz uma grande diferença dentro daquele microclima”, disse o pesquisador e autor da tese de doutorado com esse tema. Catuzzo destacou que não é possível definir exatamente o impacto que a iniciativa teria, se fosse expandida, mas observou que as diferenças de temperatura e umidade constatadas na experiência foram muito significativas. “Poderia melhorar a questão climática ou ambiental daquela região central”, ressaltou.

Os edifícios analisados foram o Conde Matarazzo, sede da prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá, e o Mercantil/Finasa, na Rua Líbero Badaró, cuja laje é de concreto. Os dois prédios, localizados na margem direita do Vale do Anhangabaú, foram escolhidos por estarem sujeitos a condições atmosféricas e de insolação semelhantes. No topo dos edifícios foram instalados sensores a 1,5 metro do chão (padrão internacional), que, durante um ano e 11 dias, mediram a temperatura e a umidade relativa do ar na área dos dois telhados.

Floresta-PE: Confira programação da Festa do Bom Jesus dos Aflitos deste Natal e final de ano


A Prefeitura Municipal de Floresta divulgou a programação deste final de ano, que teve início no dia 21 de dezembro. Confira as atrações:

Dia - Atração
25 (quarta) - Forró dos Quentes - Clube: Caninana do Forró
26 (quinta) - Rogerinho do Acordeon - Clube: Musa do Calipso
27 (sexta) - Netinho e Forró na Canxa - Forró Estilizado
28 (sábado) - Noite da Seresta - Lila, a Rainha da Seresta
29 (domingo) - 55ª Missa do Vaqueiro - Abel Mário e Totinha Valgueiro - João Neto e Fabinho - Mano Walter - Dorgival Dantas (Parque das Caraibeiras)
30 (segunda) - Wagner e Berg - Forró Pegado
31 (terça) - Zezinho da Ema - Batuke Sertanejo

A extensa programação musical complementa a Festa do Bom Jesus dos Aflitos, Padroeiro de Floresta, realizada de 22 de dezembro a 1° de janeiro.

Notícia relacionada (clique para ler):
>Floresta: Dorgival Dantas e Mano Walter são atrações da 55ª Missa do Vaqueiro da Festa do Bom Jesus dos Aflitos

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Floresta

Roberto Carlos celebra a 40ª edição do seu especial de fim de ano nesta quarta-feira

A mais tradicional das atrações de fim de ano da televisão brasileira, o Roberto Carlos Especial, completa 40 anos de exibição na noite de 25 de dezembro, com direção de Jayme Monjardim e João Daniel Tikhomiroff. Na tentativa de atrair o público e dar uma nova cara ao programa, que se mantém praticamente o mesmo ao longo das quatro décadas, a Globo promove a participação de artistas que estiveram em alta no ano, como Marcelo Adnet, Anitta, Tiago Abravanel e Lulu Santos.

O programa gravado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, recebe cenografia especial, que inclui um tapete azul na entrada — versão especial do red carpet, na cor favorita do Rei. O elenco da emissora estará em peso na plateia de 1,2 mil convidados. Tatá Werneck, a Valdirene de Amor à vida, subirá ao palco para fazer graça.

As mudanças feitas pela emissora têm como objetivo atrair o público, já que a audiência do programa tem diminuído nas últimas edições. Dados do Ibope mostram que a atração perdeu quase a metade dos telespectadores desde 2000. Um dos motivos apontados é a repetição da fórmula. “Acho que o especial está monótono até pra quem é fã. Parece que o show acontece todo ano só pra cumprir tabela e fazer propaganda dos artistas. Poderiam inovar mais”, critica Júlio José, um admirador de Roberto Carlos. Ele comanda o programa Emoções FM, na Rádio Comunitária do Gama.

Gizelda Cavalcanti, 74 anos, é fã de Roberto Carlos desde muito jovem. “Já gostava dele na época de O calhambeque. Tenho vários discos, conheci a sua cidade natal, Cachoeiro de Itapemirim, e não perco um especial”, conta. Para ela, o programa está muito repetitivo, mas não tem opção melhor para fechar o ano. “Roberto é o melhor cantor da atualidade. Acho que ele deve continuar fazendo o show até quando puder ”, diz.

Fonte: Correio Braziliense

Petrolândia: Renovação de matrículas dos alunos da rede municipal terminam no dia 30 de dezembro


A Secretaria Municipal de Educação de Petrolândia informa aos pais, mães ou responsáveis que a renovação das matrículas nas escolas da rede municipal para o ano de 2014 teve início no dia 10 e vai até o dia 30 de dezembro de 2013. A realização das novas matrículas nas escolas municipais acontecerá no período de 06 a 16 de janeiro de 2014.

Para renovar a matrícula, o pai, mãe ou responsável deve procurar a escola onde o filho estudou ou está estudando este ano, solicitar a renovação e assinar a ficha de matrícula.

As novas matrículas serão necessárias para alunos com direito a cursar o 1º e o 6º ano do Ensino Fundamental. Neste caso o pai, a mãe ou o responsável deve dirigir-se à escola mais próxima da sua residência, conforme previsto no artigo 4º, inciso x da Lei 9.394/96: “o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência”. É necessária a documentação pessoal do responsável legal pelo aluno, além da documentação pessoal e escolar do aluno, para o requerimento da e assinatura da ficha de matrícula.

Prefeitura de Petrolândia
Secretaria Municipal de Educação

Informações: Secretaria Municipal de Educação

Petrolândia: Confira a programação religiosa deste Natal e Fim de Ano na Igreja São Francisco de Assis

Igreja de São Francisco de Assis (Foto: Lúcia Xavier)

 A Paróquia de Petrolândia divulga a programação religiosa deste Natal e Fim de Ano na Igreja Matriz de São Francisco de Assis. Confira:

Quarta-feira - 25 (Natal)
8h30 - Missa e Batizados
19h30 - Missa de Natal

Domingo - 29 (Sagrada Família)
8h30 - Missa na Matriz
19h30 - Missa na Matriz

Terça-feira -
31
22h00 - Missa de Ação de Graças

Quarta-feira - 1° (Dia Mundial da Paz)
19h30 - Missa "Maria, Mãe de Deus"

Domingo
- 05 (Epifania do Senhor)
8h30 - Missa e Batizados
19h30 - Missa na Matriz

Segunda e terça-feira - 06 e 07
19h30 - Curso de Batismo (Salão Paroquial)

Domingo - 12 (Batismo do Senhor)
8h30 - Missa e Batizados
19h30 - Missa na Matriz

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Paróquia de Petrolândia
Foto: Lúcia Xavier

Após polêmica, Renato Gaúcho é confirmado como novo ténico do Fluminense


O Fluminense confirmou na noite desta terça-feira que Renato Gaúcho é seu novo técnico. Após um momento de divergência entre o presidente do clube, Peter Siemsen, e o presidente da patrocinadora, Celso Barros, Renato foi confirmado e deverá se apresentar em janeiro. Segundo a nota oficial do clube, o novo vice de futebol, Ricardo Tenório, também efetivado nesta terça, teve participação decisiva na negociação.

Renato já comandou o Flu em quatro oportunidades. A primeira foi em 2002, depois em 2003, em 2007 e 2009. Na melhor passagem, ele conquistou a Copa do Brasil de 2007, levando o time no ano seguinte à final da Libertadores.

Fonte: Jornal O Globo

Então é Natal: Veja o significado da data e seus costumes


Dia 25 de dezembro é a data reservada para celebrar o Natal, lembrar o nascimento de Jesus Cristo e cear com família, amigos e entes queridos. Muitos associam o dia como um feriado para trocar presentes e esperar o bom velhinho descer pela chaminé, mas a tradição natalina é milenar. O Jornal na Net fez uma pesquisa sobre o Natal e seus significados vejam:

O que é o Natal:

O significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo e sua comemoração anual, que acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro. O nascimento de Jesus é o significado do Natal hoje em dia.

Natal se refere a nascimento ou ao local onde ocorreu o nascimento (por exemplo, "cidade natal" significa "cidade onde aconteceu o nascimento"). A palavra "natal" significa "do nascimento".

Origem do Natal