quarta-feira, 14 de abril de 2021

Licitação da Prefeitura de Petrolândia para aquisição de 2 veículos zero km é frustrada por falta de empresas interessadas

Foto: Lúcia Xavier/BlogAR

Previsto para ocorrer na manhã desta quarta-feira (14/04/2021), na modalidade Pregão Eletrônico, foi frustrado o processo licitatório para aquisição de dois automóveis destinados a atender as secretarias de Desenvolvimento Social, Segurança Cidadã (Guarda Municipal) e Saúde da Prefeitura Municipal de Petrolândia. A sessão foi aberta às 09h00 para cumprir o rito licitatório de recebimento, abertura de propostas e disputas entre licitantes, porém, nenhuma proposta foi apresentada à Comissão Permanente de Licitação, segundo a ata eletrônica.

De acordo com o Edital, o Pregão Eletrônico N° 010/2021 teve como objeto a aquisição de 02 veículos de passeio, tipo sedan, zero quilômetro, com capacidade mínima para 05 lugares, motor 1.4 e direção hidráulica. O valor estimado pela Prefeitura de Petrolândia foi de R$ 123.173,34.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Ministério da Agricultura registra 39 agrotóxicos genéricos para uso dos agricultores


O Ministério da Agricultura liberou mais 39 agrotóxicos na última terça-feira (13) para uso dos agricultores, segundo publicação no Diário Oficial.

Todos eles são genéricos, ou seja, utilizam ingredientes ativos já registrados anteriormente no país.

De acordo com o Ministério, dos 39 produtos registrados, 25 são químicos. Os outros 14 são considerados de baixo impacto, dentre os quais 4 são biológicos.

Nos últimos 10 são classificados como semioquímicos e podem ser considerados reguladores de crescimento e atípicos, por terem diferentes funções nos cultivos.

Deles, 5 são a base de hormônios e a outra metade, voltada para a agricultura orgânica, é a partir dos produtos microbiológicos Beuveria, Bacillus e Baculovirus e também de Terra Diatomácea, um pó retirado de um tipo especifico de rocha.

Pela legislação brasileira, tanto produtos biológicos utilizados na agricultura orgânica quanto químicos utilizados na produção convencional são considerados agrotóxicos.

Total de registros em 2021

O Ministério da Agricultura registrou 106 agrotóxicos em 2021 até esse momento. As novas liberações se somam às 67 últimas realizadas em fevereiro passado.

Como reduzir os resíduos de agrotóxicos antes de comer frutas, legumes e verduras

Registros em 2020

No ano passado, foram, ao todo, 493 registros, segundo apurações do G1 baseadas em publicações no Diário Oficial da União. Este é o maior número documentado pelo Ministério da Agricultura, que compila esses dados desde 2000.

Com este recorde, 2020 superou em 4% as aprovações de agrotóxicos de 2019, quando foram liberados 474 pesticidas — um recorde até então. Os registros vêm crescendo ano a ano no país desde 2016.


Registro de agrotóxico até 2021. — Foto: Arte / G1.




Novo método de divulgação

O governo alterou a forma de divulgação do registro de agrotóxicos em 2019. Até então, o ministério anunciava a aprovação dos pesticidas para a indústria e para os agricultores no mesmo ato dentro do "Diário Oficial da União".

A sistema passou a levar em conta a aprovação dos dois tipos de agrotóxicos: os que vão para indústria e os que vão para os agricultores.

Segundo o Ministério da Agricultura, a publicação separada de produtos formulados (para os agricultores) e técnicos (para as indústrias) tem como objetivo "dar mais transparência sobre a finalidade de cada produto".

Como funciona o registro

A permissão para um novo agrotóxico no país passa por 3 órgãos reguladores:

Anvisa, que avalia os riscos à saúde;
Ibama, que analisa os perigos ambientais;
Ministério da Agricultura, que analisa se ele é eficaz para matar pragas e doenças no campo. É a pasta que formaliza o registro, desde que o produto tenha sido aprovado por todos os órgãos.

Tipos de registros de agrotóxicos:

Produto técnico: princípio ativo novo; não comercializado, vai na composição de produtos que serão vendidos.
Produto técnico equivalente: "cópias" de princípios ativos inéditos, que podem ser feitas quando caem as patentes e vão ser usadas na formulação de produtos comerciais. É comum as empresas registrarem um mesmo princípio ativo várias vezes, para poder fabricar venenos específicos para plantações diferentes, por exemplo;
Produto formulado: é o produto final, aquilo que chega para o agricultor;
Produto formulado equivalente: produto final "genérico".

Por G1 Economia

Tacaratu: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta quinta-feira (15/04) na Clínica e Laboratório Jaques; ligue e marque sua consulta


 

A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Tacaratu na Rua Cavalcante Nozinho, 253, informa atendimento para esta quinta-feira, 15 de abril de 2021. Confira abaixo!

Telefone para marcação de consultas:

(87) 3843 - 1106 - Cel. 87 - 9.9931-4556-



Atende na Clínica e Laboratório Jaques de Tacaratu nesta quinta-feira (15/04/2021)


Atende na Clínica e Laboratório Jaques de Tacaratu nesta quinta-feira (15/04/2021)


Atende na Clínica e Laboratório Jaques de Tacaratu nesta quinta-feira (15/04/2021)




Atende na Clínica e Laboratório Jaques de Tacaratu nesta quinta-feira (15/04/2021)




Blog de Assis Ramalho
Informação:/Clínica e Laboratório Jaques

Plenário do STF mantém decisão que determinou instalação da CPI da Covid

Prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), em BrasíliaPrédio do Supremo Tribunal Federal (STF), em BrasíliaFoto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Por 10 votos a 1, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (14) confirmar a decisão individual do ministro Luís Roberto Barroso que determinou a abertura de comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar supostas omissões no combate à pandemia de covid-19.

A decisão de Barroso foi tomada na semana passada, a partir de um mandado de segurança protocolado pelos senadores Jorge Kajuru (GO) e Alessandro Vieira (SE), ambos do Cidadania. Os parlamentares alegaram suposta omissão do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, ao não determinar a instalação da comissão, após a obtenção do mínimo de assinaturas necessárias de parlamentares para criação da CPI.

Durante a sessão de hoje, Barroso reafirmou seu voto e disse que seguiu a Constituição e a jurisprudência da Corte. Segundo o ministro, a instalação de uma CPI deve ser automática se o número mínimo de um terço de assinaturas de parlamentares for atingido.

“Nada há de criativo, original ou inusitado na decisão liminar, que concedi à luz da doutrina vigente no Brasil”, afirmou Barroso.

O voto de Barroso foi seguido pela maioria dos ministros. O ministro Marco Aurelio ficou vencido na votação por razoes processuais. Ele entendeu que não caberia ao plenário referendar o mandado de segurança.

Ontem (13), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, leu o requerimento de criação da comissão e deu o primeiro passo obrigatório para dar andamento ao processo de instalação da CPI .

Por Agência Brasil

Boletim desta quarta-feira [14/04/2021]: Pernambuco confirma 83 mortes por Covid-19 em 24 horas, maior número desde julho de 2020



Pernambuco confirmou mais 83 mortes por Covid-19, nesta quarta-feira (14). Este foi o maior número de confirmações de óbitos em 24 horas desde 9 de julho de 2020, quando o estado confirmou 86 falecimentos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, também houve 2.359 novas confirmações de infectados pelo novo coronavírus.

As mortes confirmadas nesta quarta-feira ocorreram entre 2 de agosto de 2020, cerca de oito meses atrás, e a terça-feira (13). Com os acréscimos, o estado passou totalizar 12.988 óbitos e 375.115 casos de Covid-19, desde março de 2020.

A atual média móvel de óbitos por Covid-19 é de 64 mortes diárias. Essa é a maior média móvel de óbitos desde o dia 15 de julho, que também tinha 64 óbitos por dia, em média.

O governo informou, ainda, que 128 dos 2.359 casos de Covid-19 confirmados nesta quarta-feira são leves. Isso representa 5% do total de novas ocorrências. Esses casos são de pessoas que precisaram ser internadas ou, ainda, de pacientes que morreram com a doença.

Outros 2.231 (95%) foram de pessoas com quadros leves da doença e que não precisaram ser internadas. Esses casos englobam, também, pessoas que foram assintomáticas ou que descobriram ter tido a doença depois de curadas, por meio de testes sorológicos.

Do total de 375.115 casos confirmados da doença, 38.052 foram pacientes graves e 337.063 leves.

O governo informou, ainda, que outros detalhes epidemiológicos devem ser divulgados durante o dia, pela SES.

Por G1 PE

Petrolândia: Coordenadoria da Mulher promove capacitação ao efetivo da Guarda Civil Municipal para assistências e proteção dos direitos das mulheres do município


A Coordenadoria da Mulher da Prefeitura Municipal de Petrolandia-PE, em Parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, promoveu para o efetivo da Guarda Civil Municipal - atuante na Operação Lei Maria da Penha -  a Formação Programa Justiça para as Mulheres: punição para os agressores. 

Objetivo foi capacita-los para uma melhor atuação, assistências e proteção dos direitos das mulheres de Petrolandia.



Blog de assis Ramalho
Informação e fotos - Secretaria de Segurança Cidadã - Sec. Cléber Diniz





NOTÍCIA RELACIONADA

Petrolândia: Guarda Civil Municipal e Coordenadoria da Mulher realizam ronda Patrulha Maria da Penha na zona rural do município


A ronda Patrulha Maria da Penha realizada pela Guarda Civil Municipal, a qual trabalha em parceria com a Coordenadoria da Mulher, deslocaram-se até a Zona Rural de Petrolândia-PE, afim de prestar assistências as vítimas de Violência Doméstica e fiscalizar se as medidas protetivas de urgência que, determina o afastamento dos agressores estão sendo cumpridas conforme manda decisão judicial.

Blog de assis Ramalho
Por - Secretaria de Segurança Cidadã - Sec. Cléber Diniz


Petrolândia é pioneira no Sertão de Itaparica a implementar a Patrulha Maria da Penha



O Município de Petrolandia é pioneiro no sertão de Itaparica em implementar através da Coordenadoria da Mulher e a Secretaria de Segurança Cidadã, Políticas Públicas para amparar as mulheres vítimas de violência Doméstica com o Projeto Patrulha Maria da Penha.

O projeto tem por base acompanhar às vítimas de violência doméstica dando uma maior assistência e proteção. As visitas serão realizadas pela Coordenadoria da Mulher juntamente com a Guarda Civil Municipal.

O trabalho de interação entre os setores é o fator primordial para o sucesso do projeto segundo Salete Gonzaga, Coordenadora Regional da Secretaria Estadual da Mulher.

Telefones para contato:

(87) 99963-2150
0800 281 8187

Blog de assis Ramalho
Por - Secretaria de Segurança Cidadã - Sec. Cléber Diniz

Petrolândia: JR Rações & Pet Shop será inaugurada nesta quinta (15) na AV. Auspício Valgueiro de Barros, e anuncia PROMOÇÃO SEMANA DE INAUGURAÇÃO; CONFIRA


Será inaugurada em Petrolândia nesta quinta-feira, 15 de abril de 2021, a JR RAÇÕES & PET SHOP - Organização de Júnior, popularmente conhecido por Júnior das rações.

A loja já abre suas portas anunciando grande PROMOÇÃO SEMANA DE INAUGURAÇÃO. Na compra de qualquer produto ou serviço acima de R$ 20,00, o cliente estoura um balão e concorre a prêmios ou descontos especiais.

A JR RAÇÕES & PET SHOP fica situada na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, em frente ao Atacadão São Francisco - Fone para contato (87) 9.9670-2000

Horário de funcionamento: Das 08h:00 às 12h:00 e das 14h:00 às 19h:30.

A JR RAÇÕES & PET SHOP é uma organização de Júnior e família.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Júnior



Petrolândia: Dra. Thais Thesly (Especialista em Estética Podal) atende na Petroclínica todas as quintas e sextas-feiras; marque sua consulta


 A Especialista em Estética Podal Thais Thesly estará atendendo na PETROCLINICA todas as quintas e sextas feiras. Agende sua avaliação  se você sente desconforto ou dor nos pés, dedos ou unhas; Quando estiver com unhas encravadas; Quando seus pés estiverem rachados, com fissuras ou descamando; Se for diabético ou portador de alguma doença que afete os pés; Em caso de aparecimento de micoses; Quando houver bolhas, joanetes ou calosidades nos pés.

Informações e agendamentos pelos fones 87 99805 0774 ou 3851 2333

A Petroclínica fica  situada na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo),no centro da cidade.de Petrolândia.

SAIBA MAIS SOBRE A PETROCLÍNICA EM PETROLÂNDIA-PE

Petroclínica também tem filial no Bairro Nova Esperança, situada nas margens da BR-316, em frente ao Condomínio Dr Francisco Simões.

Petroclínica, situada na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro de Petrolândia, 


A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:

Veja abaixo a relação dos demais profissionais que atendem na Petroclínica.

* Dr Rommel Alencar ( fisioterapia em geral)
* Dra Cicera Elisane ( fisioterapia em geral)
* Dra Nubia Lopes ( ginecologia e ultrassonografia)
* Dra Socorro Carvalho ( ginecologia e ultrassonografia)
* Enf Joane Barboza ( preventivo com câmera, Depilação a luz intensa pulsada, pré natal e drenagem linfática)
* Dr Marcos Bispo ( Gastroendoscopia)
* Dr Italo Porto ( psicólogo)
* Dra Andreza carvalho ( Psicóloga)
* Dr Valmir Mizio ( Psicólogo)
* Dr Emílio Araújo ( Psiquiatra)
* Dra Bruna Lopes ( dentista- ortodontia)
* Dr Igaro Cordeiro ( cirurgião dentista- Canal em sessão Única)
* Dra Rubinara Dória ( cirurgiã dentista)
* Dra Edilene Oliveira ( Nutricionista)
* Dra Tamires Greicelli ( Nutricionista )
* Dra Bárbara Lopes ( dermatologia Clínica e estética)
* Dr Cleovan Almeida ( oftalmologista)
* Dra Raylla França ( clínica Médica)
* Dr Ebenone ( Ortopedista)

* A Petroclínica também realiza Mamografia Digital

Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica

EREM de Salgueiro-PE tem aprovação de três estudantes em 1º lugar no SSA/UPE


A EREM Aura Sampaio Muniz, em Salgueiro, no Sertão, tem vários motivos para se orgulhar de seus alunos. Dentre esses, três motivos atendem pelos nomes de Alicia Muniz, Carlos Eduardo Angelim e Júlio César Santos. Os estudantes foram aprovados em 1º lugar no SSA/UPE! Alicia e Carlos Eduardo em administração e Júlio César em matemática.

Para alcançar a aprovação, Alicia organizava o tempo entre atividades escolares e a revisão dos assuntos. Neste ano, sua rotina mudou por conta da pandemia. "Passei a assistir às aulas da escola de forma remota, assinei alguns cursinhos online para melhorar meus estudos e tirava as dúvidas com os professores nas aulas ou pelo WhatsApp”, detalhou. Carlos Eduardo também foi aprovado em 1º lugar para o curso de Administração, porém no campus Salgueiro (Alicia foi a primeira no Campus Recife).

Sua rotina de preparação para o vestibular era “leve”, de acordo com o estudante. “Eu destinava entre 2 a 3 horas por dia, além do período que eu destinava às aulas da escola. Pra mim foi importante balancear os estudos e o lazer, evitando assim o cansaço e propiciando o aprendizado. Antes da realização das provas evitei ao máximo qualquer atividade estressante. Assim, pude realizá-las estando focado e tranquilo, o que é quase tão importante quanto a jornada de estudos”, afirmou Carlos.

Júlio César, primeiro colocado em matemática no Campus de Petrolina, ressalta o acolhimento da equipe da escola. “A equipe de professores é excelente. Sou grato por ter recebido esse apoio de todos da equipe Aura e se eu pudesse escolher novamente uma escola para estudar, pode ter certeza que iria ser a Aura.”, pontuou. Parabéns, pessoal!

Saiba mais aqui https://cutt.ly/ivijYbE
#PraCegoVer #PraTodoMundoVer Ao fundo, fotos dos estudantes da EREM Aura Sampaio Muniz. À frente, o texto: "EREM de salgueiro tem aprovação de três
estudantes em 1º lugar - Os alunos foram aprovados na UPE com as maiores notas nos cursos de Administração e Matemática"

Divulgação/Governo de Pernambuco

Petrolândia: Bar e Restaurante Maria Fumaça funciona nesta quarta das 10h00 às 20h00













Redação do Blog de Assis Ramalho

Informação: Bar e Restaurante Maria Fumaça 

Pernambuco segue com o Plano de Convivência com a Covid-19 até o dia 25/04


Pernambuco segue com o Plano de Convivência com a Covid-19 em Pernambuco até o dia 25/04. O plano determina todas as regras para a retomada das atividades sociais, turísticas e econômicas. Confira aqui o que já está em funcionamento e os horários permitidos.

Faça sua parte: use a máscara corretamente, mantenha o distanciamento social e higienize as mãos com frequência.

Saiba mais em www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.

Divulgação/Governo de Pernambuco

Petrolândia: Vereadora Adelina Martins solicita ao prefeito Fabiano Marques prioridade de vacinação aos profissionais da Educação



A Vereadora Adelina Martins (PODEMOS) apresentou em Sessão Oridinária da Câmara Municipal de Petrolândia, na quarta-feira (07/04), Indicação dirigida ao prefeito Fabiano Marques (PDT) e a secretária de Saúde do município, Patrícia Jaques, para que os professores e demais servidores das escolas da rede municipal deste município sejam incluídos no grupo prioritário da vacinação contra o coronavírus.

A vereadora ressalta que tais profissionais desenvolvem funções essenciais à sociedade e estão fortemente expostos a estas e outras doenças em razão de suas atividades, que muitas vezes ocorre de modo presencial, tal medida visa proteger este grupo prioritário, bem como minimizar os riscos de contaminação direta entre professores e alunos por ocasião do retorno das aulas de forma presencial.

Veja abaixo discurso da vereadora Adelina Martins na reunião do dia 07/04/2021)



Confira mais notícias relacionadas à reunião do dia 07 de abril de 2021 - Clique para ver

Senado aprova uso de verbas de saúde por estados e municípios



O Senado aprovou ontem (13) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 10/2021, que estende até o fim deste ano a autorização concedida a estados, Distrito Federal e municípios para utilizar, em serviços de saúde, verbas remanescentes de anos anteriores dos fundos de saúde. Essas verbas devem ter sido repassadas pelo Ministério da Saúde. A matéria ainda precisa de sanção presidencial para ter validade.

Esse projeto altera a Lei Complementar 172, de 2020, que permitiu que cerca de R$ 6 bilhões ociosos ao final de 2019 nas contas dos fundos de saúde de estados, Distrito Federal e municípios fossem alocados em ações de enfrentamento da pandemia em 2020.

Para o relator da matéria, Esperidião Amin (PP-SC), o projeto é generoso, tendo em vista que os gestores de saúde e assistência social terão mais liberdade para aplicar os recursos “que não foram poucos e que remanesceram”.

“Isso mostra que 2020 não foi um ano com recursos escassos para saúde e assistência social. Tomara que neste ano possamos ter esse atendimento prioritário para salvar vidas”, disse o senador.

*Com informações da Agência Senado

Jatobá de Tacaratu: A Semente plantada há um século (1921-1924)

 


Contexto histórico

O ano era 1921 e Pernambuco vivia um período de incertezas em virtude das sucessivas substituições no comando do governo estadual, provocado pelo afastamento , por doença, do governador eleito em 1919, quando o jovem Hildebrando Gomes de Meneses, vindo de Caruaru, abre a DROGARIA MENESES e monta a TIPOGRAFIA UNIÃO (junto ao seu primo Alfredízio Meneses) em Jatobá de Tacaratu.

Jatobá (atual Petrolândia) amargava uma severa decadência econômica decorrente em grande medida da frustação dos planos de navegabilidade do rio São Francisco, deixando assim de ser sede do município e retornando à condição de distrito de Tacaratu. O jornal A SEMENTE surgia então, naquele desolado contexto, como uma alvissareira novidade.

Aproveitando-se da experiência acumulada em Caruaru como principal colaborador do semanário A UNIÃO, da Associação Caixeiral Caruaruense, lança em Jatobá seu próprio jornal batizado de A SEMENTE. Seu primeiro número é publicado em fevereiro de 1921 e, em outubro de 1922, o magistrado Sergio Loreto, natural de Águas Belas (PE), elege-se Governador de Pernambuco pelo Partido Republicano Conservador, como alternativa encontrada pelas diversas forças políticas da República Velha para o apaziguamento da situação de conflito no estado, provocado pela contestação do resultado das últimas eleições.

Ocorre que, apenas dois anos do início da circulação de seu jornal, Hildebrando é convidado pela Agrofabril Mercantil a assumir o cargo de diretor e redator chefe do JORNAL CORREIO DA PEDRA (fundado pelo empresário Delmiro Gouveia e que ficou em circulação durante 12 anos desde 12/10/1918). Convite aceito, muda-se para Vila de Pedra, atual Delmiro Gouveia, onde trabalha de 1924 até 1930.

Assim sendo, mesmo mantendo a tipografia, a publicação do último número de A SEMENTE em 03/06/1924 põe um ponto final a sua breve história. Contudo, 10 anos depois, como que cumprindo a uma inusitada profecia literal, nasce o Correio do Sertão do mesmo Hildebrando.
Uma ‘existência acidentada’

Do acervo de Publicações Digitalizadas da Fundação Joaquim Nabuco no Volume 13 da “História da Imprensa de Pernambuco”, em sua seção intitulada “A SEMENTE”, da parte que versa sobre o município de Petrolândia (página 553), extraímos o poético fragmento copiado abaixo e provavelmente constante na edição inaugural de fevereiro de 1921 do Jornal A Semente:

“Hoje plantamos a nossa A Semente” – escreveu a redação – “…aquela de onde poderá brotar o progresso, raiar a luz de ideais alevantados, surgirem forças garantidoras de promissor futuro para essa inventurosa terra. Germinará? Crescerá? Borrifemo-la com o vigor de nossas energias de moço, aquentemo-la com os raios do nosso carinho e do nosso otimismo e a pobrezinha talvez adquira a força necessária para o desempenho de suas funções.”Da redação de A Semente em seu número inaugural

Festejando assim os 100 anos de nascimento deste jornal, completados no último fevereiro, o texto disponibilizado na Fundaj segue descrevendo a “existência acidentada d’A Semente” e referencia ao seu final a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco como fonte. A fim de preservar a apresentação no original digitalizado da obra dessa relíquia que nos conta um pouco da história de A Semente, colaboramos com a colagem abaixo de seu conteúdo na íntegra:






Voltando no tempo

E para instigá-lo a entrar na máquina do tempo da história e se deleitar com notícias de uma Petrolândia viva na memória afetiva de seus filhos, o IGHP tem a alegria de compartilhar ao final desta postagem a edição quase completa do último número de A Semente de 3 de Junho de 1924 (Ano 3). Nela você provavelmente ficará um tanto perplexo com as “Queixas innocuas (sic)” e os “fuchiqueiros” na matéria de capa sobre a então lastimosa situação política e administrativa de Jatobá. Por outro lado ficará muitíssimo bem informado acerca do detalhado andamento da construção de uma escola e uma cadeia pelos trabalhadores da firma Brandão Cavalcante. Mas como ninguém é de ferro poderá também apreciar a “INTELLIGENCIA (sic) FEMININA DE JATOBÁ” nos textos premiados com menção honrosa pelos Amigos de Momo: “A rosa” de Feliciana de Menezes, “Porque (sic) amo Jatobá” de Lilia Cavalcanti e “O Riso” de Maria Luiza da Costa.

Boa viagem!


Nota aos petrolandenses nostálgicos

O IGHP aproveita a oportunidade para solicitar que nos contatem aqueles que por ventura tenham em mãos outras edições desta peça jornalística, que nos alimenta o ânimo de manter o empenho em preservar e (re)contar a história de nossa querida cidade.

Por : Paula Francinete Rubens de Menezes - Educadora, Escritora e Presidenta do IGH de Petrolândia.

O IGH Petrolândia nasceu com a finalidade primeira de servir de apoio à pesquisa sobre a história do nosso povo e se sente muito feliz em divulgar este material de inestimável valor histórico.

Blog de Assis Ramalho