sexta-feira, 19 de maio de 2017

Câmara diz que JBS não ajudou na sua campanha


Em nota oficial distribuída à imprensa, o governador do Estado Paulo Câmara rebateu as denúncias feitas por Ricardo Saud, diretor de Relações Instituições da JBS, na qual afirma que a empresa pagou propina para a campanha do pessebista. Abaixo, confira na íntegra a nota de Paulo Câmara.

"Venho repudiar, veementemente, a exploração política do depoimento do delator Ricardo Saud, que já antecipo não corresponde à verdade. Não recebi doação da JBS de nenhuma forma. Nunca solicitei e nem recebi recursos de qualquer empresa em troca de favores. Tenho uma vida dedicada ao serviço público. Sou um homem de classe média, que vivo do meu salário.

Como comprovará quem se der ao trabalho de ler o documento que sintetiza a delação, o próprio delator afirma (no anexo 36, folhas 72 e 73) que nas doações feitas ao PSB Nacional "não houve negociação nem promessa de ato de ofício", o que significa que jamais houve qualquer compromisso de troca de favores ou benefícios. Desta forma, é completamente descabido o uso de expressões como "propina" ou “pagamento”.


Delação da JBS chega a Pernambuco em citações a Geraldo Julio e Paulo Câmara; Citados negam.

Citados negam acusações de Ricardo Saud (foto)

O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em acidente de avião em 2014, foi acusado de negociar a quantia de R$ 15 milhões em propina durante a campanha à presidência da República, no mesmo ano de sua morte. A informação foi repassada pelo diretor da holding J&F, empresa controladora do frigorífico JBS, Ricardo Saud, durante delação no dia 5 de maio, na sede da Procuradoria Geral da República, em Brasília.

Além de Campos, o atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o senador Fernando Bezerra Coelho e o ministro das Cidades, Bruno Araújo, também são citados como integrantes das negociações e recebimento de valores.

Segundo Saud, Eduardo Campos receberia mais dinheiro conforme o crescimento de sua campanha presidencial. “Um cara novo, de futuro, aí a gente resolveu investir nele. Nós pusemos lá um limite, pra iniciar, pra ver as coisas. Falamos ‘nós vamos deixar aqui pra você uns R$ 15 milhões de propina, se você começar a crescer, nós vamos melhorando isso aí’, e isso foi feito”, conta.


Vire carranca para defender o Velho Chico

O dia 03 de junho foi instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Para divulgar essa data o CBHSF lançou, em 2014, a campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, que marca o Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Rio São Francisco. O objetivo da campanha é de conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos.

Em 2017, o tema da campanha será a preservação do Cerrado e da Caatinga. O CBHSF defende a declaração desses dois biomas pelo Congresso Nacional como patrimônio nacionais. Por isso, o Comitê concentrará esforços na coleta de assinaturas para viabilizar uma proposta que institua a Caatinga e o Cerrado como patrimônios nacionais, como já ocorre com a Mata Atlântica e Floresta Amazônica.

As assinaturas serão recolhidas em eventos da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” que acontecerão, no dia 03 de junho, nos seguintes municípios: Pirapora (MG), Ibotirama (BA), Paulo Afonso (BA), Traipú (AL) e Propriá (SE).

Participe dessa luta pelo rio São Francisco e vire carranca para defender o Velho Chico!


Tacaratu: Caminhão com carga de tijolos tomba na descida da PE-375, no Sítio Espinheiro


Fotos: Diogo Freire
 


  
 

Um caminhão que transportava tijolos tombou na PE-375, entre Tacaratu e Petrolândia, na tarde desta sexta-feira (19). O acidente aconteceu na entrada do Sítio Espinheiro, na zona rural de Tacaratu. Não se sabe o motivo do acidente, mas acredita-se que o motorista perdeu o controle do veículo e o caminhão, que pertence ao Grupo Sanfrancisco, tombou na pista.

De acordo com informações à nossa reportagem, parte do carregamento de tijolos foi saqueado.

Ainda segundo informações, o condutor do veículo foi socorrido ao Hospital Municipal de Petrolândia, aparentemente apenas com leves escoriações pelo corpo.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Diogo Freire, enviadas gentilmente a nossa redação


Petrolândia: Agricultores reúnem-se com presidente da Codevasf em Arcoverde


 Fotos: Divulgação


Depois de um dia de protesto, quando fecharam a BR 316, entre os municípios de Floresta (PE) e Petrolândia (PE) e desativaram as bombas da Transposição na Estação de Bombeamento (EBV-01) do Eixo-Norte, um grupo de agricultores do Sistema Itaparica teve um encontro à noite, em Arcoverde, com a presidente da Codevasf, Kênia Régia Anasenko Marcelino; o Superintendente da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro; e o deputado federal Zeca Cavalcanti. Presentes também os vereadores de Petrolândia José do Nascimento Araújo - Professor Evaldo (PSD) e José Luiz dos Santos – Zé Pezão (PTB).

Os produtores estão inconformados com a falta de manutenção e as constantes ameaças de desativação das bombas d’água dos perímetros irrigados do Sistema Itaparica por parte da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e da empresa contratada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Na reunião em Arcoverde, os agricultores trouxeram uma pauta de reivindicações, entre elas a normalização dos atrasados da energia e das empresas que prestam serviços, garantia de recursos financeiros e orçamentários para operação e manutenção dos perímetros irrigados de Itaparica até dezembro de 2017, revitalização e substituição por equipamentos do sistema, recuperação e renovação dos canais de aproximação das estações de bombeamento e negociação apenas através de comissão criada em assembleia de produtores.


Petrolândia: Aniversariante do dia, Lomark Barbosa, o 'Chumbinho Batera', recebe parabéns da amada Renata Hély


O jovem Lomark Barbosa, conhecido como 'Chumbinho Batera', baterista da dupla Gleydson & Henricky, completa idade nova nesta sexta-feira, 19 de maio, e recebe os parabéns da esposa, a cantora Renata Hély.

Feliz aniversário, meu amor! Nesta data e em todos os dias de sua vida, receba de sua família, de seus amigos e todos que admiram, em especial de mim e do seu filho, desejos de saúde, felicidade, harmonia e sucesso! Te amo! Renata.

Redação do Blog de Assis Ramalho 
Informações/foto: Renata Hély


Petrolândia: Campanhas da Comunidade Terapêutica Peniel e 18 de Maio mobilizam grande público em caminhada


Fotos: Assis Ramalho

A Comunidade Terapêutica Peniel, instituição que trabalha na recuperação de dependentes químicos em Petrolândia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Segurança Cidadã. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, Casa das Juventudes de Petrolândia, e grupos religiosos realizaram na manhã desta sexta-feira (19) uma caminhada de conscientização para a prevenção ao uso de drogas.

O movimento foi iniciado por volta das 8h da manhã, com concentração na Avenida Auspício Valgueiro Barros, próximo à Conveniência A Bodega, de onde partiu a passeata que percorreu as principais vias do centro da cidade, com faixas e cartazes.

A caminhada ainda reuniu outros movimentos, como a campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nessa quinta-feira (18). Presentes também integrantes do Grupo Amor-Exigente de Petrolândia.

As mobilizações foram encerradas em frente ao Mercado Publico por volta das 11 horas, após a realização de sorteios de brindes, doados pelo comércio local, e apresentação cultural de grupo de dança da Casa das Juventudes.

Em uma tenda, montada exclusivamente para o evento, enfermeiras do Hospital Municipal disponibilizaram aferição de pressão arterial para a população. A Guarda Municipal prestou apoio à realização do evento.

Parabéns aos organizadores dos eventos. 

Ver todas as fotos>Caminhada contra as drogas e contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Passeio ciclístico em Afogados da Ingazeira marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


A pequena Araceli Cabrera Sanches tinha apenas oito anos de idade quando foi barbaramente assassinada na capital do Espírito Santo. Era 18 de Maio de 1973. Drogada, espancada, estuprada e morta, o corpo foi desfigurado por ácido. O crime, praticado por membros de uma tradicional família capixaba, ainda hoje permanece impune. Desde 2000, regulamentada pela lei nº 9.970, a data foi oficializada como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Buscando dar visibilidade a luta pelos direitos de crianças e adolescentes, e conscientizar a sociedade para a importância do combate à exploração sexual dessa parcela da sociedade tão vulnerável, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu nesta quinta (18) um grande passeio ciclístico pelas ruas da cidade.
Organizado pela Secretaria de Assistência Social, o evento contou com o apoio do CREAS municipal, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Secretarias de Saúde e de Educação, dentre outras organizações e instituições.


Ação em Petrolina marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Ações de conscientização no centro da cidade marcaram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta quinta-feira (18), em Petrolina. Durante toda a manhã, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realizaram panfletagens com o objetivo de conscientizar a sociedade para a importância de reconhecer e também denunciar esses casos.

A concentração aconteceu na Praça do Bambuzinho, no centro da cidade, onde quem passou pelo local teve a oportunidade de refletir sobre o assunto e também obter informações acerca das diversas formas de fazer uma denúncia.


Gato-mourisco atropelado no Ceará passará por cirurgia no Cetas Tangara

Espécie está na lista dos ameaçados de extinção. Animal foi encontrado em Barbalha, no Ceará, e entregue à CPRH em Exu, Sertão de Pernambuco (Foto: Divulgação/CPRH)

Um gato-mourisco (Puma yagouaroundi) atropelado em rodovia no município cearense de Barbalha, no lado norte da Chapada do Araripe, está recebendo cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), e passará por cirurgia. A espécie está na lista dos ameaçados de extinção e foi entregue a agentes ambientais da CPRH no município de Exu, no Sertão pernambucano, que o trouxeram para o Cetas.

Adulto, o gato-mourisco foi encontrado acidentado em Barbalha na segunda-feira (15). Teve fraturas no fêmur e na pélvis. Foi recolhido por agentes da Área de Proteção Ambiental (APA) do Araripe, unidade de conservação federal com abrangência em áreas de predominância da caatinga em três Estados – Ceará, Piauí e Pernambuco. Recebeu cuidados iniciais e, na terça (16), foi entregue à equipe da CPRH que se encontrava no Sertão do Araripe, no município de Exu.


DER segue investindo em melhorias das rodovias pernambucanas

Foto: Divulgação/DER-PE

Visando melhorar as condições de trafegabilidade nas rodovias pernambucanas com mais conforto e segurança, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, continua realizando serviços de conservação da malha viária. O cronograma de ações está contemplando atualmente a PE-365, importante via que liga Serra Talhada a Triunfo, passando por Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú, com investimento de R$ 500 mil.

A iniciativa foi inserida na programação de conservação do DER em abril passado, pra ser executada neste mês de maio. Após as últimas chuvas, os trabalhos foram iniciados pelo Distrito Rodoviário de Sertânia, que segue realizando roço, capinação, limpeza dos dispositivos de drenagem e a operação tapa-buracos, no trecho de 36 quilômetros da PE-365. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no final de junho próximo.



Corrupção e política no Brasil em discussão no Ponto a Ponto deste sábado (20)


No Brasil, política e corrupção muitas vezes são palavras que andam juntas. Cada vez mais manchetes de jornais têm falando de desvio de verbas, superfaturamento de obras e tantos outros crimes. No Ponto a Ponto deste sábado (20), que será exibido pela BandaNewsTV, à meia-noite, a jornalista Monica Bergamo e o cientista político Antonio Lavareda recebem o jornalista e consultor político Eduardo Oinegue para tratar do assunto “Corrupção e política no Brasil”. O programa é reprisado no domingo (21), às 17h30.

Para a maioria das pessoas (54,7%) há uma percepção de que, em geral, o brasileiro pratica corrupção. É o que mostra a pesquisa da CNT-MDA realizada em fevereiro de 2017. Outro dado importante é que a corrupção está relacionada, principalmente, aos políticos (60%, Datafolha/ Abril 2017), apontados como principais beneficiários pelos esquemas descobertos pela Lava Jato.


Nem todo nódulo da tireoide necessita de tratamento

Apenas 5% dos casos diagnosticados apresentam algum risco para o paciente

Extremamente comuns, os nódulos na tireoide podem aparecer em qualquer pessoa, de qualquer faixa etária. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, estima-se que 60% da população brasileira terá nódulos na tireoide em algum momento da vida. Porém, são poucos os quadros necessitam, de fato, de tratamento. Apenas 5% dos casos são malignos.

“O paciente deve estar atento a qualquer sinal estranho na região do pescoço. Se sentir dificuldade para engolir ou, ao passar a mão, detectar algum tipo de caroço, é fundamental que ele procure um especialista”, alerta a Dra. Carolina Ferraz, endocrinologista do Centro de Nódulos da Tireoide do Hospital Samaritano de São Paulo.


Prefeitura de Petrolina reúne artistas para discutir reestruturação do Conselho Municipal de Cultura


Representantes de diversos segmentos culturais de Petrolina se reuniram na noite dessa quinta-feira (18) para tratar sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Cultura. O encontro foi proposto pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes que convocou a classe para discutir também um novo estatuto para a entidade.

A secretária de Cultura, Turismo e Esportes de Petrolina, Maria Elena de Alencar, lembra que o objetivo do Conselho é fomentar o setor cultural através da representação das várias linguagens artistas.

“Esta primeira reunião foi muito proveitosa e participativa porque conseguimos trazer artistas de várias representações. O conselho é extremamente necessário para que as ações relacionadas à cultura sejam democratizadas. O Conselho também é importante para os investimentos que pretendemos trazer para a cidade para fazer face aos investimentos do Ministério da Cultura. Assim como fizemos com o turismo, vamos também reestruturar o conselho de Cultura”, informou a secretária.


Jatobá: É amanhã (20) o 1º Ciclo de Palestras


Divulgação/Organização 1º CIPA


Petrolândia: Sandro Ramos apresenta-se com música instrumental na Praça de Alimentação nesta sexta

O músico Sandro Ramos apresenta-se hoje (19) à noite na Praça de Alimentação, no centro de Petrolândia, das 19h30 as 21h00, com música ao vivo ao som de piano eletrônico.

Curta músicas clássicas, nacionais, internacionais e gospel, enquanto saboreia um delicioso lanche na Praça de Alimentação.

Sandro Ramos Instrumental pode ser contratado para tocar em casamentos, recepções eventos sociais, oferecendo conforto acústico e requinte ao seu encontro social. contato: 87 9 9995 5385.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informação de Sandro Ramos


Povo Pankará de Itacuruba assina termo para construção de adutora em sua aldeia

Solenidade de assinatura do termo de cooperação com o povo Pankará, durante a Plenária do CBHSF realizada em Recife (Foto: Victor Jucá/Ascom CBHSF)

Após meia década de lutas, solicitações e muita ansiedade o povo Pankará finalmente conseguiu a liberação para construção de uma adutora para a aldeia Serrote dos Campos, município de Itacuruba, situado em Pernambuco. O termo técnico foi assinado na tarde desta quinta-feira (18 de maio), na XXXII Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que aconteceu no hotel Golden Tulip, em Recife (PE).

Cícera Cabral é semi-cacique da Aldeia Serrote dos Campos e mora a nove quilômetros de distância do rio São Francisco, mas há muitos anos não corre água potável em sua torneira. O abastecimento hídrico em seu povoado se dá por meio de caminhões pipas, que sempre quando eles chegam a Cacique precisa fazer o gerenciamento destes recursos para 480 integrantes de sua comunidade. A indígena se recorda de seu passado não muito distante onde já passou mais de 15 dias sem água em casa e para fazer o leite de sua filha foi necessário ir de casa em casa pedindo um pouco de líquido para seus vizinhos. Mesmo encontrando-se a nove quilômetros do rio, seus dias são compostos por sequidão, irrigados pela ânsia de água.


Certificação ganha força no Brasil e valida domínio técnico de profissionais

Em países da Europa e nos Estados Unidos, o processo de certificação é exigência de contratação em diversos segmentos. Por aqui, o movimento vai na mesma direção.

A certificação é um exame reconhecido pelo mercado, realizado por uma entidade ou órgão de respeito, atestando que um profissional de determinada área pode prestar serviços específicos com qualidade. Este tipo de título aos poucos ganha força no Brasil por criar referências, elevar o nível de soluções e, por consequência, aumentar a competitividade entre os profissionais.

Com o crescimento da oferta no ensino técnico e superior nos últimos anos, onde o último censo organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP – indica que o total de matrículas em faculdades e universidades cresceu 81% em dez anos e de 51% na modalidade técnica em apenas quatro, os órgãos regulamentadores das profissões têm observado uma crescente perda de qualidade. O exame da OAB, por exemplo, reprovou 8 a cada 10 candidatos desde 2010, de acordo com levantamento da FGV Projetos.


Prefeitura de Petrolina resolve mais um problema de esgoto que caía no rio São Francisco

Este já é o terceiro ponto de esgoto eliminado pelo projeto Orla Nossa, em apenas 2 meses (Foto: SEINFRAHM/Divulgação)

Mais um ponto de esgoto que tinha o rio São Francisco como destino foi eliminado em Petrolina. Desta vez, a parceria da Diretoria de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM) e a Compesa descobriu o problema nas imediações de um condomínio localizado na avenida Cardoso de Sá, na orla da cidade. De acordo com informações das equipes que trabalharam no local, pela situação encontrada, o cano estava quebrado há muito tempo, despejando esgoto no canal que leva águas pluviais para o rio, o que certamente ocasionou prejuízos ambientais na localidade. Depois de dois dias de trabalho, que terminou na última segunda-feira (15), o problema pôde ser resolvido depois que o cano foi consertado.

MAIS UM


Temer e Aécio agiam juntos para barrar Lava Jato, diz PGR


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, aponta articulação entre o senador afastado Aécio Neves (PSDB) e o presidente Michel Temer (PMDB) para impedir o avanço da Lava Jato. A informação consta na determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin para abertura de inquérito contra Temer, Aécio e o deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR).

"[...] verifica-se que Aécio Neves, em articulação, dentre outros, com o presidente Michel Temer, tem buscado impedir que as investigações da Lava Jato avancem, seja por meio de medidas legislativas, seja por meio de controle de indicação de delegados de polícia que conduzirão os inquéritos", afirmou Janot.


Dono da JBS diz que deu R$ 30 milhões para Cunha comprar deputados


O dono do frigorífico JBS Joesley Batista contou à Procuradoria Geral da República (PGR), em sua delação premiada, que deu R$ 30 milhões ao deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para bancar a campanha do peemedebista à presidência da Câmara, em 2015. Segundo o empresário, Eduardo Cunha "saiu comprando um monte de deputados Brasil a fora".

À época, o deputado do PMDB venceu a eleição interna da Câmara no primeiro turno, derrotando o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que tinha o apoio dos articuladores políticos do governo Dilma Rousseff. Na ocasião, Cunha obteve 267 dos 513 votos da Casa, e Chinaglia, 136.

Joesley Batista contou detalhes do repasse de dinheiro ao deputado cassado ao ser questionado pelos procuradores da República sobre o valor que havia sido solicitado por Eduardo Cunha.


Vice­-governador de Pernambuco Raul Henry defende renúncia de Temer

Raul Henry em entrevista à Assis Ramalho (foto/arquivo)

O vice­-governador de Pernambuco, Raul Henry (PMDB), defendeu a renúncia do presidente Michel Temer (PMDB) como melhor caminho para melhorar a grave crise política instalada no Brasil. "A iniciativa dele pela renúncia ajudaria a pacificar o país", disse o vice­governador durante entrevista na Rádio Jornal na manhã desta sexta.

Apesar de defender a renúncia de Temer, Raul Henry afirma que isso é uma decisão exclusiva do próprio presidente: "temos que respeitar a decisão de Temer", afirmou.


JBS diz que pagou R$ 60 milhões em propina para Aécio Neves em 2014


De acordo com a delação do empresário Joesley Batista, da JBS, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) teria recebido cerca de R$ 60 milhões em propina no ano de 2014. O pagamento foi feito por meio de emissão de notas fiscais frias a empresas.

Batista revelou também que teria dado dinheiro a outros partidos para apoiar o tucano na campanha para a presidência da República. As informações são do colunista Lauro Jardim, de O Globo.

O Globo


Agricultor morre após encostar em cerca eletrificada em Serra Talhada, no Sertão de PE


Um agricultor de idade não informada morreu na madrugada desta sexta-feira (19) após sofrer um choque ao encostar em uma cerca em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, fios de alta tensão de um poste caíram em cima da cerca.

Ainda segundo a polícia, as faíscas dos fios provocaram um pequeno incêndio em uma plantação. O homem acordou com o barulho e tentou passar pela cerca para avisar ao vizinho do fogo que havia atingido a propriedade, conforme informou a Polícia Civil.

O agricultor morreu no local e o corpo dele foi encaminhado para o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada.

G1 Caruaru


Presos ordenavam mortes e comandavam tráfico de drogas de dentro de presídio no Sertão de PE

Segundo a Polícia Civil, ordem para matar pessoas e o comando do tráfico de drogas na cidade vinha de dentro do presídio (Foto: Taisa Alencar)

Três mulheres foram presas suspeitas de integrarem uma associação criminosa com atuação em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A organização foi desarticulada durante a 'Operação Alcateia 2', apresentada nesta sexta-feira (19), pela Polícia Civil (PC). Além dos três presos, seis detentos do sistema prisional são apontados como membros da associação que comandava o tráfico de drogas e ordenava mortes de dentro do presídio. Ainda é atribuido ao grupo o crime de associação para o tráfico.

As investigações da segunda fase da ação começaram em janeiro deste ano, como desdobramento da 'Operação Alcateia', deflagrada em dezembro de 2016. Inicialmente os delegados investigavam crimes de homicídios na região, quando descobriram que as mortes estavam ligadas a venda de drogas. A atuação ocorria em Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Igarassu.