sexta-feira, 12 de abril de 2019

Câmara de Petrolina aprova projeto que torna a manta caprina e ovina patrimônio cultural imaterial do município


Em sessão realizada no dia 11 de abril, os vereadores da Câmara Municipal de Petrolina votaram o Projeto de Lei 135/2018, que declara a manta caprina e ovina como patrimônio cultural imaterial da cidade. Por unanimidade, os parlamentares aprovaram a proposta, que agora segue para sanção do prefeito.

A manta consiste em uma técnica de corte, salga e secagem da carcaça dos animais, amadurecida há várias gerações, que resulta em uma carne macia e quase integralmente desossada. Por sua importância, e por ser um dos produtos mais emblemáticos da gastronomia e do comércio da região, um grupo interinstitucional de trabalho, liderado pela Embrapa Semiárido, articulou junto aos parlamentares a proposta para oficializar o produto como patrimônio do município.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém beneficia turismo em Pernambuco



Começa neste sábado (13) a 52ª temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém no município do Brejo da Madre de Deus. Realizada desde 1968, o espetáculo tem projetado o nome de Pernambuco para muito além das suas fronteiras. Ao longo da sua história, a encenação já atraiu mais de 3,5 milhões de expectadores, muitos deles turistas de outros estados e do exterior que vieram conhecer de perto o maior teatro ao ar livre de mundo e se emocionar com a magnífica encenação do drama da Paixão.

Conhecido em todo o Brasil, o espetáculo ocupa, na Semana Santa, um espaço de destaque nos mais diversos veículos de comunicação do País e do mundo, inspirando o surgimento de apresentações similares pelo País a fora, tanto em capitais, como nos mais distantes rincões do interior.

Compaz de Arcorverde é o primeiro do Interior


Está cada vez mais perto de o Interior de Pernambucoreceber um Centro Comunitário da Paz (Compaz). Foi anunciado no Diário Oficial a contratação de uma empresa de engenharia que ficará responsável pelo estudo topográfico do terreno que irá receber o equipamento, o primeiro da região.

Ele será construído ao lado da Praça da Juventude, no bairro de São Cristovão, no município de Arcoverde, no Sertão, e também é o primeiro sob a gestão do Governo do Estado. Os centros que existem são da Prefeitura da Cidade do Recife e devem servir de exemplo para a elaboração da unidade, que tem a Ordem de Serviço prevista para ser assinada no dia 16 de abril.

O Gabinete de Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco informou, por meio de nota, que foi concluído o processo licitatório para elaboração do projeto. A empresa contratada é a Chicourel Arquitetura Studio de Projetos Ltda e, ao custo de R$ 125 mil, ela deve entregar, além do projeto básico de arquitetura, engenharia e complementares, o plano de execução da obra, projeto legal, projeto do canteiro de obras, orçamentos e especificações técnicas para a construção da unidade.

“O Governo de Pernambuco reafirma o compromisso com a promoção das políticas de prevenção à violência. A construção do Compaz em Arcoverde é um passo importante no processo de fortalecimento dessa política, somado a outras iniciativas como os programas Governo Presente, ATITUDE e Juventude Presente, dispositivos de promoção da cidadania e proteção social”, disse Cloves Benevides, Secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

A iniciativa deve ajudar a reduzir na região os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que são aqueles que englobam vítimas de crimes como homicídios e latrocínios. De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, no Interior, foram 171 vítimas em janeiro e 152 fevereiro. Já o número de ocorrências de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), no município de Arcoverde, chegou a 18 em janeiro e 28 em fevereiro. Os indicadores de março devem ser divulgados nos próximos dias.

Em junho do ano passado, durante visita ao município de Arcoverde, o governador Paulo Câmara havia anunciado o processo licitatório para a escolha da empresa responsável pelo projeto. Agora, o prazo para a execução dos serviços é de três meses. O Centro Comunitário da Paz (Compaz) tem o objetivo de difundir a Cultura de Paz e garantir inclusão social e o fortalecimento comunitário. A unidade, conhecida como “Fábrica de Cidadania”, será a primeira a ser construída no interior do estado, e abrigará espaços para realização de atendimentos, atividades esportivas e lúdicas, serviços de capacitação, biblioteca, entre outros benefícios para a população.

Por: Maiara Melo, da Folha de Pernambuco

Serra Talhada (PE): Rede Atacadista Assaí contratará 200 pessoas em nova loja que será inaugurada na capital do xaxado

Empresa oferece salário compatível com o mercado, além de um pacote de benefícios para os novos funcionários  Foto: Divulgação

Para a nova loja que será inaugurada até o fim de 2019, no município de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, o Assaí Atacadista está com 200 vagas abertas, incluindo oportunidades para pessoas com deficiência, nos setores de frente de caixa, mercearia, hortifruti, perecíveis, depósito e manutenção. As inscrições seguem até esta sexta-feira (12) na Agência do Trabalho (SINE) do município, localizada na Rua Enock Inácio de Oliveira, número 1312, no bairro Nossa Senhora da Penha.

Os interessados em participar do processo seletivo devem ir à agência munidos de carteira profissional, RG e CPF. Embora não revele o valor da remuneração, a rede garante oferecer salário compatível com o mercado, além de um pacote de benefícios que inclui vale transporte, vale alimentação, refeição no local de trabalho, assistência médica e odontológica e seguro de vida.

Petrolândia: Delani(Laninha), aniversariante do dia, recebe mensagem de parabéns das amigas do Conselho Tutelar


Nesta sexta-feira, 12 de abril de 2019, Delane, popularmente conhecida como Laninha,  comemora mais um ano de vida. Na oportunidade suas amigas companheiras do Conselho Tutelar de Petrolândia felicita a colega aniversariante com bonita mensagem.

Laninha, 

Desejamos muitas felicidades, não só para hoje, mas para todos os dias da sua vida. Você é uma pessoa especial e uma colega de trabalho que gostamos muito, e merece que a felicidade acompanhe sempre os seus passos.

Tenha um feliz aniversário!

Equipe do Conselho Tutelar de Petrolândia
Josivete, Gigliola, Marta, Neide, Nilma e José Pereira (Zé Boquinha)

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e foto: Equipe CT

DER inicia programação especial para feriadão da Semana Santa


Começam nesta sexta-feira (12) e seguem até o sábado (20), as ações especiais para o feriadão da Semana Santa, que fazem parte da programação elaborada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Campanha educativa, travessia segura de pedestres, fluidez do trânsito, entre outras, constam no cronograma do órgão, que tem o objetivo de melhorar a mobilidade e reforçar a segurança da população nas principais rodovias pernambucanas durante o feriado prolongado.

Educadores do DER iniciarão os trabalhos da fluidez do trânsito e da travessia segura de pedestres em pontos estratégicos das principais vias do Agreste, uma das regiões mais procuradas durante o feriado santo. Neste período, serão distribuídos material ilustrativo para conscientizar os motoristas a respeitarem as leis de trânsito nas estradas. Uma das principais metas do Governo de Pernambuco é reduzir o número de vítimas de acidentes de trânsito em nossas rodovias.

“Atitude” é reconhecido como modelo de política sobre as drogas

Fruto de pesquisas, programa desenvolvido pelo Governo de Pernambuco foi escolhido entre os melhores do mundo (Fotos: Hélia Scheppa/SEI)

O governador Paulo Câmara e o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, receberam uma ótima notícia na manhã desta sexta-feira (12.04), no Palácio do Campo das Princesas. A representante da Open Society Foundations (OSF), Sarah Evans, trouxe o reconhecimento internacional daquela organização americana ao Programa Atitude, que oferece atenção integral aos usuários de drogas e aos seus familiares, desenvolvido pelo Governo de Pernambuco.

“Recebemos a visita de um organismo internacional, que avaliou os resultados do Atitude e trouxe informações muito positivas. O Atitude foi apresentado como um programa exitoso. A organização visitou as unidades e, a partir de agora, estabelecerá com o Estado uma parceria técnica, para cada vez mais melhorar os indicadores”, comemorou o secretário. Segundo Benevides, foram feitas duas pesquisas e a apresentação do resultado da segunda está prevista para o próximo mês de junho. Nela, o programa pernambucano é colocado entre experiências de seis regiões do mundo. O “Atitude” foi escolhido como representante da América do Sul e reconhecido como um dos melhores programas do mundo.

Açude ‘sangra’ nesta 6ª em Serra Talhada (PE) e traz alegria à população


O açude do Jazigo amanheceu ‘sangrando’ nesta sexta-feira (12), em Serra Talhada, trazendo alegria aos moradores da cidade.

Desde as primeiras horas do dia, o Farol começou a receber ligações de dezenas de pessoas alertando para a vazão da água, que começava a escorregar pelo ‘paredão’ do reservatório.

A cheia do Jazigo é, por um lado, significado de festejo devido a ideia de plantação e fartura na colheita às margens do manancial.

Petrolândia: Maria Fumaça divulga a agenda musical para fazer seu fim de semana


O Bar e Restaurante Maria Fumaça, fazendo cada vez melhor na avenida da Orla Fluvial de Petrolândia, divulgou a agenda de apresentações musicais deste final de semana; confira!

Sexta-feira (12): Rahmon Lima  (21h00)

Sábado (13): Nágylla Ferreira (21h00)

Domingo (14): Edy Ferreira (13h00) e Pagode Pra Recordar (17h00)

Maria Fumaça, o point da culinária regional e programação musical na Orla Fluvial de Petrolândia. Contato: 87 3851-0376 Acompanhe no Instagram @mariafumaca.oficial

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça

Alepe escuta organizações sociais sobre a Reforma da Previdência


A Comissão Parlamentar Especial da Reforma da Previdência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) estará ouvindo, na próxima segunda-feira (15), entidades representativas da classe trabalhadora sobre a PEC 06/2019. A proposta é possibilitar que as organizações possam expor suas análises e propostas em relação ao documento apresentado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional.

Essa é a primeira de três atividades previstas, com o objetivo de subsidiar o relatório final do Colegiado, que será entregue à sociedade, deputados federais e senadores, mostrando o posicionamento de Pernambuco sobre o tema. Dezessete organizações já confirmaram presença.

Petrolândia: Iverson Ferreira conquista bolsa de curso em Denver, Colorado, os Estados Unidos da América

 
 

Com menos de um mês na Escola de Ballet Jazz e Cia, em João Pessoa, na Paraíba, Iverson Ferreira, bailarino natural de Petrolândia-PE, participou de sua primeira competição no estado paraibano e conquistou medalha de bronze. Na ocasião, estavam presentes professores da Academia Americana de Ballet de Denver, Colorado (Estados Unidos da América), os quais parabenizaram o bailarino petrolandense com uma bolsa de 100% para um curso de ballet na cidade de Denver, a ser realizado no mês de julho deste ano.

Em 2018, Iverson Ferreira e Ana Clara Novaes tiveram uma extraordinária experiência em Nova York, Estados Unidos da América. O curso foi realizado pela Academy American of Ballet, entre os meses de junho e julho. A concretude deste curso só foi possível graças aos familiares, amigos e comerciantes da cidade que compartilharam juntos deste sonho, fazendo com que os jovens pudessem ter contado com um universo da dança através de professores de diversas escolas espalhadas pelo mundo.

Já de posse do seu passaporte, visto americano e bolsa do curso de ballet de 100%, Iverson Ferreira, familiares e amigos agora irão se empenham para conseguir as passagens aéreas através de ações realizadas o mais breve possível, pois se têm apenas dois (02) meses até a chegada da viagem.

Notícias relacionadas





Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Sydcleide Novaes

Fiscalização é reforçada durante a Operação Semana Santa em Pernambuco


Combate à alcoolemia e uso da cadeirinha estarão no foco das abordagens (Foto: PRF/Divulgação)

Começa nesta sexta-feira (12) e segue até o domingo (21), a Operação Semana Santa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco. A primeira etapa da ação acontece no Agreste do estado, em virtude das festividades religiosas que aumentam o fluxo de veículos na região. A iniciativa busca reduzir acidentes graves e proporcionar mais segurança no trânsito, a partir de um reforço na fiscalização e nas ações de combate ao crime.

A estimativa é de que haja um aumento no tráfego de veículos de cerca de 50%, principalmente na BR 232, no sentido dos municípios de Gravatá, Bezerros e Caruaru, no Agreste. O fluxo também será maior na BR 104, que dá acesso a PE 145, em direção ao teatro de Nova Jerusalém. Para acessar a rodovia estadual, o motorista que segue pela BR 104 deve utilizar o Trevo do Lampião, localizado no quilômetro 43 da rodovia.

Humberto recebe dezenas de prefeitos e vereadores durante marcha em Brasília


Na semana da XXII Marcha em Defesa dos Municípios, em Brasília, chamada de Marcha dos Prefeitos, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), teve agenda cheia e manteve contato com dezenas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de Pernambuco. Em seu gabinete, o senador atendeu gestores e parlamentares do Estado e se comprometeu a destinar milhões de reais em emendas a que tem direito para investimentos nas cidades pernambucanas.

Humberto garantiu total apoio às necessidades apresentadas pelas lideranças políticas. Com sua equipe técnica presente nas reuniões, ele assegurou o envio de emendas para cobrir despesas essenciais para o funcionamento de unidades de saúde, compra de equipamentos agrícolas, máquinas para perfuração de poços e construção de calçamento, por exemplo.

Egressos do sistema prisional requalificam nichos religiosos no Sítio Histórico de Olinda

Nesta quinta (11), as pequenas capelas seculares abrem ao público (Foto: Ray Evllyn/SJDH) 

Seis reeducandos do regime aberto e livramento condicional concluíram na manhã desta quarta (10), a requalificação de nichos religiosos no Sítio Histórico de Olinda. Também conhecidos como Passos de Olinda, esses nichos são pequenas capelas centenárias que abrem às portas para a Procissão dos Passos, que vai recriar o Calvário de Jesus nesta quinta (11) e sexta (12). O trabalho dos cumpridores é uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a Prefeitura de Olinda.

Com vistas na reinserção social dos apenados e na recuperação das estruturas históricas de Olinda, os reeducandos fizeram a limpeza, conserto e pintura e a iluminação dos nichos. Eles cumprem carga horária de oito horas diárias e têm contrato regido pela Lei de Execuções Penais. O Patronato Penitenciário, órgão vinculado à SJDH, acompanha e oferece aporte psicológico, jurídico e encaminham os apenados para vagas de trabalho.

Floresta ganha centro poliesportivo do Sesc


Novo espaço priorizará atividades de lazer, esportes e eventos gratuitos (Fotos: Guga Matos)

Famoso por ser o ponto de partida do eixo Leste da transposição do Rio São Francisco, o município de Floresta, que compõe o vasto e rico sertão pernambucano, comemora mais uma conquista. Na quarta-feira (10), foi assinada ordem de serviço para a construção do Centro Poliesportivo do Sesc – Arlindo Gomes de Sá, situado em Floresta.

A cerimônia foi realizada às 15h na sede do Departamento Regional da instituição, no Centro do Recife, com a presença do secretário de turismo e lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes; do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto; do diretor regional do Sesc, Oswaldo Ramos; entre outras autoridades.

Petrolândia: Secretaria de Educação promove o I Encontro de Formação Continuada 2019


A Secretaria Municipal de Educação de Petrolândia, através da Orientação de Ensino Infantil está realizando o I Encontro de Formação Continuada 2019. O Encontro conta com dois dias de programação. Nessa quarta-feira (10), os professores da Educação Infantil puderam contar com uma ação do NASF Petrolândia com atividades práticas institucionais.

O momento teve como tema a Saúde do professor e contou com a participação da fonoaudióloga Maralisa Fonseca que falou da saúde da voz; da psicóloga Isabela Alencar falando sobre saúde mental e da fisioterapeuta Ivanyse Rosa, que tratou das práticas corporais.

Petrolândia: Dr. Marcos atende nesta sexta (12) na CLIMAGEM; agende sua consulta!



A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o obstetra e ginecologista Dr. Antonio Marcos de Souza (Dr. Marcos) atenderá nesta sexta-feira (12/04/2019).

A CLIMAGEM está situada na Avenida Marquês de Olinda, Nº 32, no centro de Petrolândia - em frente a MouraLab - próximo à Pousada e Empório Atenize.

As consultas devem ser agendadas - com antecedência - no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

A CLIMAGEM Conta com atendimento especializado em Ginecologia e Obstetrícia e Mastologia além de exames em ultrassonografia geral, preventivo e colposcopia. Também tem nutricionista. Venha você também cuidar da sua saúde!


Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem

Polícia Militar erradica roça com 30 mil pés de maconha em Serra Talhada


Uma operação da Polícia Militar, nessa quinta-feira (11), acabou com a destruição recorde de uma roça com cerca de 30 mil pés de maconha na zona rural de Serra Talhada, nas proximidades da PE-390, que liga Serra ao município de Floresta.

A ação envolveu militares do 14º BPM, Gati, Rocam, Bepi, NIS-2 e Malhas da Lei, também foi encontrado mais de três quilos de maconha pronta para o consumo.