terça-feira, 11 de agosto de 2020

Escola indígena é pichada e tem livros queimados em Águas Belas, Agreste de Pernambuco



A Escola Marechal Rondon, em Águas Belas, no Agreste pernambucano, foi alvo de vândalos na madrugada da última quinta-feira (6). O local, que fica no centro da aldeia do povo Fulni-ô, foi pichado e teve os livros queimados, na tentativa de atear fogo em toda a estrutura. 

De acordo com testemunhas, o incêndio provocou a perda de documentos importantes como fichas individuais e documentações de estudantes. Os funcionários do local controlaram as labaredas após receber alertas de vizinhos da escola, que se assustaram com a fumaça.

Além do incêndio criminoso, ofensas foram grafadas nas paredes do local. "Vão tudo tomar no c*", diz uma delas. A Polícia Civil e a Funai foram acionadas. O caso está sob investigação.

Diário de Pernambuco

Petrolândia/Jatobá/Tacaratu: Marcados para morrer: invasores sobem tom de ameaça ao povo Pankararu, denuncia Conselho Indigenista Missionário

Nota da XLI assembleia do Conselho Indigenista Missionário ...

POR NANDA BARRETO, DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO CIMI

Sob constantes ameaças de invasores de suas terras, há tempos o povo Pankararu não sabe o que é viver em paz. Eles temem pela segurança da comunidade e reivindicam providências do governo federal. A cada novo caso de violência, lideranças acionam autoridades e indicam o risco iminente de confronto. No final de julho, uma placa instalada dentro do território demarcado acendeu um alerta: nela estavam expostos mais de 10 nomes de indígenas marcados para morrer.

O conflito tem raízes no processo de desintrusão da terra. Situada nos municípios de Jatobá, Petrolândia e Tacaratu, no sertão pernambucano, a demarcação da Terra Indígena Pankararu é uma luta que perpassou gerações. “Foram mais de 70 anos lutando na justiça por nosso território. Nós vencemos em todas as instâncias, mas existe um grupo de posseiros que não aceita a soberania da decisão judicial”, salienta um indígena que prefere não se identificar.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) acompanha a situação desde 1982. “Muitos dos posseiros que invadiram as terras indígenas moravam às margens do Rio São Francisco e foram vítimas da barragem de Itaparica. Nós do Cimi, junto a outras organizações, sempre trabalhamos para que os posseiros tivessem seus direitos assegurados, fossem indenizados e saíssem do território”, sustenta Ângelo Bueno, da equipe de Pernambuco do Cimi Nordeste.

Prorrogar o auxílio emergencial é fundamental para as famílias até a criação do Renda Brasil, defende Eduardo da Fonte



Autor do PL 3023/20, que pode servir como base para a criação do programa Renda Brasil, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) defendeu a extensão do pagamento do auxílio emergencial até março de 2021, proposta estudada pela equipe econômica do governo federal. O parlamentar também destacou que o benefício ajudou a diminuir o número de brasileiros abaixo da linha da pobreza.

“Estamos trabalhando pela extensão do pagamento do auxílio emergencial e pela implantação do Renda Brasil, que vai ajudar de maneira permanente as famílias que precisam. O impacto social do programa é muito positivo e estamos engajados em criar o Renda Brasil para manter esse benefício mesmo depois da pandemia”, afirmou Eduardo da Fonte.

Além do PL 3023/20, que cria um programa social mensal e permanente de distribuição de renda, Eduardo da Fonte também é autor do PL 2550/20, que propõe a prorrogação do auxílio emergencial.

Assessoria de Imprensa - Dep. Fed. Eduardo da Fonte (PP/PE)

Antonio Coelho exalta cooperação técnica entre Incra-PE e Prefeitura de Pesqueira

Parceria, assinada nesta terça, objetiva agilizar a elaboração de projetos e o acesso ao crédito para cerca de 700 famílias assentadas no município (Foto: Divulgação)

Em agenda por municípios do Agreste e Sertão pernambucanos, o deputado estadual Antonio Coelho (DEM) participou, nesta terça (11), da cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Incra-PE e a Prefeitura de Pesqueira. Uma parceria que vai permitir agilizar a elaboração de projetos e o acesso ao crédito para cerca de 700 famílias que estão instaladas nos 13 projetos de assentamentos mantidos pelo órgão no município.

“Esse apoio inicial é muito importante, pois vai permitir ao Incra trazer investimentos aos assentamentos e trabalhar pela viabilização do acesso ao crédito para as famílias assentadas”, destacou o parlamentar, ressaltando que a cooperação técnica entre a Prefeitura e o Incra vai representar um momento transformador para a população de Pesqueira.

“Hoje houve uma debandada”, diz Paulo Guedes ao confirmar saída de dois secretários da pasta


Paulo Guedes, ministro da Economia (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou há pouco que o secretário especial de Desestatização, Salim Matar, e o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, pediram demissão nesta terça-feira (11).

Segundo Guedes, o motivo da demissão seria a insatisfação de Mattar com o ritmo das privatizações de estatais. “O que ele me disse é que é difícil privatizar”, disse. No caso de Uebel, o ministro disse que o secretário deixou o cargo pela falta de andamento da reforma administrativa.

“Hoje houve uma debandada”, afirmou. “O que ele [Mattar] me disse é que é muito difícil privatizar, que o establishment não deixa haver a privatização, que é muito difícil, muito emperrado, que tem que ter apoio mais definido, mas decisivo. O secretário Uebel, a mesma coisa. A reforma administrativa está parada, então ele reclama também que a reforma administrativa parou”, disse Guedes.

Danilo Cabral cobra execução do programa Educação Conectada

Foto: Chico Ferreira 

A baixa execução orçamentária do programa Educação Conectada, do governo federal, levou o deputado federal Danilo Cabral (PSB) a solicitar informações ao Ministério da Educação. Apesar de o MEC ter anunciado que 70 mil escolas seriam beneficiadas com dinheiro federal para instalar conexão à internet em 2019, com o investimento de R$ 224 milhões, somente 16% desse total foram pagos. Segundo o parlamentar, é importante saber se o programa continua travado.

“Com a suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus e a crescente demanda pelo ensino online, é preciso que o governo atue fortemente na implementação de internet nas escolas públicas”, afirma Danilo Cabral. O deputado destaca que o ensino híbrido, com a conciliação de aulas presenciais e remotas, deverá ser utilizado na retomada das atividades nas escolas e isso requer investimento em infraestrutura.

O Censo da Educação Básica 2019 revela que as redes de ensino têm condições precárias de acesso à internet. No ensino fundamental, 38,5% das escolas municipais não contam com acesso à internet e somente 29,6% das escolas têm internet destinadas à atividades de ensino e aprendizagem. No ensino médio, apesar de 90% das escolas estaduais possuírem acesso à internet, 35% não possuem internet para ensino e aprendizagem.

Google transforma smartphones Android em sensores de terremotos


Os smartphones Android do Google, de propriedade da Alphabet, começaram nesta terça-feira (11) a detectar terremotos em todo o mundo para fornecer dados que poderiam dar a bilhões de usuários preciosos avisos de um tremor próximo, com o recurso de alerta sendo lançado inicialmente na Califórnia.

Se a abordagem do Google para detecção e alerta de terremotos for eficaz, os avisos chegarão a mais pessoas, incluindo pela primeira vez a Indonésia e outros países em desenvolvimento com poucos sensores de detecção tradicionais.

Especialistas em sismologia consultados pelo Google disseram que transformar smartphones em minissismógrafos marcou um grande avanço, apesar dos inevitáveis alertas errados de um trabalho em andamento e da dependência de algoritmos de uma empresa privada para segurança pública. Mais de 2,5 bilhões de dispositivos, incluindo alguns tablets, rodam o sistema operacional Android, do Google.

"Estamos no caminho certo para enviar alertas de terremotos onde quer que haja smartphones", disse Richard Allen, diretor do laboratório sismológico da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Fundaj recebe acervo de Miguel Arraes


Termo de doação foi assinado e coleção ficará disponível para pesquisa no Cehibra. Dia 13 completam 15 anos da morte do ex-governador de Pernambuco (Foto: Divulgação/Fundaj)

Cerca de 30 mil itens compõem o acervo do advogado e ex-governador de Pernambuco por três vezes Miguel Arraes de Alencar (1916-2005). São fotografias, peças de arte, manuscritos, cartas, registros pessoais e livros. Além de charges, recortes de jornais e uma produção que documentam sua importância para a História. Considerado, em 2013, Patrimônio Cultural de Pernambuco, a herança documental e intelectual de um dos maiores políticos do País foi doada à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) pelo Instituto Miguel Arraes. Dia 13, próxima quarta-feira, são celebrados os 15 anos do seu falecimento e 6 anos da morte de Eduardo Campos, seu neto.

“Uns lutam sempre, esses são para sempre. É com emoção que recebemos esse importante acervo, de alguém que está no panteão dos heróis da pátria. Junto de Joaquim Nabuco, Delmiro Gouveia e outros importantes acervos preservados pela Fundaj”, afirma o presidente da Fundação, Antônio Campos, que é neto de Arraes e assinou o termo de doação do acervo juntamente com José Almino de Alencar e Silva Neto, diretor-presidente do Instituto Miguel Arraes e filho mais velho do político.

Petrolândia: Sargento Lucena passa para a Reserva Remunerada, é homenageado pelo 11º GP de Bombeiros Militar e é entrevistado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho


As homenagens foram acompanhadas pela reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. Com muita emoção, Sargento Lucena falou em entrevista a Assis Ramalho dos seus 30 anos de dedicação à profissão, e fez declaração de amor à cidade de Petrolândia, lugar onde pretende continuar morando. '' Cheguei em Petrolândia no ano de 2014 e, mesmo agora aposentado, Daqui não saio / Daqui ninguém me tira!". Assista abaixo ao vídeo da entrevista



Na manhã desta terça-feira (11/08) foi realizado pelo 11º Grupamento dos Bombeiros Militares de Petrolândia (PE) uma homenagem ao Sargento Lucena ao qual se aposentou, após 30 anos de serviços prestados à sociedade pernambucana.

O Sargento Claudemir Lucena de Souza recebeu uma singela homenagem do grupamento localizado na Orla Fluvial da cidade, formalizando os sinceros agradecimentos ao militar. Contando com o desfile dos veículos com sirenes ligadas pelas avenidas e ruas da cidade.

Em seguida foi a vez de suas filhas participarem da homenagem, lhe dando um banho de despedida com ajuda do caminhão AT (Auto Tanque).

“Parabéns pela sua garra, exemplo de carisma e altruísmo. Que suas notáveis atitudes se perpetuem nos seus companheiros de farda e motivem a confiança de todos bombeiros militares”.

O desejo de todos é que Deus abençoe a sua nova jornada, o seu novo caminho, podendo desfrutar da sua família e sempre contar com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, em especial 11° Grupamento de Bombeiros Militar. Muito Obrigado Sargento Lucena.

As homenagens foram acompanhadas pela reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. Com muita emoção Sargento Lucena falou em entrevista a Assis Ramalho de seus 30 anos de profissão, e fez declaração de amor à cidade de Petrolândia, lugar onde pretende continuar morando. '' Cheguei em Petrolândia em 2014 e, mesmo agora aposentado, daqui não saio / Daqui ninguém me tira !"

ASSISTA  AO VÍDEO DA ENTREVISTA









Sobre compromisso profissional, exemplo de vida e saudade

Há quem diga que a vida é uma grande aventura, porque, apesar de sermos seres racionais que tendem a acreditar que tem o absoluto controle sobre tudo o que fazemos, muitas vezes as coisas não saem exatamente como planejamos. Mas, muitas e muitas vezes, sim, dá certo. Hoje estamos aqui para celebrarmos a pessoa, a carreira profissional e o bom exemplo de vida que o SGT Claudemir Lucena de Souza representa. Militar competente e compromissado com o lema da nossa Corporação Bombeiro Militar, “Vidas alheias, riquezas salvar”, o SGT Lucena foi e é um fiel representante daquilo que comumente chamamos de combatente incansável, porque, ao longo de mais de 30 anos de serviços prestados à sociedade com senso de dever e de responsabilidade, ele nunca se furtou de dar o seu melhor para conseguir cumprir as missões para as quais era destinado.

Não foi somente a despedida de um companheiro que irá para a reserva, que nos reuniu aqui hoje. Estamos nesse momento reunidos para agradecermos ao Sgt Lucena por tudo o que ele ensinou, por tudo o que ele fez na Corporação e por toda a saudade que ele deixará em todos aqueles que tiveram o privilégio de estar em sua companhia nas horas em que a campainha alarmava avisando que era preciso sair em disparada para debelar o incêndio, salvar uma vida e tudo o mais que no dia a dia do serviço aparecia. Num poema muito conhecido, o maranhense Ferreira Gullar disse que “ a cidade está no homem quase como a árvore voa no pássaro que a deixa”. Pois é exatamente isso o que acontece quando chega a hora de um companheiro nosso se aposentar: ele sai levando consigo parte da Corporação, assim como parte dele fica nela.

Sgt Lucena, não duvidamos que a sua vida tenha até agora sido uma grande aventura; bem como acreditamos, verdadeiramente, que você é um homem realizado, porque cumpriu uma missão com valentia, empenho e compromisso. Nosso muito obrigado por tudo. A família Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco se sente muito honrada por tê-lo como um de seus membros.

Clênio Sierra de Alcântara


Confira mais fotos














Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Corpo de Bombeiros de Petrolândia

Petrolândia: Procura-se cachorrinha Luna da raça pincher desaparecida da Quadra 17


No início da tarde desta terça-feira, 11 de agosto de 2020, uma cachorrinha Luna da raça pincher (Foto acima) sumiu de residencia da quadra 17 de Petrolândia.

A proprietária está desesperada em busca de informação da cachorrinha, pois sua filha não para de chorar. A criança é muito apegada ao animalzinho de estimação.

Pede a quem a encontrou ou encontrar, por favor, entrar em contato pelo número [WhatsApp] 87 9.9646-9660.

Tem recompensa financeira!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Proprietária do animal

Prefeito de cidade do RJ morre aos 55 anos vítima da covid-19

Prefeito de Duas Barras, RJ, Luiz Carlos Lutterbach morre vítima da Covid-19 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Duas Barras

O prefeito de Duas Barras, na região serrana do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Botelho Lutterbach, de 55 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (11), vítima da covid-19. Ele foi testado positivo no dia 22 de julho e no dia seguinte precisou ser transferido para o Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, no noroeste fluminense.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Duas Barras, a equipe médica relatou que o político já estava em franca recuperação, mas apresentou febre na tarde de ontem (10). Embora tenha sido medicado, não resistiu.

O corpo será trasladado para o Cemitério da Irmandade, localizado na entrada de Duas Barras. O sepultamento foi marcado para entre 15h e 16 horas. Com a causa da morte, covid-19, não haverá velório e somente a família estará presente no cortejo fúnebre.

Em nota, a prefeitura informou que o prefeito em exercício, Dr. Fabrício Luiz Lima Ayres, decretou luto de oito dias na cidade pela morte de Luiz Carlos Botelho Lutterbach.


D.r Fabrício era vice de Luiz Carlos e assumiu o cargo de prefeito em exercício no dia 3 de agosto.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado ontem, Duas Barras tem 48 casos confirmados da doença e uma morte.
Leia a íntegra da nota da prefeitura

"A Prefeitura Municipal de Duas Barras vem a público informar o falecimento do Exmo. Sr. Prefeito, Luiz Carlos Botelho Lutterbach, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 11 de agosto de 2020.

Neste momento de dor e muita tristeza, manifesta o mais profundo pesar e se solidariza com os familiares, amigos, colaboradores e cidadãos.

O Prefeito em Exercício, Dr. Fabrício Luiz Lima Ayres, comovido com o falecimento de seu amigo, decretou Luto Oficial por oito dias no Município de Duas Barras, através do Decreto Municipal n° 3.402/2020."

Por Agência Brasil

Sobradinho está com 77% de seu volume útil


O reservatório de Sobradinho (BA) está com volume útil de 77% e, embora atualmente a Bacia Hidrográfica do São Francisco esteja em seu período seco, a expectativa é de que a partir de novembro as chuvas recomecem e o lago continue na situação confortável para o uso múltiplo das águas. Foram as palavras do diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, em entrevista, hoje (11/08) no Programa de Carlos Britto, na Rádio Rural FM, de Petrolina (PE).

“As chuvas, durante o último período úmido, foram muito favoráveis e a Operação da Chesf, com o apoio de todos os órgãos envolvidos na questão hídrica, foi fundamental para manter as condições do Reservatório para o uso da sociedade. A geração de energia foi atendida por outros meios no período da seca”, declarou.

Ele acrescentou que é muito comum a população perguntar à Chesf “por que não segurar toda a água em Sobradinho?”. O diretor esclareceu que estamos agora no período sem chuvas, o rio tem que seguir seu percurso e, ao mesmo tempo, a Companhia faz uma Operação no sentido de esperar as chuvas que virão, pois o Reservatório tanto guarda água no período da seca, como tem que ter capacidade para evitar grandes inundações no período das chuvas.

“Temos que prever o que chamamos de volume de espera. Deixar o reservatório num nível que espere novas chuvas”, explicou.

HIDRELÉTRICAS
O desempenho operacional das usinas hidrelétricas da Chesf também foi tema da entrevista. O diretor destacou que a Companhia alcançou as metas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, dessa forma, conseguiu aumentar a receita de Geração (RAG), no reajuste tarifário.

“Essa é uma excelente notícia para a Chesf e para toda a sociedade por que demonstra que temos disponibilidade de geração de um parque a baixo custo, oferecendo energia limpa e barata”, destacou João Henrique Franklin.

Ele afirmou que a Chesf, com seus 72 anos de existência, é uma empresa com instalações antigas, com investimentos já amortizados. A empresa vem desenvolvendo ações de investimentos em melhorias e modernizações para oferecer o melhor serviço.

CONTINGÊNCIA
Durante o programa transmitido em rádio e pela internet, o diretor também foi questionado sobre a ação realizada no início deste mês, em Sobradinho, com as defesas civis estaduais de Pernambuco e Bahia, além de representantes de vários municípios desses dois Estados, incluindo de Petrolina e Juazeiro da Bahia. O objetivo foi apoiar as defesas civis no trabalho de elaboração dos Planos de Contingência, exigidos pela Lei de Segurança de Barragens.

“As barragens de hidrelétricas são bastante seguras e são monitoradas constantemente por equipes especializadas de Segurança de Barragem. Os Planos de Contingência são importantes para que todos estejamos cumprindo as determinações legais e preparados para casos que esperamos que nunca venham a ocorrer”, disse.

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)

Safra deste ano deve ser 3,8% superior à de 2019, prevê IBGE


A produção brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve fechar o ano de 2020 em 250,5 milhões de toneladas. Caso a estimativa de safra feita em julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se confirme, a produção será 3,8% superior à registrada em 2019, ou seja, 9 milhões de toneladas a mais.

A estimativa de julho é 1,3% superior ao levantamento do IBGE feito no mês anterior. A área a ser colhida neste ano, de acordo com a estimativa, é de 64,9 milhões de hectares, ou 2,6% acima da área de 2019.

Entre as principais lavouras de grãos do país, são esperadas altas em 2020 nas safras de soja (5,9%), arroz (7,3%), trigo (41%) e sorgo (6,4%). O algodão herbáceo deve manter a produção de 2019. São esperadas quedas no milho (0,8%) e feijão (4%).
Outros produtos

São esperadas altas para a cana-de-açúcar (2,4%), assim como o café (18,2%) e a laranja (4,1%).

Por outro lado, estima-se quedas nas safras de batata-inglesa (10,6%), banana (5,2%), tomate (5%), mandioca (0,3%) e uva (0,3%).

Por Agência Brasil

Petrolândia: Mensagem de Fabiano Marques ao Dia do estudante


Ser estudante é ter motivação de sobra, é querer um mundo melhor nas mãos, aguçada sede de vencer obstáculos, problematizar e entender a lição.

Feliz dia dos Estudantes. Promover ensino com qualidade e acessibilidade, são compromissos de uma gestão eficiente.

Fabiano Marques

Médica de 29 anos morre vítima de complicações causadas pelo coronavírus (Covid-19) após um mês internada

Monique Silva Batista, de 29 anos, morreu com Covid-19 em Cuiabá — Foto: Facebook

Uma médica morreu vítima de complicações causadas pelo coronavírus (Covid-19) nessa segunda-feira (10), em Cuiabá. Monique Silva Batista, de 29 anos, estava internada há aproximadamente um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Amecor, na capital mato-grossense.

De acordo com amigos e colegas de trabalho, Monique nasceu na cidade de Uberaba, Minas Gerais, e se formou na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A médica tinha asma. Ela trabalhava como plantonista há um ano no Hospital Coração de Jesus, em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, onde morava.


Monique também atendia em postos de saúde na zona rural de Campo Verde.

Segundo a Prefeitura de Campo Verde, a médica fez parte da equipe de linha de frente no enfrentamento da doença no município, tendo trabalhando na unidade sentinela e depois no Hospital Municipal Coração de Jesus.

Ela deixa a família e o noivo, Arthur Varmeling.

Por G1 MT

Petrolândia: Pensando em saborear uma boa Pizza ? Faça seu pedido sem sair de casa a Pizzaria Delivery C&J


Hoje é dia de saborear uma boa Pizza em família!

Para isso você pode contar com a C&J Pizzaria Delivery, são vários sabores deliciosos por apenas 10 reais[ taxa de entrega + 3 reais ], um sabor que vai contagiar sua família por um excelente preço.

Resultados da pesquisa

Resultados da WebLigue e faça seu pedido por whatsapp!

A Pizzaria Delivery C&J realiza atendimentos diariamente [de domingo a domingo]!

QUINTA MALUCA

Toda as quintas-feiras tem promoção maluca, são 3 pizzas por apenas 25 reais, é isso mesmo, 3 pizzas por 24,90, na ''quinta maluca''

A Pizzaria Delivery C&J avisa que aceita cartão de credito, debito e refeição

Aproveite já, entre em contato pelo telefone (87) 9 9802-3309.

A Pizzaria Delivery C&J está situada em Frente a Escola Jatobá.

Organização: Carlos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Boletim desta terça [11/08]: Pernambuco confirma 601 novos casos da Covid-19 e 38 óbitos


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (11), 601 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 116 (19%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 485 (81%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que já estavam curados, ou na fase final da doença. Agora, Pernambuco totaliza 105.982 casos já confirmados, sendo 24.363 graves e 81.619 leves.

Também foram confirmados 38 óbitos, ocorridos desde o dia 25 de maio. Do total de mortes do informe de hoje, 14 (37%) ocorreram nos últimos três dias, sendo 3 mortes registradas no dia de ontem (segunda, 10/08), 6 mortes em 09/08 e 5 em 08/08. Os outros 24 óbitos (63%) ocorrem entre os dias 25/05 e 07/08. Com isso, o Estado totaliza 7.008 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por Diário de Pernambuco

Deputado Fabrizio Ferraz assume presidência da Comissão de Segurança Pública da Alepe


A Assembleia Legislativa de Pernambuco instalou, nesta terça (11), a Comissão Parlamentar de Segurança Pública e Defesa Social. Durante a reunião, que aconteceu por meio do Sistema de Deliberação Remota, os deputados Fabrizio Ferraz e Antônio Moraes, foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente. Após uma mudança no regimento interno da Casa Legislativa, o colegiado passa agora a integrar o conjunto de comissões permanentes da Assembleia.

“A Assembleia Legislativa de Pernambuco corrige uma lacuna histórica, ao iniciar, em caráter permanente, as atividades desta importante comissão. A partir deste momento, esta Casa passa a sinalizar, de maneira ainda mais clara e concreta para a sociedade, o nosso comprometimento no enfrentamento a todas as formas de violência em nosso Estado”, disse Fabrizio Ferraz.

O deputado agradeceu ainda a indicação para a presidência da comissão e parabenizou os demais parlamentares pela criação do colegiado. “A Comissão Parlamentar de Segurança Pública e Defesa Social é um legado que nós, deputados estaduais desta 19ª Legislatura, deixamos para o povo pernambucano. Por esse motivo, parabenizamos todos os nossos pares por essa realização”, concluiu.

Além dos deputados Fabrizio Ferraz e Antônio Moraes, também compõem o colegiado os deputados Álvaro Porto, Marco Aurélio Meu Amigo e Gleide Ângelo, como membros titulares, e os deputados Adalto Santos, Antônio Coelho, Delegado Erick Lessa, Joel da Harpa e Wanderson Florêncio, como suplentes.

Assessoria

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta terça-feira 11 de agosto; veja lista e fotos

A imagem pode conter: 2 pessoas

Mudam de idade hoje (Terça-feira 11 de agosto de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Fabrício Cavalcante, Amanda Lopes. Julienne Silva , Maria Matilde de Carvalho, Igor Ryan e Silas Nunes 

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Governo do Paraná e Rússia vão assinar acordo para fabricação de vacina contra coronavírus


O Governo do Paraná anunciou que vai assinar nesta quarta-feira (12) um convênio com a estatal russa para produzir a vacina Sputnik V. O acordo prevê que o Paraná poderá fazer testes, produzir e distribuir a vacina.

A previsão é de que o convênio seja assinado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) e o embaixador da Rússia, às 14h de quarta.

Ainda conforme o governo, o passo seguinte à assinatura do acordo é o compartilhamento do protocolo russo com a Anvisa, para que a agência libere todas essas etapas.
Ainda não foi informado sobre data para início da ação justamente porque depende da liberação da Anvisa.

É importante essa assinatura para que essa condição de troca de informações comece, afirmou Jorge Callado, presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

“Cada passo no seu momento adequado, não podemos queimar etapas”, disse

Vacina russa

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que que a Rússia é o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra o novo coronavírus nesta terça-feira (11).

Mesmo com o anúncio, especialistas internacionais questionam a pesquisa porque não há publicações científicas sobre sua eficácia.

Conforme registro no site da Organização Mundial de Saúde (OMS) do dia 31 de julho, sobre as vacinas para Covid-19 em desenvolvimento no mundo, a vacina russa ainda estava na fase 1 do processo. Para desenvolver uma imunização, são necessárias 3 etapas.

Nesta terça (11), a OMS comentou o anúncio da vacina russa. A entidade declarou que a Rússia "não precisa de sua aprovação" para registrar a vacina, e que precisará ter acesso aos dados da pesquisa para avaliar a eficácia e segurança da imunização para aprová-la.

Conforme as informações russas, o Brasil vai participar da fase 3 dos estudos clínicos, que tem previsão para começar na quarta-feira (12). Serão 2 mil participantes; além dos brasileiros, deve haver voluntários da própria Rússia, dos Emirados Árabes, da Arábia Saudita e do México.

Tratativas com o Paraná

No dia 24 de julho, o governo paranaense havia informado que a cooperação técnica com a Rússia estava em andamento.

O possível acordo foi tratado em uma reunião, em Brasília, entre o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov.

Pesquisa no Tecpar

Ao anunciar a parceria com a Rússia, o presidente do Tecpar está otimista com a possibilidade de ter resultados positivos com a imunização. Contudo, o presidente do Instituto ressalta que a produção e distribuição serão pautadas pela segurança e prudência.

“É um laboratório de referência em termos internacionais. Após esse ajuste com o Governo da Rússia, as tratativas tecnológicas e científicas começam. É importante nos pautarmos com prudência, segurança e transparência dentro desse processo”", afirmou Jorge Callado.

Somente após a autorização da Anvisa, o governo do Paraná afirma que vai avançar para as próximas etapas do processo.

"É algo muito preliminar. Não existe compromisso de produção firmado enquanto as etapas não forem validadas, não forem consolidadas e não forem liberadas pela Anvisa. É um começo de um intercâmbio de informações. Nós avançaremos se tivermos informações necessárias para tanto. Caso contrário, não", pontuou o presidente do Tecpar.

Pesquisas

Ao todo, 165 vacinas contra a Covid-19 estão sendo pesquisadas em todo o mundo, segundo os dados da OMS no dia 31 de julho. Cinco dessas imunizações estão na fase final de testes em humanos (a fase 3).

No Brasil, há três vacinas sendo testadas contra a Covid-19.

Em julho, foi anunciado o início dos testes de uma vacina chinesa contra o novo coronavírus no Brasil. No Paraná, profissionais de saúde voluntários - público considerado mais exposto ao contágio - foram os primeiros a receber as doses da pesquisa chinesa.

Os testes são concentrados no Hospital de Clínicas do Paraná (HC), que pertence a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e fica em Curitiba. O HC é um dos doze centros escolhidos para testar a vacina.

Por  G1 Paraná.

Petrolândia: COVID-19 - Prefeitura divulga nota de esclarecimento a empresários e a população

O município de Petrolândia esclarece aos empresários e população que:

1) Devido ao aumento de casos de covid19 em Petrolândia e região o funcionamento de restaurantes e academias continuam suspensos.

2) Ainda esaa semana o município estará realizando uma live com autoridades da saúde e de economia para tratarem o assunto.

3) O Governo Municipal está dialogando com o setor e espera que tudo isso passe o mais rápido possível;

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia; Polícia Militar registra homicídio na Agrovila 05, Limao Bravo

Homem de 34 anos foi assassinado na Agrovila 05, Limao Bravo, zona rural, Petrolândia

De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nesta segunda-feira (10/08) às 16h30 as guarnições foram acionadas para averiguar um possível homicídio na Agrovila 05, Limao Bravo, zona rural, Petrolândia.

No local foi verificado o fato, que se tratava de vítima por disparo de arma de fogo. Vítima J.G.S., 34 anos. Segundo a esposa da vítima, dois elementos dirigindo um altomóvel pararam próximo ao carro da vítima que estava na estrada e de imediato já foram efetuando os disparos, em seguida fugiram no referido veículo. Até o momento não foi localizado os possíveis autores.

Foi feito o isolamento até a chegada da Policia Civil. A ocorrência foi encerrada na DP de Petrolândia.

INFORMAÇÃO - SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo - 15 Anos
Acompanhe as ações da 4ªCIPM no Instagram @pmpe4cipm
Foto: Divulgação/internet

Petrolândia Eleições 2020: 'Cíntia professora' participa do quadro ''Por que quero ser vereadora da minha cidade''. Conheça o seu histórico!


Faltando pouco mais de três meses para o processo eleitoral de escolha para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, o Blog de Assis Ramalho, assim como aconteceu em eleições passadas, segue promovendo divulgação gratuita dos pré-candidatos de Petrolândia e demais municípios, interessados em participar do quadro ''Por que quero ser vereador da minha cidade''. Nesta terça-feira (11/08/2020), a participante é a pré-candidata a vereadora de Petrolândia, Cíntia Lima mas conhecida por “Cíntia professora “.  Ela é do grupo de apoio ao governo da prefeita Jane Souza.

Confira abaixo as propostas da pré-candidata e o seu histórico.

Olá, me chamo Cíntia Lima mas conhecida por “Cíntia professora “, tenho 35 anos, sou divorciada, resido no Projeto Apolônio Sales e tenho 4 filhos, são eles: Tallys, Thaina, kaiky e Kevin, atualmente estou namorando com Ildemir Andrade (Binho) filho de Galego eletricista e Josefa ( dona Zezinha).

Sou filha de Maria Luzinete e de Manoel Soares (galego) ambos moram aqui mesmo no município de Petrolândia.

Sou licenciada em Letras com habilitação -Português/inglês pelo CESVASF e pós graduada em metodologia do ensino da língua portuguesa e respectivas literaturas.

No ano de 2013 e 2014 lecionei na escola Municipal Lino Manoel Viana e no ano de 2016 e 2018 na escola Municipal jurema. Prestei serviços como monitora/facilitadora do programa Novo mais educação na escola estadual são Francisco, escola Municipal Lino Manoel Viana e na escola estadual Ico-mandantes.

Fui coordenadora na escola técnica CEAPE aqui em Petrolândia. Trabalhei como professora voluntária na provida na coordenação de Cláudia Leal também aqui no município.

Estou como pré candidata ao legislativo municipal e quero trabalhar em conjunto com Jane Souza ( atual prefeita e também candidata ao cargo) e com a população para a melhoria da nossa cidade. Propondo projetos e correndo atrás das necessidades que ainda existem principalmente na área da educação.

Com a força e a coragem da mulher, nosso município crescerá casa vez mais.

Cíntia Lima mas conhecida por “Cíntia professora


AVISO

Interessados em participar do quadro ''Por que quero ser vereador da minha cidade'' entre em contato com a Redação do Blog de Assis Ramalho.

A participação é grátis!

Celular (87) 99955-1186 (WhatsApp)
E-mail: contato@assisramalho.com.br


Redação do Blog de Assis Ramalho

Rússia registra a primeira vacina contra Covid-19 do mundo, anuncia governo


O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira que o país registrou a primeira vacina do mundo contra o novo coronavíru. O ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, disse que o imunológico mostrou eficácia e segurança.

"Esta manhã, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra o novo coronavírus foi registrada", disse Putin durante uma videoconferência com integrantes do governo exibida pela televisão. “Sei que é bastante eficaz, que proporciona imunidade duradoura”, acrescentou.

O presidente ainda informou que uma de suas filhas foi vacinada contra a COVID-19.

"Uma de minhas filhas foi vacinada, tendo participado da fase de testes. Após a primeira vacinação, ficou com 38 graus de temperatura, no dia seguinte tinha 37 graus e pouco. E é tudo", afirmou Putin.

A vacina será distribuída em 1 de janeiro de 2021, de acordo com o registro nacional de medicamentos do ministério da Saúde, consultado pelas agências de notícias russas.

Nas semanas prévias ao anúncio, cientistas estrangeiros expressaram preocupação com a rapidez da criação de uma vacina deste tipo, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu respeito às diretrizes estabelecidas e que a Rússia seguisse "todos os estágios" necessários para desenvolver uma vacina segura.

Por -  O Globo

PSOL oficializa apoio à pré-candidatura de Marília Arraes. Paulo Rubem sai da disputa

Marília Arraes é pré-candidata do PT no Recife (Ricardo Labastier/ Divulgação)

O PSOL desistiu de lançar a candidatura própria a prefeitura do Recife e decidiu apoiar a postulação da deputada federal Marília Arraes (PT). A votação que optou pela rejeição da realização de prévias para a disputa da Capital aconteceu no âmbito do Diretório Nacional e foi feita a pedido de recurso apresentado por um grupo de filiados ao PSOL Recife. Ao consolidar o apoio dos psolistas, Marília fortalece seu projeto de criação de uma frente de esquerda para o pleito municipal.

Em nota assinada por Juliano Medeiros, presidente Nacional do PSOL, é explicado o contexto da retirada da postulação, que tinha o nome do ex-deputado federal, Paulo Rubem Santiago, para concorrer ao cargo. "O pedido apreciado na tarde de sábado (8 de agosto), ao ser rejeitado, reafirma a decisão do Diretório Municipal do PSOL em Recife de formação de uma frente de oposição ao governo municipal e ao Bolsonarismo em Pernambuco".

No início de julho, o PSOL Recife votou e aprovou, durante reunião plenária, a retirada de todas as pré-candidaturas em troca de uma aliança com partidos de esquerda da capital. Paulo Rubem era um dos pré-candidatos e resistiu a ter seu nome retirado da disputa, tendo recorrido ao Diretório Nacional, que nesta segunda-feira lançou a nota reafirmando o que já havia decidido o diretório local.

Ainda na nota, Juliano Medeiros encerra o imbróglio afirmando que o partido apoiará Marília. "Com o resultado, o PSOL declara oficialmente apoio à candidatura de Marília Arraes (PT), conforme definido pelo Diretório Municipal. Essa decisão se fundamenta na necessidade de unir a oposição e combater os retrocessos que temos visto em nosso país", conclui a nota.

Também por meio de nota, Marília Arraes se posicionou contando que a aliança entre PSOL e o PT dará "um discurso legítimo de oposição" a sua pré-candidatura.“A manifestação de Juliano Medeiros fortalece essa frente de oposição ao Governo Bolsonaro que o PT e o PSOL já fazem no plano nacional e que será importantíssima para o debate que também faremos no Recife no enfrentamento a projetos que são de inspiração bolsonarista ou que não têm no centro da sua agenda a garantia de direitos dos trabalhadores”, afirmou.

Nacionalmente, o PSOL e o PT compõe a Frente Nacional de Esquerda com o PSB, PDT, PCdoB e Rede. Apesar do arranjo nacional, no Recife o cenário é outro e a esquerda segue divida para as eleições. Assim, o PSB, que conta com o apoio do PCdoB, deve ser o grande alvo do PT, que tem Marília como candidata. O PDT, que tem o deputado federal Túlio Gadêlha como candidato ainda segue acenando para a Rede, que por sua vez ainda não oficializou o apoio da legenda a postulação pedetista. Na conjuntura atual, o apoio do PSOL a Marília equilibra a sua postulação com a de João Campos (PSB), e agora os dois palanques passam a ter a aprovação de outro partido de esquerda em sua pré-candidatura.

Ainda segundo Marília, os dois partidos, PSOL e PT, possuem uma agenda convergente para a Capital. "Eu sou a única pré-candidata que tem desde o último mês de março apresentado propostas para o Recife, com o Recife Cidade Inteligente. E recentemente o PSOL apresentou o Recife Arretado, que está totalmente sintonizado com o que planejamos para a cidade", reforçou.

Por Diário de Pernambuco