domingo, julho 11, 2021

Mulheres devem esperar quatro semanas após vacina anticovid para fazer mamografia de rotina

Foto: Divulgação

As mulheres que fazem mamografia de rotina devem esperar quatro semanas para tomar a vacina contra o Covid-19. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) alerta para esse cuidado, porque algumas pessoas podem desenvolver linfonodopatias axilares, um evento raro, que é o aumento dos linfonodos (gânglios), mas que pode ser causado por qualquer injeção ou vacina, não apenas pelos imunizantes contra a Covid-19.

De acordo com a mastologista, Dra Marcia Pedrosa (foto), foi registrado um aumento agudo de descrições pelos radiologistas, nos laudos de mamografia e ultrassonografia, da presença de linfonodos, também chamados gânglios ou ínguas, nas axilas dos pacientes, sugerindo doenças que deveriam ser investigadas. “A vacina é a inoculação de uma partícula que gera um processo inflamatório, podendo causar reação local e regional. A reação local é percebida horas após a vacinação, quando o braço fica vermelho, duro e inchado”, explica.

A linfonodopatia axilar foi relatada por 11,6% das pessoas que receberam a vacina contra a covid-19 da Moderna, imunizante não usado na campanha de vacinação no Brasil, mas que tem sido aplicado em maior quantidade nos Estados Unidos. Outras vacinas que provocam uma resposta imune forte como a do sarampo e a da influenza podem gerar a mesma reação.

“Se a paciente apresentar uma linfonodopatia axilar ou cervical logo após a vacina, isso muito provavelmente é uma reação ao imunizante”, enfatiza. A recomendação para que mulheres façam mamografia antes da vacina ou quatro semanas após a segunda dose é uma forma de evitar erros no diagnóstico. Se a paciente não puder esperar o tempo recomendado entre a vacina e o exame, deve informar ao radiologista e ao médico que a acompanha que recebeu a dose do imunizante.

Caso esse sinal dure quatro ou mais semanas, deve-se procurar uma assistência médica para investigar. A vacina não causa câncer, mas pode haver a coincidência de os sinais do câncer surgirem na mesma época em que a pessoa recebeu o imunizante. Mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame de mamografia anualmente.

Serviço:
Memorial Oncologia
Endereço: Rua das fronteiras, 175
Fone: (81) 2138-0777
Preceptora da residência médica do Imip
Rio Mar Trade Center
Endereço: Rua República do Líbano – Torre 3, sala 1802
Fone: (81) 9964724-99 / 30405999

Por Patrícia França

Nenhum comentário:

Postar um comentário