domingo, 16 de fevereiro de 2014

Novo protocolo reduz tempo de tratamento para crianças com HIV


O Ministério da Saúde colocou em consulta pública a proposta de um novo protocolo de tratamento de crianças e adolescentes com HIV. O documento pretende reduzir de seis para quatro semanas o tratamento com AZT (coquetel antiaids) para recém-nascidos de mulheres soropositivas que se trataram durante o gravidez.

As crianças cujas mães não foram acompanhadas durante a gravidez, além de tomar o AZT, deverão tomar três doses de Nevirapina. O protocolo também sugere que crianças de um a cinco anos, com carga viral de HIV superior a 100 mil, considerada alta, iniciem o tratamento. O protocolo ficará em consulta pública até 9 de março. A faixa etária considerada para o protocolo é de recém-nascidos até os 17 anos.

Para o infectologista presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Érico Arruda, a mudança é positiva, já que reduz o tempo de tratamento mantendo a eficácia, mas ele ressalta que grande parte das grávidas não tem acesso ao exame que detecta o vírus HIV no pré-natal, algo essencial para o tratamento precoce. Para o especialista, é possível reduzir a quase zero o número de crianças infectadas detectando o vírus da mãe no início da gestação.

“Testar todas as mulheres grávidas, ter um programa de pré-natal que consiga atender toda a demanda de mulheres gravidas, é o que propõe uma série de medidas nacionais, mas falta a prática” avaliou Arruda.

DNOCS se compromete em dialogar sobre indenizações das famílias atingidas pela barragem de Cachoeirinha


A partir da próxima semana, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) irá entrar em contato com as famílias atingidas pela construção da barragem de Cachoeirinha, no município de Ingazeira, para iniciar um diálogo sobre valores das indenizações das terras, bem como das benfeitorias feitas nas propriedades. A partir desse primeiro contato, outras medidas serão tomadas para que não ocorram perdas para esses moradores. Esse foi um dos compromissos firmados entre a superintendente regional do órgão, Rosana Maria Bezerra e Silva, e os agricultores que ocuparam o canteiro de obras da barragem, na manhã de sexta-feira passada (14).

O Dnocs se comprometeu em repassar para a Fetape uma lista informando as famílias agricultoras que passarão a integrar o projeto de irrigação. Outro encaminhamento importante é que, a partir de agora, representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, da Fetape e da Diocese de Afogados da Ingazeira irão integrar a Comissão de Acompanhamento das Obras da Barragem.

John Kerry, secretário de Estado dos EUA, afirma que aquecimento global é arma de destruição em massa


O secretário de Estado americano John Kerry, que se encontra visitando a Ásia, afirmou neste domingo, em Jacarta, que a comunidade internacional deve reforçar sua luta contra o aquecimento global, que, segundo ele, é uma arma de destruição em massa.

Em um discurso ante estudantes indonésios, Kerry advertiu que os países asiáticos próximos ao nível do mar estão especialmente ameaçados pela alta das águas. "Os países do sudeste asiático se encontram na primeira linha da mudança climática", afirmou.

O chefe da diplomacia americano comparou o aquecimento global com outras ameaças como o terrorismo ou a proliferação nuclear, âmbito nos quais as nações devem trabalhar para conseguir um mundo mais seguro. "Em certo sentido, a mudança climática pode ser considerada outra forma de destruição em massa, talvez a arma mais aterradora", indicou John Kerry. "Os dez anos mais quentes foram registrados desde que o Google entrou em funcionamento em 1998", afirmou.

O secretário de Estado, citando cientistas, advertiu que se o mundo não reagir, o nível do mar poderá subir um metro antes do final do século.

"Um metro basta para submergir a metade de Jacarta. Um metro obrigaria a deslocar milhões de pessoas ao redor do mundo e custaria milhares de milhões de dólares para a atividade econômica", explicou Kerry. A Indonésia, um arquipélago composto por 17.000 ilhas, é um dos principais países emissores de gases causadores do efeito estufa.

Água Branca: Homem mata o próprio filho com tiro de espingarda


A rotina de desavenças entre pai e filho terminou de maneira trágica, na noite deste sábado (15), por volta das 21h, no Assentamento Todos os Santos, zona rural de Água Branca. José Pereira dos Santos, 35, foi assassinado com um tiro de espingarda que teria sido efetuado por seu genitor, o agricultor Osvaldo Balbino dos Santos.

Segundo testemunhas, Osvaldo estava em sua residência, quando José Pereira teria chegado e iniciado uma discussão com ele, situação que levou os dois a entrarem em vias de fato. Inconformado por ter sido agredido pelo próprio filho, o agricultor teria sacado uma espingarda soca tempero e efetuado um disparo contra seu agressor que foi atingido no tórax e morreu no local.

Toxoplasma gondii, parasita de gato, é achado em baleia no Ártico


O parasita de gatos Toxoplasma gondii, que pode causar cegueira em seres humanos, foi achado em uma baleia beluga na costa oeste do Ártico. A descoberta foi feita por cientistas da Universidade de British Columbia, no Canadá, que emitiram um alerta à comunidade local Inuit para não comer a carne desse tipo de mamífero. Segundo os pesquisadores, trata-se de uma evidência de como o aquecimento global do Ártico vem possibilitando uma maior circulação de patógenos. No passado, o clima da região agia como uma espécie de "obstáculo" aos agentes infecciosos. 

"O gelo é uma barreira ecológica importante que influencia na forma como os patógenos podem ser transmitidos na natureza", afirmou Michael Grigg, parasitologista molecular que liderou a equipe responsável pela descoberta. 

"O que nós temos descoberto com as mudanças ocorridas no Ártico é que novos agentes patógenos vêm surgindo, causando doenças na região que nunca haviam sido vistas anteriormente", acrescentou. Grigg, que faz parte da Unidade de Pesquisas de Mamíferos Marinhos da Universidade de British Columbia, fez as declarações durante o encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AASS, na sigla em inglês).

O Toxoplasma gondii tem forte presença nas baixas latitudes e muitas pessoas contraem o parasita sem desenvolver problemas de saúde. No entanto, o organismo pode apresentar riscos para mulheres grávidas e indíviduos com sistema imunológico fraco.

ONU destaca calor incomum no Brasil


O calor no Sudeste brasileiro é uma das principais anomalias climáticas do mundo nos últimos meses e bate recordes históricos. A informação é da Organização Meteorológica Mundial (OMM) que ontem divulgou uma mapa dos principais locais que sofrem com "fenômenos climáticos extremos".

O Brasil, neste ano, aparece com destaque no levantamento. "Partes do mundo testemunham uma série de condições climáticas extremas neste ano", indicou a entidade, o braço climático da ONU. No levantamento, o Brasil é citado como um exemplo de casos onde a temperatura superou médias históricas. "Partes do Brasil experimentaram o mês de janeiro mais quente da história", indicou o documento.

A reportagem é de Jamil Chade e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 15-02-2014.

Mas o fenômeno não se limita apenas ao Brasil. No Hemisfério Sul, o calor tem sido especialmente forte na Austrália, Argentina e na África do Sul.

O veneno do agronegócio


Ao abrir nesta terça-feira (11/2), numa cerimônia em Lucas do Rio Verde (MT), a safra de grãos 2013-14, a presidente Dilma Roussef não se conteve. Entusiasmada com a perspectiva de uma colheita recorde, de 193,6 milhões de toneladas, lembrou o crescimento de 221% em vinte anos e afirmou que “o agronegócio brasileiro é exemplo de produtividade para o país”.

A reportagem é de Inês Castilho, publicada por Outras Palavras, 14-02-2014.

Será? Ao escolher Lucas do Rio Verde como local da cerimônia de saudação a este modelo, talvez Dilma não soubesse que estava dando um tiro no pé. Como louvar alimentos que envenenam a fonte mesma da vida? Mais: há muito se analisam como ilusórios os números de “produtividade”. O agronegócio gera dólares, mas eles concentram-se nas mãos de muito poucos. A monocultura mecanizada emprega cada vez menos trabalhadores. O uso maciço de pesticidas polui terra e rios, intoxica trabalhadores e comunidades e, exatamente ali, envenena leite materno. Tudo somado, são perdas incomensuráveis para os ultra ricos.

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa

O famoso SHEL. Ponto estratégico, era localizado na entrada da cidade
Histórico da Estação do Trem
O saudoso Pedro ''Doido''. Grande personalidade da cidade, que de doido não tinha nada. Entre outras virtudes, o folclórico Pedro era muito bom de matemática.

Neste domingão, 16 de fevereiro de 2014, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra duas fotos da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco. Também mostramos uma foto do saudoso Pedro ''Doido''. Personalidade que deixou saudades entre todos os petrolandenses.

Fotos: Petrolândia ontem, hoje e sempre.

Confira os resultados deste sábado na Copa do Nordeste e estaduais, com tabela, crônica e vídeo

'Gordinho' marca dois no Boavista. Em sua volta, Fred perde pênalti
Cassiano marcou um dos gols da vitória do Santa Cruz por 3x0
sobre o Guarany de Sobral pela Copa do Nordeste

Com dois de Walter, Fluminense bate o Boavista no Maracanã. Inter goleia na volta ao Beira-Rio. São Paulo e Portuguesa empatam pelo Paulista. Murici é campeão do primeiro turno em Alagoas, e Santa Cruz e CRB vencem pelo mata-mata da Copa do Nordeste. Confira os resultados deste sábado com tabela, crônica e vídeo.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro

CAMPEONATO PAULISTA 2014 (PRIMEIRA FASE - 8ª RODADA)
Audax-SP 0 x 0 Rio Claro CRÔNICA
Atlético Sorocaba 1 x 0 Ponte Preta CRÔNICA
Comercial-SP 0 x 0 São Bernardo CRÔNICA
São Paulo 0 x 0 Portuguesa CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO CARIOCA 2014 (TAÇA GUANABARA - 8ª RODADA)
Macaé 0 x 0 Nova Iguaçu CRÔNICA
Friburguense 3 x 0 Audax-RJ CRÔNICA
Volta Redonda 1 x 0 Madureira
Fluminense 4 x 1 Boavista CRÔNICA / VÍDEO
Cabofriense 1 x 0 Resende CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA

Apagão deixa quase todo o estado de Alagoas sem energia


Um apagão deixou grande parte do estado sem energia na tarde deste sábado (15). De acordo com a Eletrobras Distribuição Alagoas, um problema na subestação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), no município de Messias, teria prejudicado o fornecimento de energia em pelo menos cinco regiões do estado por volta das 16h (hora local). O abastecimento só foi restabelecido cerca de uma hora depois.

De acordo com a Eletrobras, a subestação onde houve o problema é responsável pelo fornecimento de energia para quase todo o estado. Tiveram o abastecimento comprometido as regiões do Baixo São Francisco, Litoral Sul, Região Metropolitana de Maceió, Litoral Norte e Agreste.

Segundo o diretor de operações da Chesf, Mozart Bandeira, o defeito na subestação foi imediatamente isolado e toda a instalação religada cerca de 40 minutos depois. "Vamos apurar rigorosamente para saber o que provocou este defeito. É uma ocorrência atípica e vamos trabalhar para que o problema não se repita", justifica Bandeira.

Fonte: G1 AL

Justiça realiza o primeiro 'casamento gay' de Paulo Afonso-BA

Ilustrativa
 
No mês de janeiro deste ano, o município de Paulo Afonso-BA realizou a primeira união homoafetiva da cidade, em celebração do Excelentíssimo Senhor Juiz Rosalino dos Santos, Juiz titular da 1° Vara Cível, que está sempre concretizando inovações.

Batizada como “casamento gay”, essa realidade instituída em 2011 propõe cada vez mais à sociedade novas visões de família, afeto e moralidade. Mesmo que ainda muito contestada pelos “esquerdistas”, está sendo muito bem aceita nos campos jurídico e sociopolítico.

Mega-Sena acumula e deve pagar prêmio de R$ 105 milhões no próximo sorteio; confira os demais sorteios da Caixa

Ninguém acertou os números da Mega-Sena e o prêmio acumula pela sétima vez seguida. As dezenas sorteadas neste sábado (15) foram: 06 - 27 - 28 -33 - 46 – 48. O concurso de número 1.574 foi realizado na cidade de Crato (CE). O próximo, que vai ser na próxima quarta-feira (19), deve pagar R$ 105 milhões, segundo estimativa da Caixa.

Os 459 acertadores da Quina vão faturar R$ 14.318,71, enquanto os 29.794 apostadores que acertaram as quatro dezenas da quadra levarão um prêmio de R$ 315,12 cada.

A aposta mínima, com seis números, custa R$ 2. Os jogos podem ser registrados até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer uma das mais de 12 mil lotéricas do país. Em Petrolândia, as apostas são realizadas na Loteria Styllus, no centro da cidade

>Confira resultados da Loteria Federal, da Quina, da Loteca e outros sorteios
 Com informações de  UOL Notícias