quarta-feira, 29 de julho de 2020

Petrolândia: Boletim informativo Covid-19 desta quarta-feira (29/07) traz 83 casos confirmados e 64 pessoas recuperadas; Confira locais com casos ativos


Nesta quarta-feira (29/07/2020), nos 134 dias de boletins de acompanhamento do novo coronavírus (Covid-19) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, os dados mostram que o município teve mais 3 pacientes testados positivos. Agora Petrolândia contabiliza 83 confirmações, sendo que 64 já estão recuperados.

O número de casos suspeitos também subiu de 9 para 22, e 10 pacientes foram descartados.

Confira abaixo os dados completos e locais com casos ativos

ATENÇÃO
A Secretaria de Saúde reforça que a população deve continuar mantendo o isolamento e distanciamento social. Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.


Veja números divulgados de quarta-feira  (29/07/2020)

Petrolândia tem belas imagens na campanha de turismo #MeuDestinoéBrasil


Saiba mais em www.borapernambucar.com.br
#borapernambucar

Jatobá, no Sertão de Pernambuco, terá lockdown nos dois primeiros finais de semana de agosto; Confira as datas


Na tarde desta terça-feira (28), em reunião na Câmara de Vereadores de Jatobá foi tratado o recente avanço do novo coronavírus (Covid-19) na região e discutidas medidas para contenção do vírus no município, situado no Sertão de Pernambuco. Foi decidido que, inicialmente, será adotado o lockdown (fechamento total) na cidade, nos dois primeiros finais de semana de agosto.

Nos dias 1º e 2, próximos sábado e domingo, e nos dias 8 e 9 de agosto, também sábado e domingo, só vão funcionar POSTOS DE GASOLINA e FARMÁCIAS. Todos os demais estabelecimentos estarão fechados, inclusive com proibição de serviços de delivery (entregas em domicílio).

As feiras livres realizadas aos sábados também estão suspensas em Jatobá, nos dias 1º e 8 de agosto. 

A feira livre da Volta do Moxotó, realizadas às terças-feiras, não aconteceu ontem, dia 28, e está suspensa a de 4 de agosto. 
Após o período de lockdown, será feita nova avaliação dos casos no município. Se não houver redução dos casos positivos, o lockdown poderá ser adotado por mais 10 dias.

Participaram da reunião os vereadores Sandro Rogério, Mardônio Varjão, Ronaldo de Valdenor, Cleomar Diomédio, Nilson Oliveira, a Secretária Municipal de Saúde Amanda Campos, a Coordenadora de Vigilância em Saúde Edjane Araújo, o Chefe de Gabinete Jackson Barbosa, o Assessor de Gabinete Whitney Pereira, o Presidente da Asciaja Dionaldo Souza e o sr. Valdir.

A fiscalização para cumprimento do lockdown será feita pela Polícia Militar (4ª CIPM), Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

As informações são do Portal Jatobá, com informações da Prefeitura de Jatobá. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Chuva de meteoros pode ser observada nesta quarta-feira, 29/07, a partir das 21h


Chuva de meteoros, em imagem de arquivo — Foto: Divulgação/Nasa


Em meio à pandemia do novo coronavírus, os brasileiros poderão observar, na noite desta quarta-feira (29), a chuva de meteoros "Delta Aquarídeos". O fenômeno ocorre anualmente e, desta vez, pode haver até 20 meteoros por hora no céu.

A chuva de meteoros será visível a partir das 21h (veja como conferir abaixo). O professor de física e astronomia da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Brito, explica que a noite desta quarta-feira é considerada o "pico", mas o fenômeno poderá ser visto até o dia 23 de agosto.

"A partir de hoje, o número de meteoros por hora vai diminuindo, e o tamanho também."

Projeto Contagiando Sorrisos se une a Klabin e Pimp My Carroça para distribuir máscaras para catadores de material reciclável em Recife

Movimento filantrópico fará doações de máscaras com sorrisos estampados, que serão distribuídas gratuitamente para catadores (Foto: Divulgação)

Com a pandemia do novo coronavírus, as máscaras se tornaram item essencial e importante de proteção, porém elas podem ser associadas a sentimentos negativos, como tristeza e medo. A partir desta observação, o produtor Conrado da Luz e o publicitário Gabriel Almeida, ambos da agência Remix Promo Criativa, de Curitiba (PR), tiveram a ideia de convidar artistas visuais de diferentes linguagens para estampar sorrisos em máscaras de tecido, e assim passar uma mensagem positiva, de alegria e esperança.

Este é o conceito do movimento “Contagiando Sorrisos”, que conscientiza para o uso de máscaras com desenhos criados por artistas plásticos, quadrinistas, cartunistas, ilustradores, grafiteiros, entre outros. A distribuição das máscaras é gratuita e realizada em ações pontuais, direcionadas a trabalhadores de serviços essenciais e pessoas em estado de fragilidade social.

Entre os grupos, está o de catadores de materiais recicláveis, profissionais que dependem do ganho diário para se sustentar e, por isso, têm que sair às ruas para coletar materiais. Por conta disso, é importante que tenham máscaras de proteção, como as doadas pelo Contagiando Sorrisos, para que possam realizar seu serviço com alguma segurança.

Ministério do Meio Ambiente quadruplica indenizações por desapropriação de terras



O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou hoje (29) que mais um processo de regularização fundiária foi concluído com sucesso. O terreno, localizado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, abriga um santuário ecológico e passa a ser de titularidade pública, e será conservado e administrado de maneira sustentável.

A iniciativa de desapropriação amigável faz parte da expansão do programa que transforma propriedades em unidades de conservação federais. Os pagamentos são feitos pela Caixa Econômica, por meio do Fundo de Compensação Ambiental.

“Nós temos um passivo de R$ 23 bilhões. São famílias que aguardam anos e anos para receber a indenização pela desapropriação de suas terras. Nós temos que fazer cumprir a lei e estamos movendo todos os esforços para regularizar essa situação. Em menos de dois anos, já quadruplicamos esses pagamentos e vamos aumentar esse ritmo”, informou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Curva de casos confirmados de covid-19 volta a subir no Brasil

Houve um aumento de 36% entre a 30ª semana epidemiológica e a 29ª. Curva das mortes também subiu, mas em ritmo menor. 

A curva de casos confirmados da covid-19 voltou a subir no Brasil após uma sinalização de queda há duas semanas. Segundo o boletim do Ministério da Saúde, divulgado hoje (29), nesta última semana epidemiológica (30ª, de 19 a 25 de julho), a média diária de casos foi de 45.665, um aumento de 36% em relação à semana anterior (29ª), quando a média foi de 33.573.

O movimento marca uma inversão da curva. De acordo com os dados da pasta, a média diária de casos confirmados estava relativamente estável ao longo do mês de julho. Na 28ª semana epidemiológica, a média diária bateu os 37.549, caindo para os 33.573 na semana seguinte (29ª), antes de voltar a subir.

Já curva das mortes também subiu, mas em ritmo menor. Na 29ª semana epidemiológica (SE) foram registrados 7.303 óbitos, índice que foi para 7.677 na 30ª semana. Foi a primeira elevação após 1 mês de estabilização dos números ao longo de julho.



“A curva de óbito tem se mantido constante desde a 22ª SE. Quando comparamos a 29ª com a 30ª, tivemos um aumento de 300 casos. A gente verifica que desde o dia 20 de julho a gente teve aumento de casos registrados quando comparamos a 28ª da 29ª, quando houve queda, com a 29ª para a 30ª, quando houve aumento”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo de Medeiros, em entrevista coletiva na sede do órgão.
Distribuição regional

A evolução da pandemia difere em regiões e estados. O boletim epidemiológico aponta que entre as semanas epidemiológicas 29 e 30 houve aumento de casos em 18 estados e de óbitos em 12. O cenário de estabilidade ocorreu, respectivamente, em 3 e 7 estados. Já a redução foi identificada em 6 Unidades da Federal (no quesito casos confirmados) e 8 (no quesito óbitos).

Acerca dos casos confirmados, os maiores incrementos se deram em Goiás (180%), Rondônia (146%) e Mato Grosso (102%). Já as maiores quedas ocorreram no Amapá (-32%) e Amazonas (-24%). Já nos óbitos, as elevações mais significativas foram notadas em Rondônia (80%), Amapá (53%) e Tocantins (41%). Já as reduções mais efetivas aconteceram no Acre (-32%) e no Amazonas (-24%).

“A gente apresenta os dados do país todo, mas é como se tivéssemos a pandemia se comportando de forma diferente em distintos locais. Estamos vivendo inverno onde tá mais propício a termos doenças respiratórias”, comentou Medeiros.

Segue o movimento de interiorização da pandemia, com 58% dos casos em localidades do interior e 42% nas regiões metropolitanas. Quando consideradas as mortes, aquelas ocorridas em metrópoles ainda são maioria (53%), mas aproximando-se das notificadas em cidades do interior (47%).

O secretário de Vigilância em Saúde atribui esse acréscimo à mudança na forma de diagnóstico (permitindo a análise clínica para além dos testes laboratoriais) e ao crescimento da testagem.

"É importante lembrarmos que estamos fazendo diagnóstico mais precoce da doença a medida que o Ministério disponibilizou orientações em que posso confirmar os casos que seja não apenas por testagem mas por diagnóstico clínico. O programa de testagem aumentou nas últimas semanas. Tudo isso associado contribui para que o número de casos [notificados] aumente", declarou.




 Agência Brasil

Câmara rejeita mudanças à Medida Provisória que regulamenta auxílio a setor cultural

Texto, que complementa Lei Aldir Blanc, vai à sanção presidencial

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (29/07) a tramitação da Medida Provisória 986, que prevê prazo de 120 dias para que estados e municípios repassem R$ 3 bilhões de recursos federais para ações emergenciais no setor cultural. Os valores do auxílio que não forem utilizados devem ser devolvidos à União.

A matéria será enviada à sanção presidencial, conforme o texto aprovado pela Câmara, já que as modificações propostas no Senado foram rejeitadas pelos deputados para acelerar a tramitação da proposta.

A MP reafirma que a aplicação dos recursos está limitada aos R$ 3 bilhões liberados pela União. Caso municípios, estados e Distrito Federal queiram aumentar os valores, deverão fazer a complementação com recursos próprios. Uma regulamentação deve informar a forma e o prazo para devolução ao governo federal.

Túlio Gadêlha se coloca como pré-candidato à prefeitura do Recife

Túlio Gadelha é entrevista por Assis Ramalho (Parte 2/final) - YouTube
Túlio Gadelha no estúdio da Web Rádio Petrolândia - Foto/arquivo Lúcia Xavier - BlogAR

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) oficializou a sua pré-candidatura à prefeitura do Recife na manhã desta quarta-feira (29). Em um discurso que criticou fortemente a gestão do PSB na Capital, o pedetista anunciou o projeto do partido em coletiva de imprensa presencial, que contou com a participação de dirigentes da sigla e de pré-candidatos a vereador.

"É uma cidade que hoje passa por uma crise política-eleitoral por falta de escolhas porque sempre foi o módulo desses atuais governantes dessa cidade. A tentativa de ganhar projetos eleitorais por W.O, por retirar projetos, afastar pessoas que tem legitimidade de disputar mandatos", criticou o pedetista em sua explanação inicial. "E que por isso, mesmo reconhecendo a importância histórica do PSB aqui no estado, e mesmo reconhecendo o momento que vivemos no Brasil, com uma aliança que tenta apresentar um projeto alternativo nesse campo progressista, o PDT vem afirmar que terá candidatura a prefeito na cidade do Recife", completou Túlio Gadêlha ao fazer o anúncio.

O projeto da candidatura própria do PDT no Recife, encerra o capítulo sobre o a possibilidade do partido apoiar as pré-candidaturas de Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB) na Cidade. Durante a coletiva, Túlio Gadêlha explicou ainda sobre o projeto nacional do PDT, em que está empenhado em compor uma frente nacional progressista para as eleições municipais. Segundo o parlamentar, os partidos que podem compõem esta frente são: Cidadania, PV, PSB, PDT e Rede sustentabilidade. Sobre este assunto, o pré-candidato explicou que o processo de diálogo com outras siglas já foi consolidado em outras Cidades, mas no Recife não avançou.

Sobre ter o apoio da Nacional para o projeto na Capital, o pedetista anunciou que conversou com o ex-candidato a presidente Ciro Gomes e com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi. “Temos todas as garantias. Temos que ter independência, temos um projeto para o Recife e não podemos ficar a reboque de outras cidades”, observou.

Por Diário de Pernambuco

MPPE recomenda ajustes no Portal de Transparência de Tacaratu


Após constatar que o conteúdo do Portal da Transparência do município de Tacaratu contém informações incompletas sobre a gestão de recursos públicos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito José Gerson da Silva que insira na referida página eletrônica oficial do município, no prazo de 60 dias, diversos dados em cumprimento à Lei de Acesso à Informação (LAI), principalmente sobre a gestão de recursos no contexto da pandemia.

De acordo com a recomendação do MPPE, o gestor público deverá inserir na página o quadro funcional do município informações sobre servidores cedidos por outros órgãos e servidores temporários, despesas com diárias concedidas e os planos de carreira e estruturas remuneratórias dos cargos municipais. Além disso, a promotora de Justiça de Tacaratu, Milena Lima do Vale Souto Maior, recomendou, ainda, que o prefeito de insira no Portal informações que possibilitem a transparência de dados acerca das medidas adotadas no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no município, em seção específica do site.

A Recomendação de nº 012/2020 foi publica na íntegra no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta terça-feira (28/07).

Por - Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

Bora Pernambucar: Prefeitura de Tacaratu comemora divulgação do município no Turismo de Pernambuco





Nossa cidade está sendo orgulhosamente apresentada ao Brasil, pelas redes sociais do @descubrapernambuco (Turismo de Pernambuco). Sabemos do grande potencial turístico de nossa cidade, com as incríveis belezas naturais.
▶ Acesse: www.borapernambucar.com.br

Prefeitura de Tacaratu

Petrolândia: Vereador Joilton Pereira desabafa contra ataques sofridos nas redes sociais, na primeira sessão presencial durante a pandemia

"Nenhum ser humano merece ser tratado da forma que estão nos tratando em redes sociais'', desabafou Joilton. Assista ao vídeo abaixo do inflamado discurso.

Após cerca de 4 meses sem reunião presencial no auditório da Câmara, devido à pandemia do novo coronavírus, os vereadores de Petrolândia participaram da primeira sessão do 2º semestre, no Plenário da Casa Aureliano de Menezes. 

A sessão registrou a presença dos vereadores Delano Santos, Toinho de Eugênio, Zé Pezão, Jorge Viana, Dedé de França, Dr Eudes e Sílvio Rogério. Ausentes os vereadores Professor Evaldo, Nilson Pescador e Louro do Vidro. Em atendimento às recomendações sanitárias, os vereadores usaram máscaras durante a reunião. 

Entre outros temas, foram discutidos pelos vereadores petrolandenses a proposta de criação de adicional de insalubridade para profissionais da saúde durante a pandemia, Educação, transporte e infraestrutura do município. Houve solicitação para instalação de uma UPAE no município. O Executivo municipal voltou a ser fortemente criticado.

Um dos discursos mais inflamados foi o do vereador José Luiz [Zé Pezão]. Entre várias críticas ao governo municipal, o vereador afirmou que Petrolândia só tem duas doenças: o coronavírus e a prefeita do município.

''Eu vou dizer uma coisa a vocês, meus amigos! Petrolândia só tem duas doenças: é o coronavírus e a gestora do município'', citou Zé Pezão.

Outro pronunciamento em tom forte foi o de Joilton Pereira (PTB), presidente da Mesa Diretora. O vereador denunciou que tem recebido ataques nas redes sociais. 

O presidente da Casa também falou sobre a necessidade de união dos parlamentares, independente de grupos políticos, em prol do respeito à classe. "Nenhum ser humano merece ser tratado da forma que estão nos tratando em redes sociais'', desabafou Joilton. Assista aos vídeos com pronunciamento de Joilton e Zé Pezão.

Os demais assuntos da reunião, em breve, serão postadas em destaques individuais neste blog.

Íntegra do discurso do vereador (Presidente da Casa Legislativa) Joilton Pereira

Íntegra do discurso do Vereador Zé Pezão

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR

Banco Central anuncia lançamento da nota de R$ 200



A partir do fim de agosto, os brasileiros poderão circular com um novo tipo de cédula. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou hoje (29) a criação da nota de R$ 200.

A cédula terá como personagem o lobo-guará, espécie que ficou em terceiro lugar em uma pesquisa realizada pelo BC sobre quais animais em extinção deveriam ser representadas em novas cédulas. O anúncio foi feito pelo Banco Central (BC), que convocou uma entrevista coletiva para apresentar a nova nota.

A diretora de administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, disse que o lançamento da nova nota é uma forma de a instituição agir preventivamente para a possibilidade de aumento da demanda da população por papel moeda.

Segundo o BC, entre março e julho deste ano, um dos efeitos econômicos da pandemia de covid-19 foi o aumento de R$ 61 bilhões no entesouramento de moeda, ou seja, notas que deixaram de circular porque a população deixou o dinheiro em casa.

Deputado Federal Augusto Coutinho e Kaio Maniçoba reúnem-se com prefeito e vice de Itacuruba



"Estive hoje com o prefeito de Itacuruba, Bernardo Maniçoba, com o vice-prefeito Juninho Cantarelli, que é do Solidariedade, e com Kaio Maniçoba, ex-deputado federal também pelo nosso partido", anunciou o deputado federal Augusto Coutinho, em postagem em rede social, nesta quarta-feira (29/07).

"Recentemente conseguimos uma Motoniveladora, no valor de R$ 400 mil, para este município e temos encaminhadas outras ações que em breve trarei notícias", finalizou o parlamentar pernambucano. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Facebook Augusto Coutinho

Petrolândia: Comissão de Estudantes Universitários aponta omissões da Prefeitura Municipal e reivindicam regulamentação e gratuidade de transporte

Em mensagem encaminhada a este Blog pelo universitário petrolandense Ivson Dantas, em nome da Comissão dos Estudantes Universitários do município, os alunos de cursos superiores e técnicos realizados em Paulo Afonso, na Bahia, reclamam da Prefeitura pela falta de apoio para o transporte estudantil, desde 2019. Segundo a nota, os estudantes tiveram que arcar integralmente com o pagamento do transporte, desde que a Prefeitura de Petrolândia cortou o transporte.

Desde então, segundo os estudantes, a classe está prejudicada. Vários alunos tiveram que desistir dos cursos ou trancaram matrículas, devido à alta despesa com transporte. 

A Comissão afirma que foram iniciadas conversas com a Câmara e a Prefeitura, para criação de uma lei municipal que ampare o transporte universitário, porém, o processo não chegou à conclusão, até hoje. 

Confira abaixo o texto com a reclamação dos estudantes, na íntegra. 


Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Produtora de coco Elaine de Carvalho é destaque na coluna "Agro é delas" da Revista Globo Rural

AGRO É DELAS: Produtora de coco aposta na sustentabilidade para aprimorar cultivo em Pernambuco
Em parceria com a PepsiCo, Elaine de Carvalho aumentou a área produtiva de 16 hectares para 145 hectares em 11 anos (Foto: Arquivo pessoal)
“Eu me sinto muito orgulhosa por ser mulher e estar em uma área que é mais masculina. A gente está quebrando um tabu”. A frase é de Elaine de Carvalho, nascida e criada no campo, que viu no cultivo do coco a oportunidade de se tornar uma profissional do agronegócio e contribuir para o desenvolvimento da região em que atua.

É no município de Petrolândia, em Pernambuco, que Elaine tem investido na sustentabilidade para aprimorar a cultura do coco e melhorar a condição social da população do entorno. Ela é gerente de produção do Grupo Cassemiro, que também conta com alguns familiares na operação dos negócios, além de 30 funcionários.

Atualmente, em uma área de 145 hectares produtivos na Fazenda Santo Antônio, Elaine conta que o grupo produz a fruta durante todo o ano, o que resulta em cerca de 2 milhões de litros de água de coco. Mas não foi sempre assim. Até 2009, a empresa contava com apenas oito funcionários, 16 hectares e pouca infraestrutura para o cultivo.

Secretário de Turismo de PE Rodrigo Novaes lança selo para garantir protocolos do setor

A marca será entregue a estabelecimentos que solicitarem e se comprometerem a seguir as regras determinadas pelo Governo de Pernambuco para funcionamento seguro - FOTO: DIVULGAÇÃO

O cumprimento de um protocolo rígido de segurança, documentação em dia e inscrição atualizada no Cadastro Nacional do Turismo (Cadastur). Esses são alguns dos requisitos exigidos para a conquista do selo Turismo Seguro, anunciado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur), Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).

O selo busca sensibilizar os empreendimentos e prestadores de serviço para que eles adotem os procedimentos necessários à retomada do turismo com segurança e ainda reforçar a confiança dos viajantes no destino Pernambuco. Participaram da live de lançamento, nesta quarta-feira pela manhã, o secretário de Turismo do Estado, Rodrigo Novaes; o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, e o Coordenador do Núcleo de Resposta às Emergências em Saúde Pública da Apevisa, George Dimech.
O selo Turismo Seguro é resultado de ampla discussão da Setur e Empetur com as entidades do trade turístico, por meio de reuniões online e setorizadas por segmento. Esses encontros foram iniciados em maio e originaram ainda todos os protocolos de segurança do Governo do Estado relacionados à atividade turística.

“O turismo é uma das atividades que mais sofreu com a pandemia da Covid-19. E o selo Turismo Seguro chega justamente neste momento em que começamos a reabrir as praias, restaurantes e serviços em algumas regiões. A intenção é destacar quem segue os protocolos de segurança, tão necessários a este retorno do turismo. Ao mesmo tempo, queremos transmitir um conforto aos turistas que vão viajar dentro de Pernambuco ou os de fora, que começam a planejar uma vinda. O selo assegura que há segurança, de que estamos seguindo todos os protocolos e cuidados para o retorno do turismo”, destaca o secretário Rodrigo Novaes.

O selo surge como marca para as empresas e prestadores de serviços do setor turístico, que se comprometem a seguir as recomendações dos protocolos determinados pelo Governo. Podem aderir à chancela todas os estabelecimentos e profissionais pertencentes à cadeia do turismo, a exemplo de agências de turismo, bares, restaurantes, hotéis, pousadas e guias de turismo.

Todo o processo de inscrição e recebimento do selo será feito online. Para participar, basta acessar o link para a ferramenta de credenciamento do selo presente nos sites www.setur.pe.gov.br e no www.borapernambucar.com.br. A partir daí, o profissional ou empresa de turismo deve baixar o protocolo de segurança do seu segmento e, em seguida, preencher um termo de compromisso e anexar a documentação necessária.

“É muito prático de se obter, o processo é todo digitalizado, por meio de um portal. O empresário se inscreve com o número do Cadastur e anexa os documentos de comprovação necessários. Em seguida, a equipe da Empetur analisa a solicitação, e em poucos dias, aprova. Havendo alguma pendência, o candidato ao selo será orientado a suprir esta pendência. Finalizado o processo, a empresa receberá pelo e-mail o selo para colocar nos seus locais de trabalho e mídias digitais”, detalha o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.

Pessoas físicas devem fornecer o número do Cadastur e o RG, além do termo de compromisso preenchido. Já pessoas jurídicas devem enviar, além do número do Cadastur e do termo de compromisso, CNPJ, licença sanitária, alvará de funcionamento e atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros.

Após a aprovação do cadastro, será enviado link de acesso ao selo para impressão e uso online em site e redes sociais da empresa. Para garantir ainda mais conforto ao turista de que aquela certificação é autêntica, o selo conta com QR code, que permite confirmar às informações do serviço chancelado.

Foram disponibilizados ainda dois canais para eventuais esclarecimentos e contato direto com a Empetur: o e-mail selope@setur.pe.gov.br e o número de WhatsApp 81 99362-8875. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO
EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO (EMPETUR)
CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO
ARENA DE PERNAMBUCO

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Petrolândia: Petroclínica divulga as especialidades médicas para esta quinta-feira (30/07); consultas com horário marcado


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa agenda de
atendimento para esta quinta-feira, 30 de julho de 2020. Confira abaixo;

Dr  Igaro Cordeiro (Dentista )

Dra Nubia Lopes (ginecologia e Ultrassonografia)

Dr Rommel Alencar (Fisioterapia)

Dr Italo Porto ( Psicólogo)

Dra Raylla França ( clínica geral )

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!

Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774

Obs: Para que não haja aglomerações, traga acompanhante somente em casos de extrema necessidade. CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS.

Em sessão da Câmara de Petrolândia, vereador diz que cidade só tem duas doenças: ''o Coronavírus e a prefeita do município"



Após cerca de quatro meses sem sessões presenciais na Câmara Municipal de Petrolândia, foi realizada na manhã desta quarta-feira (29/07/2020), a primeira sessão do 2º semestre e houve pronunciamentos fortes no plenário. Um deles foi o do vereador Zé Pezão (PTB), que entre outras críticas ao governo municipal, afirmou que Petrolândia só tem duas doenças e uma seria a prefeita Jane Souza (PSB).

''Eu vou dizer uma coisa a vocês, meus amigos! Petrolândia só tem duas doenças: é o coronavírus e a gestora do município'', criticou Zé Pezão.

Estiveram presentes os vereadores Joilton Pereira (Presidente da Mesa Diretora), José Luiz (Zé Pezão -Vice-presidente da Mesa Diretora), Delano Santos, Toinho de Eugênio, Jorge Viana, Dedé de França, Dr Eudes e Sílvio Rogério (SD). Faltaram Professor Evaldo (1º Secretário da Mesa Diretora), Nilson Pescador e Louro do Vidro.

Vários temas foram debatidos pelos vereadores, entre eles: proposta de criação de adicional de insalubridade para profissionais da saúde durante a pandemia, situação da Educação, transportes e  infraestrutura do município, além da solicitação para instalação de uma UPAE em Petrolândia.

Assista ao pronunciamento de Zé Pezão, no vídeo abaixo. 


Os demais assuntos da reunião, em breve, serão postadas em destaques individuais neste blog.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR

Válido para Petrolândia: INSS adia novamente reabertura de agências para atendimento presencial, para 24 de agosto

Agência do INSS em Petrolândia/PE - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

O governo adiou mais uma vez a reabertura gradual das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fechadas por conta da pandemia do coronavírus.

A reabertura estava prevista inicialmente para 13 de julho, e uma primeira prorrogação determinava a retomada gradual do atendimento presencial a partir de 3 de agosto. Agora, o governo prevê o início da reabertura para 24 de agosto.

Com isso, fica prorrogado o atendimento por meio dos canais remotos até a sexta-feira anterior, dia 21 de agosto.

O INSS suspendeu o atendimento presencial no final de março como medida de enfrentamento da epidemia do coronavírus.

Mesmo após a reabertura, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento presencial será restrito exclusivamente:

aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135);

e a serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, a exemplo da perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigências.

No país, existem 1.525 agências da Previdência Social. Segundo o INSS, antes da reabertura, cada unidade irá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

"As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura, continuarão em regime de plantão reduzido", informou o INSS. "O INSS irá disponibilizar um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento", diz o órgão em nota.

Exigência de recadastramento de aposentados segue suspensa

Segue suspensa, até 30 de setembro, a exigência de recadastramento anual de aposentados e pensionista, de acordo com instrução normativa do Ministério da Economia publicada no DOU.

Fila de benefícios do INSS que dependem de perícia médica dispara durante pandemia

Central de atendimento

O INSS esclarece que os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam pelos canais remotos, o Meu INSS (pelo site e aplicativo) e telefone 135.

O INSS disponibiliza em seu site um guia para ajudar aqueles que têm alguma dúvida de como acessar o Meu INSS. Para saber como gerar sua senha, além de aprender a solicitar serviços e benefícios, acesse https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/.

Boletim desta quarta [29/07]: Pernambuco registra 1.858 novos casos e 63 óbitos por Covid-19


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (29), 1.858 casos da Covid-19. O órgão destaca que a elevação no números em relação ao boletim anterior aconteceu em função do atraso, e consequente acumúlo de notificações, pelos municípios. Entre os casos confirmados, 112 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.746 (94%) são casos leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou até mesmo já curados. Agora, Pernambuco totaliza 91.536 casos já confirmados, sendo 23.249 graves e 68.287 leves.

Também foram confirmados 63 óbitos, ocorridos desde o dia 1º de maio. Do total de mortes no informe de hoje, 19 (30%) ocorreram nos últimos três dias, sendo 5 em 28/07; 5 em 27/07; e 9 em 26/07. Todos os outros 44 óbitos (70%) ocorreram entre 1º de maio e 25/07. Com isso, o estado totaliza 6.484 mortes pela Covid-19.

Por Diário de Pernambuco

Primeiro lote da vacina de Oxford contra coronavírus deve chegar em dezembro no Brasil

CADU ROLIM/ESTADÃO CONTEÚDO

O secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, disse em entrevista ao canal CNN Brasil, que o governo já fez a encomenda de 100 milhões de unidades da vacina contra o novo coronavírus, produzida pela Universidade de Oxford. A imunização está na terceira e última fase de testes. Se a vacina for eficaz e segura, o primeiro lote, com 15 milhões de vacinas, deverá chegar ainda em dezembro deste ano.

"Nessa encomenda, está previsto o primeiro lote para chegar em dezembro, e o segundo lote em janeiro. Muito em breve, se tudo der certo, nós teremos a vacina em dezembro com a ajuda de Deus e o esforço e trabalho de toda a comunidade científica", disse Medeiros.
Tudo sobre a covid-19

Segundo o secretário, serão 15 milhões de vacinas em dezembro e depois mais 15 milhões em janeiro. As outras 70 milhões deverão chegar ao Brasil em lotes sequenciais a partir de maio. O Brasil, ainda de acordo com Arnaldo, tem a vantagem de poder produzir a imunização em território nacional, na fábrica Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz.
Vacina do Instituto Butantan

Contudo, a vacina de Oxford não é a única em fase de testes em território nacional. Na última segunda-feira (27), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), informou que a vacina contra a covid-19, que é desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, deve ser distribuída em massa em janeiro de 2021.

JC Online

Petrolândia: Farmácia Dehon tem promoções todos os dias; aproveite!


A cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, tem Farmácia DEHON, empresa que tem o objetivo de levar a toda população do Sertão de Itaparica medicamentos, produtos de belezas, perfumarias, entre outros produtos a preços mais acessíveis.

Compareça a farmácia DEHON e confira as Mega Promoções para essa semana. VEJA ABAIXO 

COVID-19 - Confira Boletim Epidemiológico de terça-feira (28) dos municípios de Floresta e Belém do São Francisco


A Secretaria de Saúde de Floresta, com o compromisso de ser transparente em relação ao Coronavírus, vem atualizar o boletim epidemiológico - 28/07.

Hoje quatro pacientes testaram positivo para a Covid-19. Dois já estão curados, conforme protocolo do Ministério da Saúde e os demais encontram-se em isolamento domiciliar.
Os bairros com casos confirmados são:

- Zona rural 20
- DNER 11
- Centro 27
- Santa Rosa 22
- AABB 02
- Caetano II 19
- Caetano I 12
- Caraibeiras 09
- Cohab 06

A colaboração da comunidade é uma das principais formas de combater a Covid-19. Fique em casa, se for necessário sair use máscara.

Prefeitura Municipal de Floresta.


Belém do São Francisco

Boletim COVID- 19: confira os dados atualizados de Belém do São Francisco.
Nesta Terça-feira (28) a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, registra dezenove casos SUSPEITOS para Covid-19 e DESCARTA oito casos, através da realização de Teste Rápido. Além disso, classifica como clinicamente RECUPERADOS dois casos confirmados anteriormente.

Informamos também, que o município não registra no dia de hoje pacientes com sinais de gravidade.
Esclarecemos a população que esta Secretaria está tomando todas as medidas cabíveis em relação aos cuidados com os familiares e pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos/confirmados, através de monitoramento e orientações para o isolamento domiciliar.

Ressaltamos que a administração municipal está empenhada em conter o avanço da pandemia em nosso município. Por sua vez insiste para que toda a população respeite as medidas estabelecidas nos Decretos Municipais, que tem por objetivo resguardar a saúde de todos.

Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco