quarta-feira, 7 de junho de 2017

Rezoneamento do TSE extingue três zonas eleitorais no Recife sem prejuízo para o eleitor

BLOG DE ASSIS RAMALHO
Durante a sessão administrativa da última quinta-feira (1º), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma resolução que amplia o remanejamento e a extinção de zonas eleitorais para o interior dos estados em todo o país. A medida já está em andamento nas capitais dos estados, que devem excluir pelo menos 72 zonas eleitorais. O rezoneamento tem como objetivos aprimorar o trabalho e economizar gastos com as zonas eleitorais, com foco na qualidade do atendimento ao eleitor brasileiro. BLOG DE ASSIS RAMALHO
BLOG DE ASSIS RAMALHO
Em Recife, os três postos de atendimento ao eleitor, localizados no Arruda, Areias e Forte das Cinco Pontas ficarão fechados do dia 8/06 até o dia 16/06. Os cartórios eleitorais de Recife passarão por procedimentos técnicos para adequação a decisão do TSE que extingue 3 zonas eleitorais da Capital. As zonas eleitorais do Recife passam a ter 100.000 eleitores, sendo extintas as zonas 151, 148 e 103.


Rodrigo Novaes agradece a Paulo Câmara recuperação de estradas no Sertão de Itaparica

Foto: Roberto Soares/Alepe

A recuperação das estradas que ligam os municípios do Sertão de Itaparica motivaram um discurso de reconhecimento do deputado Rodrigo Novaes (PSD) às iniciativas do Governo do Estado. “Agradeço a atenção do governador Paulo Câmara para com o município de Floresta e as cidades vizinhas, cujas rodovias receberam obras de recapeamento”, declarou o parlamentar, que elogiou, ainda, a construção de novas estradas.

Novaes citou em seu discurso a recuperação da PE-360, que liga Floresta a Ibimirim; PE-390, ligando Floresta a Serra Talhada, e a construção do trecho da PE-425 entre Floresta e Carnaubeira da Penha. Ele destacou, ainda, a recuperação da via de acesso à sede do município de Floresta e da estrada que liga a PE-360 ao distrito de Airi. “A rodovia que leva a esse distrito não tinha recebido qualquer manutenção desde sua construção, há 25 anos”, ressaltou.

Alepe


Prefeitura de Floresta divulga programação do São João e aniversário da cidade


A Prefeitura Municipal de Floresta, no Sertão de Pernambuco, divulgou nesta quarta-feira (7) a programação oficial do São João 2017 e do aniversário do município.

A ” Terra dos Tamarindos”, como também é conhecida a cidade, comemora 110 anos de história no dia 20 de junho.

Blog do Elvis


Simone e Simaria e Luan Santana entre as atrações do São João de Petrolina; confira programação


Petrolina, no Sertão de Pernambuco, quer entrar com tudo na disputa pelo título de melhor festa de São João do Brasil. É o que afirmou o prefeito da cidade, Miguel Coelho, em visita à redação da Folha de Pernambuco, na tarde desta quarta-feira (07). 

“Queremos que nosso município se consolide como um grande polo de festejos juninos. Para isso, a gente tem apostado na descentralização, resgatando o São João dos bairros, e na mistura de artistas locais e grandes nomes da música nacional”, promove o político.

Com mais de 70 apresentações musicais gratuitas, ao longo de 17 dias, a programação começou oficialmente em maio. Mas os shows do Pátio Ana das Carrancas, que prometem atrair os maiores públicos, só começam no dia 16 de junho. A estimativa é que a festa consiga atrair de 50 mil a 70 mil pessoas por noite.


Jatobá: Secretaria de Infraestrutura realiza limpeza e desentupimento da rede de esgoto no centro da cidade


A Secretaria de Infraestrutura de Jatobá realizou, no período de 31 de maio a 1º de junho, limpeza e desentupimento da rede de esgoto nas avenidas Garanhuns e Caruaru, esquinas com as ruas Gravatá e Carnaíba. O trabalho foi realizado em parceria com a Compesa (Companhia de Saneamento de Pernambuco), que cedeu seu maquinário. A prefeitura entrou com a mão de obra.

Essas ações têm sido constantemente realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura de Jatobá para oferecer mais qualidade de vida à população do município.

Portal Jatobá
Com informações da Secretaria de Infraestrutura


Possível extinção de zonas eleitorais em Pernambuco preocupa Isaltino Nascimento

“Essa medida vai trazer prejuízos na celeridade do processo eleitoral, sem uma justificativa plausível” (Foto: Roberto Soares/Alepe)

A Comissão de Justiça fará uma audiência pública para tratar da extinção de zonas eleitorais em Pernambuco e no País. O encontro, que deve ocorrer no próximo dia 19, foi resultado do pronunciamento realizado pelo deputado Isaltino Nascimento (PSB), na Reunião Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quarta (7), em que abordou as reações de representantes da magistratura e do Ministério Público à determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nascimento leu uma nota, encaminhada aos gabinetes dos deputados, em que a Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe) e a Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE) se posicionam contra as Portarias de números 207 e 372, do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes. As normas estabelecem parâmetros e prazos para a extinção das zonas eleitorais, as quais deverão ter, no mínimo, cem mil eleitores.


Pira olímpica e coreografias consolidam Cerimônia de Abertura dos Jogos Internos em Petrolina, PE

Jogos Internos do Ensino Médio 2017 de Petrolina começaram nessa terça-feira 

O evento de maior incentivo ao esporte escolar do Plenus Colégio e Curso teve a pira olímpica acesa, na quadra do Sesi, na Vila Mocó, em Petrolina (PE), às 17h40 dessa terça-feira (6), dando início oficialmente aos Jogos Internos do Ensino Médio 2017. A chama foi carregada pelos estudantes de maior destaque em suas categorias esportivas, consolidando o momento como um dos mais marcantes da cerimônia, que ainda teve apresentações artísticas, juramento dos alunos, Hino Nacional e o Discurso Oficial de Abertura.

Com luzes, fitas coloridas e coreografias bem ensaiadas dos estudantes, a cerimônia na quadra poliesportiva conseguiu ir além do protocolo ao colocar as torcidas em pé, disputando eufóricas ao lado de suas equipes a “melhor apresentação” da noite. A abertura acabou sendo bastante elogiada pelos alunos do Plenus e o público. “Esta é uma prática competitiva, mas este momento é de lazer e confraternização. Estou amando torcer pelo meu time. Está lindo”, disse a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Marília Amorim, 15, que foi uma das espectadoras que se destacaram na torcida.


Terezinha destaca na Alepe a importância política do Papa Francisco


A deputada Terezinha Nunes (PSDB), destacou no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quarta-feira (7), a importância do papel político desempenhado pelo Papa Francisco, para promover a paz mundial. O Papa reuniu em Roma, no último sábado, cerca de 30 mil membros da Renovação Carismática Católica na presença de pastores evangélicos e defendeu a união entre os cristãos no que chamou de reconciliação na diversidade.

“É algo revolucionário. Apesar de ser o principal líder da Igreja Católica, o Papa é ouvido por todas as maiores lideranças do mundo. Recentemente, teve importante participação na reconciliação entre Cuba e Estados Unidos, após mais de 50 anos de distanciamento”, destacou Terezinha durante pronunciamento.


Petrolândia/Itaparica: 1º Encontro de amigos do Gremoval é realizado no Rancho Tamboril


Amizades de longos anos renovadas, novas e antigas histórias sendo contadas e música da melhor qualidade. Assim foi o 1º Encontro do Grêmio Recreativo Movidos a Álcool (Gremoval), realizado no Rancho Tamboril, de Alberto e Juci Simões, no último sábado (03), às margens do rio São Francisco, em Petrolândia.

O resgate da história do Gremoval, fundado nos anos 80 em Itaparica, atualmente bairro do município de Jatobá, foi organizado por Edísio Bezerra, Alberto Simões e Vicente do Banco do Brasil. 

O evento teve início por volta das 10 horas, com partida de futebol society, no campo do Rancho Tamboril. Em seguida, começou a festa de confraternização e homenagens aos sócios. O encontro foi animado pelos próprios integrantes do Gremoval, rico em talentos musicais, mas, o ponto alto ficou por conta do eclético, carismático e botafoguense Loxa, com sucesso inesquecíveis da MPB e homenagem ao saudoso cantor Jerry Adriani.

Na oportunidade, foram também homenageadas as famílias dos ex-sócios do Gremoval, já falecidos, Arnaldo Cornélio, Quineto, Nilson, Edinho e Valdeques Brasil.

Edísio Bezerra, em nome da organização, envia a este Blog a mensagem de agradecimento aos participantes, anfitriões e patrocinadores.

''Quero agradecer a presença de todos os amigos que compareceram e os que não puderam estar presente ao Primeiro Encontro do Gremoval. Também quero agradecer aos patrocinadores; Vilson Barros, Manoel Mecânico, Carlos Alberto, Carlos Brito, Tom Choperia, Dé e Sergio Esportes. Agradecer ao amigos Alberto Simões e Juci Sá Simões, por terem acolhido todos os participantes da melhor maneira possível. Um grande abraço a todos e até o próximo encontro!''



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos/vídeo: Assis Ramalho


White Martins recebe inscrições para 40 vagas de estágio até 10 de junho

Oportunidades disponíveis na FGV Talentos são destinadas para estudantes de Administração, Engenharia Mecânica, Química, Produção, Direito, Economia e Contábeis

A White Martins, uma das líderes dos segmentos de gases industriais e medicinais da América do Sul, tem 40 vagas de estágio disponíveis na FGV Talentos. No evento, que tem formato online e ocorre até 10 de junho, a companhia oferece oportunidades voltadas aos cursos superiores de Administração, Engenharia Mecânica, Química, Produção, Direito, Economia e Contábeis.

As vagas são para as unidades do Rio de Janeiro, Campinas (SP), Osasco (SP), Belo Horizonte (MG), Sapucaia do Sul (RS), Araucária (PR), Belém (PA), Recife (PE) e Salvador (BA). Os interessados devem ter previsão de formatura entre julho e dezembro de 2019, inglês intermediário, conhecimentos de informática e disponibilidade para estagiar 20 ou 30 horas por semana. O canal de inscrição é o site www.whitemartins.com.br/estagio.


José Humberto Cavalcanti defende novo pacto federativo


Em discurso no Pequeno Expediente desta quarta (7), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado José Humberto Cavalcanti (PTB) reforçou a necessidade de a classe política voltar a discutir uma nova regra de distribuição das verbas públicas entre os entes federativos. O parlamentar defende um repasse maior dos recursos à esfera municipal, lembrando as dificuldades financeiras enfrentadas atualmente pelas prefeituras de municípios do Agreste e da Mata Sul, que acumulam prejuízos por conta das recentes chuvas.

“Em um sistema tributário onde o Governo Federal concentra 65,95% da arrecadação e o Estado outros 28,47%, restam apenas 5,58% para os municípios. Como é a vida do gestor municipal que convive mais de perto com a população e tem que atender tantas demandas?”, questionou. O petebista relatou que tem visitado o Interior do Estado para compreender as dificuldades dos municípios e tentando mobilizar recursos para atendê-los.


Juros mais baixos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste vão estimular agronegócio e proteção ao meio ambiente



O Governo Federal está facilitando as condições para que agricultores financiem suas atividades econômicas e, assim, mantenham aquecido o agronegócio no país. Nesta terça-feira (6), em Brasília, o Conselho Monetário Nacional aprovou a proposta de redução das taxas de juros para operações rurais por meio dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO), administrados pelo Ministério da Integração Nacional. Os encargos com bonificação de adimplência, por exemplo, chegam a 5,65% - o mais baixo em dois anos. As novas taxas estarão em vigor para a safra 2017-2018, a partir do próximo dia 1º de julho.

A redução é parte de um conjunto de ações do Governo para estimular o setor agropecuário. São medidas que contemplam desde a renegociação de dívidas rurais - possibilitando a recuperação do crédito e melhor condição financeira a milhares de produtores - a um volume ainda maior de recursos para mais investimentos.


TCM-BA multa prefeito de Paripiranga pela prática de nepotismo


O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (07/06), multou em R$2 mil o prefeito de Paripiranga, Justino das Virgens Neto, em razão da nomeação, no início deste ano, de diversos parentes para cargos comissionados, o que caracteriza a prática de nepotismo. O conselheiro José Alfredo Dias, relator do processo, deu prazo de 30 dias para que o prefeito exonere todos os parentes citados na denúncia apresentada ao TCM e exigiu que o mesmo se abstenha de praticar novos atos desta natureza, sob pena de punição mais grave pela reincidência.

A relatoria considerou que a nomeação do sobrinho do prefeito Justino Neto, Walber Luiz Santa Rosa Nascimento, para o cargo de membro da Comissão de Licitação; do cunhado Aloisio Fernando dos Santos, para o cargo de Diretor de Cultura, Esporte e Lazer; e da sobrinha Lívia Santa Rosa Carvalho, para o cargo de Vice-Diretora de Estabelecimento de Ensino, são irregulares e violam a proibição imposta pela súmula vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal.


Prefeitura de Parnamirim realiza "Operação Tapa-buracos"


Foto: Bárbara Costa/Ascom PMP

A Prefeitura Municipal de Parnamirim, no Sertão Pernambucano, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou no último sábado (03) os ajustes e obras conhecidas como "Operação Tapa-buracos", no asfalto da rodovia de acesso à cidade, local conhecido como "parede do açude". As obras serão integralmente realizadas com recursos próprios da prefeitura.

O prefeito Tácio Pontes acompanhou de perto o início da operação que se estenderá também para outros bairros de Parnamirim.


Em São Paulo, Silvio Costa Filho visita o ex-presidente Lula

Lula e o deputado pernambucano Sílvio Costa Filho (Foto: Divulgação)

O deputado Silvio Costa Filho (PRB) esteve, nesta terça-feira (6), em São Paulo, reunido com o ex- presidente Luís Inacio Lula da Silva. Nas eleições municipais de 2016, a pedido do ex- presidente Lula, o deputado foi o candidato a vice-prefeito do Recife na chapa encabeçada pelo ex- prefeito João Paulo. Desde então, o deputado, líder da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, tem dialogado de forma permanente com várias correntes do Partido dos Trabalhadores .

Ontem, em São Paulo, Silvio e o ex- presidente Lula fizeram uma avaliação do cenário nacional e do quadro em Pernambuco. Silvio aproveitou a oportunidade para elogiar a recondução do atual presidente do PT, Bruno Ribeiro, eleito por unanimidade para mais um mandando no comando do PT pernambucano e para, ao lado do ex-presidente, gravar um vídeo de apoio ao candidato à Prefeitura de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos.


​Acesso ao centro urbano de Floresta recebe serviços do DER-PE

Fotos: Divulgação/DER-PE
Serão concluídos na próxima sexta-feira (9), os serviços de conservação que estão sendo realizados no trecho de 2,5 quilômetros de extensão do principal acesso ao centro urbano de Floresta, importante município do Sertão do Itaparica, situado a 448 quilômetros de distância do Recife. 

A iniciativa, que atende o pleito da população, conta com recursos de R$ 1,6 milhão oriundos do Ministério dos Transportes. A ação vai melhorar a trafegabilidade da via e reforçar a segurança dos usuários. O trecho beneficiado recebe fluxo intenso de veículos leves e pesados. A iniciativa beneficiará mais de 32 mil sertanejos.


Júlio Cavalcanti cobra recuperação da rodovia PE 270 entre Arcoverde e Itaíba


Em discurso no Plenário, nesta terça (6), o deputado Júlio Cavalcanti (PTB) criticou as más condições de conservação da rodovia PE-270, que liga Arcoverde, no Sertão do Moxotó, a Itaíba, no Agreste. O parlamentar comparou a estrada a uma “tábua de pirulito”, em referência aos buracos no asfalto.

“É quase intransitável. Caminhões mais pesados correm o risco de virar enquanto trafegam”, protestou. “O que nos entristece mais é que, quando falamos isso, o Governo do Estado diz que as estradas de Pernambuco estão todas boas”, continuou. “Quando se anda sempre de avião, não se sabe realmente como estão as pistas”, provocou.


Petrolina: Empresas internacionais pretendem investir R$ 5,5 milhões e gerar 60 empregos diretos


O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, recebeu na manhã desta terça-feira (06), em seu gabinete, o empresário Carlos Alberto Campos.

Com o objetivo de investir R$ 5,5 milhões e gerar 60 empregos diretos no ramo de Alimentos e Brinquedos, o empresário procurou a Secretaria para obter mais informações de como instalar a empresa Burger King e Rihappy na cidade.

O interesse do empresário em investir no nosso município se deve, em grande parte, ao crescimento que o Vale do São Francisco teve nos últimos anos. “Como eu tenho Petrolina e Juazeiro como duas cidades irmãs, que pra mim é uma cidade só, nada melhor que trazer esses empreendimentos”, ressaltou o empresário Carlos Alberto, que também informou que a construção e contratações para as duas lojas acontecerão ainda neste ano.


PRF e Polícia Civil apreendem três armas, munição e dois veículos clonados em Pesqueira

Uma das armas apreendidas é de uso restrito das forças armadas; vários cartões em nome de terceiros também foram encontrados (Fotos: Divulgação/PRF)

Uma ação das polícias Rodoviária Federal e Civil resultou na apreensão de três armas de fogo, 22 munições, um carro roubado e uma moto adulterada, na noite da última terça-feira (06), em Pesqueira, no Sertão de Pernambuco. Um idoso, de 64 anos, e o genro dele foram detidos na ação.

Agentes da PRF seguiam para o trabalho quando avistaram um veículo com placas idênticas a de um conhecido deles, mas outra pessoa estava ao volante. Os policiais acompanharam o carro e abordaram o motorista, de 64 anos, mas ele informou que o carro era do genro dele.


Petrobras aumenta preço do gás de botijão em 6,7%


A diretoria executiva da Petrobras aprovou uma nova política de preços para a venda às distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em botijões, para uso residencial, com o primeiro reajuste previsto para esta quinta-feira (8), informou a estatal. A nova fórmula de preços levará a aumento médio nas refinarias de 6,7% em junho.

Nos próximos meses, os reajustes estão previstos para o dia 5 de cada mês. O último reajuste do gás de botijão ocorreu no dia 21 de março. A nova política de preços não se aplica ao gás de uso industrial e comercial, de acordo com a estatal.

Se repassado integralmente ao consumidor, a Petrobras calcula que o preço do gás de cozinha subira, em média, 2,2%, ou R$ 1,25 por botijão, “se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos”. O preço ao consumidor não necessariamente reflete o ajuste nas refinarias. Isso depende de repasses por outros agentes da cadeia de combustíveis, como distribuidoras e revendedores.


PF apreende mais de 550 mil pés de maconha nos municípios de Orocó, Cabrobó e Belém de São Francisco

Foto: PF/Divulgação

Agentes da Polícia Federal que atuam na região do Sertão erradicaram 556 mil pés de maconha nas Ilhas do Rio São Francisco nos municípios de Orocó, Cabrobó e Belém de São Francisco. A ação fez parte da Operação Baraúna II, que vem sendo executada pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, órgão central da PF em Brasília-DF, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no Sertão Pernambucano.

A operação contou com um efetivo 50 policiais entre federais, civis do Distrito Federa e, militares do Corpo de Bombeiros de Belém do São Francisco. Os policias trabalharam com incursões terrestres, aéreas e fluviais e contaram com o apoio de duas aeronaves sendo uma da CAOP-Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal/DF e uma da Polícia Civil do Distrito Federal/DF, além botes infláveis do Corpo de Bombeiros.

Desta vez foram concluídas mais uma ação nos dias compreendidos de 24 de maio a 3 de junho dentro da Operação Baraúna II, onde conseguiu-se erradicar 556 mil pés de maconha, 202 plantios, 69 mil mudas da planta e apreender 621Kg (seiscentos e vinte e um quilos) de maconha pronta para o consumo. Ninguém foi preso. Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela Polícia Federal e a apreensão foi realizada em ilhas dos Rio São Francisco na Região de Orocó/PE, Cabrobó/PE e Belém do São Francisco/PE.


Falso pastor é preso sob suspeita de estuprar enteada de 14 anos em PE

Delegado Darlson Macedo deu detalhes das investigações sobre o falso pastor suspeito de estupro (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Um homem de 45 anos foi preso suspeito de estuprar a enteada, de 14 anos, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. De acordo com o delegado Darlson Macedo, o homem se dizia pastor e usava desse artifício para conquistar a confiança de crianças. Segundo a polícia, ele já foi condenado por estuprar a filha, na época com 12 anos, e estava foragido.

“Ele atraía as crianças sob o pretexto de participar de projetos sociais. Suspeitamos que ele tenha usado isso para abusar dos jovens. Percebe-se que ele é um abusador contumaz. As crianças estão abaladas como qualquer vítima desse tipo de violência. Esse é um crime que deixa sequelas. Então, precisa de acompanhamento psicológico e muito apoio", pontuou o delegado.


Petrolândia: Posto Sanfrancisco tem preços promocionais nos combustíveis. Confira!


O Posto de Combustível Sanfrancisco, localizado na Av. Djalma Wanderley, 117, em frente à BR 316, no centro de Petrolândia, anuncia preços promocionais* nos combustíveis. 

Etanol - R$ 2,99/litro
Diesel S10 - R$ 2,85/litro
Gasolina - $ 3,59/litro

O Posto de Combustível Sanfrancisco funciona das 6 horas da manhã às 8 horas da noite.

*Pagamento somente à vista, em dinheiro. Promoção válida por tempo indeterminado

Posto de Combustível Sanfrancisco


Leve o clima festivo de São João para sua casa preparando doces típicos

As deliciosas receitas da Marca Fortaleza trarão toda a animação para a sua família!

Junho chegou e com ele vem toda a atmosfera festiva de São João, uma das mais tradicionais celebrações do país, principalmente na região Nordeste. Recheada de música boa, danças animadas e quitutes saborosos, milhares de pessoas do Brasil aproveitam a oportunidade para se alegrar nesse período.

A Marca Fortaleza, da M. Dias Branco, ensina como fazer dois doces típicos bastante saborosos que garantirão o Arraial bem legal em casa com a família. Que tal começar pelo irresistível Quindão? A combinação dos ovos, açúcar, margarina, coco ralado e as Rosquinhas de Coco Fortaleza dão uma explosão de sabor.


Austrália incentiva intercâmbio para pesquisas

O Governo australiano investe mais de R$23 bilhões por ano em fundos destinados a pesquisas. 70% deles contam com colaboração internacional. Nos últimos anos, mais de 30 projetos envolvendo brasileiros foram financiados.

Anualmente, o Governo da Austrália investe cerca de 23 bilhões de reais no financiamento de pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias. Existem diferentes fundos que oferecem benefícios que variam de R$16 mil a pouco mais de R$2 milhões por projeto. O país mantém diferentes programas que estimulam a colaboração internacional, projetos, principalmente aqueles voltados para áreas de importância crítica e imediata para a Austrália e de alto impacto no mundo, como mudanças climáticas, alimentação e saúde, recursos como solo, água e transporte. Atualmente, cerca de 70% dos trabalhos financiados pelo Conselho de Pesquisa Australiano (Australian Research Council) envolvem colaboração internacional.

Segundo o conselheiro de Ciência e Educação da Embaixada australiana no Brasil, Niclas Jönsson, o principal objetivo é apoiar o engajamento bidirecional entre a Austrália e o restante do mundo. “Queremos explorar as oportunidades de cooperação entre países em educação, treinamentos, ciências e pesquisas, promovendo o intercâmbio de estudantes nas duas vias e a mobilidade acadêmica e de pesquisa”, ressalta.


Salão do livro em Portugal recebe autores brasileiros


Mais de 30 autores brasileiros serão apresentados no III Salão do Livro de Portugal, que acontece nos dias 24 e 25 de junho em Lisboa. A responsável pelo intercâmbio cultural será a escritora Jô Ramos, da ZL Editora.

Segundo Ramos, a proposta é reunir escritores de todos os países de língua portuguesa com o objetivo de discutir a divulgação da literatura lusófona e criar uma grande rede de autores. A exposição contará ainda com debates, filmes e vendas das obras.

Para a escritora, os salões de livros internacionais surgiram da necessidade de divulgar os autores independentes e as pequenas editoras, ambos sem acesso ao circuito oficial literário brasileiro.


Na semana do Meio Ambiente, Priscila Krause lança documentário sobre o Rio Capibaribe

Foto: Cecília Sá Pereira

A deputada estadual Priscila Krause (DEM) decidiu marcar a Semana Nacional do Meio Ambiente com a divulgação de um documentário narrado por ela própria, gravado em maio, no curso do Rio Capibaribe (desde sua nascente, em Poção, até o Recife). A série intitulada "Expedição Capibaribe" é composta por dez episódios, que estão sendo veiculados no Facebook e no Youtube diariamente desde a última quinta-feira (1º). Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, Priscila subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para anunciar a empreitada. No discurso, Priscila lembrou que o cuidado com os rios é fundamental para evitar tragédias como as enchentes ocorridas no Rio Una, no final do mês passado, na Mata Sul.

“A ideia era fazer uma viagem da nascente à foz do Capibaribe, devidamente documentada com a tecnologia disponível, que pudesse gravar a realidade nua e crua como uma consciência crítica permanente, como um grito de socorro. O documentário é mais que uma obrigação parlamentar, é um chamamento a todos nós pernambucanos, indistintamente, para que cuidemos dos nossos patrimônios naturais”, explicou Priscila. Nos três primeiros episódios, já exibidos, a Expedição apresenta a realidade do Rio em Poção, Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.


Jatobá: Prefeita Goreti Varjão participa de almoço e inauguração do projeto “Horta Comunitária” no Distrito de Volta do Moxotó


A Prefeita Goreti Varjão, assessores e o presidente da Câmara Cleomar Diomédio participaram no domingo (04), no Distrito de Volta do Moxotó, de um almoço e apresentação do “Projeto Horta Comunitária”.

O almoço foi oferecido pela orientadora do grupo da terceira idade Dona Eulália Ramalho, juntamente com sua equipe de colaboradores e idosos do programa.

Logo após o almoço foi apresentado a “Horta Comunitária”, que encantou a todos os presentes pela diversidade de hortaliças, legumes, frutas, e especialmente pelo cuidado no cultivo pelos participantes do programa.

Na horta também foi montado um galinheiro com galinhas e patos, que são alimentados com as sobras das refeições do próprio cultivo feito no projeto.


De olho na liderança, Timão visita o Vasco no São Januário; confira jogos desta quarta pela 5ª rodada do Brasileirão


Com a promessa de bom público, Vasco e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h45, em São Januário. Os donos da casa esperam manter o 100% de aproveitamento até aqui em seus domínios, mas a missão promete ser dura, já que os corintianos estão de olho na liderança isolada no Campeonato Brasileiro.
Os paulistas terão desfalques importantes, e a equipe cruz-maltina será comandada pelo auxiliar Ednelson Silva, já que Milton Mendes está suspenso pela expulsão na última rodada.

Confira jogos desta quarta-feira (7); em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade

Por Globoesporte.com


Já está no ar a 14ª edição da revista Gestão Pública PE

Entre os destaques deste número estão uma entrevista com o consultor, arquiteto e urbanista Francisco Cunha e um artigo sobre o programa Pernambucoders

Um modelo urbano que valorize mais o pedestre e menos o transporte motorizado individual. É o que defende o consultor, arquiteto e urbanista Francisco Cunha em entrevista à Gestão Pública PE, publicação da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag). A 14ª edição da revista, que acaba de ser disponibilizada, também traz entre seus destaques um artigo sobre o programa Pernambucoders. Em dois anos, mais de dois mil estudantes da rede estadual serão atendidos com a instalação de clubes de programação através dessa iniciativa inovadora.

Na seção Boas práticas, a questão do bem-estar relacionado ao serviço público é abordada em um artigo sobre programas de benefícios em instituições públicas. São referenciadas iniciativas importantes implantadas, por exemplo, nos municípios do Recife e de Boa Vista (RR), nos estados da Bahia e de Pernambuco. Experiências que perpassam por treinamentos, prêmios, valorização pessoal, boa convivência no ambiente de trabalho e reconhecimento do servidor público, desenvolvidas para manter servidores motivados e dispostos a alcançar os objetivos e metas da organização.


Atriz pernambucana faz sucesso como dubladora em Los Angeles

De Pernambuco, Amanda Peter tem estourado como dubladora nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Amanda Peter está dando o que falar! A brasileira de apenas 22 anos foi para os Estados Unidos sozinha poucos anos atrás, em busca de seguir carreira como atriz no país. Durante a maior parte dos anos, Amanda estava fora das telinhas em peças de teatro, mas recentemente tem estourado como dubladora! Em pouquíssimo tempo, Peter já dublou diversas personagens em português para novelas e filmes internacionais e está se destacando no ramo da dublagem. Para quem não sabe, dublagem é a substituição da voz original de produções audiovisuais (filmes, novelas, documentários...) pela interpretação e voz de um ator em outro idioma. Amanda já dublou diversas novelas latinas em português, fazendo possível que o público que fala português ao redor do mundo, entendesse o que se passa nas tramas das novelas, que originalmente são em espanhol. Amanda também dubla filmes americanos em português, então da próxima vez que assistir um filme dublado, preste atenção!