Web Radio Petrolândia

quarta-feira, 21 de maio de 2014

STF arquiva ação penal contra acusado de roubar galinha


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou ação penal contra um homem acusado de roubar um galo e uma galinha, avaliados em R$ 40. Por maioria de votos, os ministros aplicaram o princípio da insignificância para encerrar o processo. O acusado não está preso, mas o processo estava em tramitação desde o ano passado.

O caso chegou ao STF depois de percorrer todas as instâncias do Judiciário. Segundo a denúncia, Afanásio Maximiniano Guimarães tentou roubar uma galinha e um galo que estavam no galinheiro do vizinho, Raimundo das Graças Miranda.

Depois do ocorrido, a Defensoria Pública pediu ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que o processo fosse declarado extinto, uma vez que o acusado devolveu os animais. Apesar do pedido de aplicação do princípio da insignificância para encerrar o processo, a Justiça de Minas e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), última instância da Justiça Federal, rejeitaram o pedido para trancar a ação penal.

Agência Brasil

Revista Administradores: conteúdo gratuito para administradores em Facebook e outras plataformas


Leia gratuitamente a nova edição da Revista Administradores. Basta escolher sua plataforma abaixo e desfrutar do melhor conteúdo em administração e negócios

Para iOS: http://adm.to/admApple
Para Android: http://adm.to/admandroid
Para Kindle: http://adm.to/kindle_adm
Para Facebook: http://adm.to/admFacebook

Para ler a Revista Empreendedores, clique na imagem acima

Administradores.com

Câmara aprova pagamento adicional a agricultores familiares atingidos pela seca

Deputado Givaldo Carimbão (PROS-AL)

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu hoje (21) a Medida Provisória (MP) 635/13, que autoriza a União o pagamento de um adicional ao benefício Garantia-Safra aos agricultores familiares que tiveram perdas na safra 2012/2013 devido à seca. A aprovação autoriza o governo a pagar um adicional de R$ 155 para cada família.

A autorização proíbe, contudo, o acúmulo do benefício regular com o adicional. Ou seja, o adicional será pago até abril deste ano, mas somente depois de os cadastrados receberem as parcelas regulares do benefício, relativas à safra 2012/2013.

Criado em 2002, o Fundo Garantia-Safra assegura indenização aos agricultores familiares de municípios localizados na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Para receber o benefício correspondente, precisam comprovar a perda de, pelo menos, 50% da produção de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão, devido às intempéries climáticas.

O texto do relator Givaldo Carimbão (PROS-AL) também autorizou o governo a conceder subvenção aos produtores de cana-de-açúcar dos estados do Nordeste e do Rio de Janeiro que tiveram a safra 2012/2013 afetada pela seca.

Paulo apresenta diretrizes do seu programa de governo para a Saúde nesta quinta​

   
O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), apresentará nesta quinta-feira (22) as diretrizes de seu programa de governo para a Saúde. O anúncio acontecerá no Recife Praia Hotel (Av. Boa Viagem, n° 9, Pina), às 10h. As diretrizes vão nortear o Plano de Governo do socialista, que está em elaboração e será apresentado até o final de junho. ​

Câmara tem se reunido com especialistas da Saúde e ouvindo sugestões da população de todas as regiões de Pernambuco, de modo a consolidar as conquistas implementadas pelo Governo Eduardo Campos (PSB) e avançar ainda mais na melhoria do setor.

Assessoria de Imprensa do PSB

AblogPE ingressa na comissão nacional da blogosfera brasileira


A primeira entidade civilmente reconhecida no Brasil que une os produtores de conteúdo da mídia digital em Pernambuco esteve presente no 4º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais ocorrido entre os dias 16, 17 e 18 de maio em São Paulo. A Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (ABLOGPE), com dez representantes de todas as regiões do Estado atuou no debate, em conjunto com os 399 participantes inscritos vindos de 25 Estados brasileiros.

O encontro teve como objetivo integralizar a blogosfera brasileira e discutir as questões inerentes a este tipo de mídia alternativa, que a cada dia movimenta mais adeptos, seja produtores ou leitores. Palestrantes nacionais e sul-americanos abordaram quanto às vantagens e dificuldades enfrentadas pelos produtores das chamadas "Mídias Alternativas". Ao longo do evento, o debate foi estimulado por jornalistas equatorianos, cubanos e argentinos e demais convidados do Brasil, que discutiram sobre mídia, poder e América Latina, seguido de um debate sobre a luta pela democratização da mídia no Brasil.

O momento mais impactante aconteceu na manhã da sexta-feira com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Muito aplaudido e ovacionado, Lula entrou no recinto e provocou um verdadeiro frisson na plateia. Ele veio falar sobre as ações dos governos sobre os diversos meios de comunicação. O petista fez um relato histórico da passagem do seu partido (PT) pela presidência da República e enalteceu o trabalho da blogosfera, principalmente no cenário político. "Vocês estão de parabéns por terem ajudado a aprovar o Marco Civil da Internet. Isso é para ser comemorado muito. Certamente, a blogosfera é a super esperança de uma mídia soberana no País”, enalteceu. Lula criticou com veemência os ataques que a presidente Dilma estaria sofrendo pela velha mídia e pelos partidos de oposição. Acompanharam o ex-presidente, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o senador Eduardo Suplicy e demais autoridades. Lula se comprometeu com a pauta da regulação dos meios de comunicação e disse que em todas as entrevistas que der, “seja para grande, médio ou pequeno veículo de comunicação”, colocará o tema como prioridade.

Armando Monteiro e Côrte Real recebem título de cidadão de Vitória de Santo Antão


O senador Armando Monteiro e o deputado federal Jorge Côrte Real serão homenageados em sessão solene na Câmara dos Vereadores de Vitória de Santo Antão, com a maior comenda concedida pela casa Diogo de Braga – o título de Cidadão Vitoriense.

A solenidade acontece no Clube O Leão, na Praça Dom Luis de Brito, 345, Livramento, Vitoria de Santo Antão, nesta quinta-feira (22), às 19h30. A proposição de autoria atual presidente da Câmara, vereador Edmo da Costa Neves Filho foi aprovada por unanimidade no plenário por meio do Decreto Legislativo nº 002, de 06 de Dezembro de 2013. O rito do Decreto Legislativo dispensa a sanção da Prefeitura Municipal, como determina a Lei Orgânica do Município;

O vereador Edmo Neves, parceiro dos parlamentares Monteiro e Côrte Real “prezou pela homenagem em decorrência dos serviços prestados ao município de Vitória”. Nove, dos 11 vereadores da casa confirmaram presença na solenidade.

Assessoria de Comunicação do Deputado Federal Jorge Côrte Real

Presença de Xuxa na votação da Lei da Palmada provoca primeira mudança na CCJ

A presença da apresentadora Xuxa, em reunião da CCJ, causou discussão. Antonio Cruz/Agência Brasil

A tumultuada reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), na manhã de hoje (21), destinada à votação do projeto conhecido como a Lei da Palmada já provocou a primeira mudança na composição da CCJ. O PSB substituiu o deputado Pastor Eurico (PE) pelo deputado Júlio Delgado (PSB-MG), em função da postura adotada pelo pernambucano em relação à apresentadora Xuxa Meneghel, que estava na comissão para apoiar a votação da proposta.

O líder do PSB, deputado Beto Albuquerque (RS), avaliou que Eurico se pronunciou de forma “intolerante, desrespeitosa e desnecessariamente agressiva em relação à Sra. Xuxa Meneghel, presente à reunião na condição de convidada”. Durante a discussão na CCJ, o deputado disse que “a conhecida rainha dos baixinhos, em 1982, provocou a maior violência contra as crianças em um filme pornô”.

Em nota à imprensa, Beto Albuquerque afirma que a conduta do deputado Pastor Eurico não representa o pensamento do conjunto do PSB. “Manifestamos nosso apreço e respeito pelo empenho da referida artista, que deseja aprovar a lei que propõe a cultura da não agressão”, disse, acrescentando que a história profissional da apresentadora “muito contribui para a instituição das políticas públicas em defesa das crianças e dos adolescentes”.

Os trabalhos foram suspensos em função dos tumultos e das discussões em torno da proposta, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e proíbe a aplicação de castigos físicos a crianças e adolescentes. A CCJ volta a se reunir às 18 horas, para continuar as discussões em torno da votação da lei.

Agência Brasil/Portal EBC

Petrolândia: Marcação de Consultas e Exames na Secretaria de Saúde para esta quinta e sexta-feira


O Blog de Assis Ramalho divulga as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação nesta quinta e sexta-feira 22 e 23 de maio de 2014, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia.

Confira:
Quinta-feira(22): Nutricionista, Cirurgião Geral e Ginecologista
Sexta-feira (25): Exames Laboratoriais, Preventivo e Raio X

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INFORMA QUE:

AL: Teto de escola desaba e deixa professores e alunos feridos



O teto de uma escola de idiomas desabou, na tarde desta quarta-feira (21), no bairro do Farol, em Maceió-AL. De acordo com informações repassadas pelo soldado Fagner, do Corpo de Bombeiros, havia 30 pessoas no prédio no momento do acidente, entre professores e alunos, e pelo menos oito ficaram feridas. Os militares realizaram buscas nos escombros e descartaram a possibilidade de haver soterrados.

A estudante Tatiana Maria Domingos, de 28 anos, estava tendo aula de inglês quando ouviu um estrondo. "Quando saímos da sala vimos que a parte da frente da escola tinha desabado. Foi um susto enorme. Ainda bem que as salas de aulas estavam vazias", diz.

Ainda de acordo com Tatiana, na parte da frente do prédio funcionava a recepção, biblioteca, algumas salas de aula e banheiros. "As funcionárias da recepção foram as mais afetadas com o acidente", ressalta.

Segundo o tenente Holanda, das oito pessoas que ficaram feridas, sete foram levadas para o Hospital Geral do Estado (HGE) com escoriações ou por terem inalado muita poeira. A identidade das vítimas ainda não foi revelada. "Aparentemente, nenhuma vítima teve ferimentos mais graves, no entanto temos que esperar as avaliações médicas", esclareceu.

Paulo Câmara vai reunir lideranças políticas de 27 municípios para debater Pernambuco

Socialista cumprirá roteiro por 11 cidades neste final de semana

O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), tem reunido em torno do seu nome lideranças políticas dos mais diferentes partidos e regiões do Estado. Esta capacidade de mobilização será refletida nos eventos da Agenda 40 que serão realizados neste fim de semana, em três cidades dos sertões Central e do Pajeú, reunindo 27 municípios dessas regiões. Nos atos, serão discutidas as propostas de cada localidade para a continuidade do desenvolvimento do estado e apresentados os integrantes da chapa majoritária, que além do socialista tem Raul Henry (PMDB), na vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), para o Senado.

A primeira Agenda 40 acontece no sábado (24), às 10h30, em Salgueiro, com a participação de lideranças do município e de São José do Belmonte, Parnamirim, Serrita, Mirandiba, Cedro, Terra Nova e Verdejante. No mesmo dia, às 17h, em Serra Talhada, também estarão representados Floresta, Itacuruba, Quixaba, Triunfo, Carnaubeira da Penha, Santa Cruz da Baixa Verde, Calumbi e Flores. No domingo (25), às 9h30, atores políticos de Itapetim, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Tabira, Tuparetama, Santa Terezinha e Brejinho.

Além da programação das Agendas 40, o pré-candidato Paulo Câmara e seus companheiros de chapa visitarão 11 municípios das duas regiões, conhecendo a realidade de cada um e apresentando suas ideias para o futuro do Estado. O giro começa na sexta-feira (23), em Parnamirim, às 8h, onde os integrantes da Frente encontram o prefeito Nininho (PSD) e aliados. Logo depois, se reúnem com criadores de caprinos e ovinos e dão entrevista a uma rádio local. Nos últimos sete anos, a cidade foi contemplada com um ramal da Adutora do Oeste, a inclusão no programa de eletrificação rural e a recuperação da Barragem do Chapéu, entre outras ações do Governo Estadual.

Petrolândia Classificados: VENDE-SE uma caminhonete Chevrolet D-20 ano 1989 bem conservada


VENDE-SE uma caminhonete Chevrolet D-20, cor bege, ano 1989, bem conservada. O veículo não tem registro de acidentes. Preço: R$ 36.500,00.

Interessados, por favor, entrar em contato com o proprietário pelos celulares (87) 9929-0932 ou 9144-1968.

Informações e fotos: Patricia Emilia

Pesqueira: Caminhada dos Xucurus relembra os 16 anos do assassinato do Cacique Xicão

 "Diga ao povo que avance! Avançaremos!"

Momento muito especial vivenciado nessa terça-feira (20) pela SEJUDH, em especial, a equipe do Programa Estadual de Defensores/as de Direitos Humanos (PEPDDH/PE), no município de Pesqueira, terra dos Xukurus de Ororubá.

Passados 16 anos, no dia 20 de maio todo o povo Xukuru desce a Serra do Ororubá em caminhada guiados pela força do Toré e o chacoalhar da Maraca para relembrar a morte do Cacique Xicão, assassinado em 1998 devido à atuação contra a ocupação do território por posseiros e latifundiários.

Hoje o então Cacique Marcos Xukuru, filho de Xicão, um defensor dos direitos humanos e, principalmente, dos direitos dos povos indígenas, protegido pelo PEPDDH/PE, clama por justiça, saúde, educação e território.

Conduz o seu povo que caminha bravamente ao centro de Pesqueira com a certeza da imortalidade dos seus ancestrais e a necessidade de ruptura do silêncio. Força que vem das matas, da terra, da água, dos encantados.

Multidão em êxtase, o calor do nosso Agreste, vozes em uníssono e o sinal de que é chegada a hora: ‘Diga ao povo que avance! Avançaremos!’”.

Fonte: Facebook SEJUDH-PE

Bandidos metralham viatura do Batalhão de Polícia e explodem caixa eletrônico do Bradesco em Macururé, no Sertão da Bahia


 Durante a fuga, os criminosos ainda metralham uma viatura da Polícia Militar que estava estacionada e a fachada do Batalhão

Um grupo de criminosos tentou arrombar um caixa eletrônico dentro de um posto de atendimento na cidade de Macururé, no Sertão da Bahia. Durante a madrugada desta quarta-feira (21), cerca de cinco homens quebraram vidros do estabelecimento e em seguida , durante a fuga, metralharam viaturas e o prédio do 20º Batalhão de Polícia Militar.

Segundo informações da Polícia Civil, o grupo chegou ao banco logo após a meia-noite. Como eles não conseguiram arrombar o caixa eletrônico, atiraram contra o aparelho. Mesmo assim, nenhuma quantia em dinheiro foi roubada.

Durante a fuga, os criminosos ainda metralham uma viatura da Polícia Militar que estava estacionada e a fachada do Batalhão, que fica próximo ao banco. Dois policiais estavam dentro do prédio no momento do ataque. Ninguém ficou ferido durante a ação.

Ainda de acordo com a polícia, os assaltantes ainda tentaram roubar uma caminhonete que estava estacionada em frente a uma casa. Como não conseguiram, eles atiraram no veículo. Os criminosos fugiram em seguida.

De acordo com o Sindicato dos Bancários, já foram realizados 89 ataques contra agências e equipamentos bancários em 2014, 16 deles em Salvador e 73 no interior da Bahia.

Fonte: Correio da Bahia
Fotos: Macururé na Notícias/ Portal Formosa


IFPE-Sertão abre concurso com 136 vagas para técnicos-administrativos


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFPE-Sertão) abriu concurso público com 136 vagas para a carreira de técnico-administrativo em Educação (classes C, D, E). As inscrições vão até o dia 03 de junho deste ano, através do site www.msconcursos.com.br. As oportunidades são para as cidades de Petrolina, Floresta, Ouricuri, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, Serra Talhada e Salgueiro. As remunerações variam entre R$ 1.562,23 até R$ 3.230,88.

A taxa de participação será gerada a partir da Guia de Recolhimento da União (GRU) nos valores de R$40, R$50 e R$80 a depender do cargo pleiteado. O pagamento deve ser efetuado até o dia 04 de junho.

O certame será composto por uma única etapa: prova objetiva, a ser realizada no dia 22 do mesmo mês. No total, serão cem questões distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa (15 questões), Raciocínio Lógico (05), Fundamentos Legais da Administração Pública (15) e Conhecimentos Específicos (25). Os candidatos terão quatro horas para realiza-las.

IFPE-Sertão (Edital Nº45/2014)
Vagas: 136
Cargo: técnico-administrativo
Níveis: fundamental, médio, médio técnico, superior
Salário: de R$ 1.562,23 até R$ 3.230,88
Inscrições: até 03/06/2014
Taxa: R$40, R$50, R$80
Prova: 22/06/2014
Mais informações: www.msconcursos.com.br

Blog dos Concursos

MEC autoriza 34 cursos de graduação que vão oferecer mais de 4 mil vagas anuais

O Ministério da Educação (MEC) autorizou o funcionamento de 34 cursos de graduação em instituições privadas. As portarias foram publicadas hoje (21) no Diário Oficial da União. Serão mais de 4 mil vagas anuais.

Entre os cursos que serão oferecidos estão arquitetura e urbanismo, administração, pedagogia, enfermagem, educação física, engenharia civil e engenharia de produção. A maior parte dos cursos está nas regiões Sudeste e Nordeste.

Para serem autorizados, os cursos devem preencher uma série de requisitos quanto ao projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura, e ainda passar por uma visita no local.

O MEC também reconheceu 50 cursos de graduação de instituições públicas e privadas. Para serem reconhecidos, os cursos precisam ser autorizados e ter pelo menos um ano de funcionamento, quando é verificado o cumprimento dos requisitos legais para prestação do serviço educacional.

Consórcio da Transposição do Rio São Francisco é obrigado a cumprir 25 medidas de segurança


A juíza da Vara do Trabalho de Salgueiro, Ana Maria Aparecida de Freitas, deferiu pedido de antecipação de tutela, na quinta-feira (8)
 
O Ministério Público do Trabalho conseguiu uma liminar contra o consórcio de empresas responsável pela obra de Transposição do Rio São Francisco, no Sertão pernambucano. Antes de ser julgado, no dia 21 de julho, o consórcio terá que cumprir imediatamente 25 obrigações para melhorar a segurança do trabalhador. A juíza da Vara do Trabalho de Salgueiro, Ana Maria Aparecida de Freitas, deferiu pedido de antecipação de tutela, na quinta-feira (8).

A liminar foi concedida depois de uma fiscalização em força-tarefa que revelou diversas irregularidades nas frentes de trabalho Aqueduto Salgueiro, Estrutura de Controle e em duas usinas de concreto. Segundo o MPT, problemas que envolvem saúde e segurança dos profissionais são recorrentes denúncias e motivos de processos que correm nas Varas do Trabalho do Sertão, principalmente em Salgueiro.

Formado pelas empresas Carioca Christiane-Nielsen Engenharia S.A., Serveng Civilsan S.A., Empresas Associadas de Engenharia, AS Paulista de Construção e Comércio e Zavattaro Engenharia e Construções LTDA, o consórcio já foi notificado e deve cumprir imediatamente a decisão da juíza. “Foram violados vários princípios básicos da dignidade do trabalhador e da valorização do trabalho, inclusive com grave risco de acidentes. Não há menor sombra de dúvidas que existem os pressupostos necessários ao deferimento do pedido de antecipação de tutela”, explica Ana Maria.

Ao todo, o consórcio deve cumprir 25 obrigações. Dentre elas, estão a de utilizar andaimes dotados de sistema de guarda-corpo e rodapé; proteger os circuitos elétricos contra impactos mecânicos, umidade e agentes corrosivos; fornecer gratuitamente Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); disponibilizar de água quente, nos chuveiros, e material de limpeza, nos lavatórios; e manter os trabalhadores nas funções para as quais foram designados e treinados.

Município de Floresta lembra o dia 18 de maio com duas ações simultâneas: combate à exploração sexual e luta antimanicomial

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Floresta

Armando: "Pernambuco valoriza governadores com experiência política, comando, firmeza e voz"


Para não interromper os avanços que Pernambuco conquistou nos últimos anos, o próximo governador do Estado, na opinião do senador Armando Monteiro (PTB), tem pela frente o desafio de manter a independência, mas principalmente saber “manter o diálogo e a parceria que deram certo até aqui”. Esta é a mensagem essencial de um dos quatro filmes que o PTB volta a veicular nesta quarta-feira (21), em horário nobre, entre 19h30 e 22h, em todos os canais de televisão e rádio do Estado.

“Pernambuco sempre valorizou governadores com experiência política, comando, capacidade administrativa, firmeza e voz. Por isso, pra não interromper os avanços que já conquistamos, a gente precisa de um governo que tenha independência e que, sobretudo, saiba manter o diálogo e a parceria que deram certo até aqui”, explica Armando Monteiro, que é presidente do PTB e pré-candidato ao governo de Pernambuco.

Os quatro filmes estão sendo veiculados no horário das inserções estaduais do PTB. Eles já foram exibidos nos dias 12, 14 e 19 deste mês, sempre em horário nobre. Hoje é o último dia de exibição de um total de 20 minutos, divididos em 40 inserções de 30 segundos. Em outro filme, Armando diz: “Olha, gente, com Lula, Dilma e Eduardo, chegamos até aqui. Mas agora podemos ir muito mais longe”. Os outros comerciais tratam da falta de apoio às micro e pequenas empresas e do projeto de Armando que permite a aposentadoria das donas de casa por meio do INSS.

Frases do dia 21/05/2014: Coletânea IHU On-Line

Pelé acordou?

“Segundo o diário alemão "Bild", o nosso Pelé, numa conferência de imprensa no México, finalmente confessou que está decepcionado com os atrasos no cronograma da Copa do Mundo, particularmente em relação à entrega dos estádios. E mais: admitiu também que está inquieto por conta das manifestações convocadas para acontecer no período do Mundial” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 21-05-2014.

Rodrigo Novaes esclarece pendência sobre agência do trabalho de Petrolândia


O deputado Rodrigo Novaes (PSD) esteve, na manhã de hoje (21), com o secretário do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Estado, Murilo Guerra, para tratar da instalação da agência de trabalho em Petrolândia, nos termos da indicação nº 7933/14, de sua autoria.

De acordo com o secretário, todo o estudo de viabilidade junto à Secretaria do Estado e ao Ministério do Trabalho já está concluído. Contudo, para a instalação da agência do trabalho falta apenas a locação do imóvel por parte do município de Petrolândia, que está pendente desde do final do ano de 2012.

Além do parlamentar e do secretário, também estiveram presentes na reunião o gerente geral de Trabalho, Celso Miranda, e o secretário executivo de Trabalho e Qualificação, Paulo Muniz.

Assessoria de Imprensa do deputado estadual Rodrigo Novaes

Saiba mais:

Prefeito de Fortaleza proíbe divulgação e realização de eventos que exponham animais a maus-tratos, crueldade ou sacrifícios


O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), sancionou, no dia 12 de maio, a lei que proíbe a realização e divulgação de vaquejadas e rodeios no município. A Lei nº 10.186 foi publicada no Diário Oficial da sexta-feira passada, 16.

Pela lei, “ficam proibidas a realização e divulgação de vaquejada, rodeio e qualquer outro evento que exponha os animais a maus-tratos, crueldade ou sacrifícios, no âmbito do município de Fortaleza”.

A proibição não se aplica, no entanto, para provas hípicas, procissões religiosas e desfiles civis ou militares. A previsão é de que entre em vigor em 30 dias contados da data de publicação.

Câmara Municipal

O projeto, de autoria da vereadora Toinha Rocha (Psol), começou a tramitar na Câmara Municipal em junho de 2013. Além da promoção dos eventos, o projeto da parlamentar proíbe ainda a divulgação e publicidade desse tipo de prática.

De acordo com a lei, o evento não poderá ser divulgado em Fortaleza mesmo que aconteça em outra cidade. O projeto especifica ainda a proibição de quaisquer eventos que exponham animais a maus-tratos, crueldade ou sacrifícios.

Fonte: O Povo e Olhar Animal em ANDA

Todos são responsáveis pelo lixo

"A falta de comunicação geral entre os interessados, a burocracia e o despreparo de parte do setor público dificultam a adoção no ritmo desejado das políticas previstas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Pior para a sociedade: o fim dos lixões, previsto para 2014, não sairá do papel."

A reportagem é de Márcia Pinheiro, publicada por CartaCapital, 20-05-2014.

Há uma discrepância entre a letra morta da lei e a prática na gestão dos resíduos sólidos. Embora a legislação determine as “responsabilidades compartilhadas”, o peso das operações recai quase absolutamente sobre os municípios, muitos deles despreparados para enfrentar o desafio. E há ainda a desinformação dos cidadãos médios sobre como fazer mais pela preservação do meio ambiente.

A falta de comunicação geral entre os interessados, a burocracia e o despreparo de parte do setor público dificultam a adoção no ritmo desejado das políticas previstas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Pior para a sociedade: o fim dos lixões, previsto para 2014, não sairá do papel.

Essas foram algumas das principais conclusões do evento Resíduos Sólidos – Embalagens Pós-Consumo, realizado em São Paulo em 7 de maio. Mais um seminário da série Diálogos Capitais, o debate nasceu de uma parceria entreCartaCapital, o Instituto Envolverde e o Compromisso Empresarial pela Reciclagem (Cempre) e reuniu autoridades, representantes do setor privado, ONGs e movimentos sociais.

Convidada para proferir a palestra de abertura, Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, criticou a falta de diálogo entre os setores envolvidos na adoção do plano de resíduos. Segundo a ministra, deveríamos estar mais avançados a esta altura, com as cidades dedicadas à discussão sobre a maior eficiência na agenda ambiental. “É urgente compreender o funcionamento do sistema de logística reversa de resíduos, quem são seus atores e como ele deve ser administrado pelos municípios.”

Para Eduardo Campos, nem Lula salva a reeleição de Dilma

Eduardo Campos em entrevista à Assis Ramalho

O ex-governador e pré-candidato à Presidência da República pelo PSB Eduardo Campos disse não acreditar que a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em eventos partidários ao lado da presidente e pré-candidata à reeleição Dilma Rousseff seja suficiente para melhorar a imagem dela.

“Na eleição de 2010, foi importante a mensagem de que a candidata Dilma tinha o apoio do presidente Lula, essa mensagem foi fundamental para a vitória dela. Agora o que vai estar em julgamento é o governo dela”, avalia.

Para Eduardo, além de não ter feito uma boa gestão, Dilma “perdeu uma oportunidade” de corrigir os rumos do governo depois das manifestações populares de junho do ano passado. “O Brasil deu uma oportunidade para a presidente Dilma na eleição e depois mandou um recado, em junho, quando foi às ruas. Mais uma vez, ela jogou a oportunidade fora. Ela podia, ali, ter diminuído o número de ministérios, chamado gente séria e competente para conduzir o Brasil. E fez tudo ao contrário. Ela se entregou à velha política”, disse.

Durante encontro com alunos da Faculdade Sete de Setembro, em Paulo Afonso, Eduardo falou de tudo um pouco. Sobre o embróglio em torno do diretório da legenda em Minas Gerais, que discute a candidatura do deputado Júlio Delgado ao governo ou o apoio à candidatura de Pimenta da Veiga (PSDB), o ex-governador resumiu que vai acompanhar o debate e lembrou da aliança socialista com o PSDB mineiro desde 2006, mas considerou que a incorporação da Rede Sustentabilidade muda este cenário. “Há um debate interno que vai ser definido na convenção. Tem um conjunto que defende a candidatura própria e tem outro que defende a aliança (com o PSDB). Se não houver acordo, a questão será resolvida no voto”, afirmou.

Eduardo também criticou o dito “discurso do medo”, ressaltando que, caso vença as eleições em outubro, vai manter programas sociais, como o Bolsa Família. “Muitos ficam dizendo que só dá para garantir o Bolsa Família se a presidente ganhar. Isso história da carochinha. Quem acredita nisso acredita em Papai Noel, em Cumadre Fulozinha, em Saci Pererê. Vimos isso ser usado contra o Lula. Não têm mais argumento”, argumentou o socialista.

Na cidade com a segunda maior capacidade hidroelétrica do País, Eduardo lembrou da crise no setor energético e criticou duramente o esvaziamento de estatais como a Codevasf e a Chesf. Esta última, uma empresa que durante quase 10 anos (2003-2011 e 2012-2013) foi administrada pelo PSB.

Notícias relacionadas(clique para ler)
> Entrevista de Eduardo Campos ao Blog de Assis Ramalho é destaque no Jornal Folha de São Paulo> nhttp://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/03/1428347-sob-dilma-as-coisas-vao-piorar-para-a-populacao-diz-campos.shtml

Lula "volta" à Pernambuco para reforçar Dilma e Armando




Depois de passar quase três anos sem vir a Pernambuco, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará dois dias (13 e 14 de junho) em maratona pelo estado para ajudar a embalar a pré-campanha do senador Armando Monteiro Neto (PTB) ao governo estadual e do pré-candidato ao Senado pelo PT, João Paulo. A visita também será um termômetro de como anda a relação do ex-presidente com o ex-governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB). Esta será a primeira vez que Lula vem ao estado sem ter Eduardo como anfitrião.

Lula desembarcará em Pernambuco com a presidente Dilma Rousseff, em voos separados. Ele terá compromissos políticos - não adiantados por sua assessoria - e participará de um evento ao lado de Dilma e Armando Neto à noite, fora de horário de expediente.

A visita antecipada do ex-presidente a Pernambuco segue uma linha estratégica montada por ele e pelo comando da campanha de Dilma. Nos bastidores, a visita “casada” com a da presidente é uma tentativa de abafar o movimento “Volta, Lula” e enfraquecer seus dois principais concorrentes ao Palácio do Planalto, o senador Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos. Além de Pernambuco, a dupla visitará mais cinco estados, todos por motivos particulares, como São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul.

A visita do ex-presidente foi confirmada ao Diario pelo Instituto Lula, que não adiantou os municípios que serão visitados pelo petista. A data da visita foi repassada pelo senador Humberto Costa.

Petrolândia: Formandos recebem certificados do curso de Máquinas Pesadas


Foi realizado na noite desta terça-feira (20) no Auditório do Centro Cultural, na Praça dos Três Poderes, centro de Petrolândia, a solenidade de entrega de certificados do curso de Máquinas Pesadas para Operador de Escavadeira Hidráulica,

O curso foi realizado por meio da SEDETUR - Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia

O curso, que teve 60 pessoas contempladas, teve como objetivo proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos para operar Escavadeira Hidráulica, de forma segura e eficiênte, proporcionando maior produtividade e redução de custos, de acordo com a Norma Regulamentadora NR.

A composição da mesa foi formada pelas seguintes pessoas:

Marcio Pessoa: Diretor da MP Cursos
Janielma Souza: Vice-prefeita do Município de Petrolândia
Rogério Viana: Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Sérgio: Operador de Máquinas Pesadas

O Cerimonial do evento ficou por conta de Hislaine Menezes, Diretora de Turismo do Município de Petrolândia.

Logo após fazer uso das palavras, os componentes da mesa deram início a entrega dos diplomas.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Para ver todas as fotos, clique aqui>Conclusão do Curso de Máquinas Pesadas

Crédito: Blog de Assis Ramalho

Copeve divulga resultado final do concurso da Companhia de Saneamento de Alagoas


A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgou, na noite desta terça-feira (20), o resultado final do concurso público da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que deve preencher 198 vagas no quadro de funcionários da empresa.

A relação dos aprovados, divididos por cargos e com a pontuação e classificação, está disponível no site da Copeve. Clique aqui para conferir.

Concurso
Mais de 17 mil pessoas se inscreveram para o concurso da público da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Elas concorrem a 198 vagas, distribuídas em diversas áreas de formação.

Foram ofertadas vagas para as áreas de administrador, administrador de redes, advogado, analista de comunicação social, analista de sistemas, assistente social, biólogo, engenheiro civil, engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho, psicólogo, técnico industrial edificações, técnico industrial químico, técnico industrial eletrotécnico, técnico industrial mecânico, técnico de informática, técnico de contabilidade, técnico de enfermagem do trabalho, técnico de segurança do trabalho, hidrometrista, assistente administrativo, assistente operacional e encanador.

G1 AL

Anvisa suspende medicamento com contradições na bula


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21) determinando a suspensão do comércio e do uso de lotes do medicamento Azulfin (500mg).

A medida foi tomada após a Agência constatar que as bulas dos lotes continham informações contraditórias quanto à posologia do medicamento, que informa como os medicamentos devem ser dosados.

A resolução determina ainda que a Apsen Farmacêutica S.A (SP), empresa que produz o Azulfin, promova o recolhimento dos estoques existentes no mercado.

Os lotes são: 13040313 e 13070483, de 30 comprimidos, e os de 60 comprimidos são: 13070025, 13070026, 13070027, 13070028, 13070073, 13070074, 13070120, 13070121, 13070122, 13070390, 13070391, 13070392, 13070393, 13070394, 13070395, 13070397, 13070398, 13070408, 13070409, 13070410, 13070476, 13070478 e 13070479.

Fonte: Portal Brasil

Agenda do futebol: Veja os jogos desta quarta-feira (21) pelo Campeonato Brasileiro, que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2


Veja os principais jogos desta quarta-feira, 21 de maio/2014 pelo Campeonato Brasileiro, que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Jogos desta quarta(21)
21/05 19:30 Flamengo x BahiaCláudio MoacyrMacaé
21/05 19:30 Coritiba x Internacional Couto Pereira
21/05 21:00 Cruzeiro x SportMineirão
21/05 21:00 Criciúma x ChapecoenseHeriberto Hülse
21/05 21:00 Fluminense x São PauloMaracanã
21/05 22:00 Corinthians x Atlético-PRCanindé
21/05 22:00 Grêmio x BotafogoAlfredo JaconiCaxias

Jogos de quinta
22/05 19:30 Palmeiras x FigueirenseArena da FonteAraraquara
22/05 19:30 Goiás x SantosSerra Dourada
22/05 21:00 Vitória Atlético-MG Joia da Princesa Feira de Santana

>VEJA A TABELA  COM LANCES EM VÍDEO DA ÚLTIMA RODADA DO BRASILEIRO


Humberto pede arquivamento de projeto que criminaliza manifestações


O líder do PT no Senado, Humberto Costa, defendeu, nesta terça-feira (20), no plenário o arquivamento do Projeto de Lei do Senado nº 508, de 2013, que impõe regras para manifestações públicas. Segundo o senador, a proposta “fere direitos individuais e é um risco para o exercício de direitos coletivos”. A matéria deve ser apreciada nesta quarta-feira (20) na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

“Os bons doutrinadores do Direito ensinam que toda e qualquer tentativa legislativa de criminalizar movimentos sociais e protestos, ou de conceber tratamento mais duro para os que deles tomem parte, deve ser veementemente rechaçada”, afirmou o parlamentar. Entidades expressivas da sociedade civil, como a Anistia Internacional e o Greenpeace, também já se manifestaram contra o projeto.

Policial militar é baleado após ter carro roubado e reagido ao assalto

Um policial militar foi baleado na tarde desta terça-feira (20), por volta das 14h, na rua Silveira Martins, em Salvador, depois de reagir a um assalto. De acordo com a Central de Polícia, Moisés da Silva Santos é lotado no Batalhão de Guarda e estava com a esposa quando o fato aconteceu.

Moisés e a mulher estavam dentro de um carro quando dois homens armados se aproximaram e anunciaram o assalto. O policial teria reagido à abordagem e atirado. Os bandidos responderam e teve início um tiroteio.

Durante a troca de tiros, Moisés foi atingido no braço e no lado esquerdo do peito. Um dos assaltantes, um adolescente de 17 anos, também foi atingido em várias partes do corpo. A mulher do PM ficou ilesa.

Mesmo ferido, o adolescente e o outro suspeito conseguiram fugir, levando o veículo e os documentos de Moisés. Horas depois, o assaltante baleado foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo a polícia, no final da tarde o carro do PM foi localizado no bairro de Pernambués. O segundo suspeito está foragido.

Em nota, a assessoria da Polícia Militar informou que "o estado de saúde do policial militar é estável" e que ele está consciente e fora de perigo.

Fonte: Correio da Bahia

Confira resultado das loterias da Caixa desta terça (20); em Petrolândia as apostas são realizadas na Loteria Styllus


Quina (Concurso 3493):
01 17 27 39 55

Timemania (Concurso 577):
10 21 54 61 62 72 80

Dupla Sena (Concurso 1282):

Primeiro Sorteio
11 18 20 31 39 45

Segundo Sorteio
04 11 12 15 27 47

>Veja os últimos resultados