sábado, 7 de setembro de 2019

Paulo Câmara viaja para Singapura e Luciana Santos assume o governo

Governador participa, entre os dias 10 e 14, de seminário promovido pela Fundação Lemann no país asiático

O governador Paulo Câmara transmitiu o cargo para a vice-governadora Luciana Santos neste sábado (07/09), quando viaja a Singapura, na Ásia, para participar, durante os próximos dez dias, de um evento internacional a convite da Fundação Lemann. O seminário Gestão Pública, Educação e Gestão de Pessoas de Singapura será realizado entre os dias 10 e 14 de setembro naquele País.

Paulo Câmara integrará um grupo de governadores brasileiros que buscam a implementação de políticas públicas que contribuam para um Brasil mais desenvolvido. O grupo conta, também, com representantes do Governo Federal e da Sociedade Civil nesse segmento.

Governo de Pernambuco reúne categoria de Transporte Complementar para discutir solução de impasses


Transporte Complementar será considerado proibido a partir do dia 9 de outubro, após mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sancionada pela Presidência da República este ano (Foto: SDSCJ/Divulgação)

Integrando a comissão interdisciplinar que o governador Paulo Câmara instituiu para estabelecer um diálogo entre os motoristas de transporte complementar e construir uma solução para o impasse referente à regulamentação do transporte intermunicipal de passageiros, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, se reuniu, na quinta-feira (05/09), com representantes de todas as regiões do Estado, em Garanhuns. Na ocasião, estavam presentes também a presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Marília Bezerra, o secretário-executivo da Casa Civil, José Maurício e João Chaves, do município de São Caetano, representando a categoria.

Para regularizar e ouvir a categoria, o Governo do Estado lançou um pré-cadastramento que irá servir como uma base da realidade do Estado. “Precisamos de um panorama dos próprios motoristas e para isso precisamos ouvi-los, afinal eles são quem mais sabem sobre o assunto, pois estão no dia a dia e conhecem profundamente as características do serviço”, explicou Sileno Guedes. Segundo o secretário, o governador quer ter esse estudo para aprimorar o que pretendem apresentar à categoria.

Prefeitura de Petrolina articula com Embrapa ações para fortalecer a Manta Caprina



A Manta Caprina, patrimônio cultural e imaterial de Petrolina desde abril deste ano, vai ganhar ainda mais valorização. A técnica de corte, salga e secagem da carcaça de caprinos, que foi amadurecida no município há várias gerações, resulta em uma carne macia e quase integralmente desossada. Uma reunião com representantes da prefeitura e da Embrapa, nesta quarta-feira (4), discutiu ações para fortalecimento e divulgação da Manta Caprina na região.

Durante o encontro, também foi debatida a possibilidade de viabilizar a formação de uma associação para gestão da marca. A expectativa é que com o apoio do poder público e da iniciativa privada, os produtores, comerciantes e distribuidores sejam capacitados para garantir a qualidade da Manta Caprina, tendo em vista a criação de um Selo de Indicação Geográfica, para dar maior visibilidade e importância ao produto.

Tacaratu: Homenagem de Julinho de Bira ao Dia da Independência do Brasil

Divulgação/Julinho de Bira

Augusto Coutinho pede revisão de lei que endurece pena para transporte alternativo



O deputado federal Augusto Coutinho chamou atenção para as populações de cidades do interior que dependem do transporte alternativo, durante discurso, na última quinta-feira, 5, na Câmara dos Deputados. Ele repercutiu a lei 13.855, que enrijeceu as penalidades para quem realiza transporte remunerado de pessoas ou bens sem autorização prévia. Em Pernambuco o assunto foi levado à Assembleia Legislativa de se buscar regulamentações locais, mas Coutinho destacou a necessidade de um debate ampliado. “Muitas cidades são ligadas entre si por rodovias federais. Precisamos rever este texto da lei”, alertou.

Durante o discurso, ele ressaltou a necessidade desse transporte em locais onde não se tem nenhuma linha regular de transporte. “O transporte alternativo tem impactos diretos sobre a economia, principalmente no interior. Inúmeras cidades dependem dele, pois, na maioria das vezes, a frota local e regular não atende quem precisam sair de uma cidade para outra, de uma cidade a um distrito, ou uma capital”, disse.

Petrolândia: Feriado do Dia da Independência no Maria Fumaça tem Keven Vip a partir das 21 horas; vai ser bom demais! - veja programação de amanhã


O cantor Keven Vip é a grande atração deste sábado 7 de setembro, feriado do Dia da Independência, no Bar e Restaurante Maria Fumaça, quiosque localizado na Orla Fluvial de Petrolândia. A apresentação tem início marcado para as 21h00.

O domingo (08/09/2019) vai ser animado a partir das 13h00, com Edy Ferreira. Às 17h00, Kinho dos Teclados encerra a programação, cada vez melhor, do final de semana no Maria Fumaça.

Divulgação/Maria Fumaça

Em Serra Talhada, Amupe discute Regulamentação do SAMU e Transporte Alternativo na segunda-feira (09)



Na próxima segunda-feira (09/09), em Serra Talhada, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco - Amupe, José Patriota, vai estar com prefeitos e secretários de 35 municípios que compõem a região sertaneja do Estado de Pernambuco, a fim de discutir dois temas primordiais à gestão pública, a regulamentação do Sistema de Atendimento Médico de Urgência - SAMU e a atual situação do transporte alternativo nas cidades.

Pela manhã, às 9h, o debate é com os prefeitos das VI, X e XI Geres - Gerência Regional de Saúde, eles debatem a decisão do Ministério da Saúde sobre a Regulamentação do uso de ambulâncias do SAMU. O Ministério deu um prazo de 90 dias sob pena de devolução dos recursos. Nesta questão a finalidade é definir e pactuar um Modelo de Gestão do SAMU no atendimento aos municípios.

Zeca defende união pra soerguer economia de Arcoverde


Em entrevista à Rádio Itapuama FM na manhã desta sexta-feira (06), o ex-prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) confirmou ao jornalista João Ferreira seu nome como pré-candidato a prefeito nas eleições de 2020 e pregou a união do setor empresarial, trabalhadores, profissionais liberais, estudantes e da população em prol do soerguimento econômico e social de Arcoverde.

O ex-prefeito destacou as principais realizações de sua gestão entre 2005 e 2012 nas áreas da saúde, emprego, educação e desenvolvimento. Com uma fala propositiva, Zeca lembrou que durante sua gestão Arcoverde sempre foi pioneira nas políticas voltadas para a população, citando ter sido a primeira cidade pernambucana e instituir o ensino integral para as crianças do ensino fundamental com a construção de duas escolas. Passados 6 anos e meio de sua saída, nenhuma outra unidade de ensino foi aberta. Na saúde, destacou a política de implantação das policlínicas com atendimento 24h; hoje atendem apenas no horário diurno. Citou ainda as grandes obras estruturadoras como a duplicação da Av. José Bonifácio, Corredor da Integração, Beira Canal, além de pavimentação em mais de 450 ruas ao longo dos 8 anos de sua gestão.

Paulo Câmara participa de desfile cívico-militar em comemoração pelo 7 de setembro

Realizado no Recife, o ato celebrou o 197º aniversário da Independência do Brasil (Fotos: Hélia Scheppa/SEI)

O governador Paulo Câmara participou, neste sábado (07/09), do desfile cívico-militar que celebrou o 197º aniversário da Independência do Brasil, no Recife. Cerca de dez mil pessoas acompanharam o ato, na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, bairro da Imbiribeira. Antes do desfile, acompanhado do general Marco Antônio Freire Gomes, comandante do IV Exército, o governador passou em revista as tropas e participou do hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco e Recife.

“O importante do Sete de Setembro é ter a possibilidade de homenagear o País, sua independência e seus valores. O Brasil precisa continuar avançando e melhorando, e o dia de hoje representa isso: a vontade do povo brasileiro de ser independente, com mais justiça, liberdade e, acima de tudo, mais igualdade entre as pessoas.”, afirmou Paulo Câmara.

Infectologia Veterinária é tema de simpósio em Salvador de 12 a 14 de setembro

Tecnologias para o diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de doenças infecciosas serão debatidos no evento

O uso de tecnologias para o diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de doenças infecciosas em cães e gatos será discutido durante o I Simpósio de Infectologia Veterinária da Bahia (Sinvet), que acontece em Salvador, entre 12 e 14 de setembro, no auditório do PAF III da Universidade Federal da Bahia, no bairro de Ondina. O evento é organizado pela Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia.

Destinado a estudantes e profissionais de Medicina Veterinária, o simpósio trará para Salvador especialistas renomados no Brasil. Em destaque, zoonoses como leptospirose, toxoplasmose, raiva e esporotricose, doenças com impacto na Saúde Única. "É a primeira vez que a Bahia realiza um evento exclusivamente voltado às doenças infecciosas em animais e humanos.

Em discurso do 7 de Setembro, Bolsonaro alfineta ex-presidentes e Macron


Com discurso patriótico, mas regado por alfinetadas a presidentes anteriores e ao presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente Jair Bolsonaro convocou, neste sábado (7/9), os brasileiros a irem às ruas para celebrar o Dia da Independência. Como em outras oportunidades, quando criticou as gestões petistas, defendeu a liberdade e acusou de que ela foi, por “tantas e tantas vezes”, ameaçada por “brasileiros que não tem outro propósito a não ser o poder pelo poder”.

A declaração foi dada à TV Brasil, que, pela primeira vez, foi autorizada a entrar no Palácio da Alvorada para acompanhar a saída do presidente à Esplanada dos Ministérios, onde ocorre o desfile de 7 de Setembro. “Bom dia aos mais de 210 milhões de brasileiros. Hoje, é uma data magna, uma data ímpar em nosso país. A data em que nós nos tornamos independentes. Agora, a independência de nada vale se não tivermos liberdade. Essa, por tantas e tantas vezes, ameaçada, por brasileiros que não tem outro propósito a não ser o poder pelo poder”, acusou.

Em seguida, Bolsonaro adotou um discurso de valorização do país, ao pedir que a “conscientização” dos brasileiros, em resposta velada a Macron, que, para ele, atentou contra a soberania do Brasil, ao sugerir a internacionalização da Amazônia. “A todos os brasileiros, nós pedimos, conscientize-se cada vez mais de quem é esse país, essa maravilha chamada Brasil. Um país ímpar no mundo, que tem tudo para dar certo e precisamos, sim, de cada um de vocês, para reconstruí-lo. E a liberdade está em primeiro lugar. (...) O Brasil é nosso, é verde e amarelo”, destacou.

No discurso, o presidente também convocou a participação da população às ruas. “Nesse momento, quem puder comparecer, no seu município, por ocasião do desfile do 7 de setembro, como estou indo aqui para a Esplanada, compareça”, pediu. Na sexta-feira (6/9), ao longo do dia, desde pela manhã, na saída do Palácio da Alvorada, a outras cerimônias ao longo do dia, ele chamou o povo para comemorar a data.

Por Correio Braziliense

Paulo Afonso-BA: Xand Avião e Léo Santana embalam milhares de pessoas na abertura da Copa Vela


A primeira noite da Copa Vela, maior festival da região, foi marcada pelos shows dos cantores Xand Avião e Léo Santana. Milhares de pessoas lotaram a Avenida Apolônio Sales, que se transformou no corredor da folia e mistura de ritmos.

Para Xand Avião, cantar nos 30 anos de festival é uma enorme satisfação. “Fazia algum tempo que não voltava a Paulo Afonso e cantar nos 30 anos dessa festa é uma imensa satisfação. Preparei um repertório pra lá de especial”, afirma o cantor.

Outro artista que subiu ao palco na primeira noite de Copa Vela foi Léo Santana. O cantor lançou o hit ‘Contatinho’ e falou da alegria de participar de mais uma edição da festa.

“É uma honra voltar e especificamente na Copa Vela; eu que já participei de várias edições. Estou ansioso pela apresentação e para lançar a música nova, em parceria com a Anitta. Me identifico muito com o evento”, elenca.

Os artistas de Paulo Afonso também se apresentaram na abertura da primeira noite – Verão Viola, Zé Ivan, NathyBlue, Paulinha Levada e Clériston Rios colocaram a galera pra dançar e mostraram o potencial dos músicos da terra.

Com repertórios de grandes carnavais, as bandas fizeram sucesso no pranchão e em cima do trio. Todos eles reforçaram a alegria de participar de uma festa tão representativa para o município.

“É uma grande alegria estar aqui mais uma vez. É uma energia sem igual tocar na Copa Vela, ainda mais celebrando os 30 anos de uma festa tão linda”, diz a cantora NathyBlue.

As competições náuticas no Balneário Prainha tiveram início na tarde da sexta-feira (6). Moisés Nato, Balandauê e Leva City agitaram a galera e os competidores, que nas águas do balneário fizeram um show de pranchas e velas.

Confira a programação para o sábado de Copa Vela:

Apolônio Sales

Sábado – 07/09
Jailson Baiano – 19h
Thecents – 20h
Psrico – 21h
Capital Inicial – 23h
Jorjão Lima – 1h
Sine Calmon – 2h
Márcio Dhuka – 4h

Prainha

Sábado – 07/09
Pagodão das Antigas
Jimmy Man
Ruan Lennon
Amor Covarde

Por PA4.COM.BR

Petrolândia: Vereador Joilton Pereira constroi pré-candidatura a prefeito buscando emendas com deputado Fernando Filho




Através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF o deputado federal Fernando Filho (DEM) executará R$ 4 milhões em emendas parlamentares. A empresa pública, destinada ao progresso das regiões ribeirinhas, fará ações como perfuração de poços e aquisição de equipamentos como máquinas e retroescavadeiras.

Doze cidades foram contempladas: Petrolândia, Afogados da Ingazeira, Betânia, Bonito, Carnaubeira da Penha, Custódia, Flores, Itacuruba, Tabira, Tacaratu, Triunfo e Tupanatinga.

Petrolândia só está entre as cidades contempladas graças à ação do pré-candidato a prefeito Joilton Pereira, que reivindicou a indicação junto ao Deputado Fernando Filho.

“Estive presente nessa reunião com o superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, onde através do Deputado Fernando Filho, pleitei a ele investimentos para Petrolândia. Nossa população da zona rural luta muito com a falta de abastecimento d’água nas suas comunidades, então essas ações do meu correligionário o Deputado Fernando Filho, irá amenizar a situação desse povo. Estarei sempre trabalhando em prol do desenvolvimento da nossa agricultura”, destacou Joilton Pereira.

“Este ano fizemos a opção de executar uma parte das nossas emendas parlamentares junto à Codevasf, que tem sido parceira no nosso trabalho de fomentar o desenvolvimento do São Francisco. Lideranças dessas doze cidades já se reuniram com o superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, estabelecendo o cronograma, e esses recursos chegarão em breve e já serão utilizados para benefício da população desses municípios", destacou Fernando Filho.

Por Assessoria
Joilton Pereira - Presidente da Câmara Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Escola Municipal Angico realiza Desfile Cívico na Agrovila 01, Bloco 01


A Escola Municipal Angico, na Agrovila 01, bloco 01, Projeto Barreiras, área rural de Petrolândia – PE, no sertão de Pernambuco, realizou nesta sexta-feira (06/09/2019) o Desfile Cívico, que tinha como tema central: A EDUCAÇÃO EM PETROLÂNDIA: “EU FAÇO PARTE DESTA HISTÓRIA” Este desfile foi o ‘primeiro’ realizado na comunidade, em 31 anos de existência.

"O desfile foi um sonho realizado", disse Marlene Santos, coordenadora da Escola Municipal Angico, que tem como gerente de Núcleo o jovem Benedito. O memento cívico teve o apoio da Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria Municipal de Educação.

Foi um momento histórico e especial para toda a equipe, coordenadores, professores, alunos, pais e toda comunidade, pois era perceptível a alegria e o orgulho, nos olhos e no sorriso de cada aluno, dos profissionais que fizeram parte deste momento único e especial.

Os moradores estavam à espera, em suas portas e calçadas, para ver e registrar, o brilho, as cores e o encanto de cada pelotão. Representados por crianças, adolescentes e jovens. Com sub temas, que falavam desde da literatura a importância dos alimentos orgânicos.

O momento contou com a presença e o talento dos jovens da Banda Marcial 'Falcões Negros'' da Escola Estadual Erem Jatobá (Petrolândia) que abrilhantou o Desfile, na liderança do jovem músico Walney Araújo.

Ver fotos abaixo

Petrolândia: Onde Está Nayara? Coordenadoria Municipal da Mulher e núcleos de estudos de gênero das escolas estaduais convocam população de Petrolândia para a marcha de mobilização a ser realizada neste sábado, 7 de setembro


O CMDM, a Coordenadoria Municipal da Mulher, os núcleos de estudos de gênero das escolas estaduais NEG DANDARAS e NEG FRIDAS convocam a todas e todos de Petrolândia para a marcha de mobilização da cidade para cobrar das autoridades competentes uma resposta sobre o desaparecimento de Nayara Emanuela, 22 anos e três filhos. 

No dia 10 de agosto Nayara saiu de casa em direção ao ponto de vans para se deslocar até a cidade de São José do Egito. Sem deixar rastro, Nayara não chegou ao seu destino, não foi vista embarcando na van, não deu notícias à família. São 27 dias sem nenhuma informação, sem nenhum retorno da delegacia responsável pelo caso. 

A família, os coletivos de defesa da mulher e de enfrentamento da violência e a sociedade cobram uma resposta. Mas só temos o silêncio. Então, convocamos todos e todas para uma marcha, nesse dia 7 de setembro, mobilizando a sociedade para perguntar #ondeestáNayara? A concentração será no Atacado de Armando às 16h. Vamos unir forças, venha marchar com a gente!

Notícia relacionada
>> Petrolândia: Na Assembleia Legislativa, deputada Teresa Leitão cobra investigação sobre desaparecimento de mulher em Petrolândia (assista ao vídeo)

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: CMDM, -  Coordenadoria Municipal da Mulher, os núcleos de estudos de gênero das escolas estaduais NEG DANDARAS e NEG FRIDAS. 

Petrolândia: Sanfrancisco Supermercado avisa que irá funcionar neste sábado, 7 de setembro


O Sanfrancisco - Supermercado, localizado na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, na Quadra 12 de Petrolândia, avisa que irá funcionar neste sábado, 7 de setembro de 2019.

Sanfrancisco Supermercado também avisa que passa a abrir aos domingos até o meio dia.

confira abaixo novo horário de atendimento.

Túnel do Tempo: Desfile do 7 de Setembro da Velha Petrolândia, uma saudade que não passa



Neste sábado, 7 de setembro de 2019, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra fotos para nos lembrar dos desfiles cívicos da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersas as águas do Rio São Francisco.

Veja abaixo acervo de fotos,

Também no final desta postagem, Assis Ramalho relembra detalhes da música eternizada RECORDAÇÕES DE RUY SÁ( in memorian)

Relembramos os versos da canção Recordações: "Em cada manhã de setembro, quando eu acordar/ Lembrarei de uma banda tocando alvoradas no ar/ O céu tão azul, tão bonito/ Gente querendo olhar/Bandeiras, crianças, desfiles/E um hino pra se cantar". A composição do meu saudoso amigo Ruy Sá, falecido,  tem uma história e este blogueiro tem a honra de ter participado dela.

Veja abaixo acervo de fotos, e a história da música Recordações.

Serra Talhada: Mano Walter, Luan Estilizado e Gianinni Alencar agitam a multidão na 2ª noite de festa na Capital do Xaxado

 Noite de multidão, alegria e muitos encontros na festa de Serra Talhada, PE


A segunda noite da 229ª Festa de Nossa Senhora da Penha no Polo Nacional, no Pátio Waldemar Oliveira, em Serra Talhada, foi de mais um recorde de público. Uma multidão brincou e cantou com harmonia os sucessos do Luan Estilizado, Giannini Alencar e Mano Walter, nessa sexta-feira (6), num evento que entrou na madrugada até as primeiras horas deste sábado 7 de setembro.

Já nos camarotes ocorreram muitos conchavo e conversas ao pé do ouvido. Empolgado, o prefeito Luciano Duque recebeu o deputado Fernando Monteiro, mas sempre ao lado da secretária de Saúde, Márcia Conrado, pré-candidata a prefeita em 2020.

A novidade é que o médico Fonseca Carvalho, aliado de Sebastião Oliveira, também foi abraçar Duque na festa.

Confira abaixo as imagens.