quinta-feira, 16 de outubro de 2014

TSE suspende trecho de propaganda de Dilma


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu hoje (16) trecho de propaganda da coligação Força do Povo (PT, PMDB, PSD, PP, PR, PDT, PROS, PCdoB e PRB), veiculada no rádio na manhã de ontem (15). A propaganda disse que o candidato Aécio Neves (PSDB) intimidava e perseguia jornalistas que criticavam seu governo em Minas Gerais. Com a concessão da liminar pedida por Aécio Neves, o trecho, considerado ofensivo, foi suspenso.

O presidente do tribunal, Dias Toffoli, acrescentou ainda que casos semelhantes que chegarem à Corte serão tratados da mesma forma. Ele salientou que estava sendo criada, a partir da decisão, uma jurisprudência para a questão e que as campanhas políticas devem ser “programáticas e propositivas”, e não baseadas em ataques entre os candidatos. O candidato do PSDB solicitou também um direito de resposta a ser veiculado em dois programas. Essa questão, porém, não foi posta em julgamento na sessão.

Agência Brasil

Petrolândia: Semana do Bebê realiza ações nas áreas urbana e rural do município

 Pesagem do Bebê Prefeito 2013
Primeira vacina do Bebê Prefeito 2014
Palestra sobre Violência Psicológica na Escola de Jatobá
Palestra sobre aleitamento materno na USF Antônio Firmino
Palestra Como cuidar do seu sorriso em escola do Icó-Mandantes
NUCA Petrolândia iniciou atividades na Semana do Bebê

Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, está vivenciando a II Semana do Bebê, com ações direcionadas pelo Selo Unicef. Iniciada no sábado passado (11), diversos eventos foram realizados na área urbana e rural, com as escolas, Hospital Municipal e PSF's totalmente envolvidos na Semana.

Entre as ações realizadas nos dias 13 e 14, houve a realização de palestras na USF Antonio Firmino sobre Aleitamento Materno (Enfermeira Amanda Viana), palestra sobre Higiene Pessoal na Escola Ângela Maria pela equipe da USF Antonio Firmino (Enfª Amanda Viana), atendimento de puericultura, palestra na Escola Municipal Xique-Xique (Agrovila 01 Bloco 03 do Caititu) sobre direitos e deveres das crianças, palestra sobre amamentação na USF Icó-Mandantes Ag. 06 Bl 03, palestras na Escola Municipal Macambira (Ag 04 Bl 03) e na Escola Municipal Chapada (Ag. 07 Bl. 03) sobre Direitos e deveres das crianças, realizada por Thaisa, e Como cuidar do seu sorriso com o odontólogo Thiago Mendes, e aplicação de flúor, ação socioeducativa realizada pelo CREAS Regional na Escola Municipal Monteiro Lobato e Cine CREAS sobre Drogas, para alunos de Educação Infantil, palestra sobre Afetividade e Fortalecimento de Vínculos entre Pais e Filhos, para pais de alunos.

Na Escola de Jatobá foi proferida palestra pelo CREAS Regional abordando Violência Psicológica, ação socioeducativa foi realizada pelo CREAS Regional na Escola Municipal Ângela Maria, CREAS em Cena sobre Trabalho Infantil, Bullying e Violência Física para alunos de Educação Infantil, dramatização das educadoras sociais. Palestra sobre Afetividade e Fortalecimento de Vínculos entre Pais e Filhos, para pais de alunos, foi ministrada por pedagoga.

O Cine CREAS também esteve na Escola Municipal 1º de Julho, com o tema Abuso Sexual, dirigido para alunos do Ensino Fundamental e palestra sobre Violência Psicológica. Ação socioeducativa foi realizada pelo CREAS Regional na Escola Municipal Vinícius de Moraes com Cine CREAS sobre Drogas, dirigido aos alunos de Educação Infantil, e palestra sobre Afetividade e Fortalecimento de Vínculos entre Pais e Filhos, para pais de alunos.

O Dia da Gestante foi realizado pela equipe da Unidade de Saúde da Família Santa Inês, com o apoio do Programa Mãe Coruja. Aplicação de flúor em crianças foi promovida na Escola Sete de Setembro, juntamente com outras atividades, enquanto a Escola Lino Manoel Viana, no Bairro Nova Esperança, foi atendida pela equipe da Unidade de Saúde da Família do PSF Apolônio Sales com aplicação de flúor nos alunos e palestra.

A Semana do Bebê de Petrolândia 2014 termina nesta sexta-feira (17).

Ver mais fotos no Facebook: Petrolândia Selo Unicef

Informações/fotos: Lívia Leite

Petrolândia: Exame, palestras gratuitas e diversão marcam Outubro Rosa no PSF Dr. Hermínio


O PSF Dr. Hermínio Ferreira Neto, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia, promoveu na terça-feira (14) a campanha Outubro Rosa. A ação dirigida para a saúde envolveu palestras sobre câncer de mama e importância do auto-exame, colposcopia, ultra-sonografias de mama, marcação de mamografias, Citologia Oncótica, testes rápidos de HIV e sífilis, dosagem de glicemia capilar e aferição de pressão arterial.

Entre apresentações culturais, o palhaço Farofa descontraiu as centenas de mulheres que compareceram ao local acompanhada pelos filhos. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

A partir daí, se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha.

Ver fotos>Ações do Outubro Rosa são realizadas no PSF Dr. Hermínio
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Prefeito de Angelim firma TAC com MPPE para contratar nova organizadora para concurso público


O prefeito de Angelim (Agreste Meridional), Marco Antônio Calado, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se comprometendo a anular os atos administrativos, publicados em 2012, que levaram à contratação do Consórcio Público para o Desenvolvimento da Região Agreste Meridional de Pernambuco (CODEAM) para organizar concurso público para provimento de cargos efetivos do município. Com o intuito de garantir a legalidade na admissão aos cargos públicos, o promotor de Justiça Jorge Dantas Júnior estabeleceu ainda um prazo máximo de 210 dias para que o governo de Angelim realize novo concurso público.

De acordo com o promotor, houve ilegalidade na contratação do CODEAM, já que a realização de concurso extrapola as competências legais dos consórcios públicos. “O consórcio público tem competência para a gestão associada de serviços públicos aos entes federativos, não se enquadrando nessa definição a prestação de serviços públicos a qualquer dos consorciados”, fundamentou. Além do MPPE, o Tribunal de Contas do Estado também pediu a anulação da contratação.

Confira jogos desta sexta pela Copa TV Asa Branca de Futsal; Petrolândia enfrenta Bom Nome em Serra Talhada


A segunda rodada da Copa TV Asa Branca de Futsal será realizada em três cidades na noite desta sexta-feira. Camocim de São Félix, Arcoverde e Serra Talhada receberão os jogos, que terão início às 20h15. A competição começou no último sábado e a primeira rodada foi completada na terça.

No Ginásio Municipal, em Camocim de São Félix, os duelos serão entre Trapiá e Maraial, Riacho das Almas e Pesqueira e Camocim e Catende. No Sesc de Arcoverde, as partidas serão entre Itaíba e Tacaratu e Sertânia e Buíque. Já no Ginásio Municipal de Serra Talhada, Floresta enfrenta Ibimirim e Petrolândia joga contra Bom Nome. Veja a tabela abaixo.


Dilma Rousseff passa mal após segundo debate da TV


A presidente Dilma Rousseff (PT) interrompeu uma entrevista ao vivo, no SBT, alegando um mal-estar, minutos após o fim do debate com Aécio Neves (PSDB), nesta quinta-feira (16). Devido ao mal-estar, ela precisou sentar e recebeu água.

A presidente havia começado a responder à repórter quando se confundiu, tentou retomar a fala, mas alegou “uma queda de pressão”. Pouco tempo depois, ela disse estar melhor.

— Eu tive uma queda de pressão. Acredito que o debate sempre exige muito da gente. Agora eu consigo concluir a minha entrevista com você. Peço desculpa ao telespectador, mas é assim que nós somos.

Apesar de pedir para concluir, Dilma foi interrompida pela repórter, que disse não haver mais tempo. Bem humorada, ela concluiu: “Se é assim que você quer, é assim que será feito”, e se despediu.

O debate promovido pelo SBT, Jovem Pan e UOL foi o terceiro antes do segundo turno, que será no dia 26. Anteontem, eles se enfrentaram na TV Bandeirantes.

Ex-diretor da Petrobrás diz que pagou propina para ex-presidente do PSDB


Paulo Roberto Costa, em delação premiada, apontou data e valores que teriam sido entregues ao ex-senador Sérgio Guerra (PE) para ‘travar’ CPI da Petrobrás,

Em um de seus depoimentos no âmbito da delação premiada que fez perante força tarefa do Ministério Público Federal, Paulo Roberto Costa citou o nome do ex-dirigente tucano, principal partido de oposição ao PT e que até agora não havia sido implicado no escândalo da Petrobrás. As informações do novo vazamento do depoimento de Costa foi divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira, 16.

Guerra fez parte da Comissão Parlamentar de Inquérito. Ele morreu em março de 2014. Paulo Roberto revelou data e valores que teriam sido repassados ao então senador.

Costa disse que entregou propina para Guerra a pedido de empreiteiras que tinham interesse em neutralizar a CPI.

Primeiro caso de chikungunya é confirmado em Pernambuco


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) decidiu antecipar para a próxima semana as ações de controle do mosquito Aedes aegypti, inicialmente previstas para novembro, depois de confirmar o primeiro caso de infecção pelo vírus chikungunya em Pernambuco. O paciente, um missionário oriundo da República Dominicana, já está curado. Outras cinco pessoas apresentaram sintomas da doença, que parece com a dengue, mas o segundo exame delas ainda não está pronto. A primeira avaliação deu resultado negativo.

A diretora-geral de Controle de Doenças e Agravos da SES, Roselene Hans, esclareceu que nenhuma transmissão ocorreu dentro do estado, os chamados casos autóctones, o que significa que não há vírus circulando em Pernambuco. O Aedes aegypti pode transmitir a dengue e a chikungunya ao mesmo tempo. A orientação é controlar os focos do mosquito e procurar o posto de saúde se há suspeita. Ontem, representantes das vigilâncias epidemiológicas participaram de um encontro sobre ações de combate.

Os pacientes foram infectados na Bahia, República Dominicana e África. A SES ainda não sabe em qual país africano o doente teria contraído a doença.

Diário de Pernambuco

Votação não sofre mudança com horário de verão no Sertão de PE; Em Petrolândia 21.552 estão aptos a votar


O segundo turno das eleições 2014, que será realizado no dia 26 de outubro, vai modificar a rotina dos eleitores em alguns estados do Brasil, pois já terá iniciado o horário de verão, programado começar à meia-noite deste sábado (18). Porém, como Pernambuco não adere ao horário especial, os eleitores não precisarão chegar mais cedo para votar.

Em Petrolândia, no Sertão pernambucano, o horário do início da votação segue normalmente. Segundo o Cartório Eleitoral de Petrolândia (70ª Zona Eleitoral do TRE-PE) 21.552 estão aptos ao voto.

Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), informou que, apesar de o guia eleitoral ser exibido pelo horário de Brasília, as eleições obedecerão o horário local, das 8h às 17h, pelo horário da capital pernambucana, Recife.

Nas regiões que vão acontecer mudanças nos horários, as eleições começarão mais cedo, porém deverão aguardar o término da votação nas cidades que não estão no horário especial de verão para o fechamento e envio das urnas.

O horário de verão 2014 encerra na madrugada do dia 15 de fevereiro de 2015 quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora a partir da meia noite.

Do G1 Petrolina

TCM-BA: Contas de prefeituras e câmaras são aprovadas com ressalvas


Nesta quinta-feira (16/10), o Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas as contas de dez prefeituras, sendo elas: Dias D'Ávila, Wagner, Ibiassucê, Irará, Igaporã, Jiquiriçá, Ponto Novo, Urandi, Araci, Fátima e Paramirim, com seus respectivos gestores Jussara Márcia do Nascimento, Natã Garcia Hora, Manoel Adelino de Andrade, Derivaldo Cerqueira, Rosana de Carvalho Melo, Valdemar Filho, Adelson Carneiro Maia, Dorival Barbosa do Carmo, Antônio da Silva Neto, José Idelfonso dos Santos e Júlio Bernardo Vieira Bittencourt.

O gestor de Ponto Novo foi o que teve a punição mais elevadas, recebendo multa de R$ 4.500,00 e a determinação de ressarcimento de R$ 74.786,69 aos cofres municipais, com recursos pessoais, pela ausência de comprovação da efetiva ocorrência de pagamento de folhas de servidores (R$ 46.650,73), ausência de comprovação de despesa (R$ 25.873,38) e pagamento de multas e juros (R$ 2.262,58).

Em relação às câmaras, foram aprovadas com ressalvas as contas de Dias D'Ávila, Ibiassucê, Irará e Jacaraci, todas referentes ao exercício de 2013, sem a aplicação de qualquer sanção aos gestores José Carlos Correia, Maria de Lourdes Brito, Carlos Alves dos Santos e Eucélito Ferreira dos Santos, respectivamente.

Petrolândia: Posto Rical recebe a van de Prêmios do Desafio Petrobras 2014


Na manhã desta quinta-feira (16), o Posto Rical, de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, voltou a receber a visita da Van de Prêmios do Desafio Petrobras. O Posto Rical foi premiado, mais uma vez, pelo bom desempenho no cumprimento de metas em 2014 que ainda não chegou ao fim, mas a empresa já colhe os frutos do bom desempenho na temporada. O Posto Rical, comandado por Geraldo e sua esposa Cida, juntamente com o filho André, venceu também o Desafio no ano passado.

A premiação da Van de Prêmios Desafio Petrobras é um reconhecimento pelo atendimento de excelência e melhor qualidade em serviços.

Os brindes foram distribuídos para todos os funcionários através de raspadinhas.  Os prêmios da Van incluem TV, bicicleta, ventiladores, liquidificador, som portátil, DVD player, câmera digital, entre outros eletrodomésticos e utensílios.

No final do sorteio o proprietário do Posto Rical, Geraldo, agradeceu a premiação obtida no Desafio Petrobras, e parabenizou todos os seus funcionários. "Agradeço a todos vocês por mais essa conquista e vamos, todos juntos, trabalhar ainda mais para conquistar mais etapas em 2015", disse Geraldo, que aproveitou também para agradecer à esposa e ao filho. "Quero agradecer essas conquistas à minha esposa Cida e ao meu filho André por mais essa vitória conquistada através de muita dedicação e muito trabalho'' disse

O Posto Rical funciona em Petrolândia há 18 anos e é um dos empreendimentos mais bem colocados no GAT-4 da Petrobrás Distribuidora. De acordo com Geraldo, contratar pessoas que sabem prestar bom atendimento ao cliente é uma das chaves do sucesso.


Notícias relacionadas (clique para ler)
>Premiação do Desafio Petrobras 2013 leva proprietários do Posto Rical (Petrolândia) e Rical Combustíveis (Paulo Afonso) à África do Sul
>Petrolândia: Posto Rical e Ricall Combustíveis recebem premiação do Desafio Petrobras em Cancún, no México
>Petrolândia: Posto Rical é premiado com convite para assistir Grande Prêmio de Fórmula 1 em São Paulo
>Petrolândia: Posto Rical envia funcionário para conhecer a Fórmula Truck em Brasília

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Hoje é dia de happy hour no Ket's


Em Petrolândia, quinta-feira é dia de encontrar os amigos ou a família para curtir horas agradáveis no ambiente charmoso e aconchegante do Ket's Buffet, no centro da cidade.

O Ket's Buffet tem diversas opções de pratos a la carte, petiscos e drinks variados e criativos.

Localizado na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, em frente à Odontomedic, o Ket's Buffet abre para o almoço todos os dias da semana e nas noites de quinta, sexta e sábado.

Ket's Buffet e Restaurante
Org. Ketty Gislene e Edelson
Av. Pref. José Gomes de Avelar - em frente à Odontomedic (Consultório de Dr. Eudes)
Centro de Petrolândia

Dia Mundial da Alimentação leva à reflexão sobre o desperdício


Anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de comida são desperdiçadas em todo o mundo, o que representa 33% de tudo que é produzido no planeta, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A informação serve de alerta no Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro.

Com o objetivo de mostrar as causas dessa realidade e recomendar ações para reduzir o desperdício, foi divulgado o relatório Desperdício e perda de alimentos no contexto de sistemas alimentares sustentáveis. O documento foi elaborado por um painel de especialistas apoiados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo o documento, o desperdício está presente em toda a cadeia produtiva. Por exemplo, logo no início acontece a falta de cuidado no manuseio da colheita e depois há o transporte mal programado e armazenamento inadequado em termos de temperatura e umidade.

Além disso, quando o alimento chega ao consumidor, seja ele doméstico ou para comércio (restaurantes), as perdas continuam. “Isso acontece principalmente por costumes já arraigados, como hábito de comprar mais do que o necessário e falta de planejamento, sendo influenciadas por técnicas de marketing que encorajam a comprar sempre mais”, afirma o documento.

Os danos ambientais do turismo - Artigo de Roberto Naime

Praia do Sítio Sobrado em Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Os impactos ambientais gerados e os danos ambientais provocados e produzidos pela atividade turística ou pelo seu desenvolvimento descontrolado, são caracterizados pela ocorrência de muitos alterações identificadas (RUSCHMANN, Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente, 4 ed. Campinas, Papirus, 1999).

A poluição se manifesta de diversas formas. Poluição do ar, provocada pelos motores e pela produção e consumo de energia. Emissão de gases pelos motores de barcos ou qualquer outro tipo de equipamento. Poluição das águas provocada por descarga de águas servidas “in natura” pela ausência de saneamento básico. Poluição através de resíduos sólidos (lixo) por falta de coleta ou programas de gestão. Poluição sonora por motores, ruídos diversos ou atividades de entretenimento.

Também ocorre a destruição da paisagem natural e de áreas originalmente agropastoris. O desenvolvimento do turismo provoca a construção de casas e outras estruturas. Algumas localidades com recursos cênicos valiosos, tais como praias ou florestas, tem o acesso do público barrado por serem propriedades privadas ou de grandes grupos hoteleiros.

Se identifica a destruição da fauna e da flora devido a poluição do ar, da água, dos solos e em função dos ruídos, que afugentam exemplares da fauna local. O excesso de pessoas em áreas naturais contribui para o desaparecimento de várias espécies de animais e plantas, devido ao pisoteio dos solos, coleta de frutas, plantas e flores, vandalismo, incêndios, etc.

Garanhuns: Vereadora Luzia Cordeiro solicita instalação de Academia da Saúde no Bairro de São José

Foto: Divulgação

Atividade física, boa alimentação e demais atitudes saudáveis são essenciais para uma melhor qualidade de vida. Pensando nisso, a vereadora Luzia Cordeiro (PROS), solicitou por meio do requerimento Nº 409/14 ao Governo Municipal, que em parceria com o Governo Federal, construa um polo do Programa Academia da Saúde no Espaço da Praça Professor Antônia Gonçalves Dias, no bairro São José em Garanhuns.

“A Academia da Saúde é um investimento que tem a finalidade de proporcionar qualidade de vida à população do bairro beneficiado, e é dotada de infraestrutura para oferecer saúde, cultura e lazer aos moradores do bairro” - explica a parlamentar.

O projeto visa contribuir para a promoção da saúde das pessoas a partir da implantação de espaços públicos construídos com infraestrutura, equipamentos qualificados para o desenvolvimento de práticas corporais; orientação de atividade física; promoção de ações de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, bem como outras temáticas que envolvam a realidade local, seguindo os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) fará seleção simplificada de 80 profissionais


A contratação temporária, em diversas áreas, foi autorizada pelo Governador João Lyra e publicada no Diário Oficial, desta quinta-feira (16). O complemento do quadro pessoal vai atuar nas atividades do Projeto Pernambuco Rural Sustentável, conduzido pela SARA, por meio do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural - ProRural.

Os contratos temporários firmados devem vigorar por até dois anos, prorrogáveis por iguais períodos, até o máximo de seis anos. As contratações acontecerão por seleção simplificada e a publicação do edital está prevista para os próximos quinze dias.

As contratações serão para as seguintes funções: técnicos (agrícola, em edificações, saneamento, informática e administrativo); engenheiros (agrônomo, ambiental, elétrico e civil); analistas (de acesso à mercado, ambiental, econômico-financeiro de projeto, comunicação social, monitoramento e avaliação, planejamento e orçamento, operações, administração financeira, gestão do conhecimento, gestão de pessoas, recursos humanos, desenvolvimento territorial, prestação de contas); administrador de redes, desenvolvedor de software, assessor jurídico, coordenador de escritórios regionais e geólogo.

Programa ProRural - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária - Governo de Pernambuco
Comunicação ProRural

São Paulo merece e precisa viver o horror da falta de água - Artigo de Leonardo Sakamoto

"O grosso da sociedade paulistana, sejam pessoas ou empresas, ainda acredita no que aprendeu na terceira série do ensino fundamental: de que o Brasil é um dos campeões mundial de água doce e que ela nunca vai faltar. E usa o recurso como se a palavra renovável significasse eterno''. O comentário é do jornalista Leonardo Sakamoto em artigo no seu blog, 15-10-2014.

Eis o artigo.

Vai ser didático para o paulistano ficar sem água. Não, este não é mais um daqueles malditos posts irônicos. Eu realmente acredito que a escassez prolongada terá um efeito transformador na forma através da qual percebemos as consequências de nossos atos.

Não quero parecer leviano. Sei que hospitais e escolas vão enfrentar crises, a economia murchará e a vida das pessoas se tornará um rascunho da titica do cavalo do bandido. Afinal, estamos falando de milhões concentrados em um pequeno espaço poluído e caótico dependente do sistema Cantareira.

Mas o ser humano só se mexe mesmo quando está à beira do abismo. E, às vezes, nem isso.

Vejamos um paralelo: diante da negação por parte de governos e o setor empresarial, um renomado cientista declarou, pouco antes de uma das cúpulas globais do clima, que era melhor deixar os fatos tomarem seu curso natural, o planeta aquecer, refugiados ambientais quadruplicarem, cidades nos países ricos serem invadidas pelo mar, a fome surgir no centro do mundo, guerras ambientais ocorrerem. Só assim pessoas e países tomariam atitudes mais fortes que as insuficientes alternativas atuais, como o mercado de carbono.

45º Seminário “Direitos Humanos e Democracia” encerra projeto das Semanas de Direitos Humanos 2014

Depois de contemplar 128 municípios pernambucanos interiorizando ações na área de direitos humanos, e buscando contribuições para o Plano Estadual de Direitos Humanos, o seminário reúne gestores municipais e estaduais, prefeitos e sociedade civil no Recife. (Foto: Blog Darcio Rabelo)

O 45º Seminário Regional: “Direitos Humanos e Democracia” será realizado, nesta sexta-feira, 17, a partir das 08h, no auditório da Justiça Federal, na Avenida Recife. O seminário regional ocorre desde 2012 dentro da programação das Semana Estadual de Direitos Humanos, evento que já contemplou 69.189 pessoas em todo o estado até o momento.

O objetivo do seminário regional é avaliar as ações na área de direitos humanos, que estão sendo ampliadas em todo o estado. São ações voltadas para o combate às violações a população mais vulnerável, como: Pessoa Idosa, Criança e Adolescente, LGBT, Reeducandos do Sistema Aberto e em Liberdade Condicional e Pessoas com Deficiência.

Todo esse público é atendido pelo Sistema de Proteção, que pode ser acessado através da Ouvidoria de Direitos Humanos, no 0800 0814421. Esse sistema é vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH, que está promovendo o seminário.

Rio Grande do Norte tem situação de emergência em 152 dos 167 municípios


A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu hoje (16) situação de emergência em 152 dos 167 municípios do Rio Grande Norte, em função da seca prolongada. A portaria autoriza o reconhecimento e traz a lista das cidades publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com relatório do governo do estado, do final de setembro, a maior parte dos reservatórios do Rio Grande do Norte está com percentual de armazenamento inferior a 50% de sua capacidade máxima e, dentre esses reservatórios, há 15 açudes com armazenamento inferior a 10% da capacidade máxima.

O governo estadual informa ainda que a zona rural dos municípios permanece afetada com a falta de água para produção agrícola e pecuária, bem com para o consumo humano e animal.

Agência Brasil

Garanhuns: Projeto beneficia idosos e pessoas com deficiência nos programas habitacionais


Foi aprovado em 2ª votação, nesta segunda-feira (13), na Câmara Municipal de Garanhuns, o Projeto de Lei Nº 075/14 de autoria do Vereador Audálio Ramos Filho (PSDC), que reserva 5% dos apartamentos térreos dos conjuntos habitacionais populares, aos idosos e portadores de deficiência contemplados nos programas habitacionais construídos no município de Garanhuns. O benefício se estende a pessoas que tenham dependentes nessas condições.

Segundo Audálio Filho, seu projeto visa contribuir para o aprimoramento do atendimento prestado nos programas habitacionais desenvolvidos no município, e afirmar que os portadores de deficiência têm o direito de gozar de mecanismos que facilitem sua locomoção, o que justifica a reserva dos andares térreos para o atendimento de suas necessidades.

Estudante de Afogados da Ingazeira é escolhido como Deputado Mirim pela Câmara Federal

O adolescente Francisco Alves Quirino, 13 anos, aluno da rede municipal de ensino de Afogados da Ingazeira foi um dos três escolhidos como Deputado Mirim pela Câmara dos Deputados, em Brasília. 

Ele é aluno da Escola Dom Mota e concorreu com mais de 700 jovens de todo o Brasil. A iniciativa de eleger Deputados Mirins é do “Plenarinho” – Portal Infantil da Câmara dos Deputados e tem por objetivo estimular os jovens a debater e apresentar sugestões para os problemas de sua comunidade e de seu país. Os outros dois jovens vencedores do concurso “Deputado Mirim” foram Lívia Carneiro, 12 anos, de Belo Horizonte (MG) e Igor Nascimento, de Serrinha (BA). Segundo texto de divulgação da Câmara Federal “eles tiveram ideias bem legais, que se destacaram pela originalidade e pela importância”.

No próximo dia 30 de outubro, os três Deputados Mirins terão a oportunidade de ir a Brasília defenderem suas propostas no plenário da Câmara dos Deputados.

CBHSF confirma reunião com setor elétrico em Salvador

Lago de Itaparica (Foto: Blog de Tony Xavier)

Reunida na quinta e sexta-feira passada (dias 09 e 10) em Maceió, a Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco confirmou o encontro que manterá com técnicos do setor elétrico, a exemplo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais (Cemig), além da Agência Nacional de Águas (ANA), entre outros, em Salvador (BA), no próximo dia 22 de outubro. Na oportunidade, será apresentada a nova proposta do setor para a defluência a ser praticada no rio São Francisco.

Na última quinta-feira, em Brasília, o setor elétrico lançou a proposta de aumentar o nível do rio a partir da represa de Sobradinho, na Bahia, dos atuais 1.100 m³ por segundo para 1.500 m³ por segundo, no período de carga leve e reduzi-la para 900 m³, quando houver mais demanda para geração de energia. Diante da reunião na ANA, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, sugeriu que o tema seja exposto perante o colegiado. “Será uma declaração de guerra na bacia, pois os impactos ambientais, que já são graves, serão catastróficos. A interferência na vida lacustre será terrível, com grande mortandade de peixes e a inviabilidade de projetos atualmente em execução no âmbito da bacia e é o setor elétrico quem deve apresentar a proposta, não nós”, afirmou Miranda.

Petrolândia: Plena Consultoria divulga nota sobre assistência prestada aos projetos irrigados do município

Fotos: Thiago Moraes/Plena
Sérgio Carvalho, responsável pela Plena Consultoria e Projetos em Petrolândia, encaminha nota ao Blog de Assis Ramalho, esclarecendo o serviço que a empresa está desenvolvendo nos projetos irrigados do município e as dificuldades encontradas para assistência aos produtores.

Semana passada, as agrovilas da Reta tiveram o fornecimento de água para irrigação suspenso, após a redução do volume de água no lago de Itaparica, somada ao assoreamento do canal que abastece a Estação de Bombeamento da localidade. Revoltados, agricultores prejudicados realizam mutirão para limpar manualmente o canal e a prefeitura alocou uma máquina para dragagem para a ação emergencial.

No dia seguinte, no STR-Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, houve reunião entre os produtores e o superintendente regional da Codevasf em Petrolina, João Bosco. Uma máquina foi trazida de Petrolina e está a serviço da Plena, fazendo a dragagem de canais.

Na nota, a Plena informa todas as ações e providências que a empresa de assistência, terceirizada da Codevasf, tem empreendido para atender às necessidades dos agricultores.

Para ler a nota, na íntegra, clique aqui>Nota da Plena Consultoria e Projetos

Notícias relacionadas:
>Após dragagem, canal de irrigação das agrovilas da Reta funciona com normalidade
>Petrolândia: Situação caótica faz com que produtores rurais realizem mutirão para desobstruir o canal de abastecimento às Agrovilas da Reta
>Petrolândia: Produtores rurais reúnem-se com superintendente regional da Codevasf para discutir problemas dos perímetros irrigados
>Lideranças de Petrolândia reúnem-se com minístro da Integração e decidem por manutenção do bloqueio de acesso à Transposição
>Após desbloqueio em guarita da Transposição, Lourival Simões fala sobre o protesto realizado por petrolandenses em Floresta
>Exclusivo: Em entrevista ao Blog, ministro da Integração Francisco Teixeira fala sobre a situação do Lago de Itaparica e ações emergenciais para o Perímetro Irrigado

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos gentilmente cedidas por Thiago Moraes da Plena Consultoria

Lotes de medicamentos, cosmético e desinfetante são retirados do mercado por determinação da Anvisa

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (16) a suspensão da distribuição, comercialização e do uso do lote 301628F01 do medicamento Depakene (valproato de sódio) 500mg, comprimido revestido. A empresa Abbott Laboratórios do Brasil Ltda, fabricante do produto, comunicou o recolhimento voluntário do lote em razão de uma manutenção na guia de alimentação das tampas que ocasionou fechamento inadequado de alguns frascos.

O medicamento é um neuroléptico usado no tratamento de ausência simples acompanhada de descargas epilépticas, sem outros sinais clínicos detectáveis. A ausência complexa é a expressão utilizada quando outros sinais também estão presentes.

Também foi suspenso o lote 04814 do medicamento bromidrato de citalopram 20mg, comprimido revestido. A empresa fabricante Actavis Farmacêutica Ltda comunicou o recolhimento voluntário do lote após receber reclamação de consumidor que encontrou a bula de outro medicamento na embalagem do produto citado. A troca das bulas, segundo a Anvisa, foi confirmada após avaliação das unidades devolvidas.

Petrolândia: Grupo de Trabalho Humanizado do Hospital Municipal realiza ação educativa nesta sexta no Mercado Público


O GTH – Grupo de Trabalho HumanizAÇÃO do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima informa à comunidade que será realizada amanhã, sexta-feira (17), no Mercado Público, a partir das 8h30, ação educativa em alusão à II Semana do Bebê de Petrolândia.

No Pátio de Eventos, entre os serviços prestados haverá aferição de pressão arterial, teste de glicemia e teste rápido de tipagem sanguínea em crianças.

A ação terá a participação do CRAS, CREAS e Conselho Tutelar, entidades que vão colaborar distribuindo panfletos com orientações e tirando dúvidas da comunidade.

Informações: GTH – Grupo de Trabalho HumanizAÇÃO do HOMUPE

Ebola: hospital do Texas admite erros após dois casos confirmados


O Hospital Presbiteriano do Texas, em Dallas, onde foi registrado o primeiro caso de ebola nos Estados Unidos, cometeu erros de gestão envolvendo o paciente que morreu há uma semana e contagiou duas enfermeiras.

O diretor clínico da Texas Health Resources, consórcio de saúde ao qual pertence o hospital, Daniel Varga, comparece hoje (16) à Câmara dos Representantes, mas o documento que será apresentado por ele já foi difundido por meios de comunicação norte-americanos.

“Infelizmente, cometemos erros no primeiro contato com o paciente contaminado, apesar das melhores intenções nossas e da equipe médica altamente qualificada”, admite Daniel Varga, desculpando-se também por “não ter diagnosticado corretamente os sintomas do ebola”.

O paciente procurou pela primeira vez o Hospital Presbiteriano do Texas no dia 25 de setembro, com febre e dores abdominais, mas os médicos deixaram que ele voltasse para casa com antibióticos, sem levar em consideração que o homem vinha da Libéria. Três dias depois, ele voltou ao hospital e foi colocado sob quarentena.

Frases do dia 16/10/2014: Coletânea IHU Online


Emocionante...

"O debate entre os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff e Aécio Neves, realizado pela Rede Bandeirantes de rádio e televisão, na terça-feira à noite, teve méritos indiscutíveis. Pela primeira vez os dois se puseram frente a frente num incrível embate direto. Foi emocionante" - Eugênio Bucci, jornalista e professor da Eca-USP - O Estado de S. Paulo, 16-10-2014.

Aécio diz que quer ser lembrado como presidente que revolucionou a educação


Em ato político com prefeitos de partidos aliados, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, disse ontem (15) que, se for eleito, quer ser lembrado no futuro como o “presidente que revolucionou a educação” no país. No evento, Aécio falou principalmente sobre seu projeto para a educação, lembrando que hoje é o Dia do Professor.

“Se vencer as eleições, e puder escolher uma marca para ser lembrado no futuro, quero ser lembrado como o presidente que revolucionou a educação no Brasil". Segundo ele, isso começa pela valorização dos professores. No encontro, o candidato reiterou o compromisso de fazer com que a União apoie os estados e municípios para que eles possam garantir o pagamento do piso salarial para os professores, a partir de janeiro.

Aécio lembrou que é deles a responsabilidade de mudar a realidade do Brasil, mais que de quaisquer outros profissionais. "A eles presto a minha homenagem e [reitero] o compromisso de garantir o apoio para que seja feito o pagamento do piso pelos estados e municípios que ainda não conseguem fazê-lo de forma adequada."