domingo, 11 de julho de 2021

Prefeitura de Petrolândia antecipa 2ª dose da AstraZeneca/Fiocruz; Vacinação começa nesta segunda (12/07)


A Prefeitura de Petrolândia antecipou a aplicação da 2° Dose da AstraZeneca/Fiocruz para pessoas que receberam a 1° dose há mais de 60 dias.

A vacinação começa nesta segunda-feira (12/07), no horário das 8h às 12h, no Ginásio de Esportes, na Quadra 01. 

Não é necessário fazer agendamento

Documentação Necessária: CPF, Identidade, Cartão do SUS e Cartão de vacinação 1° dose.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: Calendário 12 a 16/07/2021 de marcações de exames e consultas na Secretaria de Saúde

 

Calendário Semanal de Marcações de Consultas e Exames na Secretaria Municipal de Saúde, situada na rua Cecília Delgado, em frente à loja Minas/D'Leles, no centro de Petrolândia.


Confira abaixo (12 a 16/07/2021)


Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura de Petrolândia/Secretaria de Saúde

Prefeito de Petrolândia Fabiano Marques visita a zona rural para ouvir demandas dos moradores

Reprodução Vídeo Prefeitura Municipal de Petrolândia

O prefeito de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques, aproveito o final de semana para visitar a zona rural do município. 

"Prefeito de gabinete aqui passou foi longe! Iniciamos o nosso final de semana na Zona Rural, visitando o homem do campo. Gestão ao lado do povo, entendendo as demandas, solucionando os problemas e realizando uma nova história", enfatiza a publicação em vídeo, nas redes sociais.

Foram visitadas as comunidades da Agrovila 06, Baixa Querida, Mandacaru, Lagoa do Cipó, Avarzeado e Pau de Colher.


Blog de Assis Ramalho 
Com informações e vídeo da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Vacinação contra febre aftosa termina na próxima sexta, 16 de julho

Primeira etapa da campanha segue até 16 de julho em todo o Estado com a meta de imunizar 90% do rebanho de bovinos e bubalinos (Foto: Adagro;Divulgação)

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), estendeu o prazo para aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa. Os produtores pernambucanos têm até 16 de julho para vacinar seu rebanho e, obrigatoriamente, declarar a vacina até 31 de julho.

Em Petrolândia, o criador pode adquirir as vacinas na Farmácia e PetShop Agroshop, do Médico Veterinário Dr. Tony Ferraz.


"A falta de imunizantes atrasou o ritmo de vacinação não só em Pernambuco como em diversos estados brasileiros, que também estão prorrogando a campanha. Fizemosum mapeamento que constatou a ausência de vacinas nas casas agropecuárias e encaminhamos o levantamento e a solicitação de remanejamento ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)", explicou o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Clínica MAIS SAÚDE em PETROLÂNDIA divulga agenda de especialista que atendem de 12 a 16/07/2021; Agende sua consulta


A Clínica MAIS SAÚDE em Petrolândia está localizada na Avenida Auspício Valgueiro Barros, 146, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, no centro da cidade. Agendamentos e mais informações: 87 3851-0533 e 87 99902-8197.

Divulgação/Clínica MAIS SAÚDE

Município do sertão da Paraíba recebe radiotelescópio Bingo

Projeto é liderado pelo Brasil, em parceria com oito países (Foto: ESA/Hubble&NASA)

O município de Aguiar, no sertão da Paraíba, está se preparando para entrar em conexão com o universo. A cidade de pouco mais de 5 mil habitantes, segundo os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi escolhida para receber o radiotelescópio Bingo (Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations, em inglês), projeto internacional liderado pelo Brasil, em parceria com outros oito países: China, Coreia do Sul, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, África do Sul e Suíça.

O telescópio vai ajudar a esclarecer dois fenômenos ainda misteriosos da cosmologia e da astrofísica: a energia escura e as rajadas rápidas de rádio (em inglês, fast radio bursts – FRBs).

O coordenador-geral do Bingo, Élcio Abdalla, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), conta que o projeto está alinhado a uma ciência de vanguarda. “A pesquisa sobre cosmologia hoje é muito concentrada no setor escuro do universo - que é a pergunta, talvez, mais relevante da física. O universo tem 95% de parte escura que não consegue ser explicada e o Bingo, através da observação, pode dar vínculos muito relevantes para esta questão”, explica. “Ele pode indicar se há ou não uma estrutura complexa desta parte escura. Pode ser algo muito simples, como fluidos distribuídos no universo, como pode ter uma interação - o que implicaria em uma verdadeira revolução, em termos de conhecimentos físicos”, diz.

Clínica MAIS SAÚDE em FLORESTA divulga agenda de especialistas que atendem de 12 a 16/07/2021; Agende sua consulta



A Mais Saúde está presente em Floresta, no Sertão de Pernambuco, sediada na Rua Capitão Olímpio de Menezes, 63. Agendamentos e mais informações: 87 3877-1932 e 87 99811-0160.

Divulgação/Clínica Mais Saúde

Iterpe avança na execução das ações do Crédito Fundiário em benefício dos agricultores de Águas Belas

Foto: Iterpe/Divulgação

Uma nova ação foi realizada pela equipe do Crédito Fundiário do Iterpe em Águas Belas. Neste sábado (10), a instituição fez a mediação da negociação de mais uma propriedade no município, pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário Terra Brasil. A compra desta propriedade vai beneficiar 30 famílias, que vão adquirir sua própria terra.

Participaram da reunião a gestora do Crédito Fundiário, Priscila Carneiro; a técnica em Desenvolvimento Social Cristiany Loureiro; alguns agricultores representando todo o grupo; e os donos da fazenda, bem como integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Município de Águas Belas, da Fetape e do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Iterpe

Mulheres devem esperar quatro semanas após vacina anticovid para fazer mamografia de rotina

Foto: Divulgação

As mulheres que fazem mamografia de rotina devem esperar quatro semanas para tomar a vacina contra o Covid-19. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) alerta para esse cuidado, porque algumas pessoas podem desenvolver linfonodopatias axilares, um evento raro, que é o aumento dos linfonodos (gânglios), mas que pode ser causado por qualquer injeção ou vacina, não apenas pelos imunizantes contra a Covid-19.

De acordo com a mastologista, Dra Marcia Pedrosa (foto), foi registrado um aumento agudo de descrições pelos radiologistas, nos laudos de mamografia e ultrassonografia, da presença de linfonodos, também chamados gânglios ou ínguas, nas axilas dos pacientes, sugerindo doenças que deveriam ser investigadas. “A vacina é a inoculação de uma partícula que gera um processo inflamatório, podendo causar reação local e regional. A reação local é percebida horas após a vacinação, quando o braço fica vermelho, duro e inchado”, explica.

FestCurtas Fundaj 2021 alcança mais de 350 inscrições

Os selecionados irão concorrer nas categorias de ficção, documentário e animação

O FestCurtas Fundaj 2021 comemora a marca de 352 inscrições. Os curtas chegaram de 23 estados brasileiros, além de dois do exterior. A partir de agora, a curadoria selecionará as obras que participarão do II Festival Nacional de Curtas do Cinema da Fundação On-line, que acontece de 28 de julho a 01 de agosto.

“Apesar de todas as dificuldades de se produzir filmes durante a pandemia, cineastas do norte ao sul do país enviaram seus trabalhos mostrando a garra dos que fazem o cinema brasileiro”, ressalta Ana Farache, coordenadora do Cinema da Fundação.

Os selecionados irão concorrer nas categorias de ficção, documentário e animação. Há ainda os prêmios Alumiar, para filmes com acessibilidade comunicacional, e o Cinemateca Pernambucana, para os filmes produzidos no estado. Também será escolhido o melhor curta do público.

Petrolândia: Domingo é dia de saborear o delicioso baião-de-dois no Maria Fumaça, na Orla (Funcionamento das 10:30 às 22:00)

 



Neste domingo, 11 de julho de 2021, é dia de saborear o delicioso baião-de-dois do Bar e Restaurante Maria Fumaça, quiosque localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, com ambiente confortável e deliciosas opções em carnes .e peixes.

Adotando todas medidas especiais de prevenção contra o coronavírus, o Bar e Restaurante Maria Fumaça funciona neste domingo das 10h30 às 22h00.

Usufrua das delícias do Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor - APROVEITE!




Bar e Restaurante Maria Fumaça/Divulgação

Confira manchetes dos principais jornais do país neste domingo 11 de julho de 2021




Ataque de tubarão em Pernambuco: Vítima entrou no mar apenas para retirar areia do corpo, diz bombeiros


Um homem morreu após ser atacado por um tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na tarde deste sábado. Marcelo Rocha Santos, de 51 anos, chegou a ser levado para o Hospital da Restauração (HR), no centro de Recife, mas não resistiu. O capitão do Corpo de Bombeiro Joel Fernandes, que participou da ação, disse ao Jornal do Commercio, que a vítima jogava futebol, quando resolveu entrar no mar para retirar a areia do corpo. Ele chegou a gritar que estava sendo atacado pelo animal.

Localizado no Sertão de Pernambuco, maior complexo de energia solar do país é inaugurado

Parque terá potência instalada de 810 MWp e capacidade para abastecer cerca de 800 mil famílias (Roberto Castro/ Mtur)

Com uma ocupação de 186,9 hectares, o maior complexo de energia solar do Brasil foi inaugurado nesta sexta-feira (9) pelos ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do Turismo, Gilson Machado. Localizado no município de São José do Belmonte, no Sertão de Pernambuco, o parque conta com as usinas solares Brígida, Bom Nome e Belmonte. Juntas, elas possuem uma potência instalada de 810 MWp, e podem abastecer cerca de 800 mil famílias.

O projeto foi implantado pela empresa espanhola Solatio, que atua no Brasil desde 2009 e é maior desenvolvedora de projetos solares da América Latina, em parceria com a Perfin e Mercury Renew, e é fruto de um investimento de R$ 3 bilhões. Anunciado em abril de 2019, o parque solar gerou 2.500 empregos diretos e indiretos nos últimos anos. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a previsão é de que, quando entrar em pleno funcionamento, o conjunto se torne a maior fonte de energia solar da América Latina.

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio vai a R$ 65 milhões: Confira os demais sorteios deste sábado (10); em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Cartelas da Mega-Sena Foto:
/ Arquivo O Globo

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.389 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (10) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 16 - 30 - 37 - 39 - 40 - 51

A Quina teve 57 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 69.283,28. A quadra teve 3.887 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 1.451,41.

O próximo concurso (2.390) será na quarta-feira (14). O prêmio é estimado em R$ 65 milhões.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.

Trabalhador morre soterrado enquanto furava poço em fazenda de Perolândia, no sudoeste de Goiás

Bombeiros resgatam homem que morreu soterrado em Perolândia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um homem de 47 anos morreu soterrado em uma fazenda da zona rural de Perolândia, no sudoeste do estado de Goiás. O acidente aconteceu na sexta-feira (9) durante a escavação de um poço com uma cavadeira hidráulica.

A vítima que trabalhava no fundo do poço foi soterrada pela encosta do buraco. Duas viaturas dos Bombeiros e cinco militares participaram do regaste.

Segundo a corporação, foram usadas pás, enxadas, cordas e a própria escavadeira. O corpo foi encontrado e retirado com a utilização equipamento específico.

Por Rafael Oliveira, G1 GO

Negociador de 400 milhões de vacinas da AstraZeneca ao Ministério da Saúde recebia auxílio emergencial

O representante da empresa Davati Medical Supply no Brasil Cristiano Alberto Carvalho | Reprodução/Facebook

Representante da empresa Davati no Brasil, o empresário Cristiano Alberto Carvalho recebeu auxílio emergencial do governo entre abril e dezembro do ano passado.

O negociador da venda bilionária de 400 milhões de doses da AstraZeneca ao Ministério da Saúde garfou R$ 4,2 mil de recursos do Ministério da Cidadania, então comandado por Onyx Lorenzoni, destinados a cidadãos com dificuldades financeiras na pandemia.

Lauro Jardim - O Globo

Inscrições para concurso da Polícia Civil de Sergipe estão abertas e vão até às 18h do dia 27 de julho



Iniciaram às 10h desta sexta-feira (9), e vão até às 18h do dia 27 de julho, as inscrições para o concurso público da Polícia Civil de Sergipe, com 42 vagas para os cargos de agente de polícia judiciária e escrivão.

O certame tem como banca avaliadora o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As inscrições devem ser feitas pelo link e custam R$ 150.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 5 de setembro. De acordo com o edital, o concurso terá também prova discursiva e exames biofísicos, além de psicotécnico, biomédico, toxicológico e sindicância de vida pregressa.

Vagas

Agente de polícia judiciária
35 em ampla concorrência, 10 reservadas para candidatos com deficiência e 5 reservadas para candidatos que se autodeclararem afrodescendentes;

Escrivão de polícia
7 vagas para ampla concorrência, 2 para candidatos com deficiência e 1 para candidatos que se autodeclararem afrodescendentes.

A lotação dos candidatos aos cargos de agente de polícia judiciária e de escrivão de polícia será nas unidades da Polícia Civil sediadas no interior do estado. Veja o edital completo clicando aqui.

G1 SE