quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Petrolândia: COVID-19: Secretaria de Saúde convoca adolescentes a partir de 13 anos para vacina nesta quinta (22) das 14h às 17h no Ginásio de Esportes


Foto: Assis Ramalho/BlogAR

A Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria de Saúde, convoca para esta quinta-feira, 23 de setembro de 2021, adolescentes a partir de 13 anos para vacina contra a Covid-19 - das 14h às 17h no Ginásio de Esportes


Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia

NOTÍCIAS RELACIONADAS
>Petrolândia inicia vacinação antiCovid em adolescentes de 15 anos com grande participação (VEJA FOTOS)

>Jovens de Petrolândia comemoram primeira dose da vacina contra Covid-19 - Confira fotos registradas nesta sexta (20/08) no Ginásio de Esportes Dr Francisco Simões de Lima

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia com tomografia computadorizada: Clínica e Laboratório Jaques recebe primeiro tomógrafo a ser instalado na cidade


As empresárias Dra.Alessandra Jaques, Farmacêutica Bioquímica e a Médica Dra.Cristiane Jaques recepcionaram o novo equipamento adquirido pela Clínica e Laboratório Jaques.

O equipamento delicado e de grande porte foi entregue ontem (21/09) à tarde (Fotos: Assis Ramalho)




Na tarde de segunda-feira (20/09), as empresárias Dra.Alessandra Jaques, Farmacêutica Bioquímica e a Médica Dra.Cristiane Jaques, recepcionaram o novo equipamento adquirido pela Clínica e Laboratório Jaques, a ser instalado na filial de Petrolândia: um tomógrafo computadorizado.

O tomógrafo oferece exames de diagnóstico de última geração e possibilita inovação tecnológica para suprir a alta demanda por serviços especializados na região. Hoje, o acesso à tomografia computadorizada e outros exames de alta complexidade ainda é precário em Petrolândia e cidades vizinhas, levando a população a recorrer aos serviços médicos de outros municípios, nem sempre próximos da cidade.

O equipamento deverá entrar em funcionamento em um mês, aproximadamente, período para montagem do tomográfo computadorizado.

A aquisição do equipamento foi financiada pelo Banco do Nordeste com recursos do FNE Saúde/MPE Serviços, através de contrato assinado em junho deste ano, na sede da Pharmed/Clínica e Laboratório Jaques, situada no vizinho município de Tacaratu.

Ao receber o tomógrafo computadorizado, as Dras. Alessandra Jaques e Cristiane Jaques conversaram com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. Confira no vídeo abaixo.






Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Em defesa dos municípios: PEC-15 de Silvio Costa filho é aprovada na CCJ


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2021, de autoria do deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), que trata do reparcelamento das dívidas previdenciárias dos municípios, foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJ) nesta quarta-feira (22). A matéria prevê o parcelamento das dívidas previdenciárias em até 240 meses.

Mais cedo, o parlamentar se reuniu com o ministro da Previdência Social e Trabalho, Onyx Lorenzoni; com o ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Bruno Bianco; com a presidente da CCJ, deputada Bia Kicis (PSL); e com o relator da PEC, deputado Hiran Gonçalves (PP), para receber os apoios e viabilizar a votação. “Conseguimos levar a votação e, também, aprovar a PEC na CCJ com muito trabalho. A PEC 15 é fundamental para o fortalecimento dos municípios brasileiros, pois, independentemente de posição partidária, precisamos, mais do que nunca, avançar na pauta municipalista”, frisou Silvio.

Petrolândia: Compesa informa que o conserto de vazamento em rua da Quadra 01 já foi concluído; água deve voltar às torneiras a partir das 20 horas de hoje

 

Concerto de vazamento foi concluído no final da tarde desta quarta (22) - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

A Compesa informa que já foi concluído os trabalhos do conserto de vazamento na rede de 300mm em rua da Quadra 01 de Petrolândia.

Após o concerto o sistema de captação de água na ETA já foi religado, e deverá chegar ainda hoje nas torneiras das residências da cidade, a partir das 20 horas..

De acordo com o as informações, quem mora nas quadras mais altas vai precisar de um pouco mais de paciência. É esperado que a água só retorne a esses locais um pouco mais tarde.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Petrolândia: Dois anos e meio após plantio das novas palmeiras imperiais, Orla Fluvial ganhou bonita paisagem

Dois anos e meio após plantio das novas mudas de palmeiras imperiais, Orla Fluvial ganhou bonita paisagem - Fotos: Assis Ramalho/BlogAR


No dia 6 de março de 2019 foram solenemente plantadas na Orla Fluvial de Petrolândia trinta e cinco novas mudas de palmeiras imperiais. Na oportunidade, o plantio foi realizado com a presença da então prefeita Janielma Souza (PSB), vereadores, secretários, servidores públicos, alunos da rede municipal e moradores que prestigiaram o evento. A data - feriado municipal - foi escolhida por marcar a transferência da antiga sede do Município, agora submersa no Lago de Itaparica, para a nova localidade.

A ação da Prefeitura Municipal teve como objetivo recompor o antigo cartão postal da cidade que, após mais de duas décadas de beleza e exuberância, foram retiradas após adoecerem. Doentes, as árvores do do paisagismo original foram retiradas.

Passados dois anos e meio, nesta quarta-feira, 22 de setembro de 2021, nossa reportagem registrou o estagio atual de desenvolvimento das novas palmeiras da orla fluvial de Petrolândia.

Ontem (21), foi comemorado o Dia da Árvore, data que tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data foi escolhida em razão do início da primavera, que começou nesta quarta-feira 23 de setembro/2021. 

VEJA ABAIXO FOTOS REGISTRADAS POR ASSIS RAMALHO - BLOG/AR NESTA QUARTA-FEIRA (22/09/2021) DAS NOVAS PALMEIRAS IMPERIAIS DA ORLA DE PETROLÂNDIA-PE.




















Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR



NOTÍCIAS RELACIONADAS




O sr. Gilberto da livraria durante o plantio das novas mudas de palmeira na Orla (Fotos: Assis Ramalho)


Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Comercial Lambu tem toda a linha para tornar a produção rural mais eficiente - Também realiza assistência técnica em máquinas e equipamentos, montagem de bombas e de projetos de irrigação

 





Comercial Lambu - Avenida Marques de Olinda - Petrolândia, em frente ao Clube Velho Chico
Cel. (87) 99917-0066

A Comercial Lambu avisa aos produtores rurais de Petrolândia e região que realiza assistência técnica em máquinas e equipamentos, montagem de bombas e de projetos de irrigação

Visite a Comercial Lambu e conheça toda a linha de produtos para tornar a produção rural mais eficiente, com foco na irrigação.

Comercial Lambu tem a solução para o homem do campo e da cidade!

A Comercial Lambu conta com uma vasta gama de produtos para atender ao homem do campo e da cidade. Também conta com uma linha completa de adubos foleares e para fertirrigação, serviços de rebobinamento de motores de diversos portes, conserto de bombas e motores elétricos e a combustão.

Saiba mais no site da empresa: http://grupolambu.com.br/ComercialLambu/

Comercial Lambu
Avenida Marques de Olinda - Petrolândia
Em frente ao Clube Velho Chico
Cel. (87) 99917-0066

Orla de Belém do São Francisco é requalificada e ganha pavimentação asfáltica

Através de emenda do Deputado Federal Fernando Filho, a cidade de Belém ganhou uma obra importante, a pavimentação asfáltica da orla.


Além do asfalto, esse cartão postal da cidade tem recebido investimentos da Prefeitura Municipal em melhorias como a nova iluminação e requalificação de todo o espaço.

Segundo o prefeito Gustavo Caribé, além de beleza, os investimentos proporcionam a oportunidade de alavancar o turismo local, gerando empregos e rendas para os belemitas.

Blog de Assis Ramalho
Com Assessoria da prefeitura de Belém do São Francisco

Boletim desta quarta (22/09/2021): Com mais 782 casos da Covid-19 e oito óbitos, Pernambuco totaliza 616.910 infectados e 19.647 mortos


A confirmação, nesta quarta-feira (22), de 782 casos da Covid-19 e oito óbitos provocados pela infecção em Pernambuco levou o estado a totalizar 616.910 infectados pelo novo coronavírus e 19.647 mortes causadas pela doença. Os registros são feitos desde março de 2020, no início da pandemia.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os novos diagnósticos são divididos em nove (1%) casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 773 (99%) quadros leves da Covid-19. Ao todo, Pernambuco contabilizou 53.835 formas graves e 563.075 registros leves da doença.

Com relação às oito mortes, elas aconteceram entre o dia 9 de maio de 2021 e a segunda-feira (20). O governo de Pernambuco informou que vai divulgar os detalhes epidemiológicos ao longo do dia.

Por G1 PE

Adagro alerta produtores sobre doença que ataca a banana

Raça 4 Tropical (RT4), praga conhecida como mal-do-Panamá, está presente em quatro continentes e foi registrada no Peru e Colômbia, ambos fazem fronteira com o Brasil

O Brasil é o quarto produtor mundial de banana e Pernambuco ocupa o quinto lugar no ranking da produção nacional. A bananicultura é ainda a principal cultura de frutas no Estado com maior área de cultivo e produção anual de 432.895 toneladas (IBGE, 2021). O setor produtivo que fatura mais de R$ 13 bilhões por ano deve ficar alerta para evitar a chegada da doença Raça 4 Tropical (RT4), praga provocada pelo fungo de solo Fusarium oxysporum f.sp. cubense (Foc), que destrói as plantas e ainda não possui medidas eficazes de combate e erradicação.

Por orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conforme Instrução Normativa Nº 30, todos os estados produtores deverão realizar o levantamento fitossanitário para possível detecção da praga. Em Pernambuco o trabalho será executado pela Adagro, envolvendo todas as Gerências Regionais. A ação faz parte do Plano Nacional de Prevenção e Vigilância de Fusarium oxysporum f.sp. cubense raça 4 tropical, que estabelece as diretrizes e os procedimentos focados na prevenção e contingência de possíveis focos.

A Fusariose da bananeira, conhecida como mal-do-Panamá e murcha de fusário, não contamina os frutos e nem oferece risco à saúde humana, mas mata a bananeira por atacar o sistema vascular e acarreta prejuízo financeiro aos produtores. O fungo possui três raças patogênicas: 1,2 e 4 e as formas mais leves (1 e 2) incidem em todas as regiões produtoras do mundo, inclusive no Brasil. Em Pernambuco os maiores plantios com as cultivares mais suscetíveis ao Foc R4T (Nanica, Nanicão e Grande Naine) encontram-se no município de Ibimirim, no Sertão do Moxotó.

Petrolândia: Compesa avisa falta de água nesta quarta-feira (22) para manutenção na rede da Quadra 01


 


A Compesa informa que nesta quarta-feira, 22 de setembro de 2021, o fornecimento de água foi suspenso para manutenção na rede da Quadra 01.

Assim que for concluído será retomado o abastecimento de forma gradativa.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Escritório da Compesa/Petrolândia

Com Queiroga infectado, Anvisa orienta quarentena para comitiva de Bolsonaro



Todos as autoridades que tiveram contato com Marcelo Queiroga, ministro da Saúde que testou positivo para covid-19, fiquem em quarentena por 14 dias, informou a Agência Nacional de Vigilâncai Sanitária (Anvisa). As informações são do G1.

Queiroga estava na comitiva que acompanhou Jair Bolsonaro a Nova York para a Assembleia-Geral da ONU. O teste positivo veio nesta terça (21), pouco antes do embarque de volta, ele testou positivo para a Covid.

Queiroga ficou em Nova York, de quarentena, enquanto que o resto da comitiva, que testou negativo, já voltou para o Brasil.

Entre as autoridades que tiveram contato próximo com Queiroga nos últimos dias estão o presidente Jair Bolsonaro, os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência), Anderson Torres (Justiça) e Gilson Machado (Turismo).

'Vexame histórico'

Ainda de acordo com o G1, diplomatas brasileiros nos Estados Unidos classificam a passagem da comitiva brasileira por Nova York como uma viagem a ser esquecida, um vexame histórico e mau exemplo para o mundo.

Além do teste positivo para covid-19 de Queiroga, o grupo teve que comer pizza na calçada ou fazer um puxadinho em churrascaria. Eles não podiam entrar em lugares fechados pois Jair Bolsonaro se recusa a tomar a vacina.

Além disso, no discurso que fez na ONU, Bolsonaro voltou a defender medicamentos ineficazes contra a covid-19 e desdenhou da vacina.

Informação: G1

Reservatório de Sobradinho tem volume útil de 47% em agosto; menor índice no mesmo período ocorreu em 2017 durante seca


O volume útil do reservatório do Sobradinho, um dos principais do país, correspondeu a 47,81% de sua capacidade total, em agosto passado. Os dados são da Agência Nacional de Águas (ANA).

De acordo com a ANA, o menor volume útil do Lago de Sobradinho no mês de agosto foi registrado em 2017, durante o período da seca, quando alcançou a marca de 7,77%. Já o maior deles, foi em 2004, quando atingiu 82,16%. Na época do apagão que aconteceu entre os anos de 2001 e 2002, o volume era de 15,05% e 30,78%, respectivamente.

Segundo Almacks Luiz Silva, secretário da Câmara Consultiva Regional do Submedio São Francisco, o reservatório de Sobradinho gera energia para uma cascata de usinas. São elas: Paulo Afonso I, II, III e IV; Apolônio Sales; Itaparica e Xingó.

"Toda água que sai de Sobradinho é aproveitada para gerar energia nessas outras [usinas]", explica.

No dia 30 de agosto, a vazão do Lago de Sobradinho ficou maior. Ela passou de 1 mil m³/s para 1,3 mil m³/s, para atender às diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), essa mudança serviu para otimizar o Sistema Interligado Nacional (SIN), além de assegurar o armazenamento do reservatório de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador, em no mínimo 30%.

Petrolândia: Confira programação religiosa da Festa 2021 em louvor do Padroeiro São Francisco de Assis


 

O pároco local Luiz Augusto detalhou a programação durante missa no último domingo (19)

Blog de Assis Ramalho
Informação: Paróquia São Francisco de Assis - Petrolândia