quarta-feira, 8 de abril de 2015

Paulo Afonso: Dr. Romero Barbosa, cardiologista, toma posse como professor da Univasf

Posse aconteceu em reunião para debater a implantação do Campus Paulo Afonso da Univasf
Dr. Romero (camisa clara) é cardiologista

O Reitor da Univasf  (Universidade Federal do Vale do São Francisco), Julianeli Tolentino Lima, esteve na cidade baiana de Paulo Afonso, na segunda e terça-feira desta semana, dias 06 e 07, para discutir com a comunidade acadêmica e a administração regional da CHESF estratégias para superar os desafios para implantação do Campus da Univasf naquela cidade, com oferta do curso de Medicina. 

Na oportunidade o Reitor da Univasf deu posse ao Dr. Romero Henrique Barbosa, cardiologista, novo professor da instituição. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos do PA Notícias

Movimento em defesa do semiárido articula encontro com governador da Paraíba

Deputados pernambucanos Rodrigo Novaes (PSD) e Miguel Coelho (PSB) lideram o movimento. (Foto: Ivaldo Reges)

Nesta quinta-feira (09), a bancada pernambucana que forma o Movimento União pelo Nordeste segue para mais uma visita a um estado nordestino. Desta vez o estado é a Paraíba, onde os pernambucanos se reunirão com os parlamentares paraibanos e em seguida com o governador Ricardo Coutinho (PSB).

A visita tem como objetivo debater os efeitos da estiagem além de pedir o engajamento das maiores lideranças políticas paraibanas no movimento. "O fato de o governador Ricardo Coutinho nos receber demonstra a seriedade de nossa articulação. A expectativa é que após este encontro e com o apoio da bancada paraibana possamos garantir o engajamento dos demais governadores, senadores e demais lideranças do Nordeste", anseia o deputado Miguel Coelho (PSB).

O movimento já conseguiu o apoio das bancadas baiana, alagoana e também de Renan Filho (PMDB), governador de Alagoas. Até junho o grupo de parlamentares liderados pelos deputados Miguel Coelho (PSB) e Rodrigo Novaes (PSD) seguem visitando os demais estados nordestinos em busca da união e apoio para juntos irem à Brasília reivindicar investimentos para a seca que atinge a região do Nordeste.

"Cada dia que passa o movimento ganha corpo e lideranças de todo o Nordeste nos procuram e demonstram interesse em participar. O fórum tem tudo para dar certo", afirma Rodrigo Novaes.

Assessoria de Imprensa Movimento União pelo Nordeste

Olimpíada e Festival fortalecem lutas da juventude do campo pernambucano


Com o objetivo de possibilitar uma articulação entre atividades esportivas, de lazer e as grandes bandeiras de luta dos jovens do campo, acontece, neste final de semana (10 a 12/04), no município de Carpina, na Zona da Mata de Pernambuco, a 1ª Olimpíada e 6º Festival da Juventude Rural . A atividade é realizada por meio de uma parceria entre o Ministério dos Esportes, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape). A temática “Políticas públicas para uma sucessão rural com qualidade de vida” será o mote de todos os debates ocorridos durante o evento. Cerca de 350 participantes, de todo o estado, estão sendo aguardados.

A representante da UFRPE, pelo Departamento de Educação, Joanna Lessa, avalia que a sucessão rural, pauta apresentada pelo Movimento Sindical Rural, é um tema que precisa contar com a contribuição da Universidade. “Um dos gargalos que tem feito com que os jovens não se interessem em permanecer no campo, é essa construção do campo como um espaço só de produção e não como um espaço de vida. Quando são garantidos os direitos sociais no lugar onde as pessoas vivem, são oferecidas as condições necessárias para que elas permaneçam no seu território”, defende.

Sobre o Festival e a Olimpíada, ela destaca que esses eventos chamam a atenção para um ponto muito importante: “Precisamos pensar que o jovem do meio rural tem direitos que estão assegurados pela Constituição Federal, como é o caso do esporte e do lazer”.

Conselho Superior aprova resolução de Progressão por Desempenho dos Defensores Públicos

Conselheiros debateram também a criação de Núcleos da Defensoria Pública Estadual no interior de PE, inclusive um em Petrolândia

Foi realizada na última segunda-feira (06/04), a segunda Reunião Ordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública de Pernambuco. Na pauta, temas como Progressão por Desempenho dos Defensores Públicos, criação de Núcleos no interior do Estado e Concessão de Auxílio Alimentação para servidores cedidos a DPPE, todos aprovados por unanimidade.

A Resolução da Progressão por Desempenho dos Defensores Públicos terá efeito a partir de junho deste ano. De acordo com o Defensor Público Geral, membro do Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDP), Manoel Jerônimo, a sua aprovação por unanimidade, é uma vitória para a categoria. “Isso vem corrigir a distorção que havia com a aprovação da Lei Complementar 193/2011”.

Outro ponto amplamente debatido foi a Resolução para criação de mais quatro unidades de atendimentos no interior do Estado. Ainda este ano serão implantados os Núcleos de Gravatá (abrangência: Chã Grande e Pombos), Santa Cruz do Capibaribe (abrangência: Jataúba, Toritama, Brejo e Taguatinga do Norte), Petrolândia (abrangência: Inajá, Tacaratu e Imbimirim), Sertânia (abrangência: Custódia, Betânia e Tuparetama) e Sertânia (abrangência comarcas de Custódia, Betânia).

Presenças: Participaram os conselheiros natos o DPG Manoel Jerônimo, Subdefensor Geral José Fabrício de Lima e o Corregedor Geral, Marconi Catulo. Os conselheiros eleitos Dalva de Sá Menezes, Érika Diniz, Luciano Siqueira, Joaquim Fernandes, além dos Subdefensores Adriano Galvão (Causas Coletivas), Ângela Valdivino (Cível da capital), Andrea Lundgren (RMR) e Jocelino Nunes (Interior) e Roberta Pintanga (Recursos) e os assessores especiais Manfredo Paulino e Alexandre Von Houpp.

Fonte: Ascom/DPPE

Petrolândia: Plena poderá suspender os trabalhos de operação e manutenção dos Perímetros Irrigados por falta de repasse de verbas por parte da Codevasf


Prezado Assis Ramalho,

Em nome de todos os funcionários da Plena Consultoria e Projetos, empresa que operacionaliza e realiza as devidas manutenções dos Perímetros Irrigados: Apolônio Sales, Barreiras 1 e 2, Icó Mandantes e Manga de Baixo, venho informar que estão sem receber seus salários do mês de março de 2015 (com prazo de pagamento de 08/04/2015) em função da falta de repasse de verbas por parte da Codevasf para a Plena Consultoria e Projetos, referente às faturas de novembro/2014, dezembro/2014, janeiro/2015 e fevereiro/2015.

Em virtude deste fato, a Plena Consultoria e Projetos, comunicou oficialmente à Codevasf, no ultimo dia 01/04/2015 e à todos os seus colaboradores no ultimo dia 02/04/2015 que somente irá realizar o pagamento dos salários de março de 2015, se a Codevasf efetuar a quitação de seus débitos para com a empresa até o dia 15/04/2015. Fato este não ocorrendo, a Plena Consultoria e Projetos irá suspender os trabalhos de operação e manutenção dos Perímetros Irrigados acima citados.

Em decorrência da possível suspensão do contrato, a economia das cidades destes Perímetros Irrigados será afetada. Pois com a suspensão do contrato, não haverá bombeamento de água para os reassentados beneficiados.

Funcionários da Plena Consultoria e Projetos - Contrato CGI

Petrolândia: Loja San Francisco apresenta coleção outono inverno com coquetel na sexta-feira (10)


Loja San Francisco, organização da empresária Maria Ângela Almeida Teles, convida você para se fazer presente no coquetel de lançamentos da coleção outono inverno 2015, com as grifes Dudalina, Farm, Dumond, Forum e Lacost.

O evento acontecerá nesta sexta-feira (10) na Loja San Francisco, situada na Rua Clodoaldo Bezerra, no centro de Petrolândia, a partir das 18h30.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações/imagem: Maria Ângela Almeida Teles

Portal Mais Emprego, a sua oportunidade pode estar a um clique

Portal oferece oportunidades de trabalho em todo o país. No site, as vagas são informadas pelos empregadores semanalmente ao Ministério do Trabalho e Emprego

O trabalhador brasileiro conta, a partir desta quarta-feira (8), com mais um importante aliado na hora de procurar uma recolocação profissional. O Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), permite que o próprio cidadão pesquise e se candidate às vagas existentes no Sistema Nacional de Emprego (Sine) sem precisar sair de casa.

O sistema, disponível no site ou por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, também oferece informações sobre o andamento do seguro-desemprego, oportunidades de qualificação profissional e abono salarial.

Para o empregador, estão disponíveis o Seguro-Desemprego Web, a opção de disponibilizar vagas e demandas por cursos profissionalizantes, e a possibilidade de repassar os dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged).

O sistema, durante a fase de testes, no ano passado, captou mais de 2,6 milhões de oportunidades de trabalho. A expectativa é oferecer volume semelhante neste ano de 2015.

PTB rejeita fusão imediata e constrange o DEM

Caiado ameaça deixar o DEM caso a fusão seja aprovada. "Que constrangimento a nossa Executiva impôs ao DEM. Rejeitado pelo PTB governista”, postou o senador em seu perfil no Twitter.

Em reunião que terminou nesta madrugada, Partido Trabalhista Brasileiro decidiu não entregar cargos no governo e adiar para setembro decisão sobre união com o oposicionista Democratas. Ontem (07), o DEM encaminhou a fusão imediata entre as legendas.

Horas após a cúpula do oposicionista DEM aprovar o encaminhamento da fusão com o governista PTB, a executiva nacional do Partido Trabalhista Brasileira rejeitou a união imediata das duas siglas. Por maioria, a direção do PTB decidiu consultar as bases até setembro e manter os cargos que ocupa no governo, como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O resultado da reunião, que se estendeu da tarde dessa terça até a madrugada desta quarta-feira (8), representa um constrangimento para o Democratas e uma derrota para os presidentes das duas legendas, o senador José Agripino Maia (DEM-RN) e a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), articuladores da fusão. Cristiane é filha do ex-presidente do PTB Roberto Jefferson, inimigo declarado do PT que cumpre pena do mensalão. Ontem, o DEM avalizou, por 21 votos a quatro, a unificação imediata.

Prefeitos querem debate mais propositivo sobre soluções para municípios


O presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), José Fortunati, disse ontem (7) que pedirá à presidenta Dilma Rousseff a composição de uma mesa – com representantes da entidade, governadores, ministros e a própria Dilma – para discutir, de forma mais propositiva, soluções aos municípios.

“[Queremos] que os municípios não sejam tratados como primos pobres na fila”, disse Fortunati. “A nossa relação com o governo federal sempre foi boa, mas queremos um debate mais propositivo, para que possamos continuar atendendo às reivindicações importantes da sociedade dos municípios”. Fortunati falou durante a abertura do 3º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que começou ontem e vai até quinta-feira (9).

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, manifestou apoio à intenção de Fortunati. “Discutindo a sustentabilidade aqui, creio que a presidenta Dilma irá ratificar a disposição do governo federal de participar dessa discussão e desse pacto federativo”, disse Kassab, que já foi prefeito de São Paulo e fez parte da diretoria da FNP.

Comissão de Agricultura visita Petrolina para debater fruticultura e barragem de Sobradinho

Foto: Willia​ms Aguiar

Principal vetor econômico do Vale do São Francisco, a fruticultura irrigada será pauta de debate em Petrolina. Os deputados estaduais que formam a Comissão de Agricultura promoverão, nesta sexta-feira (10), uma reunião extraordinária na capital do São Francisco para discutir os efeitos da estiagem na produção da região. A atividade se integrará a uma audiência pública promovida pelo Senado Federal sobre o mesmo tema.

Além de debater os desafios da agricultura irrigada do São Francisco, será discutida a situação da barragem de Sobradinho. O reservatório está em condição crítica, com somente 18% da capacidade de abastecimento devido à falta de chuvas na região.

“Sobradinho é o maior reservatório do São Francisco e se não chover até setembro existe uma grande possibilidade de colapso, acarretando em prejuízo direto para a agricultura irrigada. Por isso, queremos unir esforços com os senadores para encontrar um caminho de enfrentamento à situação e cobrar soluções de todas as esferas envolvidas no tema”, explica o presidente da Comissão de Agricultura, Miguel Coelho (PSB).

A reunião ocorrerá a partir das 13h no Sest/Senat de Petrolina e será aberta à população. Além dos senadores e deputados, é esperada a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, representantes da Codevasf, Chesf, prefeitos e vereadores de municípios da região.

Assessoria de Imprensa Deputado Estadual Miguel Coelho

Custo da energia elétrica aumenta 60% em 12 meses


O custo da energia elétrica acumula inflação de 60,42% no período de 12 meses, segundo dados de março do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, a inflação oficial, medida pelo IPCA, ficou em 8,13%.

Em março deste ano, a energia elétrica ficou, em média, 22,08% mais cara no país, respondendo por mais da metade da inflação oficial no mês, que ficou em 1,32%. “Esse aumento leva em conta os reajustes extraordinários concedidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica [Aneel] às concessionárias. Também inclui a bandeira tarifária que, neste mês, ficou vermelha”, disse a coordenadora de Índice de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos.

A bandeira tarifária é um custo extra que o consumidor precisa pagar quando as usinas termelétricas são acionadas para produzir energia. A energia produzida por essas usinas é mais cara do que a produzida pelas usinas hidrelétricas. Como as térmicas estão sendo usadas com frequência, a bandeira tarifária está vermelha: a mais cara.

Côrte Real vê dificuldade em fusão do PTB com DEM e pede que negociações se estendam até setembro


A bancada federal do PTB na Câmara dos Deputados reuniu-se, na noite da terça-feira (7), em Brasília, com a cúpula nacional do partido para discutir a possibilidade de fusão da legenda com o DEM. Na reunião, de acordo com o deputado federal Jorge Côrte Real, os parlamentares pediram que as negociações entre as agremiações partidárias se estendam até o mês de setembro. Esse seria, segundo Côrte Real, um prazo adequado para consultar as bases e a militância do PTB sobre o assunto.

“O período até setembro é para que as nossa bases sejam ouvidas. Não somos um partido só da cúpula. Nós, deputados federais, entramos na negociação agora”, frisou Côrte Real. Na próxima segunda-feira (13), os parlamentares federais de Pernambuco terão um encontro com a direção estadual para debater a fusão.

O pernambucano afirmou que entre os itens determinados na reunião, os deputados não querem abrir mão da nomenclatura PTB e também de seu número, o 14. Esse último ponto tende a criar uma divergência, haja vista que, nas negociações entre os dois partidos, há a possibilidade de o PTB passar a adotar o número 25, atualmente o do DEM.

Festa da Divina Misericórdia na igreja matriz de Petrolândia acontece neste final de semana


Ministro de Minas e Energia descarta racionamento de energia

Eduardo Braga voltou a dizer que metas e qualidade e compromissos de investimentos serão exigidos das empresas de distribuição de energia

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse nesta quarta-feira (8) que a possibilidade de racionamento de eletricidade no País é cada vez menor, a despeito de janeiro e fevereiro terem sido ruins em termos de chuva. Ele destacou que a queda no consumo de energia nos últimos meses no País tem ajudado a manter o equilíbrio estrutural do sistema elétrico. "A cada dia nos afastamos seguramente de qualquer possibilidade de racionamento", afirmou, em audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado.

Em resposta aos parlamentares, Braga voltou a dizer que metas e qualidade e compromissos de investimentos serão exigidos das empresas de distribuição de energia para a renovação das concessões do setor que começam a vencer a partir de junho deste ano. "O realismo tarifário que estamos implantando precisa ser acompanhado pela melhoria da qualidade dos serviços. Qualidade e investimentos serão fundamentos para renovação de concessões de distribuição", afirmou.

Jovem é morta por namorado no CE por causa de mensagem em celular

Jamara Bezerra foi morta por namorado na casa da sogra (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Uma mulher de 21 anos foi morta pelo namorado após uma discussão por causa de uma mensagem no telefone celular do suspeito, na manhã de terça-feira (8), em Juazeiro do Norte, interior do Ceará. Segundo informações da Delegacia da Mulher do município, o homem fugiu e levou o celular, por isso, a polícia não teve acesso ao teor da mensagem.

Segundo o escrivão Mário Gomes, testemunhas relataram que a jovem iniciou uma discussão por ciúmes do namorado após ver uma mensagem no celular dele. Irritado, o companheiro de 25 anos foi para a casa dos avós. Mas a vítima o seguiu até lá onde continuaram a discutir e ela teria agredido o rapaz, então, ele sacou uma arma e atirou.

A jovem morreu horas depois. A polícia fez buscas pelo suspeito, mas ele não foi encontrado. O companheiro da jovem já responde a outros processos criminais por homicídio e roubo. O caso está sendo investigado.

G1 CE

Petrolândia: Petroclínica divulga horários e dias de atendimento de seu quadro de profissionais


A Petroclínica informa os dias e horários de atendimento de seus profissionais em Petrolândia.

Rommel Alencar (fisioterapia): segunda a sexta a partir das 14:00hs
Joane Barboza (preventivo e pré natal): quarta feira a partir das 18:00
Lariça Bulhões (pediatra e dermatologia clínica): segunda e sexta a partir das 14:00hs
Michelle Freire (clínica médica): sexta-feira a partir das 8:00hs
Lourdes Barbosa (psiquiatra): quarta-feira as 15:30
Núbia Lopes (ginecologia, colposcopia e ultrassonografia): terça as 14:00, quinta de manhã e tarde e sexta pela manhã
Emanuel Barros(Endocrinologista):quinta feira dia 16 de abril a partir das 08:00 (atendimento quinzenal)

Para mais informações e agendamentos de exames e consultas, ligue (87) 3851-2333 ou 9805-0774.

A Petroclínica está situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, próximo ao Atacado Sanfrancisco, em Petrolândia. 

Informações: Claudijane Souza/Petroclínica

Petrolândia: Minas Calçados e Confecções traz novidades em relógios, óculos e semijoias

A Minas continua com a promoção com algumas peças de roupas e calçados, por R$ 40,00 à vista e R$ 50,00 no crediário.

Você que faz questão de estar sempre na moda, deve conferir as novidades do mês de abril da loja Minas Calçados e Confecções, no centro de Petrolândia.


Os óculos PACO têm como objetivo atender a todos que gostam de inventar as suas próprias tendências de moda. Sempre abordando temas atuais e diferentes, alinhando estilo, qualidade de forma irreverente e contemporânea.


Os óculos EURO ficam lindos em qualquer pessoa! Têm um charme todo especial. São acessórios que nunca saem de moda e são perfeitos para quem gosta de modernidade e novidade.


Além do requinte e arrojo, os relógios das marcas Allora, Euro e Condor, com modelos de design único e grande riqueza de detalhes. Enfim, preciosidades de relógios com atitude moderna e muito estilo.

E a novidade do momento na Minas são as semijoias CLASSE A, para você, mulher, que adora incrementar o visual ou presentear aquela pessoa querida.

Além disso a Minas tem vários modelos de bolsas, acessórios que hoje não são mais vistos como simples peças para carregar objetos. Muito mais do que isso, fazem parte do look e são indispensáveis para o dia-a-dia das mulheres.

Não esquecendo que continua a PROMOÇÃO de alguns itens de roupas e calçados, pelo preço de R$ 40,00 à vista e R$ 50,00 no crediário. A promoção é válida até o final do estoque dos produtos em liquidação.

Dia das Mães está chegando, então renove sua expressão do seu amor na loja Minas, lá você vai encontrar aquele presente todo especial para sua mãe.

Quem tem estilo, faz moda - Kléber novato



Minas Calçados e Confecções
Rua Cecília Delgado, 62 - Centro
Petrolândia (PE)
Telefone: (87) 3851-1670

Texto/fotos: Jilvânia Kally/Minas Calçados e Confecções Petrolândia

Petrolândia: Profª Renata Lima abre novas turmas de hidroginástica e natação

Natação para crianças a partir de 8 meses (Reprodução Facebook Renata Lima)

A profª de Educação Física Renata Lima informa que estão abertas as matrículas para turmas de hidroginástica nos seguintes horários/dias:

Manhã
Hidroginástica: segundas e sextas, às 6h00
Natação: segundas e sextas, às 7h00 e às 8h00

Tarde
Segundas e sextas
Natação:
Turma nível iniciante: às 16h00
Turma alunos pequenos: às 17h00
Turma nível avançado: às 18h00

Noite
Hidroginástica
Segunda e quinta, às 19h00 e às 20h00
Terça e sexta , às 19h00 e às 20h00

Aulas de natação para crianças a partir de 8 meses de idade. Garanta sua vaga, faça já a sua matrícula com a Profª Renata Lima. Contato (87) 9989-0065.

As aulas acontecem na Av. Auspício Valgueiro Barros, 211 - Quadra 07, próximo à Escola Delmiro Gouveia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/foto: Renata Lima/Facebook

Sesi oferece cursos de Cipa no Sertão do Araripe


O SESI/PE promove, até o final deste mês, uma série de capacitações sobre Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), no Sertão do Araripe. O treinamento vai preparar empresas públicas e privadas da região que possuem mais de 50 colaboradores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) para cumprir as exigências da Norma Regulamentadora 05 (NR-05), criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego para garantir a segurança e saúde em ambientes profissionais. Os interessados podem se inscrever nas turmas que vão ocorrer de 13 a 15 de abril, em Ouricuri, ou de 27 a 29 de abril, em Ipubi. Mais informações: (87) 3873.1087.

A equipe de técnicos em Segurança do Trabalho do SESI Araripina vão ensinar, ao longo de 20h de aula, a estrutura e funcionamento da Comissão, tais como mapear os riscos, realizar inspeção de segurança, investigar acidentes, elaborar planos de ação e campanhas. As aulas serão das 8h às 12h e das 13h às 17h. "Essas capacitações fazem parte do compromisso do SESI/PE em auxiliar as empresas do Araripe a preservar a saúde e integridade física de seus trabalhadores para ampliar sua produtividade", afirma a coordenadora da unidade, Alba Núsia Couto.

Além de Ouricuri e Ipubi, Araripina e Trindade já foram contempladas com a capacitação nas duas últimas semanas. As indústrias que desejarem atualizar seus colaboradores ou capacitá-los no tema também podem entrar em contato com o SESI Araripina pelo telefone (87) 3873.5264 ou pelo e-mail araripina@pe.sesi.org.br para formar turmas com conteúdo personalizado.

Ascom SESI/PE

Cuiabá sedia Fórum de Políticas Públicas para Esporte e Lazer de Povos Indígenas


Cuiabá recebe até sábado (11) o 1º Fórum de Políticas Públicas para Esporte e Lazer dos Povos Indígenas. Durante toda a semana, índios de todo o país discutem programas e ações que valorizem o esporte e que integrem os povos tradicionais nas modalidades de alto rendimento.

Nessa terça-feira (7), uma manifestação marcou a chegada dos cerca de 300 indígenas que participam do evento. Eles fizeram uma passeata no entorno da Universidade Federal de Mato Grosso contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que transfere para o Congresso Nacional a prerrogativa de demarcar terras indígenas, função que é exercida pelo Poder Executivo.

Para a indígena Maria Eva Canoé, de Rondônia, não há como separar as discussões de esporte das outras demandas indígenas, como saúde, educação e território demarcado. O fórum vai servir para que haja uma política específica de esporte para essa população. “A finalidade do encontro é fazer com que nós, povos indígenas, possamos contribuir para uma política específica e diferenciada que atenda à demanda das populações indígenas nessa área de esporte e lazer, para a valorização da nossa cultura, das nossas brincadeiras, e que esse programa de governo seja adequado à realidade dos povos indígenas do Brasil.”

Filme do projeto Cinema no Interior produzido em Afogados da Ingazeira será exibido na França


Uma parceria firmada entre a Monserrat Filmes e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu no município diversas oficinas de capacitação em fotografia, formação de atores, fotografia, elaboração de roteiro e produção de cinema. As oficinas foram realizadas em março e abril, dentro das atividades do Projeto “Cinema no Interior”, que conta com recursos da Fundarpe.

O “Cinema no Interior” já atua nos outros oito Estados do Nordeste e em alguns países do continente Africano. A etapa final do projeto foi concluída este final de semana, com a participação de 35 moradores de Afogados, participantes das oficinas. Eles mesmos produziram, roteirizaram, filmaram e atuaram no curta-metragem intitulado “A moça e a dançarina”, com vinte minutos de duração.

As filmagens foram realizadas nas comunidades rurais da Pintada e Poço do Moleque, e na barragem de Brotas. O filme encontra-se em fase de edição pelo coordenador do Projeto, Marcos Carvalho. A primeira exibição, a estreia, será no próximo dia 19 de Abril, às 18 horas, no Cine São José.

Pontos de Cultura passarão a ser política de Estado

Uma das mudanças é a possibilidade da autodeclaração. Agora, mesmo aqueles grupos que não forem contemplados pelos editais do ministério poderão ter o reconhecimento de ponto de Cultura (Arquivo/Agência Brasil)

Os pontos de Cultura terão legislação própria e serão política de Estado. Essas são algumas das mudanças que passam a valer com o lançamento hoje (8) da Política Nacional de Cultura Viva.

Instituída pela Lei 13.018/14, mais conhecida como Lei Cultura Viva, a Política Nacional de Cultura Viva será lançada pelo Ministério da Cultura junto com a lei. A legislação foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em julho do ano passado, mas precisava ser regulamentada para entrar em vigor.

“Hoje, os pontos de Cultura, com a Lei Cultura Viva, tornam-se política do Estado brasileiro, ou seja, independente de governo ou partido eles vão existir dentro da política do país. Isso é algo muito importante para quem produz cultura”, disse a secretária da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ivana Bentes. Ela explica que outra mudança é a possibilidade da autodeclaração. Agora, mesmo aqueles grupos que não forem contemplados pelos editais do ministério poderão ter o reconhecimento de ponto de Cultura. Ela conta que hoje o país tem cerca de 4 mil pontos beneficiados por recursos do Estado e que aqueles grupos que hoje não recebem mais os recursos, reivindicavam continuar com o título, pois não deixaram de desenvolver as ações e os trabalhos.

“Quem produz cultura no Brasil não é só quem recebe dinheiro do edital, não é só quem está vinculado ao recebimento de recurso público. O contingente de produtores culturais no Brasil é gigante”, diz. Para a secretária, outra vantagem da autodeclaração, além do reconhecimento do trabalho, é a possibilidade de mapeamento, pelo ministério, dos agentes culturais do país, pois para pedir o reconhecimento o grupo terá que preencher um cadastro nacional fornecendo informações sobre suas atividades.

Petrolândia: Câmara de Vereadores realiza Sessão Extraordinária nesta quarta-feira (08)

Câmara Municipal de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

A Câmara Municipal de Petrolândia convida a comunidade para prestigiar a Sessão Extraordinária da Casa Aureliano de Menezes, a ser realizada nesta quarta-feira (08), com início às 19h00.

O presidente da Casa, Fabiano Jaques Marques, agradece a presença de todos.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Petrolândia

Serra Talhada: Grupo faz homem refém, obriga filho a abrir cofre e leva cerca de R$ 30 mil


Bandidos renderam um homem, o fizeram refém e invadiram a casa dele na noite da terça-feira (7), em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Foi levado cerca de R$ 30 mil, de acordo com a Polícia Militar.

O grupo, formado por quatro homens armados e encapuzados, teria abordado a vítima em uma estrada e seguido para a residência, que fica na zona rural. O filho teria sido obrigado a abrir a porta e agredido a chutes, para abrir o cofre, conforme as vítimas informaram à polícia.

Ainda segundo a PM, os criminosos também levaram um revólver e uma espingarda calibres 38 e 12, respectivamente. Os envolvidos fugiram em um carro de passeio e não foram localizados.

G1 Caruaru

Dr. Tércio Ferraz, cirurgião dentista, atende de quinta a sábado no seu consultório em Petrolândia

Rua Maria Francisca da Costa, na Quadra 04, 1º andar, em frente ao Bar e Sinuca de Zelito (Fotos: Assis Ramalho)

Dr. Tércio Ferraz, cirurgião dentista

Dr. Tércio Ferraz Pereira, cirurgião dentista, atende semanalmente de quinta a sábado no seu consultório rua Maria Francisca da Costa, nº 13 - 1º andar, na Quadra 04. A rua fica por trás da Policlínica de Petrolândia e o prédio é em frente ao Bar e Sinuca de Zelito.

Os telefones para marcação de consultas com Dr. Tércio Ferraz são: (87) 9974-4656 e 9995-4254. O atendimento as quinta a sexta-feira é realizado durante todo o dia a partir das 08 horas da manhã, e aos sábados até as 13 horas.

As segunda, terça e quarta-feira o consultório se encontra aberto para marcação de consultas até o meio dia. Lá você vai encontrar a atendente Ellyza Souza, mais conhecida como Bel para bem lhe atender.

Dr. Tércio Ferraz atende também na cidade de Floresta, na rua major João Novaes, 291, no centro.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Semifinalistas do Campeonato Carioca serão conhecidos hoje


A última rodada da Taça Guanabara, a primeira fase do Campeonato Carioca, será realizada, nesta quarta-feira.Todos os oito jogos acontecem a partir das 22h00. Flamengo e Botafogo disputam o título da Taça Guanabara. Vasco, Madureira e Fluminense brigam pelas últimas duas vagas nas semifinais. Já o Nova Iguaçu, Boavista e Cabofriense lutam contra o rebaixamento.

Disputada desde 1965, a Taça Guanabara é um torneio anexo ao Carioca, e o Flamengo é quem está mais próximo da conquista deste ano. O time rubro-negro encara o Nova Iguaçu, no Estádio Moacyrzão, em Macaé. O clube da Gávea é o líder, com 35 pontos. São dois pontos a mais que o vice Botafogo, que recebe o Macaé, no Engenhão, no Rio de Janeiro.

Mais disputas - A briga pelas últimas vagas nas semifinais também prometem ser quentes. Com 30 pontos, Vasco e Madureira dependem apenas de si. O Gigante da Colina recebe o Volta Redonda, em São Januário. Por outro lado, o Tricolor Suburbano faz confronto direto contra o Fluminense, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O Tricolor das Laranjeiras é o quinto colocado, com 28 pontos.

Jogos de hoje todos às 22h00 (Em Petrolândia o torcedor assiste no Gerãção 2. na Orla da cidade:
Boavista x Friburguense
Vasco x Volta Redonda
Bangu x Resende
N. Iguaçu x Flamengo
Botafogo x Macaé
Madureira x Fluminense
Cabofriense x Bonsucesso
Tigres x Barra Mansa

Agência

Com novas atribuições da Vice-Presidência, governo passa a ter 'apenas' 38 ministérios

Foto oficial do ministério Dilma Rousseff em 01/01/2015 (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Com a saída do ministro Pepe Vargas da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência (SRI), e a transferência das atribuições da pasta à Vice-Presidência da República, a presidenta Dilma Rousseff passa a ter 38 ministros à sua disposição, um a menos. A mudança foi anunciada nesta noite pelo Palácio do Planalto, depois de um encontro de Dilma com presidentes e líderes de partidos da base aliada no Congresso.

Após ficar sabendo nessa segunda-feira (6), por meio da imprensa, das movimentações da presidenta para a substituição do comando da SRI, Pepe Vargas se reuniu com ela no início desta tarde, após uma cerimônia no Planalto. Dilma explicou ao então ministro a necessidade de fazer a troca, colocando um correligionário do PMDB no lugar do PT, partido da presidenta e de Pepe.

Até aquele momento, não havia uma demissão propriamente dita. Pepe, no entanto, já estava disposto a entregar o cargo. Ontem, o vice-presidente classificou de “cogitações” as conversas que vinham sendo feitas para que o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, assumisse o comando da articulação política. Temer disse também que o ex-presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, também do PMDB, “certamente ocupará um ministério”.

Prefeito de Serra Talhada nega participação em crimes no município e envia nota à Imprensa


Diante de matéria veiculada pela TV Clube de Pernambuco, onde o irmão do ex-vereador “Cição” aparece acusando o Prefeito de Serra Talhada Luciano Duque de participação no consórcio que teria vitimado o ex-vereador, vimos, por meio desta nota, repelir, veementemente, as acusações veiculadas na reportagem. Confira a nota na íntegra:

O Prefeito Luciano Duque nega, de forma peremptória, as insinuações fantasiosas, descabidas e sem qualquer veracidade. Essa imputação é tão absurda que chega a ser hilariante.

Desde o ano passado, o prefeito vem cobrando, publicamente, a investigação de todos homicídios ocorridos em Serra Talhada, especialmente os últimos assassinatos.

As atitudes do Prefeito Luciano Duque, por si sós, demonstram justamente o contrário do que está sendo injustamente acusado.

Filho de comerciante é oriundo de uma família séria, ilibada e pacata que jamais se envolveu na pratica de atos criminosos, principalmente do quilate de homicídios.

Serra Talhada toda sabe que a pessoa de Luciano Duque jamais se envolveria com esse tipo de questão. Não se precisa fazer nem esforço para se defender dessa infâmia.

Infelizmente, esse tipo de afirmação só tende a desviar o foco das investigações.

Por isso, diante de fato inaceitável, será feita uma solicitação para a participação da Polícia Federal para apurar os assassinatos acontecidos em Serra Talhada.

Por fim, informamos que serão tomadas todas as medidas legais cabíveis para combater essa injúria e difamação diante desse ultraje a minha trajetória de vida e como cidadão e político
(Assessoria de Imprensa).

Fonte: Portal de Nayn Neto

Fernando Bezerra Coelho defende agrovilas do Vale do São Francisco


Em reunião com o presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) fez um apelo para que o órgão se sensibilize com a situação das mais de 100 mil famílias pernambucanas e baianas que vivem nas agrovilas e regiões próximas à Barragem de Sobradinho. O senador pediu que o Ibama avance nos estudos de impacto ambiental para a redução da vazão de água despachada da usina de Sobradinho para a de Paulo Afonso. A demanda pelas obras emergenciais já foi formalizada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “É necessário que o governo autorize o início destas obras, o mais rapidamente possível, para evitarmos a ‘assombração’ de uma eventual crise hídrica que venha afetar a produção de frutas no Vale do São Francisco”, alertou o senador, que preside a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC).

Fernando Bezerra ressaltou ao presidente do Ibama que, segundo estimativas do próprio governo, se a referida vazão de água não for rapidamente diminuída de 1 mil para 900 metros cúbicos por segundo, haverá sérios riscos de a captação regular de água para os projetos Nilo Coelho e Maria Teresa ser interrompida a partir de outubro. Para Volney Zanardi e o diretor-substituto de Licenciamento do Ibama, Thomaz Toledo, o senador também destacou o potencial da região. A área é o maior polo de agricultura irrigada do Nordeste e representa cerca de 30 mil hectares em produção de frutas, sendo responsável por mais de 90% das exportações brasileiras de uva e manga e pela geração de mais de 240 mil empregos. “A região de Petrolina e Juazeiro gera mais empregos que a Indústria Metal Mecânica do ABC Paulista”, ilustrou Fernando Bezerra.

Humberto defende legado do PT na saúde e critica caos na gestão tucana


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), defendeu os avanços conquistados pelos governos Lula e Dilma na área da saúde e criticou as administrações tucanas. Em discurso na tribuna do plenário nesta terça-feira (7), o parlamentar questionou, com base em dados oficiais, a eficiência propagada pelo PSDB em estados administrados pelo partido, principalmente em São Paulo e em Minas Gerais, onde uma série de irregularidades foram reveladas ontem pelo governador Fernando Pimentel (PT).

Para Humberto, que foi o primeiro ministro da Saúde do então presidente Lula, o PT está deixando um grande legado que, frequentemente, “é atacado por um conjunto de falácias mal articuladas produzidas por gente de má-fé”.

Na avaliação do parlamentar, são várias as iniciativas que revolucionaram a saúde e beneficiaram milhões de brasileiros nos últimos 12 anos. Entre elas estão a criação do Samu, do Brasil Sorridente, da Farmácia Popular, das unidades de pronto atendimento (UPAs) e básicas de saúde (UBSs), além do Mais Médicos.

Professores da rede estadual de PE fazem nova paralisação nesta quarta e quinta-feira


Os professores da rede estadual voltarão a suspender as atividades nesta quarta (8) e quinta-feira (9), paralisando as aulas em 1.049 unidades de ensino. A decisão foi tomada na semana passada, em frente à sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ao mesmo tempo em que os deputados aprovavam a lei sobre o piso salarial da categoria. Os docentes reivindicam que o reajuste de 13,01% atinja todos os profissionais, e não somente a base da carreira. A proposta do Governo contemplou apenas 10% dos educadores.

Na manhã da próxima sexta-feira (10), antes de uma nova assembleia geral da categoria, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) terão uma reunião com a gestão estadual. A realização de uma greve geral ainda não é descartada. “Por enquanto, vamos avaliar os dois dias de paralisação e depois decidiremos”, afirmou o presidente da entidade sindical, Fernando Melo.

Já a Secretaria de Administração (SAD) garantiu que mantém a proposta de continuar a discussão do reajuste salarial após a avaliação do cenário econômico com o fechamento do primeiro quadrimestre fiscal, mantendo aberto o canal de negociação com a categoria. Sobre a nova paralisação de 48 horas, a pasta informou que os alunos não serão prejudicados e que o calendário escolar está mantido.

Cézar é o grande vencedor do 'Big Brother Brasil 15' e o novo milionário do Brasil


De menino de interior, Cézar acaba de virar o mais novo milionário do Brasil nesta terça-feira, 07. O paranaense é o grande vencedor do "Big Brother Brasil 15" e leva para casa o prêmio de R$ 1,5 milhão, livre de impostos.

O caubói teve 65% dos votos, enquanto Amanda ficou em segundo lugar, levando para casa o prêmio de R$ 150 mil. Muito emocionado, Cézar falou da emoção de vencer o reality e contou que antes de entrar no programa recebia salário de R$ 740:

- A gratidão é o maior sentimento que eu tenho. Agradeço profundamente esta oportunidade e agradeço a massa brasileira. Ganhava R$ 740. É tudo para minha família. Brasil, vocês estão vendo minha família? Esse prêmio é para eles - disse o caubói antes de correr e abraçar o pai, a mãe e os irmãos.

Cézar tentou por 11 vezes entrar no "Big Brother Brasil" e fez bonito ao participar do programa. O paranaense mostrou uma estratégia diferente e em nenhum momento fez parte de grupos ou combinou votos com outros participantes. Por muitas vezes, os brothers duvidaram do caubói e acharam que o jeito dele falar, utilizando palavras diferentes, seria um tipo de encenação.

Confira resultado das loterias da Caixa de terça-feira (07); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na terça (24), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.