terça-feira, maio 20, 2014

Dr. Érico Herbert, da Endocardio-Petrolândia, esclarece sobre dor lombar, a popular dor de coluna


A dor de coluna é uma queixa comum nos consultórios de diversas especialidades. Com o aumento do acesso da população aos serviços de saúde, observamos que essa sintomatologia ocupa um lugar de destaque nos indicadores fornecidos por instituições privadas e públicas.

Outro dado relevante sobre o tema é que o quadro clínico é responsável pelo afastamento do trabalho de milhões de brasileiros causando impacto na produtividade e sobrecarregando os órgãos responsáveis por benefícios como o INSS.

A dor de coluna é denominada por meios técnicos como dor lombar ou lombalgia. Há predominância na faixa etária entre 20-65 anos e acomete mais mulheres. Existem diversas causas para a lombalgia. Com o avanço dos meios diagnóstico, verificamos, cada vez mais, o diagnóstico precoce de Hérnia Discal que é responsável por uma parcela considerável desses casos. A ressonância nuclear magnética que, atualmente, é considerada o padrão-ouro em termos de exame diagnóstico permitiu a elucidação de diversos diagnósticos entre eles a Hérnia de Disco.

O tratamento, em linhas gerais, consiste em repouso, medicação, fisioterapia e atividade física regular. Os anti-inflamatórios modernos e analgésicos potentes possibilitaram a melhora da qualidade de vida dos pacientes afetados. A instituição de fisioterapia motora e atividades como Pilates e RPG tem mostrado eficiência no combate conjunto a dor lombar. Obviamente, não devemos esquecer que o tratamento deve ser realizado com uma equipe multidisciplinar composta por médico ortopedista, fisioterapeuta e educador físico.

Dr Érico Herbert CRM 18487
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Fellow em Cirurgia do Joelho pelo ITORK/Recife-PE


Consultas: Segunda-feira 26/05 às 07:30
Endocardio/Odontoclinic
Av. Pref. José Gomes de Avelar, 05 -Centro (na clínica de Dr Eudes Fonseca)
Petrolândia-PE
(87)3851-2246/(87)9193-8770/(87)9805-1663

Nenhum comentário:

Postar um comentário