terça-feira, 20 de maio de 2014

Senado aprova cotas para negros em concursos públicos


Os concursos públicos federais passarão a ter reserva de 20% das vagas para candidatos negros ou pardos pelos próximos dez anos. Um projeto de lei originário do Poder Executivo e já aprovado na Câmara foi aprovado sem alterações hoje (20), pelo Senado, e seguirá para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

O texto estabelece que todos os concursos federais deverão prever cotas, inclusive dos órgãos da administração indireta, de autarquias, fundações e das empresas públicas. A matéria teve preferência de votação porque foi enviada em regime de urgência para o plenário, depois de ter sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, comemorou a aprovação das cotas e disse que a reserva de vagas para negros em concursos públicos é uma “medida mais que justa”, que vai ajudar a corrigir o histórico de exclusão da população negra no Brasil.

Garanhuns: Agentes de Saúde e de Endemias podem ganhar moto para trabalhar


O vereador Audálio Filho (PSDC), sugeriu ao Governo Municipal de Garanhuns, através de requerimento, que por meio do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), adquira motos para agilizar o trabalho e forneça incentivo para que os Agentes de
Saúde e de Endemias do nosso município, tirem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Segundo a Lei Nº 03/2014 de autoria do Governo Municipal, que instituiu no município o PMAQ-AB, 40% é destinado para que a gestão possa efetuar melhorias em infraestrutura e manutenção de equipamentos utilizados na Atenção Básica (AB). “Com essa verba o município custearia o incentivo para a aquisição da CNH e a compra de motos para dar melhor condição de trabalho aos Agentes de Saúde e de Endemias”, esclarece o parlamentar.

Esses profissionais desempenham um trabalho de extrema importância que é o atendimento domiciliar, além de analisar o perfil das famílias, fazer um levantamento da situação e das condições e levar todas essas informações até a Secretaria de Saúde. “O objetivo da minha solicitação é fazer com que esse trabalho seja feito de maneira rápida e eficiente, para que as ações a serem tomadas também possam acontecer de maneira ágil”, finaliza o vereador Audálio Filho.

Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns

Concurso Público da Prefeitura de Arcoverde será realizado no dia 1º de junho; confira os locais


As avaliações do concurso público da Prefeitura de Arcoverde ocorrem no dia 1º de junho deste ano e os locais e horários delas já foram divulgados conforme edital de retificação publicado no site www.conpass.com.br. De acordo com a publicação, devido ao grande número de inscritos, mudanças relacionadas aos lugares das provas precisaram ser feitas. Os endereços foram definidos conforme o cargo pleiteado. Confira.

Blog dos Concursos

Câmara se reúne com prefeita de São Bento do Una e articula compromissos para a cidade

Construção de estradas vicinais e calçamento de ruas estão na pauta

O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), recebeu na segunda-feira (19) a prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida (PSB), no escritório da pré-campanha. A gestora apresentou algumas demandas do município, especialmente no calçamento de estradas vicinais importantes. "Um exemplo é a via que liga São Bento do Una a Cachoeirinha, que é a rota do queijo. Trata-se de uma prioridade para o nosso município", explicou.

Câmara encaminhou o pedido para a equipe que está elaborando seu Plano de Governo e ressaltou a importância da ação. "A infraestrutura adequada é uma das questões essenciais para o desenvolvimento dos municípios. São necessárias boas estradas para que os empreendedores locais possam escoar sua produção de maneira eficiente. Por isso, vamos olhar esse pedido com bastante atenção", garantiu o pré-candidato.

Pontos de Cultura pedem aprovação da Lei Cultura Viva

Foto: Leandro Melito/EBC

A plenária no 4º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, espaço de articulação política do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, terminou nesta terça-feira (20) com a definição das principais propostas que serão apresentadas à ministra Marta Suplicy. As reivindicações serão apresentadas por meio da Carta de Natal, um documento com a síntese dos encaminhamentos das discussões feitas por 3 mil integrantes do Cultura Viva nos dois primeiros dias do evento.

A principal reivindicação dos pontos de Cultura é a aprovação do Projeto de Lei Cultura Viva (PL 757/2011) de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). O projeto, que institui o Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania, já passou pela Câmara dos Deputados e aguarda apreciação do Senado Federal, onde está desde outubro de 2013.

"Com a aprovação da Lei Cultura Viva temos a possibilidade real de transformar uma política de governo em uma política pública de Estado", considera Teotônio Roque, integrante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e delegado dos pontos de Cultura do Rio Grande do Norte.

Agência Brasil

Nota de José Humberto Cavalcanti, secretário geral do PTB de Pernambuco, a respeito de declarações de Sileno Guedes

José Humberto Cavalcanti, secretário geral do PTB-PE

Sileno tem produzido sempre nano-avaliações sobre o processo político-eleitoral, que são próprias dos chamados tarefeiros de baixa patente.

Essas declarações deselegantes e irritadiças de Sileno traduzem a grande preocupação que existe hoje nas hostes socialistas pelo forte crescimento da candidatura do senador Armando Monteiro, evidenciada em todas as pesquisas e constatada em todas as regiões do Estado.

A trajetória de respeitabilidade, competência e liderança do senador Armando Monteiro é reconhecida em Pernambuco e no Brasil – e também pelo PSB pernambucano até a eleição de 2010.

Sileno vive a dificuldade de conseguir explicar uma fragilidade que o povo de Pernambuco já percebeu. A de tentar impor, junto com o seu grupo, aí, sim, como verdadeiros patrões políticos, um nome sem qualquer representatividade na sociedade, além daquela que deriva das circunstâncias de subordinação e parentesco, como o de Paulo Câmara.

Veja vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=dcqdFrp6_iQ

Assessoria de Imprensa do PTB-PE

Sileno: “Armando vai passar mais quatro anos no Senado”

Presidente do PSB afirma que senador petebista representa os “patrões” e não o povo

O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, ironizou nesta terça-feira (20) a postulação do senador Armando Monteiro Neto (PTB), que tentará disputar a eleição para o Governo do Estado contra o pré-candidato do ex-governador Eduardo Campos, Paulo Câmara (PSB). O dirigente questionou a atuação do parlamentar no Congresso Nacional, quando se posicionou contra os interesses da classe trabalhadora. “O senador tem que passar mais quatro anos no Senado para se redimir com a sociedade pernambucana, sobretudo com os trabalhadores, que confiaram nele numa perspectiva mais progressista. Basta ver os votos que ele deu no Senado contra os trabalhadores”, disparou o socialista.

Guedes também afirmou que a experiência no serviço público será um item cobrado pelos eleitores no pleito estadual deste ano, e apontou a falta de conhecimento do petista no assunto. “A gente desconhece qual é a experiência no serviço público. Onde foi que ele passou? Passou por entidade de classe e entidade de classe dos patrões”, ponderou.

Telexfree contrata advogado do mensalão; ele diz que dono está no ES


A Telexfree, empresa suspeita de promover pirâmide financeira, contratou o advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, que atuou na defesa do processo do mensalão.

Castro, que é conhecido também como Kakay e tem ainda no currículo a defesa de políticos de Brasília, diz que Carlos Wanzeler, co-fundador da Telexfree, está no Espírito Santo à disposição da Justiça e não deve ser considerado foragido.

Wanzeler é considerado fugitivo pela Justiça norte-americana desde 9 de maio, quando ações de busca e apreensão em Massachusetts, sede da Telexfree nos EUA, terminaram na prisão do norte-americano James Merrill, seu sócio e fundador da empresa.

Dias depois, sua mulher, Kátia Wanzeler, foi presa no Aeroporto JFK, em Nova York, tentando embarcar para o Brasil. Merril continua preso e Kátia está sob custódia da Justiça dos EUA.
Dono está no Espírito Santo há dez dias, diz advogado

Kakay, que defendeu o publicitário Duda Mendonça no processo do mensalão, diz que Wanzeler está no Espírito Santo há pelo menos dez dias e que chegou ao país antes do mandado de prisão da Justiça dos EUA.

Anatel avalia se operadoras cumpriram compromissos após suspensões de 2012


O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, disse hoje (20) ter encontrado indícios de que operadoras de telefonia móvel não cumpriram parte das obrigações impostas há dois anos, quando as empresas foram punidas pela má qualidade dos serviços. As punições aplicadas na época incluíram a proibição de novas vendas de celulares e de internet.

Caso se confirmem esses descumprimentos, a Anatel poderá apresentar, a partir de agosto, novas obrigações às operadoras.“Há indícios de descumprimento da cautelar em alguns pontos”, disse Rezende, após participar de audiência pública no Senado. O mais provável, disse ele, será a aplicação de multas para as empresas que não cumpriram esses compromissos.

“Houve melhorias no atendimento, mas não foram suficientes. [Por isso,] quando completar dois anos de cautelar, vamos ter outras medidas no sentido de reforçar a infraestrutura e a qualidade do serviço. Vamos exigir outros compromissos das empresas, mas não há nenhuma perspectiva de uma nova cautelar [proibindo novas vendas]”, acrescentou.

Floresta: Deputado Rodrigo Novaes faz prestação de contas de seu mandato em grande evento


"Existe um descrédito com a nossa região, que sempre foi vista como um lugar que tem muita terra e pouca gente, e, por isso, o nosso poder de pressão nunca foi o bastante para tirarmos do papel projetos importantes", disse Rodrigo em seu discurso.




Na noite de sábado passado (17), o deputado estadual Rodrigo Novaes(PSD) realizou em Floresta, no Sertão de Pernambuco,  importante evento para prestação de contas do seu mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Amigos, correligionários e populares lotaram a sede do Clube BNB naquela cidade.

Sob o lema #AmorPeloSertão, Novaes mostrou sua força ao reunir lideranças políticas de várias cidades do Sertão, das quais recebeu a promessa de apoio na sua candidatura a reeleição.
 
Compareceram ao evento vereadores, ex-vereadores, prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos e líderes políticos das cidades de Floresta, Petrolândia, Parnamirim, Cabrobó, Mirandiba, Ibimirim, Triunfo, Belmonte, Orocó, Belém de São Francisco, Serrita e Itacuruba, entre outras. vários líderes usaram a palavra para manifestar seu apoio à reeleição do deputado.

Presente no evento, o ex-deputado estadual Vital Novaes, pai de Rodrigo Novaes, antecedeu o pronunciamento do filho, com um discurso emocionado, interrompido algumas vezes por calorosos aplausos do público. Emotivo, Vital foi às lágrimas em alguns momentos.

Acompanhe abaixo trechos do discurso de Vital Novaes:
 
"Há quase 50 anos que eu faço política. Mas, hoje, eu estou participando de mais uma aula, porque quanto mais o tempo passa, menos a gente entende de política. Hoje, eu vi aqui muitas lições. Pessoas que vieram aqui trazer os seus pronunciamentos, para dizer o porquê estão presentes hoje neste evento em Floresta, e porque estão apoiando Rodrigo. Estão apoiando porque imaginaram que para o Sertão, para os seus municípios e para Pernambuco, é importante apoiar um candidato que, na verdade, faz política por vocação e por amor. Ele é um candidato que tem compromisso e que está na Assembleia Legislativa representando tão bem Pernambuco e participando das decisões em benefícios do povo deste Estado. Eu posso dizer a você, Rodrigo, que eu passei 24 anos na Assembleia e, na verdade, (neste momento a voz de Vital Novaes é embargada pela emoção e a plateia o aplaude), você orgulha a todos nós. É muita emoção, e eu sei o quanto foi difícil a nossa caminhada, onde enfrentamos tantas dificuldades.

Vital Novaes relembra frase do técnico da Seleção Brasileira, Felipão.
"Há poucos dias, o Felipão, o técnico da Seleção, falando na televisão sobre alguns jogadores que ele tinha convocado, ele dizia. 'Vocês hoje estão vendo esses jogadores que agora são famosos, que são admirados no mundo inteiro, mas não sabem das dificuldades que eles passaram'. Então, nós, (novamente volta a se emocionar, e novamente é aplaudido) passamos por muitas dificuldades. Rodrigo foi uma invenção nossa. Rodrigo poderia estar cumprindo outras tarefas, como advogado. Mas o amor que eu tenho a Floresta, deixar a minha terra sem representação política na Assembleia, era um crime imperdoável. E por isso, Rodrigo, você foi convocado, você que tem tanto amor ao Sertão, e a essa terra (volta a se emocionar). E o povo desta região consagra você hoje, porque eu quero ver qual é o deputado estadual da nossa região que tem condições de trazer tantas lideranças expressivas como hoje. Aqui não são só eleitores, são lideranças importantes. E Rodrigo tem esse compromisso de continuar na Assembleia durante mais quatro anos, defendendo os interesses e dizendo ao governador e às autoridades o que vocês não têm condições de dizer, porque vocês estão aqui e ele é que tem a tribuna na Assembleia. E lá, eu tenho certeza de que ele está cumprindo fielmente com o dever dele, de representar bem o Sertão e de representar bem Pernambuco.

Vital Novaes fala da importância de o Sertão ter um verdadeiro representante.

"Esta região é muito pobre e muito sacrificada, e se não tiver lá alguém para lhes defenderem, não pensem que, por milagre, os bens vão chegar por aqui. E é por isso que o povo está aqui, acreditando em você, Rodrigo. Olhando pra nós, com os olhos voltados para o dia 5 de outubro, porque eles sabem que esse dia será muito importante para que o Sertão e Floresta continuem muito bem representado no Poder Legislativo. Passei por lá tanto tempo, vivi tantas emoções, cheguei até a disputar uma eleição de prefeito em Floresta, para poder servir mais a essa terra. E hoje, (estou) sem atividade política. E alguém já dizia aqui, em discurso, que quando não se tem mandato, é bem diferente.

Vital Novaes declara amor à sua sua cidade, Floresta, e diz não ter dúvidas de que Rodrigo Novaes vai ser um dos deputados mais bem votados do Estado de Pernambuco.

"Eu até brinco dizendo que o sertanejo gosta de dizer que "quem foi e não é mais, é a mesma coisa de nunca ter sido". Mas, eu posso não ter mais mandato, mas eu tenho mais do que isso. Eu tenho um amor sagrado de dizer que Floresta é a terra do meu coração. Muito obrigado aos senhores e às senhoras que vieram de lugares distantes. Hoje eu vejo amigos de tantos municípios que eu também representei. Representei o município de Petrolândia, o município de Serrita... Eu agradeço a todos vocês que vieram nos prestigiar. Esse é um momento de muita emoção, é um momento gratificante que nós não vamos esquecer nunca, porque hoje foi um momento importante para essa retomada e esse avanço da candidatura de Rodrigo que, há quatro anos atrás, era uma interrogação, onde perguntavam 'será que ele vai se eleger?' E agora eu pergunto: Será que alguém hoje duvida que Rodrigo vai ser um dos deputados mais votados de Pernambuco? Esta é uma causa nobre e gratificante, ser representante de uma terra tão grandiosa quanto Floresta. Esta cidade bonita, esta cidade histórica dos tamarindos. Esta cidade bonita, construída com o esforço, com o sofrimento e com as lágrimas de todos nós. Esta Floresta que encanta a todos nós e que me encanta particularmente, porque, se alguém tem amor a esta terra, pode ter igual a mim, mas maior eu tenho certeza que não terá. Muito obrigado, Floresta!"

Parafraseando o artilheiro português  do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, Vital Novaes diz "Eu estou aqui"

"Eu sei que eu vou voltar outras vezes. Alguém até deve ter pensado 'será que ele ainda está vivo?' Eu estou vivo e estou aqui, como diz (Cristiano) Ronaldo, aquele que faz os gols pelo Real Madrid. 'Eu estou aqui'. Eu estou aqui, ao lado de Rodrigo, e de todos aqueles que querem construir a grandeza, a felicidade o futuro de Floresta e do Sertão. Muito obrigado!"
  
Após o discurso de Vital Novaes, foi exibido um vídeo com as realizações e ações de Rodrigo Novaes durante os seus três anos e meio de mandato. Em seguida, Rodrigo Novaes fez o seu aguardado pronunciamento. Acompanhe abaixo trechos do discurso do parlamentar.

Rodrigo iniciou seu discurso afirmando que, desde cedo, se inspira na vida do seu pai, Vital Novaes, e falou da importância de estar sempre junto do povo. Durante o discurso, Rodrigo lembrou ações por ele desenvolvidas no seu mandato. 


''Durante a minha infância eu sempre me inspirava na vida do meu pai, no que eu via ele fazer, e no que eu ouvia as pessoas dizerem que ele fazia, e sempre tive a vontade de servir ao meu povo. Cresci, Deus colocou no meu caminho este projeto, e hoje eu tenho o prazer e a honra de representar o povo sertanejo na Assembleia Legislativa. Mas o meu sonho não era um sonho de ser apenas deputado. O meu sonho era ser um deputado diferente, de ser alguém que pudesse fazer um trabalho político moderno e próximo das pessoas. E o que eu mais escutava, durante as campanhas, eram as pessoas dizerem: 'Rodrigo, você está vindo aqui porque é tempo de eleição e você está precisando de votos. Depois que passar a eleição, você não volta mais aqui na nossa cidade'. Isso ficou na minha cabeça e eu busquei, durante todos os dias do meu mandato, me esforçar para que a gente pudesse estar próximo das pessoas, para que a gente fosse uma referência de representante do povo na Assembleia Legislativa. Um deputado não pode ser aquela figura de um santo, onde os 49 deputados que exercem os seus mandatos na Assembleia no Recife, e que só lembram das pessoas de quatro em quatro anos. Daí, (veio) a vontade de servir o meu povo de uma maneira diferente e foi isso que eu busquei. Busquei estar próximo das cidades, próximo das pessoas, ouvindo os problemas e buscando as soluções, porque eu não acredito mais nessa política antiga, de "seu rei mandou dizer" que o povo vai votar em fulano, vai votar em sicrano. O povo vota e não tem nenhum retorno. Eu vou usar como um exemplo, aqui em Floresta: os outros deputados que foram votados aqui, em Floresta, não vieram aqui sequer uma vez. O que esse pessoal fez por Floresta? Me digam uma obra sequer, me digam uma atenção, um gesto de solidariedade com a nossa gente florestana. Então, a partir daí, a gente tentou fazer um mandato diferente, sempre em sintonia com o povo.

Rodrigo Novaes fala das suas ações.
  
"Ao longo dos três anos e meio de mandato, pudemos tirar do papel várias ações importantes que melhoraram a vida da nossa gente. Seja através de projetos de lei, seja através de indicações para os municípios, seja através de pronunciamentos na Tribuna da Assembleia, buscando sempre o melhor para o povo sertanejo, e buscando sempre a dignidade para a nossa gente. Mas a vida não é fácil, essa nossa correria não é simples. Então, hoje, neste ato de prestação de contas, eu quero aqui registrar que é importante que as pessoas saibam qual a função exata de um deputado. A gente tem nossas emendas aos orçamentos, alguns recursos, mas a nossa maior ferramenta é legislar, fiscalizar o Executivo, e representar o nosso povo na Assembleia Legislativa. E eu tenho feito o que posso. Todos os dias, ao acordar, eu tenho pedido a Deus força e coragem para poder representar a nossa gente, de levar a imagem e o sentimento do trabalhador mais humilde, do homem que não tem emprego, do comerciante que vive sem incentivo, da mulher discriminada e do homem humilde do campo. Então, foi esse o trabalho que a gente fez ao longo desses três anos e meio. Mas a nossa responsabilidade é muito grande, porque existe um déficit histórico com a nossa região. Existe um descrédito com a nossa região, que sempre foi vista como um lugar que tem muita terra e pouca gente e, por isso, o nosso poder de pressão nunca foi o bastante para tirarmos do papel projetos importantes, que pudessem, de verdade, modificar a nossa gente. Empregos, indústrias que pudessem vir pra cá, para poder gerar emprego, gerar renda e oportunidade para os jovens. Então a nossa luta é muito grande. Temos sempre buscado de todas as formas, utilizar de todas as ferramentas para poder trazer o desenvolvimento tão esperado para o povo sertanejo. A gente tem tratado de assuntos importantes como,  por exemplo, o Código de Procedimentos, que vai ter o seu direito assegurado de maneira mais rápida. Tudo isso, é fruto do nosso trabalho. IPVA de motos dos trabalhadores rurais. Essas pessoas, hoje, usam a moto substituindo o jumento, o cavalo, como instrumento de trabalho. É justo que essas pessoas paguem IPVA de mais de 500 reais, mais seguro obrigatório, onde mal conseguem pagar a prestação da moto? Então como é que eles podem pagar o IPVA de motos? Então, a gente foi para a tribuna e reivindicou, e o governador do Estado nos ouviu. Então, hoje, o trabalhador rural não precisa mais pagar o IPVA de moto nova, adquirida agora, a partir de 2014. E isso é fruto do nosso trabalho, é fruto de nossa luta, porque ser deputado não é só aquele que arruma dinheiro para calçar uma rua, ou arruma o dinheiro para fazer um saneamento, porque essa não é a função de um deputado. A gente consegue os recursos, luta pelos convênios, busca as emendas, mais esse trabalho é do Executivo. Então, é preciso que as pessoas compreendam isso, porque o máximo que a gente pode fazer dentro das nossas funções, dentro da nossa capacidade, a gente tem feito, mas eu não fiz um décimo do que eu gostaria de fazer."

Ações a serem realizadas, que ainda estão travadas.
"Tem muitas coisas ainda para serem feitas. A Rodovia da Cebola, a nossa (rodovia) PE que liga Terra Nova a Cabrobó, que é preciso que saia do papel. A nossa estrada de Conceição das Crioulas, a Riacho Pequeno, de Riacho Pequeno a Belém, também é preciso sair do papel. A nossa estrada que liga a PE-425, que liga Floresta à nossa cidade irmã, Carnaubeira da Penha, que é uma demanda antiga, de várias gerações, e que não conseguimos ainda tirar do papel. Tem a reforma (da estrada) de Caraibeiras a Tacaratu, que está prestes a dar a ordem de serviço. Tem aquela BR importante, que é a reta de Ibimirim a Petrolândia, que é uma luta de gerações, e que ninguém aguenta mais falar nestas rodovias... Mas, estão pensando que eu esmoreço? Eu não esmoreço não. Que eu baixo a cabeça? eu não baixo não. É ouvindo um 'não' e, no outro dia, ir para a tribuna e pedir de novo. Eu vou ganhar, vencendo no cansaço. A gente vai lutar até nós conseguirmos, porque não é em um mandato que a gente vai conseguir tudo. Eu não consegui tudo que eu queria não, mas tudo que eu consegui foi com muita luta, com muita dedicação, muita garra e muita coragem. Em hora nenhuma eu esmoreci, eu baixei a cabeça diante das dificuldades e das desilusões, porque na política eu tive a oportunidade de lidar com os melhores sentimentos. Você não imagina a minha satisfação em atender uma pessoa, lhe abraçar e poder resolver um problema, ser solidário na hora das dificuldades e andar nesses bairros, como eu ando, ouvindo as pessoas. Eu aprendi a ouvir as pessoas porque não existe político que não ouça as dificuldades das pessoas. A gente precisa estar atento ao que as pessoas dizem e a gente tem lutado, durante todo esse tempo, para que a gente possa dar o melhor de si."

Rodrigo finalizou o seu discurso fazendo agradecimento ao apoio recebido das lideranças políticas que compareceram ao evento.


"Eu agradeço muito a confiança de todos que aqui estiveram. Agradeço a todos os amigos, a todos que fizeram uso da palavra. Eu quero agradecer a todos que estiveram aqui nesta luta. Quero agradecer ao empresário, o meu amigo Armando Rodrigues, a nossa grande força de Petrolândia. Agradecer aos meus amigos vereadores de todos os municípios que hoje nos prestaram esta solidariedade. Agradeço demais a presença e o carinho de vocês, ao longo dessa trajetória. Quero dizer ao meu amigo Beto Souza (vereador de Floresta), ao meu amigo Zé Lajedo, que vocês acreditaram no nosso trabalho, vocês confiaram no nosso compromisso e eu quero afirmar, aqui, o meu compromisso com vocês de trabalho, de luta por esse povo, por essa gente. Dizer, Beto, que vocês conseguiram enxergar isso e não fazemos uma política voltada para família A, para família B ou família C. A gente faz uma política voltada para o povo da nossa cidade, para o povo da nossa região. Para este evento de hoje, eu dizia, através de recado em carro de som, que independente da preferência política, eu queria a presença das pessoas que agora estão aqui neste evento. Justamente por isso, por que a gente não faz política discriminando ninguém. Este grupo aqui é um grupo amplo, é um grupo que tem carinho, que tem compromisso, que tem coragem, que quer agregar, quer trazer mais e quer unir caminhos. Eu quero dizer que vamos ter uma Copa do Mundo agora, no mês de junho, em que ninguém vai pensar em mais nada, ninguém vai pensar em política, todos vão assistir aos jogos do Brasil. Mas eu quero dizer que, quando começar o mês de julho, no dia 30 de julho, a gente vai ter o início de mais uma campanha."

Recado ao pai, lembrando as dificuldades, e lembrando a solidariedade das pessoas.

"Eu quero dizer a você, meu pai, que a gente esteve junto há muito tempo e a gente sabe o que a gente passou. Mas a nossa angustia tem sempre sido compartilhada por esse povo e era justamente essa solidariedade destas pessoas que nos dava força para a gente seguir adiante. Eu quero dizer que este projeto não é meu, que este projeto não é deste grupo aqui, este projeto é de toda esta região. Este projeto é do povo sertanejo, que precisa de um representante na Assembleia, para lutar pelas coisas da gente, porque com um representante na Assembleia é difícil, mas sem um representante é impossível. Então, eu preciso mais uma vez contar com a solidariedade, com a amizade dos senhores e das senhoras, que hoje estão aqui. Que todo o povo possa nos ouvir e possa nos ajudar em mais uma caminhada, que não será uma caminhada fácil, porque não existe eleição fácil. Eu aprendi que eleição, quando se perde, se perde sozinho, e quando se ganha, se ganha junto. Então, é preciso que todos nós, amigos de todos os municípios que hoje aqui se fazem representados, e aqueles que não puderam vir, para que todos nós demos as mãos, e fazer uma campanha bonita, sem falar mal de ninguém, sem agressão a ninguém. Vamos falar das coisas boas que a gente fez, e tudo que a gente deseja de melhor para a nossa região. É por amor, que eu sigo adiante, e por vocês e com vocês, que vamos mais uma vez vencer. Então, muito obrigado a todos, e que Deus nos abençoe. Fiquem todos com Deus e muito obrigado''.

Para ver mais fotos, clique>Prestação de contas de Rodrigo Novaes na cidade de Floresta


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Amor por cantor sertanejo: Zilu Camargo revela identidade de namorado sertanejo 14 anos mais jovem

Zilu revela identidade de namorado sertanejo (Foto: Reprodução)

Separada de Zezé Di Camargo há dois anos, Zilu surpreendeu ao admitir pela primeira vez que está saindo com uma pessoa. Em entrevista à revista “Veja” desta semana, porém, a mãe de Wanessa fez mistério sobre a identidade do moço. Mas a Retratos da Vida desvenda aqui quem é ele! Trata-se do sertanejo Zé Henrique, da dupla com Gabriel.

Nascido em Rondonópolis, no Mato Grosso, ele tem 39 anos e conheceu a socialite, de 53, através de amigos em comum. Os dois têm se encontrado frequentemente em São Paulo e o cantor já até ficou íntimo dos filhos de Zezé. O romance começou em março, após Zé Henrique se separar da ex-mulher Karine Botelho.


Em entrevista à “Veja”, ela declarou:
“Até esse momento só ti nha aberto essa história para a família e gente do meu círculo mais próximo, mas, sim, apareceu um homem por quem me interessei de verdade. É ainda muito recente. Prefiro revelar o nome só quando tiver certeza de que o namoro é para valer. Posso adiantar que ele é do meio sertanejo e um pouco mais jovem que eu”.


Traições e o divórcio

Petrolândia: Curso gratuito de Revestimento de Cerâmica do SENAI tem início no próximo dia 26; ainda há vagas


As pessoas interessadas em fazer um curso que garante colocação imediata no mercado de trabalho podem se inscrever no Curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico, oferecido em Petrolândia pela Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o SENAI.

O curso com 160 horas-aula terá início no próximo dia 26, e as inscrições ainda estão abertas. São oferecidas vagas em duas turmas, uma de manhã outra à tarde. O local de realização é a Casa das Juventudes, próximo à Praça da Matriz, no centro da cidade. O único pré-requisito para inscrever-se é ser maior de 18 anos. Não é preciso ter conhecimentos na área da construção civil. Os participantes recebem certificado de conclusão do SENAI, uma das instituições de referência em cursos profissionalizantes no país.

As inscrições estão sendo realizadas na sede da SEDETUR-Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Petrolândia, no primeiro andar do Cartório de Notas, na esquina da rua Dom Pedro II com Av. Auspício Valgueiro Barros, centro de Petrolândia. O horário de funcionamento é das 7h30 às 13h30.

O Curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico destina-se à qualificação e aperfeiçoamento profissional, e tem como público-alvo profissionais da construção civil e público em geral. Os objetivos esperados do participante, ao final do curso, são planejar e preparar o local de trabalho estabelecendo pontos de referência executando e aplicando os revestimentos cerâmicos em paredes, pavimentos, muros e outras partes de edificações, com segurança, qualidade e economia, seguindo as especificações, as normas e os prazos estabelecidos em projeto.

Aproveite esta oportunidade ímpar aprender uma profissão ou aperfeiçoar-se em sua área, ou participe para aprender técnicas que podem ser usadas no seu dia a dia, como em consertos e reformas em sua própria residência, ou até mesmo para artesanato, com a construção de mosaicos artísticos.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: SEDETUR Petrolândia

Cláudia Leite, Garota Safada, Mano Walter e Jorge de Altinho, são algumas das atrações do São João de Arcoverde. Confira a programação

Em dez dias de festa, e com investimentos de R$ 3 milhões, são esperadas cerca de 700 mil pessoas e movimento de mais de R$ 30 mi na economia da cidade


A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB), lançou nesta terça-feira (20.05), em um restaurante no Recife, o formato do São João 2014 do município, um dos melhores de Pernambuco e do Nordeste. Prestigiaram o lançamento do São João a primeira-dama do estado Leila Queiroz, que representou o governador João Lyra Neto.

Entre os dias 19 e 28 de junho, o São João contará com mais de 150 artistas nacionais, regionais e locais, espalhados por 10 polos de animação. O Palco Central, localizado na Praça da Bandeira, contará com as apresentações das atrações nacionais e regionais, entre elas Cláudia Leite, Bruno e Marrone, Fafá de Belém, Wesley Safadão, e muitos outros.

Em dez dias de festa, e com investimentos de R$ 3 milhões, são esperadas cerca de 700 mil pessoas e movimento de mais de R$ 30 mi na economia da cidade. A expectativa é que sejam gerados mais de 3 mil empregos diretos e indiretos.

O tema deste ano é “Luz, Câmera, Ação... o cinema vai passar no melhor São João do Nordeste” e o grande homenageado é o cinema Rio Branco, fundado em 18 de maio de 1917, e atualmente considerado o cinema mais antigo em funcionamento no Brasil e na América Latina.

Os espaços serão divididos em: Multicultural, Artes, Pé de Serra, Multimusical, Forrogospel, Vila de Rio Branco, Gastronomia, Diversão, Raízes do Coco e Budega da Poesia. Os pólos são próximos e o objetivo é facilitar a circulação das pessoas entre eles, possibilitando que o público assista a diversas apresentações em apenas uma noite. Exceto o Raízes do Coco, localizado no Cruzeiro, e o da Budega da Poesia, no São Cristóvão, que já possuem programação diurna e um público específico.

Na questão segurança, pelo segundo ano consecutivo, Arcoverde é considerado o São João mais tranqüilo do Estado. Para garantir essa posição, a cidade contará com o apoio das polícias Civil e Militar, Arcotrans, Corpo de Bombeiros, Compesa, Celpe e Vigilância Sanitária.

Na estrutura, as equipes contam com 20 câmaras de monitoramento espalhadas entre os polos, além disso, será proibida a entrada de vasilhames de vidro, sendo necessário realizar a troca por embalagens de plásticos disponibilizadas no local. Próximo aos polos, principalmente no Multicultural (central), espaço que recebe o maior número de pessoas, só estarão autorizados a circular táxis e mototáxis cadastrados pela prefeitura, facilitando a chegada e a saída do público.

>>Confira a programação

Dr. Érico Herbert, da Endocardio-Petrolândia, esclarece sobre dor lombar, a popular dor de coluna


A dor de coluna é uma queixa comum nos consultórios de diversas especialidades. Com o aumento do acesso da população aos serviços de saúde, observamos que essa sintomatologia ocupa um lugar de destaque nos indicadores fornecidos por instituições privadas e públicas.

Outro dado relevante sobre o tema é que o quadro clínico é responsável pelo afastamento do trabalho de milhões de brasileiros causando impacto na produtividade e sobrecarregando os órgãos responsáveis por benefícios como o INSS.

A dor de coluna é denominada por meios técnicos como dor lombar ou lombalgia. Há predominância na faixa etária entre 20-65 anos e acomete mais mulheres. Existem diversas causas para a lombalgia. Com o avanço dos meios diagnóstico, verificamos, cada vez mais, o diagnóstico precoce de Hérnia Discal que é responsável por uma parcela considerável desses casos. A ressonância nuclear magnética que, atualmente, é considerada o padrão-ouro em termos de exame diagnóstico permitiu a elucidação de diversos diagnósticos entre eles a Hérnia de Disco.

O tratamento, em linhas gerais, consiste em repouso, medicação, fisioterapia e atividade física regular. Os anti-inflamatórios modernos e analgésicos potentes possibilitaram a melhora da qualidade de vida dos pacientes afetados. A instituição de fisioterapia motora e atividades como Pilates e RPG tem mostrado eficiência no combate conjunto a dor lombar. Obviamente, não devemos esquecer que o tratamento deve ser realizado com uma equipe multidisciplinar composta por médico ortopedista, fisioterapeuta e educador físico.

Dr Érico Herbert CRM 18487
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Fellow em Cirurgia do Joelho pelo ITORK/Recife-PE


Consultas: Segunda-feira 26/05 às 07:30
Endocardio/Odontoclinic
Av. Pref. José Gomes de Avelar, 05 -Centro (na clínica de Dr Eudes Fonseca)
Petrolândia-PE
(87)3851-2246/(87)9193-8770/(87)9805-1663

Paulo Afonso-BA: Elementos armados tomam de assalto duas 'S-10' no Bairro 'Clériston Andrade'

 Imagem Ilustrativa

Na noite desta segunda-feira(19), por volta das 19:00, policiais do PC-TRAN (Posto Comando de Trânsito), do município de Paulo Afonso-BA, foram procurados por dois cidadãos apavorados. Segundo os mesmos, eles tinham acabado de ser assaltados naquele horário por dois elementos armados portando arma de fogo.

Muito assustados, contaram aos policiais que os elementos abordaram as vítimas no bairro Clériston Andrade, em Paulo Afonso, e levaram seus veículos uma S-10 preta e outra S-10 de cor prata.

Ainda segundo as vítimas, de inicio os bandidos evadiram-se sentido cidade de Glória, mas logo separaram-se e a S-10 preta foi vista por um dos proprietários indo sentido ao Bairro Tancredo Neves.

A central do 20º BPM logo deslocou várias viaturas da área bem como o GTM (Grupo Tático Móvel) da unidade a fim de fecharem o cerco e capturarem os assaltantes, mas não lograram êxito.
As buscas continuaram durante toda noite, mas nenhum dos veículos foi recuperado.

Fonte: Blog de Ozildo Alves

Câmara Municipal de Petrolândia: Confira Pauta, Indicações, Requerimentos e Moção apresentados na Sessão de 14/05/2014

Prof. Daniel Filho
Profª Niedja Batista

Na noite de quarta-feira passada, dia 14, a Câmara Municipal de Petrolândia realizou, na Casa Legislativa Aureliano de Menezes, a 2ª Sessão Ordinária do 2º Período da 2ª Legislatura, com apreciação da seguinte pauta:

- Leitura da Ata
- Apresentação dos Projetos de Leis nºs 1.101 e 1.102/ 2014
- Votação aos Projetos de Leis nºs 1098 e 1099/2014
- Indicações nºs 014, 015 e 016/2014: Pedido de reajuste salarial e adicional de insalubridade para os GARIS do município; Pedido de reforma e ampliação das escolas municipais do Icó Mandantes; Pedido de inclusão do feriado de 6 de março como projeto a ser vivenciado nas escolas municipais e estaduais públicas e particulares de Petrolândia (expedientes abaixo reproduzidos)
- Requerimentos nºs 006, 007 e 008/2014: Pedido de informação sobre quantidade de lixo coletada; Pedido de informação sobre cumprimento da Lei Municipal 1010/09; Pedido de informação sobre cumprimento da Lei Municipal  (expedientes abaixo reproduzidos)
- Moção nº 009: Aplausos ao DIA DO GARI (expediente abaixo reproduzido). 

Para ver mais fotos, clique aqui>Reunião Câmara Municipal 14/05/2014

Para ouvir os pronunciamentos da Sessão, clique na seta abaixo (duração: 01h34min).

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 28 de maio, às 19h00.

INDICAÇÃO Nº 016/2014

A Câmara Municipal de Petrolândia, por intermédio dos vereadores infra-assinados, indicam à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que o Excelentíssimo Sr. Lourival Antonio Simões Neto – Prefeito deste Município, veja a possibilidade de um reajuste salarial, bem como, adicional de insalubridade para os GARIS do Município de Petrolândia.

Justificativa

O reajuste salarial é um direito contido no capitulo de direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal, pois trata-se de um valor essencial para que o cidadão possa sobreviver com dignidade, assumindo seus compromissos e mantendo as suas condições de moradia, alimentação, saúde, educação e demais necessidades básicas.

Sabemos que a profissão de GARI exige muita força de vontade na realização deste trabalho árduo, enquadrado como insalubre em grau máximo, em decorrência do contato com o lixo urbano, e por isso há uma grande necessidade de proporcionar condições favoráveis e uma remuneração digna para este profissional.

Muitas cidades já realizaram os reajustes, aumentando de 10% para 40% o adicional de insalubridade sobre o valor do salário, considerando indispensável o respeito por este trabalhador, que tantas vezes passa por despercebido aos olhos de muitos, o que nos leva a percebermos ainda mais, a importância de oferecer um salário justo e satisfatório aos GARIS do nosso município.

Diante do exposto, e sabedores do compromisso e respeito que temos para com os nossos servidores municipais, submetemos o presente expediente a apreciação e aprovação dos Nobres Pares desta Casa Legislativa.

Sala das Sessões, em 14 de Maio de 2014

Fabiano Jaques Marques (Vereador PROS), Carlos Alberto Araújo Correia (Vereador PTB), José Luiz dos Santos (Vereador PSC), Jorge Lino Viana (Vereador PSL), Raimundo Paulo Lacerda (Vereador PROS) e Rogério Gomes de Sá (Vereador PSL)

INDICAÇÃO Nº 014/2014

Os Vereadores abaixo-assinados, indicam à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que o Excelentíssimo Prefeito Lourival Antonio Simões Neto, juntamente à Secretaria Municipal de Infraestrutura, veja a possibilidade de se fazer reforma e ampliação em todas as escolas municipais do Icó-Mandantes – Zona Rural, do nosso município.

Justificativa

Ocorre que, já faz algum tempo que estamos recebendo reclamações e pedidos por parte de muitos pais de alunos da nossa rede de ensino, com situações no que se refere às instalações e condições precárias na estrutura e segurança de muitas escolas.

A presente indicação aponta ao Executivo Municipal que estude a possibilidade de se fazer reforma e ampliação nas escolas municipais, localizada no Projeto Icó-Mandantes – Zona Rural, por se verificar que os prédios onde se encontram instaladas as mesmas apresentam más condições de funcionamento, além disto, devido à crescente demanda de alunos, faz-se necessário a ampliação do espaço físico, para que desta forma, possa favorecer adequada distribuição dos estudantes nas salas, uma vez que, encontramos escolas em que a sala de aula é uma tenda improvisada no pátio.

Posto isto, após as visitas que realizamos em escolas das zonas rurais, e ao receber os apelos de pais e responsáveis, bem como, ouvir alguns funcionários que conhecem os problemas existentes, é que indicamos tal medida para ser apreciada por Vossa Excelência, junto à Secretaria Municipal responsável, no intuito de sanar esta questão.

Diante do exposto, submeto o presente expediente a apreciação e aprovação dos Nobres Pares desta Casa Legislativa.

Sala das Sessões, em 14 de maio de 2014.

Fabiano Jaques Marques (Vereador PROS), Carlos Alberto Araújo Correia (Vereador PTB), José Luiz dos Santos (Vereador PSC), Jorge Lino Viana (Vereador PSL), Raimundo Paulo Lacerda (Vereador PROS) e Rogério Gomes de Sá (Vereador PSL)

Energia nuclear e os pré-candidatos presidenciais - Artigo de Heitor Scalambrini


Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Ano de eleições presidenciais. Espera-se que os pré-candidatos se posicionem sobre os diferentes temas de interesse da população. E um dos mais importantes temas é sobre a questão energética.

Até o momento, o quadro eleitoral apresenta sete pré-candidaturas. As três dos partidos que terão mais tempo na televisão e quatro dos “pequenos”. Estes em alguns casos fisiológicos, somente lançaram pré-candidaturas para negociar seus tempos de televisão, tendo também aqueles mais ideológicos, com posições bem definidas.

Neste espaço, sucintamente comentarei o que fizeram e o que propõem os pré-candidatos mais expostos na mídia com relação ao tema polêmico: energia nuclear.

O que predomina em comum nas três pré-candidaturas é a visão tradicional de associar desenvolvimento a aumento de consumo, consequentemente à produção sempre crescente, necessitando mais e mais de matéria prima e energia. Portanto, são pré-candidaturas que defendem a construção crescente de usinas de energia, dentre elas as nucleares.

Outro aspecto comum é modelo de gestão publica que adotaram nos cargos executivos que ocuparam, lançando mão de privatizações, concessões, terceirizações e parcerias público-privadas. Esses instrumentos são orientados para viabilizar o maior lucro para as respectivas operadoras, mesmo sacrificando o interesse publico e as necessidades básicas dos cidadãos. Nesse modelo, o Estado é capturado pelos interesses econômicos (privados) e atua em favor deles. O caso da energia é um exemplo claro, evidente.

Profissionais do Turismo são listados em cadastro e recomendados aos viajantes


Com a proximidade dos eventos esportivos sediados no Brasil, como a Copa do Mundo 2014, os turistas locais e estrangeiros devem se atentar para a contratação de guias turísticos e demais profissionais que oferecem serviços no setor. O recomendável é que o contratante verifique se o contratado está inscrito no Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no Turismo (Cadastur).

O Cadastur pode ser consultado via internet. O turista precisa apenas escolher o Estado e o Município destino, além da opção “Guia de Turismo”. Todos os profissionais cadastrados de cada Município serão listados e com dados detalhados para a contratação, como e-mail e telefone. O cadastro possui atualmente 11.252 guias à disposição em todo o Brasil.

De acordo com o Ministério do Turismo, responsável pelo Cadastur, os profissionais cadastrados devem ter curso técnico na área reconhecido pelo Ministério da Educação. Além de guias, o cadastro lista hotéis, campings, agências de turismo e empresas de transporte de viajantes.

Acesse aqui o Cadastur

Portal CNM

Floresta: 3ª edição do “Ação e Cidadania” visitará o bairro Caetano II


Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Floresta

Fernando Bezerra Coelho participa da festa de emancipação de Quipapá

 Fotos: Roberto Pereira

O pré-candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), participou da festa de emancipação política do município de Quipapá, na Mata Sul. Fernando jantou na casa do prefeito Cristiano Martins (PSDB), ao lado de outros cinco prefeitos da região e do deputado estadual Claudiano Martins (PSDB). O deputado federal e presidente da legenda tucana em Pernambuco, Bruno Araújo, também compareceu ao jantar.

“Recebi o convite do prefeito e fiquei muito honrado em poder participar da festa. Cristiano, assim como várias lideranças políticas do nosso estado, compreendeu que este é o momento de unir Pernambuco. Precisamos garantir o legado do ex-governador Eduardo Campos e avançar mais, levando Paulo Câmara e Raul Henry ao governo do Estado", afirmou Fernando Bezerra. Por volta das 22h, Fernando seguiu com a comitiva para o centro da cidade, onde foram realizados grandes shows populares. O pré-candidato ao Senado acompanhou parte da festa, que reuniu mais de 15 mil pessoas.

Presidente do Banco do Nordeste se reúne com parlamentares da Bancada Nordestina


O presidente do Banco do Nordeste, Nelson Antônio de Souza (foto), participa amanhã (21), de reunião com parlamentares da Bancada Nordestina, às 8h, na Câmara dos Deputados (Restaurante do SENAC, anexo IV, 10º Andar – Salão Principal da Câmara dos Deputados), em Brasília (DF).

No encontro, ele fará exposição sobre as ações do Banco do Nordeste em sua área de atuação, com ênfase para os investimentos realizados na região, as metas a serem alcançadas em 2014 e os esforços visando agilizar o processo de liberação de crédito.

Nelson Antônio de Souza também falará sobre recuperação e regularização de crédito, expansão da rede de agências e contratação de funcionários.

Ascom Banco do Nordeste do Brasil

CNM alerta sobre recursos internacionais não-reembolsáveis para projetos na área de informação


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores municipais que a Aliança de Cidades (Cities Alliance, em inglês) lançou uma chamada para financiamento de projetos para a edição de 2014 do Fundo Catalisador (CatFund). O prazo para as inscrições é dia 30 de junho.

A Confederação explica que as propostas de projeto deverão ser de no mínimo de 50 mil dólares e no máximo de 200 mil dólares. As iniciativas devem estar relacionadas ao tema Conheça sua cidade: Informações para a transformação, além de abranger uma das seguintes áreas:

- conheça os bens e financiamentos de sua cidade;
- conheça seus cidadãos;
- conheça tudo sobre sua cidade e seus eleitores;
- conheça o futuro potencial da sua cidade; e
- conheça os problemas emergentes.

A CNM alerta ainda que uma perspectiva de gênero de acordo com o enfoque da Aliança de Cidades deve ser adotada.

Sancionada lei que fixa ordem dos cargos na urna eletrônica


A presidenta Dilma Rousseff sancionou lei que determina que a urna eletrônica exibirá para o eleitor os painéis na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e vice-governador de estado ou do Distrito Federal, presidente e vice-presidente da República. Para as eleições municipais, a ordem será vereador, prefeito e vice-prefeito. A lei foi publicada na edição de hoje (20) do Diário Oficial da União.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou aumento de 6 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro. De acordo com balanço parcial divulgado pelo TSE, 141,8 milhões de eleitores estão aptos a participar das eleições de 2014, um crescimento de 4,43% em relação ao pleito de 2010. Nas próximas eleições, mais de 22 milhões de eleitores serão identificados por meio da biometria.

Agência Brasil

Banda de forró é assaltada e dançarina é estuprada no interior do Ceará


Segundo a Polícia, no fim da madrugada deste domingo (18) foi registrado assalto na Região Central do Estado do Ceará. Dessa vez os integrantes de uma banda de forró foram as vítimas. O assalto ocorreu por volta das 5 horas, quando o micro-ônibus do grupo musical seguia da localidade de Lajes com destino à sede do município de Quixeramobim/CE.

De acordo com informações passadas ao Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º BPM, quatro homens, um deles armado com um revólver, praticaram o assalto. Eles pretendiam roubar o dinheiro apurado pela banda, que havia se apresentado à noite em um clube naquela localidade rural. Como o proprietário já havia seguido com o dinheiro noutro veículo os bandidos roubaram o dinheiro dos passageiros, cerca de R$ 500,00. Revoltados, os criminosos ainda abusaram sexualmente de uma das integrantes da banda.

No dia anterior (17) por volta das 17 horas, outra mulher foi estuprada. O crime de abuso sexual ocorreu no distrito de Capitão Mor, na zona rural de Pedra Branca. De acordo com a polícia, a vítima, uma dona-de-casa de 20 anos, estava dormindo na sua casa quando foi surpreendida por outro morador daquela localidade. Com uma faca na mão o estuprador a ameaçou de morte se gritasse. Em seguida ele a amordaçou com uma blusa e a obrigou a manter relações sexuais.

Com informações do Diário do Nordeste

Polícia Federal prende deputado e faz buscas em apartamento de governador


A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (20) a quinta fase da Operação Ararath, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro por meio de empresas negociadoras de crédito em Mato Grosso.

Foram presos o deputado estadual José Geraldo Riva (PSD) e o ex-secretário da Casa Civil, Eder Moraes. Agentes chegaram a fazer buscas no gabinete do governador, Silval Barbosa (PMDB), segundo agentes.

Fontes ligadas à operação afirmam que outras autoridades, do Congresso e do Judiciário, são investigadas nesta fase da operação.

Na fase anterior, deflagrada em fevereiro, policiais apreenderam R$ 126 milhões em notas promissórias e cheques. Na ocasião, a PF esteve na casa do ex-secretário Eder Moraes, que negou acusações de lavagem de dinheiro.

Os suspeitos usavam serviços de “factoring” para fazer empréstimos a pessoas físicas e jurídicas, mas não tinham autorização do Banco Central para operar. O dinheiro era movimentado nas contas dessas “factorings” e de empresas dos integrantes do esquema. Em seis anos, foram movimentados mais de R$ 500 milhões, conforme a polícia.

Riva e Moraes foram levados à sede da Polícia Federal em Mato Grosso e deverão ser encaminhados para Brasília.

Folha de São Paulo
Foto: Ilustrativa

Petrolândia: Leitora parabeniza o prefeito Lourival Simões por homenagem prestada aos garis


Parabenizo a atitude do Prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, através do Departamento de Limpeza Urbana, na pessoa do Sr.. Rosivaldo Castor. pela brilhante homenagem de reconhecimento prestada a essa classe de funcionários de tamanha importância, para a nossa saúde pública e por mantê-la sempre limpa a nossa cidade.

Parabéns à todos os GARIS do Município de Petrolândia, pela a passagem do seu Dia! Que Deus abençoa cada um de vocês, em particular aqueles que fazem de sua profissão, sua missão .

Rira Viana

Petrolândia: Vereador Jorge Viana homenageia o Dia dos Garis em mensagem enviada ao Blog

Jorge Lino Viana, vereador de Petrolândia
Garis. Quem são eles? Quais os seus nomes? Garis são esses homens e mulheres anônimos aí da imagem, que passam o dia vasculhando as ruas, à cata de entulhos, retirando o lixo.

Compenetrados, cabeças baixas, tentando esconder-se dos olhares de pessoas que passam, atentos ao que estão fazendo em nosso benefício, eles apenas trabalham.
Sempre os encontramos, inclusive nos veículos coletores de lixo. Mas eles passam despercebidos, como se fossem apenas sombras, pessoas excluídas, nojentas.

Enfrentando intempéries, cães ferozes, perigos de contaminação com cortes de cacos de vidros, contaminações do lixo hospitalar e outros tipos de desgraças, eles nos prestam um inestimável serviço.

Somos ingratos com esses laboriosos e silenciosos trabalhadores do nosso quotidiano. Eles também são Brasileiros, minha gente...

Nunca nos aproximamos deles. Vemo-los como se fossem portadores de doenças transmissíveis pelo simples olhar, pelo sorriso, pelas mãos calejadas, pelas roupas às vezes surradas e sujas.

Nunca os cumprimentamos, com medo de comprometermos nossa imunidade ou identidade e superioridade pessoal.
(Isto se chama ingratidão (petulância) social)

Da próxima vez que você tiver oportunidade, dê um bom dia para o gari. Pois os garis são brasileiros e brasileiras.

Não são escravos. Este gesto não fará esse humilde trabalhador mais rico ou mais pobre, mas asseguro-lhes que tocará direto no fundo do seu coração, por ter sido considerado uma pessoa.
Sem esse trabalho humilde nossas ruas, praças e logradouros seriam imundos.
Pois é! O gari é uma pessoa, um irmão em Cristo, que nos quer todos irmãos.

(Essa máxima de Jesus precisa ser verdadeira e não da boca pra fora)

Um Forte Abraço A Todos Os Gari de Petrolandia e Do Nosso Brasil.
Atenciosamente Jorge Viana
Informações: Edio Braga

Morador de rua 'invade' foto de Deborah Blando e tem os seus minutos de fama


Uma cena inusitada aconteceu na tarde desta segunda-feira (19). Enquanto a cantora Deborah Blando experimentava roupas e posava com fãs em uma loja do bairro Bom Retiro, em São Paulo, um morador de rua resolveu participar das fotos da artista. Simpatica, Deborah não perdeu a pose nem o sorriso.

As imagens foram divulgadas pela agência de fotos AgNews.

MPPE vai denunciar todos os envolvidos nos saques durante a greve da Polícia Militar


O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, adiantou que não vai aceitar que saques como os registrados na última semana durante a greve da Polícia Militar se repitam no estado. Em reunião com o governador João Lyra Neto, com o presidente da Fecomércio, Josias Albuquerque, e com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, na tarde desta segunda-feira (19), no Palácio Campo das Princesas, o procurador emitiu preocupação e pediu providências urgentes para a conclusão dos inquéritos. Segundo o Ministério Público, todos os envolvidos, inclusive os que devolveram os produtos roubados, serão denunciados.

O presidente da Fecomércio entregou ao governo do estado um pen drive com imagens dos saques de Abreu e Lima e Paulista. Nos vídeos, até mesmo as agressões sofridas pelos lojistas durante as investidas da população foram registradas.

Fenelon ainda informou que o Ministério Público acompanhou as ocorrências desde o início da paralisação. "Não vamos aceitar que isso se repita. Mesmo os que devolveram os objetos serão denunciados porque eles erraram e cometeram crimes", informou.

O secretário de Defesa Social acrescentou que houve reforço na equipe da Delegacia de Abreu e Lima com inserção de mais delegados e escrivãos. No bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, a população também está devolvendo os produtos.

Fonte: Diário de Pernambuco

Policiais civis de 5 estados decidem fazer paralisação na quarta-feira


Assembleia do Sindpol foi realizada nesta segunda, no Rio (Foto: Divulgação / Sindpol)

Os sindicatos dos policiais civis dos estados de Minas Gerais, Pará, Rio e Janeiro e Rondônia e Santa Catarina decidiram nesta segunda-feira (19) aderir a uma paralisação de 24 horas na próxima quarta-feira (22). O ato é organizado pela Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) e visa um nivelamento do salário dos policiais em todo o país e de melhores condições de segurança e infraestrutura para a categoria.

A Cobrapol diz, em nota, que os policiais civis de 10 estados (Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins) confirmaram a paralisação. Entretanto, os sindicatos dos outros estados citados disseram ao G1que ainda realizarão assembleias para saber se categoria adere ou não ao ato convocado pela Cobrapol. Minas Gerais, que não está na citado na nota, também terá paralisação.