quarta-feira, setembro 22, 2021

Como aliviar o stress do dia a dia?


Como aliviar o stress do dia a dia?

Está muito fácil passar os dias simplesmente transitando de um momento para o outro, resolvendo diversas questões ao mesmo tempo, e ainda assim, em meio a essa velocidade toda, fica claro que não há tempo para tudo.

É muito difícil prestar atenção ao, aqui e agora, estar presente em um determinado momento e ao mesmo tempo, atento as muitas informações, que estão relacionadas àquele instante. A maioria das pessoas quando preparam um café da manhã, estão pensando no trajeto até o trabalho, e nas tarefas que precisam ser realizadas. Dificilmente, o aroma, o sabor e os benefícios nutricionais dos alimentos, serão importantes, porque o foco está em outro lugar.

No entanto, estar “presente” em um determinado momento, ter a atenção plenamente voltada para o que acontece, também é a solução, que irá ajudar a melhorar o bem-estar, e aliviar o stress do dia a dia.

Manter a atenção, tem a ver com observar as informações sensoriais que estão envolvidas em cada momento, e isso é uma habilidade de Mindfulness. Em muitos aspectos, essa prática é semelhante a arte da meditação, em que ao se concentrar no momento presente, é possível dissipar emoções negativas, e se sentir mais positivo.

Exercitar a atenção plena, pode ser em qualquer lugar e a qualquer hora. A prática auxilia no desenvolvimento de uma força interior, de forma que os agentes estressores cada vez tenham menos impacto sobre a felicidade e bem-estar físico. São várias evidências científicas, que dão ênfase ao Mindfulness, como uma maneira gratificante de viver a vida, como os estudos da Universidade de Oxford no Reino Unido.

Segundo as pesquisas, a atenção plena é a combinação da psicologia moderna e a sabedoria ancestral da meditação, sendo assim, ela consegue ativar o modo “ser” da mente, que está associado ao relaxamento. O modo de pensar “fazer” ativado, está relacionado a ação, que tem como resposta o estresse. O Mindfulness desenvolve a capacidade de uma pessoa estar mais atenta ao próprio corpo, e sensível às suas necessidades.

Os efeitos da Aromaterapia com Mindfulness

Combinar Mindfulness e Aromaterapia, é um dos métodos mais eficazes para aliviar o stress, aumentando o bem-estar da mente e do corpo. O olfato é o único dos sentidos humanos que tem conexão direta com o cérebro, e quando uma fragrância é inspirada, ela atua no sistema límbico, responsável pela memória e emoção.

Por esse motivo, as velas aromáticas despertam emoções instantaneamente, e suas propriedades terapêuticas trazem maior sensação de relaxamento.

Na prática da atenção plena, o ideal são perfumes com o qual se tenha alguma afinidade positiva, ou que tenham propriedades relaxantes: lavanda, rosa, bergamota, gerânio, camomila, limão siciliano e flor de laranjeira, são ótimas opções.

O uso regular de um perfume no Mindfulness, estabelece uma forte associação da mente, com a concentração, e o efeito relaxante. Portanto, depois de um tempo ao sentir o aroma, é possível acalmar a mente, mesmo sem fazer uma sessão completa de meditação.

A prática do Mindfulness Tudo o que é preciso para praticar a atenção plena, é dedicar um pouco do tempo para prestar atenção no momento presente. O ponto principal, é que mesmo com muitos pensamentos surgindo, e a mente tentando estar em vários outros lugares, menos no aqui e agora, é possível e necessário, manter a atenção no que se está fazendo. A mente vagar faz parte da natureza humana, trazer ela de volta de forma consciente, para o momento atual, também. E quanto mais isso se tornar comum

Nenhum comentário:

Postar um comentário